News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Obrigado, Antena Minho

Started by perrichon1965, 20 de July de 2008, 19:26

Previous topic - Next topic

perrichon1965

#40
O debate está a derivar para algo de muito mais importante do que a transmissão de um jogo de futebol.
Ne verdade, na base de tudo isto está uma concepção centralista da "Nação".
Como país, nascemos em Guimarães, mas as primeiras raizes da nacionalidade estão em Braga, na transição romano-gótica. Ou seja, como Nação, nascemos em Braga.
Tivemos Coimbra como primeira capital mas esta derivou, sabe-se lá porquê, para Lisboa. No entanto, a raíz política está no Porto, origem do condado portucalense. Ou seja, como Estado, nascemos no Porto.
Vejam: uma país tão pequeno, com 3 berços!
No meio disto tudo, aparece Lisboa. Porquê? Meras circunstâncias políticas relacionadas com os primeiros reis da dinastia de Avis e respectiva guerra com Castela.
A partir daí Lisboa foi uma criação dos políticos. Como tal teve de haver um esforço muito grande para manter essa hegemonia. Como contrariar isso? Com união. Noutros países mais evoluidos, como França, Inglaterra ou Alemanha, as grandes cidades são centros políticos mas há muito mais descentralização. Isto já para não falar da Espanha, com as regiões administrativas semi-autonomas.
Por outro lado há a questão mental: somos muito paternalistas porque temos uma história feita de grandes nomes e habitua-mo-nos a que os problemas sejam resovidos de cima para baixo.
Em Braga, temos que nos deixar de rivalidades tontas e, junto com Guimarães e com todo o país, lutar por uma verdadeira regionalização. Sem isso, acreditem, o biclubismo não acabará nunca. Porque o biclubismo resulta desse paternalismo bacoco que vem do tempo de Afonso Henriques

JCosta

Já agora, alguem viu na televisãoalguma referência ao campeonato mundial de karate Wado que está a edecorrer no PEB?
Saudinha... da boa.

JotaCC

Meus amigos aqueles que hoje  nao  podem ir ao AXA  >:( oiçam a transmissao da Antena Minho é a unica forma de agradecer o apoio e dedicação,vamos subir as audiencias.

JC

Quote from: Jotacc on 26 de July de 2008, 12:44
Meus amigos aqueles que hoje  nao  podem ir ao AXA  >:( oiçam a transmissao da Antena Minho é a unica forma de agradecer o apoio e dedicação,vamos subir as audiencias.

Acho que sim. Esperemos é que não seja com o repórter que esteve na Turquia, pois aquilo que fez não foi relato. Valeu pela informação e por saber na hora o resultado do grandioso

Golbery

De facto, a "Antena Minho" merece o aplauso de todos pq foi a única a estar na Turquia.

Mas convém realçar que a "Radio Voz do Neiva" tb transmite os jogos do SCB...

Se em Viana consigo ouvir razoavelmente, os meus amigos de Braga também o conseguirão (e bem melhor)  :)
Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

Pireks_23

Pois tá claro os Vilaverdenses apoiam sempre o SCB.  :) :)
Um obrigado também á Rádio Voz do Neiva.

MissAntenaMinho

boa tarde ! apresento-me sou Alexandra , resido em Braga.

Já agora, como sou principiante algum de vós não me poderia dar umas dicas de participação
nos Temas recentes? aguardo, até já. :(

Alexandra

MissAntenaMinho

JCosta

Cara Alexandar, aconselho-te a leres as regras de participação.
A participação é simples. Nos índices, tópicos e mesmo, em cada mensagem há comandos que podes usar. Verás que não custa nada.
Tem é cuidado com as ironias porque, por escrito, muitas vezes são confundidas com opiniões não irónicas.

Benvinda, vai participando.
Saudinha... da boa.

sergiomaka

eu curto bué é ouvir o rui miguel graça!
também curto ao domingo quando vai relatar os meus jogos...agora o outro rapazito novito não sei quem é.

parabéns antena minho e obrigado pelo vosso esforço e dedicação! e pelo relato na turquia!  :)