News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 19/07

Started by JotaCC, 19 de July de 2008, 08:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Eduardo vai estrear-se e Linz terá companhia

Eduardo vai estrear-se na baliza do Braga no embate de amanhã, com o Sivasspor. O guarda-redes vai defender pela primeira vez a baliza da principal equipa minhota, depois de ter concluído a formação e actuado pela equipa B na Cidade dos Arcebispos. Este é um dado adquirido, pelo menos para este início de temporada, que concebe a eliminatória com os turcos. Quanto ao sector defensivo, será formado pelo lateral-direito João Pereira, os centrais Moisés e Rodriguez (Leone chegou a constituir-se como primeira opção, beneficiando até das ligeiras limitações físicas do peruano, mas não evoluiu tão rápido quanto o desejado para a melhor forma , está ainda em processo de adaptação táctica), e o lateral-esquerdo será Evaldo, muito mais identificado com os processos de jogo no futebol português que Edimar, que nem foi convocado. A tarefa de pivô defensivo caberá a Frechaut, nesta altura em melhor condições que Madrid... mas com o argentino a evoluir a olhos vistos e quase pronto a beliscar a concorrência. Vandinho e Wender - dois jogadores de características diferentes, o primeiro mais robusto e com disponibilidade para fazer o vaivém, e o segundo mais criativo e de propensão ofensiva - formarão a dupla de médios interiores, com o uruguaio Luis Aguiar colocado no vértice ofensivo do losango. Que para além de procurar municiar o ataque terá que surgir nos espaços e finalização criados por Linz e Paulo César. O austríaco e o brasileiro que jogava no Leiria vão complementar-se no ataque, dada a maior liberdade de movimentos destinada a Paulo César...



OS CONVOCADOS


GUARDA-REDES

Eduardo

Kieszek

DEFESAS

João Pereira

Filipe Oliveira

Moisés

Rodriguez

Paulo Jorge

Leone

Palmeira

Evaldo

MÉDIOS

Frechaut

Madrid

Stélvio

Vandinho

Wender

Matheus

Luis Aguiar

AVANÇADOS


Paulo César

Linz


Plantel dormiu no Porto

Os arsenalistas pernoitaram perto do aeroporto do Porto de forma a permitir uma pouco mais de descanso aos dezanove jogadores eleitos por Jorge Jesus. Ausentes deste lote ficaram o guarda-redes Mário Felgueiras, o lateral esquerdo Edimar e médio Kalaba, por opção, enquanto Bruno Tiago, Jorginho, César Peixoto, Orlando Sá e Abdou também ficaram de fora, mas por questões de ordem física.


Moisés

"Falhar não está na nossa cabeça"

Moisés tem consciência das dificuldades que o Braga vai encontrar na Turquia e confia num resultado que permita iniciar a época com astral positivo. "O objectivo é fazer uma boa época e queremos começar bem já neste jogo com o Sivasspor", sustentou o central arsenalista, desdramatizando a eventual vantagem competitiva dos turcos, que já realizaram uma eliminatória. "As circunstâncias são estas e não importa andar com lamentações, interessa é preparar bem estes dois jogos e é o que estamos a fazer, pelo que estou convicto que com maior ou menor dificuldade vamos conseguir um bom resultado", acrescentou.

Apesar do optimismo, Moisés reconhece que os jogadores estão a conhecer-se e a tentar "assimilar o mais rapidamente possível processos" do treinador, o que de início sucede "sempre com alguma dificuldade", argumentou, recusando o estatuto de "xerife" da defesa minhota. "Não vejo as coisas assim... estou aqui para ajudar o grupo e tentar corresponder ao que o mister quer de mim. O Braga tem um grupo muito forte e os defesas muita qualidade. Mas para se ter um bom sistema defensivo não basta ter bons centrais, é necessária toda uma boa organização defensiva", avisou. E enquanto sublinha que o entrosamento se adquire "jogo a jogo", Moisés nem quer ouvir falar de falhanço no assalto à UEFA. "Falhar é algo que não nos passa pela cabeça. Temos dois jogos importantes e não pensamos em falhar... mas o objectivo é abordar a temporada jogo a jogo e por isso vamos pensar apenas nos noventa minutos da Turquia", concluiu.


