News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Momentos que marcaram os BRAGUISTAS

Started by Karoglan Taibraga, 08 de October de 2008, 14:52

Previous topic - Next topic

comandantX

Malta,

para mim é o próximo (depois dos bifes) lá em Milão! ;)

É um sonho! Tantas centenas ou milhares de jogos foram necessários assistir para chegar aqui!

Poder festejar um golo no meio dos nossos e inundar a cidade de telefonemas será o extase!

Estou a imaginar umas largas centenas de braguistas na bancada atrás da baliza!

Pregar um olé ao kaka e ronaldinho pelas coxas do cesar peixoto, vandinho, etc etc  daaa-se! Já não penso noutro coisa a almoçar, jantar e antes de ir dormir!

Este será o momento que o Braga tem para mostrar a sua magia à alta roda do futebol!

Venha o dia 6 de Novembro!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

João Pedro

Tópico 5 estrelas!

Acho que os jogos que mais me marcaram foram:
- Guimarães vs Braga, que nos apurou para a taça uefa. Era ainda muito novo e fui com o meu pai. Ainda estava bastante gente para os preços praticados. E o regresso a Braga foi memorável. Lindo!! Dia recordado para sempre na minha memória! Amo-te Braga!!
- Braga vs Porto, final da taça. A viagem, o ambiente antes de entrar no estádio, a emoção do jogo,... Espectacular! E tirei uma foto com o Perrinchon :)

Houve também outros jogo que me marcaram bastante. Não me vou lembrar de todos, porque ainda foram bastantes, mas relembro alguns:

- Salgueiros vs Braga; não me lembro da época, nem do resultado. Marcou-me porque na altura a bola veio parar a mim e eu entreguei-a a um dos meus ídolos: o Zé Nuno;
- Alverca vs Braga e Paços vs Braga, ambas na mesma época; em ambos fomos goleados, mas em ambos os jogos estava imensa gente de Braga a apoiar. Em Alverca então foi impressionante!
- Braga vs Schalke; o Schalke era um colosso na altura e o Braga com uma equipa lutadora, deu-lhes imenso que fazer. Se não fosse a lesão do Lino no jogo em casa, e a expulsão do Zé Nuno ou Artur Jorge (o arbitro expulsou mal, por confusão, um deles) na casa do Schalke, e acho que tínhamos feito história. Fui ver o jogo Schalke vs Braga para um auditório do parque de exposições.
- Penafiel vs Braga; marcou-me pela desilusão de ver o Braga deixar fugir uma grande oportunidade para ser campeão. Aquela perdida do Candido Costa com a baliza aberta... >:( >:(
- Braga vs Benfica; meia final da taça. A reviravolta no marcador foi indescritível, assim como o estádio a abarrotar.
- Braga vs Tottenham; a recuperação dos 2 golos de desvantagem e o apoio fenomenal dos Braguistas. Dos melhores jogos neste novo estádio.
- Braga vs Leixões; não deixa de marcar. Nem sempre pode ser positivo. Este foi demasiadamente negativo...

Há mais jogos, mas à medida que me surjam virei aqui dizer.

Uma coisa é certa (para mim): a mística do 1º  de Maio é muita mesmo. Os tempos eram outros, e as equipas do Braga que lá entravam tinham outro encanto e outro querer. Tenho imensas saudades dos jogos lá disputados. Mas agora é hora de crescermos ainda mais. Vamos Braga!! Vamos ser campeões!!

sergiomaka

espectacular!

o tal jogo contra o benfica, vitesse tão antigos que eu presenciei!
mas o jogo contra o benfica foi dos que me deu mais gosto! o karoglan aí teve demais...

e outro jogo que também foi demais, foi um á poucos anos também contra o benfica em que ganhámos 3-2 no AXA e com um golo do bebágua!
deu me um gozo ver os benfiquistas camuflados a irem pa casa de trombas!

disco infiltrator

Caramba....porra...

Vocês se soubessem o que é estar tão longe e ler estas coisas....caramba! Muita emoção! Grandes recordações,em muitos destes momentos eu estava presente. Belíssimo tópico, muito obrigado!!!

E viva o BRAGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

easy_scb

A meia final da taça com o benfica foi magnifica...

