News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Universo Braguista - Assuntos genéricos

Started by Legião, 29 de March de 2014, 12:13

Previous topic - Next topic

Somos Braga!


Eu acho muitas coisas. Todos achamos coisas. Somos uma sociedade de achistas.

Mas, isto é um assunto demasiado sério para  ser resolvido com achismos.

Antes de me pronunciar sobre a viabilidade ou não da pedreira, gostava de ver o projecto de reabilitação.

No mínimo, vale a pena entregar o assunto a quem realmente percebe de estádios e ver o que eles propõe.
.

Depois, posso ter uma opinião mais avalizada.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

joaoPC

Quote from: Lipeste on 05 de September de 2023, 22:51
Quando atribuem a Estádios a classificação de monumentos de interesse público só podem acabar em ruínas, às moscas e mesmo com manutenção mas mantendo-o original também deixa de servir para receber adeptos pois não tem as condições mínimas de conforto que hoje são padrão...um estádio não é mais do que um equipamento, construído para receber adeptos e jogos de futebol (atletismo no caso do 28 de Maio ou 1 de Maio), quando se torna obsuleto serviu o seu propósito e como qualquer outro equipamento ou é demolido, ou  reconstruído, ou então recuperado de acordo com os padrões de conforto, segurança e viabilidade económica que os tempos que correm exigem.

Não fosse a pista de atletismo e diria sem reservas que por mim seria demolido e construído um novo de raiz (no máximo talvez mantendo as fachadas)...um estádio com pista de atletismo não tem interesse nenhum para o SC Braga, seria em minha opinião uma péssima ideia, mas para a obra ser possível talvez seja mesmo necessário o Braga ajudar a autarquia a financiar a construção de um equipamento para a prática de atletismo noutro ocal, talvez a solução passe mesmo por aí.

A Pedreira nuca será um estádio moderno, confortável e rentável, é e será para sempre um mono cada vez mais caro.
Isso já é old news.
Foi proposto pelo Braga exatamente o que sugeres como solução e foi rejeitado pelo câmara

Lipeste

#722
Quote from: joaoPC on 05 de September de 2023, 23:37
Quote from: Lipeste on 05 de September de 2023, 22:51
Quando atribuem a Estádios a classificação de monumentos de interesse público só podem acabar em ruínas, às moscas e mesmo com manutenção mas mantendo-o original também deixa de servir para receber adeptos pois não tem as condições mínimas de conforto que hoje são padrão...um estádio não é mais do que um equipamento, construído para receber adeptos e jogos de futebol (atletismo no caso do 28 de Maio ou 1 de Maio), quando se torna obsuleto serviu o seu propósito e como qualquer outro equipamento ou é demolido, ou  reconstruído, ou então recuperado de acordo com os padrões de conforto, segurança e viabilidade económica que os tempos que correm exigem.

Não fosse a pista de atletismo e diria sem reservas que por mim seria demolido e construído um novo de raiz (no máximo talvez mantendo as fachadas)...um estádio com pista de atletismo não tem interesse nenhum para o SC Braga, seria em minha opinião uma péssima ideia, mas para a obra ser possível talvez seja mesmo necessário o Braga ajudar a autarquia a financiar a construção de um equipamento para a prática de atletismo noutro ocal, talvez a solução passe mesmo por aí.

A Pedreira nuca será um estádio moderno, confortável e rentável, é e será para sempre um mono cada vez mais caro.
Isso já é old news.
Foi proposto pelo Braga exatamente o que sugeres como solução e foi rejeitado pelo câmara
Fazer uma pista de atletismo? Olha, não sabia.

Quanto ao resto não é nem old news nem new news é uma opinião que considera a atribuição da classificação de monumentos de interesse público a estádios de futebol, equipamentos desportivos,  algo sem sentido.

Luís Duarte

Quote from: Lipeste on 05 de September de 2023, 23:44
Quote from: joaoPC on 05 de September de 2023, 23:37
Quote from: Lipeste on 05 de September de 2023, 22:51
Quando atribuem a Estádios a classificação de monumentos de interesse público só podem acabar em ruínas, às moscas e mesmo com manutenção mas mantendo-o original também deixa de servir para receber adeptos pois não tem as condições mínimas de conforto que hoje são padrão...um estádio não é mais do que um equipamento, construído para receber adeptos e jogos de futebol (atletismo no caso do 28 de Maio ou 1 de Maio), quando se torna obsuleto serviu o seu propósito e como qualquer outro equipamento ou é demolido, ou  reconstruído, ou então recuperado de acordo com os padrões de conforto, segurança e viabilidade económica que os tempos que correm exigem.

