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Superbraga - O Fórum "Super"... => 1 - Futebol / Clube / SAD => Topic started by: ric on 10 de April de 2012, 16:58

Title: Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 10 de April de 2012, 16:58
POST 1/2

Caros amigos:

Aviso desde já que irei escrever bastante neste tópico pois é uma área pela qual venho lutando: espectadores/ adeptos para o nosso Enorme.
SÃO 2 POSTS pois excedi o tamanho de um único.

O Fidelis dizia num outro tópico excelente que jesualdo ferreira falava num estádio com 30 mil para sermos campeões. Eu ouvi e presenciei. Tive algumas dúvidas na altura mas confesso que interiorizei bem o que o prof queria dizer. E este foi um aviso sábio, não tenho qualquer dúvida ... Até o vizinho Pimenta já disse, no alto da sua "sabedoria" que precisavam de 100 mil adeptos para algum clube fora dos 3 grandes fosse campeão...
Dei por mim a pensar noutros momentos em que esta situação foi abordada:
António Salvador falou que a cidade não correspondia ao esforço do clube, lançou o "espicaçar " de gostar mais da massa adepta do "lado de lá do picoto" (para mim uma mancha na carreira presidencial de salvador...). Mais tarde lançou a "isca" do Braga apostar em ter mais adeptos/sócios do que o Sporting.
Todos a envolverem a questão dos adeptos (leia-se força de espectadores no estádio Axa onde verdadeiramente se criam "infernos" e as equipas "têm um baque" quando lá jogam.). Um estádio cheio é hoje em dia , prova de força. E força é aquilo que os clubes têm de mostrar (ou convencer) para que possam ser olhados com "medo" e os jogadores contrários se sentirem intimidados (no sentido positivo da palavra , claro).
Hoje, falamos que no AXA e fora de Braga, o SCBraga não tem ainda uma massa adepta forte. Não tem aquele potencial humano que faz parar corações e impõem respeito, voltando a atenção de todos ( e até da CS) em torno de si. Mais do que a qualidade dos actores falta-nos o reconhecimento do "público" para termos um grande espectáculo.
Portanto, penso que estaremos de acordo que sem esta "entourage" o "arrojo" de nos intrometermos entre a luta de galifões é menos capaz e exige o triplo do esforço. È não poder falhar NUNCA onde alguns podem falhar. É ser 10 vezes mais capaz e forte. È aguentar sem vacilar todos os socos no estômago de um percurso desportivo bem difícil.

O SCBraga cresceu na última década a olhos vistos. Desportivamente atingiu patamares nunca vistos durante a orientação de salvador. O seu crescimento foi tão grande que chegou a uma taça Europeia (quando será que nos veremos nesta situação novamente???), calcorreou alguns dos melhores palcos europeus, jogou de igual para igual com colossos como Milão, Liverpool ou Sevilha, mordeu os calcanhares ao campeão nacional e intrometeu-se definitivamente entre os pódio. No primeiro ano de Jesualdo lutamos para não descer....
Talvez por isto, sejamos apontados um "CASO"  raro mesmo a nível europeu e não foi por acaso que vencemos um troféu que premiava o melhor índice desportivo.

Acreditei, piamente,  que Braga ( a cidade e a região) precisavam de um "clique" para se voltar para o seu clube mais representativo. Não era preciso troféus (se bem que ajudavam...). Acreditei que estes feitos que atrás relembrei pudessem ser suficientes para termos assistências record , não daquelas que hoje temos comparadas com a década de 90 onde uma boa casa no 1º de Maio seriam 7500 almas... Não, acreditei que com performances elevadas, com adversários de primeira água conseguíssemos passar a todos a excelência de um trabalho colectivo e de uma equipa ganhadora .Achei que devíamos , que era a nossa altura de agradecer, retribuindo em número ao esforço de todos, a começar pelo presidente Salvador.

Mas raras vezes subimos a fasquia dos 20 mil espectadores. Mesmo em jogos com adversários de valor mundial e a lutar por objectivos  nunca por nós pensados. Subimos, é certo que subimos na média de espectadores. Mas nunca num nível correspondente ao que recebemos desportivamente.

Nos últimos 3 anos vivemos os melhores momentos de uma longa história. Nunca conseguimos ter médias superiores a 13/14 mil espectadores^:
2011/12 ( ainda faltam mais dois jogos em casa): 192.745 (14.827)

2010/11: 217.630 (14.509)
2009/10: 214.112 (14.274)
2008/09: 158.278 (10.551)
2007/08: 234.211 (15.638)
2006/07: 183.838 (12.255)
2005/06: 196.356 (11.550)


Com a excepção de 2008/2009 onde caímos bastante em termos de espectadores, apenas aumentamos em cerca de 3 mil o número de espectadores. Ou seja, subimos cerca de 25% o número de espectadores.E nos últimos anos mantemos o índice precisamente nos anos de ouro desta nova era do SCB.
Podem pensar que é muito! E 25% é bastante, diga-se em abono da verdade.
Mas já pensaram um bocado o que a equipa conquistou desportivamente? Não cresceu 5 ou 6 vezes mais em termos de conquistas? Não jogamos "noutros campeonatos"? Não se lembram que nunca mais jogamos para o pontito? Reparem no número de vitórias fora de portas agora e há 7/8 anos atrás...

25% não é nem será um número que nos faça sentir satisfeitos. Mas são 25% que representam mais 3 mil espectadores em média, não são termos mais 20 ou 25 mil nas bancadas...

Podemos então agora parar para reflectir.
O que se passa então , na nossa cidade e região, para que este grande salto desportivo não fosse acompanhado devidamente ?
Que mais teremos de fazer para reconhecer que falhamos ao nível de envolvimento clube/cidade?
Curiosamente dei por mim a visitar Villareal, clube e cidade espanhola. Tem percursos semelhantes ao Braga embora a estória arsenalista seja muito mais gloriosa. O Villlareal andou no sobe e desce e em divisões terciárias desde a sua fundação em 1923 Em 1997/98, o clube, depois de 65 anos nas divisões inferiores, estreava na elite do futebol espanhol.
Não foi, no entanto, um começo positivo. De cara, o Villarreal ficou na 18ª posição do certame e desceu. Voltaria, porém, em 2000/01, e começaria uma história surpreendente no torneio nacional.
Conseguiu um sétimo lugar logo no primeiro ano depois do retorno, e, dois anos depois, garantiu vaga na  UEFA ao vencer a Taça Intertoto Na temporada 2004/05, o Villarreal terminou o Campeonato Espanhol em 3º e conseguiu vaga na Liga dos Campeões , onde chegaria até as semifinais na temporada 2005/06. Hoje , o seu estádio para 25 mil pessoas está sempre cheio, isto numa cidade com 45 mil almas! Um presidente endinheirado, vários mecenas, jogadores de topo e muito trabalho em conseguir reunir o apoio da região ditaram esta história de sucesso. Nada que não seja possível "copiar" para o nosso Enorme.
Mas voltemos atrás....ás duas questões centrais...
O que se passa então , na nossa cidade e região, para que este grande salto desportivo não fosse acompanhado devidamente ?
Que mais teremos de fazer para reconhecer que falhamos ao nível de envolvimento clube/cidade?
Comecemos pelas razões "exteriores", aquelas em que não é possível controlar directamente:
1-   QUEBRA DE CREDIBILIDADE DO FUTEBOL – quer queiramos quer não, existem muitos potenciais adeptos que não se reveêm neste nosso futebol de engano e de mentira. Se os organismos oficiais são os primeiros a prevaricarem não defendendo com isenção a "sua indústria", que dizer do espectador que se sente enganado e injustiçado? Não estamos a trazer "gente nova " ao futebol!
2-   QUEBRA DE PODER DE COMPRA E DIFICULDADES ECONÓMICAS – este é um aspecto fundamental e que não tem sido focalizado como deve merecer. O futebol é um espectáculo e "espectáculos" são os primeiros a serem colocados para  trás quando a carestia de vida aperta. Com raríssimas excepções – e sempre daqueles que estão perdidos de amores pelo clube – ninguém "tira á boca para dar à vista". Ninguém tem circo se não há dinheiro para pagar o palhaço. Numa modalidade cada vez mais familiar (veja-se o interesse crescente das meninas e senhoras) ter de pagar a dobrar ou triplicar para toda a família é...obra. Não olhar a isto é descurar a realidade!
3-   LÓGICA DA TELEVISÃO  E DOS HORÁRIOS– o futebol está a morrer salvo raríssimas excepções como espectáculo de bancada. O servilismo das SAD´s á concessionária dos direitos televisivos é um colete de forças ao expansionismo do futebol, focalizado para ser um espectáculo de realizações televisivas. Uma grande parte das receitas de um ano é devido a este serviço e tudo o resto é passado para segundo plano. A questão dos horários (quantas vezes á semana e a horas bem tardias), o largo espalhamento dos jogos por quase 4 dias de competição semanal retira sal ao desporto-rei e espectadores. Não ver isto é tapar a cabeça com as palas da Correaria...
4-   CUSTO DOS BILHETES – muitas vezes falamos e comparamos preços de bilhetes de um concerto dos U2 ou Madonna com um Braga- Liverpool. Não podemos fazer este tipo de comparações. Os públicos alvo são diferentes e, sobretudo, a procura é incomparavelmente diferente. Hoje um Barcelona ou real pode fazer a sua politica de preços pois tem casa cheia e filas para comprar ingressos num estádio sempre cheio. O Nosso Braga nem de perto nem de longe pode ambicionar a tal. Nas condições actuais da carestia de vida, alguns preços são ... pornográficos. Não reconhecer isto é andar longe da realidade!
5-   CONDIÇÕES DO ESTÁDIO – sei que o que vou dizer não será compreendido mas o nosso estádio não é o melhor para trazer "povo". Os acessos são medíocres, os estacionamentos inexistentes, a ordenação do transito enervante, os apoios dentro e fora do estádio ridiculos. Lembrem-se que falamos de uma estádio novo, de raiz e de milhões. Não de uma renovação qualquer de um campozito metido no meio da cidade... Hoje, também o público do futebol quer conforto, facilidades, acessos rápidos, qualidade! Só os "de sempre" toleram passar horas em filas,  e a programar quase de véspera onde vão estacionar, que autocarro tomar,etc, etc. È próprio da nossa condição que aspiremos a comodidade e fluidez. Não a confusões e empecilhos. Não ver isto é estar por fora de tudo!
6-   SEGURANÇA – o fenómeno hooligan foi por todos acompanhado. Viu-se o que a Inglaterra e outros países fizeram para estancar a violência. Hoje temos estádio novos, novas mentalidades na maioria dos adeptos mas muita burrice e atitudes insensatas seja da polícia ou de espectadores. Também em braga temos sentido isto criando uma sensação de insegurança em torno de um jogo que deveria ser uma festa. Hoje, muitas pessoas pensam se vale a pena o risco. Não admitir esta realidade é fazer como a avestruz!

