News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/12

Started by Pedro-SCB, 20 de December de 2007, 00:00

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Sp. Braga segue em frente na Taça UEFA


O Sp. Braga saiu esta noite vitorioso do jogo com o Estrela Vermelha, por 2-0, golos de Linz (10 m) e Wender (66 m), tendo desse modo assegurado a passagem para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, onde irá juntar-se ao Benfica e Sporting.

Os «arsenalistas» cumpriram por inteiro os objectivos estabelecidos para este jogo. Logo aos 10 minutos inauguraram o marcador na primeira ocasião de golo. Excelente lance de Wender, que entra pela ala esquerda e cruza direitinho para Linz, que ao segundo poste fez o desvio certeiro. O golo cedo acalmou os jogadores do Braga na sua luta pela qualificação. Perto do intervalo surgiu nova clara ocasião de golo, com Linz a assistir Wender, o extremo brasileiro fica isolado e entra na área, tendo Banovic conseguido deter o seu remate.

Na etapa complementar o Sp.Braga criou mais situações de golo através de Vandinho e Linz, mas foi apenas Wender que encontrou o caminho para o golo. Aos 66 minutos o extremo brasileiro teve uma excelente arrancada e mesmo perante um defesa e o guarda-redes encontrou espaço para marcar. Até ao final do jogo apenas Jaílson teve uma oportunidade para elevar a contagem, no entanto o guarda-redes Banovic conseguiu evitar o pior.

Com este resultado o Sp.Braga terminou no segundo posto do Grupo F e está qualificado para os 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Ficha de jogo

Estádio AXA, em Braga


Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)

Equipas:

SP.BRAGA -
Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Brum (Andrés Madrid, 88m), Vandinho e Frechaut; Jorginho (Jaílson, 73m), Linz e Wender (César Peixoto, 70m).

ESTRELA VERMELHA – Banovic; Basta (Lucas, 17m), Djordjevic, Bajalica e Andjelkovic; Castillo e Milovanovic; Salas (Maurício, 60m), Milijas e Barcos (Filip Djordjevic, 88m); Koroman.

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: 1-0, Linz (10m); 2-0, Wender (66m)

Acção disciplinar: cartão amarelo a Paulo Jorge e Koroman.

Fim da partida: 2-0

==================================================================

«Esta vitória é fruto do trabalho de todos» (Wender)



Wender esteve em grande plano na vitória do Sp. Braga sobre o Estrela Vermelha (2-0), ao assistir Linz no primeiro golo e ao marcar o segundo. No final do jogo, o jogador bracarense não escondia a alegria pela passagem à fase seguinte da Taça UEFA.

«O mais importante foi a passagem à próxima fase da Taça UEFA. Agora, tudo faremos para dar sequência a esta brilhante campanha», afirmou Wender, ao mesmo tempo que repartiu os «louros» da vitória pelos seus companheiros: «Estou satisfeito, mais pelo resultado. É lógico que tentamos sempre jogar bem, mas o Sp. Braga vale pelo conjunto. Esta vitória é fruto do trabalho de todos.»

==================================================================

«Um dia marcante» (Manuel Machado)


Objectivo cumprido. O Sp. Braga está nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, após vencer esta noite os sérvios do Estrela Vermelha (2-0). Manuel Machado, técnico dos bracarenses, era naturalmente um homem feliz no final da partida.

«O Sp. Braga foi cerebral, o necessário, para gerir a vantagem que cedo alcançou. Sabíamos que a prioridade era não sofrer golos, porque mais cedo ou mais tarde acabaríamos por dilatar o resultado. Os meus jogadores fizeram uma gestão muito adequada dessa vantagem inicial, dilataram o resultado e alcançaram a qualificação, que era, no fundo, aquilo que perseguíamos», começou por afirmar Manuel Machado.

E acrescentou: «Fica o registo do segundo lugar no grupo, à frente de uma equipa chamada Bolton, de um futebol diferenciado no contexto europeu, e atrás de um colosso do futebol mundial, chamado Bayern de Munique. Para o emblema que representamos, é um dia marcante.»

==================================================================

«Os erros pagam-se muito caro» (Jankovic)


O técnico do Estrela Vermelha reconheceu que o Sp.Braga foi «melhor» e que «mereceu vencer» o jogo. Alexander Jankovic realça que nas competições europeias os «erros pagam-se muito caro».

«O Sporting de Braga foi melhor e mereceu vencer este jogo. Os erros, na Europa, pagam-se muito caro e nós ainda precisamos de muitos desafios para conseguirmos melhores resultados. Vamos continuar a trabalhar. Os jogadores tentaram tudo, mas a experiência do adversário foi determinante», afirmou Jankovic, que ainda elogiou o médio português Lucas, que hoje teve de jogar a lateral direito.

==================================================================

Sp. Braga junta-se a Benfica e Sporting nos 16-avos-de-final da Taça UEFA


O Sp. Braga venceu o Est. Vermelha por 2-0 e conseguiu o apuramento para os 16-avos-de-final da Taça UFA, juntando-se assim a Benfica e Sporting, repescados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os bracarenses terminam esta fase no segundo lugar do Grupo F, com seis pontos, os mesmos que o Bolton, que folgou esta jornada. O Bayern arrasou o Aris com seis golos sem resposta e garantiu a passagem à fase seguinte da Taça UEFA na condição de líder. Pelo caminho ficam Aris e Est. Vermelha.

Grupo E
Toulouse – Spartak Moscovo, 2-1
FC Zurique – Leverkusen, 0-5

Apuram-se Leverkusen, Spartak Moscovo e FC Zurique. Ficam pelo caminho Sparta Praga e Toulouse.

Grupo F
Bayern – Aris, 6-0
Sp. Braga – Est. Vermelha, 2-0

Apuram-se Bayern, Sp. Braga e Bolton. Ficam pelo caminho Aris e Est. Vermelha.

Grupo G
Getafe – Anderlecht, 2-1
Hapoel Telavive – Aalborg, 1-3

Apuram-se Getafe, Tottenham e Anderlecht. Ficam pelo caminho Aalborg e Hapoel Telavive.

Grupo H
Panionios – Bordéus, 2-3
Galatasaray – Áustria Viena, 0-0

Apuram-se Bordéus, Helsingborg e Galatasaray. Ficam pelo caminho Panionios e Áustria de Viena.

Jogos agendados para amanhã:

Grupo A
AZ Alkmaar – Everton
Larissa – Nuremberga

Grupo B
Atl. Madrid – Panathinaikos
Aberdeen – Copenhaga

Grupo C
AEK – Villareal
Fiorentina – Mladá Boleslav

Grupo D
Hamburgo – Basileia
Rennes – Dínamo Zagreb


in abola

Pedro-SCB

SP. BRAGA-ESTRELA VERMELHA, 2-0 (Linz 11', Wender 66')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

   
            
21:36 - Termina a partida. O Sp. Braga está apurados para os 16 avos-de-final da Taça UEFA.

90'+2 - Última substituição no estrela Vermelha. Sai Barcos, entra FILIP DJORDJEVIC.

90' - Mais dois minutos para jogar.

89' - Última alteração nos bracarenses. Sai Brum, entra MADRID.

O Bayern aumenta a vantagem. 6-0 ao Aris...

84' - CARTÃO AMARELO para Paulo Jorge e também para Koroman, que se desentenderam. Foram os primeiros cartões da partida.

82' - Grande jogada de Jailson, apassar à entrada da área por uma série de adversários e a rematar de pé esquerdo para defesa incompleta de Banovic. Linz estava lá para a recarga mas primeiro apareceu Bajalica, a cortar pela linha de fundo.

76' - João Pereira cruza para um belo movimento de Linz, que remata à figura de Banovic.

75' - César Peixoto marca o pontapé de canto no lado esquerdo. Depois de uma série de falhanços de parte a parte, Jailson atira ao lado.

74' - Nova alteração nos arcebispos. Sai Jorginho, entra JAILSON.

71' - Substituição no Sp. Braga. Sai Wender, debaixo de uma grande ovação, entra CÉSAR PEIXOTO.

Quatro golos de Luca Toni em Munique colocam neste momento o Bayern a vencer o Aris por 4-0. Só uma catástrofe tirará o Sp. Braga da próxima fase da UEFA.

66' - GOLO DO SP. BRAGA. Wender entra na área pelo lado esquerdo, faz uma simulação sobre Djordjevic e bate Banovic pela segunda vez. 16 avos-de-final à vista!

60' - Segunda alteração nos sérvios. Sai Franklin Salas, entra MAURÍCIO MOLINA.

57' - Grande oportunidade desperdiçada por Linz. Wender, na esquerda, assiste o austríaco, que, de baliza aberta, atira por cima. Que perdida!

54' - João Pereira cruza para o segundo poste, onde Vandinho recebe de peito e atira para defesa incompleta de Banovic. Linz tenta a recarga mas faz falta sobre o guarda-redes.

51' - Livre para Milovanovic , com a bola a morrer nas mão de Paulo Santos, perante a ameaça Castillo.

48' - Vandinho remata ao lado da baliza de Banovic.

20:49 - Recomeça a partida em Braga.

........................................................

20:32 - Intervalo.

45'+1- Bom movimento de Barcos, que, sem deixar cair, atira ligeiramentre ao lado da baliza de Paulo Santos. No entanto, o argentino estava em posição irregular.

45' - Mais um minuto para jogar na primeira parte, assinala a placa do 4.º árbitro.

41' - Grande oportunidade para os bracarenses. Linz isola Wender, que na cara de Banovic permite a defesa com o pé esquerdo ao guarda-redes dos sérvios.

Toni bisa em Munique. O Sp. Braga está cada vez mais perto do apuramento.

