News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O ESCADOTE de 1953

Started by Zezinho 3005, 05 de December de 2008, 19:55

Previous topic - Next topic

Zezinho 3005

Para memória futura.

"Em plena amena cavaqueira, como de costume (com amigos e adeptos do braguinha), tomei conhecimento que o famigerado "ESCADOTE" tinha comemorado no dia 1 de Novembro de 2008, 55anos da sua "existência". Foi no dia 1 de Novembro de 1953, mais propriamente as 16 horas e 45 minutos que se verificou a sua utilização, em prol do futebol português. É VERDADE.
   O glorioso minhoto, Sporting Clube de Braga, através dos seus digníssimos dirigentes contribuíram de forma decidida para a realização deste acontecimento. O Braguismo destes Homens fez com que o clube vivesse um dos maiores e mais intensos dias da sai já longa historia,
   Este desiderato, so foi possível com a força e o apoio incondicional dos adeptos que, mais uma vez, fizeram ouvir bem alto os ecos da sua revolta: "chega de não nos respeitarem. Chega de sermos maltratados! Basta de sermos roubados"
   A parte desta data, 1 de Novembro de 1953, a cidade, o clube, os adeptos e os bracarenses em geral, passaram a fazer parte da epopeia do futebol. As escrever algumas palavras, no último artigo publicado nas páginas deste jornal, invoquei a efeméride, nunca pensei despertar nos sentimentos desportivos dos bracarenses um tão profundo bairrismo. IMPRESSIONANTE.
   Foi com insistência que pediram para que a historia fosse narrada com todos os seus contornos. Com todo o prazer tentarei responder as expectativas. Se o conseguir, tal só foi possível com os préstimos, conhecimentos e memórias dos bracarenses: antigos directores, jogadores (que jogaram nessa partida), associados e adeptos. Abordagens apaixonadas que ajudaram (muito) para que a historia fosse contada. Verdadeiras tertúlias que há muito tempo já não se via. Devo confessar que não já não estava habituado. Afinal os tempos ainda são o que eram! Que pena.... Ser só as vezes. Este património humano, não o aproveitar é um desperdício. A pedido de varias famílias......vamos á historia:
   Conforme os canhamos, o Sporting Clube de Braga, para a época 1953/54, constitui uma equipa de elite, para se bater pelos primeiros lugares. Apostou num treinador com credencias – Fernando Vaz e um naipe de jogadores de qualidade elevada (Cesário, José Maria, Baptista, Velez, Eloi, Corona...). Grandes executantes! Esta aposta foi ganhando cada vez mais consistências, patenteadas por grandes exibições. De luxo!!! Os arsenalistas passeavam por todo o lado a sua classe.
   Á 5ª jornada de campeonato nacional da 1ª divisão, o Sporting de Braga recebia um "grande" – Sporting Clube de Portugal, com grandes nomes: os jucas, os vasques e o travassos Zé da Europa. Grande jogo em perspectiva!
   Partida a realizar no Estádio 28 de Maio (actual 1º de Maio), domingo dia 1-11-1953, as 15horas. Tempo de chuvas, grande assistência que se fazia acompanhar de guarda-chuvas (era permitido!). O prélio começou de melhor maneira para os arsenalistas, fizeram 1-0. A partir daqui começa-se a notar o "homem vestido de preto" -  era assim que se chamavam os árbitros. Parece... que não houve mais jogo e segundo rezam as crónicas, este ficou com um só sentido. Percebem? Sim, só via para um lado..é preciso explicar?..não? Bem me parecia. É sempre o mesmo. O Sporting de Lisboa, num ápice, ficou a ganhar por duas bolas a uma. Os adeptos do braguinha, não se calaram mais, com a revolta.
   Arbitragem vergonhosa! GATUNO! O árbitro de seu nome Reis Santos, da A:F: Santarém, prestava toda a vassalagem aos "senhores" de Lisboa, intocáveis, passeavam pelo campo como queriam, chegando mesmo a fazer o terceiro golo em lance escandaloso. Um fora de jogo que se via do Sameiro!!! LADRÃO!
    O caldo entornou-se...Os adeptos revoltados, com os guarda-chuvas em riste, tentaram invadir o terreno de jogo. Testemunhos fidedignos garantem que alguns já se encontravam dentro do rectângulo. Quando em simultâneo, se ouviu o apito! Fim do jogo.
   Reis Santos e a sua equipa, em grande correria (fogem) em direcção aos balneários. Eis que chegaram...Por artes do acaso (há coisas do diabo) a chave que abria a porta, não havia meio de aparecer....Os directores do clube que estavam por perto, preocupados disseram: "Reis Santos, com ao chave não aparece e para o senhor não continuar ao frio – grandes dirigentes – pois pode-se constipar....para entrar nos balneários, vai ter que saltar o muro e para o poder fazer, temos aqui esta escada de madeira – "o ESCADOTE". (Os balneários do Estádio 28 de Maio, é época, não tinham placa, eram divididos com muros com dois metros de altura.) Se bem pensarem, melhor o fizeram.
   Os dirigentes, com alguns bracarenses, lá encostaram a escada ao muro para se proceder á escalada, que começou muito mal, logo aos primeiros degraus. O "senhor árbitro" desajeitadamente, começou a bater contra os guarda-chuvas, que se encontravam nas mãos das pessoas que estavam para "colaborar". A subida para o muro, já era feita a muito custo...Na ânsia de "ajudar", empurraram a escada com o "homem de negro" para o outro lado! Segundo testemunhas credíveis, parece que o homem não terá ficado em muito bom estado!!!
   Cá fora, reunidos ás portas do estádio, os adeptos do braguinha continuavam á espera para "agradecerem"...o bom trabalho realizados pelos senhores do apito. De um momento para o outro... com grande entusiasmo e a uma só voz, ouviu-se: "JÁ FOI AO ESCADOTE!".
   A partir desta data, o emblema do ESCADOTE, começou a ser usado: - na lapela do casaco com ORGULHO; - nas montras da cidade com VAIDADE; - na ponta do pau da bandeira com PRESTIGIO.
   Como há muitos exemplares e como não é possível a exibição de todos, publicamos a a fotografia de um, para memória futura.
   Até para a semana."