Deixei ficar aqui algumas razões para identificar causas para enquadrar este problema. Temos um Bom Produto (equipa), uma boa marca (clube) mas uma má embalagem. E apesar da oferta ser interessante a imagem não se apresenta forte e a embalagem não vende.

Temos então que nos voltar para dentro e alterar as nossas variáveis, aquelas que podem ser invertidas a nosso favor para "embrulhar" a embalagem num papel mais "chamativo".
Fui um acérrimo defensor da ida dos futebolistas ás escolas.
Numa primeira fase em moldes diferentes, visitas mais "low-profile" e sem "marcar pontos concretos". Pouco depois, o clube continuava estas iniciativas e inseria um modelo que me afigurava ser mais eficaz. Os miúdos eram brindados com um rectângulo mágico amarelo, passando a pertencer ao rol da legião de associados. Este papel, por pequenino que seja fazia a diferença. Era a garantia do futuro, uma aposta num "depósito a prazo" com rendimentos evidentes num médio prazo. O público alvo eram as crianças da escolaridade básica, logo com7 a 9/10 anos. Na idade da formação dos gostos e das opções. E como moldava um petiz uma visita de um craque á sua escola!
Mas esta aposta era, como disse a médio prazo. O clube criava raízes para um crescimento a 6/7 anos (altura em que esta tropinha faria – esperava-se – "choradinho" aos pais para ir á bola). Era também a clara constatação que não seria mais possível mudar "burro velho" e que dificilmente adultos seriam puxados para a Legião. Por terem já gostos marcados, pelo tal bi-clubismo, por falta de cultura desportiva, por falta de bairrismo e por comodismo. E por, e por.... N razões.
Por isso a politica do Braga era certa. Por isso se davam passos certos em direcção ao futuro. E por aqui se incutia o braguismo, qual bichinho que ia morder e passar a residir no coração. Para sempre!
Acompanhado de um merchandising mais acutilante ( a colagem aos romanos foi perfeita) estavam criadas as bases de sustentação do futuro do clube.

Mas a equipa crescia mais do que se julgava. De lugar cativo na Europa, chegava a vice-campeão nacional, a vencedor da Intertoto, a finalista da Liga Europa! Tudo muito depressa e sem a tal base de sustentação que falava acima que lhe permitiria ter um "mais conforto e resguardo" nestas guerras de valentes.
Paralelamente, sinto que o clube não ganhou muito no espaço imediato com estas acções. Isto por várias razões: horários dos jogos (quem leva uma criança ao futebol ás 8 e meia de segunda feira?), critérios não uniformes para o acesso aos  jogos (umas vezes gratuitos a menores e outros não), complexidade para  aquisição de bilhetes para os " que estão fora desta área" e que gostariam de levar os filhos,etc. isto para além dos pormenores (pormaiores) dos pontos que referi atrás.

Seria interessante saber o alcance concreto destas acções. Sei que pelo menos mais de 3 mil jovens legionários foram incorporados na legião este ano. Seria fácil por consulta aos seus números de associado saber o número daqueles que foram ao estádio, logo a seguir ás acções ou no seguimento das mesmas. Não andarei longe se disser que menos de 10% acederam ao chamamento e são hoje "habitués" no AXA fruto das acções nas escolas. Mas mesmo assim, acho uma acção correcta e com evidentes resultados a médio prazo.

Abro então nova página neste meu "testamento" para tentar mostrar-vos que seria interessante alterar o paradigma. Porque precisamos de mais resultados imediatos, com espectadores sempre presentes para nos acompanhar nestas novas andanças que surgiram- repito – mais depressa do que todos julgávamos. Mas se os conseguimos alcançar num período de tempo menor, temos que reconfigurar o que estava previamente definido e delineado.
Temos de chamar hoje, sim já hoje, mais adeptos ao estádio.

Continua abaixo...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 10 de April de 2012, 16:59
CONTINUAÇÃO post 2/2
Temos de chamar hoje, sim já hoje, mais adeptos ao estádio.

Para mim, continua a haver uma deficiente interacção  do clube com a cidade. Para o bracarense alheio a estas andanças, ele reconhece que o clube está bem, anda ali prós lados de Dume mas parece que é algo longe, sem presença efectiva nos locais onde passa. A falta de um local de convívio de associados , apesar das lojas que o clube tem, poderia dar um toque mais coloquial e de aproximação á cidade e aos adeptos.
Por outro lado, faltam símbolos do clube espalhados pela cidade num total alheamento ao que é nosso e ao maior símbolo desportivo da cidade. Quantos estabelecimentos ostentam o símbolo do Braga? Mas muitos têm a bandeira galega (numa correcta acção da associação comercial)... Não vejo é esse envolvimento com o nosso clube. Mas devia. Lá isso devia.

E quantas vezes desceu o clube á cidade? Quantas vezes pugnei aqui que se devia fazer uma apresentação simbólica no centro da cidade, com os craques próximos das pessoas e um passeio caloroso na enorme zona pedonal do casco urbano?
Quantas vezes foram anunciadas os jogos devidamente agora que todas as semanas mudam de hora e dia?
Quantas vezes tivemos stands do clube nas principais festas da cidade e exposições tipo Agro?
Quantas vezes foi referido nos hotéis da cidade que a cidade tinha um finalista da Europa e um dos estádios mais emblemáticos do mundo?
Quantas vezes se levou o público anónimo a um evento lúdico ou cultural ao Axa, tentando quebrar o gelo e a barreira daquele enorme espaço granitico?
Quantas vezes se tentou separar algumas águas politicas que podem ser benéficos para o clube mas que distanciam quem não quer futebol e politica misturados?
Quantas vezes o clube trouxe á cidade as suas modalidades, num evento de exibição e show-off mostrando que o clube é muito mais do que uma equipa de futebol?
Quantas vezes o clube se reuniu com núcleos que abriu com pompa e alegria e se divorciou deles num curto espaço de tempo?
Quantas vezes se interessou em conhecer porque um associado não foi ao futebol ou porque não pagou as quotas mas que hoje se mostra mais actuante  e persuasivo quando é para subscrever um pacote de telecomunicações ?
Quantas vezes pensou nos desempregados e em facilitação de meios mais suaves de pagamentos de quotas?

Estas são questões para chamar a cidade a si. Mas quanto a mim, interessa cativar outro público.
O da faixa etária entre os 14 / 16 anos, ou seja, os alunos dos estabelecimentos do 2º e 3º ciclo (estes preferencialmente).

Vou explicar porquê:
Devemos ter entre 6 a 7 mil alunos deste escalão no concelho e talvez uns 2 a 3 na cidade. São alunos e jovens com maior autonomia e facilidade motora.
Facilmente podem sair sozinhos, ir ao estádio a pé e não depender de terceiros (os pais como sucedia nos mais novos das escolas). Por outro lado, facilmente passam palavra e funcionam muito por grupo. Uma experiencia bem sucedida com um é passada a outro e por aí adiante.
Bem trabalhado pode-se facilmente incutir modas e regras de conduta. Uns copiam os outros e generalizam-se hábitos.
Ora este tipo de adeptos estão a começar a vivencia desportiva. Alguns podem estar já arreigados aos tais clubes "fáceis", os que vencem . mas a sua irreverência e gosto pela diferença pode ditar apetências e facilmente podem ser rendidos ás hostes legionárias.

Para tal é preciso que o clube crie dias abertos no estádio, á semana, em sintonia com a escola e até o núcleo de desporto. Não esquecendo as visitas que deveriam ser mais periódicas e não intermitentes.

Um atleta tem que dispor de , pelo menos 2 dias por mês para dar a sua imagem ao clube. E ter , sobretudo a noção que existem atletas que "vendem" muito mais do que outros. O mais "giraço" pode ser um tónico forte para as meninas em idade de  secundário e pode canalizar adorações iguais a muitos ídolos da música. Não podemos levar jogadores a escolas onde a sua prestação tem sido muito baixa e quase ignorada. Quantas vezes Alan, Viana, Lima e Quim foram ás escolas? São eles os rostos do clube!!!!!!!!!!Valem muito mais – com a devida vénia  e sem qq ponta de divisão– que um lesionado Baiano ou um recruta dos novos...

Temos que conjugar apetências para o estádio.
Criar um mais fácil cartão "jovem apoiante" de forma  a que todos possam sentir-se parte da legião sem a logística associada a um típico cartão de associado. Hoje, a informática faz milagres e uma boa relação com as escolas permitiria dsitribuir cartões sem fotografia mas com nome a todos os alunos sem excepção. E este cartão daria mais valias aos seus detentores idênticas ás dos actuais associados mas mais virados para o seu escalão etário: cinemas, Fnacs, etc

Importante seria facilitar os acessos ao estádios, ou melhor, franquear PORTAS aos mais novos. Luto há anos para que todos os miúdos em idade escolar possam ter entrada livre no estádio.

Felizmente temos um estádio ENORME  e infelizmente  VAZIO.

Seria algum problema franquear as portas a todos, abrindo um espaço especial numa das bancadas de forma a que seja a bancada JOVEM?
Alicerçada em bares á maneira, música nas áreas por baixo das bancadas . Não precisamos de fomentar , á custa do Braga mais valias para as sede do Bairro ou para os cafés das redondezas (se bem que tb é importante e faz parte da romaria). A juventude poderia chegar uma hora antes do jogo e sair uma ou duas horas  depois, passando a dispor no estádio de áreas de lazer á sua imagem.
Os bilhetes gratuitos, esses, eram colocados á disposição na hora em bilheteiras próprias ou então com a introdução do cartão "jovem adepto" nos torniquetes. E aqueles que tivessem assistido a mais do que 5 jogos teriam a primazia de serem os escolhidos para assistir aos jogos da "pica maior" , ou seja, com os 3 porquinhos e Bitorinha...

Não podemos é por entraves a isto. A ter uma logística complicada quando as idades são de simplicidade e pouca paciência para com filas e essas "cenas".
Não compreender isto é não entender a juventude.
Quem conhece jovens em idade escolar sabe que ao longo deste ano, foram várias a s vezes que uns adeptos puxaram os colegas para ver o Braga.
Apenas a situação financeira (para quem não é sócio tem que pagar um preço altíssimo e não existem bilhetes para estudantes) e a logística da coisa (a ida a locais de venda e espera em filas) atraiçoam quem vai ver o Braga como acção repentina e fruto do momento.
É o tal arrastamento que outros fazem. E não conseguir dar "vazão" a este impulso é não apostar no futuro.
Parece-me também que em termso de camisolas oficiais o clube não pode insistir nos 30 a 40 euros. Sei bem que as coisas são assim, que é tradição, existem contratos. Etc, etc....  mas até há bem pouco tempo era impossível perdermos o 13º mês e perdemos.

Ter camisolas oficias do clube a 10 euros é mais sensato e universal.

Com algumas destas estratégias orientadas a estas faixas etárias, podemos ter, a curtíssimo prazo, uma segunda bancada poente ou nascente com 5 a 6 mil jovens adeptos, irmanados num ideal que , mesmo que seja algo virtual irá fazer a sua mossa e virará ...paixão.