Não fosse a pista de atletismo e diria sem reservas que por mim seria demolido e construído um novo de raiz (no máximo talvez mantendo as fachadas)...um estádio com pista de atletismo não tem interesse nenhum para o SC Braga, seria em minha opinião uma péssima ideia, mas para a obra ser possível talvez seja mesmo necessário o Braga ajudar a autarquia a financiar a construção de um equipamento para a prática de atletismo noutro ocal, talvez a solução passe mesmo por aí.

A Pedreira nuca será um estádio moderno, confortável e rentável, é e será para sempre um mono cada vez mais caro.
Isso já é old news.
Foi proposto pelo Braga exatamente o que sugeres como solução e foi rejeitado pelo câmara
Fazer uma pista de atletismo? Olha, não sabia.
Sim, está ali do lado direito.


Lipeste

#724
Quote from: Luís Duarte on 05 de September de 2023, 23:47
Quote from: Lipeste on 05 de September de 2023, 23:44
Quote from: joaoPC on 05 de September de 2023, 23:37
Quote from: Lipeste on 05 de September de 2023, 22:51
Quando atribuem a Estádios a classificação de monumentos de interesse público só podem acabar em ruínas, às moscas e mesmo com manutenção mas mantendo-o original também deixa de servir para receber adeptos pois não tem as condições mínimas de conforto que hoje são padrão...um estádio não é mais do que um equipamento, construído para receber adeptos e jogos de futebol (atletismo no caso do 28 de Maio ou 1 de Maio), quando se torna obsuleto serviu o seu propósito e como qualquer outro equipamento ou é demolido, ou  reconstruído, ou então recuperado de acordo com os padrões de conforto, segurança e viabilidade económica que os tempos que correm exigem.

Não fosse a pista de atletismo e diria sem reservas que por mim seria demolido e construído um novo de raiz (no máximo talvez mantendo as fachadas)...um estádio com pista de atletismo não tem interesse nenhum para o SC Braga, seria em minha opinião uma péssima ideia, mas para a obra ser possível talvez seja mesmo necessário o Braga ajudar a autarquia a financiar a construção de um equipamento para a prática de atletismo noutro ocal, talvez a solução passe mesmo por aí.

A Pedreira nuca será um estádio moderno, confortável e rentável, é e será para sempre um mono cada vez mais caro.
Isso já é old news.
Foi proposto pelo Braga exatamente o que sugeres como solução e foi rejeitado pelo câmara
Fazer uma pista de atletismo? Olha, não sabia.
Sim, está ali do lado direito.


Não me recordo dessa maquete...a que tenho na cabeça é aquela que parece uma bomba de gasolina da Galp.

Esse foi o primeiro projecto  apresentado pelo Braga e rejeitado pela CMB? Era o Braga que assumiia o custo total da obra, incluindo a pista de tartan e o pavilhão do ABC ou teria a CMB que financiar, senão na totalidade perto disso, o pavilhão do Académico?

Pedro Bala

Cada vez que vejo essa imagem até me palpita o coração, que sonho. Com o Sá Leite remodelado ainda por cima.

Invest NO Braga


Em vez de se estar a discutir como se poderia valorizar o que se tem, só se sugere coisas que adiam o problema até à eternidade...
Somos mesmo um país de saudositas: tenho todo o respeito por quem tem saudades do 1.Maio por variadas razões mas nem sequer foi aí que o Braga conseguiu os melhores resultados mas no novo estádio e ao longo dos últimos 20 anos

Fala-se em três estádios: 1) não existe, 2)está a cair aos pedaços, 3)um estádio com os seus problemas e nenhum considerado inultrapassável
O actual EMB tem sobretudo problemas de conforto no inverno principalmente com chuva (não no resto do ano) e a nível de acessibilidades.
Praticamente não se ouvem sugestões como solucionar as referidas questões, só pedidos de demolição!

O EMB foi caríssimo (algo errado mas sobre o qual não há nada a fazer); está numa localização óptima (não confundir com acessos e estacionamentos), entre o centro da cidade e o local de crescimento da cidade que não tem sido mais rápido por sucessivas crises; tem uma visão óptima para o relvado de todos os ângulos (e o Dell Alpi foi abaixo porque era afastado do relvado, algo insolúvel nessa situação); é uma obra única de arquitectura (sim eu sei, depois de umas dezenas de jogos é algo que deixa de ser muito relevante para o espectador habitual, mas preferia-se jogar num estádio esteticamente mau? a maior parte de elogios que se ouvem dos estádios seja qual for é precisamente a este nível e de quem nunca pôs os pés nesses sítios), e como se isso não bastasse está agora colado a todas as novas estruturas património do clube, cidade desportiva, sede, pavilhão, etc

