News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM: ainda a questão dos preços

Started by cardoso, 14 de November de 2007, 21:43

Previous topic - Next topic

Somos Braga!

Quote from: disco infiltrator on 16 de November de 2007, 12:45
Quote from: José Paulo Pedrosa on 16 de November de 2007, 12:23
O Cardoso dá nivel ao forum...gosto de o ler. :)

Quanto ao presidente, não consigo dizer que é uma gestão mediocre...simplesmente porque tenho boa memória.

Década 80 e 90 (mais na de 90) assisti a vários jogos, ouvia os relatos...à minha maneira vivia apaixonadamente o Braga. A diferença qualitativa do Braga de agora para o desses tempos é gritante. Desde esse tempo passaram vários presidentes pelo Braga...se eles eram mesmo bons porque é que não fizeram as tais parcerias com empresários no sentido de colocar o Braga no patamar que está neste momento???(uma das críticas que li no forum).

Não me vou alongar muito porque acho que todos nós temos consciência do estatuto que o Braga tem vindo a alcançar aos poucos desde que o Salvador cá chegou. Mais acrescento que o presidente não me parece ser um oportunista, muito pelo contrário ele tenta sempre beneficiar a instiuição...coisa que não se verificava antes dele ter assumido o cargo. O Salvador é o melhor presidente de sempre do Braga

Temos que ter a noção que não há pessoas perfeitas todos nós temos aspectos positivos e negativos quer na nossa vida pessoal, quer na vida profissional. Na questão preço dos bilhetes, como disse anteriormente, será que se fica mesmo a perder??? Da forma que alguns falam neste forum penso temos aqui potenciais futuros presidentes :)

Enquanto vir o meu Braga a ser respeitado, com bom plantel e com os "espanhóis" a olharem-nos com receio...dou-me por satisfeito.

Concordo com o que o Cardoso diz de termos uma mentalidade de submissão à autoridade ou a figuras de autoridade que vem de antanho...e na minha opinião penso que é melhor viver tendo um lider "paternalista" como o caso do Salazar, do que viver numa sociedade em que vigora uma anarquia de valores e se aprega a liberdade de expressão num Estado democrático para desculpabilizar comportamentos inaceitáveis.

Sugiro que a próxima acção do movimento "incha, desincha e passa", seja planear a construcção de um presidente robô que seja programado para ser perfeito e assim satisfazer as necessidades dos sócios e do clube.

Força Braga ;D



Repara que não discordo totalmente do que escreveste.

Talvez o SCB não tenha um histórico que se possa designar por feliz no que respeita a presidentes. Tivemos situações conturbadas que fizeram o SCB atravessar momentos bem complicados.

Eu  não disse que a gestão do Salvador seja medíocre. Não escrevi isso. Escrevi que lhe reconheço o mérito de ter feito bons negócios e de ter melhorado a situação financeira do SCB. Conseguiu trazer para o SCB alguns jogadores que seriam impensáveis ainda há bem poucos anos atrás. Eu reconheço-lh este mérito. De outros presidentes que passaram pelo SCB talvez não haja quase nada de positivo para se relembrar. Do Salvador até  que há mas isso só poderá ser verdadeiramente avaliado no momento da sua saída e com a entrada de uma nova direcção.

Agoram em tudo o resto acho que sim, a gestão dele é medíocre. Foi isso que escrevi.

A postura arrogante do Salvador e a sua teimosia não estão a permitir que o SCB verdadeiramente cresça. A situação financeira de um clube é algo bastante volátil ainda para mais num campeonato como o português. O que permance, e que permite que um clube seja sempre grande independentemente de tudo o resto, são os seus adeptos. A maior grandeza de um clube é a capacidade de movimentar "gentes", o número de adeptos, sócios e simpatizantes.
A minha opinião é que esta direcção ignora permanentemente os sócios e adeptos do SCB. Alguns desligam-se do clube e outros, que já estavam desligados não se sentem "seduzidos", para apoiarem o SCB.
Esta está ser (ou foi) a melhor fase desportiva de sempre do SCB e o número de adeptos não aumentou nem se assiste a um entusiasmo maior à volta do SCB, porque será? Para mim a razão é bastante clara e é uma pena que assim continue.

Disco,

Tirando a parte do "mediocre" (como diz o Pedro Ribeiro, também não sou assim tão radical) concordo com tudo que tu dizes.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Olho Vivo

Quote from: jodobraga on 16 de November de 2007, 19:43
Recordo que neste verão os nossos vizinhos vimaranenses rejeitaram em assembleia geral a intensão do presidente em subir o preço das cotas e bilhetes .

Mas qual seria a reacção dos mesmos vizinhos se alguma vez a sua direcção se atrevesse a aplicar a um jogo este tarifário? Estou convicto que a hipótese é meramente académica, nem teriam essa veleidade...

Quanto a ser prejudicial a imagem que passará, todo o país saberá neste momento as razões pelas quais o estádio poderá estar às moscas. Se fôssemos por esse argumento, já se teria aplicado na passada eliminatória frente ao Parma e mesmo frente ao Tottenham (aqui disfarçada pela presença em peso dos ingleses). Não aceito essa chantagem. Nós sócios é que temos que "limpar" a ***** que a SAD faz!? A responsabilidade pelos efeitos das suas asneiras no final é nossa!? É no sucesso desta chantagem que Salvador apostou apesar da péssima experiência passada. Lamento, comigo a chantagem não terá sucesso. Que mude de política para bem do clube, para garantia do seu futuro...

Olho Vivo

Quote from: merelim on 16 de November de 2007, 19:56
Quote from: Pedro Ribeiro on 16 de November de 2007, 15:28
E essa postura, neste momento, é um risco para o clube...

Esse risco será maior ou menor sem AS? O risco que o clube corre, se AS sair será maior ou menor do que o risco que corre se AS ficar?

Por achar que o risco que corremos se AS sair é maior é que defendo a continuidade de AS.