38' - Andjelkovic cruza da esquerda, valendo o corte providencial na área de Carlos Fernandes.

32' - Brum serve Jorginho, que enche o pé, com o remate a sair por cima da trave.

Em Munique, o Bayern marca ao Aris por Luca Toni. Com esta conjugação de resultados, o Sp. Braga apura-se para os 16 avos-de-final.

25' - Remate de Lucas, sem perigo para Paulo Santos.

20' - Koroman ganha espaço à entrada da área bracarense e remata depois para defesa fácil de Paulo Santos.

18' - Wender entra na área e remata às malhas laterais da baliza de Banovic.

18' - Alteração no Estrela Vermelha. Sai Basta, entra LUCAS.

15' - Castillo cabeceia à figura de Paulo Santos.

12' - Respondem os sérvios. Koroman "senta" Carlos Fernandes e remata fraco, com Rodriguez a cortar pela linha de fundo.

11' - GOLO DO SP. BRAGA. Wender recupera a bola à entrada da área, descai sobre a esquerda, passa por Basta e faz um cruzamento perfeito para a entrada de LINZ, que, sem dificuldade, inaugura o marcador em Braga.

1' - Wender vai à linha de fundo no lado esquerdo. Dordevic corta e o brasileiro fica a queixar-se do ombro mas recupera logo de seguida.

19:46 - Começa o encontro. Sai o Estrela Vermelha com a bola.

...........................................................

TAÇA UEFA - 5.ª JORNADA (GRUPO F)

SP. BRAGA-ESTRELA VERMELHA

Estádio Axa, Braga
Hora: 19:45

Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)

SP. BRAGA
Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Frechaut, Roberto Brum e Vandinho; Jorginho, Wender e Roland Linz

Suplentes: Dani Mallo, Anílton Junior, César Peixoto, Castanheira, Madrid, Lenny e Jailson

Treinador: Manuel Machado

ESTRELA VERMELHA
Banovic; Basta, Bajalica, Franklin Salas e Andjelkovic; Dordevic, Castillo, Milovanovic e Milijas; Hernan Barcos e Koroman

Suplentes: Radivojevic, Trajkovic, Burzanovic, Lucas, Maurício Molina, Raskovic e Filip Dordevic

Treinador: Aleksandar Jankovic


in record

Pedro-SCB

Braga vence Estrela Vermelha e qualifica-se para a fase seguinte


O Braga venceu esta noite o Estrela Vermelha, por 2-0, em jogo da quinta e última jornada do Grupo F da Taça UEFA, resultado que colocou a equipa nos 16 avos-de-final da prova, fase em que já se encontram o Sporting e o Benfica. Com um quarteto defensivo atrás de Frechaut e de Brum, que apoiavam um trio constituído por Vandinho, Jorginho e Wender, e com Linz como único ponta-de-lnaça, o Braga começou bem o jogo e logo aos 11' conseguiu o almejado golo. Cruzamento da esquerda de Wender e Linz a aparecer ao segundo poste a encostar para o golo. Estava feito o mais difícil. Mas a equipa sérvia, sem qualquer ponto conquistado neste Grupo F, quis salvar a honra e soltou-se, partindo para o ataque com algum perigo. Castillo, aos 14', de cabeça, quase bateu Paulo Santos, mas o guarda-redes bracarense estava atento e defendeu com segurança. Também Koroman, um avançado muito versátil, provocou alguns calafrios, mas haveria de ser o Braga a desperdiçar novo golo, por Wender, aos 41'. O brasileiro, bem solicitado por Linz, ficou sozinho diante de Banovic, mas o guardião sérvio fez a mancha e evitou o pior. Na segunda parte o Braga surgiu disposto a dilatar a vantagem, que lhe renderia o apuramento, se bem que nessa altura, com o Bayern de Munique a vencer em casa o Aris, a qualificação estava praticamente garantida. Mas o segundo golo era importante e acabou por surgir aos 66', obra de Wender, que, numa bela iniciativa, disparou à entrada da área contrária forte e com êxito. Estava consumada a qualificação. Havia só que administrar os dois golos de diferença. Manuel Machado procedeu então às três substituições permitidas precisamente para poupar jogadores e para a equipa continuar estável. Até final nada mais se passou digno de registo, a não ser que o Braga esteve mais perto de fazer o terceiro golo do que o Estrela Vermelha de chegar ao tento de honra.

===================================================================

Manuel Machado: "Equipa soube gerir uma vantagem que alcançou cedo"


Manuel Machado, treinador do Braga, elogiou a capacidade mental da sua equipa e congratulou-se com a qualificação para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, após vitória sobre o Estrela Vermelha, por 2-0. "Foi um jogo em que o Sporting de Braga foi cerebral o necessário para gerir uma vantagem que alcançou cedo. A prioridade era, de alguma forma, não sofrer golos, já que acabaríamos por dilatar o resultado. Foi o que conseguimos e, claro, a qualificação, que era o nosso maior objectivo", disse Manuel Machado. O treinador bracarense reconheceu também a importância do clube ter ficado à frente no Grupo F do Bolton e logo atrás do Bayern de Munique, salientando o "dia marcante" para a cidade e para o futebol português. "Fizemos um jogo inteligente. Tivemos a felicidade de marcar o golo cedo e depois fomos gerindo. Na hora certa fizemos o segundo. Penso que o resultado é justo, mas se houvesse mais golos para o Sporting de Braga não seria estranho. Manuel Machado frisou ainda que o Braga poderá apanhar uma equipa vinda da Liga dos Campeões, mas não mostrou "qualquer preocupação ou medo" com essa possibilidade. "Há já uma aprendizagem do jogo com o Bayern de Munique. Mas estivemos muito bem nesse jogo e até poderíamos ter vencido (1-1). O futebol é assim mesmo. Tudo pode acontecer", avançou.


in ojogo

Pedro-SCB

Taça UEFA, Grupo F: Sp. Braga-Est. Vermelha, 2-0 (crónica)


Este Sp. Braga tem arcaboiço europeu. Demonstrou-o, uma vez mais, diante do Estrela Vermelha, na noite em que assegurou a passagem aos 16-avos-de-final da Taça UEFA. Pela segunda temporada consecutiva, registe-se. A vitória por 2-0 resume-se bem em duas palavras: crença e paciência.

Mesmo a jogar apenas o suficiente, a formação de Manuel Machado foi sempre superior aos sérvios e terá a oportunidade de seguir em frente nesta competição. Um motivo de orgulho para o emblema minhoto, que vai sobrevivendo às constantes mudanças de treinador e mantém-se a um nível bastante bom, quer na Liga Bwin quer nesta Taça UEFA.

Diante do histórico Estrela Vermelha os minhotos tinham questões antigas por resolver. Ainda há duas épocas, o histórico clube sérvio viera arruinar as ambições do Sp. Braga nesta mesma prova. Numa noite fria, houve empate a uma bola e confusão entre os jogadores no final do jogo.

Felizmente, este Estrela Vermelha está muito longe daquele que conquistou a Europa em 1991. Sinisa Mihajlovic, Dejan Savicevic, Robert Prosinecki e Darko Pancev deixaram um legado pesado de mais aos seus humildes sucedâneos. O resultado está à vista nesta edição da Taça UEFA: quatro jogos, quatro derrotas e um adeus natural à competição.

É no meio-campo que se começam a ganhar os jogos

A crença do Sp. Braga permitiu-lhe um início muito forte. Ciente da sua superioridade sobre o adversário, a equipa de Manuel Machado explorou com arrojo os flancos, principalmente o esquerdo.

Wender estava endiabrado e aos dez minutos cruzou para o golo de Linz. O mais difícil parecia estar feito, até porque a estrutura apresentada pelos sérvio favorecia o Braga. Frechaut, Brum e Vandinho tinham superioridade numérica e qualitativa sobre Castillo e Milovanovic no meio-campo e sabe-se que é nesta zona que se começam a ganhar os jogos.

Wender dissipa a incerteza
Mas a vencer o Sp. Braga tornou-se condescendente. Ou excessivamente paciente, se preferirem. Olhou com desdenho o oponente e passou tempo de mais a gerir o resultado e a posse de bola. Koroman ainda assustou Paulo Santos em duas ocasiões, mas a diferença era realmente grande.

A actuar em ritmo baixo e sem necessitar de trincar os lábios, o Sp. Braga usufruiu de duas oportunidades fabulosas para marcar, mas Wender (aos 41 minutos) e Linz (aos 57) adiaram a felicidade e a certeza.

Que chegariam de mãos dadas aos 66 minutos. Por Wender. Desta vez o esquerdino não esteve com delongas e acabou com a incerteza nas gélidas bancadas da «pedreira» minhota.

Com naturalidade, sem grande esforço nem especial inspiração, o Sp. Braga segue em frente na Taça UEFA. Principalmente por ser melhor do que o Estrela Vermelha. O que não deixa de ser uma boa razão

====================================================================

Salvador critica adeptos do Braga e elogia os de Guimarães


António Salvador, presidente do Sp. Braga, não deixou de lamentar a pouca afluência a um jogo tão importante como este. O líder dos minhotos não se coibiu mesmo de comparar o aquilo que se passa no V. Guimarães, rival histórico.


«Queremos afirmar-nos como o quarto grande e ser também um habitue na Europa. Os nossos jogadores merecem tudo de bom. Quero também dar os parabéns aos oito mil associados que vieram cá. Mas com a nossa organização e a qualidade das nossas equipas, pensava ter muito mais adeptos no estádio. Se tivéssemos a massa associativa de um clube que regressou este ano à Liga Bwin, estaríamos ainda melhor».