A sério, nesta fase já nem percebo que sentido faz esta-se a falar noutro estádio... Estamos a sair aparentemente sem grandes crises e sem dúvida fruto de boa gestão de uma obra enorme e íamos agora adicionar uma obra potencialmente ruinosa, aos preços cada vez mais caros da construção?
Imagine-se que se punha em andamento um projecto de 80 milhões... quem vos garantia que não acabava em 300 ou 400? A Cidade desportiva seria uns 10 ou 20 e vai em quase 50

Eu olho para o estádio e vejo uma estrutura já construída com duas bancadas de excelente visão sobre o relvado e ok, uma grande pedreira de um dos lados que quanto a essa não há mesmo nada a fazer, ou se gosta ou não (eu gosto), de resto tudo é possível. Eu consigo pensar em inúmeras possibilidades e não sou nem arquitecto nem empreiteiro. Espero que o clube demonstre a mesma imaginação que teve nestas últimas fases e consiga resolver o problema de uma vez e em conjunto com a câmara. De preferência, tentando juntar-se ao mundial 2030 como candidata e às dezenas de cidades espanholas e marroquinas que não andam a ver passar o comboio como Braga (mesmo que não consiga) e que isso sirva para por a máquina em andamento. Sem esse incentivo acho que daqui a 20 anos ainda se vai estar a discutir o mesmo problema

PAF

Quote from: Somos Braga! on 05 de September de 2023, 23:07

Eu acho muitas coisas. Todos achamos coisas. Somos uma sociedade de achistas.

Mas, isto é um assunto demasiado sério para  ser resolvido com achismos.

Antes de me pronunciar sobre a viabilidade ou não da pedreira, gostava de ver o projecto de reabilitação.

No mínimo, vale a pena entregar o assunto a quem realmente percebe de estádios e ver o que eles propõe.
.

Depois, posso ter uma opinião mais avalizada.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Quem percebe minimamente de estádios só tem uma opinião sobre o municipal... é mandar abaixo!! Não tem ponta por onde se lhe pegue e todas as alterações são altamente limitativas. Sendo os custos de manutenção altamente crescentes e as receitas zero. Sendo que agora com a saída dos serviços e do museu do Estádio, ficaremos com o verdadeiro bunker que não vai servir para nada.(até tenho pena de quem trabalhou lá estes anos todos)
Elevadores são apenas um dos problemas, que pouco ou nada resolvem por exemplo no fim de um jogo.
O não ter circulação à volta, o grande desnível entre as 2 bancadas e os acessos, nomeadamente à bancada poente (seja acesso bairro, seja o acesso pela rampa no meio de centenas de carros) são limitações impossíveis de resolver.

Lipeste

#728
A Pedreira ainda vai chegar a ser classificada como património arquitectónico Universal do betão e cimento armado, o arquitecto já deve estar a tratar disso para que a sua obra prima, estádio disfuncional, não possa ser tocada....que assim seja para que nenhum aventureiro tenha ideias porque aquele mono não tem solução para se transformar num estádio moderno, confortável e  rentável.

Invest NO Braga

Quote from: PAF on 06 de September de 2023, 00:18
Quote from: Somos Braga! on 05 de September de 2023, 23:07

Eu acho muitas coisas. Todos achamos coisas. Somos uma sociedade de achistas.

Mas, isto é um assunto demasiado sério para  ser resolvido com achismos.

Antes de me pronunciar sobre a viabilidade ou não da pedreira, gostava de ver o projecto de reabilitação.

No mínimo, vale a pena entregar o assunto a quem realmente percebe de estádios e ver o que eles propõe.
.

Depois, posso ter uma opinião mais avalizada.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Quem percebe minimamente de estádios só tem uma opinião sobre o municipal... é mandar abaixo!! Não tem ponta por onde se lhe pegue e todas as alterações são altamente limitativas. Sendo os custos de manutenção altamente crescentes e as receitas zero. Sendo que agora com a saída dos serviços e do museu do Estádio, ficaremos com o verdadeiro bunker que não vai servir para nada.(até tenho pena de quem trabalhou lá estes anos todos)
Elevadores são apenas um dos problemas, que pouco ou nada resolvem por exemplo no fim de um jogo.
O não ter circulação à volta, o grande desnível entre as 2 bancadas e os acessos, nomeadamente à bancada poente (seja acesso bairro, seja o acesso pela rampa no meio de centenas de carros) são limitações impossíveis de resolver.

Sobre os custos de manutenção entramos aí mesmo no domínio dos "achismos"... durante muito tempo ouvi dizer que a bancada nascente superior tinha problemas estruturais graves, a verdade é que continuam a meter lá gente. Agora fala-se em cabos de aço, e isso é para quanto? Não basta falar em "despesas de manutenção" sem apresentar estimativas mínimas. Que obra não tem despesas de manutenção? O que sabemos sim é o preço mínimo de um estádio novo que em Portugal se multiplica sempre por três ou quatro
Sobre o segundo problema concordo, acho que se calhar é mesmo o principal defeito corrente do estádio que é o facto de serem dois estádios desligados. E o lado norte não é aproveitado porquê? Aí é que estaria a chave de uma remodelação. Acho que as pessoas não têm noção da dimensão daquela área que vai até à rotunda (incluindo até casas particulares). É desnivelado? E isso alguma vez foi problema para alguma obra? Do outro lado está a cidade desportiva, e o desnivelado que era

Invest NO Braga

Quote from: Lipeste on 06 de September de 2023, 00:31
A Pedreira ainda vai chegar a ser classificada como património arquitectónico Universal do betão e cimento armado, o arquitecto já deve estar a tratar disso para que a sua obra prima, estádio disfuncional, não possa ser tocada.

Mais um boato que serve para não se tocar em nada... só o que se ouve falar. Eu o que ouvi dizer é que o arquitecto já não pode fazer nada, no máximo e na pior das hipóteses deixa de considerar uma obra sua
Acho que se entrou numa fase de crítica completamente exagerada. Bem me lembro da maravilha que era no início..e agora é para mandar tudo abaixo! Que exagero... Eu às vezes visito ou mostro a pessoas que não conhecem e a reacção é sempre de espanto (sim eu sei, para quem vê muitos jogos torna-se desconfortável)

Lipeste

Quote from: Invest NO Braga on 06 de September de 2023, 00:36
Quote from: Lipeste on 06 de September de 2023, 00:31
A Pedreira ainda vai chegar a ser classificada como património arquitectónico Universal do betão e cimento armado, o arquitecto já deve estar a tratar disso para que a sua obra prima, estádio disfuncional, não possa ser tocada.

Mais um boato que serve para não se tocar em nada... só o que se ouve falar. Eu o que ouvi dizer é que o arquitecto já não pode fazer nada, no máximo e na pior das hipóteses deixa de considerar uma obra sua
Acho que se entrou numa fase de crítica completamente exagerada. Bem me lembro da maravilha que era no início..e agora é para mandar tudo abaixo! Que exagero... Eu às vezes visito ou mostro a pessoas que não conhecem e a reacção é sempre de espanto (sim eu sei, para quem vê muitos jogos torna-se desconfortável)
Boato? Desconheço, Foi só uma piada [emoji16]

Invest NO Braga

Quote from: Lipeste on 06 de September de 2023, 00:37
Quote from: Invest NO Braga on 06 de September de 2023, 00:36
Quote from: Lipeste on 06 de September de 2023, 00:31
A Pedreira ainda vai chegar a ser classificada como património arquitectónico Universal do betão e cimento armado, o arquitecto já deve estar a tratar disso para que a sua obra prima, estádio disfuncional, não possa ser tocada.



Mais um boato que serve para não se tocar em nada... só o que se ouve falar. Eu o que ouvi dizer é que o arquitecto já não pode fazer nada, no máximo e na pior das hipóteses deixa de considerar uma obra sua
Acho que se entrou numa fase de crítica completamente exagerada. Bem me lembro da maravilha que era no início..e agora é para mandar tudo abaixo! Que exagero... Eu às vezes visito ou mostro a pessoas que não conhecem e a reacção é sempre de espanto (sim eu sei, para quem vê muitos jogos torna-se desconfortável)
Boato? Desconheço, Foi só uma piada [emoji16]

Referia-me aquela situação frequentemente citada de que o Souto Moura não permite que se faça nada..pensei que falavas nisso

Arsenalista

Goste-se ou não do EMB, e eu gosto, ele está feito, inserido dentro da CD que é a nossa casa. Tem melhorias para ser executadas? Sem dúvida, principalmente no que concerne às acessibilidades, e nas questões dos elevadores, agora vir aqui dizer que é só mandar abaixo... e quê? fazia outro? E depois se o pessoal não gosta? Manda-se outra vez abaixo? Fantástico!
Temos cerca de 25000 sócios, provavelmente para agradar a todos teríamos que fazer um estádio novo todos os dias...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