Aos de locais mais distantes da cidade, quinzenalmente e com combinações prévias poderiam os TUB trazer miúdos de Vila verde ou povoa de LANHOSO. mais granditos já não seria problemático.
Agora colocar a juventude a pagar 2.5 e 5 euros por mês como associado, muitas vezes obrigar a pagamento de bilhete, ter que levar injecções de espectáculos pimba nos intervalos, ter bares que em vez de serem "cool" são "demodés" e SOBRETUDO BANCADAS VAZIAS NA CIDADE DA (europeia) JUVENTUDE NÃO LEVA A LADO NENHUM.

Saibamos cativar a geraçaõ que pode ser braguista.

Saibamos compreender que temos que dar concessões e rebuçados para sabermos colher frutos de uma massa humana e simpatizante mais forte e actuante.

E seguir com a estratégia de consolidação dos mais velhos criando condições melhores, apoios eficientes e simplificação de processos.

São ideias que penso serem passíveis de discussão e que me foram ocorrendo enquanto pensava nesta problemática.

Se quisermos ser grandes, já manha e não daqui a 20 anos.
Eu já não espero.
E quero ver o Braga campeão! Porque , estamos no tempo de deixarmos os "quase" e pensarmos que somos capazes.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: BRG_1921 on 10 de April de 2012, 17:22
Outro bom exemplo é o Atlético de Bilbau.

Acredito que estamos a caminhar no sentido correcto, mas o processo de interiorizar o Braguismo nos bracarenses e na região minhota é mais demorado que o crescimento desportivo. Se olharmos para à 10 anos atrás a diferença é brutal, acho até que o processo está mais adiantado do que parece uma  vez que muitos dos que vão encher o Axa num futuro próximo permanentemente com os 30 mil são hoje crianças.

Brevemente chegaremos aos 30 000 sócios o que também é de realçar.

Penso que um pormenor importante para o crescimento do clube e dos adeptos no estádio é a comunicação social (quem não aparece, esquece) e que o Braga tem de a saber trabalhar, penso que também aí estamos a evoluir.

A associação aos Gverreiros do Minho foi também um passo importante, veio trazer identidade ao clube e à cidade o que ajuda a nos orgulharmos de ambos e a fomentar o "bairrismo" braguista.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: LS on 10 de April de 2012, 17:41
Eu acho que o único problema, é a falta de adeptos das outras equipas sem ser os 3 grandes...

Os pequenos não tem adeptos, ou tem poucos, como Braga, e os Vitorias. Daqui a pouco mais vale fazer-se um campeonato a 3, e acredito que um dia vai acontecer porque os outros não tem adeptos! E esses precisam de nós para sobreviver, se não houver pequenos também não há grandes!

A mentalidade é que esta mal, porque quase todos apoiam um dos 3 estarolas, isso vai demorar a mudar, e ate com tendência para aumentar em todo o pais, fora Braga, devido ao nosso crescimento.

Não venham com desculpas do estádio, quando vem cá os grandes ou quando é de borla, o estádio já é bom... Enfim ainda no jogo com o Porto vi um gajo que está sempre no estádio equipado a rigor a Braga, e nesse jogo foi para o meio dos Super, todo à porto... Isto enerva-me e ultrapassa me completamente, mas é o povo que temos.

Temos que viver com os adeptos que temos, que não são mais que 20mil verdadeiros, é a nossa realidade. Com um crescimento sustentado e uma mudança de mentalidades desta geração, acredito que vamos crescer.

Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: LS on 10 de April de 2012, 17:49
O Futebol em Portugal vai morrer, não tenho duvidas nenhumas, e esses 3 vão jogar para Espanha, la ganham mais em televisão, e os estádios tem adeptos da equipa adversária!

Aqui jogam sempre em casa, porque os clubes não tem adeptos devido a nossa mentalidade, que como tudo nesta país... enfim...

Ou vão jogar um campeonato a 3
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: LS on 10 de April de 2012, 17:57
Quote from: BRG_1921 on 10 de April de 2012, 17:22
Penso que um pormenor importante para o crescimento do clube e dos adeptos no estádio é a comunicação social (quem não aparece, esquece) e que o Braga tem de a saber trabalhar, penso que também aí estamos a evoluir.
Esta aqui também um pormenor importantíssimo, as crianças só ouvem falar dos 3 grandes nas noticias jornais etc... Como vão ser do clube da terra?? impossível, mal o conhecem! Mesmo que conheçam, depois vão ter sempre uma queda para um dos 3, porque são os únicos que são falados!
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 10 de April de 2012, 18:08
amigos:

mas se a mentalidade ainda custa ou demora a mudar, vamos ficar quietos a esperar que ela se enraize cadavez mais? ou vamos assumir que temos trabalho redobrado a fazer para tentar alterar o rumoi das coisas?

temso que inverter o paradigma. Deixar de pensar que o clube deve permanecer tranquilo á espera de adeptos.

temos que eleger politicas de acção e público alvo. Inverter mentalidades e esquecer muitos clichés. Não posso mudar esses tipos de vermelho e branco e azuis por um jogo. Se não os consigo mudar vou preocupar-me com eles? Não. tenho é que pensar emn redefinir estratégias. Com marketing agressivo, com propostas tentadoras, com técnicas de vendas e promoção de marca. estamos a vender um produto essenciLMENTE Com muita concorrência, muitas  vezes desleal e sem qq organismo de supervisão. e se existem empresas com sucesso que sobrevivem em´áreas de concorrencia feroz, temos que saber incutir um novo rumo ao nosso clube.

Que seria da pepsi se assumisse que a Coca-cola era indestrutível?
Que seria da super-bock se pensasse que em portugal só se bebia Sagres?

Deixemos ficar a ideia que estamos em luta, muito desleal e deficitária para termos mais força. E deixemos de pensar que todos são maus da fita e traidores só porque gostam de outros clubes. Eu não entendo mas respeito. Não os quero é converter pois não será possivel e gasto muitas energias.
Mas temos que procurar os nossos nichos de mercado. e eles estão á vista. por mim já os identifiquei.

Agora se querem tudo direitinho, que eles venham a nós como cordeirinhos, que sigam aquilo que fazemos há anos com um sabor de nada irritados e felizes, então estamos muito enganados.

E não podemos esquecer que o nosso estádio é bom mas tem coisas erradissimas que não se compadecem com os moldes actuais.

Querem um exemplo? eu gostava imensao d eralis. A sensação da velocidade, das classificativas, do pós, da adrenalina valiam valentes molhas, secas monumentais, cansaço quase ao limite. Quem corre por gosto não cansa. hoje, apesar de manter alguma atracção por este desporto já não aguento toda a logistica necessária e a sensação de desconforto que terei. mesmo que tire muito gozo do espectáculo, já não posso aguentar tudo o resto. Acomodei-me, aburguesei-me...envelheci... Mas sobretudo tenho a consci~encia que hoje, procura-se a facilidae de processos, o pagamento por multibanco e webbank. Quem aguenta 15m na fila de um banco para levantar cheques?

hoje a sociedade evoluíu, tornou-nos mais exigentes no que respeita a conforto e facilidades.
para quem procura as primeiras emoções do futebol não lhes podemos atirar com logisticas complicadas. tem que ser tudo fácil.

ou então ter a sorte de cativar maluquinhos que nada pedem em troca , quais seguidores de uma seita qualquer em que nada lhes fará qualquer problema.
o futebol não é essa seita nem está para aí virada. mas não podemos parar no tempo e esperar que todos sejam maluqinhos da bola...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: miguel_afonso on 10 de April de 2012, 19:12
Tudo muito bem, mas o que é que nós devemos fazer ou podemos fazer?
Esta é que é a verdadeira questão?

Concordo que necessitamos de alterar o paradigma, a forma como vivemos o clube. Se virmos o exemplo do forum, a quantidade de adeptos Vs foristas inscritos e postagens por dia dá um rácio irrisório...

Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Duarte on 10 de April de 2012, 20:02
Um exemplo muito simples:

-Esta semana juntamo-nos para realizar um cordão humano e arruada de apoio ao SCB. Quantas vezes isso foi referido no facebook do Braga ou no próprio site do clube. ZERO! A adesão das pessoas não poderia ter sido muito maior e assim passar ainda melhor imagem caso o Braga nos tivesse ajudado NO MINIMO na divulgação? Bastava uma simples nota no site e no facebook que conta com quase 20 mil fãs! Estas iniciativas também ajudam a fomentar o Braguismo e a despertar a cidade para o Clube, bastava ver a felicidade estampada nos rostos das crianças que participaram.

-Enquanto isso, os dois clubes de lisboa, foram recebidos no aeroporto aquando das chegadas europeias porque logo no fim do jogo foram incentivados nas respectivas páginas oficiais do clube no FB e inclusive fornecida a hora de chegada do avião.

São estas pequenas grandes coisas que ainda faltam no nosso clube, por vezes dá a sensação que quem tem a função de comunicar com os adeptos e cativá-los não sente nem sabe minimamente o que é o Braguismo. Numa empresa, os trabalhadores, mais que profissionais também precisam de ter paixão no seu trabalho para garantir o sucesso da mesma, esta premissa também se devia de aplicar ao clube.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: nuno1986 on 10 de April de 2012, 20:32
Belo tópico RIC. Dos fatores expostos considero o 2 e o 5 o mais importantes. Dificuldades economicas e localização do estadio. Neste momento sao sempre os mesmo que estao dispostos a pagar bilhete e para Dume ver um jogo. Agora que se vêm as piscinas ao lado do AXA paradas n se percebe como a falta de visao do que é o crescimento do clube pode ser tão grande. A politica de preços esta a ser bem feita, a catação de adeptos jovens tambem, a ligação de SCBraga ao Minho tambem, só falta a ida ao estadio. O nº de socios uns bons milhares nos ultimos anos e as média de assistencia como expoes nao andam ao mesmo ritmo. Ou seja, pelo que vejo estamos a crescer muito fora do estadio, mais adeptos, mais peso nos media, melhores resultados no campo, e na bancada a melhoria vai devagar.
Tenho esperança que com a construçao da academia, os actuais campos de treino ao lado do AXA passem a ser pa estacionar, seria uma boa ajuda.
Quanto à situaçao economica da regiao, o Braga pouco pode fazer infelizmente.

As apresentaçoes do clube serem feitas no centro da cidade é uma excelente ideia. Ligar o clube à cidade.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 10 de April de 2012, 21:11
Quote from: Duarte on 10 de April de 2012, 20:02
Um exemplo muito simples:

-Esta semana juntamo-nos para realizar um cordão humano e arruada de apoio ao SCB. Quantas vezes isso foi referido no facebook do Braga ou no próprio site do clube. ZERO! A adesão das pessoas não poderia ter sido muito maior e assim passar ainda melhor imagem caso o Braga nos tivesse ajudado NO MINIMO na divulgação? Bastava uma simples nota no site e no facebook que conta com quase 20 mil fãs! Estas iniciativas também ajudam a fomentar o Braguismo e a despertar a cidade para o Clube, bastava ver a felicidade estampada nos rostos das crianças que participaram.

-Enquanto isso, os dois clubes de lisboa, foram recebidos no aeroporto aquando das chegadas europeias porque logo no fim do jogo foram incentivados nas respectivas páginas oficiais do clube no FB e inclusive fornecida a hora de chegada do avião.

São estas pequenas grandes coisas que ainda faltam no nosso clube, por vezes dá a sensação que quem tem a função de comunicar com os adeptos e cativá-los não sente nem sabe minimamente o que é o Braguismo. Numa empresa, os trabalhadores, mais que profissionais também precisam de ter paixão no seu trabalho para garantir o sucesso da mesma, esta premissa também se devia de aplicar ao clube.
Exacto. Belo exemplo. Depois não nos podemos queixar...eu,sinceramente acho que muitas vezes o clube vive numa redoma. Tipo" Ok estou a fazer a minha parte.facam a v/ também...". Nada de mais errado
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: SCB Monsul on 10 de April de 2012, 21:27
Falar é fácil! Na minha opinião o clube, nos últimos anos, tem começado a fazer algo mais para cativar público. Porém existem factores de bastidores que nós desconhecemos, que só quem está na frente vê e que impedem muitas coisas. Temos de apoiar e acreditar. O clube tem crescido em termos de adeptos a olhos vistos! Não é fácil conseguir adeptos assim tão facilmente! Conseguir adeptos é preciso muito tempo, muita paixão e muito esforço a defender as nossas cores e incutir nos outros o nosso espírito vencedor!! Temos de ser pacientes! Crescer o que crescemos em 5 anos não é mau! Claro que temos de continuar a dar as nossas opiniões e encontrei aqui em cima algumas boas ideias passíveis de serem concretizadas! Mas outras, também acho que são difíceis ou insustentáveis.... O principal de tudo é defendermos o nosso clube e dar o corpo às balas contra tudo e todos! Assim sim, crescemos e somos mais fortes!
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: andre_carneiro on 10 de April de 2012, 22:07
Ric, este é para mim um grande candidato a tópico do ano. Quase que me deixa sem nada a acrescentar...

Acho que um dos maiores impeditivos de um maior grupo de adeptos em cada jogo são precisamente os horários impingidos pela TV. Mas neste campo o Braga só não pode fazer grande coisa... Enquanto não houver consciencia generalizada dos clubes não se poderá fazer frente ao monopólio dos media.
Para mim ir à bola não passa de uma rotina e tenho a certeza que seria muito mais facil engendrar rotinas se os jogos fossem sempre as mm horas e que estas fossem minimamente decentes! Um jogo as 15 ou 16 é perfeito... As 19.30, 20.45, etc... São ridículos!

Quanto ao que eu acrescentaria é que soluções se dar a este estádio disfuncional? Alterações de fundo são necessárias, no entanto não acredito minimamente que as façam... Até podem aumentar o estacionamento à volta do estádio, até podem abrir mais portas nos acessos... Mas ainda assim há a necessidade de alterações mais fundas... E os elevadores, e os torniquetes e a bancada da equipa visitante?

E o marketing do clube onde anda? Como dizes, falta o símbolo no centro da cidade, perto dos bracarenses! Já foi aqui sonhado a megastore do Braga em pleno centro da cidade, com cafe, bar, restaurante e muito muito merchandising... A resposta que nos foi dada pelo clube foi a lojinha (e que maravilha) do Braga Parque. E porque não, sugiro mais uma vez, aproveitar os autocarros da TUB para uma mega campanha? Pintados todos à Braga, não só o vidro de trás mas todo o autocarro, mm para causar choque! E slogans a puxar ao da terra... Este ano até nos podemos chamar o mais português dos candidatos ao titulo!

Foram dadas neste tópico valiosíssimas ideias para o nosso clube, ideias algumas que poucos custos trarão mas que muitos benefícios darão ao Braga... Espero que além da comunicação social, também mto boa gente da nossa SAD aqui venha espiar!

Mais uma vez parabéns pelo tópico!
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: PAF on 10 de April de 2012, 22:27
Desde logo louvo a tua paciência para escreveres tamanho texto! Muitas horas certamente... Eu li mais ou menos de relance:)

Sei que muita gente acho que devíamos ter mais adeptos no estádio fruto dos resultados que temos vindo a conseguir, eu penso totalmente o contrário, neste momento a nossa base são 10mil (+1000-1000), embora a média seja mais alta que isso fruto de alguns jogos esporádicos e para mim é impossível conseguir mais, pelo menos do jeito que a maior parte queria ou quer!
O crescimento é feito a longo prazo, o melhor exemplo é o Porto, levou 20 a 30 anos a conseguir o que é hoje, e com muitos e muitos títulos, coisa que nós ainda não temos.
Acho que o nosso crescimento não andará longe do prazo do Porto... daqui por 20 anos (talvez menos um pouco) estaremos a colher frutos de hoje, isto se conseguirmos manter-nos no topo! porque se não conseguirmos, as coisas complicam-se como prova a época de 2009.

Mesmo o Benfica tem dificuldade em encher o seu estádio, a média deve andar nos 40mil, num universo de potenciais expectadores 10 a 20 vezes maior que o nosso!

A história também está presente, nós em 15anos mais que duplicamos os espectadores... muitos esquecem o passado... éramos muito poucos!
Deixo a pergunta: Crescer com que adeptos? Para mim só há um único caminho, apostar nos mais novos, tem sido feito alguma coisa, mas muito mais há a fazer (não esquecer a crise actual, espero que o clube não a esqueça, muita gente sem dinheiro para futebol... nem para comer diga-se!).
As cidades vizinhas maiores têm o seu clube, podemos ir buscar alguns adeptos a Vila verde, a Famalicão, Povoa Lanhoso... é uma hipotesse, mas que ligação tem estas pessoas a Braga? Nenhuma, zero, não se identificam com a cidade e muitos muito menos com o clube, fruto das ligações aos 3grandes, que me leva ao ponto seguinte.
E já agora que ligação têm à cidade muitas das quase 200mil que por cá vivem... pouca ou nenhuma, Braga cresceu mas com pessoal que veio cá parar pelos mais diversos motivos e que durante muitos anos o Braga lhes foi totalmente indiferente, era/é o clube ionde uma vez por ano iam ver o seu clube do coração jogar.

Eu olho à minha volta e não vejo ninguém que podia ir ver o Braga e não vá, ou que podia ser sócio e não é... ou melhor podiam ir ou ser sócios, mas não era o seu clube. Eu tenho tentado levar alguns jovens, e às vezes levo amigos sempre que tenho cartões disponíveis. Mas daí até alguns serem adeptos de estádio ainda vai um longo caminho. achoq ue o meu exemlo não difere muito da maior parte do pessoal que escreve por cá... o que diz bem da limitação que é o nosso crescimento.

Comparar Portugal com qualquer outro país futebolístico na europa é no mínimo anedótico... não existe na Europa futebolística um fenómeno igual ao português, onde durante quase um século foi quase obrigatório ser de um dos 3clubes (durante anos quase só 2 pelo que me apercebo da história, sendo o porto um clube regional).
Falaram de Espanha e do Villareal, é verdade que a cidade é pequena, mas estamos a falar de uma região com mais de 500mil pessoas e onde ser de um clube grande quase não existe, pelo menos da forma que existe cá.
Já disse noutro tópico, o Real vai jogar a Valladolid (que é quase jogar em casa) e leva 200pessoas! Já vi clubes da regional a levar mais pessoas.

Mesmo assim em comparação com clubes de cidades do nosso nível de vários países pelo pouco que conheço não me parece que estejamos mal, nomeadamente cidades/clubes da Holanda Belgica, Grécia.

No que respeita a divulgação, eu sou do tempo em que comprar um cachecol do Braga era quase missão impossível, andava de bandeira... e camisola era mesmo impossível e não foi assim há tanto tempo! Hoje já temos bastante coisas, mas ainda estamos ao nível de um clube do 3ºescalão inglês! Com preços quase ingleses ou alemães!
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Aquiles on 10 de April de 2012, 22:40
Parabéns pelo tópico.
No geral concordo com tudo. Há que fazer mais, muito mais se queremos ter o peso necessário para desiquilibrar definitivamente a nosso favor a balança.
Recordo o exemplo do ABC, que começou a ganhar ao conseguir criar um ambiente infernal, em praticamente todos os jogos com um apoio sensacional. Momentos inesqueciveis. Os nosso sentiam-se impelidos a vencer e os adversários tremiam, com toda aquela força.

Todos os pontos são bem vistos, esperemos que quem de direito possa passar por aqui e ler um pouco.

Mas será que nós próprios, foristas que por aqui passamos quase todos os dias, não conseguiremos impulsionar algumas iniciativas?

Tenho para mim que uma das coisas que é mais premente é uma boa divulgação dos jogos em casa. Deveria existir em 5 ou seis pontos da cidade, durante a semana anterior ao jogo, um bom painel a divulgar o mesmo e o respectivo horário.
Por outro lado deveria existir uma rede de contactos, para quem enviar uma mensagem a divulgar os jogos e os horários e outras iniciativas. Será que o Superbraga, não conseguiria criar um serviço destes? Já deve ter  uma consideravel lista de contactos era só aproveitá-los...
Criar o "caminho da paixão..." com o percurso assinalado no chão ou com indicações desde o centro da cidade até ao Estádio, para deslocação a pé, ou mesmo a partir de outros pontos considerados importantes.
Na entrada pelo Bairro da Misericordia, colocar uma bilheteira só para os jogos, para que todos que queiram possam comprar ingresso na hora.
Disponibilizar os parques com acesso pelo Bairro, para os sócios em geral, nos jogos em que já sabemos que há menos assistência e limitar apenas nos jogos grandes.

Certamente que muito há a fazer, há que meter as mãos á obra.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: PAF on 10 de April de 2012, 22:55
Quote from: Aquiles on 10 de April de 2012, 22:40
Parabéns pelo tópico.
No geral concordo com tudo. Há que fazer mais, muito mais se queremos ter o peso necessário para desiquilibrar definitivamente a nosso favor a balança.
Recordo o exemplo do ABC, que começou a ganhar ao conseguir criar um ambiente infernal, em praticamente todos os jogos com um apoio sensacional. Momentos inesqueciveis. Os nosso sentiam-se impelidos a vencer e os adversários tremiam, com toda aquela força.

Todos os pontos são bem vistos, esperemos que quem de direito possa passar por aqui e ler um pouco.

Mas será que nós próprios, foristas que por aqui passamos quase todos os dias, não conseguiremos impulsionar algumas iniciativas?

Tenho para mim que uma das coisas que é mais premente é uma boa divulgação dos jogos em casa. Deveria existir em 5 ou seis pontos da cidade, durante a semana anterior ao jogo, um bom painel a divulgar o mesmo e o respectivo horário.
Por outro lado deveria existir uma rede de contactos, para quem enviar uma mensagem a divulgar os jogos e os horários e outras iniciativas. Será que o Superbraga, não conseguiria criar um serviço destes? Já deve ter  uma consideravel lista de contactos era só aproveitá-los...
Criar o "caminho da paixão..." com o percurso assinalado no chão ou com indicações desde o centro da cidade até ao Estádio, para deslocação a pé, ou mesmo a partir de outros pontos considerados importantes.
Na entrada pelo Bairro da Misericordia, colocar uma bilheteira só para os jogos, para que todos que queiram possam comprar ingresso na hora.
Disponibilizar os parques com acesso pelo Bairro, para os sócios em geral, nos jogos em que já sabemos que há menos assistência e limitar apenas nos jogos grandes.