Aquele 3-2 ao benfica com golos em cima de golos depois de termos sido roubados pelo arbitro...grande Maxi nesse jogo...

O orgulho que foi ver o Bayern no Axa e podermos dizer no fim que demos um banho ao colosso europeu...

As eliminatórias da uefa onde com equipas de tostoes glorificamos o nosso simbolo..

As recordaçoes do 1º Maio sao mais que muitas...

spinto

Há muitos anos fui ver um jogo para o camarote presidencial, braga-chaves para a taça á tarde, faltei ás aulas e vi uma vitoria, devia ter uns 11 a 12 anos.

Era muito miúdo mas lembro-me do tottenham e da porrada que caí na curva junto á central.

Quando o meu pai era sócio lá iamos nas tarde de domingo á bola, mesmo a chover torrencialmente lá estavamos.

Quando haviam homenagens ás atletas do clube pelos feitos conseguidos, muita gente nem se lembra , mas fomos durante décadas os melhores da europa, vivi directamente esses feitos por tenho uma campeã na familia e durante anos o atletismo foi o principal angariador de conquistas.

Um ultimo jogo do campeonato contra o setubal penso, que o arbitro apitou falta e houve invasão de campo, acho que na altura perdemos o jogo.

A meia final com slb e final com o porto onde estavamos a jogar muito bem e o ze nuno deu a bola ao jardel.

Ida a belém e pensar que trazia o passaporte da final.

Saudades eu tenho dos tremoços e das azeitonas, e claro do "OLHA O BOM GELADO, FRUTO E CHOCOLATE"
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

RB_grp006

Quote from: spinto on 10 de October de 2008, 19:28

Um ultimo jogo do campeonato contra o setubal penso, que o arbitro apitou falta e houve invasão de campo, acho que na altura perdemos o jogo.

empatamos 1-1, nesse jogo e apos esse lance a televisão mostrou eu e o meu pai a subir a rede para a tal invasão, recordo-me que no dia seguinte ao entrar no cafe todos se riam de mim por causa dessa cena.

outro momento que me marcou foi um jogo em Chaves no tempo do Caojudas, jogavam jogadores como o Bruno, Baltazar, Vado, Ze Nuno etc, eu e a minha familia (7 pessoas), entramos para o estadio pelo balneario onde os nosso Magicos da altura se equipavam, naquela fase muitos se devem lembrar da caça ao convite á porta dos balnearios e uma pessoa amiga do meu pai como nao tinha mais convites teve nada mais nada menos que a brilhante ideia de nos fazer entrar pelos balnearios precisamente na altura em que o Caojudas se preparava para dar a palestra, la entramos nos devidamente equipados com bandeiras e cachecois  e os nossos jogador a perguntar o que se estava a passar,mas o "pior" foi quando chegamos ao relvado e os adeptos do Chaves começaram a assobiar-nos e a insultar-nos...

P.S: recordo-me que a cor das cuecas do Vado eram brancas   ;D ;D

cardoso

A cena que vou descrever passa-se em Agosto de há uns anos, não sei exactamente quantos, no estádio 1º de Maio.
Nesse ano o jogo de abertura da época foi entre o Sc Braga e o Braga B. Era uma noite de Agosto atípica: muiito fria e o tempo ameaçava chuva. Lá para o final da primeira parte começou a chover imenso. parecia inverno: chuva e frio. O pessoal começou a ir embora porque quase ninguém tinha trazido guarda-chuva. Mas eu, os meus irmãos, o meu pai e mais umas centenas de heróis aguentamos até ao fim. Nunca apanhei uma molha como aquela e, ainda por cima, com um briol de todo o tamanho.
Cada vez que penso nisso lembro-me de como o SC BRAGA põe um gajo maluco! É impressionante!

Fora isso, vou bater no ceguinho, o momento que mais me marcou foi este:

http://www.youtube.com/watch?v=24p9VPgq2v0

barinho

O Braga já me deu tantos momentos inesquecíveis que nem saía daqui se os contasse todos ao pormenor.

Mas também concordo com muitos dos que aqui já foram ditos.O jogo contra o vitesse que foi o meu primeiro jogo europeu,a final com o porto,a meia final com o benfica,o jogo com o tottenham que foi provavelmente o melhor jogo que já vi do nosso clube e foi uma derrota que mais do que triste me deixou mesmo orgulhoso do meu clube.E mais outros tantos como a meia final do ano passado com o belenenses,a inauguração da pedreira,os 3-1 no dragão,a 1ª vez que vi o meu cartão de sócio apenas com 6 anos,as chuvadas que levei tantas vezes no 1º de Maio.

E aqueles 3-2 ao benfica foi a vez em que acho que me ia dar mesmo um treco num estádio de futebol.Quando marcamos o 2-1 aos 88 minutos fiquei tolo,depois com o penalti inventado fiquei completamente cego de raiva e depois quando foi o 3-2 atirei-me pra cima do amigo que estava comigo e quase rebolavamos pelas escadas abaixo ;D.E tantas emoções duma vez só quase que davam cabo de mim,tive mesmo que me sentar senão nem sei.Aliás eu sofro tanto que em muitos jogos com tanta emoção até fico a tremer,já foram inúmeras as vezes que fiquei com lágrimas nos olhos.

Claro que também há momentos maus mas marcantes como as mortes dos nossos grandes Féher e Pedro Lavoura.O jogo a seguir à morte do Lavoura foi em casa com os espanhois e nunca mais me vou esquecer que aqueles gajos nem se dignaram a respeitar o minuto de silêncio!E a derrota com o leixões claro,acho que nunca fiquei tão triste depois dum jogo de futebol.

São tantos os momentos e um sentimento tão grande que só mesmo quem é braguista é que pode entender o quanto se pode amar e sofrer por um clube :)

cardoso

Quote from: barinho on 10 de October de 2008, 22:38
....
E aqueles 3-2 ao benfica foi a vez em que acho que me ia dar mesmo um treco num estádio de futebol.Quando marcamos o 2-1 aos 88 minutos fiquei tolo,depois com o penalti inventado fiquei completamente cego de raiva e depois quando foi o 3-2 atirei-me pra cima do amigo que estava comigo e quase rebolavamos pelas escadas abaixo ;D.
...

Bem lembrado. Foram os minutos mais emocionantes que já vivi no futebol Receei mesmo que me ia dar uma coisa; doía-me a garganta de tanto berrar, doía-me o peito sei lá de quê, pensei que ia ter um ataque mas era só ansiedade, um nervosismo daqueles que põe um gajo todo a tremer, por dentro e por fora. Lembro-me que quando acabou o jogo continuei aos saltos como um tolo, enquanto perto de mim os benfiquistas iam saindo com uma meloa maior que a pedreira!!!
Aquilo foi demais... inesquecível...

cardoso

Quote from: spinto on 10 de October de 2008, 19:28
....
Saudades eu tenho dos tremoços e das azeitonas, e claro do "OLHA O BOM GELADO, FRUTO E CHOCOLATE"

É FRUUUTÓÓÓÓÓÓCHECOLATEEEEE!!!!!!!! gand'a nóia ;D

Augusto Gomes

Grandes momentos passados no 1º Maio à chuva e ao sol...
A invasão do jogo com o Covilhã antes do 25 de Abril com o Braga na 2ª divisão, em cuja equipa jogava um ex-Braga chamado Alipio, defesa central (vaga memória);Sofremos em consequência  8 jogos, creio, de interdição de campo e fomos jogar para Merelim onde assisti a vários jogos em louca romaria  - um com o Penafiel e goleamos.Aqui, lembro-me também do jogo Braga-Académica (que subiu de divisão...), creio que empatamos o jogo (ou perdemos pela diferença minima?) e assisti ao jogo ao lado do relatador do jogo para a então Emissora Nacional do locutor coimbrão João Bravo, bem no meio-campo e à flor do pelado...
O Totenham de Cunningham - grande equipa inglesa à época - com a invenção de Quinito ao pôr em jogo um puto de 18 anos chamado Rifa...
etc.etc.
Mas queria salientar um Braga-Amadora (de João Alves) para a Taça de Portugal, numa quarta-feira de inverno (um frio nunca visto...) e com meia dúzia de espectadores, em que após 120 minutos de jogo empatados fomos à marcação de 10/11 penaltyes e...fomos eliminados já perto da meia-noite...Grande frustação!
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Augusto Gomes

Post Scriptum

Verifiquei mais tarde, entretanto, que o JR2969 já se tinha referido ao Braga-Amadora da Taça de Portugal...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Dracul

Os momentos bons foram tantos que se torna difícil escolher os melhores, mas mesmo assim vou referir alguns dos mais antigos:

- Os jogos na 2ª divisão e a consequente  subida à 1ª divisão, há muito, muito tempo. Creio que foi um Vilanovense - SCB num domingo à tarde, em que fomos lá empatar 0-0. Se alguém ainda se lembrar, que me corrija, se eu estiver enganado.

- O meu primeiro jogo da Taça UEFA, contra o Hibernians La Valleta, de Malta, em que ganhámos 5-0.

- O célebre SCB - Tottenham, na década de '80, em que perdemos 0-3, mas foi uma festa fabulosa.

- A primitiva "Juventude Bracarense" e aquelas deslocações a todo o país, também nos anos '80.

- Os jogos no velhinho 28 de Maio/1º de Maio, as tardes de chuva e o famoso "já não chove".

- Uma eliminatória da Taça de Portugal, no Barreiro contra a CUF, em que empatámos 1-1. Fui ver o jogo com o meu primo do Barreiro e era o único adepto do SCB presente. Digo que era o único, porque mais ninguém festejou o golo do Braga.

Agora espero ver o SCB campeão e a ganhar a Taça UEFA.

spinto

Momentos negativos foram os "emprestimos" do estádio ao gil e moreirense, um dos quais e que me revoltou e ainda hoje lembro com desagrado, foi a festa do titulo do benfica contra o gil em 92 ou 93, penso que a partir daí referiram-se ainda mais a uma cidade de braga cheia de benfiquistas.

A lamentar também os torneios ou jogos de apresentação do benfica cá com estrangeiros.

Não foi falado penso no mundial de 91 que foram feitos melhoramentos nas bancadas e balneários principalmente.
Os paineis electronicos que não funcionavam.

A FESTA DOS LENÇOS BRANCOS COMEÇADAS NA CURVA NO PORTUGAL-FRANÇA ULTIMO JOGO DO ARTUR JORGE.
;D ;D  fui eu e o meu irmão que começamos  ;D ;D desculpa lá bigodes, lol

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Karoglan Taibraga

Quote from: cardoso on 10 de October de 2008, 21:54
A cena que vou descrever passa-se em Agosto de há uns anos, não sei exactamente quantos, no estádio 1º de Maio.
Nesse ano o jogo de abertura da época foi entre o Sc Braga e o Braga B. Era uma noite de Agosto atípica: muiito fria e o tempo ameaçava chuva. Lá para o final da primeira parte começou a chover imenso. parecia inverno: chuva e frio. O pessoal começou a ir embora porque quase ninguém tinha trazido guarda-chuva. Mas eu, os meus irmãos, o meu pai e mais umas centenas de heróis aguentamos até ao fim. Nunca apanhei uma molha como aquela e, ainda por cima, com um briol de todo o tamanho.
Cada vez que penso nisso lembro-me de como o SC BRAGA põe um gajo maluco! É impressionante!

Fora isso, vou bater no ceguinho, o momento que mais me marcou foi este:

http://www.youtube.com/watch?v=24p9VPgq2v0

Cardoso, não vale por a chorar logo de manhã, lembro-me tão bem deste jogo, a nossa pulga Zé Nuno, que saudades, reparem na altura em que o Artur Jorge festeja o golo, que grande exemplo para os dias de hoje de um jogador que chorou a camisola que vestiu, e que sempre dignificou o nosso Clube.

Que saudades Karoglan, Bruno (melhor médio da altura), Wosniak(frangueiro com classe, Castro Santos(futebol espectaculo).

Cardoso e restantes forstas será pedir muito mandarem-me todos os videos que tivereme fotos por email. pedrodi2004@portugalmail.com.

Um abraço, é bom saber que ainda existem muitos Braguistas.
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

papapremios

Ainda sou novinho, por isso só me lembro dos momentos mais recentes...

Momentos positivos:

- As 5 jornadas consecutivas em que estivemos no 1º lugar, em 2005/06, com jogos marcantes como o 2-1 em Vila do Conde, com um golo no último minuto do Vandinho (DE CARRINHO!) e o inesquecível 3-2 contra o Benfica+João Ferreira, com bis do Bevacqua.Ainda nesta época lembro o 2-0 em Guimarães, no jogo em que o Moreno assassinou o joelho do Delibasic e o árbitro marcou falta do Deli nesse lance! Foi o nosso singelo contributo para a descida de Honra dos espanhóis! ;D

- O mítico 4-3 em Vidal Pinheiro contra o Salgueiros, golo no último minuto do também mítico Fehér! Uma cabeçada à João Tomás de Fortaleza, ou seja, à Jardel!

- O 3-1 no Dragão, o maior banho de bola que alguma vez vi o Braga dar! Jogo quase perfeito, só não o foi porque eu não pude lá estar ( que raio de altura para ficar doente!). Felizmente, tenho o DVD desse jogo para o recordar de vez em quando;

- A eliminação do Porto, nos quartos-de-final da Taça, no Estádio das Antas.Quim defende um penalty de Jorge Andrade na 1ª parte, Castanheira e Idalécio ( que do alto do seu metro e 90 e tal foi ao rés-do-chão cabecear), na 2º parte,tornaram o sonho da final da Taça bem possível.Mas veio o Leixões e estragou tudo.

- As invasões ao Bessa, Luz, Penafiel, Paços e Dragão, principalmente no 1-1, penalty convertido pelo JT e sofrido por Kim Dong Hyun, aos 88 minutos. Um jogo em que conseguimos 1 ponto, sendo que meio ponto foi conseguido pelos adeptos.Foi um jogo em que os adeptos levaram a equipa para a frente!

- As grandes noites europeias destas últimas épocas: o jogaço com o Bayern, o inferno vermelho contra o Tottenham e o sofrimento que deu frutos em Verona e Parma;

Momentos negativos:

- As meias-finais da Taça com Leixões e Belenenses.Dois momentos em que chorei de tristeza, pois vi o sonho a desfazer-se mesmo à minha frente, no 1º ao vivo, no 2º, infelizmente, pela televisão.

- Braga 1-1 Estrela Vermelha. De longe, o jogo mais INACREDITÁVEL que alguma vez vi. Nesse jogo nasceu um ódio para toda a vida: VLADIMIR STOJKOVIC. Tenho para mim que ele, na época passada, se lesionou nas vésperas do jogo com o Sporting no AXA só para não levar connosco! É uma teoria um bocado estúpida, mas isso é normal em mim. ;D

- As mortes de Pedro Lavoura e Miki Fehér, embora este já não jogasse cá na altura, mas foi um jogador que muito me marcou aquando da sua passagem por Braga.

Em suma, SER BRAGUISTA CUSTA, MAS TAMBÉM NOS DÁ MUITAS ALEGRIAS!  ;)

Zezinho 3005

Que espectaculo ver este video do jogo contra vitese..

Era no tempo em que quando o clube xamava a cidade aparecia no estadio e nao era preciso grandes campahas da markting,hoje misteriosamente somos quase sempre os mesmo,seja contra o leixoes ou contra o bayern.

BRAGUISTA 100%

Quote from: dracul on 11 de October de 2008, 00:21
- O meu primeiro jogo da Taça UEFA, contra o Hibernians La Valleta, de Malta, em que ganhámos 5-0.

Nao foi o hibernias de hedinburgo?? escocia ??
Sporting Clube de Braga - love it or leave it.

slb + fcp + scp = LIXO

Dracul

Quote from: BRAGUISTA 100% on 11 de October de 2008, 13:49
Quote from: dracul on 11 de October de 2008, 00:21

Nao foi o hibernias de hedinburgo?? escocia ??

Não. Foi contra o Hibernians de Malta, disso tenho a certeza. Ganhámos a primeira mão por 5-0 e creio que perdemos na segunda por 3-2. Lembro-me perfeitamente por ter sido o meu primeiro jogo "europeu".