News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 11/09

Started by Olho Vivo, 11 de September de 2008, 03:21

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

André Leone

«Estou num grande»

Nos últimos oito anos jogou em 11 clubes mas não se considera um aventureiro. Ainda novo foi enganado por um antigo craque da canarinha, que o envolveu num escândalo com passaportes falsos em Itália. Voltou ao Brasil, onde brilhou nos melhores emblemas do país. Em Braga confessa-se impressionado com a grandeza do clube.

Por Pascoal Sousa

— O Sp. Braga é o 13.º clube que representa, o 11.º em oito anos. O Leone tem espírito aventureiro ou foi mero acaso?

— São assim tantos clubes? Não contei. Nada foi planeado, aconteceu naturalmente. Com a introdução duma nova lei no Brasil que facilitou o movimento de jogadores comecei muito cedo a procurar o melhor para a minha carreira. Em 2005 fui eleito um dos melhores centrais do Brasil e a partir daí passei por mais clubes, todos eles muito importantes, como o Cruzeiro, o Corinthians e o Goiás.

— O seu passe chegou a valer milhões. Como foi isso possível ao Sp. Braga pagar apenas 60 mil euros, o valor da sua cláusula de saída do Vila Nova?

— Foi por isso que me mudei para o Vila Nova; e ir para a Série B. Aos 29 anos ainda queria fazer carreira internacional mas continuar na Série A do Brasil implicava ter uma multa rescisória muito elevada, de milhões. O Vila Nova é um grande clube, pagava o mesmo que os maiores, tinha uma estrutura fortíssima e a vantagem de não exigir uma cláusula muito elevada.

— O que conhecia de Portugal e do seu novo clube?

— Conhecia pouco. Além dos três principais clubes portugueses, ouvia-se falar muito do Marítimo, porque ia buscar jogadores ao Cruzeiro. Fui à Internet, falei com amigos que tinham jogado cá e disseram-me para avançar de olhos fechados porque ia para um grande clube de Portugal e isso entusiasmou-me.

— Portugal sempre esteve na sua rota: antes de Braga, Sporting e Belenenses foram clubes que manifestaram interesse em Leone. Confirma?

— Soube dessa história mais tarde. A multa rescisória foi sempre um grande problema, porque era muito elevada para a maior parte dos clubes portugueses.


O susto que apanhou pela internet

— Quais foram as primeiras impressões do Sp. Braga. Correspondeu à imagem que construiu desde o Brasil?

— Fiquei impressionado logo que fui à Internet. Confesso: até me assustei com a grandeza do Sp. Braga! Nunca pensei que tivesse um estádio tão bonito e imponente e uma estrutura profissional tão forte. Quando vi os jogadores que estavam a contratar sabia que iria para uma equipa de competitiva. Estou num grande!

— Por diversas ocasiões Jorge Jesus elogiou a sua capacidade de sacrifício por se recusar a parar de se treinar ou de jogar mesmo tendo sofrido uma lesão no joelho direito. É daqueles jogadores que preferem quebrar a torcer?

— Vinha com rotina do Brasil e a pré-época correu-me bem. Foi pena a lesão mas, como não sou jogador de estar parado ou de gostar de perder o comboio, continuo a batalhar sem problemas. Claro que fui aproveitando para proteger o joelho mas tenho noção de que todos os sacrifícios são justificáveis em nome do sucesso do colectivo.

— O redimensionamento do plantel e o forte investimento em reforços foram feitos a pensar na conquista de um título. Acha possível atingir esse objectivo?

— Acredito no sucesso. A equipa tem valor para ganhar a qualquer adversário, é forte em todos os sectores, tem um treinador exigente e sério e um grupo disponível. Vamos de certeza dar muitas alegrias aos adeptos.


Enganado por Careca no futebol italiano

— Ainda muito novo foi para Itália representar o Vicenza. Mas algo correu mal. O que aconteceu?

— Sim, era muito novo e tinha a ilusão de jogar na Europa. O Careca, antigo internacional do Brasil, viu-me no Campinas, gostou e levou-me para um torneio em Viareggio. Depois assinei por cinco anos pelo Vicenza mas aí estoirou a polémica porque o Careca tinha comprado passaportes italianos falsos. Eu só jogava, ele é que tratava de todas as questões burocráticas.

— Você tem ascendência italiana. Como é que resolveu o problema?

— O meu avô é italiano, o meu pai também mas já nasceu no Brasil. Tratei de tudo direitinho, tirei um passaporte legal e tudo foi ultrapassado.

— Além de vídeos de jogos seus, há no Youtube.com uma cena hilariante em que o Leone se entrevista a si próprio. Como se proporcionou essa brincadeira?

— Foi mesmo isso, uma brincadeira. Serviu para apimentar uma final do Campeonato Goiano. No Brasil é normal fazer este tipo de coisas. Acho que saiu bem. A montagem estava bem feita e o vídeo atraiu muitas visitas ao site.

in A BOLA

Kilo

Quote from: Pedro Ribeiro on 11 de September de 2008, 03:21

— Além de vídeos de jogos seus, há no Youtube.com uma cena hilariante em que o Leone se entrevista a si próprio. Como se proporcionou essa brincadeira?

— Foi mesmo isso, uma brincadeira. Serviu para apimentar uma final do Campeonato Goiano. No Brasil é normal fazer este tipo de coisas. Acho que saiu bem. A montagem estava bem feita e o vídeo atraiu muitas visitas ao site.

in A BOLA

http://www.youtube.com/watch?v=CB8rOenncgc


Para quem tenha ficado curioso... ;)

JotaCC

Luis Aguiar
"Temos valor para ganhar um título"

Luis Aguiar nasceu em Mercedes, no Uruguai, a 17 de Novembro de 1985, mas aos dois anos de idade mudou-se para a cidade de José Henrique Redol, onde começou a jogar futebol, essencialmente na rua, mas também na escola. A bola era o brinquedo preferido e cedo integrou os escalões de formação do Tallers, transferindo-se posteriormente para o San José Obrero e, um pouco mais tarde, para o River Plate, de Montevideu. No Liverpool, também da capital uruguaia, onde se tornou profissional, com apenas 17 anos, começou a idealizar a aventura europeia, que veio a concretizar-se com o interesse do FC Porto. Viajou para Portugal, mas não chegou a jogar no Dragão e o direito de opção não foi exercido. O Braga manteve, então, o sonho europeu do uruguaio. Na Cidade dos Arcebispos, reside com a namorada, Victoria. "Uma cidade bonita, tranquila, onde me sinto bem", esclareceu, frisando que também foi muito bem acolhido no clube. "Estou a chegar e parece que já estou aqui há muito tempo".

Como recebeu o convite para jogar na Europa?

Como a concretização de um sonho. Esse era um desejo antigo e vim com o objectivo de corresponder à confiança que depositaram em mim.

Foi contratado pelo FC Porto, mas não ficou no Dragão. O que falhou?

Não falhou nada! Sentia que tinha qualidade para ficar no plantel, mas os responsáveis do FC Porto não pensaram assim e emprestaram-me ao Estrela e à Académica porque consideraram que não tinha condições para jogar no FC Porto.

Ficou decepcionado com a decisão?

Não, não fiquei decepcionado, fiquei tranquilo e joguei onde me mandaram e onde mostrei que podia voltar ao FC Porto, mas eles voltaram a decidir o contrário e não exerceram o direito de opção, mas troquei um grande clube, como é o FC Porto, por outro grande clube, como é o Braga. O FC Porto já é passado.

E está a ganhar a aposta que fez no Braga?


Jogar no Braga é um orgulho.Quando me falaram para vir para o Braga nem pensei duas vezes e disse logo que sim por três razões essenciais: é para mim o quarto clube do futebol português porque possui infra-estruturas espectaculares e pensa em grandes conquistas.

Está a referir-se a uma das Taças nacionais, da Liga ou de Portugal, a exemplo da ambição já manifestada pelo próprio treinador?

Seria muito bom a conquista de um desses troféus portugueses e o Braga tem boas possibilidades de o conseguir.

"Postiga é o mais completo"

Zidane e Rui Costa, curiosamente dois médios, são os ídolos de Luis Aguiar, que se identifica com... Bruno Alves pela "agressividade e forma empenhada de trabalhar". No entanto, os seus maiores elogios vão para Hélder Postiga, nada mais nada menos do que o autor do golo sportinguista que valeu a primeira derrota oficial do Braga na presente temporada. "O Postiga é o avançado mais completo do futebol português", afirmou, apontando Paulo Assunção, que também jogou no FC Porto, como "uma referência" por "estar sempre no sítio certo".

"O meu irmão é melhor que eu"

Irmão de Carlos Aguiar, jogador da Académica, Luis não escondeu que a presença do irmão em Portugal "é muito importante". Convidado a fazer comparações, o médio do Braga colocou o irmão à sua frente. "Penso que ele é o melhor dos dois. É um bom jogador, mais experiente e tranquilo, pois tem 29 anos, e já me ensinou muitas coisas. Está a integrar-se, mas chegou em boa forma e vai dar conta do recado", assegurou.

"Jesus cobra muito"


Jorge Jesus era um técnico com quem Luis Aguiar nunca tinha trabalhado. "Estou a identificar-me bem com os seus processos e métodos de trabalho. É um treinador exigente, mas exige porque conhece a qualidade dos seus jogadores. Exige e cobra muito, mas também defende e é amigo do jogador, o que numa equipa grande é importante. Tem uma personalidade forte, igual à minha, mas tem de ser assim numa equipa grande. Acho que é a melhor forma de um treinador lidar com os jogadores", comentou.

Luta pela Liga sem o Braga

A experiência que já tem do futebol português leva Luis Aguiar a afirmar que este campeonato "será muito diferente do da época passada, porque as equipas estão mais fortes". Sem eleger um favorito ao título, o médio recorda que, na época passada, "o FC Porto conseguiu fazer a diferença e foi campeão com inúmeros pontos de vantagem", mas não acredita que a situação se repita. "Agora vai ser diferente. É difícil apontar um favorito, embora saibamos que a luta vai ser feita entre FC Porto, Benfica, Sporting, os três do costume", afirmou. Noutro patamar, coloca o Braga e Guimarães, "duas boas equipas para quem o título não é objectivo".

Perder, nem a brincar

Nos jogos e nos treinos, a garra de Luis Aguiar não tem passado despercebida. O médio admitiu não gostar de "perder, nem a brincar", mas contrapôs ser um jogador "leal" sempre que aplica "toda a vontade" quando tem de disputar a bola. Outra das suas facetas é rejeitar o rótulo de estrela da companhia. "Não sou o craque. Se não trabalhar a cem por cento, não jogo."

A trinco ou a 10 tanto faz

Jorge Jesus tem apostado em Luis Aguiar para a posição 10, mas o uruguaio não se atrapalha se actuar em terrenos mais recuados. "Gosto de jogar em qualquer posição no meio-campo, desde trinco a dez", garantiu, alargando a polivalência ao esquema táctico. "Sinto-me melhor a jogar em 4x4x2 losango, mas também me sinto à-vontade no 4x4x2 clássico", avançou.

Selecção é objectivo

Luis Aguiar não se sente arrependido de ter ficado em Portugal. O médio diz sentir-se "feliz" também por estar "num grande clube, que é bastante conhecido no Uruguai", por isso, afirmou, "as possibilidades de ser chamado à selecção uruguaia são grandes".

Derrota não afectou

O encontro com o Sporting marcou a primeira derrota oficial do Braga. Luis Aguiar desvalorizou-a e revelou que "não afectou" o plantel. "O resultado foi negativo, mas foi melhor ter acontecido nesta fase do que numa altura em que pudesse afectar objectivos."


SAD nega queixas de Paulo Santos

A decisão de Paulo Santos de rescindir unilateralmente o contrato que o ligava, até ao final da presente época, ao Braga, motivou ontem uma reacção da SAD, que, via Carlos Freitas, entendeu por bem fazer um esclarecimento. Segundo o manager da SAD, "a decisão de não incluir o jogador no actual plantel foi técnica e verificou-se no início desta temporada". "Posto isto, foram desenvolvidos esforços para o colocar, com dois clubes a mostrar interesse, mas que o jogador, no seu legítimo direito, recusou", acrescentou, antes de esclarecer que, findo o período de transferências, "foram-lhe dadas todas as condições para poder treinar e, assim, continuar a preparar a sua condição física, nunca a SAD tendo interrompido o que havia sido acordado no contrato". E continuou, "ao Braga nada pesa na consciência, tendo o caso sido remetido para o Gabinete Jurídico."


Paulo Jorge já teve alta

Operado na quarta-feira ao quinto metatarso do pé esquerdo, o defesa-central Paulo Jorge recebeu ontem alta da unidade hospitalar onde foi intervencionado, na cidade da Trofa, seguindo depois para casa com o pé imobilizado por uma tala. Nos próximos dias o jogador vai manter-se em repouso e só depois iniciará o lento processo de recuperação, que o irá manter afastado da competição mais seis meses, o que elevará para oito os que leva de paragem, já que a lesão vem do início da pré-temporada.

Matheus é para resolver

Carlos Freitas confirmou ontem a O JOGO a intenção de "resolver" a questão que envolve a renovação do contrato de Matheus. Apesar de nos últimos dias não ter havido desenvolvimentos, o responsável da SAD arsenalista mantém-se confiante num acordo entre as partes que eleve o vínculo do jogador até 2012, ressalvando a "vontade mútua" para que tal aconteça. O optimismo continua, por isso, a reinar quanto a um desfecho que concilie as vontades das duas partes.

Árbitro vem da Noruega

A equipa de arbitragem escolhida pela UEFA para dirigir o jogo com o Artmedia, no próximo dia 18, no Estádio AXA e de qualificação para a fase de grupos da Taça UEFA virá da Noruega, sendo liderada por Espen Berntsen, que terá como auxiliares Odd-Jarle Larsen e Frank Andas. O jogo tem início marcado para as 20h30.

Plantel fica hoje completo

Jorge Jesus orientou ontem à tarde uma sessão privada que contou com a participação de Stélvio, já regressado da selecção Sub-21, ficando a expectativa de que o trio que resta nas selecções: Eduardo, Rodriguez e Linz regresse hoje a Braga. Caberá depois ao técnico Jorge Jesus decidir se os jogadores seguirão para Barcelos ou se ficarão a treinar em Braga.

Gil vicente é ensaio para o Artmedia

Os treinos nos relvados do Estádio AXA vão dar hoje lugar a uma pequena viagem até Barcelos, onde pelas 16h00, no Estádio Cidade de Barcelos, os comandados de Jesus vão defrontar o Gil Vicente.



Inquérito Online

Faz bem o Braga em manter Edimar no plantel?


Os cibernautas concordam com a decisão do Braga em manter Edimar no plantel de Jorge Jesus. A FIFA continua sem responder sobre quantos clubes o jogador representou e o Braga continua à espera...

Sim, para se adaptar mais facilmente

77%

Não, devia voltar ao Brasil

23%

Nº de participantes: 536


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga responde a carta de Paulo Santos
O manager do Sp. Braga, Carlos Freitas, confirmou ontem a recepção da carta de Paulo Santos e refere que o caso já está a cargo do departamento jurídico.
   
No final de tarde de ontem, o manager do Sporting Clube de Braga, Carlos Freitas, em comunicação ao Correio do Minho, confirmou que realmente o Sp. Braga recebeu uma carta do guarda-redes Paulo Santos a pedir a rescisão unilateral do contrato que o liga ao clube.
Carlos Freitas fez questão de confirmar esta situação e revelar a posição da SAD do Sp. Braga quanto a este facto. O manager dos minhotos referiu que "no final da época passada, quando se começava a preparar a nova temporada, Paulo Santos foi informado de que, por decisão técnica, não fazia parte dos planos para a nova temporada. De imediato os responsáveis do clube falaram com o atleta e começaram a tentar encontrar colocação para o jogador que, no entanto, rejeitou sempre os convites que foram aparecendo, inclusive um convite para jogar no estrangeiro".
Segundo Carlos Freitas, ficou então decidido que o atleta não iria treinar, até ao final do prazo para contratar atletas, enquanto não se encontrasse uma solução.
A partir de um de Setembro, terminado o prazo para a inscrição de atletas, o Sp. Braga criou um programa de treino diário com todas as condições necessárias no Estádio 1.º de Maio, programa esse que "o jogador frequentou durante uns dias, tendo-se, entretanto, ausentado sem justificação, avançando por este caminho de enviar a carta".

Paulo Santos pede rescisão unilateral


Paulo Santos enviou para o Sp. Braga uma carta a pedir a rescisão unilateral do seu contrato, invocando tratamento discriminatório por parte da SAD arsenalista e, caso seja dada razão ao atleta, o clube terá que o indemnizar e o atleta ficará livre para procurar clube já no próximo mês de Janeiro.
Com a chegada de Jorge Jesus para orientar a turma bracarense, Paulo Santos foi informado de que não fazia parte dos planos do treinador para a nova temporada, sendo que os três guarda-redes do Braga seriam Eduardo, Pawel Kieszek e Mário Felgueiras.

A SAD bracarense e o jogador ainda tentaram chegar a acordo para a rescisão amigável, mas não houve um entendimento possível entre as duas partes sendo que Paulo Santos não foi inscrito pelo clube.
Contactado pelo Correio do Minho e questionado sobre esta questão, o jogador recusou-se a comentar a situação, confirmando, no entanto, que realmente essa carta foi enviada para a SAD arsenalista com o pedido de rescisão unilateral. O jogador remeteu ainda quaisquer futuras declarações e acções para o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol que to- mou conta do caso daqui para a frente.
De recordar que Paulo Santos tem vínculo contratual com o Sp. Braga até ao próximo mês de Junho.

CM

JotaCC

Carlos Freitas: «Tudo normal»
AVISA QUE PAULO SANTOS TEVE CONDIÇÕES
   
A SAD do Sp. Braga já acusou a recepção da carta de rescisão de Paulo Santos, guarda-redes que estava a treinar-se à parte do plantel e que decidiu pela via litigiosa para terminar a sua ligação ao clube que ainda dura até Junho de 2009. O processo segue agora os trâmites habituais, mas a tranquilidade impera na SAD, tal como fez questão de vincar o manager Carlos Freitas.

"O processo decorreu dentro da normalidade necessária nestas situações. Foi tudo normal. Ao Paulo Santos foram apresentadas algumas hipóteses para ele prosseguir a carreira. Propostas essas que o jogador entendeu não aceitar, como está no seu direito", disse ontem o dirigente, continuando o seu raciocínio: "Até ao dia 31 Agosto ele não se treinou porque havia um acordo entre as duas partes nesse sentido, dado que podia decidir o seu futuro a qualquer momento. O jogador sempre soube que não fazia parte do plantel por uma razão óbvia: foram escolhidos três guarda-redes para a função e eles são o Eduardo, o Kieszek e o Mário Felgueiras."

Carlos Freitas não parece ter sido apanhado de surpresa com esta decisão de Paulo Santos e vai refutando a invocação de discriminação que o guarda-redes alega em sua defesa. Como passou a trabalhar no Estádio 1.º Maio, junto de Dani Mallo e Baylon – os restantes excedentários do plantel –, Paulo Santos defende que foi discriminado em relação ao grosso do grupo, mas Carlos Freitas argumenta: "A partir do dia 1 de Setembro e dado que a situação do jogador não se resolveu, foram-lhe dadas todas as condições de trabalho indispensáveis, com um local definido, um treinador, um roupeiro e um massagista para o acompanhar. Ele decidiu ir pela via litigiosa e a questão será resolvida no local certo, estando o processo já entregue no departamento jurídico do clube."

RECORD

Cici

Sp. Braga: rescisão de Paulo Santos nas «mãos» do gabinete jurídico
2008/09/11
 
A SAD do Sporting de Braga entregou ao seu gabinete jurídico o processo da rescisão de contrato de Paulo Santos, solicitada na terça-feira. Os «arsenalistas» entendem que o guarda-redes, que estava a treinar à parte, não tem justa causa para sair.

«No início da temporada, quando ficou decidido que o Paulo Santos não fazia parte do plantel, tentámos encontrar, em conjunto, uma solução, tendo surgido duas possibilidades em Portugal, mas nenhuma delas se concretizou», disse à Agência Lusa Carlos Freitas, director desportivo do emblema minhoto.

Sem nenhuma solução encontrada até 31 de Agosto, data de encerramento do mercado de transferências, o dirigente garante que «foi estabelecido um programa de trabalho para o Paulo Santos, onde tinha todas as condições de trabalho e treino, com técnico, massagista e roupeiro, pormenores essenciais para desenvolver o seu trabalho».

Carlos Freitas garante ainda que o guarda-redes de 35 anos tem «todos os ordenados em dia», motivo pelo qual se decidiu entregar o assunto ao gabinete jurídico.

in Mais Futebol

Cici

A SAD do Sporting de Braga enviou ao seu departamento jurídico o processo do guarda-redes de futebol Paulo Santos que, terça-feira, solicitou a rescisão do respectivo contrato com os arsenalistas.
11-09-2008

A SAD do Sporting de Braga enviou ao seu departamento jurídico o processo do guarda-redes de futebol Paulo Santos que, terça-feira, solicitou a rescisão do respectivo contrato com os arsenalistas.

Vinculado ao Sporting de Braga até 2009, mas sem fazer parte do plantel de Jorge Jesus, Paulo Santos estava a treinar à parte do restante grupo de trabalho - tal como Dani Mallo e Baylon - no Estádio 1.º de Maio, acabando por solicitar a rescisão do respectivo contrato.

O director desportivo do Sporting de Braga, Carlos Freitas, confirmou a situação à Agência Lusa, anunciando, ainda, que o clube não aceita a pretensão do atleta e, como tal, o caso transita para o contencioso.

Carlos Freitas confirma, ainda, que todos os ordenados com Paulo Santos estão em dia. Por isso, finaliza, o processo passa agora para o departamento jurídico, podendo mesmo chegar aos tribunais.

No plano desportivo, o Sporting de Braga, que prepara a recepção aos eslovavos do Artmedia, para a Taça UEFA (18 de Setembro) realiza esta quinta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, um jogo-treino com o Gil Vicente.

In Antena Minho