Esta é a mensagem colocada no site oficial do clube relativamente à Assembleia Geral de 21 de Setembro:
"Caros consócios
Quase a terminar o meu mandato é esta a altura certa de prestar contas aos associados do Sporting Clube de Braga.
Quero que os sócios do SC Braga sejam conhecedores de todos os actos de gestão do Clube e da SAD.
Por isso pedi para que vos fossem aqui apresentadas as contas da SAD com a maior transparência, como sempre fiz, nas Assembleias-Gerais do Clube em que participei como Presidente.
Mas se me permitem recuo um pouco no tempo e faço um pequeno balanço dos 4 anos em que justamente com a minha Direcção tive a responsabilidade de gerir os destinos do SC Braga.
Quando aqui chegamos encontramos um cenário assustador mas que não nos intimidou.
O SC Braga desportivamente encontrava-se numa situação muito precária, em vias de despromoção, nada condizente com os pergaminhos do Clube.
Era uma máquina, obsoleta, inerte e sem ambição.
Financeiramente encontrava-se sem activos e acumulava passivos, encontrando-se por isso em falência técnica.
Era necessário inverter tal estado de coisas e logo na altura traçamos objectivos a curto e médio prazo, que englobavam essencialmente três vertentes: desportiva, economico-financeira e valorização da marca SC Braga.
Felizmente conseguimos atingir esses objectivos.
Desportivamente o SC Braga passou a conquistar na Liga profissional os lugares de acesso à Europa e durante 4 anos consecutivos disputamos a Taça UEFA, conseguindo este ano pela primeira vez, ser cabeça de série do Sorteio fruto da boa campanha efectuada na última época.
Os consecutivos 4ºs lugares na Liga Profissional são fruto de um investimento correcto no Futebol Profissional e de uma Gestão Desportiva eficiente e rigorosa.
Financeiramente invertemos a tendência, e de uma preocupante falência técnica temos hoje uma situação favorável que implicou a recuperação de cerca de 7,5 milhões de euros de capitais próprios como não há memória na história do SCBraga.
Somos a única SAD que em 4 anos consecutivos conseguiu apresentar resultados positivos, tendo ainda satisfeito obrigações herdadas de anos anteriores na ordem de milhões de euros.
De um passivo bancário de cerca de 3 milhões de euros em 2003 passamos para um passivo de cerca de 750 mil euros actualmente, ou seja amortizamos cerca de 75% do passivo anterior.
Em 4 anos pagamos, entre Clube e SAD, ao Estado cerca de 15 milhões de euros, o que perfaz cerca de 3,5 milhões de euros ano. Uma verba elevadíssima conseguida suportar com um enorme sacríficio e com uma grande capacidade de gestão rigorosa dos recursos de que o Clube hoje dispõe.
Caros associados os encargos fiscais são hoje elevadíssimos para os Clubes de Futebol. Nós honramos sempre as nossas obrigações e ainda pagamos facturas do passado.
Mas só assim é que conseguimos a dignificação do Clube e o respeito de todos.
Tudo isto só foi possível com muito esforço da Administração do SC Braga – Futebol, SAD a que tenho a honra de presidir.
Encontramos o caminho certo, recuperamos desportivamente o clube; valorizamos os seus activos; conseguimos receitas extraordinárias – consequência de transações deportivas - que nos ajudaram na recuperação económica sem nunca prejudicar o aspecto desportivo.
Mas não podíamos ficar por aqui:
- Era preciso valorizar ainda mais a marca Braga, e a nossa aposta centrou-se também:
- no incremento da comunicação e marketing do Clube;
- na aproximação dos sócios ao SC Braga, dando-lhes melhores condições e mais vantagens, através do novo cartão de associado;
- do cartão de crédito do SC Braga;
- e do Site do Clube, hoje modernizado e com todo o tipo de funcionalidades que permitem inclusivamente que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, via Internet, se faça sócio do SC Braga.
Só foi possível tomar estas iniciativas e levar a cabo estas medidas porque o SC Braga é hoje visto como um parceiro estratégico de referência por outras instituições e empresas, como o comprova a adesão de muitas empresas ao cartão de associado, e a estreita colaboração de um Banco, Montepio, ao SC Braga, que permite uma variada gama de vantagens e benefícios aos sócios do Clube.
Digo-o com satisfação, este Braga não é o mesmo do de há 4 anos!
É hoje um Clube respeitado desportivamente em Portugal e no estrangeiro.
É um clube cumpridor e para muitos exemplo de uma gestão de sucesso.
Para estar ao nível dos melhores apenas lhe falta um grande número de associados e infra-estruturas que os novos tempos exigem. Essas lacunas são o meu grande lamento.
Entristece-me que uma cidade como esta, terceira cidade do país, inserida numa região com tantos habitantes, apenas sejamos só cerca de 10 mil sócios pagantes.
O percurso efectuado neste 4 anos credibilizou o Clube. O SC Braga é hoje encarado como uma referência nacional e internacional e possui uma forte imagem de sucesso que atrai investidores de nomeada, líderes de mercado que acreditam que o SC Braga é um óptimo veículo para a sua valorização e maior crescimento.
A associação da AXA, da TOYO, do Montepio e outras empresas de renome ao SC Braga, é o melhor indicador que somos hoje vistos de uma forma diferente, fruto de um novo posicionamento no Desporto e da credibilidade que a Administração da SAD e so dirigentes do Clube conseguiram transmitir ao SC Braga.
Por tudo isto considero que o SC Braga deveria ter mais sócios mantendo, no entanto, a esperança de que isso aconteça no futuro, e aqui repito, para ser Sócio do SC Braga, basta aceder a qualquer balcão do Montepio, ou aceder à internet.