Ambiente não intimida central


Moisés já jogou na Turquia, mas como adversário. O central arsenalista disputou alguns torneios em algumas cidades turcas ao serviço do Spartak de Moscovo, nos períodos de pré-temporada, mas esta é a primeira vez que vai actuar em Sivas, uma cidade do interior. Tal significa que o brasileiro está identificado com o fervor dos adeptos turcos, com os quais não se deixa impressionar. Os cerca de 14 mil turcos que são esperados no Estádio 4 Eylul não vão fazer mossa, pois o bracarense prefere actuar com um recinto lotado que quase vazio. Ainda que sejam adeptos do adversário...


Bilhetes a cinco euros

Estão definidos os preços dos bilhetes para o jogo da segunda mão, com o Sivasspor, marcado para as 19h00 de sábado (26), no Estádio AXA. Os utentes de Cartão Anual terão entrada gratuita e os sócios em geral pagam apenas cinco euros. Já os adeptos têm ao seu dispor ingressos no valor de 10 (bancada superior), 15 (bancada inferior) e 20 euros (cativos). Os bilhetes estarão à venda a partir de segunda-feira.


Edimar não foi inscrito
FPF e CBF divergem

Edimar ainda não foi inscrito pelo Braga. Atentos ao registo desportivo do defesa - que desde Janeiro esteve inscrito em três clubes, Tupi, Cruzeiro e Ipatinga e actuou em dois, Tupi e Ipatinga -, os serviços do clube português solicitaram esclarecimentos à FPF e à Conferedação Brasileira de Futebol a fim de evitar um novo caso Meyong. E a verdade é que os organismos que tutelam o futebol português e brasileiro manifestaram posições ambíguas sobre o assunto. Enquanto a FPF considera válido o registo desde Janeiro, ou seja, que o atleta já usufruiu do máximo de inscrições permitidas (três), assim jogou nos clubes permitidos na mesma época (dois), a CBF sustenta que este é um novo registo, inerente a uma nova época desportiva. O entendimento diferente destes dois organismos levou a SAD arsenalista a solicitar um esclarecimento à FIFA, via FPF. Da resposta da FIFA à solicitação já efectuada depende a permanência de Edimar no plantel de Jorge Jesus...


Contratação de Mossoró acertada na segunda

A novela em torno da contratação de Mossoró vai ficar definida segunda-feira. Fernando César, o empresário do atleta, viajou anteontem de São Paulo para Porto Alegre, onde esteve reunido com o jogador, com quem acertou as condições para uma provável transferência, que o procurador do médio vai negociar na próxima segunda-feira, na Cidade dos Arcebispos. A proposta do Braga foi recebida com agrado pelos brasileiros e os termos da transferência e do contrato do jogador (por três ou quatro anos) estão alinhavados pelo que, para que o longo namoro se concretize em casamento, falta ultrapassar alguns pormenores. Conforme, aliás, se pode aferir pela deslocação a Portugal do empresário Fernando César. O representante para além de deter 12,5 por cento do passe do atleta possui ainda uma espécie de carta branca para decidir em nome do Internacional e do Paulista.



Saída às 7h30 chegada às 5h

A comitiva bracarense, que viaja em voo charter, parte do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, para a Sivas, na Turquia, onde vai aterrar cerca de cinco horas depois (14h30, na Turquia). Às 19h00 locais (17h00, em Portugal) os atletas treinam no relvado do Eylul, local onde amanhã, à mesma hora, defrontam o Sivasspor. A viagem de regresso está marcada para depois do jogo e a chegada ao Porto prevista para as 5h00.

