News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"Perder o jogo, ganhar a cidade"

Started by Olho Vivo, 22 de March de 2009, 15:55

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Aqui fica a crónica regular de Vítor Serpa publicada n' A BOLA de ontem:

Perder o jogo, ganhar a cidade

Por Vítor Serpa

Nunca tanta gente tinha estado no estádio Axa para ver o Sp. Braga num jogo europeu. Como os franceses ficaram em casa, porque a crise atinge toda a Europa e a França viveu um dia em greve geral, percebe-se que a esmagadora maioria dos espectadores era bracarense. A SIC que, infelizmente, começou a transmissão depois do começo do jogo, o que é, sempre, um sinal de desrespeito e, por isso, não deve mais ser repetido, mostrava, nas bancadas, gente jovem e animada, capaz de gritar o tempo todo e criando um ambiente festivo, como é raro ver-se em Portugal. Como se sabe, o Sp. Braga perdeu, é verdade que teve alguma infelicidade a somar à imperícia da finalização, mas, no fim, os jogadores puderam sentir-se um pouco recompensados do esforço e da notável entrega ao jogo, ouvindo um generalizado aplauso do público.

Jesus não deixou passar sem referência esse facto. Fez bem. É bom ser reconhecido e é bom saber fazer notar, mesmo nos momentos de natural desilusão, um comportamento tão motivador e tão gratificante do público.

A verdade é que, apesar de não ter conseguido chegar aos tais quartos-de-final da UEFA, acontecimento que seria histórico para o clube, o Sp. Braga conquistou bem mais do que uma eliminatória e um notável resultado desportivo. Conquistou a cidade. Não apenas o seu respeito, mas a sua adesão. Não apenas a sua estima, mas o seu reconhecimento. Não apenas a sua simpatia, mas a sua alma.

Nada de verdadeiramente estável e duradouro se consegue sem trabalho e sem paciência. Muitas vezes ouvimos o presidente do clube manifestar o seu desalento, porque a cidade parecia não corresponder ao esforço que, de facto, a administração do clube estava a fazer, numa luta cruel contra uma tradição de muitos anos e contra um sólido pilar cultural, que favorece a atracção pelos melhores e pelos mais fortes.

Não se muda de clube como quem muda de automóvel. Um clube é um espaço estranhamente poderoso de afectividade e de cumplicidade. Um povo que, na vida, perde mais do que ganha, gosta de ser de um clube que ganha mais do que perde.

Ontem, porém, viu-se que Braga pode sonhar com o futuro. Porque há muita gente jovem envolvida nesse sonho de crescimento, gente que ainda não amadureceu o gosto por clubes dos dois grandes centros urbanos do País e que, por isso, está disponível de amores. O Braga tem de aproveitar esta onda que ele próprio criou, tem de ser persistente, capaz de enfrentar algumas desilusões, como esta última, com um espírito de que a história não se faz num dia, nem num resultado desportivo. Se continuar por esse caminho, será o clube a mudar a cidade, a torná-la mais orgulhosa de si, das suas raízes, da sua história.

Ainda há quem diga que o futebol não passa de um jogo de onze contra onze. Quem assim pensa, não conhece mundo, nem sabe que a capacidade sonhadora do homem é capaz de transformar o que parece dispensável na coisa mais importante do mundo. Como dizia Gedeão, onde Sancho vê moinhos, D. Quixote vê gigantes. Vê moinhos, são moinhos; vê gigantes, são gigantes.

É bom perceber como vêem o nosso momento desportivo do exterior. O que aconteceu nas bancadas nesta partida é um incentivo ao trabalho que a SAD e o clube vêm fazendo no sentido de aproximar as pessoas do clube... e também uma lição: não consigo dissociar a adesão do público aos preços praticados para os mais jovens. Como se pode ler (ou melhor, ver) na página principal do superbraga.com...

Manuel Pereira

... O mundo é composto de mudança!
O Sporting Clube de Braga está a alicerçar um novo ciclo do  seu crescimento, principalmente a partir da a última década do século passado. A adesão de jovens braguistas e não de outros "istas", não surge de um dia para o outro. Pode umas vezes ser mais visível e outras vezes menos. Os jovens braguistas já começam, cada vez mais, a ser percebidos por outros exteriores ao fenómeno. Até há bem pouco tempo eram só percebidos por si próprios. Não admira pois vermos cada vez mais gente a perceber o "fenómeno" tal como o Victor Serpa parece que já o percebeu. Na verdade esta corrente de adesão braguista, pode transformar-se numa torrente, que araste para o clube cada vez mais simpatizantes. O Sporting Clube de Braga está a implantar-se cada vez mais não só na cidade de Braga mas em toda a região minhota com uma única excepção. O Concelho de Guimarães por razões que facilmente se entendem. No entanto, o Vitória não é, de forma alguma, um adversário ao crescimento do braguismo, bem pelo contrário, até pode ser mesmo que involuntariamente um mais um factor de crescimento braguista.