Sobre as razões de ter pouca gente: «Contra o Bayern eram os preços. Hoje não sei. Se calhar o erro é meu. Este clube merece mais desta cidade e desta região. Estou esperançado que no futuro teremos tantos adeptos como o V. Guimarães tem».

Sobre o futuro na UEFA: «O objectivo foi alcançado, mas queremos chegar mais à frente. Contratações em Janeiro? Estamos satisfeitos com os jogadores que temos, mas vamos fazer uma análise. Se calhar precisamos de reajustamento na defesa».

====================================================================

Manuel Machado e o futuro na UEFA: «No futebol tudo é possível»


Manuel Machado, técnico do Sp. Braga, ressalvou a qualificação para a próxima fase da Taça UEFA. Sobre a actuação desta noite, qualificou-a como «cerebral».


«O Sp. Braga foi cerebral e geriu bem uma vantagem que cedo alcançou. Sabíamos que a prioridade era não sofrer golos e que acabaríamos por dilatar essa vantagem. O 2-0 deu-nos segurança e alcançámos a qualificação, que era o que desejávamos. Fica o registo do segundo lugar no grupo, à frente do Bolton e atrás de um colosso do futebol mundial. É um dia marcante para este emblema, para a cidade e para as suas gentes. No resultado final, se algo houvesse a alterar, seria para o lado do Sp. Braga».

Sobre o adversário da próxima fase: «Adianta ter preferências? O sorteio é que vai ditar a nossa sorte. O lote tem equipas de grande dimensão, mas isso não nos atemoriza. Serve, isso sim, para nos motivar ainda mais. Diante do Bayern e do Bolton estivemos muito bem e essas duas equipas são grandes. Houve, por isso, uma aprendizagem boa. Depois, no futebol tudo é possível».

====================================================================

«Pagámos bem caro os erros», diz o treinador do Est. Vermelha


Alexander Jankovic, treinador do Estrela Vermelha, teve um discurso duro para com os seus jogadores no final da derrota por 2-0 em Braga. O técnico considerou justa a derrota e lamentou não ter conquistado qualquer ponto neste grupo.


«Quero dar os parabéns ao Sp. Braga por esta vitória justa. Este jogo provou que na Europa os erros pagam-se muito caros. Esta equipa é limitada e quando erra é penalizada. É triste porque já fomos campeões da Europa e agora terminámos este agrupamento sem qualquer ponto conquistado. Na primeira parte estivemos bem e até tivemos algumas oportunidades, mas a segunda parte foi pior e cometemos muitos erros. Num deles o Sp. Braga fez o 2-0 e a equipa não teve força para se reerguer».

Sobre o futuro: «Temos uma árdua tarefa pela frente. Atravessámos um período turbulento no clube e na própria equipa, mas depois das férias veremos quem tem ou não condições para fazer parte desta equipa. Temos 43 atletas sob contrato profissional, mas já tenho uma ideia clara sobre aquilo que pretendo».

Sobre o português Lucas: «Ele costuma actuar no meio-campo, mas esta noite foi lateral porque temos muitos atletas lesionados. É um bom jogador e tem a capacidade de fazer estas duas posições».

====================================================================

Taça UEFA, Grupo F: Sp. Braga-Est. Vermelha, 2-0 (destaques)


Roland Linz, faminto por golos
Este austríaco tem atracção pelo golo. Para ele o futebol só faz sentido quando jogado perto da baliza adversária. Nessa zona movimenta-se com assinalável à-vontade, farejando toda e qualquer bola que lhe possa ser benéfica. Foi assim que inaugurou o marcador esta noite, surgindo faminto ao segundo poste, após cruzamento de Wender. É um guerreiro, um atacante corajoso. Mesmo mal servido durante largos períodos, não deu um momento de sossego aos seus marcadores, Dordevic e Bajalica. Nota negativa na sua actuação apenas o falhanço escandaloso aos 57 minutos, quando falhou o mais fácil de baliza aberta.

Wender, o leão de Braga
Aquele Wender dos primeiros 25 minutos fez lembrar o jogador que despertou o interesse do Sporting há uns anos. Tudo lhe saiu bem nesse período. As arrancadas, os dribles e os cruzamentos. Foi, de resto, através de um centro bem medido que serviu Roland Linz para o primeiro golo da noite. Mais tarde, aos 41, teve uma oportunidade de ouro para fazer o 2-0, mas Banovic levou-lhe a melhor. A recompensa para tão boa actuação surgiria mais tarde, ao fazer o 2-0 com muita classe. Atravessa um bom momento.

Roberto Brum, do ostracismo ao protagonismo
Ostracizado por Jorge Costa ao longo de vários meses, recuperou com Manuel Machado a confiança que mostrou em Coimbra ao longo de várias épocas. Conquistou o lugar que pertencia a Andrés Madrid e o melhor elogio que se lhe pode fazer é que quase ninguém se deve ter lembrado esta noite do argentino. Brum não falha um passe, está sempre bem colocado, movimenta-se com uma frescura impressionante e ainda tem tempo de alvejar a baliza adversária. Está em grande forma!

Vandinho, em crescendo
Ultrapassada a pequena questiúncula com Manuel Machado, voltou a jogar o seu bom futebol. Frente aos sérvios até teve um início discreto, mas foi melhorando com o avançar dos ponteiros do relógio. Movimentou-se muito, quis ter a bola nos pés e quase marcava no início da segunda parte, num remate em arco que merecia melhor sorte.

Lucas, regresso positivo a Portugal

O ex-jogador da Académica e do Boavista iniciou surpreendentemente a partida no banco de suplentes do Estrela Vermelha, mas cedo foi chamado à acção. Aos 15 minutos entrou para o lugar do lesionado Dusan Basta, ocupando o lugar de lateral direito. Uma posição que ocupou muitas vezes na temporada passada, de resto. E, coincidência ou não, Wender baixou muito de rendimento desde esse momento. Uma entrada positiva, pois.

Koroman, veneno sérvio

A principal dor de cabeça para a defesa do Sp. Braga. Um avançado de baixa estatura, mas muito mexido e habilidoso. Tem 29 anos e já representou vários clubes ao longo da sua carreira. Desde os modestos Spartak de Subotica e OFK Belgrado, aos russos do Dínamo de Moscovo e do Krylia Sovetov. Em Braga mostrou que poderia ter passado por palcos mais atraentes.

====================================================================

Taça UEFA, Grupo F: Sp. Braga-Estrela Vermelha, 2-0 (ficha)


O Sp. Braga venceu o Estrela Vermelha por 2-0 e garantiu a passagem aos 16/avos de final da Taça UEFA.

O primeiro golo do triundo bracarense foi marcado por Roland Linz (10m), com Wender a apontar o 2-0 final aos 66 minutos.


====================================================================

Lucas no regresso a Portugal: «O Sp. Braga foi mais forte»


Lucas, jogador do Estrela Vermelha, regressou a Portugal e não foi feliz. No final da derrota em Braga, falou à comunicação social.


«Tinha dito que gostaria de acabar bem a Taça UEFA, mas não foi possível. O Sp. Braga foi um justo vencedor. Desejo-lhe muita sorte para a próxima eliminatória. Sabíamos que o Braga em casa é muito forte. Hoje fiquei no banco de suplentes, mas tenho jogado quase sempre. São coisas do futebol. Gostei de rever amigos como o Linz. Vou continuar a minha aventura na Sérvia, mas primeiro quero desfrutar as férias».


in maisfutebol

Pedro-SCB

SPORTING DE BRAGA, 2 – ESTRELA VERMELHA, 0
DUPLA TERRÍVEL RESOLVE



Linz e Wender cumpriram mais um sonho do Braga, que, tal como ambicionava, venceu o Estrela Vermelha e pelo segundo ano consecutivo estás nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Justo e sem qualquer contestação.


O Braga fez história e com justiça. A equipa de Manuel Machado recebeu e venceu o Estrela Vermelha, por 2-0. Um golo conquistado à passagem do minuto 11 através de Linz. Wender recebe na esquerda, finta o defesa adversário (Basta), e centra. O avançado austríaco apareceu ao segundo poste para abrir o marcador e fazer as delícias de quem rumou, e foram poucos, ao Estádio Municipal
Uma entrada bem conseguida dos arsenalistas, que surpreenderam o conjunto sérvio, que deixou Lucas no banco. Mas o ex-Boavista não tardou muito a ser lançado no encontro, ainda o cronómetro não tinha chegado ao minuto 20.
O Grupo F era o mais competitivo de todos e até esta ronda, a última, tudo poderia acontecer. O Bolton, com 6 pontos, descansou ontem, enquanto o Aris jogou na Alemanha, numa altura que os dois clubes tinham 5 pontos. Na quarta posição estava o clube da cidade dos arcebispos, com 3 pontos e a depender de si para seguir em frente e entrar nos 16 avos-de-final pela segunda temporada consecutiva. Entrou com a pressão de vencer por dois golos e, assim, não ter que ficar dependente do resultado do Bayern-Aris.
Dando continuidade ao percurso que tem vindo a desenhar desde a entrada de Manuel Machado para o comando técnico, o Sporting de Braga tomou conta do encontro e foi, com mais ao menos, dificuldade controlando as operações dos sérvios, que, somente a espaços, iam ameaçando a baliza de Paulo Santos. Aliás, se na primeira metade os bracarenses podiam ter aumentado a vantagem, sobretudo por Wender e Linz – a dupla terrível do Minho –, apenas por uma vez o Estrela Vermelha assustou as redes defendidas por Paulo Santos, através de uma cabeçada de Castillo, que correspondeu bem a um cruzamento vindo da esquerda.

Wender sentencia
Na segunda parte, e apesar de informados de que o Bayern já vencia por duas bolas sem resposta, o Braga entrou com a mesma determinação e continuou a dominar a partida. O conjunto sérvio manteve a toada de derrotas que até então somava e sem força anímica baixou o rendimento no segundo tempo. O Braga agradeceu e controlou as operações com toda a tranquilidade. E com naturalidade chegou ao segundo golo. A jogada nasceu dos pés de Linz, que solta para o brasileiro, que simula a finta e remata por baixo das pernas do defesa. Banovic nada podia fazer para evitar o segundo tento dos minhotos.

-------------------------

FICHA


Braga

Paulo Santos; João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge e Carlos Fernandes; Frechaut, Roberto Brum (Andrés Madrid, 88) e Vandinho; Jorginho (Jaílson, 73), Roland Linz e Wender (César Peixoto, 71). Treinador: Manuel Machado.

E. Vermelha
Banovic; Basta (Lucas, 17), Bajalica, Salas Franklin (Maurício, 60) e Andjelkovic; Dordevic, Castillo, Milovanovic e Milijas; Hernan Barcos (Djor e Koroman. Treinador: Jankovic.

Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia). Jogo disputado no Estádio Municipal de Braga. Ao intervalo: Marcadores: Linz (11) e Wender (66). Cartões amarelos: Paulo Jorge (84) e Koroman (84).


in onortedesportivo

Pedro-SCB

Sporting de Braga está na próxima fase e vai encontrar clube da 'Champions'


O Sporting de Braga bateu hoje o Estrela Vermelha por 2-0, na última jornada do Grupo F da Taça UEFA em futebol, e qualificou-se para a fase a eliminar, na qual vai medir forças com uma equipa proveniente da Liga dos Campeões

A equipa bracarense, que precisava de vencer por dois golos de diferença para depender apenas de si e seguir em frente, alcançou o objectivo com tentos de Linz (11 minutos) e Wender (66), que a deixaram no segundo lugar do grupo, com seis pontos, atrás do vencedor Bayern de Munique, que hoje goleou o Aris de Salónica por 6-0.

A equipa germânica venceu com quatro golos de Luca Toni (25, 38, 64 e 66), um de Lell (78) e outro de Lahm (81) e terminou o grupo na frente, com oito pontos, mais dois que Braga e Bolton, terceiro.

Para superar a equipa inglesa na classificação final, o conjunto luso beneficiou da melhor diferença de golos (5-3, contra os 5-4 dos ingleses), o primeiro critério de desempate, que o colocou no caminho de uma das equipas provenientes da Liga dos Campeões, com excepção para Sporting e Benfica.

Glasgow Rangers, Olympique de Marselha, Rosenborg, Werder Bremen (de Hugo Almeida), PSV Eindhoven ( de Manuel da Costa) e Slavia de Pragab são os possíveis rivais do Sporting de Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA.

O Benfica e o Sporting, que chegam à Taça UEFA via Liga dos Campeões, podem vir a defrontar, por seu turno, o Spartak de Moscovo, o Tottenham ou o Helsingborg, equipas que concluíram os grupos E, G e H no segundo posto.

Os rivais lisboetas têm, no entanto, de ficar à espera do desfecho dos restantes quatro grupos (A, B, C e D), quinta-feira, para saber quais as outras equipas que são segundas e podem vir também a ser seus rivais.

O sorteio da Taça UEFA realiza-se sexta-feira, em Nyon, na Suíça, e, além dos segundos com os clubes provenientes da 'Champions', vai emparelhar os primeiros com os terceiros classificados da segunda competição europeia de clubes.

Assim, o Bayern de Munique, o Bayer Leverkusen, o Getafe e o Bordéus podem vir a medir forças com qualquer equipa terceira classificada dos outros sete grupos, uma vez que não podem voltar a jogar com a equipa que já defrontaram na fase de grupos.

São os casos do Leverkusen com o Zurique (Grupo E), dos bávaros com o Bolton (Grupo F), do Getafe com o Anderlecht (Grupo G), do Bordéus com o Helsingborg (H).

Falta apenas conhecer o desfecho dos jogos de quinta-feira para saber quem acaba em que posição os Grupos A, B, C e D, cujos jogos estão todos marcados para as 19h45 de Lisboa.


in lusa

Pedro-SCB

Braga não falha


O Sporting de Braga garantiu o apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, ao receber e bater o FK Crvena Zvezda, por 2-0, em partida relativa à quinta e última jornada do Grupo F. Os golos de Roland Linz e de Wender catapultaram os "arsenalistas" para o segundo lugar do seu agrupamento, pelo que Portugal terá três representantes no sorteio desta sexta-feira.


Golo a abrir
Já eliminado e sem nada a perder, o Estrela Vermelha surgiu atrevido em Braga, tendo mesmo mais tempo de posse de bola durante os primeiros dez minutos. No entanto, a equipa da casa, que até esse momento parecia estar a acusar a pressão de ter de ganhar, marcou na primeira vez em que chegou com perigo à área adversária. Wender passou bem por Dušan Basta no lado esquerdo, antes de cruzar com precisão para a conclusão de Liz ao segundo poste. O tento, obtido logo aos 11 minutos, abria ainda mais as portas do apuramento, totalmente escancaradas na eventualidade de novo golo bracarense.

Wender desperdiça
Os visitantes não desanimaram e poderiam mesmo ter empatado apenas três minutos volvidos, mas Segundo Castillo cabeceou à figura de Paulo Santos, isto após um excelente centro de Dušan Andjelković. Novo aviso foi dado aos 20 minutos, quando Ognjen Koroman rematou forte de pé esquerdo, correspondendo o guardião português com mais uma defesa atenta. O Braga, que após marcar tinha voltado a revelar problemas na condução do seu jogo, desperdiçou uma soberana ocasião para ir para o intervalo a vencer por 2-0. Linz quis retribuir a assistência de Wender e isolou o brasileiro aos 42 minutos, mas Zoran Banović efectuou uma defesa providencial e impediu o extremo de festejar.

Linz falha bis
Certamente ciente que o Bayern de Munique vencia o Aris por 2-0 no outro jogo do grupo (resultado que permitia o apuramento do Braga em caso de vitória frente ao Estrela Vermelha), os anfitriões regressaram dos balneários bem mais tranquilos. Quem pagou a factura foram os sérvios, que passaram a sentir mais dificuldades, ao mesmo tempo que revelavam desconcentração no seu sector mais recuado. Vandinho foi o primeiro a aproveitar essas veleidades, aos 54 minutos, mas o seu remate em jeito não logrou iludir Banović. Linz, com a baliza totalmente à sua mercê, atirou por cima da barra três minutos volvidos, isto numa altura em que era evidente a superioridade da equipa de Manuel Machado.

Wender sentencia
E o 2-0 acabou mesmo por surgir aos 66 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque. Wender apareceu em progressão na esquerda, bailando perante Vladimir Djordjević e rematando forte de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa para o guardião contrário. Com a vitória no encontro e a tão desejada qualificação praticamente garantidas, apenas restou aos jogadores do Braga gerirem o cronómetro e as suas emoções, perante um adversário que foi tentando, sem sucesso, chegar pelo menos ao tento de honra.

À espera de um adversário
O triunfo fez com que o Braga terminasse o grupo no segundo posto, com seis pontos, enquanto o Estrela Vermelha despediu-se das competições europeias sem ter pontuado. O Bayern venceu o agrupamento após ter goleado (6-0) o Aris, enquanto o Bolton garantiu o último lugar que dá direito a marcar presença no sorteio dos 16 avos-de-final, agendado para esta sexta-feira. Uma coisa é certa: o Braga vai defrontar uma das equipas que transitou da UEFA Champions League.


in uefa

Pedro-SCB

Braga 2 Estrela Vermelha 0


Braga repete o êxito da época passada, juntando-se a Benfica e Sporting, dois dos oito clubes provenientes da Liga dos Campeões, que estarão entre os 32 finalistas da Taça UEFA.

Roland Linz e Wender marcaram para a equipa minhota, que terminou o Grupo F na segunda posição.
Nem foi necessária a ajuda do Bayern de Munique, que goleou os gregos do Aris de Salonica por 6-0, com um «poker» de golos do italiano Luca Toni, um de Lell e outro de Lahm.

Ficha do Jogo:
Estádio Axa, Braga

Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)

SP. BRAGA

Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Frechaut, Roberto Brum (Madrid) e Vandinho; Jorginho (Jaílson), Wender (César Peixoto) e Roland Linz

Suplentes não utilizados: Dani Mallo, Anílton Junior, Castanheira e Lenny.
Treinador: Manuel Machado

ESTRELA VERMELHA
Banovic; Basta (Lucas), Bajalica, Salas Franklin (Molina) e Andjelkovic; Dordevic, Castillo, Milovanovic e Milijas; Hernan Barcos (Filip Dordevic) e Koroman

Suplentes não utilizados: Radivojevic, Trajkovic, Burzanovic, Molina e Raskovic
Treinador: Aleksandar Jankovic

1-0 aos 11' - Wender dribla um adversário e cruza para a entrada de Linz, que, sem dificuldade, inaugura o marcador.
2-0 aos 66' - Wender entra na área, faz uma simulação sobre Djordjevic e bate o guarda-redes Banovic.


in rr

Pedro-SCB

Sporting de Braga passa aos 16 avos-de-final da Taça UEFA
Minhotos venceram os sérvios do Estrela Vermelha por 2-0



O Sporting de Braga qualificou-se para os 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, ao derrotar em casa os sérvios do Estrela Vermelha, por 2-0, em jogo da quinta e última jornada do Grupo F.

No Estádio Axa, em Braga, o austríaco Roland Linz, aos 11 minutos, e o brasileiro Wender, aos 66, marcaram os golos que garantiram aos "arsenalistas" o triunfo e o segundo lugar do grupo, atrás dos alemães do Bayern Munique.

Com três empates e a vitória sobre o Estrela Vermelha, o Braga somou seis pontos, menos dois do que a equipa alemã, que goleou hoje em casa o Aris de Salónica por 6-0 e afastou os gregos da próxima fase da Taça UEFA.

O Braga, que terminou em igualdade pontual com os ingleses do Bolton - estavam já qualificados -, estará pela segunda época consecutiva nos 16 avos-de-final, no qual marcam presença também o Benfica e o Sporting, provenientes da Liga dos Campeões.

As equipas portuguesas ficarão a conhecer os seus adversários sexta-feira, no sorteio que se realiza em Nyon, Suíça.


in jn

Pedro-SCB

Sporting de Braga vence Estrela Vermelha e vai fazer companhia a Benfica e Sporting


Era preciso ganhar e o Braga ganhou, fazendo ainda uma boa exibição.

Despedida do Grupo F a ganhar, apuramento assegurado para os 16-avos-de-final e mais uma exibição a facturar pontos para o ranking português na Taça UEFA. O Sporting de Braga venceu o Estrela Vermelha com dois golos e uma boa exibição e nem precisou do resultado do Bayern de Munique, que procurava frente ao Aris de Salónica o primeiro lugar do grupo e acabou por golear (6-0). Foi uma noite perfeita para as aspirações dos minhotos e sobretudo para Manuel Machado, que se estreou há apenas um mês no comando técnico do Braga e nunca participou na fase regular da Taça UEFA.

O apuramento do Braga, que se junta a Benfica e Sporting na próxima fase da Taça UEFA, foi alcançado sem dificuldade. Os sérvios, que atravessam um período francamente produtivo na liga doméstica, onde são segundos classificados, não revelaram capacidade anímica para a dar a volta ao golo que Roland Linz marcou aos dez minutos, raramente incomodando o guarda-redes Paulo Santos, à excepção de uma ou outra movimentação mais atrevida de Koroman, o mais empreendedor do Estrela Vermelha.

O golo madrugador do Braga trouxe com ele várias mensagens. A importância de um Wender muito activo foi uma delas. A importância de um meio-campo comandado por Roberto Brum foi outra. O golo foi disso exemplo, nascido de uma jogada que passou por todos os sectores da equipa antes de entrar na baliza do Estrela Vermelha. Por isso, pareceu fácil bater a defesa sérvia. Brum deu início, a bola continuou em Jorginho e Wender fintou Dusan Basta antes de cruzar para a pequena área, onde estava Linz para inaugurar o marcador.


Estrela bem controlado


Mais tarde, Koroman testou os reflexos de Paulo Santos e Manuel Machado pediu a Frechaut para marcar de perto o médio ofensivo do Estrela Vermelha. Com esta marcação, o Braga evitou surpresas e garantiu a Paulo Santos um período tranquilo até ao intervalo. Mas o Braga continua perigoso: Jorginho apareceu a tentar a sorte com um remate de costas para a baliza e Wender desperdiçou um golo, deixando que o guarda-redes Banovic se atirasse a ele com o corpo.

Os dois golos do Bayern de Munique neste período fizeram bem ao Braga, que jogou ainda melhor na segunda parte. Entrou mais autoritário, mais rápido e carregou o jogo todo para a área contrária, apanhando por três vezes desprevenida a defesa do Estrela. Dominou e, por isso, os sérvios só chegavam a Paulo Santos de bola parada. Koroman teve também menos espaço para subir.

A primeira jogada de perigo do Braga, nesta fase, foi construída por Vandinho e foi ter a Roland Linz. Só que o internacional austríaco não conseguiu dar a melhor direcção à bola, rematando por cima. Nada afectava o jogo da equipa portuguesa, que continuou de olhos postos nas redes sérvias. Assim se percebe a forma como Wender entrou na área defendida por Banovic para fazer o golo da tranquilidade, aos 66': o extremo recebeu a bola no meio-campo, tirou do caminho os centrais do Estrela e, no coração da área, rematou bem para o fundo da baliza.


Sempre a atacar


Já com César Peixoto em campo – Wender pediu a substituição por cansaço e a tempo de receber emocionadas ovações de pé –, o Braga continuou a atacar com intensidade, até porque Peixoto foi colocado na ala esquerda e tirou vários cruzamentos perigosos. Mas os minhotos não voltaram a bater aquela que é a defesa menos batida da liga sérvia, ainda que Jaílson tenha cheirado um golo perto do fim. Também já não era preciso. O objectivo estava cumprido com distinção.


in publico

Pedro-SCB

Resultado 2-0
Sp. de Braga segue em frente na Taça UEFA



O Sp. de Braga venceu esta quarta-feira por duas bolas a zero o Estrela Vermelha, num jogo disputado no Estádio Axa, em Braga, a contar para a quinta jornada do Grupo F da Taça UEFA.

      
A equipa bracarense precisava de ganhar para seguir em frente na Taça UEFA e a equipa treinada por Manuel Machado não se desviou do seu objectivo.

O relógio contava apenas 11 minutos quando Wender recupera a bola à entrada da área e, num cruzamento perfeito, oferece a Linz o primeiro golo.

Na segunda parte, o Sp. de Braga não se distraiu do seu objectivo e alargou a vantagem no marcador. Aos 66 minutos, Wender, que já tinha dado a marcar o primeiro tento, voltou a brilhar, marcando o segundo golo da partida.

Em Munique, o Bayern venceu por seis bolas a zero o Aris de Salónica. Com este resultado, o Sp. de Braga está apurado para os 16º avos da Taça UEFA.

De recordar que Sporting e Benfica estão na fase de eliminatórias da Taça UEFA, em virtude dos lugares ocupados na fase de grupos da Liga dos Campeões (3ºlugar).


in correiodamanha

Pedro-SCB

Sporting de Braga volta a fazer história esta noite. Pela segunda vez, garante a presença na segunda fase de Grupos da Taça UEFA, após vitória por 2-0 contra o Estrela Vermelha no estádio AXA.     


O Sporting de Braga volta a fazer história esta noite.

Pela segunda vez, garante a presença na segunda fase de Grupos da Taça UEFA, após vitória por 2-0 contra o Estrela Vermelha no estádio AXA.

O austríaco Linz nos primeiros quinze mintous da primeira parte, e o brasiliero Wender, nos primeiros vinte minutos da segunda parte, forma os marcadores de serviço da equipa bracarense, nesta noite europiea de futebol em Braga.

No final da partida, o presidente da SAD do Sporting de Braga, António Salvador, ouvido pelo jornalista Tinoco Marques da Antena Minho, cadeia de informação norte, era um homem satisfeito com mais esta feito desportivo do clube que dirige.

Mas António Salvador, quer mais apoio dos bracarenses, para que o clube lute por objectivos mais altos.

Como por exemplo o título de campeão da Bwin Liga, tal como fazem sempre, Porto, Benfica e Sporting, disse António Salvador.


in antenaminho

JotaCC

Super Braga com olho de Linz
Minhotos venceram o Estrela Vermelha (2-0) e juntam-se a Benfica e Sporting nos 16-avos da UEFA.
Ricardo Capela


   


O Sporting de Braga venceu esta noite o Estrela Vermelha (2-0) e apurou-se para os 16-avos-de-final da Taça UEFA. Os minhotos precisavam de vencer por dois golos de diferença, e fizeram-no, com Linz (10') e Wender (66') a assinarem os tentos da vitória, num jogo em que o Sporting de Braga foi sempre superior, coleccionando oportunidades desperdiçadas. Do outro lado, Paulo Santos raramente foi forçado a intervir, o que, em jeito de resumo, acaba por fazer do 2-0 um resultado que peca por escasso.

Com este resultado, o Sporting de Braga terminou a fase de grupos no segundo lugar, atrás do Bayern Munique, o que quer dizer que o adversário dos "arsenalistas" na próxima fase da Taça UEFA será uma das equipas vinda da Liga dos Campeões, com excepção de Benfica e Sporting. O mesmo é dizer que os possíveis adversários são Glasgow Rangers, Marselha, Lyon, Werder Bremen, PSV, Rosenborg e Slavia de Praga.

Mas se o apuramento do Sporting de Braga é um feito para o clube, que pelo segundo ano consecutivo atinge esta fase da competição, também o é para o futebol português. É que pela primeira vez na história das competições europeias Portugal vai chegar ao mês de Fevereiro com quatro equipas ainda em prova.

Olhando o panorama europeu, só Inglaterra (sete equipas), Espanha e Alemanha (seis cada) estão em melhor situação. O início de época foi complicado e dificultou as contas do ranking, mas a recuperação está aí e a possibilidade de atingir novamente o sexto lugar da tabela - actualmente ocupado pela Roménia, que não vai pontuar mais esta época - volta a ser real. Para tal é preciso que os quatro representantes totalizem oito vitórias nas próximas eliminatórias, desde que pelo menos duas equipas cheguem aos quartos-de-final.

"No futebol tudo é possível", diz Manuel Machado

Manuel Machado estava naturalmente satisfeito com o resultado e com o apuramento, num jogo em que considerou a sua equipa "cerebral".

"O 2-0 deu-nos segurança e alcançámos a qualificação, que era o que desejávamos. Fica o registo do segundo lugar no grupo, à frente do Bolton e atrás de um colosso do futebol mundial. É um dia marcante para este emblema, para a cidade e para as suas gentes. No resultado final, se algo houvesse a alterar, seria para o lado do Sporting de Braga", disse.

Quanto ao próximo adversário, o técnico afirma que "não adianta escolher" e que "será o sorteio a ditar a sorte". Mas não se dá por derrotado por antecipação. "O sorteio é que vai ditar a nossa sorte. O lote tem equipas de grande dimensão, mas isso não nos atemoriza. Serve, isso sim, para nos motivar ainda mais. Diante do Bayern e do Bolton estivemos muito bem e essas duas equipas são grandes. Houve, por isso, uma aprendizagem boa. Depois, no futebol tudo é possível", concluiu.

Expresso

JotaCC

Sp. Braga: Manuel Machado elogia capacidade mental da equipa

O treinador do Sporting de Braga elogiou hoje a capacidade mental da sua equipa e congratulou-se com a qualificação para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, após vitória sobre o Estrela Vermelha por 2-0.
''Foi um jogo em que o Sporting de Braga foi cerebral o necessário para gerir uma vantagem que alcançou cedo. A prioridade era, de alguma forma, não sofrer golos, já que acabaríamos por dilatar o resultado. Foi o que conseguimos e, claro, a qualificação, que era o nosso maior objectivo'', disse Manuel Machado.

O treinador bracarense reconheceu também a importância do clube ter ficado à frente no Grupo F do Bolton e logo atrás do ''colosso'' Bayern Munique, salientando o ''dia marcante'' para a cidade e futebol português.

''Fizemos um jogo inteligente. Tivemos a felicidade de marcar o golo cedo e depois fomos gerindo. Na hora certa fizemos o segundo. Penso que o resultado é justo, mas se houvesse mais golos para o Sporting de Braga não seria estranho. Continuamos na Taça UEFA. Agora é aguardar o sorteio''.

Manuel Machado frisou ainda que o Sporting de Braga poderá apanhar uma equipa vinda da Liga dos Campeões, mas não mostrou ''qualquer preocupação ou medo'' com essa possibilidade.

''Há já uma aprendizagem do jogo com o Bayern Munique. Mas estivemos muito bem nesse jogo e até poderíamos ter vencido (1-1). O futebol é assim mesmo. Tudo pode acontecer'', avançou.

Alexandar Jankovic, treinador do Estrela Vermelha, congratulou o Sporting de Braga pela vitória ''merecida'' e qualificação para os 16 avos-de-final da Taça UEFA e explicou que a falta de experiência foi determinante para a carreira da equipa sérvia no Grupo F.

''O Sporting de Braga foi melhor e mereceu vencer este jogo. Os erros, na Europa, pagam-se muito caro e nós ainda precisamos de muitos jogos para conseguir resultados melhores. Vamos continuar a trabalhar. Os jogadores tentaram tudo, mas a experiência foi determinante'', disse.

Sobre o português Lucas, Jankovic considerou tratar-se de um ''excelente jogador'' e apenas lamentou ter de o utilizar do lado direito da defesa, ''já que os problemas no Estrela são muitos''.

LUSA

JotaCC

Ricas peúgas no sapatinho



Falar em peúgas na quadra natalícia é o mesmo que carregar na tecla de repetição num leitor de CD ou DVD. Quem gosta de surpresas, detesta recebê-las, mesmo que o frio as torne muito apropriadas, mas nesse grupo de presenteados exigentes não entra certamente o Braga. Aliás, repetir o feito da época anterior, um novo apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, era até o lema da noite de ontem e a equipa acabou por cumprir com a "obrigação", não deixando assim ninguém surpreendido... pela negativa. Pedia-se uma vitória, se possível com dois golos de diferença, e os minhotos não fizeram a coisa por menos, nem por mais. Logo no prólogo do duelo, Linz puxou do seu veneno habitual e inaugurou o marcador, quando parecia que o golo estava mais próximo da baliza de Paulo Santos; já no segundo tempo, foi a vez de Wender puxar do seu espírito criativo para fixar o resultado em 2-0, numa altura em que já se sabia que o Bayern Munique se entretinha em Munique a desfazer o Aris Salonica em pedacinhos. Estava garantida a qualificação e começava a festa nas bancadas, pintalgadas de apenas 6366 espectadores.

Porém, o resto do país bem pode agradecer a proeza dos arsenalistas. Pela primeira vez, Portugal terá quatro equipas envolvidas em competições europeias depois do Natal, o que não está ao alcance de muitas nações.

Por outro lado, o Braga também saiu a ganhar no aspecto financeiro, para além do prestígio. A vitória sobre o Estrela Vermelha rendeu 40 mil euros e a tal passagem desejada significou um encaixe de 70 mil, pelo que o clube ganhou, numa só noite, nada mais, nada menos do que 110 mil euros.

Só que não foi tão fácil como se previa a cavalgada final do Braga no Grupo F. Retraídos, possivelmente pela obrigação de vencer, os minhotos depressa denotaram dificuldades nas transições defesa-ataque, ao mesmo tempo que era possível apreciar em campo um Estrela Vermelha tão desinibido como perigoso, mas tudo se resolveu com uma eficácia tipicamente italiana, tão características nas equipas de Manuel Machado. De volta ao 4x2x3x1, o Braga aguentou bem a pressão do Estrela Vermelha, que logo se manifestou no primeiro minuto e se estendeu até ao intervalo, soube controlar as movimentações de Koroman e Milovanovic e, pelo meio, foi enfraquecendo o tal "touro enraivecido" com os golos cirúrgicos de Linz e Wender. O "machadês" táctico era absolutamente imperceptível para os sérvios e acabou por ser letal.

Braga 2 - Estrela Vermelha 0


Estádio Municipal de Braga
Relvado bom
6366 espectadores

Vladimir Hrinak [Eslováquia]
Tomas Mokos + Vladislav Laskovsky
Richard Trutz

Braga
Treinador Manuel Machado

1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
5 | Roberto Brum MD a 88'
88 | Vandinho MO
17 | Frechaut MO
7 | Jorginho AD a 73'
29 | Linz AV
15 | Wender AE a 70'
12 | Dani Mallo GR
22 | Anilton DC
23 | Madrid MD d 88'
14 | Castanheira MO
70 | Lenny AD
21 | César Peixoto AE d 70'
20 | Jaílson AV d 73'

Amarelos 83' Paulo Jorge
Vermelhos nada a assinalar

GOLOS

1-0|11'
Linz

2-0|66'
Wender

Estrela Vermelha
Treinador Aleksandar Jankovic

22 | Banovic GR
30 | Basta LD a 18'
6 | Dordevic DC
19 | Bajalica DC
3 | Andjelkovic LE
35 | Castillo MD
32 | Milovanovic MO
7 | Milijas MO
8 | Koroman AD
9 | Hernan Barcos AV a 88'
25 | Franklin Salas AE a 60'
31 | Radivojevic GR
5 | Trajkovic MD
20 | Lucas MD d 18'
10 | Burzanovic MO
27 | Raskovic AE
23 | Maurício Molina AE d 60'
33 | Dordevic AV d 88'

Amarelos 83' Koroman
Vermelhos nada a assinalar
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Árbitro
Amigo do espectáculo



Num jogo sem grandes casos, o árbitro eslovaco Vladimir Hrinak fez questão de não ligar o complicador, assim como os seus auxiliares, beneficiando assim o espectáculo. Sempre muito acertado nas decisões, resolveu bem as picardias entre Paulo Jorge e Koroman mostrando-lhes os respectivos cartões amarelos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O MOMENTO
11'



(1-0) Linz abre as comportas
A pressão inicial do Estrela Vermelha é punida pela eficácia dos minhotos. Lançado por Carlos Fernandes, Wender desce pela esquerda em velocidade para cruzar junto da linha de fundo e Linz, ao segundo poste, surge a encostar com sucesso para o fundo das redes, sem hipótese de defesa para o guarda-redes, batido pelo cruzamento. Continua em grande o austríaco em matéria de golos europeus. Conseguido o mais difícil, o Braga apenas teve de gerir a vantagem e explorar o adiantamento do inimigo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lances-chave


14'Na sequência de um canto, Castillo acorre a um segundo cruzamento para a área arsenalista e testa a atenção de Paulo Santos com um disparo de cabeça, quase à queima-roupa, captado com segurança pelo guardião.

19'Em lance de contra-ataque rápido, Vandinho desmarca Wender pela esquerda e o segundo atira logo de primeira, embora muito torto.

24'Com a defesa do Braga toda recuada e sem grandes espaços, Lucas tenta a sorte de longe e Paulo Santos volta a defender.

30'Desmarcado sobre a esquerda, Milijas galga um par de metros e tira um cruzamento bem medido. Hernan Barcos chega, no entanto, atrasado para concluir de cabeça.

41'Após tabela com Linz, Wender escapa-se pela esquerda até se isolar e, já na cara de Banovic, tenta picar a bola, mas o guarda-redes evita o pior com uma palmada providencial.

53'João Pereira arranca pela direita, tira o cruzamento e encontra Vandinho ao segundo poste. Com Banovic a fechar o ângulo, o brasileiro dispara cruzado fortíssimo e obriga o guarda-redes a aplicar-se.

57'Vandinho desarma um defesa e serve Linz. Já com Banovic fora da baliza, o avançado austríaco desperdiça, porém, a oportunidade ao atirar muito por cima.

66'[2-0]. Marcador volta a funcionar num contragolpe. Lançado do meio-campo, Wender avança pelo centro, tira um defesa do caminho e amplia a vantagem com um disparo rasteiro, sem hipóteses para Banovic.

