News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

art DM - Rumo ao sucesso

Started by cardoso, 03 de April de 2008, 16:39

Previous topic - Next topic

cardoso

Os leitores mais assíduos desta página certamente recordam que, a propósito do marketing do S. C. de Braga, repeti por diversas vezes a esta ideia: o clube está para a montanha como a cidade está para Maomé. Ou seja, durante muito tempo todos nós que sentimos o Braga na pele e na alma, carpíamos lágrimas, baba e ranho perante o desinteresse da cidade em relação ao clube. No entanto, a montanha continuava imóvel, à espera que o tal Maomé "desalapasse" do sofá e se dignasse ver futebol ao vivo.
Todos nós, bracarenses, estamos cansados de ouvir e ler aquela ideia feita de que quem arrasta multidões são os três "grandes" e o Vitória de Guimarães é a excepção que confirma a regra. Esta lengalenga que delicia os jornais desportivos soa aos meus ouvidos como esferovite em vidro. Felizmente, nos últimos tempos, o departamento de marketing tem vindo a trabalhar de forma muito eficaz no sentido de desmentir esta ideia.
Nos últimos tempos têm sido feitas acções de marketing que há muito se justificavam. No estádio Municipal, em jogos de média importância, as assistências rondavam as dez mil entradas. Ou seja, dois terços dos lugares estavam vazios. Sempre foi minha opinião que deveríamos "investir" esses lugares em convites e ofertas à população da cidade, principalmente aos jovens. Finalmente, a SAD resolveu concretizar a ideia; os últimos jogos têm contado assim com mais de vinte mil pessoas, dando um colorido e uma animação ao estádio que só não é mais acentuado porque a equipa teima em desiludir, ao nível do espectáculo e dos resultados.
Mesmo assim, qualquer leitor que frequente lugares onde se discute a vida do clube já ouviu certamente alguns "velhos do Restelo" lamentar as ofertas, alegando que isso prejudica quem paga bilhete ou quotas. Eu até compreendo essa atitude, mas seria bom para todos que a encarassem numa outra perspectiva: trata-se de um investimento no futuro e não numa forma de dar aos não-sócios regalias que são dos sócios. Por palavras mais corriqueiras: ninguém está a tirar nada a ninguém. Se, daqui por um ano ou dois uma quarta parte dos que beneficiam destes convites se tornarem sócios, será o clube que ficará a ganhar. E os sócios são o clube.
No meu modesto entender, o trabalho que está a ser feito é o caminho certo para o crescimento. Veja-se, por exemplo, como se têm sistematizado as acções de contacto do plantel com o publico jovem: as visitas de jogadores a escolas e outras instituições têm gerado um entusiasmo na juventude que não se via há muitos anos.
No sítio do clube na internet é visível um esforço de promoção do S. C. Braga, através de campanhas como a que decorre actualmente ("fabricamos os teus sonhos"), uma iniciativa especialmente dirigida a jovens e mulheres, com ofertas especiais muito atractivas. Veja-se, por exemplo, a possibilidade oferecida aos associados de beneficiarem de uma viajem à Madeira no caso de angariarem novos sócios. Repare-se ainda em algumas mudanças organizacionais: maior facilidade de entrada no estádio e transportes gratuitos, com uma hora de estacionamento gratuito no Campo da Vinha. Veja-se as ofertas e promoções oferecidas aos sócios com a implementação do novo cartão de associado. Finalmente, a loja on-line está activa e com razoável oferta.
Tudo isto, constitui, sem dúvida um grande passo no sentido do engrandecimento do nosso clube. É claro que há ainda muito a fazer: os hipermercados da nossa cidade continuam a não ter produtos do Braga como têm dos clubes de Lisboa e Porto. Os cobradores, que tanto ajudavam a manter os sócios mais antigos, não foram repostos. Continuam a não se fazer acções porta-a-porta, como fazem as grandes empresas.  No entanto, tudo o que acima expus justifica a minha intenção de encorajamento ao "pessoal do marketing" que está, a meu ver, a fazer um excelente trabalho. Ficam aqui os meus votos de que assim continuem e o meu pedido aos braguistas mais cépticos que acreditem neste projecto porque muito acima do nosso "ciumezinho" pelas borlas está o interesse do emblema que tanto prezamos.

Olho Vivo

Corroboro o louvor do Cardoso ao trabalho do marketing do clube nos últimos tempos.

Quanto à questão das ofertas de entradas para os últimos jogos na Pedreira, convém sublinhar (como fez um dos responsáveis do marketing) que não se trata de "borlas" ou ofertas "à balda" (talvez a última partida seja excepção), mas sim ofertas dirigidas a um público-alvo perfeitamente definido. E isso faz com que algumas críticas de sócios não façam grande sentido, se as entradas gratuitas de jogo para jogo não beneficiam as mesmas pessoas - haverá certamente uma franja que pode beneficiar reiteradamente delas, mas esse é o preço a pagar por este investimento no futuro...

tony21


  Tudo bem Cardoso; Só falta uma" MegaStore" bem no centro da cidade e bem visível aberta das 10 às 2 da manhã com um espaço de convívio para sócios ( bar, com passagem de jogos do enorme e mta animação). Não será difícil encontrar um espaço adequado. ( à atenção de Miguel Machado e cª )

Xispes

Muito sinceramente, não me revejo nas críticas de alguns associados aos chamados "borlas".
Sempre é preferível ter mais 10000 miúdos entusiastas, como tem acontecido nos últimos jogos, do que o estádio às "moscas".A meu ver este tipo de campanhas serão benéficas a longo prazo, até pelo que foi referido pelo departamento de Marketing, este tipo de iniciativas tem um alvo bem definido.
Só espero que este tipo de iniciativas não se esgotem nesta época, este é sem dúvida o caminho a seguir.

Parabéns ao Markting pelo esforço e trabalho que tem vindo a desenvolver.

disco infiltrator

Sobre este assunto e sobre o que foi escrito:


Acho bem mas acho pouco, muito pouco...muito pouco mesmo. É possível e é obrigatório fazer-se mais..,muito mais.

MrCasp

Quote from: disco infiltrator on 03 de April de 2008, 18:24
Sobre este assunto e sobre o que foi escrito:


Acho bem mas acho pouco, muito pouco...muito pouco mesmo. É possível e é obrigatório fazer-se mais..,muito mais.

Inconformismo precisa-se, mas reconhecimento também.
Estamos no bom caminho, e a fasquia exigível está a subir - vamos dar, no mínimo, o benefício da dúvida (eu dou bem mais: está-se a trabalhar bem!).

aram

Não acham que com tantas borlas se está a desprestigiar um pouco o clube???
Não acham que andar bilhetes aos molhos em certos sitios para oferecer se torna um pouco...sei lá o termo...tipo: já que nem vai a pagar por favor inde de borla...(mesmo assim existiram milhares de bilhetes que ficaram nas carteiras dos sócios, juntas e outro tipo de instituições) ...e que conclusão é que se pode tirar disso tudo????

6500 SÓCIOS COM CADEIRA=13000 OFERTAS
4500 SÓCIOS SEM CADEIRA =4500 BORLAS

ISTO DÁ 17500 BORLAS+11000 SÓCIOS Q COSTUMAM IR=  28500 + ENTRADAS GRATIS PARA OS MENORES,JUNTAS,EMPRESAS, ETC,ETC...e quantos estiveram 21800????porque será???

conclusão...quase 20000 borlas+ sócios , e mesmo assim o estádio não esteve cheio num domingo á tarde sem tv...se assim não enche, quando encherá??

p.s.-ainda tem que se descontar os 800 a 1000 do leixões

cardoso

Quote from: MrCasp on 03 de April de 2008, 18:51
Inconformismo precisa-se, mas reconhecimento também.