Certamente que muito há a fazer, há que meter as mãos á obra.

Aqui está uma situação quase anedótica do nosso estádio... a bilheteira! Quem não conhecer bem o estádio é bem capaz de perder parte do jogo para conseguir comprar um bilhete e chegar ao seu lugar se for por exemplo na poente superior.

Outra pormenor ou pormaior é merchandising em dia de jogos... estão lá as barracas, mas e o Braga? Sei que o estádio é um desastre para isso, desde logo teria que ter 2bancas uma na nascente e outra na poente, mas algo podia ser feito.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: SCB Monsul on 11 de April de 2012, 11:52
Quote from: PAF on 10 de April de 2012, 22:55
Quote from: Aquiles on 10 de April de 2012, 22:40
Parabéns pelo tópico.
No geral concordo com tudo. Há que fazer mais, muito mais se queremos ter o peso necessário para desiquilibrar definitivamente a nosso favor a balança.
Recordo o exemplo do ABC, que começou a ganhar ao conseguir criar um ambiente infernal, em praticamente todos os jogos com um apoio sensacional. Momentos inesqueciveis. Os nosso sentiam-se impelidos a vencer e os adversários tremiam, com toda aquela força.

Todos os pontos são bem vistos, esperemos que quem de direito possa passar por aqui e ler um pouco.

Mas será que nós próprios, foristas que por aqui passamos quase todos os dias, não conseguiremos impulsionar algumas iniciativas?

Tenho para mim que uma das coisas que é mais premente é uma boa divulgação dos jogos em casa. Deveria existir em 5 ou seis pontos da cidade, durante a semana anterior ao jogo, um bom painel a divulgar o mesmo e o respectivo horário.
Por outro lado deveria existir uma rede de contactos, para quem enviar uma mensagem a divulgar os jogos e os horários e outras iniciativas. Será que o Superbraga, não conseguiria criar um serviço destes? Já deve ter  uma consideravel lista de contactos era só aproveitá-los...
Criar o "caminho da paixão..." com o percurso assinalado no chão ou com indicações desde o centro da cidade até ao Estádio, para deslocação a pé, ou mesmo a partir de outros pontos considerados importantes.
Na entrada pelo Bairro da Misericordia, colocar uma bilheteira só para os jogos, para que todos que queiram possam comprar ingresso na hora.
Disponibilizar os parques com acesso pelo Bairro, para os sócios em geral, nos jogos em que já sabemos que há menos assistência e limitar apenas nos jogos grandes.

Certamente que muito há a fazer, há que meter as mãos á obra.

Aqui está uma situação quase anedótica do nosso estádio... a bilheteira! Quem não conhecer bem o estádio é bem capaz de perder parte do jogo para conseguir comprar um bilhete e chegar ao seu lugar se for por exemplo na poente superior.

Outra pormenor ou pormaior é merchandising em dia de jogos... estão lá as barracas, mas e o Braga? Sei que o estádio é um desastre para isso, desde logo teria que ter 2bancas uma na nascente e outra na poente, mas algo podia ser feito.

Essa da bilheteria nunca me tinha ocorrido! Mas em termos de merchandising até acho que na poente não está mal....
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Vasco Soares on 11 de April de 2012, 13:46
O Ric e bem referenciou que o apoio dos adeptos nao cresceu na mesma maneira que o sucesso desportivo, mas tb se dá o inverso, o clube cresceu muito dentro de campo mas na relaçao com os associados ainda está muito aquém do minimamente exigivel.
Os sócios do scb sao algo que vem um pouco distante na hierarquia de prioridades da nossa direcçao.
Quanto de nós nao fomos apontando falhas gritantes, mas que na maioria delas poderiam ser facilmente resolvidas.
O ditado é facilmente comprovavél e perfeitamente actual : se maomé nao vai á montanha vai a montanha a maomé.
O clube tem que "descer á rua", tem que se mostrar , tem que se propagandear, tem que ser "chato" para acordar de vez a cidade e a regiao que o envolve, nao pode ver os seus apoiantes como um "mal necessario", nao pode dar melhor condicçoes de acesso aos jogos a adeptos contrarios, do que dá aos seus proprios socios.
Nao pode ter funcionarios nas suas lojas que nao teem um sorriso para oferecer aos seus socios, sempre ou se nao sempre, na sua esmagadora maioria quando entro numa loja do scb a sensaçao que o funcionario me dá  é que pensa " cá vem mais outro chatear".
Na minha maneira de ver acho que o clube tem algumas  prioriades trocadas, pensa-se numa academia, mas nao se pensa numa sede, tudo para a formaçao mas depois nao se dá sequencia a essa mesma formaçao, basta ver o exemplo do porto e benfica, fantasticos complexos do olival e do seixal e depois nem um jogador da formaçao está presente sequer no banco dos suplentes, entao para quê gastar milhoes?
Em resumo, o braga neste momento está em cima de uma ponte que tem que forçosamente perceber o que quer para o seu futuro, está com estrutura , está com algum desafogo financeiro, e com algum estatuto nacional, mas agora é que a porca torce o rabo, ou dá o tal passo em frente ou entao nao vai sair disto e quando digo sair disto refeiro-me a todos os niveis, nao me estou a referir a prestaçoes desportivas só.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: SCB Monsul on 11 de April de 2012, 15:55
Eu acho que sobretudo temos de fazer do nosso amor pelo clube a nossa imagem de marca! Por exemplo porque não passar mais vídeos como este no nosso estádio? Para  mim, até um jogador que chegasse ao nosso clube, ou até a equipa inteira, deviam ver isto para que começassem logo a sentir amor a camisola!


http://www.youtube.com/watch?v=4keQfdpViX0&feature=relmfu
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Magicobraga on 11 de April de 2012, 19:38
Eu acho que as coisas tem de acontecer naturalmente, quanto mais resultados a equipa tiver mais adeptos vem assistir ao jogos.

Se forçarmos acontece o que acontece sempre, o ambiente no estadio fica fraquinho e ha muitas conversas paralelas que em nada beneficiam o apoio ao Braga.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: C.P. on 11 de April de 2012, 22:47
 Porque não tentar uma reunião entre SB, AB, núcleos e S.C.B., era uma forma de levar estes assuntos até "deus".....

Com todo o respeito, este típico de tópicos são importantes mas não podem ficar por aqui, se assim for vão cair em saco roto, como todos os outros ..............


BRAGA SEMPRE E SÓ BRAGA
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: carsn on 11 de April de 2012, 23:06
Ir acompanhado do seu filho menor para este ser brindado com uma bastonada na cabeça.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: JR1287 on 12 de April de 2012, 11:00
A verdade é que, apesar de tudo, o Braga (e o guimarães, provavelmente) são os clubes que, proporcionalmente, mais espectadores têm!!
O concelho de Braga tem aproximadamente 150.000 habitantes. se a nossa média são 15.000 espectadores por jogo, isso significa que metemos 10% do concelho no estádio. Se considerarmos que as zonas urbanas de Lisboa e Porto  têm mais de 1 milhão de habitantes, então, para terem a mesma média de 10%, o porto, o benf e o sport tinham de ter 100.000 espectadores por jogo (ou pelo menos lotarem o estádio, o que raramente acontece!); estes clubes terão 3% ou 4% dos habitantes do concelho. Ou seja, apesar de termos menos adeptos, a relação espectadores / habitantes dos jogos em Braga é bem melhor que a desses clubes (admito que o único clube com uma média semelhante à nossa seja o guim; o setúbal, a académica, o marítimo, já para não falar do leiria, cujo número de habitantes do concelho não é muito diferente do de Braga, têm uma média muito menor de espectadores).
Por isso, e muito sinceramente, não creio que a nossa média vá subir muito em relação ao que temos actualmente, nem nos próximos 20 anos, nem nunca...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: rvx on 12 de April de 2012, 11:05
Quote from: JR2052 on 12 de April de 2012, 11:00
A verdade é que, apesar de tudo, o Braga (e o guimarães, provavelmente) são os clubes que, proporcionalmente, mais espectadores têm!!
O concelho de Braga tem aproximadamente 150.000 habitantes. se a nossa média são 15.000 espectadores por jogo, isso significa que metemos 10% do concelho no estádio. Se considerarmos que as zonas urbanas de Lisboa e Porto  têm mais de 1 milhão de habitantes, então, para terem a mesma média de 10%, o porto, o benf e o sport tinham de ter 100.000 espectadores por jogo (ou pelo menos lotarem o estádio, o que raramente acontece!); estes clubes terão 3% ou 4% dos habitantes do concelho. Ou seja, apesar de termos menos adeptos, a relação espectadores / habitantes dos jogos em Braga é bem melhor que a desses clubes (admito que o único clube com uma média semelhante à nossa seja o guim; o setúbal, a académica, o marítimo, já para não falar do leiria, cujo número de habitantes do concelho não é muito diferente do de Braga, têm uma média muito menor de espectadores).
Por isso, e muito sinceramente, não creio que a nossa média vá subir muito em relação ao que temos actualmente, nem nos próximos 20 anos, nem nunca...

Por isso mesmo é que eu acho que a região do distrito de Braga ficava a ganhar muito com um só representante máximo, o que eu sei que é quase impossível de acontecer. Bastava ter um apoio de cerca de 5% das principais cidades: Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão. Com isto, era possível ter médias de 30 mil à vontade.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: lmcoelho on 12 de April de 2012, 11:08
Quote from: RVX1921 on 12 de April de 2012, 11:05

Por isso mesmo é que eu acho que a região do distrito de Braga ficava a ganhar muito com um só representante máximo, o que eu sei que é quase impossível de acontecer.

Mas isso já acontece... A região de Braga tem um representante máximo (que é o orgulho da região!). O resto são clubecos de meio da tabela, com um ou outro a tentar de vez em quando "cantar de galo"...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: rvx on 12 de April de 2012, 13:00
Quote from: lmcoelho on 12 de April de 2012, 11:08
Quote from: RVX1921 on 12 de April de 2012, 11:05

Por isso mesmo é que eu acho que a região do distrito de Braga ficava a ganhar muito com um só representante máximo, o que eu sei que é quase impossível de acontecer.

Mas isso já acontece... A região de Braga tem um representante máximo (que é o orgulho da região!). O resto são clubecos de meio da tabela, com um ou outro a tentar de vez em quando "cantar de galo"...