Mas nem só de futebol vive o SC Braga. Temos as nossas modalidades que nos dignificam e honram o nome do Clube.
Voleibol, Natação, Atletismo, Bilhar, Futsal, Basket e Futebol de Formação dignificam todos os fins-de-semana o nome do SC Braga, e aproveito para endereçar os meus agradecimentos aos Vice-Presidentes e demais Directores, funcionários e colaboradores pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo destes 4 anos.
Para além destas referidas modalidades, o SC Braga também tem um Bingo que é a nossa grande preocupação.
Como é do conhecimento geral o Bingo é deficitário, acumula prejuizos mensais que influenciam negativamente as contas do Clube. O Bingo é o grande responsável pelo défice apresentado no Clube que é de cerca de 40 mil euros.
O SC Braga não pode suportar actividades deficitárias.
A solução para esse problema está encontrada e só a nossa preocupação com os trabalhadores tem adiado a decisão drástica do fecho do Bingo.
Procuramos por todos os meios arranjar soluções que salvaguardem os trabalhadores, mas se não as encontrarmos não nos resta outra alternativa. O Bingo não pode ser o responsável pelas contas negativas do Clube e quem o permitir está a cometer um erro grave de gestão e não está a prestar um bom serviço ao SC Braga.
Foram 4 anos de muito trabalho, mas valeu a pena.
Hoje o SC Braga é um clube respeitado, pujante e com grande afirmação no panorama desportivo nacional e internacional.
Os seus activos (jogadores profissionais) são valiosos e garantem estabilidade desportiva.
O futuro pode ser ainda melhor se a gestão continuar a ser séria e responsável.
Nunca se poderá apenas viver de obras realizadas. Devem perspectivar-se novos objectivos e ter-se ambição redobrada.
É uma verdade indesmentível que o futuro está na nossa juventude.
O SC Braga terá que ter esta verdade sempre bem presente.
A construção de um Centro Desportivo de Alto Rendimento e qualidade, onde os nossos jovens possam melhorar as suas "performances" desportivas tendo paralelamente apoio escolar e psicológico, deve ser a grande meta a atingir, para desportivamente o SC Braga se equiparar aos grandes emblemas nacionais e internacionais e finalmente ter qualquer coisa seu.
Só com a construção de um Centro de Formação será possível criar o fosso entre os quatro Clubes nacionais e os restantes.
Está na altura de encurtar ainda mais distância em relação a outros emblemas nacionais.
Neste sentido, pelo trabalho desenvolvido, pelo percurso efectuado e pelos resultados alcançados, estará na hora de nos afirmarmos também como um grande do futebol português.
Construída aquela infra-estrutura e se os bracarenses quiserem tornando-se sócios, participando na vida do Clube, apoiando a equipa profissional e as modalidades amadoras, equiparamo-nos, tenho a certeza, aos chamados Grandes do futebol português.
O futuro tem de ser feito de conquistas desportivas e estruturais. O Centro Desportivo de Alto Rendimento é um passo determinante para um maior crescimento do SC Braga.
Os bracarenses devem estar determinados em consegui-lo
Uma determinação e vontade que deve ser extensiva a todos que no futuro possam vir a dirigir o SC Braga. Porém, reconheço que sem o apoio inequívoco das forças políticas e entidades da cidade, tal será muito difícil de conseguir.
Este é o grande desafio que deixo aos vindouros.
O grande trabalho está feito.
Não me vou recandidatar, a minha missão está cumprida.
Hoje o SC Braga já não assusta e há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra e dignificar ainda mais o nosso Clube.
Apoiarei sem reservas uma alternativa credível, que não comprometa a estabilidade socio-desportivas e economico-financeira do Clube, mas também não deixarei que o aventureirismo possa vir a comprometer tudo o que de bom foi feito e faça regressar o SC Braga a situações de crise como num passado recente foram vividas.
O meu Muito Obrigado!
Bem hajam
VIVA O SC BRAGA!"
in www.scbraga.pt
É uma péssima notícia :-[ :'( :'( :'(
So nos resta agradecer toda a dedicaçao a preocupaçao que ele teve pelo nosso grande clube,que ainda á apenas 4anos era um clube sem um rumo e futuro..
Resta-nos compreender que Salvador esta no direito dele de nao se recandidatar,partilho com ele a magoa pelo bracarenses nao se juntar a esta grande instituiçao,mas penso que so alguns desses frutos serao colhidos com esta campanha do novo cartao de socio do clube.......
Desejo tudo de bom a Antonio Salvador e espero que continue a acompanhar o Braga de perto.
Sei que nao é facil,mas so me resta desejar que o proximo presidente do maior clube do mundo seja no minimo,tao competente como este ultimo presidente do Sporting Clube de Braga.
Eh pah. Grande Presidente...
As qualidades de gestão são inegáveis. Está de parabens por isso. Na vertente desportiva, fica o exemplo de que nem sempre a presença "lado-a-lado" constante com jogadores/equipa técnica resulta em decisões acertadas... Mas no essencial, a ser definitivo o afastamento, o "Haver" será sempre mt superior ao "Deve".
Fico muito triste...
Temos de dar a volta à cabeça ao Salvador! Temos de encher o estádio e gritar por ele! Tenho medo que daqui para a frente a política seja novamente de autodestrucção e perda de credibilidade... ele que fique se ainda houver esperança!
:'(
Quote from: Ana Cunha on 22 de September de 2007, 01:28
Hoje o SC Braga já não assusta e há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra e dignificar ainda mais o nosso Clube.
Apoiarei sem reservas uma alternativa credível, que não comprometa a estabilidade socio-desportivas e economico-financeira do Clube, mas também não deixarei que o aventureirismo possa vir a comprometer tudo o que de bom foi feito e faça regressar o SC Braga a situações de crise como num passado recente foram vividas.
