News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Figuras de outros tempos

Started by cardoso, 22 de December de 2008, 19:11

Previous topic - Next topic

cardoso

Quote from: isi_scb on 08 de April de 2009, 14:02
Digam-me qual a equipa que mais vos encantou...nao digo escolher o melhor GR o melhor DD etc...digo o melhor conjunto o melhor onze que viram no Braga e que vos maravilhou
É muito difícil...
Para  mim, há três equipas fabulosas (acompanho o Braga desde 76 mais ou menos):
1977.1978 (NOTE-SE QUE AS CONDIÇÕES ERAM MUITO INFERIORES AO HOJE EM DIA)
Conhé
Artur...Fernando...Ronaldo...João Cardoso
Paulo Rocha...Marinho...Nelinho
Chico faria...Chico Gordo...Lito

2004.2005
Paulo Santos
Abel...Nem...Nunes...Jorge Luiz
Vandinho...Madrid...João Alves
Paulo Sérgio.... João tomás...Wender

2008.2009
Eduardo
João Pereira...Moisés...Rodriguez...Evaldo
Alan...Vandinho...César Peixoto
........Luis Aguiar
...Orlando.........Meyong

Qual das 3 era melhor? Impossível responder. Em 78 tudo era diferente... mas as dificuldades da época dizem-nos que aquele 4º lugar equivaleria hoje a um segundo... foram uns heróis, aqueles homens...

O MIX que eu gostaria mais de ver:
Equipa ideal
......................................Quim
Zé Nuno......Fernando......Nem ......João Cardoso
...................................Barroso
..........Marinho...................................Paulo Rocha
Chico Faria...........Chico Gordo.................... Karoglan
Treinador: Imbeloni

Suplentes
.................................Eduardo
Artur..........Carvalhal................Dito................Pedro Lavoura
.................................Rodrigão
Garcia.................. Fernando Pires .................Lito
................Feher......................João Tomás

Treinador: Jorge Jesus

easy_scb

Quote from: cardoso on 08 de April de 2009, 15:05
Digam-me qual a equipa que mais vos encantou...nao digo escolher o melhor GR o melhor DD etc...digo o melhor conjunto o melhor onze que viram no Braga e que vos maravilhou
É muito difícil...
Para  mim, há três equipas fabulosas (acompanho o Braga desde 76 mais ou menos):
Conhé

Nunca vi esta equipa a jogar...mas daquilo que oiço pessoas a falar havia um jogador nesta equipa que nao vejo por aqui citado: Rogério...daquilo que me dizem pessoas mais velhas Nelinho era extremo e ali na meia-esquerda existia um jogador chamado Rogério...verdade?

cardoso

Isi, deves estar a confundir "Rogério" com "Rodrigo".
Na verdade, o Braga actuava, na prática com 4 avançados. Se bem me lembro, as posições de Lito e de Nelinho eram um pouco indefinidas entre o meio campo e a linha avançada. Não consigo, de memória, garantir as posições mais habituais destes jogadores no terreno, o que te posso garantir é que eles jogavam quase sempre.
Dá-me a impressão (tens de compreender que eu tinha 13 anos na altura) que o Rodrigo era um médio que alinhava muitas vezes, talvez uma espécie de suplente de luxo. Talvez só alinhasse nos jogos em que era preciso defender mais... não sei... o que recordo é que era um jogador de grande garra, mais força que técnica mas com um grande coração.

easy_scb

Quote from: cardoso on 08 de April de 2009, 15:19
Na verdade, o Braga actuava, na prática com 4 avançados. Se bem me lembro, as posições de Lito e de Nelinho eram um pouco indefinidas entre o meio campo e a linha avançada. Não consigo, de memória, garantir as posições mais habituais destes jogadores no terreno, o que te posso garantir é que eles jogavam quase sempre.
Dá-me a impressão (tens de compreender que eu tinha 13 anos na altura) que o Rodrigo era um médio que alinhava muitas vezes, talvez uma espécie de suplente de luxo. Talvez só alinhasse nos jogos em que era preciso defender mais... não sei... o que recordo é que era um jogador de grande garra, mais força que técnica mas com um grande coração.

Exactamente!!!! Rodrigo, peço desculpa pela confusao...o meu pai fala-me varias vezes das combinaçoes da ala direita do Artur, Paulo Rocha, Nelinho e da ala esquerda Joao Cardoso, Rodrigo, Lito...

cardoso

Quote from: isi_scb on 08 de April de 2009, 15:25
Quote from: cardoso on 08 de April de 2009, 15:19

Exactamente!!!! Rodrigo, peço desculpa pela confusao...o meu pai fala-me varias vezes das combinaçoes da ala direita do Artur, Paulo Rocha, Nelinho e da ala esquerda Joao Cardoso, Rodrigo, Lito...