Saudações braguistas.

perrinchon 66

Quote from: Manuel Pereira on 22 de March de 2009, 19:30
O Sporting Clube de Braga está a alicerçar um novo ciclo do  seu crescimento, principalmente a partir da a última década do século passado. A adesão de jovens braguistas e não de outros "istas", não surge de um dia para o outro. Pode umas vezes ser mais visível e outras vezes menos. Os jovens braguistas já começam, cada vez mais, a ser percebidos por outros exteriores ao fenómeno. Até há bem pouco tempo eram só percebidos por si próprios. Não admira pois vermos cada vez mais gente a perceber o "fenómeno" tal como o Victor Serpa parece que já o percebeu. Na verdade esta corrente de adesão braguista, pode transformar-se numa torrente, que araste para o clube cada vez mais simpatizantes. O Sporting Clube de Braga está a implantar-se cada vez mais não só na cidade de Braga mas em toda a região minhota com uma única excepção. O Concelho de Guimarães por razões que facilmente se entendem. No entanto, o Vitória não é, de forma alguma, um adversário ao crescimento do braguismo, bem pelo contrário, até pode ser mesmo que involuntariamente um mais um factor de crescimento braguista.

Saudações braguistas.
aí é que se engana amigo Manuel Pereira o concelho de Guimaraes nomeadamente as Taipas,Sande S.Clemente,Sand S.Martinho,Sande Vila Nova e por aí fora há muitos adeptos(sócios) do Sp.Braga

Pat_Navarra

O meu primo (adepto dos lampioes) foi ver o jogo do Braga contra o PSG.
E sabem o que ele me disse?
"Pó ano vou me fazer sócio do Braga, a mim e a minha mulher (o filho já é socio) e vamos comprar cadeira pos 3. Depois do que vi no jogo do Braga, agora quero ser bracarense."

O nosso clube ganhou mais 2 socios com a sua prestaçao dentro e fora de campo!
100% BRAGA SEMPRE!!!!!

eduardo_manulo

Muito lindo , é assim que se ganham os socios . . . Aquilo foi lindo, O AMOR PELO BRAGA É COMPLETAMENTE INEXPLICAVEL.

Como uma certa amiga diz:

À coisas na vida que são inexplicaveis . . . e tu és uma delas, BRAGA!

ATÉ MORRER BRAGA ALLEZ
Quem não sente, não entende! SCB1921@

yashavin

Acho que o Braga faz bem a ir as escola das criancas ate aos 10 anos pois ainda nao têm clube defenido e o Braga com esta campanha ganha mais socios agora e muitos mais no futuro...
Espero que esta ultima campanha na uefa cup e a conquista da intertoto o SCBraga faça acordar a cidade pois temos um clube em crecimento em Portugal e tambem na europa e o nosso clube para ter sucesso precisa do 12º jogador...
SCBraga sempre
[url="http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL"]http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL[/url]
nunca foi tao facil ganhar dinheiro na ne

susana

Esta Crónica está simplesmente fantástica !  ;D  ;D  ;D

é bom que lá os da capital leiam isto  ;)

O BRAGA NÃO É GRANDE, É ENORME !  ;D

Zeus

Quote from: perrinchon 66 on 22 de March de 2009, 21:06

Saudações braguistas.
aí é que se engana amigo Manuel Pereira o concelho de Guimaraes nomeadamente as Taipas,Sande S.Clemente,Sand S.Martinho,Sande Vila Nova e por aí fora há muitos adeptos(sócios) do Sp.Braga

Muitos.............mas ponham mesmo muitos nisso.
O meu afilhado como não podia deixar de ser já é sócio desde o 1º ano de vida, e esta num infantário em S.Martinho de sande, no outro dia ouvi-o a cantar uma musica do vitória :o :o :o :o :o, e perguntei-lhe onde tinha ouvido aquilo..........
Resposta: cantámos no infantário.... >:( >:( >:( >:(
O que vale ele é muito novo e ainda lhe dou a volta, e vai começar a ir ao estádio ver os jogos.

Mas que é assim que se começa é.......as escolas foram uma boa iniciativa, mas os infantários não podem ser esquecidos, toca a mandar CDs para lá com as musicas do braga............. ;) ;)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Apenas_Braga

Um texto muito bem elaborado e que mostra neste momento a real verdade do Sporting Clube de Braga, seus adeptos e simpatizantes
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Sérgio_Gonçalves

A estratégia de ir ás escolas foi muito bem conseguida, agora temos de começar a alargar horizontes outros concelhos, Viana, Valença, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, no Minho profundo, mais temos uma das melhores Universidades que não está a ser aproveitada, se vem que quando se está na Universodade já se tem clube, mas cria se o bichinho do Braga, quantos são simpatizantes da Academica só porque lá estiveram a estudar, já temos a "receita" só nos resta trabalhar.