Mas eu não pedi a cabeça de António Salvador porque também percebo que na actual conjuntura política local, lamentavelmente, não surgirão quaisquer alternativas! Mas quero que Salvador ponha a mão na consciência e altere a sua política. Simplesmente, pela experiência passada, pela sua persistência nesta política autista que impede o crescimento do clube na medida do que o seu sucesso desportivo poderia justificar - quando há vários sinais do contínuo divórcio da cidade com o clube - não acredito que  a sua postura mude, sobretudo se os sócios corroborarem os seus actos - porque palavras, leva-as o vento...
Isto não se relaciona apenas com o que é a gestão de António Salvador - também se trata do que nós, sócios, queremos para este clube: um clube voltado para dentro, satisfeito com o que já tem; ou um clube que se afirme como uma verdadeira instituição ligada à cidade, que a maioria dos bracarenses veja como seu...

José Paulo Pedrosa

Pedro Ribeiro, aprecio a sua postura receosa relativamente ao futuro do Braga. Só demostra que é um adepto apaixonado. No entanto, eu sei muito bem que há quem critique o Salvador sem discriminar o que há de bom e mau.

No que diz respeito às assistências e entusiasmo dos adeptos, começo a relativizar muito sinceramente. Basta que olhemos para a realidade do nosso campeonato...o que se passa com os outros clubes. Seja um clube grande ou pequeno, se não houver resultados desportivos positivos os adeptos comparecem em menor número. Penso que o Benfica, o tal clube de 6 milhões de adeptos contra o Boavista levou à volta de uns 13000 adeptos a assistir...que fossem 20000 para um clube com tantos adeptos é péssima assistência. As assistências do Boavista também são péssimas. Nós ocupamos o 4º lugar e se as coisas correrem mal claro que ainda baixamos mais.

Só me vem à memória o Braga - Grassophers...enfim...

Depois também temos o fenómeno dos vitorianos de Guimarães, que é mesmo uma excepção à regra, que nos aumenta o nivel de frustração relativamente à realidade braguista. É moda ser sócio do vitória :P

Para mim a melhor estratégia de marketing, passa pela conquista de pelo menos um título por época, passa pelo constante apuramento para a UEFA, passa por manter uma postura grandiosa que cause receios aos nossos adversários com resultados como o do fim de semana passado. Já gostei mais  de ver o Braga - Benfica deste ano não tanto pelo resultado, mas pelo cântico entoado e que vinha da nascente: " E quem não salta é lampião" (cantado por mais pessoas), gostei de ver os "lagartos" a sair com o rabinho entre as pernas como umas autênticas "laidinhas" depois da goleada.

No Porto, o grande marketing usado foi a conquista de títulos, não acham?? O que era o Porto antes do Pinto da Costa, a nivel de adeptos??? Hoje em dia tem fervorosos adeptos nas ilhas dos Açores e Madeira e mesmo na comunidade de emigrantes pelo mundo fora...porquê??? Porque ganham títulos :P A natureza humana é mesmo assim...abraçamos os vencedores e queremo-nos juntar a eles ( é raro uma criancinha que não diga que é pelo melhor...ou é o super-herói mais forte, o clube de futebol campeão, etc...quando crescem já estão de hábitos feitos).
Depois há o fenómeno do futebol/efeito catártico em que os adeptos querem ir ao futebol pelo espectáculo em si, libertar algum stress e vir contentes para casa ou pelo menos com a consciência que assistiram a algo que valeu a pena...contudo, nem sempre é assim e os tais da etiqueta "desinteressados" como não estão para se chatear, nem vão :P

Não me vou alongar mais, porque acho que o que penso está bem resumido. Quanto à situação das etiquetas...na vida elas existem por muito que não se queira. Na ciência as etiquetas (termo leigo) são o fulcro para se compreenderem determinadas situações.

Força Braga ;D
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

El Che

Quote from: José Paulo Pedrosa on 16 de November de 2007, 20:12
Pedro Ribeiro, aprecio a sua postura receosa relativamente ao futuro do Braga. Só demostra que é um adepto apaixonado. No entanto, eu sei muito bem que há quem critique o Salvador sem discriminar o que há de bom e mau.

No que diz respeito às assistências e entusiasmo dos adeptos, começo a relativizar muito sinceramente. Basta que olhemos para a realidade do nosso campeonato...o que se passa com os outros clubes. Seja um clube grande ou pequeno, se não houver resultados desportivos positivos os adeptos comparecem em menor número. Penso que o Benfica, o tal clube de 6 milhões de adeptos contra o Boavista levou à volta de uns 13000 adeptos a assistir...que fossem 20000 para um clube com tantos adeptos é péssima assistência. As assistências do Boavista também são péssimas. Nós ocupamos o 4º lugar e se as coisas correrem mal claro que ainda baixamos mais.

Só me vem à memória o Braga - Grassophers...enfim...

Depois também temos o fenómeno dos vitorianos de Guimarães, que é mesmo uma excepção à regra, que nos aumenta o nivel de frustração relativamente à realidade braguista. É moda ser sócio do vitória :P

Para mim a melhor estratégia de marketing, passa pela conquista de pelo menos um título por época, passa pelo constante apuramento para a UEFA, passa por manter uma postura grandiosa que cause receios aos nossos adversários com resultados como o do fim de semana passado. Já gostei mais  de ver o Braga - Benfica deste ano não tanto pelo resultado, mas pelo cântico entoado e que vinha da nascente: " E quem não salta é lampião" (cantado por mais pessoas), gostei de ver os "lagartos" a sair com o rabinho entre as pernas como umas autênticas "laidinhas" depois da goleada.

No Porto, o grande marketing usado foi a conquista de títulos, não acham?? O que era o Porto antes do Pinto da Costa, a nivel de adeptos??? Hoje em dia tem fervorosos adeptos nas ilhas dos Açores e Madeira e mesmo na comunidade de emigrantes pelo mundo fora...porquê??? Porque ganham títulos :P A natureza humana é mesmo assim...abraçamos os vencedores e queremo-nos juntar a eles ( é raro uma criancinha que não diga que é pelo melhor...ou é o super-herói mais forte, o clube de futebol campeão, etc...quando crescem já estão de hábitos feitos).
Depois há o fenómeno do futebol/efeito catártico em que os adeptos querem ir ao futebol pelo espectáculo em si, libertar algum stress e vir contentes para casa ou pelo menos com a consciência que assistiram a algo que valeu a pena...contudo, nem sempre é assim e os tais da etiqueta "desinteressados" como não estão para se chatear, nem vão :P

Não me vou alongar mais, porque acho que o que penso está bem resumido. Quanto à situação das etiquetas...na vida elas existem por muito que não se queira. Na ciência as etiquetas (termo leigo) são o fulcro para se compreenderem determinadas situações.

Força Braga ;D

O pedro não podia exprimir melhor a minha ideia.
Tenho uma leve sensação que em Braga oyu em Portugal nunca se está satisfeito com nada, nem com ninguem, por isso é que nunca vamos a lado nenhum.
Eu quero é o Braga vencedor, e sinceramente não acho que seja com bilhetes baratos que se chamam possiveis asócios para o Braga, mas com resultados.

PAF

Quote from: José Paulo Pedrosa on 16 de November de 2007, 20:12
Pedro Ribeiro, aprecio a sua postura receosa relativamente ao futuro do Braga. Só demostra que é um adepto apaixonado. No entanto, eu sei muito bem que há quem critique o Salvador sem discriminar o que há de bom e mau.

No que diz respeito às assistências e entusiasmo dos adeptos, começo a relativizar muito sinceramente. Basta que olhemos para a realidade do nosso campeonato...o que se passa com os outros clubes. Seja um clube grande ou pequeno, se não houver resultados desportivos positivos os adeptos comparecem em menor número. Penso que o Benfica, o tal clube de 6 milhões de adeptos contra o Boavista levou à volta de uns 13000 adeptos a assistir...que fossem 20000 para um clube com tantos adeptos é péssima assistência. As assistências do Boavista também são péssimas. Nós ocupamos o 4º lugar e se as coisas correrem mal claro que ainda baixamos mais.

Só me vem à memória o Braga - Grassophers...enfim...

Depois também temos o fenómeno dos vitorianos de Guimarães, que é mesmo uma excepção à regra, que nos aumenta o nivel de frustração relativamente à realidade braguista. É moda ser sócio do vitória :P

Para mim a melhor estratégia de marketing, passa pela conquista de pelo menos um título por época, passa pelo constante apuramento para a UEFA, passa por manter uma postura grandiosa que cause receios aos nossos adversários com resultados como o do fim de semana passado. Já gostei mais  de ver o Braga - Benfica deste ano não tanto pelo resultado, mas pelo cântico entoado e que vinha da nascente: " E quem não salta é lampião" (cantado por mais pessoas), gostei de ver os "lagartos" a sair com o rabinho entre as pernas como umas autênticas "laidinhas" depois da goleada.

No Porto, o grande marketing usado foi a conquista de títulos, não acham?? O que era o Porto antes do Pinto da Costa, a nivel de adeptos??? Hoje em dia tem fervorosos adeptos nas ilhas dos Açores e Madeira e mesmo na comunidade de emigrantes pelo mundo fora...porquê??? Porque ganham títulos :P A natureza humana é mesmo assim...abraçamos os vencedores e queremo-nos juntar a eles ( é raro uma criancinha que não diga que é pelo melhor...ou é o super-herói mais forte, o clube de futebol campeão, etc...quando crescem já estão de hábitos feitos).
Depois há o fenómeno do futebol/efeito catártico em que os adeptos querem ir ao futebol pelo espectáculo em si, libertar algum stress e vir contentes para casa ou pelo menos com a consciência que assistiram a algo que valeu a pena...contudo, nem sempre é assim e os tais da etiqueta "desinteressados" como não estão para se chatear, nem vão :P

Não me vou alongar mais, porque acho que o que penso está bem resumido. Quanto à situação das etiquetas...na vida elas existem por muito que não se queira. Na ciência as etiquetas (termo leigo) são o fulcro para se compreenderem determinadas situações.

Força Braga ;D

O jogo SLB boavista teve 35mil... já não foi mau!
O boavista continua com as assistencias de sempre... a excepção foi o ano em que foi campeão e mesmo assim nunca sequer teve 20mil no estádio, e continua a praticar preços para o público impraticaveis... esta semana são 20euros...Eles são a maior prova que os titulos não trazem público!A isso muito se deve os preços que praticam, é o unico estádio do Norte do país onde nunca fui  ver o Braga por esse motivo, não mantenho ladrões.
Os outros clubes continuam a ter pouca gente porque na generalidade continuam a praticar preços elevados(ultimo exemplo:leixões, 15€) para ver futebol que 90%das vezes é fraco ou muito fraco!
Diga-se que ainda não encontrei um unico adepto que esteja disposto a pagar 20€ para ver o jogo com o Bayern, quanto mais que esteja disposto a pagar 15 para ver a Naval, Estrela,e por aí fora... Quando adequarem os preços á realidade portuguesa, quer futebolistica, quer social terão de certeza mais gente nos estádios. Podem dizer só vão mais 2/3mil mas estes 2/3mil no futuro serão chamariz para muitos mais...
O jogo Braga - Grassophers teve um acréscimo de adeptos de cerca de 30%, é pouco? não me parece!
E em termos de receita de bilheteira deve ter sido menos 25mil euros que o jogo com o Parma... uma quantia irrisória tendo em conta que no jogo com o Grassophers tiveram mais do dobro dos adeptos, que trazem outro tipo de receitas.
Se tivessemos sempre os 12mil ou perto disso já eram mais 3/4mil pessoas a mais em todos os jogos... um crescimento que a verificar-se seria sensacional!

Isso de as pessoas gostarem dos clubes porque ganham titulos é uma boa treta para vender ás pessoas ( e diga-se só se vende em  Portugal), o que dizer dos clubes Ingleses, alemães, espanhois que têm os estádios cheios apesar de nunca terem ganho nada?
E que dizer dos 10mil que vão ver o Braga?
O porto cresceu com os titulos, é verdade, mas continua a crescer... será que os preços que pratica não ajudam a isso? já lá fui ver o Braga uma dezena de vezes ou mais, o bilhete mais caro que paguei foram 14ou 15euros. Todos os anos 35mil lugares estão vendidos logo em Agosto... todos os jogos da Champions enviam uma mensagem ao sócio que se não for ao jogo o clube compra-lhe o lugar para vender a outra pessoa, são pormenores que fazem a diferença.

Neste momento a unica postura grandiosa que o Braga tem são os preços!

José Paulo Pedrosa

#46
Quote from: PAF on 16 de November de 2007, 21:00
Quote from: José Paulo Pedrosa on 16 de November de 2007, 20:12
Pedro Ribeiro, aprecio a sua postura receosa relativamente ao futuro do Braga. Só demostra que é um adepto apaixonado. No entanto, eu sei muito bem que há quem critique o Salvador sem discriminar o que há de bom e mau.

No que diz respeito às assistências e entusiasmo dos adeptos, começo a relativizar muito sinceramente. Basta que olhemos para a realidade do nosso campeonato...o que se passa com os outros clubes. Seja um clube grande ou pequeno, se não houver resultados desportivos positivos os adeptos comparecem em menor número. Penso que o Benfica, o tal clube de 6 milhões de adeptos contra o Boavista levou à volta de uns 13000 adeptos a assistir...que fossem 20000 para um clube com tantos adeptos é péssima assistência. As assistências do Boavista também são péssimas. Nós ocupamos o 4º lugar e se as coisas correrem mal claro que ainda baixamos mais.

Só me vem à memória o Braga - Grassophers...enfim...

Depois também temos o fenómeno dos vitorianos de Guimarães, que é mesmo uma excepção à regra, que nos aumenta o nivel de frustração relativamente à realidade braguista. É moda ser sócio do vitória :P

Para mim a melhor estratégia de marketing, passa pela conquista de pelo menos um título por época, passa pelo constante apuramento para a UEFA, passa por manter uma postura grandiosa que cause receios aos nossos adversários com resultados como o do fim de semana passado. Já gostei mais  de ver o Braga - Benfica deste ano não tanto pelo resultado, mas pelo cântico entoado e que vinha da nascente: " E quem não salta é lampião" (cantado por mais pessoas), gostei de ver os "lagartos" a sair com o rabinho entre as pernas como umas autênticas "laidinhas" depois da goleada.

No Porto, o grande marketing usado foi a conquista de títulos, não acham?? O que era o Porto antes do Pinto da Costa, a nivel de adeptos??? Hoje em dia tem fervorosos adeptos nas ilhas dos Açores e Madeira e mesmo na comunidade de emigrantes pelo mundo fora...porquê??? Porque ganham títulos :P A natureza humana é mesmo assim...abraçamos os vencedores e queremo-nos juntar a eles ( é raro uma criancinha que não diga que é pelo melhor...ou é o super-herói mais forte, o clube de futebol campeão, etc...quando crescem já estão de hábitos feitos).
Depois há o fenómeno do futebol/efeito catártico em que os adeptos querem ir ao futebol pelo espectáculo em si, libertar algum stress e vir contentes para casa ou pelo menos com a consciência que assistiram a algo que valeu a pena...contudo, nem sempre é assim e os tais da etiqueta "desinteressados" como não estão para se chatear, nem vão :P

Não me vou alongar mais, porque acho que o que penso está bem resumido. Quanto à situação das etiquetas...na vida elas existem por muito que não se queira. Na ciência as etiquetas (termo leigo) são o fulcro para se compreenderem determinadas situações.

Força Braga ;D

O jogo SLB boavista teve 35mil... já não foi mau!
O boavista continua com as assistencias de sempre... a excepção foi o ano em que foi campeão e mesmo assim nunca sequer teve 20mil no estádio, e continua a praticar preços para o público impraticaveis... esta semana são 20euros...Eles são a maior prova que os titulos não trazem público!A isso muito se deve os preços que praticam, é o unico estádio do Norte do país onde nunca fui  ver o Braga por esse motivo, não mantenho ladrões.
Os outros clubes continuam a ter pouca gente porque na generalidade continuam a praticar preços elevados(ultimo exemplo:leixões, 15€) para ver futebol que 90%das vezes é fraco ou muito fraco!
Diga-se que ainda não encontrei um unico adepto que esteja disposto a pagar 20€ para ver o jogo com o Bayern, quanto mais que esteja disposto a pagar 15 para ver a Naval, Estrela,e por aí fora... Quando adequarem os preços á realidade portuguesa, quer futebolistica, quer social terão de certeza mais gente nos estádios. Podem dizer só vão mais 2/3mil mas estes 2/3mil no futuro serão chamariz para muitos mais...
O jogo Braga - Grassophers teve um acréscimo de adeptos de cerca de 30%, é pouco? não me parece!
E em termos de receita de bilheteira deve ter sido menos 25mil euros que o jogo com o Parma... uma quantia irrisória tendo em conta que no jogo com o Grassophers tiveram mais do dobro dos adeptos, que trazem outro tipo de receitas.
Se tivessemos sempre os 12mil ou perto disso já eram mais 3/4mil pessoas a mais em todos os jogos... um crescimento que a verificar-se seria sensacional!

Isso de as pessoas gostarem dos clubes porque ganham titulos é uma boa treta para vender ás pessoas ( e diga-se só se vende em  Portugal), o que dizer dos clubes Ingleses, alemães, espanhois que têm os estádios cheios apesar de nunca terem ganho nada?
E que dizer dos 10mil que vão ver o Braga?
O porto cresceu com os titulos, é verdade, mas continua a crescer... será que os preços que pratica não ajudam a isso? já lá fui ver o Braga uma dezena de vezes ou mais, o bilhete mais caro que paguei foram 14ou 15euros. Todos os anos 35mil lugares estão vendidos logo em Agosto... todos os jogos da Champions enviam uma mensagem ao sócio que se não for ao jogo o clube compra-lhe o lugar para vender a outra pessoa, são pormenores que fazem a diferença.

Neste momento a unica postura grandiosa que o Braga tem são os preços!
Quanta precisão nos números :)

Quantos estavam a assistir ao jogo Braga - Grassophers mesmo??? Qual era o preço dos bilhetes e respectiva promoção???

Estamos de acordo quanto ao crescimento do Porto pelos títulos e acredito que actualmente pratique esses preços acessiveis e use essa estratégia de marketing porque tem orçamentos para  praticar...mas...e nos primeiros tempos em que começou a crescer na altura em que o Pinto da Costa assumiu a presidência??? 
Quanto à comparação do campeonato português com o espanhol, inglês...em que mesmo os clubes mais fracos têm bons jogadores internacionais e que o nivel de competitividade é bem  superior... é no minimo...sem comentários...

E sem comentários vou estar eu porque relativamente a este tópico já falei o que tinha a falar.

p.s. A crise na economia está a afectar todos os Estados europeus não só Portugal...(dava mais depressa 25 euros para ver um Corunha - Barcelona do que 2 euros e meio por um Braga-Marítimocaso não fosse adepto do Braga, pela qualidade dos plantéis)

Força Braga ;D
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

JotaCC

Quote from: disco infiltrator on 15 de November de 2007, 18:32
Essa do Salvador ser um grande presidente é muito mas muito discutível. Eu apenas lhe dou o mérito de se ter juntado a um grande empresário e ter feito uns bons negócios para o SCB. Em tudo o resto Salvador é medíocre e só tem prejudicado o SCB. A pouco e pouco está a destruir o maior património do SCB: os sócios e adeptos.

Concordo com o disco o A.S, fez grandes negocios  como por ex: Joao Tomas, Kim etc pos o nosso ENORME  em grande como esta hoje até a data nenhum presidente o tinha conseguido fazer só que a nivel desportivo e logistico não sabe nada e está muito mal assessorado , a lidar com os jogadores a por o clube a trabalhar eu acho na minha opinao que ele havia de arranjar alguem capaz de fazer esse trabalho por ele.

jodobraga

Não conheco muito bem o papel da recem criada Associação Braguista, mas certamente que os seus responsáveis terão mais facilidade de exprimir o ponto de vista dos associados do clube do que a maioria das pessoas.
Porque não criar junto com o Braga uma parceria que se destinava a demonstrar o que poderia ser mais benéfico ou não , para o sócio e para o clube.
A AB poderia funcionar como uma espécie de ponte e faria expressar os dois pontos de vista, dizer o que estava bem e o que estava mal,mas sempre com o intuito de fazer uma " ligação" mais forte do adepto com o clube e vice versa.
Essa relação com o clube seria estritamente basiada na temática : RELAÇÃO S.C.B.-ADEPTOS , o que podemos melhorar ?
Todos os demais assuntos seriam como é obvio da conta do clube e dos seus dirigentes.
Fiz este comentário porque sinto que faz falta mudar, abrir mentalidades dentro e fora do clube, não quero pôr em causa o papel da AB ,mas simplesmente divulgar a minha visão de futuro para um relacionamento mais saudavel e concreto entre o clube e os seus adeptos. 

Cumprimentos.

PAF

As contas que fiz foi a numeros no jogo do Grasshopers perto dos 12 mil(penso que foram 11mil  e tal)  a 5€ (já não tou bem certo  mas acho que o pack era 8€, mas podia-se levar mais 2, mas um sócio sozinho pagava os mesmos 8€, ou seja a média nã deve ter andado muito longe disto)
O jogo do Parma teve 6mil ou muito perto  disso. mesmo que sejam 50mil euros ou 100mil o Braga só  perdeu em ter os 6mil no estádio, perdeu sócios para sempre... até pode ter ganho no presente(tenho dúvidas disso) mas está sempre a perder no futuro!

Olho Vivo

#50
Quote from: El Che on 16 de November de 2007, 20:53
Quote from: José Paulo Pedrosa on 16 de November de 2007, 20:12
Pedro Ribeiro, aprecio a sua postura receosa relativamente ao futuro do Braga. Só demostra que é um adepto apaixonado. No entanto, eu sei muito bem que há quem critique o Salvador sem discriminar o que há de bom e mau.

No que diz respeito às assistências e entusiasmo dos adeptos, começo a relativizar muito sinceramente. Basta que olhemos para a realidade do nosso campeonato...o que se passa com os outros clubes. Seja um clube grande ou pequeno, se não houver resultados desportivos positivos os adeptos comparecem em menor número. Penso que o Benfica, o tal clube de 6 milhões de adeptos contra o Boavista levou à volta de uns 13000 adeptos a assistir...que fossem 20000 para um clube com tantos adeptos é péssima assistência. As assistências do Boavista também são péssimas. Nós ocupamos o 4º lugar e se as coisas correrem mal claro que ainda baixamos mais.

Só me vem à memória o Braga - Grassophers...enfim...

Depois também temos o fenómeno dos vitorianos de Guimarães, que é mesmo uma excepção à regra, que nos aumenta o nivel de frustração relativamente à realidade braguista. É moda ser sócio do vitória :P

Para mim a melhor estratégia de marketing, passa pela conquista de pelo menos um título por época, passa pelo constante apuramento para a UEFA, passa por manter uma postura grandiosa que cause receios aos nossos adversários com resultados como o do fim de semana passado. Já gostei mais  de ver o Braga - Benfica deste ano não tanto pelo resultado, mas pelo cântico entoado e que vinha da nascente: " E quem não salta é lampião" (cantado por mais pessoas), gostei de ver os "lagartos" a sair com o rabinho entre as pernas como umas autênticas "laidinhas" depois da goleada.