Um abraço braguista para o teu pai. Vê-se que é dos meus...

Pé Ligeiro

É muito difícil...
Conhé

Esta foi a equipa que me fez ser Braguista para o resto da vida! É para mim um marco história da minha vivência como adepto. De facto, atendendo às condições que havia na altura e à hegemonia que os clubes grandes tinham e que era bem superior à que têm hoje em dia, esta é uma equipa que merece ser recordada.
O Conhé era do meu ponto de vista o elo menos forte desta excelente equipa.
O Artur era um bom defesa direito, os centrais eram fortes, o João Cardoso era um excelente defesa esquerdo e tinha um pontapé forte. O Paulo Rocha tinha vindo do Sporting e era um médio que marcava golos. O Marinho também jogou no Sporting,  depois de ter jpgado no Braga. O Nelinho (hoje barbeiro no bairro da Boavista em Lisboa), veio do Benfica e era tão rápido que quanto mais corria, menos cabelo tinha. O Chico Faria veio do Sporting, era também um jogador de grande valor. O Lito veio do V. Setúbal, era também um extremo de grande categoria. Haveria de sair para o Sporting. O Chico Gordo dispensa apresentações. Uma bola na área em direcção à sua cabeça era mais de meio golo.

Grande equipa!

BRAGA SEMPRE MAIS!

tos

É muito difícil...
Conhé

2004.2005
Paulo Santos

2008.2009
Eduardo
João Pereira...Moisés...Rodriguez...Evaldo
Alan...Vandinho...César Peixoto
........Luis Aguiar
...Orlando.........Meyong

Qual das 3 era melhor? Impossível responder. Em 78 tudo era diferente... mas as dificuldades da época dizem-nos que aquele 4º lugar equivaleria hoje a um segundo... foram uns heróis, aqueles homens...

O MIX que eu gostaria mais de ver:
Equipa ideal
......................................Quim
Zé Nuno......Fernando......Nem ......João Cardoso
...................................Barroso
..........Marinho...................................Paulo Rocha
Chico Faria...........Chico Gordo.................... Karoglan
Treinador: Imbeloni

Suplentes
.................................Eduardo
Artur..........Carvalhal................Dito................Pedro Lavoura
.................................Rodrigão
Garcia.................. Fernando Pires .................Lito
................Feher......................João Tomás

Treinador: Jorge Jesus

O MEU MIX :

Régis

Artur               Dito             Demol            João Cardoso

Barroso
               Ohana                                       João Pinto

Luis Aguiar

Jorge Gomes            Meyong
magico braga allez!

easy_scb

Issos dos mix é uma tarefa complicadissima...se para mim que sou jovem e vejo o Braga há poucos anos o é...imagino para quem já tem épocas e épocas nas 'pernas'  ;D

BRAGA.COM

Para mim e como não sou muito velho, ainda bem  ;D, a equipa que mais me marcou foi sem dúvida a da época de 97/98...nunca mais esquecerei-a...ainda hoje me arrepio com tudo o que ela me vez vibrar e tendo em conta o orçamento que tínhamos!!!!
Foi nesse ano que eu vi pela primeira vez o meu BRAGA na taça UEFA e logo chegar aos 8º de final, nunca esquecerei aquela festa que foi ganharmos ao vitesse.
Nesse ano tb chegamos a final depois de ter mos arrumado o spoting e o benfica....Ai esse jogo contra o benfas,nunca mais me esquecerei,quanto a mim, o melhor jogo que já vi em toda a minha vida (sobretudo pelo ambiente). Nunca tinha visto tanta gente num jogo, o estadio tinha mais do que 10000 pessoas acima da sua capacidade...eu nem me conseguia mexer, parecíamos sardinhas todos de pé, havia pessoas em cima dos placares de publicidade...Ainda me lembro como se fosse ontem,o Karoglan a marcar o 1-1 de livre ao Preud'homme e o 2-1 tb pelo karoglan.
Já agora, se alguém tem fotos ou video desse jogo,agradecia que pocesse o link

Nunca mais me esquecerei dessa equipa: Karoglan,Toni,Quim,Zé Nuno, Jordão,Baltasar, Mozer, Artur Jorge, Formoso, Idalécio, Lino, Gamboa, Castanheira, Rodrigão, Bruno, Carlitos,Woskniak.....entre outros que agora já não me recordo assim de repente

que nostagico este tópico  :'(
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