É uma notícia muito negativa para o nosso clube,mas de certo modo já esperada.
Agora cada um interpreta as palavras do presidente como quer...e segundo estas últimas palavras que eu coloquei a vermelho, acredito que ainda venha a continuar. :(
LOL
Ainda acredito que se vá recandidatar. Senão tenho poucos nomes como sucessores do A.S. é difícil encontrar em Braga alguém com as condições que ele teve (leia-se vice- presidentes com condições financeiras esses sim grande parte do sucesso de Salvador)
Esperemos melhores dias pro Braga
Pelas ultimas palavras do discurso de A. Salvador, não tenho dúvidas que o presidente vai esperar e dar a possibilidade a que surja alguém credivel e capaz de continuar o projecto por si iniciado e plenamente conseguido de transformar o SCBraga num dos grandes do futebol português.
Na minha opinião o associado com essas nuances é a personalidade que mais me surpreendeu pela positiva nos ultimos quatro anos e chama-se António Salvador o futuro presidente do SCBraga assim espero e acredito.
António Salvador
"Não me vou recandidatar pois cumpri a minha missão"
A Assembleia Geral que se realizou na sede da Associação de Futebol de Braga tinha como propósito analisar as contas do Braga, mas depressa tudo passou para segundo plano, devido a... António Salvador. Antes de partir para a Suécia, na véspera do jogo com o Hammarby, o dirigente prometeu que iria pronunciar-se na reunião magna sobre a possibilidade de se recandidatar ou não e cumpriu com a palavra. "A minha missão está cumprida. Há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra. O grande trabalho está feito. Não me vou recandidatar, pois a minha missão está cumprida. Apoiarei sem reservas uma candidatura credível", indicou, embora avisando que se manterá bem atento até às eleições. "Não deixarei que o aventureirismo faça cair o clube e comprometa tudo o que de bom foi feito. Apoiarei sem reservas uma alternativa credível. Deixo aos vindouros o próximo desafio importante do clube, que é a construção do Centro Desportivo de Alto Rendimento", precisou.
Enquanto escutava apelos dos associados, no sentido de reconsiderar a sua decisão, Salvador deixou ainda a garantia de que não passará o testemunho a qualquer um. "Não deixarei que o aventureirismo faça cair tudo o quer de bom foi feito", repetiu, embora sem esclarecer esse tal combate. "Quem vier para cá terá de trabalhar com o mesmo amor e paixão que nós tivemos, mas estou ciente de que o clube não pode cair num vazio", observou, manifestando-se depois optimista para o jogo de amanhã, com o Benfica. "É verdade que não estamos satisfeitos com a derrota na Suécia, mas isso vai ser invertido já no domingo, pois temos grandes jogadores, com um grande líder para dar a volta", testemunhou.
Quanto ao relatório e contas do clube referente a 2006/07, apresentou um resultado líquido negativo de 40.430 euros; já o orçamento para 2007/2008 prevê como resultados operacionais 388.654 euros. Ambos foram aprovados por unanimidade, assim como os pareceres do Conselho Fiscal.
in ojogo
Péssima noticia. :-[
Temos de lhe dar a volta...
E que al uma manifestação junto á casa dele?
Quote from: fjmp_scb on 22 de September de 2007, 10:55
E que al uma manifestação junto á casa dele?
E que tal deixarmo-nos de extremismos?
A decisão é dele, não temos nada que andar a rastejar para ele ficar.
Teve aspectos muito, muito bons mas também deixou algo a desejar em muitos outros.
Fez um óptimo trabalho mas há sempre um fim para tudo.
Esperemos que o próximo presidente continue a elevar o nome do SC Braga.
Quote from: BRAGA FOREVER on 22 de September de 2007, 02:52
Quote from: Ana Cunha on 22 de September de 2007, 01:28
Hoje o SC Braga já não assusta e há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra e dignificar ainda mais o nosso Clube.
Apoiarei sem reservas uma alternativa credível, que não comprometa a estabilidade socio-desportivas e economico-financeira do Clube, mas também não deixarei que o aventureirismo possa vir a comprometer tudo o que de bom foi feito e faça regressar o SC Braga a situações de crise como num passado recente foram vividas.
É uma notícia muito negativa para o nosso clube,mas de certo modo já esperada.
Agora cada um interpreta as palavras do presidente como quer...e segundo estas últimas palavras que eu coloquei a vermelho, acredito que ainda venha a continuar. :(
Sim... pelo menos não recusa absolutamente e sem dúvidas a hipotese de continuar... axo (espero) que seja mais um: "se não houver ninguém de jeito para continuar o serviço... eu fico!" mas infelizmente, com o braga nesta magnifica situação financeira não vão faltar sanguessugas para presidir ao clube... a ver vamos!
Ele diz que nao se recandidata mas deixa um se no fim dizendo que nao vai deixar o clube entregue a qualquer um e acho bem que nao venha para ai um neca qualquer dar cabo do trabalho feito ate a data por isso o ideal era a continuidade, vamos ver o que acontece pode ser que as altas individualidades bracarenses se manifestem e o convencam a ficar
O melhor local para apoiar o Salvador era a AG de ontem, mas para não variar estavam no máximo 30 pessoas.
Mais uma vez fica demosntrado que somos comodistas, tanto para criticar como para apoiar ficamos em casa.
Sei que muita gente não foi porque não sabia ou porque de certeza estava a trabalhar para o jogo de Domingo, mas são uma minoria no universo de sócios.
Eu pensei para mim que se o Salvador estava indeciso em ficar ou não, por ontem não fica de certeza. Entrar numa sala com meia dúzia de sócios... que desmotivação.
Portanto quem qer demonstrar o seu apoio ao Salvador, amanhã uma boa oportunidade. Inventem alguma coisa boa e rápido, porque o homem parece estar decidido.