A.COSTA

Saudações braguistas.

Eu acrescentaria que em Guimarães existem vários sócios braguistas, que assistem aos jogos. Pensar o S.C. Braga em função da sua cidade é 1 erro crasso que a própria SAD já percebeu.

Braga (cidade) acolhe muita gente de fora e que muitas vezes não cria raízes e quando cria não são suficientes para granjear laços desportivos com o S.C.Braga. A cidade de Guimarães é tradicionalmente mais ferrenha do seu clube e ainda hoje vive também das grandes equipas que possuiu com José Maria Pedroto, Marinho Peres ou Paulo Autuori. O S.C.Braga tem agora grandes equipas que lhe têm permitido crescer em contexto sócio-económico difícil. A juventude de hoje são a garantia de amanhã. Mas esse trabalho que está a ser feito só dará verdadeiros frutos se a equipa tiver ambição e for vencedora.

O texto de opinião está em geral bem escrito. Eu orgulhei-me de ter integrado o elevado lote dos que cantaram após a consumação da derrota. Aqueles momentos perdurarão na minha memória por muitos anos.

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

jeba

Existem textos em que qualquer adjectivo é insufiiente para qualificar!!! Ai se os de Lisboa perdessem os adeptos espalhados pelo país...

Anabela

Aínda hoje à conversa com um amigo que veio de espanha passar uns dias a casa, falou-se no excelente percurso do Braga na UEFA, no jogo de quinta e da maneira que acabou.
Aínda hoje quando penso no estádio todo a bater palmas, a gritar Braga e a cantar "Até morrer Braga Allez" fico emocionada. Foi lindo. E, sem qualquer dúvida, são estes momentos inesquecíveis que conquistam os adeptos.

Karoglan Taibraga

Já há muito que por cá não escrevo, mas este tema é dos mais pertinentes dos ultimos tempos, eu tenho orgulho de dizer que vivo e trabalho no concelho de Guimarães, (S.Martinho de Sande), mas depois de 5ª Feira o meu orgulho de ser do SPORTING CLUBE DE BRAGA, o estádio a cantar "até morrrer BRAGA ALLEZ", as lágrimas cairam pela face, vim todo o caminho a cantar sozinho e a pensar para comigo, porquê tanta maluqueira Por um clube? Porque tantos sacrificios, meus amigos só existe um motivo
NÓS AMAMOS O SPORTING CLUBE DE BRAGA, NÓS SOMOS O SPORTING CLUBE DE BRAGA 

P.S. -  Sábado fui almoçar a casa do meu afilhado(4anos), como não o vi na sala, fui á procura dele, e qual não é o meu espanto quando o vejo a fazer um campo de futebol e a cantar Mágico Braga, senti-me tão orgulhoso, escusado será dizer que já é sócio desde que nasceu quase.
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

BRAGA FOREVER

Sinto um orgulho Enorme ao constatar que estamos a ganhar aos poucos a guerra aos metralhas...

Não está a ser nada fácil,mas vamos ganhar!! Em breve vamos todos cantar a uma só voz:

"AMO-TE S.C.BRAGA...SEM TI NÃO SEI VIVER!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

anti-lampioes

é com orgulho que vejo os jovens da minha freguesia ferreiros passearem-se com a camisola do Braga raramente vejo com as as camisolas feiosas dos 3estarolas, na juventude o Braga já ganhou a batalha so falta incentivos para irem mais vezes ao estádio, o futuro é nosso deixamos o passado para os metralhas!

Legião

Quote from: Pedro Ribeiro on 22 de March de 2009, 15:55
Aqui fica a crónica regular de Vítor Serpa publicada n' A BOLA de ontem:

Perder o jogo, ganhar a cidade

Ontem, porém, viu-se que Braga pode sonhar com o futuro. Porque há muita gente jovem envolvida nesse sonho de crescimento, gente que ainda não amadureceu o gosto por clubes dos dois grandes centros urbanos do País e que, por isso, está disponível de amores. O Braga tem de aproveitar esta onda que ele próprio criou, tem de ser persistente, capaz de enfrentar algumas desilusões, como esta última, com um espírito de que a história não se faz num dia, nem num resultado desportivo. Se continuar por esse caminho, será o clube a mudar a cidade, a torná-la mais orgulhosa de si, das suas raízes, da sua história.

Gostei no geral do artigo mas destaco estas citações porque acredito que aqui está um dos principais caminhos para um Braga de sucesso no futuro:
A persistência, assim como,  conseguir que o Braga nos próximos anos mantenha este crescimento sustentado. Para tal, é importante assegurar o mais rápido possível um lugar europeu para a próxima época se possível segurar o actual quarto lugar, caso exista a hipótese da algo mais tanto melhor.

É importante segurar a base das duas equipas a dos jogadores e a técnica e se possível criar um Braga ainda mais competitivo.

Fora dos relvados é decisivo continuar uma política de aproximação da cidade e da região ao clube, assim como, criar as melhores condições para que a ida ao AxA seja uma experiência positiva para o maior número de adeptos.

Saudações braguistas.
Até morrer Braga allez!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

krugger

Quote from: BRAGA FOREVER on 23 de March de 2009, 12:16
Sinto um orgulho Enorme ao constatar que estamos a ganhar aos poucos a guerra aos metralhas...

Não está a ser nada fácil,mas vamos ganhar!! Em breve vamos todos cantar a uma só voz:

"AMO-TE S.C.BRAGA...SEM TI NÃO SEI VIVER!

Será uma guerra que nunca acabará, estamos a falar quase de uma cultura desde miudos, muitos vindo dos pais, é preciso continuar com esta politica de ir às escolas, nunca abandonar esta politica, pk assim os putos ficam a conhecer o clube, senao so conhecem o k o pai ou a mae deixa conhecer.

Mas é daquelas batalhas que tem de ser ganha todos os anos, todas as epocas, todos os dias, sempre a promover o clube e dizer sempre alto e bom som É COM ORGULHO QUE SOU DO BRAGA, que é para quem não conhecia passar a conhecer, para quem não falava passar a falar e depois procurar conhecer, aprender a apoiar. Eu sou dos que acredita que podemos mudar as nossas escolhas clubisticas, podes ser criado de infancia a ser de um determinado clube mas mudares de gostos, será tão dificil explicar que não há nada de mais genuino que apoiar o clube da cidade de onde pertecem, eu pelo menos acima de tudo tenho orgulho de dizer k sou de Braga, e ai do ***** que disser mal da minha cidade, quando vêm com a piada dos 3 P´s levam logo com os 5 P´s e não quero saber se firo susceptibilidades, como eu somos quases todos, orgulhosos de pertencer a tão grande e magnifica cidade que não trocariamos por mais nenhuma... agora de 1 lado da balança temos o que nos incutiram em putos, torcer por clube de uma cidade que nada nos diz, que está a 60 ou a 300 kilometros, e que se vais lá ainda por cima te chamavam de adepto parolo, pelo menos é o que o pessoal adepto do benfica ou sporting me conta, é a verdade, alfacinhas *****, do outro lado da balança tens o clube que defende as "cores" da nossa cidade e enverga o seu nome, penso que a decisão é facil de ser tomada...

FORÇA BRAGA !!!!

HappyBraga

Quote from: Pat_Navarra on 22 de March de 2009, 21:26
O meu primo (adepto dos lampioes) foi ver o jogo do Braga contra o PSG.
E sabem o que ele me disse?
"Pó ano vou me fazer sócio do Braga, a mim e a minha mulher (o filho já é socio) e vamos comprar cadeira pos 3. Depois do que vi no jogo do Braga, agora quero ser bracarense."

O nosso clube ganhou mais 2 socios com a sua prestaçao dentro e fora de campo!

Hehe  também levei um primo meu ao estádio que não custuma ir..  "Para o ano faço-me sócio e compro cadeira!"..disse-me ele, todo orgulhoso e desejoso de fazer parte desta família..
http://img692.imageshack.

Armando Coelho

Saudações braguistas.

Correcto amigo Perrichon, por isso presumo que até será de alguma dessas freguesias. Ainda me recordo de há alguns anos, fazia eu a zona de guimarães e costumava tomar café em Sº martinho de Sande, café esse frequentado maioritariamente por adeptos do nosso BRAGA, e cada vez que entrava no estabelecimento, logo o pessoal fazia questão de gritar o nome do nosso clube. Confesso que no ano que fomos á final da taça de portugal, fiquei até estupefacto na meia final que disputamos com os milhafres, ao ver alguns completamente eufóricos pendurados na rede comemorando o golo que nos deu a vitória. Mais recentemente num restaurante onde costumava almoçar, descobri que um dos empregados era sócio do ENORME mesmo sendo natural de Pevidém, tive inclusive um cliente de Creixomil braguista de coração, mas muitos outros havia. Mas sem dúvida que a grande força braguista no conçelho de Guimarães é Taipas, Sº Martinho, Sº Lourenço e Vila Nova de Sande, e até alguns de Sº Martinho dos Leitões, já para lá da ponte das Taipas são mais raros. Como tambem sei que a grande maioria dos adeptos do bitorinha são tripeiros e lampiões, e não únicos como tanto gostam de apregoar aos 7 ventos, mas como a CS já enfardou em Guimarães, para os lacaios dos jornalistas eles é que são bairristas, porque será? querem os foristas que lhes explique?.