81'Cheio de força, Jaílson desenha uma diagonal em velocidade e bate forte... para defesa muito apertada de Banovic.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A ESTRELA
3,5 Wender



Num jogo em que decidiu dar cabo da cabeça à defesa contrária, fez logo no primeiro minuto o perigo pairar para Banovic, a quem fez a bola passar à frente dez minutos volvidos, tendo Linz como destinatário, para o golo inaugural. No mesmo ritmo, trabalhou com Vandinho alguns lances de muito perigo, levantando as bancadas aos 66' quando, depois de correr vários metros, desequilibrou Banovic com uma finta de corpo e fez o 2-0. Deu profundidade ao ataque bracarense. Uma exibição para contar aos netos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Linz, o senhor 50 por cento



A vitória do Braga começou a desenhar-se no primeiro remate do jogo, logo aos 10 minutos. Linz marcou o seu quinto golo na Taça UEFA em seis jogos (é totalista, juntamente com João Pereira), pertencendo-lhe metade dos 10 golos que os arsenalistas marcaram nos seis jogos da Taça UEFA. Aliás, só Luca Toni (Bayern), Larsson e Omotoyossi (Helsingborg) marcaram mais, com seis tentos cada um.

Mas o sucesso do Braga não se fica a dever a apenas um jogador. Os minhotos foram superiores em todos os itens estatísticos, exceptuando a posse de bola. Os marginais 4% de desvantagem podem explicar-se pela obrigação por parte dos sérvios em assumir as despesas. Mas sem grande qualidade de jogo, já que coube ao Braga a maioria das iniciativas, como nos remates (mais três), ataques (mais nove), cruzamentos (mais cinco) e cantos (mais dois).

O sinal de desespero do Estrela Vermelha - que nunca venceu em Portugal - ficou patente nos dez remates desferidos ainda fora da grande-área de um total de 12.

Curiosidades



Golo de Linz na UEFA


Foi o 5º golo de Linz em seis jogos nesta edição da UEFA. O avançado é totalista, juntamente com João Pereira, e é o segundo maior rematador da equipa, com 10 finalizações, menos duas que Wender (dois golos).

7
jogos sem derrotas


Manuel Machado ainda não perdeu qualquer jogo ao leme do Braga. Este foi o sétimo encontro do técnico (três na I Liga e na Taça UEFA, e um na Taça de Portugal), somando quatro vitórias e três empates.

80ª
derrota dos sérvios


O Braga impôs ao Estrela Vermelha a 80ª derrota em 241 jogos das competições europeias. Mantém-se intocável a regra que dita que esta equipa nunca venceu em solo português.

61%
Tempo útil de jogo

Foi o jogo do Braga com o maior tempo útil de todos os seis que já disputou nesta edição da UEFA. Em termos absolutos a bola rolou cerca de 57 minutos, fixando a média agora nos cerca de 50' (53%).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Braga um a um
Wender criou o sonho a que Linz deu corpo

3 Paulo Santos


Começou a partida a agradecer uma perdida escandalosa, numa cabeçada de Castillo que saiu à figura, num efeito magnético que contagiou a equipa sérvia, que nunca, sequer, o conseguiu assustar, já que as bolas que saíram para a baliza, encontraram o guardião pelo caminho.

2,5 João Pereira


A sua exibição menos conseguida desde que o Braga iniciou a aventura europeia. Faltou-lhe lucidez em alguns lances, parecendo funcionar, no ataque, apenas quando tem uma referência na área.

3 Paulo Jorge


Sofreu na primeira parte os efeitos da falta de capacidade defensiva que reinava lá à frente, apanhando alguns sustos, mas sem nunca perder a cabeça fria nem as coordenadas.

3 Rodriguez


Ganhou praticamente todos os lances aéreos, mas pecou quando quis jogar longe da sua área. Ainda assim, uma exibição que não complicou, muito pelo contrário

2,5 Carlos Fernandes


Parar Koroman revelou-se muito complicado, tendo na etapa complementar surgido mais no apoio ofensivo.

3 Brum


Só não esteve perfeito porque, na fase inicial, andou, à semelhança do resto da zona intermédia arsenalista, a apanhar papéis. Após o intervalo reinou no meio-campo, jogando e fazendo jogar, um desempenho que a plateia, quando saiu, agradeceu com uma grande ovação.

2,5 Frechaut



Pareceu demasiado ansioso na fase inicial da partida, falhando passes e errando no tempo de entrada aos lances. Com o tempo corrigiu a sua postura e ajudou a tornar o proibido o caminho para a baliza de Paulo Santos.

3 Vandinho


Começou o jogo a combinar bem com Wender na ala esquerda, na dupla ideal para abrir a defesa contrária. Foi importante a levar do jogo mais além e um precioso auxiliar nas zonas de finalização.

2,5 Jorginho


Na primeira parte quase não se viu em campo, faltando as combinações com João Pereira, ressurgindo no jogo assim que ganhou liberdade para procurar outros terrenos, construindo lances a pedir golo. Foi descansar aos 73 minutos.

3 Linz


Estar no local certo à hora certa foi a sua coroa de glória quando emendou, aos 11', o cruzamento de Wender. No resto do tempo alternou as tentativas de bisar com alguns passes errados. Foi mais um jogo em que o austríaco deixou a sua marca, apontando um golo pela quinta vez consecutiva em seis jogos

2 César Peixoto



Rendeu Wender sem trazer nada de novo a jogo, além de uma grande entrega.

2,5 Jailson



Foi o oposto do anterior, jogando e fazendo jogar no tempo que esteve em campo. Num desses lances, depois de um raide, obrigou Banovic a defesa difícil. Uma grande atitude para alguém que entrou em campo ao minuto 73.

- Madrid


Dois minutos em campo a render Brum e sem tempo para brilharetes.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado
"É um dia marcante para a cidade e suas gentes"


O objectivo foi cumprido: o Braga continua nas provas europeias e o seu treinador, Manuel Machado, estava orgulhoso pela forma como viu os seus jogadores gerirem o resultado. "A equipa fez um jogo inteligente. Tivemos a felicidade de alcançar um golo cedo e na hora certa dilatámos o resultado", realçou.

Em suma, o Braga "fez uma boa gestão" e "o necessário" para não deixar fugir os proveitos do tento de Linz, ao minuto 11. Mas vai mais longe: "Se houvesse algo a acrescentar em termos de golos seria para o Braga", atirou, num dia que considera "marcante para a cidade e suas gentes". É que, na sua opinião, o clube "confirma ser a sua maior colectividade e embaixador em termos nacionais e internacionais".

Agora com os dois pés na fase seguinte da Taça UEFA, Manuel Machado diz não ter preferência pelo próximo adversário, sendo certo que será um dos que transitam da Liga dos Campeões.

"Vale a pena ter uma preferência?", interroga-se, ciente de que enfrenta um "lote de equipas de grande dimensão". "Mas isso não deve servir para nos atemorizar. Antes como factor de motivação para darmos aquilo que temos e não temos", alertou, exemplificando com o empate frente ao "colosso", assim o nomeou, chamado Bayern de Munique. "Fizemos o suficiente para ganhar essa partida", recorda. E poderá o Braga lutar, então, pela presença na final, tal como o Boavista o fez quando o FC Porto a venceu? "Tenho um ditado para mim que diz: olho grande não entra na China. Não faremos projecções a médio/longo prazo. O que me preocupa agora é uma colectividade chamada Boavista", terminou.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Equipas da Champions na rota bracarense


Ao qualificar-se como um dos segundos classificados da fase de grupos da Taça UEFA, o Braga irá encontrar um dos terceiros que transitam da Liga dos Campeões, exceptuando o Benfica e o Sporting, já que equipas do mesmo país não se podem defrontar. Assim sendo, no sorteio a realizar sexta-feira, em Nyon, às 11 horas portuguesas, aos "arsenalistas" podem calhar nos 16 avos-de-final o Marselha, Rosenborg, Werder Bremen, Glasgow Rangers, PSV Eindhoven ou Slávia de Praga. Por ter ficado em segundo lugar, o Braga irá jogar a primeira mão em casa, no dia 6 de Março, e a segunda fora, a 12 ou 13 do mesmo mês.

O Benfica e o Sporting, equipas que também não se podem defrontar nesta fase, também ficaram a conhecer três possíveis adversários, concretamente Spartak de Moscovo, Tottenham ou Hensingborg. Os restantes quatro só serão conhecidos, a sair destes nomes: Zenit St.Petersburgo, AZ Alkmaar ou Nuremberga (Grupo A); Panathinaikos ou Atlético de Madrid (Grupo B); Villarreal, Fiorentina ou AEK de Atenas (Grupo C); Hamburgo ou Basileia (Grupo D).

Possíveis adversários


Braga
Marselha (França), Rosenborg (Noruega), Werder Bremen (Alemanha), Glasgow Rangers (Escócia), PSV Eindhoven (Holanda) ou Slávia de Praga (República Checa)

Benfica e Sporting

Já conhecidos:
Spartak de Moscovo (Rússia), Tottenham (Inglaterra) e Helsingborg (Suécia)

A conhecer hoje:

Grupo A -Zenit St.Petersburgo (Rússia), AZ Alkmaar (Holanda) ou Nuremberga (Alemanha); Grupo B-Panathinaikos (Grécia) ou Atlético de Madrid (Espanha); Grupo C-Villarreal (Espanha), Fiorentina (Itália) ou AEK de Atenas (Grécia); Grupp C-Hamburgo (Alemanha) ou Basileia (Suíça)

o Jogo

JotaCC

Apuramento sem espinhas


Pelo segundo ano consecutivo, o Braga passou a fase de grupos da Taça UEFA, tendo garantido o apuramento para os 16 avos-de-final graças à vitória de ontem sobre o Estrela Vermelha (2-0). O clube minhoto cumpriu o objectivo e amanhã ao fim da manhã estará novamente representado no sorteio de Nyon, fazendo companhia a Benfica e Sporting na próxima eliminatória da competição. Pela primeira vez na história do futebol português, quatro equipas lusas estarão a competir nas provas europeias na segunda metade da temporada, já que o F. C. Porto também assegurou, na semana passada, a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Para uma equipa que tinha obrigatoriamente de ganhar para garantir o apuramento, o Braga não podia ter pedido melhor início de jogo. Na primeira vez em que se aproximaram com perigo da área sérvia, os minhotos chegaram ao golo, numa excelente combinação entre Wender e Linz. O brasileiro assistiu o austríaco, que voltou a mostrar o acerto das últimas semanas (cinco golos em seis jogos), abrindo o marcador sem dificuldades. O mais difícil estava feito, mas o resto da primeira parte até foi de domínio dos visitantes.