Ninguém pede para os sócios viverem 24 horas por dia só a pensar no clube, mas num Universo de 10.000 sócios adultos estarem 3o sócios num AG com a importância que a de ontem tinha, por favor, é triste, é desolador, é desmotivante.
Tens razão! mas tb vamos ver as coisas por um parametro diferente! Foi ele próprio que admitiu que o único aspecto que falhou ao SCB foi a falta de sócios e que nesse aspecto tinha falhado os seus objectivos! Aí está mais uma razão para continuar à frente do clube! Se em 4 anos conseguiu aquilo tudo que foi enumerado menos atingir um numero de sócios dignos do clube que somos... acho que em 4 anos mais, se atingir os objectivos de conquistar um titulo, condeguir realizar a construção do centro de estagio e manter o braga com o estatuto que tem agora, acho que é bem possivel que seja duplicado o numero de sócios!... É que o número de apeptos já aumentou... e isso é totalmente visivel nos jogos, principalmente contra os grandes, mas de adepto a sócio há um salto que a direção tem de conseguir que seja dado!
Dou os parabéns:
1. À SAD e em especial ao seu Presidente ANTÓNIO SALVADOR, pelo fantástico trabalho até aqui realizado;
2. À equipa de futebol pelo bons resultados dos últimos 4 anos, que eu espero tenham continuidade;
3. Aos poucos sócios que o SCBraga tem. É pouco compreensível que uma região de tantos recursos humanos tenha um número de sócios que eu considero ridículo em relação ao que era desejável e aceitável.
Preocupa-me:
1. O facto de o Presidente ter dito taxativamente que não se recandidata. Eu sei que ele deve ter feito muitos sacrifícios, mas a causa merece de facto;
2. A mera possibilidade de voltar ao antigamente, numa espécie de "déjà vu", com tantos abutres à espreita para dizer que finalmente o SCBraga vai para o lugar que (supostamente) é seu, na luta titânica pela manutenção, ano após ano.
Deixa-me um pouco tranquilo:
1. Saber que António Salvador não permitirá que o aventureirismo destrua o trabalho bem feito pela sua equipa até aqui. Nas entrelinhas fica a sensação de que o clube terá continuidade da actual gestão se não houver uma alternativa credível, que duvido que apareça;
2. Saber que as forças vivas da cidade tudo farão para demover António Salvador da sua intenção de abandonar o clube.
nota: O SCBRAGA NÃO PODE VOLTAR AOS FILMES DO PASSADO EM QUE MAIORITARIAMENTE LUTAVA PELA MANUTENÇÃO. NÃO É ESSE O CLUBE QUE TODOS QUEREMOS.
Se não se recandidatar, temos que respeitar a sua decisão...talvez o próximo seja ainda melhor..só o tempo o dirá.
amigos: as ultimas palavras de AS no comunicado d'ao para tudo. Inclusive para continuar.
vamos entao estar preparados para as habituais reunioes inconlusivas do conselho geral, para as chamadas de atencao de Monsenhor Melo, de alguns ex-presidentes virem a terreiro a evocar a necessidade de continuidade de salvador, a termos uma AG marcada ppara debater o assunto, ua mesma AG a ser adiada porque a AG vai mandatar Mesquita machado e mais alguns ilustres para mais uma semana de tentativas, e uma AG para se revelar o que deu esta ultima tentaiva que só conduziu à inevitabilidade da reconducao de ASalvador.
Este vai saltar para o palanque dizendo que nao queria mas que ja avisou antes que nao deixaria cair o clube. E como nao existem candidaturas com credibilidade mesmo que naö existam candidaturas ele fara mais um esforco pelo clube.
Segundo o que me parece é isto que vai acontecer.
è a historia habitual e sinceramente acho que vai continuar. Sö que o clube merecia outra postura. è impossivel que a um mês doo final do mandato näo exista um vislumbre sequer de uma eventual candidatura . E este eventual candidatura seria sempre do conheceimento da SAD. Näo a ahvendo,¨´e claro que devem ser seguidos os tramites legais e habituais. Mas sabendo-se à partida que näo vai levar a nada.AS näo deveria deixar margem de duvida: ou sim ou nao. E se näo, já o devia ter comunicado há mais tempo para que as FORCAS VIVAS comecassem a trabalhar mais cedo...
Por isto, é mais do mesmo e sinceramente acho que deveriamos ser poupados a tudo isto....que considero ridiculo
AS tem direito a sair. mas com que direito se reserva para si "nao deixar cair o clube em aventureiros"? como sabe ele se existem aventureiros se nunca o clube passou por tal situacao?
nao me venham com tretas destas . Estou cheiro e o clube merecia mais... A menos que me engane redondamente e AS saía mesmo e entäo as forcas vivas teriam de trabalhar. Mas para isso, acho que seria muito melhor que se comecasse a pensar muito antes ...talvez até antes da epoca comecar
Quero que ANTÓNIO SALVADOR continue em Braga de qualquer forma. ;) ;) ;) ;) Preferia no entanto que o clube desse um sinal de vitalidade ;D ;D ;D ;D e aparecessem ??? ??? ??? ??? candidaturas para que o debate levasse à elevação e melhoria do clube :P :P :P :P :P .
No final o enorme trabalho de SALVADOR conduzi-lo-ia de novo à Presidência como reconhecimento do seu bom desempenho :P :P :P :P .
Acho que António Salvador vai ficar marcado como uma referência entre os presidentes que passaram pelo S.C.Braga.
António Salvador fez um trabalho ENORME ao serviço do nosso ENORME.
Um clube grande como o nosso S.C.BRAGA não pode estar dependente de "nenhum presidente para ter sucesso".