Jesus, Moisés e Bruno Tiago satisfeitos com os novos fatos

O treinador Jorge Jesus e os futebolistas Moisés e Bruno Tiago foram os arsenalistas ontem destacados para a prova dos novos fatos oficiais, que hoje serão estreados na deslocação dos bracarenses à Turquia. O técnicos e os atletas mostraram-se satisfeitos com a indumentária, calças, casaco, camisa, gravata, cinto e sapatos, mas à vontade nas instalações da Cofinca - a empresa que representa a marca Luigi Piazza em Portugal -, estava o médico do clube, João Pedro Araújo. E por uma razão muito simples: o clínico já foi, em tempos, como fez questão de sublinhar, modelo da marca. Uma actividade que ficou registada para a posteridade em fotos colocados em vários quadros e que ilustram a sala.



INQUÉRITO ONLINE


Mossoró exige mais dinheiro para assinar pelo Braga. A SAD bracarense deve ceder?

Com a alteração das circunstâncias - de contratação por empréstimo para definitiva - o jogador revelou a intenção de pedir mais dinheiro, dado que em vez de um ano iria assinar por mais. Mas 61% dos cibernautas acham errada a opção do futebolista, que recebe, no entanto, o apoio de 39%.

REALIZADO NOS DIAS 17 E 18 DE JULHO

VALORES EM PERCENTAGEM

Nº DE PARTICIPANTES: 866

SIM 39

NÃO 61


O JOGO

JotaCC

Edimar chegou à FIFA
DEFESA-ESQUERDO JÁ JOGOU POR TUPI E IPATINGA EM 2008
   
O Sp. Braga não quer correr riscos e para evitar possíveis penalizações recorreu à FIFA para esclarecer as posições distintas, da Federação Portuguesa de Futebol e Confederação Brasileira, relativamente ao caso de Edimar.

O defesa-esquerdo, cedido pelo Cruzeiro, já jogou, em 2008, pelo Tupi e Ipatinga. Em ambos os casos emprestado pelo Cruzeiro. De acordo com a FPF, a cedência ao Sp. Braga, para a época de 2008/09, é a continuação do ano desportivo. A CBF, por seu lado, entende que se trata de uma nova época. Perante as dúvidas, Jorge Jesus não convocou o defesa-esquerdo e aguarda pela decisão da FIFA.

Movida pela inevitabilidade de vender anualmente um ou mais activos, a administração da SAD do Sp. Braga vai fechar, no decurso da próxima semana, a transferência de Matheus. Encerradas as portas do Steaua de Bucareste, tal como Record explicara na edição de ontem, o Calcio deve ser o destino do brasileiro, percebendo-se agora a notícia avançada no passado dia 9 pela Sportitalia TV, dando conta do interesse do Siena.

RECORD

JotaCC

"Não pensamos na desilusão"
O primeiro grande teste da época do clube bracarense é já amanhã, diante dos turcos do Sivasspor. O central Moisés confere a "enorme vontade" em levar a melhor, centrando todas as atenções no desafio da Turquia...

Expectativa e esperança. São dois pesos que o Sp. de Braga leva na bagagem para a Turquia. O cenário de desilusão, ou seja, a conquista de qualquer resultado que não seja positivo está por completo arredio da mente dos bracarenses. Essa foi a ideia que o central Moisés deixou passar ontem, na antevisão do jogo com o Sivasspor, em declarações aos jornalistas.
"Não pensamos na desilusão de falhar. O nosso objectivo é este primeiro jogo. Trata-se de uma eliminatória a duas mãos, não pensamos em falhar quer seja na UEFA ou campeonato. Temos objectivos defini-dos de jogo para jogo e o primeiro objectivo inicial é este jogo na Turquia", apontou o futebolista brasileiro.

Moisés, uma das novas caras do plantel para a época 2008/09, assegura que o trabalho desenvolvido nestas primeiras semanas não incidiu somente no jogo da Intertoto. "Trabalhamos na pré-época com o objectivo de fazer uma boa temporada e não só este jogo. Estamos a preparar-nos da melhor forma possível para este primeiro jogo", argumentou o pupilo de Jorge Jesus.

Moisés será uma das apostas do treinador para o eixo da defesa, confirmando a aposta ganha na luta pela titularidade. Todavia, o atleta recusa o estatuto de titular, ou patrão da defesa. "Sou um jogador que vai procurar ajudar o grupo, independentemente de estar a jogar ou não. O mister optou por mim e espero corresponder da melhor forma possível.
O Braga tem jogadores de qualidade em todos os sectores e o mais importante é um grupo forte", afirmou Moisés.

O jogador fez uma análise ao sector do Braga, com elogios pelos colegas mas avisa que o sucesso de uma boa defesa não passa apenas pelos centrais. "O Braga tem pelos defensores, com qualidade, mas para ter um bom sector defensivo não passa apenas pela função dos centrais. Se não tiver um sistema bem disposto em campo as coisas não serão tão fáceis".


Jesus, o general
Na véspera do pontapé de saída do Sporting de Braga na nova temporada - a equipa minhota joga amanhã a primeira mão da eliminatória da Taça Intertoto, frente aos turcos do Sivasspor - o técnico Jorge Jesus analisa o momento actual do plantel, as limitações em termos de jogadores e o futuro de uma equipa que quer com o símbolo de vitórias.
   

"A estratégia sem táctica é o caminho mais lento para a vitória".

Rigoroso. Ambicioso. Trabalhador. E estratega. Técnica e táctica são as palavras de ordem num treinador que se assume como uma espécie de chefe, 'general' dos 'Guerreiros do Minho' para uma nova temporada de olho nas conquistas e vitórias que apaguem da memória uma época passada em tons cinzentos para a história do clube minhoto.
O Sp. Braga vive uma nova era - a era de Jesus - que arranca amanhã, com a primeira grande batalha na Turquia, onde enfrenta os turcos do Sivasspor, jogo da primeira mão da terceira eliminatória da Taça Intertoto.

Na véspera do pontapé de saída, em entrevista alargada ao Correio do Minho, o técnico Jorge Jesus faz uma análise ao primeiro desafio da época, um jogo que terá carácter de 'sofrível' para os 'Guerreiros'. O plantel apresenta ainda algumas limitações, faltam reforços para completar a equipa, por isso, o treinador não espera facilidades. Pelo contrário, mostra-se consciente de que do outro lado do campo vai estar uma equipa mais forte, não só em termos competitivos, mas também pelo facto de ter jogadores e treinador que transitam da última época.

Com o plantel por fechar e sem opções no sector ofensivo - apenas Linz e Paulo César - Jesus revela que não há hipótese de estratégia táctica para a batalha turca, no entanto, espera que a eliminatória apenas seja decidida em casa, no próximo dia 26.
Na opinião do treinador, a presença na Taça Intertoto em nada beneficia a equipa do Sp. Braga, nomeadamente, em termos de jogadores, uma vez que obrigou o clube a andar mais cedo no mercado à procura de reforços.
Reforços que na próxima semana devem chegar a Braga. Pelo menos, segundo o técnico, dois jogadores dos quatro que Jesus deseja: três avançados e um dez.

O técnico diz que espera ter o plantel completo para o arranque do campeonato a 24 de Agosto, por forma a atacar os objectivos do clube: a final da Taça de Portugal e um lugar entre os primeiros no campeonato, de acesso à Taça UEFA. Aliás, o lugar que Jesus considera ser o do Sp. Braga e a fasquia para qualquer treinador que chegue ao comando técnico arsenalista.
Jorge Jesus destaca, ainda, que o Sp. Braga é um grande clube, com possibilidade de se aproximar dos três grandes pela estrutura e projecto desportivo que está a desenvolver para a nova época. Mas para ser um clube grande, lembra que o Sp. Braga necessita de chegar aos 25, 30 mil sócios.
Sempre bastante interventivo, Jesus assume-se como um apaixonado pelo jogo e pelos treinos e pelo trabalho. Por vezes fala alto e pode até intimidar os joga-dores, mas confessa ser a adrenalina de uma paixão chamada futebol.