Bem ao estilo das equipas da ex-Jugoslávia, o Estrela Vermelha mostrou ser um conjunto com uma qualidade técnica acima da média, mas ingénuo a defender e ineficaz na hora do remate. Já com o português Lucas em campo (entrou para o lugar do lesionado Basta), os sérvios tiveram mais tempo a posse da bola e deram algum trabalho a Paulo Santos. O verdadeiro perigo surgiu, no entanto, na outra baliza, já com o intervalo à vista, num lance em que os papéis do primeiro golo se inverteram. Desta vez foi Linz que isolou Wender, mas o extremo não foi capaz de bater o guarda-redes sérvio, que fez uma excelente defesa com os pés. Por esta altura, já as notícias vindas da Alemanha eram agradáveis, pois o Bayern de Munique estava a ganhar por 2-0 ao Aris de Salónica, a caminho de uma goleada que confirmou os germânicos como primeiros classificados do grupo.

Wender redimiu-se do falhanço na segunda parte, quando tranquilizou os adeptos bracarenses com o segundo golo da noite, já depois de Linz ter falhado uma oportunidade de baliza aberta. O remate certeiro do esquerdino acabou com as dúvidas relativamente à qualificação, uma vez que com dois tentos de vantagem, o Braga já não precisava de fazer mais contas. Até final, a equipa portuguesa manteve sempre a habitual segurança defensiva, controlando bem o adiantamento no terreno do Estrela Vermelha e, ao mesmo tempo, refrescando o ataque com as entradas de César Peixoto e Jaílson para os lugares de Wender, o melhor em campo, e Jorginho.

Sem perder desde que assumiu o comando da equipa arsenalista (quatro vitórias e três empates em sete jogos), Manuel Machado ganhou ainda mais crédito junto do público minhoto, gerindo o resultado com tranquilidade e assistindo a mais alguns movimentos ofensivos interessantes. O segundo lugar conseguido no Grupo F melhora o registo da época passada, embora tenha o inconveniente de trazer até ao Minho, em Fevereiro, uma das equipas que transitam da Champions para a Taça UEFA, sabendo-se já que nenhuma delas poderá ser o Benfica ou Sporting.

Marselha, Rosenborg, Werder Bremen, Rangers, PSV Eindhoven e Slávia de Praga, deste lote de equipas sairá o adversário do Braga na próxima eliminatória.
      
JN

JotaCC

Sporting de Braga nos 16 avos-de-final

O Sporting de Braga qualificou-se para os 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, ao derrotar em casa os sérvios do Estrela Vermelha, por 2-0, em jogo da quinta e última jornada do Grupo F.


   

No Estádio Axa, em Braga, o austríaco Roland Linz, aos 11 minutos, e o brasileiro Wender, aos 66, marcaram os golos que garantiram aos "arsenalistas" o triunfo e o segundo lugar do grupo, atrás dos alemães do Bayern Munique.

Com três empates e a vitória sobre o Estrela Vermelha, o Braga somou seis pontos, menos dois do que a equipa alemã, que goleou hoje em casa o Aris de Salónica por 6-0 e afastou os gregos da próxima fase da Taça UEFA.

O Braga, que terminou em igualdade pontual com os ingleses do Bolton - estavam já qualificados -, estará pela segunda época consecutiva nos 16 avos-de-final, no qual marcam presença também o Benfica e o Sporting, provenientes
da Liga dos Campeões.

As equipas portuguesas ficarão a conhecer os seus adversários sexta-feira, no sorteio que se realiza em Nyon, Suíça.

TSF

JotaCC

#17
António Salvador: «Lutaríamos pelo título»

TRISTE POR VER ESTÁDIO "VAZIO" FALOU DOS ADEPTOS DO V. GUIMARÃES

 

Nem a histórica vitória de ontem fez com que o presidente António Salvador saísse da tribuna presidencial com um largo sorriso. Isto porque ao apito final do árbitro apenas 8 mil pessoas aplaudiram os jogadores.

"Com a organização que temos, com estes profissionais de futebol, se tivéssemos a massa associativa de um clube que esta temporada voltou à Liga lutaríamos pelo título...", afirmou o líder da SAD em alusão ao... rival V. Guimarães.

Com muitos ou poucos adeptos, a verdade é que os arsenalistas vencerem mais uma batalha. A guerra, essa, vai a meio. "Tínhamos o objectivo de passar esta fase de grupos pois queremos consolidar o nosso clube na Europa. Andamos há quatro anos a tentar a afirmação definitiva como um habitué na Taça UEFA e queremos, também, afirmarmo-nos como 4.º grande em Portugal", referiu António Salvador, optimista em relação ao futuro: "Tudo farei para que a situação dos poucos adeptos mude. Em relação à Europa, os jogadores são ambiciosos e querem ir longe. No que diz respeito a reforços, em Janeiro devemos fazer reajustamentos na defesa."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado:«Fomos cerebrais a gerir vantagem»
TÉCNICO SABOREIA PRIMEIRA VITÓRIA EUROPEIA


   
   

Manuel Machado conquistou, ontem, a sua primeira vitória nas competições europeias e, mais importante que isso, garantiu a passagem do Sp. Braga à próxima fase da Taça UEFA.

Poucos minutos depois da vitória, o professor explicou os segredos do triunfo: "Fomos cerebrais a gerir a vantagem. Marcámos cedo e traçámos como prioridade não sofrer golos, até porque sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, conseguiríamos dilatar a vantagem e dar segurança ao resultado."

A qualificação dos arsenalistas foi garantida apenas no último jogo, mas Manuel Machado não esconde a felicidade pelo 2.º lugar alcançado.

"Este é um dia marcante para a cidade e para este emblema. Ficámos à frente de uma equipa chamada Bolton, de um campeonato muito forte, e apenas atrás de um colosso mundial, que é o Bayern", referiu o treinador dos minhotos.

O Sp. Braga vai, agora, defrontar uma das equipas vindas da Champions e Manuel Machado não gosta de fazer antevisões: "Olho grande não entra na China... Não vamos fazer projecções! Nesta equipa há, cada vez mais, aprendizagem e segurança."


Record

JotaCC

Noite de glória em Braga



O Estádio Municipal viveu, ontem, mais uma noite de glória, com o Sporting de Braga a vencer o Estrela Vermelha por 2-0 e a garantir, pelo segundo ano consecutivo, a presença nos 16-avos de final da Taça UEFA. Linz e Wender foram os autores dos golos.

Diario do Minho

Pedro-SCB

Com sabor a 'vingança'


O Sp. Braga venceu ontem, sem dificuldades, o Estrela Vermelha, na última jornada da fase de grupos, e garantiu a qualificação para os dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA, em grande estilo no segundo lugar do Grupo F. Com uma boa exibição, a equipa mantém Braga na rota da Europa.
   
A  equipa do Sporting Clube de Braga carimbou ontem o passaporte para os 16-avos-de-final da Taça UEFA, pela segunda vez consecutiva, com uma vitória categórica sobre os sérvios do Estrela Vermelha, por duas bolas a zero, no Estádio AXA, no último e decisivo jogo do Grupo F.
Os golos mágicos que mantêm, assim, a cidade de Braga na Europa do futebol foram apontados pelo austríaco Roland Linz (logo aos 11 minutos) e por Wender (aos 65).
O extremo esquerdo brasileiro foi mesmo o melhor jogador em campo, com uma performance, simplesmente, magnífica. Wender fez a assistência para o primeiro de Linz, e, em grande jogada individual, na segunda parte, construiu o segundo, num lance de génio, onde deixou vários jogadores do Estrela Vermelha 'pregados' ao relvado.

Obrigados a ganhar — se possível, pela diferença de dois golos, para evitar estar dependentes do jogo entre o Bayern Munique e o Aris de Salónica —, os bracarenses fizeram pela vida e realizaram uma exibição a roçar a perfeição. Personalizada, muito forte tacticamente, e sobretudo, com muita raça e atitude. (A exemplo do que tem vindo a acontecer nos últimos jogos, desde a chegada de Manuel Machado).

A vitória do Sp. Braga começou a ser desenhada muita cedo, pelo que foi o melhor mote para uma noite fria mas tranquila na 'pedreira'. Logo aos 11 minutos, Linz fez balançar as redes do Estrela Vermelha, após uma assistência de Wender, da esquerda. Feito o mais difícil, a equipa de Manuel Machado controlou a seu belo prazer o jogo até ao fim. Perto do cair do pano para o intervalo, Wender, isolado, podia ter feito o segundo, mas o guarda-redes adversário não permitiu.

A segunda parte alinhou pela mesma bitola dos primeiros 45 minutos. Um Sp. Braga "senhor", com uma exibição muito segura, sem permitir grandes veleidades ao Estrela Vermelha. Aos 57 minutos, Linz falhou um golo de baliza aberta... após uma boa jogada atacante. Só dava Sp. Braga, e aos 65 minutos surgiu o tal grande golo de Wender, a 'matar' completamente o jogo.
O Sp. Braga junta-se assim ao Sporting e Benfica nos 16-avos-de-final da Taça UEFA.


in correiodominho