Mas imagina a massa associativa do Braga e Guimarães unidas, havendo menor apoio por parte dos habitantes locais aos metralhas. Aí, sim, teríamos força para fazer frente a qualquer clube.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: paulo on 12 de April de 2012, 17:12
O crescimento do nosso clube estará sempre condicionado pelos média se não vejamos:
Qual é o programa desportivo que existem nas televisões portuguesas onde existem um representante do S.C.Braga? Nenhum, segunda feira SIC noticias 3 estarolas, tvi 3 estarolas, terça rtpn 3 estarolas. Os telejornais idem aspas aspas, todos os dias somos bombardeados com notícias dos 3 estarolas ou porque o zequinha não vai jogar contra um dos estarolas porque viu o 5º amarelo ou porque o miquinho ficou retido no aeroporto.
Qual é capa dos jornais desportivos onde se escreve em destaque de algum clube que não sejam os 3 estarolas?
Gostei do jornalista brasileiro quando interrogou o j.j. sobre o deve e haver a nível de lances polémicos quando citou o lance do penalty sobre (Alan) Lima e o braga estava a lutar pelo titulo. Foi preciso um jornalista do outro lado do atlântico colocar o dedo na frida.
O Braga nestes últimos anos tem estado sempre nos 4 primeiros lugares, há 2 anos em segundo o ano passado finalista da liga Europa e esta comunicação social só está virada para o retorno financeiro.
Temos de mudar esta mentalidade deste tipo de jornalismo.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 12 de April de 2012, 17:54
Em relação á CS, até posso compreender a postura da Cs privada. Guiam-se pelo lucro e audiências.
Se a SIC decidir que só fala de berlinde (porque o berlinde é o que está a dar) é lá com eles.
Mas agora uma televisão pública, de interesse público e generalista não pode ser sectária e agregadora.Aqui revolto-me totalmente pois não pode sempre imperar o lado comercial.

E mesmo nas questões das privadas, existe algo na informação que se chama ética e dever de informar. Que é muito restrito no sentir das redacções de Tv´s lisboetas...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ComContaPesoEMedida on 13 de April de 2012, 09:50
Só hoje tive ocasião de poder ler este tópico. Excelente tabalho, Ric!
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Rui Silva on 13 de April de 2012, 12:58
Quote from: ric on 10 de April de 2012, 16:58

(...) Ou seja, subimos cerca de 25% o número de espectadores...

25% não é nem será um número que nos faça sentir satisfeitos. Mas são 25% que representam mais 3 mil espectadores em média, não são termos mais 20 ou 25 mil nas bancadas...
(...)
Comecemos pelas razões "exteriores", aquelas em que não é possível controlar directamente:
1-   QUEBRA DE CREDIBILIDADE DO FUTEBOL – quer queiramos quer não, existem muitos potenciais adeptos que não se reveêm neste nosso futebol de engano e de mentira. Se os organismos oficiais são os primeiros a prevaricarem não defendendo com isenção a "sua indústria", que dizer do espectador que se sente enganado e injustiçado? Não estamos a trazer "gente nova " ao futebol!
2-   QUEBRA DE PODER DE COMPRA E DIFICULDADES ECONÓMICAS – este é um aspecto fundamental e que não tem sido focalizado como deve merecer. O futebol é um espectáculo e "espectáculos" são os primeiros a serem colocados para  trás quando a carestia de vida aperta. Com raríssimas excepções – e sempre daqueles que estão perdidos de amores pelo clube – ninguém "tira á boca para dar à vista". Ninguém tem circo se não há dinheiro para pagar o palhaço. Numa modalidade cada vez mais familiar (veja-se o interesse crescente das meninas e senhoras) ter de pagar a dobrar ou triplicar para toda a família é...obra. Não olhar a isto é descurar a realidade!
3-   LÓGICA DA TELEVISÃO  E DOS HORÁRIOS– o futebol está a morrer salvo raríssimas excepções como espectáculo de bancada. O servilismo das SAD´s á concessionária dos direitos televisivos é um colete de forças ao expansionismo do futebol, focalizado para ser um espectáculo de realizações televisivas. Uma grande parte das receitas de um ano é devido a este serviço e tudo o resto é passado para segundo plano. A questão dos horários (quantas vezes á semana e a horas bem tardias), o largo espalhamento dos jogos por quase 4 dias de competição semanal retira sal ao desporto-rei e espectadores. Não ver isto é tapar a cabeça com as palas da Correaria...
4-   CUSTO DOS BILHETES – muitas vezes falamos e comparamos preços de bilhetes de um concerto dos U2 ou Madonna com um Braga- Liverpool. Não podemos fazer este tipo de comparações. Os públicos alvo são diferentes e, sobretudo, a procura é incomparavelmente diferente. Hoje um Barcelona ou real pode fazer a sua politica de preços pois tem casa cheia e filas para comprar ingressos num estádio sempre cheio. O Nosso Braga nem de perto nem de longe pode ambicionar a tal. Nas condições actuais da carestia de vida, alguns preços são ... pornográficos. Não reconhecer isto é andar longe da realidade!
5-   CONDIÇÕES DO ESTÁDIO – sei que o que vou dizer não será compreendido mas o nosso estádio não é o melhor para trazer "povo". Os acessos são medíocres, os estacionamentos inexistentes, a ordenação do transito enervante, os apoios dentro e fora do estádio ridiculos. Lembrem-se que falamos de uma estádio novo, de raiz e de milhões. Não de uma renovação qualquer de um campozito metido no meio da cidade... Hoje, também o público do futebol quer conforto, facilidades, acessos rápidos, qualidade! Só os "de sempre" toleram passar horas em filas,  e a programar quase de véspera onde vão estacionar, que autocarro tomar,etc, etc. È próprio da nossa condição que aspiremos a comodidade e fluidez. Não a confusões e empecilhos. Não ver isto é estar por fora de tudo!
6-   SEGURANÇA – o fenómeno hooligan foi por todos acompanhado. Viu-se o que a Inglaterra e outros países fizeram para estancar a violência. Hoje temos estádio novos, novas mentalidades na maioria dos adeptos mas muita burrice e atitudes insensatas seja da polícia ou de espectadores. Também em braga temos sentido isto criando uma sensação de insegurança em torno de um jogo que deveria ser uma festa. Hoje, muitas pessoas pensam se vale a pena o risco. Não admitir esta realidade é fazer como a avestruz!



Com todas estas razões, como é que se pode afirmar que um crescimento de cerca de 25% em tão pouco tempo, não é nem será um número que nos faça sentir satisfeitos??

Eu tenho 29 anos, sou sócio desde os 12 e já pensei várias vezes em deixar o futebol, pelas razões 1, 2, 3, 4 e 6.

O mal está no imediatismo da sociedade de hoje em dia, todos querem tudo para já, para ontem se possível.

O Braga tem crescido e crescido imenso, pode e deve crescer mais, mas vamos com calma, não é de um momento para outro que se passa de médias de 8 mil espectadores para 20 ou 25 mil.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 13 de April de 2012, 14:43
rui silva:
também não me passava nunca na cabeça que depois de , há 7 anos termos lutado para não descer , conseguissemos ir a UMA FINAL EUROPEIA.
Tudo é relativo...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Aquiles on 13 de April de 2012, 17:18
Boas, parece-me que o lutar por não descer foi há mais do que os 7 anos.

Neste momento já levamos 9 apuramentos consecutivos para as competições da UEFA, assim sendo, essa de lutar para não descer foi há talvez uns 10 anitos...

A mina opinião já a deixei mais atrás.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: magico_scbraga on 14 de April de 2012, 03:10
Podíamos também fazer com que existissem "Casas do Braga", em locais como Vila Verde, Amares, Povoa do Lanhoso,etc

Com uma boa campanha de divulgação, isso ajudaria muito.

De referir também a existência de poucos cafés e casas de convivio ligados ao clube..

O símbolo do Braga não o vejo em quase nenhum lado. Ainda há uns dias, estive em guimaraes e reparo numa coisa : para além da vida nocturna ser mais concentrada no centro da cidade, o que ajuda a desenvolver um sentimento de bairrismo e de amor à cidade, também os cafés, por mais pequenos que fossem, tinham todos um símbolo do vitoria estampado na parede. Para além de terem , quase todos, o anúncio do proximo jogo do clube, com as horas e o dia do jogo a ser bem visivel.

São estas pequenas coisas que conseguiremos, a curto/medio prazo, mudar. As grandes decisoes, como algumas referidas neste topico, e que se prendem com a sensibilização da cidade para o clube, permanecem, porém, no ambito das responsabilidades da direcção que, diga-se, ja tem feito muito pelo clube. Esperemos que este tópico consiga chegar ao clube, de modo a que a direcção possa acolher algumas das sugestões aqui já referidas
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: darkshines on 14 de April de 2012, 04:45
Vou apontar dois factores que explicam tudo isso:

- em Portugal, a maioria da população só vê os 3 metralhas;

- em Portugal, temos estádios com lotação acima da realidade do país.

Mas afinal há algum clube que encha regularmente o seu estádio? o benfica se o fez este ano 1 a 2 vezes foi o máximo. Se em vez de se fazer estádios com 30 mil, se fizesse de acordo com a realidade dos clubes e cidades....certamente o nosso estádio estaria quase sempre cheio. Para nós bastava um estádio de 20 mil pesssoas: o ambiente seria melhor; haveria uma luta por parte dos adeptos para arranjar lugares anuais e bilhetes para o nosso estádio, e pelo facto de termos sempre estádio cheio, haveria mais luta para se ir ao estádio, e mensagem que passava cá para fora era muito melhor!


Mas descansem que um dia chegaremos lá....
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: PAF on 14 de April de 2012, 13:20
Quote from: darkshines on 14 de April de 2012, 04:45
Vou apontar dois factores que explicam tudo isso:

- em Portugal, a maioria da população só vê os 3 metralhas;

- em Portugal, temos estádios com lotação acima da realidade do país.

Mas afinal há algum clube que encha regularmente o seu estádio? o benfica se o fez este ano 1 a 2 vezes foi o máximo. Se em vez de se fazer estádios com 30 mil, se fizesse de acordo com a realidade dos clubes e cidades....certamente o nosso estádio estaria quase sempre cheio. Para nós bastava um estádio de 20 mil pesssoas: o ambiente seria melhor; haveria uma luta por parte dos adeptos para arranjar lugares anuais e bilhetes para o nosso estádio, e pelo facto de termos sempre estádio cheio, haveria mais luta para se ir ao estádio, e mensagem que passava cá para fora era muito melhor!


Mas descansem que um dia chegaremos lá....

Este é um ponto interessante... nós com 15mil parece que temos sempre um estádio vazio, se tivessemos um estádio com 15mil estaria sempre lutado e daria uma ideia totalmente contrária embora os números fossem os mesmos. Quando um bem é/parece escasso há a tendência para o comprar, o Braga com 15/20mil lugares muitas vezes aconteceria isso.
Os números do slb acho que ajudam muito a mostrar o que é o futebol português hoje em dia, eles que há 10/15anos enchiam mais vezes o estádio de 90mil que hoje de 63mil! As prioridades das pessoas mudaram muito neste período.