No Porto, o grande marketing usado foi a conquista de títulos, não acham?? O que era o Porto antes do Pinto da Costa, a nivel de adeptos??? Hoje em dia tem fervorosos adeptos nas ilhas dos Açores e Madeira e mesmo na comunidade de emigrantes pelo mundo fora...porquê??? Porque ganham títulos :P A natureza humana é mesmo assim...abraçamos os vencedores e queremo-nos juntar a eles ( é raro uma criancinha que não diga que é pelo melhor...ou é o super-herói mais forte, o clube de futebol campeão, etc...quando crescem já estão de hábitos feitos).
Depois há o fenómeno do futebol/efeito catártico em que os adeptos querem ir ao futebol pelo espectáculo em si, libertar algum stress e vir contentes para casa ou pelo menos com a consciência que assistiram a algo que valeu a pena...contudo, nem sempre é assim e os tais da etiqueta "desinteressados" como não estão para se chatear, nem vão :P

Não me vou alongar mais, porque acho que o que penso está bem resumido. Quanto à situação das etiquetas...na vida elas existem por muito que não se queira. Na ciência as etiquetas (termo leigo) são o fulcro para se compreenderem determinadas situações.

Força Braga ;D

O pedro não podia exprimir melhor a minha ideia.
Tenho uma leve sensação que em Braga oyu em Portugal nunca se está satisfeito com nada, nem com ninguem, por isso é que nunca vamos a lado nenhum.
Eu quero é o Braga vencedor, e sinceramente não acho que seja com bilhetes baratos que se chamam possiveis asócios para o Braga, mas com resultados.


Penso que o que quiseste dizer é que a minha opinião ilustra bem a ideia de que em Braga nunca se está satisfeito com nada, certo?

Não generalizes o que eu penso aos bracarenses. Tenho a certeza de que, pelo menos no seio dos sócios do Braga, a minha opinião é esmagadoramente minoritária - o que a sua inacção perante ou aceitação tácita das decisões da SAD demonstra. Isso não me incomoda. Ou por outra lamento apenas que assim seja porque isso significa sancionar um caminho que eu considero errado (de outra forma não teria a opinião que tenho).

Quanto à ideia do José Paulo Pedrosa de que são os resultados desportivos a melhor opção para crescer, aponto dois óbices, apesar de concordar ser inegável que há uma relação entre as duas variáveis:

1. Os resultados não têm do meu ponto de vista um impacto significativo no imediato. É necessário  talvez uma geração marcada por um período de sucesso para que esse efeito seja significativo! Dito de outro modo, o processo é muito lento. Donde, o clube não pode limitar-se a esperar, tem que ser pro-activo, procurar acelerar o processo. No momento, estamos a fazer o contrário - a atrasa-lo (ou talvez a inviabilizá-lo) tomando medidas que repelem as pessoas, retirando ao sucesso desportivo pelo menos parte do seu efeito mobilizador... o que é lamentável.

2. Os resultados desportivos têm alguma dose de contingência, independentemente do investimento no plantel - como demonstra o comportamento da nossa equipa até o momento (embora ainda seja demasiado cedo para avaliar o seu comportamento). Apostar tudo no comportamento desportivo," a contar com o ovo no c* da galinha", tem riscos. Se por qualquer motivo, o sucesso não se segue ao reforço do investimento e esse facto tem repercussões negativas sobre a condição económica da SAD (uma estratégia "tudo ou nada" como temo que possa estar a ser seguido), provavelmente seguir-se-á um período depressivo em termos de resultados desportivos... e a aposta falha em todas as frentes...

Por isso, penso que esperar que o sucesso desportivo traga o crescimento que todos ambicionamos não me parece a estratégia correcta. Há outro caminho mais eficaz e sobretudo mais seguro... mas com menos glamour e que se calhar não daria direito a figurar, no futuro, nos anais da história do clube...

O que dá ao nosso clube um potencial que poucos têm de se aproximar aos três metralhas é o facto de ter uma grande cidade por trás, um concelho de cerca de 180 mil habitantes!!! Esse é que é o elemento diferenciador em relação a outros clubes! Se não o tentarmos capitalizar a nosso favor, seremos apenas mais um, ao sabor das tempestades (leia-se, contingência da carreira desportiva).

Quanto a este assunto, por aqui me fico...


Nota: como é evidente, a minha posição é apenas minha, individual e não vincula o superbraga - como é perceptível pela sua "campanha" de incitamento à presença na partida frente ao Bayern. Como já disse por várias vezes, sou apenas um forista que por acaso também é moderador...

braga2007

Penso que o Braga perderá uma grande oportunidade se estes preços se manterem ( E eu acredito que se vão manter, independentemente de qualquer protesto) . Irão cerca de 5.000 adeptos ao estádio e mais uns 3.000 alemães, digo eu. Muito pouco para um jogo desta dimensão. Compensaria muito mais, talvez não ao  nível económico, praticar preços mais baratos para este jogo, podiamos ter casa cheia, cativar adeptos para o futuro. E aqui reside o problema. A SAD, que esteve bem em muitas outras coisas, pensou apenas no lucro imediato, não em garantir o crescimento da nossa massa associativa, quando fez estes preços. Podiamos ganhar menos dinheiro (ou não), mas atrair muitos adeptos para o futuro, que no futuro, certamente se multiplicariam, e daqui a uns anos teriamos adeptos para ter o estádio sempre com 20.00 pessoas como deviamos ter sempre.
Contudo, para mim Salvador será o grande beneficiado, se o que eu prevejo aconteça mesmo, termos uma fraca assistência nesse jogo. Devido ao falhanço no protesto, que para mim se deveu mais á comodidade dos participantes e não com mentalidades de medo de revolta contra a autoridade, Salvador irá ter "legitimidade" para criticar os adeptos no final do jogo, e acredito que o fará, dizendo que não sentiu nenhuma revolta quanto ao preço dos bilhetes, e que será uma vergonha a assistência nesse jogo, pois eu não acredito que mesmo com entradas de borla para menores, a assistência seja boa.