Texto escrito por António Duarte, no jornal Correio do Minho, no dia 3 de Dezembro de 2008. 

disco infiltrator


Parabéns pelo texto!

Uma estória divertida, são estas coisas que fazem a história de um clube....

Sendo assim, o escadote até poderia ser uma boa aposta para alguns produtos do nosso merchandising....:-)

tos

o escadote ainda era util em 2008!
magico braga allez!

Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 05 de December de 2008, 21:21
Sendo assim, o escadote até poderia ser uma boa aposta para alguns produtos do nosso merchandising....:-)

Nem de propósito, aqui ficam alguns "adereços" evocativos deste episódio:



A imagem foi retirada do blogue bracarense O Farricoco, que abordou o assunto há umas semanas.

O blogue (desactivado?) Bibó Braga, apresenta uma reportagem da época sobre o assunto. Vale a pena explorar com algum cuidado este blogue porque contém bastantes documentos históricos sobre o nosso clube.

Nota: não conheço nenhum dos bloggers (embora tenha trocado umas palavras por escrito com um deles)  ;D mas não me admiraria que estivessem também registados no nosso fórum...

xpt_nautilus

Excelente texto, grande historia do nosso clube. Obrigado Zezinho3005 por partilhares este momento connosco. É tambem para este tipo de coisas que o SuperBraga.com existe.

(S)oon(C)hampion(B)raga

lololololololololololololol

;D o que eu me ri agora ;D

tinha ouvido falar muito sobre essa istoria, mas não sabia bem o que era.

gostei muito de viver, através das tuas palavras, mesmo que passados mais de 60 anos, este momento de historia do SCBRAGA

Obrigado Zezinho 3005  ;)

isto ao contrario de um tópico criado pelo ric à umas semanas sobre o que era o Braguismo no antigamente, dá bem a noção do que era e voltará a ser o SC BRAGA e o BRAGUISMO muito em breve!!!! 8)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

4338

Desconhecia desta história! Só demonstra que o que nos acontece já vem de trás.... muito de trás....