Está a gerar-se muito medo em torno da saída de António Salvador, isto é muito mau, e muito instavel para o nosso ENORME.
S.C.Braga não é só António Salvador.
Braga Sempre... ;)
A intervenção de Salvador na Assembleia Geral do Braga é, nitidamente, à Mourinho!
Salvador também é um "special one" e ele sabe disso...
Até num certo paternalismo evidenciado quando ameaça com uma intervenção em caso de um eventual protagonismo futuro de um qualquer aventureirismo...
Mas, tal como a Mourinho, há coisas que lhe são permitidas em estado de graça...
Quote from: ric on 22 de September de 2007, 22:54
amigos: as ultimas palavras de AS no comunicado d'ao para tudo. Inclusive para continuar.
Por isto, é mais do mesmo e sinceramente acho que deveriamos ??? ??? ser poupados a tudo isto....que considero ridiculo ??? ::) ???
AS tem direito a sair. mas com que direito se reserva para si "nao deixar cair o clube em aventureiros"? como sabe ele se existem aventureiros se nunca o clube passou por tal situacao? R: AI NÃO???
nao me venham com tretas destas . Estou cheiro e o clube merecia mais... R: E QUEM É O OUTRO CANDIDATO, AMIGO RIC??? A menos que me engane redondamente e AS saía mesmo e entäo as forcas vivas teriam de trabalhar. ??? ??? ???- R:QUEM??? Mas para isso, acho que seria muito melhor que se comecasse a pensar muito antes ...talvez até antes da epoca comecar
O que eu continuo a dizer é que estão abertas as inscrições!!! -
Força valentes e força filósofos!!!
vamos ser claros:
Alguém pensou sériamente no porquê de não existirem candidatos com vontade própria de o ser (e não forçados)?
Muitos dos actuais braguistas ainda nem sequer eram nascidos quando se disputou a última luta eleitoral. Estavamos no ano de 1988 e joão gomes oliveira perdeu para lberto Silva numa das mais disputadas eleições de sempre no Braga. Foi a época em JOliveira deu o autocarro ao Braga apesar de ter perdido e depois de ter assumido essa oferta.
Ou seja, há cerca de 20 anos que os presidentes do Braga "nascem" fruto das sugestões do conselho geral ou das iniciativas pessoais do presidente da camara.
E normalmente, no final de quase todos os mandatos, acaba sempre com um choradinho do anterior presidente a anunciar a saída e algumas vezes a continuar "depois de esgotadas todas as possibilidades para a substituição". e normalmente, após o segundo mandato. os presidentes voltam a insistir na saída voltando novamente o periodo de incerteza que vai acabar, claro, na indigitação de um presidente, com condições á partida garantidas e raramente cumpridas por quem "lhes batia nas costas e forçava a avançar".
isto, meus amigos, é o retrato do nosso clune nesta situação. Não conordar com isto é não estar sério.
Agora, voltamos a ter mais do mesmo... só com uma nuance e forte: " o Braga está bem desportivamente e financeiramente apresenta resultados ambiciosos".
Resta saber: Será desta?Será desta que vão aparecer candidatos?
è minha convicção de que não. porquê? esta é a verdadeira questão que urge resolver.
penso também que o valor do orçamento para este ano, a rondar os 10 milhões, pode ainda amedrontar os "corajosos" mesmo que estejam em cima da mesa receitas interessantes...
penso que o CG do clube deveria sim, meditar profundamente na falat de apetencia de candidatos a um lugar de presidente no Braga. mesmo antes de partir para a procura do substituto de AS deveria reflectir ... Há 20 anos que andamos assim...
E nunca nenhum presidente presisou de avançar para "evitar que o clube caisse nas maos de aventureiros"... eu acho estas palavras infelizes por parte de salvador. Se acontecesse - mas n7nca aconteceu nem se vislumbra que tal aconteça- seriam OS SÓCIOS a não permitirem que isso viesse a acontecer.
Para que clarifique a minha opinião, sou favorável á continuidade de AS. Os 5 anos de presidencia mudaram drasticamente o clube. E acho que este crescimento sustentado precisa de novo folego... mais um mandato seria interessante para o clube ter AS a presidente....
è , minha convicção que AS vai continuar. Depois de resolvidas as "condições" de que fala e que podem estar no centro da sua continuidade. Segundo li, Vespasiano macedo apontou a necessidade de se avançar com a Academia e forçou o interesse da autarquia por esta iniciativa que é primordial para o futuro do clube , segundo confirmou AS.
Estou convicto que se vão criar sinergias para que o clube possa vir a dispor da tal academia.
E a acontecer isto, e sem qq candidato que avance, AS vai continuar. Futurologia?é, sim senhor.... foi um passarinho que me disse ....
PS: volto a referir a necessidade de se reflectir SÉRIAMENTE no porquê da falta de candidatos a presidente do Braga.
Quote from: ric on 24 de September de 2007, 11:35
PS: volto a referir a necessidade de se reflectir SÉRIAMENTE no porquê da falta de candidatos a presidente do Braga.
Seriamente ou não, cá vai!
Acho que temos de dividir o clube no antes e pró AS!
Antes ninguém assumia o barco e foi duramente criticado por ser "familiar" do Mesquita, mas assume a liderança e MUDA completamente o clube!
Neste momento, não haverá ainda quem queira assumir, será por "problema" identico ao do porto?!?!?!
"Para melhor, está bem, está bém... Para pior já basta assim!"
E neste momento, Ric, vês alguma alma bracarense que seja, de caras, melhor gestor desportivo e de SAD do que o AS com DISPONIBILIDADE?
Quote from: Reis on 24 de September de 2007, 11:59
E neste momento, Ric, vês alguma alma bracarense que seja, de caras, melhor gestor desportivo e de SAD do que o AS com DISPONIBILIDADE?
Reis, recúa uns 4 anos e faz-te a mesma pergunta:
Antes de Salvador aparecer, vias alguma alma bracarense bom gestor desportivo e de SAD e com DISPONIBILIDADE para presidir ao Braga? Avançarias com o nome do Salvador? Creio que não.
Quem era o Salvador antes de aparecer no Braga? Alguém o conhecia? Alguém vaticinava o bom desempenho que ele teve no comando do clube/SAD?
Com certeza que não, mas ele apareceu e de certa forma, surpreendeu-nos a todos com um bom trabalho.
Porque é que não pode aparecer outro? E porque é que temos que o conhecer?
A questão que o Ric lança para o ar tem muita razão de ser. O histórico que o Ric apresentou é evidente e mostra ser pertinente a questão que ele lançou. Nos últimos 19 anos de história do Braga não houve uma única disputa eleitoral. Porquê? Houve nomeações, comissões directivas, indicações do Cons. Geral, etc... Dá que pensar!!!! São 19 anos.
Quanto às palavras de Salvador: "Apoiarei sem reservas uma alternativa credível, que não comprometa a estabilidade socio-desportivas e economico-financeira do Clube, mas também não deixarei que o aventureirismo possa vir a comprometer tudo o que de bom foi feito e faça regressar o SC Braga a situações de crise como num passado recente foram vividas"
Humm... Por um lado interpreto que não virará as costas ao clube... O que é bom e mostra sentido de responsabilidade e afecto pelo SCB. Por outro lado, não é grande incentivo a ameaça de não deixar que o "aventureirismo" tenha sucesso caso ele ache que esse aventureirismo vai comprometer o bom tarbalho feito por ele.
Por um lado apoia uma alternativa, por outro... se a alternativa não for, no entender dele, do seu agrado... "não deixará"!
A ver vamos.
se o Salvador quer sair, é a decisão dele e temos que respeitar, embora seja contrária às nossas pretensões enquanto adeptos do clube
O meio receio, que é partilhado por vário foristas e até pelo próprio Slavador!, é de que o clube volte a cair nas mãos de uns quaisqueres (desculpem-me a expressão) C**S e INCOMPETENTES.
Já tivemos "bons" exemplos:
- Luís Sá Machado, Fernando Oliveira, Luís Sousa, Alberto Silva, Nuno Cunha, etc...
O próprio J.G. Oliveira foi responsável pelo acumular do passivo.
Vamos ver se o cónego Melo o convence a ficar...
Quote from: Vlad on 24 de September de 2007, 12:23
Reis, recúa uns 4 anos e faz-te a mesma pergunta:
Foi exactamente isso que eu escrevi!
Há 4 anos atrás, o Braga não é o Braga de hoje em dia!
Foi um passo, muito grande que foi dado!
E neste momento, EU sinceramente não vejo ninguém com a DISPONIBILIDADE, e empreendorismo, que para um Braga de topo precisa!!!!
Neste momento o Braga, SÓ pode melhorar, e isso, é dificil, numa cidade como a nossa! Tem que haver uma gestão muito melhor do que a actual!
Há candidatos conscientes para haverem eleições?
Há quem queira e levante o dedo para se "mostar" melhor do que o AS?
Antigamente, ninguém pegava no Braga porque seria uma dor de cabeça de prejuizos, actualmente, é uma dor de cabeça de "ter que ser melhor"!
É por estas e por outras, que a meu ver, não há candidatos!
não concordo Reis
pegar no Braga não é uma questão de ser melhor que o Antonio salvador. isto aqui não é uma um passerelle onde o modelo seguinte tem de ser melhor. E ainda por cima no desporto com as condicionantes todas que se conhecem....
o que se passa, no meu entender, é que para além de expectativas altas, a fasquiafinanceira do clube tn está alta. Temos um orçamento de 10 milhoes- veja, a noticia :
"...Em relação ao orçamento para 2007/2008, perspectiva-se um total de custos de 10.469.681,35 Euros, e um total de proveitos de 9.626.268,00 Euros, sendo o saldo apresentado de -843.413,35 Euros, sem obviamente estarem aqui contabilizadas possíveis receitas extraordinárias.
e o passivo, dizem tb as crónicas...
"Passivo aumentou 19% e é de 9,9 milhões
Apesar da tendência positiva em termos de tesouraria, o passivo da SAD do Braga aumentou 19% em relação ao valor de 2005/06, pois era de 8.064.998 euros, cifrando-se actualmente em 9.959.249,59 euros. Este fenómeno explica-se pelo facto de os activos terem conhecido um crescimento de 148% entre 2006 e 2007, passando de 5.061.041 euros para 12.585.191 euros. Apresentados estes dados, os accionistas não apresentaram qualquer crítica a António Salvador e seus colaboradores na administração da sociedade desportiva, pois estava tudo mais do que explicado. Os dados eram concretos e cristalinos e a evolução dos números mesmo assim impressionante.
Autonomia financeira é de 20 por cento
A saúde financeira da sociedade desportiva do Braga reflecte-se ainda no capítulo dos capitais próprios, estando o passivo fixado em 2.625.942 euros, o que se traduz numa autonomia financeira de 20 por cento. A título comparativo, quando a actual administração, liderada por António Salvador, iniciou funções, em 2002/03, a SAD estava mergulhada numa situação de falência técnica, passando depois de uma situação de 59 por cento de capitais próprios negativos para uma autonomia financeira de 20 por cento. É esse o actual cenário, o que, por certo, deixou os accionistas tranquilizados. A margem de confiança é grande.
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
Ora para ter arcaboiço com "estes números" não é qualquer um... sobretudo se não tiver um manuel rodrigues ou gaspar borges para avaliarem as necessidades prementes junto da banca...
por isso digo, que um dos óbices é mesmo - e continua a ser - a questão financeira/económica...
As outras...bem as outras são a stais que devem levar a refelçexão profunda
Quote from: ric on 24 de September de 2007, 14:35
o que se passa, no meu entender, é que para além de expectativas altas, a fasquiafinanceira do clube tn está alta. Temos um orçamento de 10 milhoes
Exactamente!!!!! Tal clube de topo!
e o passivo, dizem tb as crónicas...
"Passivo aumentou 19% e é de 9,9 milhões
O passivo aumentou, mas os activos também!!!!!! E mais do que o passivo!
Ora para ter arcaboiço com "estes números" não é qualquer um... sobretudo se não tiver um manuel rodrigues ou gaspar borges para avaliarem as necessidades prementes junto da banca...
Ora! estás exactamente a falar na mesma lingua que eu!
por isso digo, que um dos óbices é mesmo - e continua a ser - a questão financeira/económica...
Eu também!, mas por outros motivos que não somente os tais 10M€!
Daquilo que pude ler do comunicado do Salvador, creio que se confirma o que eu já supunha e já tinha defendido numa discussão anterior: ele não se quer recandidatar por causa da falta de apoio de Mesquita Machado à Academia.
Mas, a este propósito, mais curiosas foram as declarações que li ontem no Record e que terão sido transcritas da intervenção de Vespasiano Macedo na Assembleia Geral. Qualquer coisa como: "Ao longo dos anos, o Braga não teve Presidentes. Teve procuradores de um presidente. E é importante saber porque é que não avança a Academia. Será que o clube não pode ser como agora apolítico e apartidário e tem que voltar a ser politizado e partidarizado?"
Não sei se me impressiona mais a declaração ou o autor da mesma... Serão estes os dias do Apocalipse?
Quote from: Bracari on 24 de September de 2007, 16:28
Daquilo que pude ler do comunicado do Salvador, creio que se confirma o que eu já supunha e já tinha defendido numa discussão anterior: ele não se quer recandidatar por causa da falta de apoio de Mesquita Machado à Academia.
Mas, a este propósito, mais curiosas foram as declarações que li ontem no Record e que terão sido transcritas da intervenção de Vespasiano Macedo na Assembleia Geral. Qualquer coisa como: "Ao longo dos anos, o Braga não teve Presidentes. Teve procuradores de um presidente. E é importante saber porque é que não avança a Academia. Será que o clube não pode ser como agora apolítico e apartidário e tem que voltar a ser politizado e partidarizado?"
Não sei se me impressiona mais a declaração ou o autor da mesma... Serão estes os dias do Apocalipse?
Ahuhauhauha já há muito que não me ria tanto.....Essa declaração vinda de quem veio só poderá ser para rir....Enfim, estamos entregues...Está mesmo tudo doido...
Quote from: Bracari on 24 de September de 2007, 16:28
Daquilo que pude ler do comunicado do Salvador, creio que se confirma o que eu já supunha e já tinha defendido numa discussão anterior: ele não se quer recandidatar por causa da falta de apoio de Mesquita Machado à Academia.
Mas, a este propósito, mais curiosas foram as declarações que li ontem no Record e que terão sido transcritas da intervenção de Vespasiano Macedo na Assembleia Geral. Qualquer coisa como: "Ao longo dos anos, o Braga não teve Presidentes. Teve procuradores de um presidente. E é importante saber porque é que não avança a Academia. Será que o clube não pode ser como agora apolítico e apartidário e tem que voltar a ser politizado e partidarizado?"
Não sei se me impressiona mais a declaração ou o autor da mesma... Serão estes os dias do Apocalipse?
O Vespasiano??? O advogado? Disse isso? :o
Quote from: Kilo on 24 de September de 2007, 16:38
Quote from: Bracari on 24 de September de 2007, 16:28
Daquilo que pude ler do comunicado do Salvador, creio que se confirma o que eu já supunha e já tinha defendido numa discussão anterior: ele não se quer recandidatar por causa da falta de apoio de Mesquita Machado à Academia.
Mas, a este propósito, mais curiosas foram as declarações que li ontem no Record e que terão sido transcritas da intervenção de Vespasiano Macedo na Assembleia Geral. Qualquer coisa como: "Ao longo dos anos, o Braga não teve Presidentes. Teve procuradores de um presidente. E é importante saber porque é que não avança a Academia. Será que o clube não pode ser como agora apolítico e apartidário e tem que voltar a ser politizado e partidarizado?"
Não sei se me impressiona mais a declaração ou o autor da mesma... Serão estes os dias do Apocalipse?
O Vespasiano??? O advogado? Disse isso? :o
É verdade, também li...
Quote from: Pedro Ribeiro on 24 de September de 2007, 16:45
Quote from: Kilo on 24 de September de 2007, 16:38
Quote from: Bracari on 24 de September de 2007, 16:28
Daquilo que pude ler do comunicado do Salvador, creio que se confirma o que eu já supunha e já tinha defendido numa discussão anterior: ele não se quer recandidatar por causa da falta de apoio de Mesquita Machado à Academia.
Mas, a este propósito, mais curiosas foram as declarações que li ontem no Record e que terão sido transcritas da intervenção de Vespasiano Macedo na Assembleia Geral. Qualquer coisa como: "Ao longo dos anos, o Braga não teve Presidentes. Teve procuradores de um presidente. E é importante saber porque é que não avança a Academia. Será que o clube não pode ser como agora apolítico e apartidário e tem que voltar a ser politizado e partidarizado?"
Não sei se me impressiona mais a declaração ou o autor da mesma... Serão estes os dias do Apocalipse?
O Vespasiano??? O advogado? Disse isso? :o
É verdade, também li...
Percebo tanto de política e das suas movimentações como de física quântica e, sinceramente, não consigo interpretar o que daí pode ver, dessas declarações! Só consigo ficar espantado e receoso...
será que o Miguel MM será o próximo?
o futuro o dirá.
mas se o predicado "amor ao Braga" valer qq coisa, poide ser que sim
Quote from: Kilo on 24 de September de 2007, 16:47
Quote from: Pedro Ribeiro on 24 de September de 2007, 16:45
Quote from: Kilo on 24 de September de 2007, 16:38
Quote from: Bracari on 24 de September de 2007, 16:28
Daquilo que pude ler do comunicado do Salvador, creio que se confirma o que eu já supunha e já tinha defendido numa discussão anterior: ele não se quer recandidatar por causa da falta de apoio de Mesquita Machado à Academia.
Mas, a este propósito, mais curiosas foram as declarações que li ontem no Record e que terão sido transcritas da intervenção de Vespasiano Macedo na Assembleia Geral. Qualquer coisa como: "Ao longo dos anos, o Braga não teve Presidentes. Teve procuradores de um presidente. E é importante saber porque é que não avança a Academia. Será que o clube não pode ser como agora apolítico e apartidário e tem que voltar a ser politizado e partidarizado?"
Não sei se me impressiona mais a declaração ou o autor da mesma... Serão estes os dias do Apocalipse?
O Vespasiano??? O advogado? Disse isso? :o
É verdade, também li...
Percebo tanto de política e das suas movimentações como de física quântica e, sinceramente, não consigo interpretar o que daí pode ver, dessas declarações! Só consigo ficar espantado e receoso...
Eu por acaso dou uns toques em física quantica...posso-t ajudar! ;D
Mas eu a ti nao queria, porque pelos menos a mim não me ajudam a entender nada disto!
as palavras do dr vespasiano são um execelente exercicio oratório!!!!!!
leia-se nas entrelinhas aquilo que está nas entrelinhas
Ainda bem que esse senhor se vai embora. ;D
So e pena que esteja na cara que esse senhor vai sair para poder ser ele a construir o centro de estagio.
Miguel MM? Vespasiano????
Isto está tudo doido??? Para onde querem levar o SCB? Querem um novo Salgueiros? Se vai nesse caminho, por muito que goste do SCB, acho que vou passar um longo período sem ligar nenhuma a futebol.....
Eu a pensar que a mentalidade teria mudado..mas parece que me enganei.....
Quote from: ric on 24 de September de 2007, 14:35
o que se passa, no meu entender, é que para além de expectativas altas, a fasquiafinanceira do clube tn está alta. Temos um orçamento de 10 milhoes- veja, a noticia :
"...Em relação ao orçamento para 2007/2008, perspectiva-se um total de custos de 10.469.681,35 Euros, e um total de proveitos de 9.626.268,00 Euros, sendo o saldo apresentado de -843.413,35 Euros, sem obviamente estarem aqui contabilizadas possíveis receitas extraordinárias.
A esses 10 milhões ainda tens que juntar mais 3,5 milhões do orçamento do Clube.
Acho estranho é uma coisa... na hora de vender jogadores todos nós achamos que 2 milhões pelo Madrid seria um mau negócio... que facilmente se arranjaria quem desse mais... que 500.000 Euros pelo Luís Filipe (que só tinha mais um ano de contrato) foi um péssimo negócio porque o Braga não precisava de esmolas... Na hora de falar do Marketing todos temos montes de ideias fáceis, baratas e que dão milhões, etc. falado assim neste fórum até parece ser fácil "fazer" milhões...
Mas, quando chega a hora da verdade todos metemos a mão na consciência e chegamos à conclusão que ser presidente de um Clube como o Braga é um fardo muito pesado e não é assim tão fácil arranjar esses milhões todos...
Ao contrário do que dizem, acho que neste momento o Braga não precisa de alguém com muito dinheiro... precisa é de um BOM gestor, com conhecimentos nos meandros do futebol que garanta uma boa gestão e capacidade para vender todos os Anos 2 ou 3 jogadores. Já sei que vão dizer... e se algum ano a coisa corre mal e não se consegue vender jogadores? Pois... isso é verdade, mas uma coisa que AS nos ensinou é que é perfeitamente possível vender mais que 1 jogador todos os Anos... nisso ele é o melhor em Portugal, sem dúvida!
Quote from: Miguel Portela on 24 de September de 2007, 19:41
Ainda bem que esse senhor se vai embora. ;D
So e pena que esteja na cara que esse senhor vai sair para poder ser ele a construir o centro de estagio.
Cada vez fico mais espantado com determinados comentários. E sem mais comentários ... que não parece valer "a pena".
Caros associados,
A. Salvador tem feito um bom trabalho. Em termos financeiros, parece que estabilizou as contas da SAD. É certo! . Mas confesso que já estou cansado de me contentar com o 4º lugar. O Braga é ENORME. Tem que ser algo mais que o 4º. Temos que ambicionar a Liga dos Campeões. Logo este ano que os outros parecem estar mais fracos, principalmente o Benfica.
Por outro lado, já estou igualmente cansado de ter no estádio "apenas" 9 a 12 mil pessoas. O que se passa? não têm um dep. de marketing? não conseguem fazer uma campanha em condições para atrair sócios ao estádio? as que têm feito não têm resultado.
A nossa ambição é crescer e rápido, antes que nos aconteça o que está a acontecer ao Boavista.
Por isso, Sr. Salvador, decida-se de uma vez por todas. Espero que fique e que assuma um projecto de em 2 anos ter sempre 20.000 sócios no estádio e ir à Champions.
Saudações Braguistas.
É hora dos contras se candidatarem, e mas fazerem melhor que o A. Salvador.