bragaénosso

Dizer que "é moda ser sócio do Vitória" ou que o "grande marketing usado foi a conquista de títulos" é não conhecer o fenómemo que gira à volta destas colectividades.
Nos nossos vizinhos não é moda ser sócio do Vitória, é uma filosofia de vida. As pessoas sentem o clube, é uma coisa que se aprende desde pequenino. Para um habitante de Guimarães ir ao futebol é como para um católico ir à missa, é obrigatório, nem se quer se põe a questão se existem outras opções para essa hora e meia. Claro que isto não apareceu da noite para o dia, foi-se construindo ao longo de gerações. Em Braga, muitos de nós como convivemos principalmente com outros fieis adeptos do clube, nem sempre nos apercebemos bem do distanciamento que existe da cidade em relação ao clube, e de como existe hoje um enorme descrédito em relação ao futebol, só comparado com o que existe em relação à classe política.
Também no Porto dizer que o grande marketing foi a conquista de títulos, só é verdade em relação ao grande número de adeptos que hoje têm fora do Porto. Claro que os êxitos desportivos são importantes, mas lembro que o Porto aguentou mais de vinte anos sem conquistar o campeonato, e o fervor e a paixão clubística nunca diminuiram . Aliás, esta paixão é a mesma que se vê no futebol inglês, onde é inconcebivel ver como em Braga a enorme quantidade de miudos que vão para a escola com equipamentos do Benfica.

Lembro que o Braga já á ente 1970 e 1980 metia no 1º de Maio, nos grandes jogos, mais de 40.000 pessoas. Já nessa altura tinha, embora pudessem não ser todos pagantes, mais de 10.000 sócios. Hoje, com a população do concelho a passar para mais do dobro, vai menos gente ao estádio e poucos mais sócios temos.

Ao irmos ao estádio no dia 29, estamos a pactuar com esta politica de sobranceria do Salvador, que continua a fazer com que exista este distanciamento entre a cidade e o clube.

Obs.: Custa escrever estas palavras sobre os espanhois e os dragões, mas é verdade.

Vlad

Passatempos em vigor:

Camisola Oficial    760 109 070 - (125 em 125 chamadas)
Livro 85 anos de História 760 109 080 - (50 em 50 chamadas)
Cachecol RedDream 760 10 90 50 - após 75 chamadas
Bilhete duplo Braga X Sporting (termina a 9 novembro) 760 10 90 90 - após 150 chamadas
Bilhete duplo Braga X Bayern de Munique (termina a 27 de Novembro) 760 10 90 60 - após 250 chamadas

Regras de Participação:

» Estes passatempos são uma iniciativa do Site Oficial do Sporting Clube de Braga que oferece prémios associados a chamadas;

» A participação no passatempo pressupõe a realização de chamadas telefónicas para um determinado número de telefone, através de um terminal telefónico conectado às redes fixa ou móvel de telecomunicações;

» Preços de cada chamada: 0,60 EUR (sessenta cêntimos) + IVA à taxa legal em vigor, independentemente da hora da chamada ou da duração da mesma;

» As chamadas de participação no passatempo devem ser identificadas com número de origem. As participações efectuadas através de chamadas que não apresentem a identificação do número de origem serão anuladas;

» A chamada recepcionada passa a ocupar uma determinada posição na fila de chegada das chamadas concorrentes ao mesmo passatempo;

» Algumas das posições contêm prémios;

» Depois de efectuar a chamada, o participante ouve imediatamente uma mensagem de voz a indicar o nº a que corresponde a chamada no ciclo que está a decorrer, assim como o prémio a que está a concorrer;

» Caso a chamada contenha um prémio, o participante ouvirá uma mensagem de voz a constatar tal facto e será também informado acerca dos procedimentos subsequentes (será contactado em tempo útil para o número de telefone a partir do qual foi efectuada a chamada premiada);

» Quando as participações ganhadoras forem anuladas por terem sido efectuadas através de uma chamada não identificada com número de origem, o correspondente prémio não será atribuído.

» O Sporting Clube de Braga não se responsabiliza pela utilização errada dos seus serviços de telechamada, nem por prejuízos ou danos causados por essa má utilização. Não é responsável por quaisquer danos sofridos pelos participantes no passatempo, resultantes da sua participação no mesmo, pela prática de actos ou omissões que àqueles sejam imputáveis apenas a título de culpa leve e levíssima.

» Não é permitida a participação no presente passatempo:
-> De todos aqueles que se encontrem objectivamente em condições de beneficiarem ilegitimamente de informação privilegiada e não pública, relacionada com o passatempo;
-> Por parte de menores de dezasseis anos;
-> Através do terminais telefónicos ou de outros equipamentos que permitam a programação da realização automática de chamadas.

» A violação do disposto no ponto anterior determina a anulação da participação. Em caso de anulação da participação do vencedor, o prémio não será atribuído;

» O Sporting Clube de Braga reserva-se o direito de alterar estas regras sem aviso prévio, passando as novas a vigorar no acto da sua divulgação;

» No caso dos bilhetes, se as várias tentativas no sentido de contactar o participante premiado se revelarem infrutíferas por manifesta impossibilidade por parte do mesmo, o referido participante só tem direito a reclamar o prémio até quatro horas antes do início do jogo no caso do mesmo se disputar em dia útil; ou até às 18 horas da sexta-feira imediatamente anterior, no caso do jogo se disputar no fim-de-semana;

» Em relação aos passatempos de produtos, no caso de stock indisponível será entregue produto semelhante (de igual valor ou superior). Por exemplo no caso da camisola oficial, será dada prioridade ao equipamento principal, mas não havendo em stock, será entregue a camisola do equipamento alternativo;
Na altura da mudança técnica do prémio activo, momentaneamente o passatempo fica encerrado;

» A participação neste passatempo implica a concordância com a totalidade deste regulamento;

» Para a resolução de qualquer litígio emergente da execução, inexecução, incumprimento, interpretação ou integração do presente regulamento ou resultante da execução deste passatempo, que não seja resolvido por mútuo acordo entre as partes, estas elegem como competente o foro da Comarca de Braga, com expressa renúncia de qualquer outro;

» Os casos omissos serão resolvidos pela equipa de gestão do Site do Sporting Clube de Braga

BOA SORTE!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

disco infiltrator

De facto, ultimamente,  cada vez que participo neste forum sinto-me quase um "alien". Se pensar que esmagadora maioria dos adeptos do SCB nunca entrou neste forum e está acomodada ou em parte concorda com a política desta direcção, então, definitivamente, faço parte de uma pequena minoria dentro dos adeptos do SCB.