Não será nada fácil chegar aos 30mil, nem sequer aos 25mil por época, e acho mesmo que nos próximos 10anos não chegaremos aos 20mil mesmo sendo campeões. Ainda não temos adeptos suficientes e devidamente fidelizados para chegar a esses números (e agora temos a cidade quase num desastre social... que não sei que consequências terá no Braga) Temos que continuar a ganhar e esperar que os putos cresçam!

Para verem como as coisas são complicadas é ver o exemplo do Gil Vicente, vi ontem a reportagem sobre o jogo e entrevistam o presidente da Câmara e o quê que o artista me diz, sou do benfica e vou estar dividido! Eu que não sou do gil e nem de Barcelos apetecia-me ir à cara do gajo!
Então o clube da terra, praticamente a única cosa que põe a cidade no mapa (para além do galo) vai a uma final pela primeira vez na sua história e o gajo diz que está dividido? Só tinha que dizer sou do benfica, sempre fui, mas amanhã vou defender o clube da terra, sem margem para dúvidas! Até algum povo que não tinha essas responsabilidade disse que o slb já ganhou muitas e apesar de serem do slb iam apoiar o Gil.

Em Braga as coisas também ainda são muito assim, os 3grandes ainda têm muita influência social, que só pode ser combatida como tem sido, com campanhas e bons resultados. os avôs poucos são do Braga, os pais já começa a haver alguns, os filhos já começam a ser muitos, diria mesmo que o braga até está na moda, é aproveitar a onda.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: ric on 14 de April de 2012, 14:57
Li e reflecti
No meu entender continua a dizer que desportivamente crescemos mais do que prevíamos e este acontecimento terá que precipitar algumas Açcoes que deveriam ter resultados em prazo superior.
Dai pensar naquilo que temos ao dispor para precipitar este aumento de presenças .
e sinceramente, só mudando com forca e intenção os paradigmas iniciais.
Apostar nos jovens que podem deslocares sem problemas ao estádio
Mudar a 'envolvente' do estádio e tudo o que gira em redor do espectáculo
Manter uma relação estreita tendo em vista nao afastar quem continua fiel com "tiros nos pés "
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: PauloLopes on 14 de April de 2012, 16:13
Eu não sei se um ao lado do outro não iria trazer mais gente ao estádio, mas o local em que colocaram o Dolce Vita foi mal pensado, se este tivesse sido colocado ao lado do Axa minimizava várias coisas que falham no nosso estádio, estacionamento, locais para comer, e para eles arrastava mais gente e provavelmente já estava aberto. A zona ia ficar mais valorizada com movimento diário.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: NightHawk on 14 de April de 2012, 16:40
Excelente tema Ric, penso que fizeste um excelente apanhado do tema.

Eu acho que há várias razões para "apenas" termos crescido em 25% o número de adeptos em 5 anos.
Este "apenas" vem de que de facto, para quem nos ultimos 3 anos lutou 2 vezes pelo titulo e chegou a uma final europeia, um aumento de 3.000 adeptos não se pode dizer que seja muito.

As minhas razões são:


-> 1º com o facto de ter aumentado, e muito, o custo de vida global.

O futebol não pode ser uma prioridade. Quando vemos muita gente com dificuldades em pagar casa, carro, desempregada, a taxa de desemprego a aumentar a um ritmo de 0.5% ou 1% a cada mês, não podemos querer que os estádios estejam cheios.

Se repararem, mesmo nos estádios dos 3 grandes as assitências têm vindo a decair, tirando os jogos grandes ou de grande importância.

Este é um ponto que vai dificultar os próximos 2 ou 3 anos. Não vai ser fácil aumentarmos o número de pessoas nos estádios enquanto as familias de classe média estiverem com tantos problemas.


-> 2º As condições de acessibilidade do Estádio AXA

É altura de uma vez por todas olhar para este problema de forma séria e deixar de nos refugiarmos nos prémios arquitectónicos e na excelência de engenharia da obra.
O estádio é bonito, diferente, expectacular em termos de engenharia, mas em termos de acessibilidades é UM ROTUNDO FALHANÇO. E é tempo de se tomar medidas sérias para melhorar este problema

Começa pelo facto de não ter uma circular à volta onde o trânsito pudesse escoar. Temos apenas a via que passa à frente da praça principal onde toda a genta vai ter. tudo o resto são ruelas e atalhos que só dificultam o escoamento do trânsito.

Falta de espaço para estacionar. O tamanho do parque de estacionamento em frente ao estádio é absolutamente ridiculo para um estádio que leva 30.000 pessoas. Para além disso quem lá colocar o carro vai demorar 15 a 20mn a sair porque a unica saída é para a a tal via principal. Os parques debaixo do relvado são caros e também diga-se de passagem não levam muitos carros.

Há demasiado espaço principalmente na zona entre a entrada poente e a entrada dos autocarros das equipas onde se poderia colocar 1 ou 2 parques de estacionamento.

É absolutamente INACEITÁVEL que uma pessoa que queria sair da bancada poente tenha ou que subir 365(!!!?) escadas para chegar ao topo do estádio e descer uma rampa para ir para a parte de trás do estádio (onde se pode arranjar sitios para colocar o carro) ou então tenha que descer, passar por baixo do relvado, ir até à praça principal e dê a volta ao estádio a pé para ir ter à entrada poente (onde la está se consegue arranjar sitio para estacionar)

Era tão facil colocar uma entrada que fosse desde a entrada poente até à parte inferior da bancada poente! (perto onde ficam os autocarros das equipas). Escoava mais facilmente as pessoas e era muito mais rápido entrar e sair do estádio.

Falta de mais transportes públicos. Não chega haver autocarros do centro para o estádio. Se queremos levar mais gente ao estádio devia haver autocarros que levassem e trouxessem pessoas de diferentes partes da cidade (e.g. gualtar, celeirós, esporões, amares?!., vila verde?) que pudessem ligar varios pontos mais afastados. Mais gente iria ao estádio e menos gente levaria carro (reparem que no porto e em lisboa há metro a parar à porta dos estádios o que facilita muito o acesso ao estádio)

O nosso estádio para pessoas com mobilidade reduzida é completamente inacessível.


->3º criar um ambiente mais sugestivo no estádio

A alemanha é o 1º ou 2º pais em termos de % de ocupação nos estádios. Como é que isto foi conseguido? Da mesma forma que os americanos conseguiram encher estádios e pavilhões: criando um espectáculo envolvente à volta do jogo desportivo. Na Alemanha um jogo de futebol é mais do que isso. São 2 ou 2,5 horas em que o publico está sempre entretido com musica, espectáculos, com speakers a puxar pela assistência, tal e qual os americanos fazem no basket e no futebol americano.

Isto tem uma grande importância apesar de não parecer. Como querem que pessoas que naturalmente não liguem muito ao futebol passem a ir ao futebol? como querem atrair mulheres que, historicamente, sempre ligaram menos ao futebol que os homens? como levar familias inteiras ao estádio? criando este ambiente de festa onde haja mais do que futebol para as pessoas se entreterem e onde, como é óbvio, a segurança tem um papel fundamental. Um jogo de futebol tem que ser seguro, as rivalidades saudaveis. Se continuarmos com climas de guerrilha entre adeptos, policias a bater em adeptos e tudo o mais não vamos conseguir levar mais pessoas ao estádio.

No jogo frente ao Leiria, por exemplo, não havia qualquer bar aberto na bancada poente superior. Isto é inacreditável num jogo em que abrimos portas a nova gente. Temos que atraír pessoas, não afastá-las!


-> 4º Dar tempo ao tempo

Roma e Pavia não se fizeram num dia. Esta direcçao conseguiu o principal, juntar a cidade ao clube, colocar os jovens a torcer pelo braga, ir a escolas fomentar o "braguismo". Este trabalho não dá frutos no dia seguinte. Daqui a uns anos estes jovens serão os novos adultos que vão ao estádio, são eles tb que vão convencer os pais a ir ao futebol, nem que seja de vez em quando.
Este trabalho de marketing tem que continuar. eu tenho a certeza que daqui a uns anos veremos muito mais gente no estádio porque os miudos agora já olham para o Braga como o seu clube, têm gosto e orgulho no clube da cidade.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: FIDELIS on 14 de April de 2012, 16:43
Antes de tudo os meus parabens caro RIC, este sim devia ser um tópico fixo. Jáestava com saudades de um tópico à RIC.
Concordo plenamente com tudo o que dizes alias no seguimento domeu outro tópico sobre a massa adepta do Braga.
Quando falava em ter o estadio cheio para os jogos do Braga,não me referia apenas ao factor estadio referia-me a todo o universo braguista. O Braga precisa de aumentar a sua massa adepta pois só assim terá peso suficiente em todos os campos que constroem um clube campeão, seja no peso "apoio" seja no facto de sermos vistos com outra dimensão, por CS, estruturas do futebol, arbitros, clubes adversários, ou seja em todos os campos
Claro que o clube tem feito muito, mas ainda há muito por fazer e por vezes como já aqui se disse bastam pequenos "nadas " que fazem toda a diferença.
Dou-vos um exemplo...a coreografia "quando tu entras em campo"....´conheço muitos miudos que vão  ao estadio só por esse momento, para eles aquilo é "extraordinário" , é uma excitação....percebem o que quero dizer.
O povo quer envolvencia, quer sentir-se parte de algo e muitas vezes vai na "onda" e aqui entramos nós...cabe-nos a nós alimentar essa onda,faze-la crescer. e sobretudo nunca esmorecer, porque os maus momentos também aparecerão e aquilo que eu mais desejo é que quando eles aparecerem os braguistas estejam lá de pedra e cal.....se isso acontecer, então seremos grandes, não grandes no sentido que muitos atribuem aos outros tres,mas grandes em "peso", em "alma" " em paixão" .
A nós cabe-nos um trabalho...estar ao lado do Braga...estar no AXA, criar um ambiente do outro mundo e levar alguém ao estadio pela primeira vez........estou certo que vai querer repetir.

Fidelis Bracara
Braga e Basta
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: jaimec on 14 de April de 2012, 16:51
É na verdade uma maratona, não um sprint ... mas há que nunca desviar do trilho certo. Parece-me que há muita unanimidade em relação a certos aspectos que poderiam ser melhorados.
Para alguns deles, basta que haja vontade de os pôr em prática, e desses a direção não se pode alienar.
Parece-me que há gente no clube a trabalhar nestes assuntos, mesmo que o ritmo de implantação seja lento, talvez por uma questão de prioridades trocadas ... mas reafirmo, todas as discussões que ajudem a acelerar o processo de modernização do SCB são bem vindas.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: NightHawk on 25 de April de 2012, 15:33
Recuperei este tópico porque me parece importante.

Em semana de "borla", devo dizer que nunca fui contra se dar 1 ou 2 "borlas" por época. Acho que aproxima mais a cidade do clube e é sempre uma forma de se poder trazer gente que normalmente não vai ao estádio.