Força SCB, Queremos um 2009 cheio de alegrias!

Legião

#7
Repesquei este tópico porque no jogo de hoje lembrei-me do "Escadote", para quem não está a par desta mítica história pode ficar neste tópico a saber um pouco mais.

Vamos fazer regressar esta força e este bairrismo braguista.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Quote from: Old School on 27 de January de 2016, 23:12
Repesquei este tópico porque no jogo de hoje lembrei-me do "Escadote", para quem não está a par desta mítica história pode ficar neste tópico a saber um pouco mais.

Vamos fazer regressar esta força e este bairrismo braguista.
Precisavamos era de aplicar o escadote

PS: desenterranso da década
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico21

..no meio desta história ha coisas que ficaram escondidas...ou esquecidas....que ficam guardadas nas memórias da minha familia, que na sequencia do episodio viu alguem ir para a cadeia por uns dias.

Mais Norte


Mudam-seos tempos, mudam-se os meios.

Que tal uma escada Magirus e um rappel nos cabos que sustentam as palas do estádio?

Era mais alto e muito mais emocionante. ;D ;D



joelvm


Invest NO Braga

Muito bem desenterrada a história..infelizmente isto já vem de longe :/

Lembro-me também de ter assistido a outra tentativa menor de invasão de campo lá para o ano 90/91? contra o Setúbal... Estavamos a ser tão roubados que a malta da central tentou deitar as redes abaixo durante uns 20 minutos - alguns chegaram a entrar no recinto - e acabamos por ser castigados com vários jogos de suspensão!

Legião

Volta escadote estas perdoado... esta história deveria chegar aos ouvidos de muita gente podia ser que ganhassem mais um bocado de respeito por nós, é preciso amar muito este clube para não mandar este futebol podre às favas.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Heisenberg

Alguém que leve um para quinta-feira.

Já são 3 expulsões seguidas, no mínimo ridículas.

Legião

#15
Expulso do encontro com o Boavista, o treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, não falou aos jornalistas no final. Quem esteve presente na sala de imprensa foi o presidente António Salvador que se queixou da arbitragem de Manuel Mota e aproveitou para recordar o encontro com Rio Ave para a traça da Liga, realizado a meio da semana.
 
«O que se tem passado é inadmissível. A guerra que se passa na arbitragem não nos diz respeito e o Braga nem se mete nisso. Este clube merece respeito», frisou. 

«O que pelo para o resto do campeonato é isenção da arbitragem, que deixem o Braga em paz. Com este clima que existe na arbitragem, não sei onde é que isto vai parar. Esperemos que não haja azares maiores do que tem acontecido», disse ainda.

Em http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/o-apelo-de-antonio-salvador-deixem-o-braga-em-paz
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

guerreiro1921

Ainda hoje o Escadote era necessário...

Legião

Este Hugo Miguel bem merecia o escadote ou fazemos com que nos respeitem ou vão sempre nos ***** na cabeça (desculpem o calão).
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

A.COSTA

Este árbitro - HUGO MIGUEL - é useiro e vezeiro em prejudicar o SC Braga. Em Arouca retirou 2 pontos na classificação ao SC Braga.

Noutros estádios os favores são sempre aos mesmos.

Isto tem que acabar. A bem ou a mal.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Legião

Os lagartos denunciaram hoje relatos de ameaças aos árbitros, não sei qual o fundamento nem a veracidade das mesmas, sei que os estarolas que normalmente são os mais beneficiados são os que mais pressão fazem. Nós, que eu visse, tirando o Peseiro, não vi mais ninguém a pôr o dedo na ferida naquilo que se passou ontem em Arouca. Infelizmente em Portugal nestas questões quem não chora não mama.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva