News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

E a Academia???

Started by ric, 27 de February de 2008, 12:36

Previous topic - Next topic

rvx

Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 22:22
Concordo plenamente. A academia é um gasto desnecessário. Para falar verdade, a formação do clube é mais pelo apoio aos jovens e proporcionar a prática desportiva, porque o plantel sénior não tira partido nenhum desta. Gastar dinheiro numa academia é como jogar na lotaria. Se sair um jogador com qualidade, a sua venda pode pagar a academia. Se não sair nenhum, é dinheiro deitado fora. Além disso, se calhar de formarmos um grande craque, ele aos 15 ou 16 anos sai por meia dúzia de trocos, à semelhança de tantos outros.

Concordo com esta visão. Deixem-me só acrescentar que esse apoio deve, essencialmente, assentar numa formação completa do jogador, que permita não só o desenvolvimento das competências técnicas de cada jogador, como também o desenvolvimento de valências pessoais. Para uma carreira no futebol, é extremamente importante amadurecer a resiliência e noção de responsabilidade. Para além disso, deve haver um bom apoio extra-futebol, que permita conciliar a escola com os treinos.

easy_scb

Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 22:29
Quote from: easy_scb on 27 de July de 2013, 22:25
Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 22:22
Quote from: Trovisco7 on 27 de July de 2013, 21:48
Quote from: disco infiltrator on 27 de July de 2013, 17:42
Quote from: BLTenões03 on 27 de July de 2013, 17:15
Partilho e aplaudo muito do que disse o Easy neste ultimo comentário. Espero que jogadores como Erivaldo, Bruno Mendonça, o Piqueti, o Nuno Valente só para referir alguns, se valorizem no Braga e que depois se possam assumir como mais valias financeiras para os nossos cofres!!! Porque são os "milhões" de euros dessas futuras vendas que nos permitirão continuar a crescer paulatinamente e de forma segura.

Saudações a todos!

Pode ser que sim mas é preciso esclarecer-se o que realmente é uma academia, como irá funcionar, quanto custa construir, quanto custa manter e que outros investimentos serão sacrificados para termos uma academia.....
Não vejo essa produção de jogadores com valia aparecer no Porto nem no Benfica com as academias.
Estes quando precisam de  jogadores vão buscá-los lá fora.
Para o nosso Clube, no meu ponto de vista, virá representar um encargo financeiro enorme
e de retorno muito incerto. As condições que temos de formação já são muito boas.

Concordo plenamente. A academia é um gasto desnecessário. Para falar verdade, a formação do clube é mais pelo apoio aos jovens e proporcionar a prática desportiva, porque o plantel sénior não tira partido nenhum desta. Gastar dinheiro numa academia é como jogar na lotaria. Se sair um jogador com qualidade, a sua venda pode pagar a academia. Se não sair nenhum, é dinheiro deitado fora. Além disso, se calhar de formarmos um grande craque, ele aos 15 ou 16 anos sai por meia dúzia de trocos, à semelhança de tantos outros.

E à semelhança de tantos outros que ficam e são formados e rendem bom dinheiro aos nossos cofres mesmo sem academia. Eduardo, Pizzi, Orlando, Gama...preciso de puxar a fita ainda mais atrás?

Ok. E o que é que a academia vai mudar?

Mais condições para os miúdos crescerem. Maior capacidade de recrutamento em locais fora de Braga. Não sei qual a realidade do SCB hoje a respeito de ir contratar jogadores de fora mas durante muito tempo os miúdos eram colocados a morar em casas, digamos, de acolhimento.

Maior capacidade de fixar os tais miúdos que referiste que fogem. É certo que o nome dos clubes muitas vezes funciona mas há que também perceber que acima de tudo funciona as condições que os miúdos têm nesses clubes. Os pais ficam fascinados por os filhos irem para um dito grande pelo nome sim, mas também pelo acompanhamento que um clube como esses confere no que diz respeito ao futebol e a outros campos.

Interessa acima de tudo aos pais garantir que o filho chegue mesmo a profissional de futebol. E há a ideia de que essa possibilidade é mais real num clube como esses que tem uma academia, do que num clube como o Braga que tem no campo da ponte o seu expoente máximo em termos de futebol jovem.

Uma academia iria-nos dotar de capacidade para fazer grandes negócios com miúdos da nossa formação de uma forma muito mais continua e regrada. Em vez de o nosso próximo 'Pizzi' ser daqui a 2 anos, uma academia poderia facilmente proporcionar-nos negócios assim todos os anos.

Parece-me que uma academia pagar-se-ia a ela própria com os jogadores que iria potenciar.

Já dei a minha opinião acerca disso numa das páginas passadas mas é preciso ter atenção e não descredibilizar o futebol jovem do SCB. Lá porque não vimos o Pizzi, o Bruno Gama ou e Orlando a dar cartas no SCB e a maravilhar a plateia no AXA, não quer dizer que estes jogadores não são produtos das nossas escolas! Todos, e repito todos, romperam equipamento no campo da ponte, mostraram qualidades e foram vendidos. O facto de o Braga ser um clube vendedor e o facto de outros clubes andarem atentos ao que os nossos jovens valem não invalida de forma alguma o trabalho que se desenvolve neste clube.

RVX1921, o Braga é e sempre foi um clube onde prevaleceu acima de tudo a formação de homens. O caso mais recente foi o de Kanu que agora está em Guimarães. Mas quem acompanhou e acompanha as camadas jovens deve encontrar uma lista generosa de jogadores que eram mais valias técnicas, mas que o SCB pôs de lado por não mostrar também valias pessoais.

Vasco Soares

Não sei se lhe chame academia, centro de treinos, quartel general etc etc etc.
É preciso antes de mais , sentar e pensar quanto custa uma obra desta envergadura, é um pouco na linha do estádio, constrói se um estádio pa 30154 pessoas, e depois põe se la apenas 11 a 13 mil em cada jogo, enfim
Acho que um complexo tipo o do Badajoz se enquadrava bem para a nossa realidade, um compelxo desportivo com condições para os sócios poderem assistir aos treinos com condições, um complexo desportivo que não precisava de grandes luxos, que fosse sóbrio e funcional. Outro elefante branco não, outra "piscina olímpica" inacabada não.
Acho que o clube, se tiver condições deve ter algo de seu, algo que lhe permita dar melhores condições, quer aos profissionais de topo (esses sempre terão) mas Tb ao outros, aos júniorés e juvenis etc etc.
Como alguém ja disse, a academia não garante talentos, mas as boas condições garantem estar mais perto de o conseguir, isto é clarinho não so no futebol como em tudo na vida.

Bracaraugustano

Easy, respeito a tua opinião, mas não concordo com ela. Para um clube como o Braga, gastar dinheiro numa academia é jogar na roleta. O Braga não tem dinheiro para segurar os grandes talentos da formação. Os melhores, sejam formados na academia ou de outra forma, serão açambarcados por clubes com maior nome e poder económico.
Vê o caso do Porto. Eles querem lá saber da formação. Preferem comprar James e Quinteros por 10 e vender por 50. O Braga deve adoptar essa política, à sua dimensão. Compra por 1, vende por 5.
Há quem tenha a obsessão do jogador português. A mim, para ser sincero, é igual ao litro. Se a equipa tiver 11 estrangeiros e for campeã, ou brilhe na Champions, está tudo bem. Os Sandinenses, Santa Maria, Palmeiras,..., que formem portugueses. Se forem bons, haverá alguém que os contrate.
A percentagem de jovens que sobem aos plantéis seniores principais é residual. Veremos desta equipa B que, certamente, 90% dos jogadores nunca vestirão a camisola da equipa A e não darão um cêntimo ao Braga. Da equipa do ano passado já se viram uns quantos exemplos. Curiosamente, os jogadores que se aproveitaram já eram seniores de outras equipas, e o Braga podia tê-los contratado, independentemente de ter equipa B. Nem que os tivesse emprestado um ano.

Sou da opinião que é necessário fazer contas muito pormenorizadas acerca da rentabilidade destas estratégias. Às vezes parece-me que se fazem as coisas por impulsos. Já deram o exemplo do estádio megalómano que temos e é paradigmático de dinheiro muito mal gasto que nunca vai ser recuperado.

easy_scb

Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 23:15
Easy, respeito a tua opinião, mas não concordo com ela. Para um clube como o Braga, gastar dinheiro numa academia é jogar na roleta. O Braga não tem dinheiro para segurar os grandes talentos da formação. Os melhores, sejam formados na academia ou de outra forma, serão açambarcados por clubes com maior nome e poder económico.
Vê o caso do Porto. Eles querem lá saber da formação. Preferem comprar James e Quinteros por 10 e vender por 50. O Braga deve adoptar essa política, à sua dimensão. Compra por 1, vende por 5.
Há quem tenha a obsessão do jogador português. A mim, para ser sincero, é igual ao litro. Se a equipa tiver 11 estrangeiros e for campeã, ou brilhe na Champions, está tudo bem. Os Sandinenses, Santa Maria, Palmeiras,..., que formem portugueses. Se forem bons, haverá alguém que os contrate.
A percentagem de jovens que sobem aos plantéis seniores principais é residual. Veremos desta equipa B que, certamente, 90% dos jogadores nunca vestirão a camisola da equipa A e não darão um cêntimo ao Braga. Da equipa do ano passado já se viram uns quantos exemplos. Curiosamente, os jogadores que se aproveitaram já eram seniores de outras equipas, e o Braga podia tê-los contratado, independentemente de ter equipa B. Nem que os tivesse emprestado um ano.

Sou da opinião que é necessário fazer contas muito pormenorizadas acerca da rentabilidade destas estratégias. Às vezes parece-me que se fazem as coisas por impulsos. Já deram o exemplo do estádio megalómano que temos e é paradigmático de dinheiro muito mal gasto que nunca vai ser recuperado.

A parte da roleta não entendo. Falas numa lotaria quando o nosso passado fala por si. O nosso passado mostra que volta e meia e mais ano menos ano lá aparece um jogador formado no nosso clube que nos rende uma boa maquia.

Desta forma não consigo entender como dizes ser uma lotaria. Se mesmo sem uma academia fomos competentes o suficiente para formar jogadores que nos últimos 10 anos nos renderam mais de 20 milhões de euros (!!!!!!) eu só consigo imaginar esses valores de certa forma multiplicados pelas razões que já referi e que considero como prós de uma academia.

O teu maior fundamento é o facto de os bons jogadores sairem todos mas volto-te a referir que mesmo tendo saído alguns jogadores (Nelson Oliveira, João Dias, entre outros) ainda assim fomos capazes de potenciar os casos do Eduardo, do Gama, do Pizzi, do Orlando, do Cícero e até do Quim.

Penso que estás a levar a discussão para outro lado e não estás a usar os argumentos certos. Se me disseres que o SCB precisa de uma mudança de paradigma acerca da sua equipa principal então aí a conversa é outra. É óbvio que com a academia o Braga terá de mudar a sua actuação acerca das transferências. É óbvio que o Braga terá de utilizar de uma forma mais efectiva a sua equipa B em detrimento de algumas idas ao mercado. Essas bases foram lançadas este ano com Mauro e Santos a significarem pelo menos duas não idas ao mercado e respectiva redução de custos.

Na minha opinião há uma outra falha no teu discurso. Não se pode partir do principio que todos os jogadores dos juniores do SCB serão material para a equipa B, e que todos os jogadores da equipa B têm, obrigatoriamente, de se afirmar mais ano menos ano na equipa A. Há que ter entendimento do que significam estes projectos e perceber que servem para ser um auxilio à equipa A em termos de alternativa. Reparemos que da equipa B do ano passado fixaram-se nos A Mauro e Santos. Se mantivermos este ritmo de 2 jogadores por ano é algo já de louvar! Só por estas subidas aos A o projecto equipa B já fez todo o sentido e podemos até dizer que com Santos a ser bem vendido o orçamento para as equipas B de várias épocas será pago. Sublinho isto: uma boa venda paga orçamentos de épocas sucessivas!

O que disseste acerca dos jogadores que se afirmaram não terem sido ex-juniores do Braga tem a ver com outra situação. Já noutro tópico dei a minha opinião acerca desse assunto e continuo a pensar o mesmo apesar de alguns colegas foristas terem refutado a minha teoria. O projecto equipa B na 2ª Liga é um erro se a ideia foi construir a equipa para dar lugar aos ex-juniores. O nível competitivo da 2ª Liga é tão alto que nos obriga (a nós e aos outros) a esgravatar o mercado e a dar pouco espaço a miúdos de 19 anos que acabaram de sair de um campeonato nacional de juniores para encontrar uma 2ª Liga recheada de trintões. No seguimento disto até sou um defensor da criação de uma equipa C tal como o Marítimo fez. Uma equipa onde o nível de exigência do campeonato onde estivesse inserida seria ajustado a miúdos ex-juniores.

Bracaraugustano

Easy, não é este o espaço para esta discussão. Eu acho que não me expliquei bem em alguns pontos, mas no geral não concordo contigo. São opiniões. Só um reparo. O Santos chegou ao Braga com 23 anos. Com essa idade ou é jogador, ou não. não tem a ver com formação. Teve o azar de não verem logo que tinha potencial para a A, e teve a sorte de o descobrirem a tempo. Não (ou não devia ser) é o jogador típico de equipa B. Com essa idade o Mangala vai valer muitos mais milhões e nem sequer foi para a equipa B. O Sasso é mais novo e veio para a equipa A. É uma questão de sorte. Para mim o Santos tem mais potencial que o Sasso. A equipa B é redundante. Contratava-se os mais prometedores, emprestava-se e poupava-se nos custos de uma equipa profissional. Quanto mais os de uma academia...

Armando Coelho

Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 23:15
Easy, respeito a tua opinião, mas não concordo com ela. Para um clube como o Braga, gastar dinheiro numa academia é jogar na roleta. O Braga não tem dinheiro para segurar os grandes talentos da formação. Os melhores, sejam formados na academia ou de outra forma, serão açambarcados por clubes com maior nome e poder económico.
Vê o caso do Porto. Eles querem lá saber da formação. Preferem comprar James e Quinteros por 10 e vender por 50. O Braga deve adoptar essa política, à sua dimensão. Compra por 1, vende por 5.
Há quem tenha a obsessão do jogador português. A mim, para ser sincero, é igual ao litro. Se a equipa tiver 11 estrangeiros e for campeã, ou brilhe na Champions, está tudo bem. Os Sandinenses, Santa Maria, Palmeiras,..., que formem portugueses. Se forem bons, haverá alguém que os contrate.
A percentagem de jovens que sobem aos plantéis seniores principais é residual. Veremos desta equipa B que, certamente, 90% dos jogadores nunca vestirão a camisola da equipa A e não darão um cêntimo ao Braga. Da equipa do ano passado já se viram uns quantos exemplos. Curiosamente, os jogadores que se aproveitaram já eram seniores de outras equipas, e o Braga podia tê-los contratado, independentemente de ter equipa B. Nem que os tivesse emprestado um ano.

Sou da opinião que é necessário fazer contas muito pormenorizadas acerca da rentabilidade destas estratégias. Às vezes parece-me que se fazem as coisas por impulsos. Já deram o exemplo do estádio megalómano que temos e é paradigmático de dinheiro muito mal gasto que nunca vai ser recuperado.


Apesar de este não ser o tópico adequado para o tema, vou deixar aqui a minha opinião.

Embora não concorde na íntegra com o texto, retirando a parte sobre o estádio apelidado de "elefante branco", porque entendo que nesta matéria ainda temos uma enorme margem de crescimento, 90% reflecte aquilo que penso.
Neste momento, nos tempos que correm, é de facto um tiro no escuro, seja nos custos de construção de uma academia e/ou principalmente nas despesas de manutenção da mesma.
Qual a relação de custo e retorno na actualidade?  Na minha opinião e nos actuais moldes, provavelmente, insuficientes para tamanho investimento.
Anres de apostar numa academia, o Braga clube, deve procurar consolidar o seu estatuto de clube "suficientemente" grande/atractivo que não permita a fuga de potenciais futuras promessas para os habituais 3 do costume. Aparecerá sempre um pai de Nelson Oliveira ou João Dias que acham que os filhos já deveriam ganhar rios de dinheiro e já deveriam estar a viver á custa dos exitos dos filhos à sombra duma bananeira. Enquanto isso não for uma certeza, não há academias ou estádios que nos valham, até porque, enquanto o Braga não conseguir inverter ou contrariar a vergonjosa tendência da CS portuguesa para influenciar o poder de decisão a favor dos porquinhos, seremos uma espécie de D.Quixote.

Basicamente, neste momento, uma aposta numa academia, seria ruinoso para as ossas finanças.

easy_scb

#207
Quote from: Armando Coelho on 28 de July de 2013, 14:21
Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 23:15
Easy, respeito a tua opinião, mas não concordo com ela. Para um clube como o Braga, gastar dinheiro numa academia é jogar na roleta. O Braga não tem dinheiro para segurar os grandes talentos da formação. Os melhores, sejam formados na academia ou de outra forma, serão açambarcados por clubes com maior nome e poder económico.
Vê o caso do Porto. Eles querem lá saber da formação. Preferem comprar James e Quinteros por 10 e vender por 50. O Braga deve adoptar essa política, à sua dimensão. Compra por 1, vende por 5.
Há quem tenha a obsessão do jogador português. A mim, para ser sincero, é igual ao litro. Se a equipa tiver 11 estrangeiros e for campeã, ou brilhe na Champions, está tudo bem. Os Sandinenses, Santa Maria, Palmeiras,..., que formem portugueses. Se forem bons, haverá alguém que os contrate.
A percentagem de jovens que sobem aos plantéis seniores principais é residual. Veremos desta equipa B que, certamente, 90% dos jogadores nunca vestirão a camisola da equipa A e não darão um cêntimo ao Braga. Da equipa do ano passado já se viram uns quantos exemplos. Curiosamente, os jogadores que se aproveitaram já eram seniores de outras equipas, e o Braga podia tê-los contratado, independentemente de ter equipa B. Nem que os tivesse emprestado um ano.

Sou da opinião que é necessário fazer contas muito pormenorizadas acerca da rentabilidade destas estratégias. Às vezes parece-me que se fazem as coisas por impulsos. Já deram o exemplo do estádio megalómano que temos e é paradigmático de dinheiro muito mal gasto que nunca vai ser recuperado.


Apesar de este não ser o tópico adequado para o tema, vou deixar aqui a minha opinião.

Embora não concorde na íntegra com o texto, retirando a parte sobre o estádio apelidado de "elefante branco", porque entendo que nesta matéria ainda temos uma enorme margem de crescimento, 90% reflecte aquilo que penso.
Neste momento, nos tempos que correm, é de facto um tiro no escuro, seja nos custos de construção de uma academia e/ou principalmente nas despesas de manutenção da mesma.
Qual a relação de custo e retorno na actualidade?  Na minha opinião e nos actuais moldes, provavelmente, insuficientes para tamanho investimento.
Anres de apostar numa academia, o Braga clube, deve procurar consolidar o seu estatuto de clube "suficientemente" grande/atractivo que não permita a fuga de potenciais futuras promessas para os habituais 3 do costume. Aparecerá sempre um pai de Nelson Oliveira ou João Dias que acham que os filhos já deveriam ganhar rios de dinheiro e já deveriam estar a viver á custa dos exitos dos filhos à sombra duma bananeira. Enquanto isso não for uma certeza, não há academias ou estádios que nos valham, até porque, enquanto o Braga não conseguir inverter ou contrariar a vergonjosa tendência da CS portuguesa para influenciar o poder de decisão a favor dos porquinhos, seremos uma espécie de D.Quixote.

Basicamente, neste momento, uma aposta numa academia, seria ruinoso para as ossas finanças.

Não consigo perceber estas opiniões. Como se espera que o SCB com as actuais condições seja atractivo ao ponto de não deixar sair as suas principais promessas?

O evitar dessas saídas só poderá ser possível com uma academia. Esse facto é um dos resultados de uma academia e não um pressuposto para a sua implementação.

Volto a referir e agora suportado em números. Vendemos Pizzi por 12 milhões, Eduardo por 4.5, Gama por 750 mil euros, Cicero por 2.5M, Orlando por 3M. Dá um total de perto de 23 milhões de euros. Se lhe juntarmos o valor de Quim de Paulo Jorge e o dinheiro que Tiago foi sucessivamente rendendo por direitos de formação teremos um valor ainda mais considerável.

Quero com isto dizer que mesmo sem academia e mesmo perdendo boas promessas fomos capazes de realizar um encaixe financeiro que se se repetisse ao fim dos próximos 10 anos seria igualmente de louvar.

Aquilo que quero salientar é que já se trabalha bem nas camadas jovens do SCB. A prova disso está nos jogadores/valores que referi. Uma academia seria significado de mais e melhor trabalho pelo que as perspectivas só podem ser melhores e animadoras.

A respeito destas opiniões volto a referir que muita gente não tem bem noção de como temos vendido os nossos jovens. Provavelmente muita gente no seguimento deste post concluirá que não fazia ideia de a nossa formação ter rendido tanto dinheiro ao nosso clube. Pessoalmente e até puxar a fita atrás também não fazia ideia da dimensão dos números.

Armando Coelho

Quote from: easy_scb on 28 de July de 2013, 18:03
Quote from: Armando Coelho on 28 de July de 2013, 14:21
Quote from: Bracaraugustano on 27 de July de 2013, 23:15
Easy, respeito a tua opinião, mas não concordo com ela. Para um clube como o Braga, gastar dinheiro numa academia é jogar na roleta. O Braga não tem dinheiro para segurar os grandes talentos da formação. Os melhores, sejam formados na academia ou de outra forma, serão açambarcados por clubes com maior nome e poder económico.
Vê o caso do Porto. Eles querem lá saber da formação. Preferem comprar James e Quinteros por 10 e vender por 50. O Braga deve adoptar essa política, à sua dimensão. Compra por 1, vende por 5.
Há quem tenha a obsessão do jogador português. A mim, para ser sincero, é igual ao litro. Se a equipa tiver 11 estrangeiros e for campeã, ou brilhe na Champions, está tudo bem. Os Sandinenses, Santa Maria, Palmeiras,..., que formem portugueses. Se forem bons, haverá alguém que os contrate.
A percentagem de jovens que sobem aos plantéis seniores principais é residual. Veremos desta equipa B que, certamente, 90% dos jogadores nunca vestirão a camisola da equipa A e não darão um cêntimo ao Braga. Da equipa do ano passado já se viram uns quantos exemplos. Curiosamente, os jogadores que se aproveitaram já eram seniores de outras equipas, e o Braga podia tê-los contratado, independentemente de ter equipa B. Nem que os tivesse emprestado um ano.

Sou da opinião que é necessário fazer contas muito pormenorizadas acerca da rentabilidade destas estratégias. Às vezes parece-me que se fazem as coisas por impulsos. Já deram o exemplo do estádio megalómano que temos e é paradigmático de dinheiro muito mal gasto que nunca vai ser recuperado.


Apesar de este não ser o tópico adequado para o tema, vou deixar aqui a minha opinião.

Embora não concorde na íntegra com o texto, retirando a parte sobre o estádio apelidado de "elefante branco", porque entendo que nesta matéria ainda temos uma enorme margem de crescimento, 90% reflecte aquilo que penso.
Neste momento, nos tempos que correm, é de facto um tiro no escuro, seja nos custos de construção de uma academia e/ou principalmente nas despesas de manutenção da mesma.
Qual a relação de custo e retorno na actualidade?  Na minha opinião e nos actuais moldes, provavelmente, insuficientes para tamanho investimento.
Anres de apostar numa academia, o Braga clube, deve procurar consolidar o seu estatuto de clube "suficientemente" grande/atractivo que não permita a fuga de potenciais futuras promessas para os habituais 3 do costume. Aparecerá sempre um pai de Nelson Oliveira ou João Dias que acham que os filhos já deveriam ganhar rios de dinheiro e já deveriam estar a viver á custa dos exitos dos filhos à sombra duma bananeira. Enquanto isso não for uma certeza, não há academias ou estádios que nos valham, até porque, enquanto o Braga não conseguir inverter ou contrariar a vergonjosa tendência da CS portuguesa para influenciar o poder de decisão a favor dos porquinhos, seremos uma espécie de D.Quixote.

Basicamente, neste momento, uma aposta numa academia, seria ruinoso para as ossas finanças.

Não consigo perceber estas opiniões. Como se espera que o SCB com as actuais condições seja atractivo ao ponto de não deixar sair as suas principais promessas?

O evitar dessas saídas só poderá ser possível com uma academia. Esse facto é um dos resultados de uma academia e não um pressuposto para a sua implementação.

Volto a referir e agora suportado em números. Vendemos Pizzi por 12 milhões, Eduardo por 4.5, Gama por 750 mil euros, Cicero por 2.5M, Orlando por 3M. Dá um total de perto de 23 milhões de euros. Se lhe juntarmos o valor de Quim de Paulo Jorge e o dinheiro que Tiago foi sucessivamente rendendo por direitos de formação teremos um valor ainda mais considerável.

Quero com isto dizer que mesmo sem academia e mesmo perdendo boas promessas fomos capazes de realizar um encaixe financeiro que se se repetisse ao fim dos próximos 10 anos seria igualmente de louvar.

Aquilo que quero salientar é que já se trabalha bem nas camadas jovens do SCB. A prova disso está nos jogadores/valores que referi. Uma academia seria significado de mais e melhor trabalho pelo que as perspectivas só podem ser melhores e animadoras.

A respeito destas opiniões volto a referir que muita gente não tem bem noção de como temos vendido os nossos jovens. Provavelmente muita gente no seguimento deste post concluirá que não fazia ideia de a nossa formação ter rendido tanto dinheiro ao nosso clube. Pessoalmente e até puxar a fita atrás também não fazia ideia da dimensão dos números.

Eu compreendo perfeitamente a tua ideia e até seria o primeiro a apoiar a criação da academia, o problema é que tu expões o projecto academia duma forma demasiado simplista, muito cor de rosa, acreditando piamente que os potenciais futuros talentos optariam pelo Braga apenas porque dispõe de uma academia.
O Sporting, apesar de todo o seu passado de sucesso na descoberta e formação talentos em Portugal, como o provam, o Figo, C.Ronaldo, Nani, Quaresma, J.Moutinho e muitos outros, até Futre ainda antes da criação da academia. Até o Sporting já se debate com sérias dificuldades para segurar os mais recentes talentos, caso Bruma. Mas já antes do Bruma, outros fugiram para clubes estrangeiros de nomeada sem nunca darem o devido retorno na sua formação humana e desportiva.
Cada vez mais, os clubes com maior poderio económico começam a apostar em levar as potenciais promessas ainda antes de lhes inflacionarem o valor com cláusulas milionárias. A grande maioria, passado pouco tempo, são totalmente esquecidos por falta de aposta desse poderosos clubes, que apenas pensam no imediato. Vê quantos jogadores da última selecção sub-20 já actuavam no estrangeiro e até tinham saido precisamente do melhor exemplo nacional na formação, exactamente o Sporting. Achas realmente que os lagartos chegaram a retirar algum dividendo desses jogadores?
Ora, se já nem os viscondes os conseguem cativar de modo a conseguirem retirar algum retorno, como achas que o Braga, caso consiga descobrir uma pérola, os iria seduzir a permanecer até à conclusão da sua formação?
Mais, sabes os custos de construção e principalmente de manutenção de tão avultado investimento? Se as sucessivas direcções que tem passado pelo clube nunca quiseram arcar com os custos de manutenção dum estádio, que é uma infraestrutura essencial para a existência da equipa, afinal é apenas e só o local onde a equipa se exibe, porque será?
Eu entendo que, na actualidade, o Braga tem mais necessidade em cimentar)solidificar)consolidar o seu estatuto de clube capaz de ombrear com os crónicos candidatos ao título do que construir uma academia. Um investimento de tamanha envergadura desiquilibraria inegavelmente as finanças do clube sem garantias nenhumas de retorno, poderia ser o hipotecar do Braga enquanto clube estável, cumpridor.
Eu concordo com uma academia sim, mas daqui por alguns anos, quando o Braga já detiver estatuto para vender jogadores por 20 ou 30 milhões. Neste momento, por muito bom que fosse o jogador/promessa, ainda ninguém nos dá o que paga aos tripas ou até ao boifica.
Dessa forma, acho que deveriamos continuar com o actual modelo de formação, que diga-se em abono da verdade, já é muito boa se compararmos com outros clubes da nossa praça.

Não sei se me fiz entender, mas não é fácil procurar resumir em poucas linhas um tema tão complexo, que daria pano para imensas mangas.

Cumprimentos.

easy_scb

Creio que se está a cair no erro de tornar as visões demasiado redutoras. É certo que os grandes clubes têm os seus olheiros em todo o lado e agarram bons valores desde cedo, mas também é certo que o futebol é uma cadeia onde também os clubes mais fracos arranjam o seu espaço e os seus meios para sobreviver. Quero com isto dizer que o mercado de jogadores é tão vasto que mesmo aproveitando as migalhas de uns, outros são perfeitamente capazes de ter sucesso.

Dizes que tenho uma visão demasiado optimista mas pelo teu lado vejo apenas nuvens negras. Se eu acredito que jovens valores escolherão o Braga para dar o seguimento ao seu crescimento, tu por outro lado assumes que com uma academia, mesmo as tais migalhas que conseguimos potenciar até hoje iriam fugir, tendo o nosso clube um retorno quase nulo.

Não me parece que as coisas sejam 8 nem 80. Como fomos capazes de segurar Pizzi e Eduardo até à idade de séniores e vende-los bem vendidos? Pizzi e Eduardo e outros significam os tais negócios que os grandes deixam passar e significam o tal espaço que é nosso na cadeia futebolística. Esse espaço com uma academia só tem tendência a crescer e nunca correrá o risco de desaparecer.

O nosso crescimento é sustentado e a marca SCB é cada vez mais reconhecida. Prova disto repare-se que vendemos Quim, GR, internacional português ao Benfica por 500mil euros, e que passados uns anos vendemos Eduardo, GR, internacional português ao Génova por 4.5Milhões.

Quando falo na implementação de uma academia falo na execução de um projecto à medida do SCB e nunca de algo megalómono desajustado da nossa realidade.

Acerca dos custos disse e volto a repetir: se em 10 anos sem academia fomos capazes de, perdendo alguns jogadores promissores, fazer mais de 20 Milhões de euros com jogadores que cresceram apenas e só nas nossas fileiras, só posso esperar pelo menos o mesmo.

Ainda acerca da academia estamos a cingir a discussão apenas ao futebol jovem quando aquilo que se falou na altura foi de uma estrutura que fosse a casa da equipa principal de igual forma. Penso que tendo essa valência (ao fim ao cabo um centro de centros) é um sinal positivo mais.