Dracul

Quote from: Ferreira-Braga on 08 de April de 2009, 16:05
É muito difícil...
Conhé

Esta foi a equipa que me fez ser Braguista para o resto da vida! É para mim um marco história da minha vivência como adepto. De facto, atendendo às condições que havia na altura e à hegemonia que os clubes grandes tinham e que era bem superior à que têm hoje em dia, esta é uma equipa que merece ser recordada.
O Conhé era do meu ponto de vista o elo menos forte desta excelente equipa.
O Artur era um bom defesa direito, os centrais eram fortes, o João Cardoso era um excelente defesa esquerdo e tinha um pontapé forte. O Paulo Rocha tinha vindo do Sporting e era um médio que marcava golos. O Marinho também jogou no Sporting,  depois de ter jpgado no Braga. O Nelinho (hoje barbeiro no bairro da Boavista em Lisboa), veio do Benfica e era tão rápido que quanto mais corria, menos cabelo tinha. O Chico Faria veio do Sporting, era também um jogador de grande valor. O Lito veio do V. Setúbal, era também um extremo de grande categoria. Haveria de sair para o Sporting. O Chico Gordo dispensa apresentações. Uma bola na área em direcção à sua cabeça era mais de meio golo.

Grande equipa!

Esta equipa também me marcou bastante. Eu comecei a ir ao futebol ainda andava o Braga na segunda, mas foi com esta equipa de Conhé, João Cardoso, Chico Faria e Cª que o meu clube adquiriu outro brilho.
Mas reconheço que esta época temos uma das melhores equipas de sempre. Jogos como o de Milão, Portsmouth, Standard e outros contra os metralhas estão muito acima do que o SCB costumava fazer.

JailBreak

Quote from: Bvna on 08 de April de 2009, 14:48
Quote from: Imbelloni on 08 de April de 2009, 13:46
Quote from: cardoso on 08 de April de 2009, 13:15
Quote from: jacm on 08 de April de 2009, 13:00
...

O João Cardoso não é, ele nunca jogou no Setubal.
O João Cardoso só jogou em 3 clubes: Sacavenense, Belenensee e Braga.
Sem ter certeza continuo a apostar no que tem a bola: acho que é o Rifa.[

Eu também tinha essa ideia, mas repara neste blog, no post de 2 de Abril:
http://equipasfutebol.blogs.sapo.pt/

O Setubal teve de facto um João Cardoso nos anos 80, mas nao era o "nosso" Joao Cardoso, era outro!

Tomei a liberdade de encaminhar esta dúvida para o Jailbreak. Pode ser que nos dê uma ajuda.

Boas

Bem amigos, sinceramente em relação a essa personagem o Rifa sabia que não era. A cara não me era desconhecida, mas nao me lembrava e fui perguntar ao meu Amigo Antonio Rita que é uma base de dados nestas coisas

Aqui fica:

É o Rui Lopes.

Equipa completa, left-right:

Em cima: João Cardoso, F. Cruz, Jesus, Brito, Padrão e Nascimento.

Em baixo: Mota, Cerdeira, Octávio, Rui Lopes e Nunes. 

Fica o esclarecimento
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

Imbelloni

Quote from: JailBreak on 09 de April de 2009, 00:05
Quote from: Bvna on 08 de April de 2009, 14:48
Quote from: Imbelloni on 08 de April de 2009, 13:46
Quote from: cardoso on 08 de April de 2009, 13:15
Quote from: jacm on 08 de April de 2009, 13:00
...

O João Cardoso não é, ele nunca jogou no Setubal.
O João Cardoso só jogou em 3 clubes: Sacavenense, Belenensee e Braga.
Sem ter certeza continuo a apostar no que tem a bola: acho que é o Rifa.[

Eu também tinha essa ideia, mas repara neste blog, no post de 2 de Abril:
http://equipasfutebol.blogs.sapo.pt/

O Setubal teve de facto um João Cardoso nos anos 80, mas nao era o "nosso" Joao Cardoso, era outro!

Tomei a liberdade de encaminhar esta dúvida para o Jailbreak. Pode ser que nos dê uma ajuda.

Boas

Bem amigos, sinceramente em relação a essa personagem o Rifa sabia que não era. A cara não me era desconhecida, mas nao me lembrava e fui perguntar ao meu Amigo Antonio Rita que é uma base de dados nestas coisas

Aqui fica:

É o Rui Lopes.

Equipa completa, left-right:

Em cima: João Cardoso, F. Cruz, Jesus, Brito, Padrão e Nascimento.

Em baixo: Mota, Cerdeira, Octávio, Rui Lopes e Nunes. 