CM

JotaCC

Jorge Jesus convoca 19 jogadores

O técnico do Sp. Braga convocou 19 jogadores para o jogo de domingo com o Sivasspor, na Turquia, da Taça Intertoto.
Os arsenalistas viajam este sábado de manhã para a Turquia. Jorge Jesus vai orientar um treino ao fim da tarde, no Estádio Eylul, palco do primeiro jogo oficial da época da formação minhota.

Lista dos convocados:


Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Filipe Oliveira, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Moisés, Palmeira, Leone e Evaldo.

Médios: Frechaut, Andrés Madrid, Vandinho, Stélvio e Luís Aguiar.

Avançados: Wender, Linz, Matheus e Paulo César.

A BOLA

JotaCC

Jorge Jesus leva sete reforços para a Turquia


Jorge Jesus convocou 19 jogadores para o primeiro jogo oficial do Sp. Braga, este domingo na Turquia, frente ao Sivasspor, a contar para a Taça Intertoto. A comitiva minhota parte este sábado de Pedras Ribras (7.30 h) cumprindo ainda, ao final da tarde, uma sessão de treino no estádio Eylul, palco da partida que terá início às 17 horas de domingo (mais duas horas na Turquia). Entre os convocados, destaque para a presença de sete reforços, além do regressado guarda-redes Eduardo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Filipe Oliveira, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Moisés, Palmeira, Leone e Evaldo;
Médios: Frechaut, Andrés Madrid, Vandinho, Stélvio e Luís Aguiar;
Avançados: Wender, Linz, Matheus e Paulo César

MAIS FUTEBOL

RicardoB

Comitiva já está na Turquia
VIAGEM DE CINCO HORAS E CALOR NA CHEGADA

 
O Sp. Braga já está em Sivas, onde amanhã vai defrontar o Sivasspor, no início do caminho que poderá levar a equipa portuguesa à Taça UEFA. Como esperado, após uma viagem de cinco horas desde o Porto, a comitiva arsenalista encontrou muito calor - 30º C - na chegada à cidade turca.

O programa da tarde deste sábado inclui a conferência de imprensa de Jorge Jesus, durante a qual o técnico do Sp. Braga irá fazer a antevisão do encontro de estreia na Taça Intertoto, e o habitual treino de adaptação no estádio onde será disputado o encontro. O contacto com os jornalistas está marcado para as 17.30 horas [hora local, mais duas do que em Portugal continental] e a sessão irá começar às 19 horas [horário local].

Jesus: «Sivasspor é favorito

Ainda no Porto, Jorge Jesus atribuiu o favoritismo neste primeiro duelo ao Sivasspor, especialmente por a equipa turca já estar a trabalhar há mais tempo na comparação com o Sp. Braga. "O adversário está melhor preparado e é o favorito para este jogo. Tem mais uma eliminatória, começou a trabalhar mais cedo e manteve a equipa toda do ano passado, uma base que dá garantias", considerou.

Já o presidente António Salvador está optimista em relação ao desfecho da eliminatória. "Estou confiante que o grupo consiga aquilo que é o grande objectivo, que é passar passar a Intertoto e chegar à UEFA", afirmou o principal líder bracarense.

Sobre o reforço do plantel, o presidente bracarense disse que o grupo necessita de mais quatro jogadores e que eles devem chegar "nos próximos dias".
Autor: MARCO AURÉLIO, em SIVAR (TURQUIA)