Acho que devia era ser acompanhado de de outro tipo de marketing como por exemplo campanha novo sócio à entrada, condições para as pessoas estarem no estádio (da ultima vez que se abriu portas nem bares nas bancadas superiores havia), passatempos etc. Se levarmos a que as pessoas se divirtam estando no estádio mais gente voltará. Eu continuo a defender que um jogo de futebol não são só os 90minutos, se criarmos uma "festa" à volta do jogo mais gente irá ao estádio (principalmente mulheres e crianças).
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: (S)oon(C)hampion(B)raga on 21 de August de 2012, 16:59
no inicio de uma nova temporada... uma temporada que se espera de Liga dos Campeões... e quem sabe +1 final europeia (;D)... um tópico importantíssimo de reavivar e voltar a debater.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: darkshines on 21 de August de 2012, 18:57
2011/12: 227.542 (15.169)
2010/11: 217.630 (14.509)
2009/10: 214.112 (14.274)
2008/09: 158.278 (10.551)
2007/08: 234.211 (15.638)
2006/07: 183.838 (12.255)
2005/06: 196.356 (11.550)

Sem dúvida que estamos a crescer. Está a ser um processo algo gradual mas sem dúvida que os resultados estão à vista de todos! Este ano é tentar chegar aos 16/17mil de média...
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Gverreiro21 on 21 de August de 2012, 19:21
Parabéns pelo tópico Ric, e pelo tempo que dispendes-te em o redigir!

Li tudo com muita atenção e tudo é importante, mas vou realçar estes aspectos:

- Penso que é fulcral ter uma Loja do SCBraga no Estádio e outra no Centro Histórico da Cidade;

- Penso que que também é fulcral e bastante importante existir um espaço de convívio para os Sócios do Clube no centro da Cidade ou nas imediações do Estádio (apesar de ser um Estádio Municipal);

- Penso que o crescimento do Clube está a ser acompanhado do crescimento de adeptos, e apesar de compreender o teu ponto de vista acho que mesmo com Marketing agressivo é difícil ter um aumento exponencial no imediato, porque acho que está a ser realizado um bom trabalho perto das escolas que provavelmente vão trazer frutos e Sócios para o Clube mas apenas nos próximos 10 anos, apesar de concordar com as melhorias que sugeres para esta aproximação às escolas;

- Penso que em relação ao Marketing agressivo em função da angariação de novos adeptos deve ser implementado mas com muito cuidado porque deve ser sempre acompanhado da Identidade do Clube, e não entrar-mos num Marketing "desesperado" apenas para angariar adeptos ao desbarato por uma questão de números ou corremos o risco de passar-mos a ter adeptos de moda que se vão embora quando acabar a era Salvador e não adeptos de coração e de paixão ao Clube e à Região Minhota que o Clube representa.
Não tenho nada contra os adeptos bi-clubistas, desde que a 1ª opção seja o SCB, porque também fazem parte do crescimento natural do Clube os que vem por bem e também amam o SCBraga, e quase todas as pessoas em Portugal tem 2 clubes (o da cidade onde vivem e o da cidade em que nasceram) sejam eles o Maximinense, o Terras de Bouro, o Gil Vicente ou os metralhas, desde que defendam 1º os Gverreiros do Minho e respeitem a Identidade do Clube. Faz parte do crescimento do Clube tal como aconteceu com o FCPorto à 30 anos atrás, mas com atenção aos perigos de quem não tem o SCB por 1º, porque a Identidade deve ser defendida e as simpatias clubisticas deixadas de parte!
Penso que o Marketing não deve estar aliado apenas às vitórias mas também à Identidade do Clube porque se não corre-mos o risco de ver-mos como à pouco tempo benfiquistas vestirem a camisola do SCBraga sem conhecerem a sua História e depois não a respeitam ao criticar o equipamento alternativo apenas e somente porque é verde alusivo às Origens do Clube. Vamos querer adeptos que sintam o Clube pela sua História, pelas sua Identidade e Raizes Minhotas, e não adeptos de vitórias que depois querem implementar no Clube outras convicções... O Atlético Bilbao já aqui foi citado e começou por vestir de azul, não é por o A.Bilbao ser actualmente vermelho e para o ano apresentar um equipamento azul que os seus adeptos vão ficar escandalizados porque conhecem bem a sua História e Identidade, já que por sua vez toda aquela Região desde sempre foi Bilbao e nada mais! Ou seja, quem é de um Clube tem de aceitar e conhecer bem a sua História e as suas Origens pois só a partir daqui a evolução do Clube cresce em força e a si se aliam os adeptos de alma e coração. Dou os Parabéns à coragem que a Direcção teve este ano em relação ao lançamento de uma camisola emblemática do Clube que já deveria ter sido lançada à muitos anos mas penso que essa coragem também deveria ser transmitida para o Site do Clube em que em relação à História apenas temos referência aos seus feitos... e uma das coisas que as crianças gostam de saber 1º é o porquê de algo existir!! Nesse sentido também penso que era importante o Clube desponibilizar um autocarro para as escolas primárias fazerem gratuitamente uma visita guiada ao Museu do Clube.
Citando também o Villareal como aqui foi referido, o bom trabalho realizado penso que foi aliado à imprensa Regional que tem muita força em Espanha, ao contrário de Portugal em que apenas os jornais Nacionais são de referência mas estes apenas empolgam os metralhas devido a fins comerciais, logo é natural que a maior parte das crianças influenciadas por este forte marketing da imprensa Nacional nutra um apreço especial por algum dos metralhas. No entanto como aqui foi referido as mentalidades estão a mudar, e apesar de o mundo Ultra ter muita coisa negativo como por exemplo o hooliganismo que referiste, também tem coisas positivas e entre elas é o facto de levar cada vez mais jovens a apoiar o Clube da sua Terra e que envolvidos pelas amizades que realizam no seio do Grupo e pela fidelidade ao Clube não mais vão querer apoiar outros Clubites.

- Em relação aos preços dos bilhetes, para começar acho uma vergonha que um espectáculo desportivo como o futebol (desporto do povo) que se não me engano é a 2ª maior industria do Pais sofra um aumento do IVA mas uma chacina Tauromáquica (Touradas) ou o Golf (desporto de elites) não sofra esse aumento!!
Depois concordo quando dizes que crianças não deviam pagar bilhete e que desempregados deviam ter condições especiais de quotas, mas desde que inscritos no Centro de Emprego! Penso que também nisto o nosso Clube devia ser pioneiro e um exemplo Nacional!
Os preços dos bilhetes devia ser regulamentada de outra forma, e é pena que os Dirigentes do futebol não entendam que era melhor para o espectáculo ter estádios cheios para dar outro colorido ao futebol e ao nivel das equipas pois de certeza os jogadores jogam com muito mais entusiasmo num estádio cheio que num estádio vazio! Pensam mais no retorno financeira mas do ponto de vista errado porque acham que com meia casa com bilhetes a 20 ou 30 € conseguem ter o retorno desejado quando eu acredito piamente que maior retorno financeiro trás um estádio cheio com bilhetes a 5 ou 10 € no máximo, para alem de que de certeza os patrocinadores e as marcas muito mais pagariam aos Clubes porque as audiências ao vivo seriam maiores, e mais importante ainda não era necessário combater a crise com lugares anuais tendo em conta que por 5 ou 10 € as pessoas iriam frequentemente ao estádio pelo menos nos jogos em casa, e essa frequência torna-se rotina e com a rotina há tendência para trazer mais um amigo ou um familiar acompanhar para ver a bola, comer umas bifanas e beber umas fresquinhas... há maior fidelização de espectadores para o futebol que esta??!! eu não conheço mas os Dirigentes teimam em criar rotinas no sofá à frente da televisão!!
Antigamente até perto dos anos 60/70 os estádios estavam sempre cheios e já existia TV e crise! Na minha opinião o afastamento das pessoas deve-se essencialmente a 3 factores fulcrais: Aumento do preço dos bilhetes, apagamento do fair-play aliado à violência nos estádios, e obscuridade da verdade desportiva!

- A dificuldade nas acessibilidades e dificuldade de estacionamento no Estádio AXA penso que devem ser colmatados com a facilidade de aderência a transportes públicos para o Estádio para os residentes em Braga e zonas próximas (tal como a Direcção concertou este ano com a rede de autocarros) e para quem necessita de se deslocar no automóvel a construção de um parque de estacionamento subterrâneo em terrenos próximos ao Estádio.

Ric já te dei os parabéns pelo tópico e pela iniciativa mas como provavelmente também és Sócio do Clube, sugiro que não devas colocar apenas esta questão no Fórum para discussão mas sim também transcrever na integra em Carta dirigida à Direcção do SCBraga expondo as tuas preocupações e sugestões enquanto Sócio. Pois só assim te vais fazer ouvir, e certamente que tanto a Direcção como o Dep. de Marketing vão estar atentos à tua apreciação dos factos.

Saudações Braguistas!


Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: disco infiltrator on 21 de August de 2012, 19:36
Eu, neste tema, sou chato e suspeito pois admito que acho o "estádio" AXA uma aberração.

Contudo, penso que enquanto não melhorarem os acessos, o conforto, os bares, estacionamento, as indicações, animação etc muita gente vai continuar a se recusar a colocar os pés naquele estádio. Conheço muita gente em Braga, que gosta do SCB mas não está para sujeitar às condições daquele estádio. Mais ainda numa época de crise e contenção, onde o dinheiro tem que ser muito bem pensado antes de ser gasto...

Um estádio bem composto não é formado apenas pelas indefectíveis, pelos fanáticos mas também por aqueles que gostam do clube, que querem apoiar mas que não estão para se sujeitar a tudo para verem um jogo de futebol.
Title: Re:Os novos paradigmas para encher o estádio!
Post by: Gverreiro21 on 21 de August de 2012, 21:01
Quote from: disco infiltrator on 21 de August de 2012, 19:36
Eu, neste tema, sou chato e suspeito pois admito que acho o "estádio" AXA uma aberração.

Contudo, penso que enquanto não melhorarem os acessos, o conforto, os bares, estacionamento, as indicações, animação etc muita gente vai continuar a se recusar a colocar os pés naquele estádio. Conheço muita gente em Braga, que gosta do SCB mas não está para sujeitar às condições daquele estádio. Mais ainda numa época de crise e contenção, onde o dinheiro tem que ser muito bem pensado antes de ser gasto...

Um estádio bem composto não é formado apenas pelas indefectíveis, pelos fanáticos mas também por aqueles que gostam do clube, que querem apoiar mas que não estão para se sujeitar a tudo para verem um jogo de futebol.

disco infiltrador entendo a tua indignação mas puxa não é preciso dramatizar tanto... acho que por exemplo um V.Setubal ou um Olhanense davam tudo para ter as condições que nós temos!! Não esqueça-mos que o Estádio AXA é de Euro 2004 e que da perspectiva arquitectónica é um dos Estádios mais bizarros e belos em todo o Mundo!! É um Estádio Municipal por isso pode beneficiar outros Clubes da Cidade se assim entenderem e o fazerem crer junto ao Município, por isso já temos a regalia de sermos nós a usufruir dele por completo! Penso que o problema não está no Estádio mas em algumas iniciativas que poderiam ser tomadas para chamar as pessoas tal como o ric referiu! De qualquer das formas o importante é apoiar o Mágico seja no AXA, no 1º de Maio, ou no pelado...