Eis uma frase muito feliz que resume EXACTAMENTE o que eu penso.
Disco, Roma e Pavia não se fizeram num dia. Isto, comparado com o marasmo de décadas, não é pouquinho; acho eu. Mas continuo inconformado, diga-se.
Pedro, sublinho o teu sublinhado ;D

fjmp_scb

[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

Geresiano

A maioria dos foristas, felizmente, apoia incondicionalmente o trabalho persistente que a Direcção do nosso ENORME clube está a desenvolver para se concretizar um dos grandes objectivos deste mandato: atingir a fasquia dos 30 mil sócios. Num clube plural como o nosso, há discordâncias, mas há também quem, discordando, apresente sugestões. Isso é óptimo. Agora, discordar, sem sugerir, é fácil e vazio. Um forista, atrás, apresenta umas contas que podem enganar quem não sabe (relativas ao último jogo, com o Leixões), a saber: 4500 sócios sem cadeira=4500 bilhetes e 6500 sócios com cadeira= 13000 bilhetes, totalizando 17000 bilhetes. Ora, se juntarmos os 11000 sócios que costumam ir ao futebol, o AXA quase que esgotava (28000). Depois houve mais isto e mais aquilo, diz o mesmo forista. Só que esse forista esqueceu-se que os sócios com e sem cadeira para terem direito aos bilhetes (que poderiam ser os tais 17000), tinham de os levantar nas bilheteiras. E se eu disser que desses supostos 17000 só foram levantados cerca de 2500, as contas já serão muito diferentes, não acham?
Enfim, isto para dizer que as coisas não são assim como, por vezes, parecem. Há ainda por aí, como em todo o lado, alguns Velhos do Restelo. Viva o SCB!

jeba

Nós que tanto criticamos aqui a falta de markting do nosso ENORME perante estas novidades só deveremos aplaudir de pé e esperar que estes novos ventos de mudança continuem a nos surpreender dia após dia.

VIVA O SCB

aram

Quote from: Geresiano on 03 de April de 2008, 23:19
A maioria dos foristas, felizmente, apoia incondicionalmente o trabalho persistente que a Direcção do nosso ENORME clube está a desenvolver para se concretizar um dos grandes objectivos deste mandato: atingir a fasquia dos 30 mil sócios. Num clube plural como o nosso, há discordâncias, mas há também quem, discordando, apresente sugestões. Isso é óptimo. Agora, discordar, sem sugerir, é fácil e vazio. Um forista, atrás, apresenta umas contas que podem enganar quem não sabe (relativas ao último jogo, com o Leixões), a saber: 4500 sócios sem cadeira=4500 bilhetes e 6500 sócios com cadeira= 13000 bilhetes, totalizando 17000 bilhetes. Ora, se juntarmos os 11000 sócios que costumam ir ao futebol, o AXA quase que esgotava (28000). Depois houve mais isto e mais aquilo, diz o mesmo forista. Só que esse forista esqueceu-se que os sócios com e sem cadeira para terem direito aos bilhetes (que poderiam ser os tais 17000), tinham de os levantar nas bilheteiras. E se eu disser que desses supostos 17000 só foram levantados cerca de 2500, as contas já serão muito diferentes, não acham?
Enfim, isto para dizer que as coisas não são assim como, por vezes, parecem. Há ainda por aí, como em todo o lado, alguns Velhos do Restelo. Viva o SCB!

Realmente tens razão, as contas seriam muito diferentes, eu também o acho...mas certamente as conclusões também não seriam muito agradáveis, pois se existiam 17500 borlas só para os sócios e se levantaram só 2500,isso demonstra o quê...interesse ou falta de interesse?

Se o SCB nos seus melhores 4 anos da sua vida, conseguiu as médias que se sabe, como será quando andar mal???

Pedro_RBA

Temos um verdadeiro Velho do Restelo aqui... Porra deita abaixo mesmo...  :P

Saudações Ultras

lininho

será que levantou os bilhetes?
será que é sócio?
o que será que o incomoda?
eu levantei quatro bilhetes, das duas cadeiras que possuo mas, infelizmente, por lapso horário, acabei por ficar com metade no bolso.
a minha filha, também é sócia, menor, e como ainda não liga nada ao futebol, não vai nem levanta bilhete por causa da conjugação dessas condições.

Acerca das borlas só tenho medo que não sejam bem aceites por sócios menos esclarecidos e que isso os faça levar a pensar que mais vale a pena não ser sócio e ter direito a bilhetes de borla do que ser sócio e pagar e ainda por cima ser chamado de otário por indivíduos que com bilhetes na mão gozam os que pagam e regozijam-se do facto de ter bilhete de borla e não vão.
zé: futuro capitão. 8-)

Dracul

Eu sou sócio e pago duas cadeiras, mas nem por isso me incomoda esta política de incentivo e captação de jovens adeptos nestes últimos jogos.
O que falta, de facto, é impor a venda artigos do SCB nas grandes superfícies, porque até me mete nojo ver as roupinhas dos três porquinhos à venda e do SCB... nada.

A.COSTA

Todas as iniciativas boas de chamar mais gente e aumentar o nº de sócios/adeptos são benvindas e de aplaudir. Eu pago 3 cadeiras e acho muito bem estas iniciativas.  ::) ::) ::) ::) ::) ::)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

easy_scb

Quote from: A.COSTA on 04 de April de 2008, 17:00
Todas as iniciativas boas de chamar mais gente e aumentar o nº de sócios/adeptos são benvindas e de aplaudir. Eu pago 3 cadeiras e acho muito bem estas iniciativas.  ::) ::) ::) ::) ::) ::)

Claramente...se o objectivo é ter novos socios entao ha que os seduzir pois viu-se ao longo dos tempos que eles nao se juntarao a nós sem estas iniciativas...acho muito bem, espero que continuem na nova epoca quando o Braga estiver no seu devido lugar...com essas vitorias muita gente ha-de ficar com aquele bixinho  :D

HugoSáPinto

Também possuo cadeira anual.
Tal como o Cardoso, considero estas 'borlas' um investimento no futuro. Incute-se o 'bichinho' pelo jogo, pelo respirar a atmosfera futebolística, pelo aplaudir, pelo vaiar, pelo insultar.  :D
Chegamos a casa bem mais satisfeitos do que se estivéssemos na poltrona. Fazemos exercício; espairecemos as ideias; abraçamos o desconhecido do lado quando se marcam golos; alivia-se o stress da semana de trabalho e dos insultos que ficaram por dizer ao nosso patrão...  :D Enfim, tudo são vantagens.
De resto, os parabéns, realmente, ao departamento de marketing, que soube 'dar o braço a torcer'. Concordo, igualmente, com a recuperação dos cobradores que em muito possibilitavam a manutenção de inúmeros sócios. Constato, também, essa fervorosidade nas escolas sempre que os nossos atletas lá se deslocam. É com isto que cativamos gente nova!

R/B SUIçA

concordo com tudo que aqui foi dito mas ha que estimar os socios que tem e nao os desprezar. e ja agora se a direcao da sad que e paga e bem paga disponiblizar mais tempo ao scb em vez de la ir ao fim do mes buscar o cheque entao ai creceremos ainda mais. so digo isto pq sei que a dirigentes que recebem do braga e so la aparecem de vez enquando quando deveriam la passar o dia
http://i41.s

RB_grp006

EStas medidas só pecam por tardias, finalmente parece que acordaram para vida e viram que para ter gente nos estadios é preciso cativar, agora que não se lembrem de colocar os bilhetes a 20€ nos proximo jogo europeu, isso é dar 3 passos atras.