RcRb2

O estádio precisa de obras bem caras no seu interior, utópico ou não é o que gostava de ver, visão da bancada nascente.
-Reformular o interior das bancadas, dar um aspeto mais agradável e acolhedor, mais cor, bares ainda melhores, proteger e vedar o interior com vidros para o inverno, tal como tem nos cativos porta de vidro para a entrada/saída do setor.
- +elevadores ou escadas rolantes para cima.
- cadeiras vermelhas de recolher.
- aumentar a cobertura uns metros para a frente em acrílico, protege da chuva mas continuava a dar luz no relvado.
- novo ecrã gigante

Ps: dar os parabéns a fan zone que tem melhorado muito, certamente irá continuar a melhorar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


GverreirodoMinho

O que eu sei é que os que andavam aqui a chorar pelo novo estádio de 20 000 têm andado muito caladinhos com as assistências acima dos 20k em 3 de 4 jogos em casa esta época.

Então 20k não chegava e sobrava para "um clube da nossa dimensão"?

Já o disse, repeti e volto a repetir: com média de 15k por época e 3/4 jogos acima dos 20k faz 0 sentido chorar por estádios de 20k.

O Braga tem que e deve jogar num estádio desta dimensão. O importante é mesmo cativar as pessoas  a ocuparem esse estádio da forma mais confortável possível, e essa é que deve ser a prioridade.

Acredito que até ao fim da época ainda viram pelo menos 5 ou 6 jogos acima dos 20k, pelo menos. É muito jogo.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

asoaress21

Agora com uma infraestrutura como a Cidade Desportiva (uma infraestrutura impressionante que em tanto dignifica o crescimento do nosso clube, é impossível não o reconhecer) instalada no local, faz ainda menos sentido deixarmos o Municipal... não sou nenhum perito na área mas acredito que haja pequenas coisas que possam ser feitas para colmatar alguns problemas de conforto e acessos. Sempre me parece melhor solução, por mais pequena que fosse, do que demolir uma obra assim. Mas é necessário que se apresente um projeto a sério de intervenção e remodelação, se não não passaremos da especulação.
É preciso um estádio com menor lotação? Com o crescimento que temos vindo a ter ao nível de massa adepta, não me parece fazer sentido. E ainda menos sentido fazem as queixas da localização do estádio... às vezes leio comentários em que mais parece que estamos a jogar no Gerês quando, imagine-se o horror, o EMB fica a uns 2,5km do centro da cidade. Imagino, no panorama de hoje, o que não diria muita gente aqui se regressássemos ao 1º de Maio :)

Pedro Bala

Não sei onde é que se foi buscar a ideia de que é preciso ter o estádio colado à CD.

Mesmo assim, um dia indo o estádio abaixo pode-se fazer outro por cima. Ergue-se uma plaquinha em honra ao doutíssimo arquiteto Souto Moura pra ele não ficar muito chateado, e segue-se em frente.

RcRb2

Quote from: GverreirodoMinho on 06 de September de 2023, 01:38
O que eu sei é que os que andavam aqui a chorar pelo novo estádio de 20 000 têm andado muito caladinhos com as assistências acima dos 20k em 3 de 4 jogos em casa esta época.

Então 20k não chegava e sobrava para "um clube da nossa dimensão"?

Já o disse, repeti e volto a repetir: com média de 15k por época e 3/4 jogos acima dos 20k faz 0 sentido chorar por estádios de 20k.

O Braga tem que e deve jogar num estádio desta dimensão. O importante é mesmo cativar as pessoas  a ocuparem esse estádio da forma mais confortável possível, e essa é que deve ser a prioridade.

Acredito que até ao fim da época ainda viram pelo menos 5 ou 6 jogos acima dos 20k, pelo menos. É muito jogo.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Eu sou um dos que defende que um estádio com 20k era e continua a ser o ideal para nós. O crescimento desta época é inesperado, mas se passarmos 2 épocas sem grandes resultados a média voltará a baixar.
Eu preferia ter um estádio de 20k 90% completo em todos os jogos do que o atual com média de 20k nesta época, mas a média de sempre andou sempre nos 12 mil.
Os lampiões têm um estádio de 65k mas têm 6. Milhões de adeptos, isto dá para aumentarem os valores dos bilhetes e ter sempre o estádio cheio, com 120mil raramente ia encher e os bilhetes seriam muito mais baratos.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


rpo.castro

Quem diz que o estádio tem de ser ali porque a cidade desportiva é ali, das duas uma, ou pensa que o projeto para a remodelação do 1⁰ de maio foi apresentado para aí em 2014, ou a Cidade Desportiva começou a ser construída o ano passado.
Depois gostava de saber quantos clubes, não só em Portugal têm a cidade desportiva ao lado do estádio.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.