Fica o esclarecimento

Viva,

O esclarecimento fica a metade... ;D
Sendo certo que o Setubal tinha um João Cardoso, não pode ser o João Cardoso do Braga! Isso tenho a certeza quase absoluta!

perrinchon 66

este Brito que aqui se fala é o Baltemar Brito adjunto do Mourinho

perrinchon 66

havia um jogador do meio campo nesta equipa do meados dos anos 70 que eu gostava muito e pouca gente fala ou nao se lembra do Iglésias jogadopr espanhol vindo do Celta De Vigo...

Dracul

Quote from: perrinchon 66 on 09 de April de 2009, 14:24
havia um jogador do meio campo nesta equipa do meados dos anos 70 que eu gostava muito e pouca gente fala ou nao se lembra do Iglésias jogadopr espanhol vindo do Celta De Vigo...

Veio do Celta, era médio e penso que só esteve uma temporada em Braga, mas era um bom jogador. Ainda me lembro de o ver jogar.

1989

Boas,

O meu mix:

1- Regis
2- Zé Nuno
3- Rodriguez
4- Moroni
5- Jorge Luiz
6- Madrid
7-João Mário
8- Tiago
9- Vinicius
10- João Pinto ( não pelo que fez cá)
11- Karoglan

Penso que podia fazer mais 2 ou 3 equipas com a mesma qualidade!

Carvalhinha

2004.2005
Paulo Santos

Só comecei a acompanhar a vida do Sp. Braga a partir da era do Manuel Cajuda (ainda sou novinha :D), e por isso, destaco também o plantel honesto e humilde da época de 2004/2005.

Foi para mim, e por diversas razões, a melhor de todos os tempos. O Prof. Jesualdo Ferreira traçou como meta inicial fazer melhor do que no ano anterior e cumpriu, depois do 5° lugar, o SCB terminou  a SuperLiga em 4° lugar. Acabou por ter sabido a pouco porque passaram mais de metade da segunda volta nos três primeiros lugares. Foram considerados por vários orgãos da comunicacão social como a equipa revelação da época e também a UEFA distinguiu o Sp. Braga como a equipa da semana após o brilhante triunfo alcançado no estádio do Dragão (1-3), com um golo sensacional marcado por João Tomás ao Vítor Baía. As últimas jornadas foram sofridas à conta de uma série de castigos e lesões que atingiram a defesa e o meio-campo. Com a liderança em jogo, o SCB perdeu pontos em casa com o Penafiel (0-1) e o Moreirense (0-0), neste último com a má actuação do árbitro Rui Costa, mas também foi derrotado em Guimarães (1-0) com a ajudinha de Pedro Proença, onde mais tarde ficou impedido de arbitrar jogos arsenalistas por razões de Tribunal. Apesar disso, o Sp. Braga entrou na última jornada ainda com hipóteses de chegar à Liga dos Campeões, depois do título ter ficado matematicamente impossível apenas na jornada anterior. A notável e brilhante temporada ficou marcada também pela empatia que o Jesualdo Ferreira conseguiu criar com os adeptos. Nada mais que justo, pois o seu trabalho foi de louvar, começou por evitar a descida de divisão em 2002/2003, apurou e levou o Braga a competir nas UEFA após seis anos de ausência na Europa. Defrontaram a equipa escocesa do Hearts, onde acabaram por ser eliminados na pré-eliminatória. 

A equipa maravilha:
Guarda-Redes: Paulo Santos (Marco/Eduardo)
Defesa: Paulo Jorge, Nem, Nunes, Jorge Luiz (Pedro Costa/Abel)
Méio-Campo: Paulo Sérgio, Andrés Madrid, Barroso, João Alves (Castanheira/Vandinho)
Avançados: Césinha, Wender (João Tomás/Cândido Costa)

Treinador: Jesualdo Ferreira & Treinador Adjunto: Rui Águas

PS: Já agora, alguém sabe do paradeiro do Paulo Sérgio? Por incrível que pareça perdi-lhe o rasto.

Kramer

O "Beckham do Minho" ;D acho que já acabou a carreira, foi visto pela última vez para os lados da Trofa 

http://www.zerozerofootball.com/player/paulo_sergio/2004_2005/profile/134/default/642
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Zeus

E o GERSINHO um nº10 acho que era do tempo do vinicius, alguem se lembra?
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

joaobl03

Paulo Sérgio a estrela da companhia dizia um comentador  da Sporttv , para mim de estrela só tinha mesmo o cabelo .
Nos meus 16 anos de vida marcaram-me muito dois jogadores que faziam a melhor ala-esquerda que vi cá em Braga : Jorge Luiz e Wender .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"