Para mim os resultados são importantes mas estão muito longe de serem o fundamental para um clube. Alguém acha piada a um Monaco que esporadicamente dominou alguns campeonatos em França mas tinha o estádio sempre vazio? 
Como se explica que um clube como o Atlético de Madrid, que nada ganha há muito tempo, tenha o número de adeptos sempre em crescendo, tenha a massa associativa mais apaixonada de Espanha e já deva ter as cadeiras para a próxima época esgotadas? Como se explica?
Como se explica que o SCB esteja numa capital de distrito com um número significativo de habitantes, esteja na melhor fase desportiva de sempre mas os seus adeptos cada vez mais se desligam e os que já estavam desligados não se sintam seduzidos?

Digo mais, o SCB pode ganhar o campeonato nacional esta época que não vai ser assim que vai definitivamente ligar a  cidade ao clube. Daqui a 2 anos pode ganhar a Taça UEFA, pode ganhar alguns adeptos mas nunca num número muito significativo. Isto porque? Porque está perfeitamente identificada a razão porque os potenciais novos adeptos do SCB não se ligam ao clube. E essa razão não passa apenas pelos resultados desportivos.

Uma das razões está relacionada com o grande número de bracarenses que cada vez mais está saturado desta gestão camarária e não se querem associar a um clube onde o presidente da câmara continua a ter uma particiapção activa. Essa é uma razão clara que, na minha opinião, explica muita coisa. Explica também que não apareça mais ninguém disponível para se candidatar a presidente do SCB. A câmara continua a ter um relacionamento no minímo duvidoso com vários empresários da região, o que afasta muita gente que não se quer rever neste meio. Mas isso é uma questão sobre a qual os braguistas e bracarenses não poderão mudar muito no momento. Apenas poderão agir conscientemente e avaliar o que será melhor para eles no dia próprio para isso.

No entanto, a razão fundamental (e que está ligada à anterio) será a postura deste presidente. Já está mais do que evidente que as coisas não irão mudar por iniciativa dele. Continua a não gerir o SCB para os braguistas (nem está interessado nisso) mas fá-lo para se destacar e para continuar a gerir os seus interesses na cidade e país. Está longe de ser uma pessoa cordial e esclarecida e não se preocupa minimamente em agradar aos adeptos do SCB. Fez alguns bons negócios, ganhou mediatismo e isso "subiu" à cabeça de alguém  que não estava habituado a estas coisas. É pena pois tem mérito em ter colocado o SCB em outro patamar mas não sabe nem tem interesse em dar o próximo passo. Passa a ideia que ele está satisfeito com o que fez e só pretende dar continuidade a isso sem mudar em nada. Não está disposto a escutar críticas nem a escutar a vontade dos adeptos do SCB.

Ainda alguém escreveu que, caso os adeptos fiquem em casa no jogo com o Bayern, o grande vencedor será o Salvador. Como se pode achar que existam dois lados no SCB que representam objectivos opostos? Deveria haver apenas um lado: presidente e adeptos a pretenderem o melhor para o SCB. Um presidente a ficar satisfeito com a pouca adesão dos adeptos pois dessa forma dar-se-à razão às suas palavras?
Os sócios e adeptos do SCB já lhe deram a resposta em jogos anteriores da UEFA, ficaram em casa pois os bilhetes eram caros. Porque este presidente não viu isso ou viu mas voltou a insistir no erro?

Independentemente dos resultados, os potenciais adeptos que não se revêm nesta postura, vão continuar desligados do SCB.

Existem outros detalhes como o desconforto e falta de acessos do nosso estádio , problemas para os quais esta direcção também parece não estar preocupada. Contudo, o fundamental a ser mudado seria esta postura arrogante e afastada. Não há comunicação com os adeptos, os adeptos são parte secundária quando, na realidade, são o principal de um clube.

A ideia com que quase se fica é que o SCB é um clube fechado, os sócios não têm voto na matéria mas têm o "privilégio" de os deixarem assistir aos jogos. Se os bilhetes são caros o problema é nosso e a direcção nada tem a ver com isso. "Quem paga acha sempre caro", que vão pedir dinheiro ao Totta.....
No futuro vão "deitar abaixo" as bancados, o SCB continua a ser um bom entreposto para se negociarem jogadores ecom a vantagem de não ter sócios e adeptos a "chatear"....

Enfim, sinceramente, sinto-me desiludido com este momento, ainda mais desiludido me sinto a assistir a sócios e adeptos acomodados ou a concordarem com estas decisões....

Mas eu é que sou a minoria e cada vez menos me identifico com este momento actual do meu clube. Mas eu sou a minoria o que interessa é que a maioria está satisfeita......


#55
O texto do Cardoso - que está bom - aborda alguns temas que merecem reflexão.

Não concordo com o Cardoso quando diz que a mentalidade está moldada, ou marcada, pelo regime anterior... O comodismo e o capital de respeito que António Salvador granjeou, são explicações mais plausíveis.

A nossa sociedade está cada vez mais comodista, revela pouco sentido de cidadania, e só se manifesta quando a situação, numa abordagem egocêntrica,  é considerada grave. Para sustentar a minha opinião  lembro a contestação ao negócio do "3 em 1" ou a contestação a Fernando Oliveira quando das obras no Estádio 1º de Maio, na Superior.

Importa realçar que é importante aumentar a dimensão humana do SCB para acabar com a dependência que tem, a nível orçamental, em relação às receitas extraordinárias. Muitos factores contribuem para que o crescimento do clube não aconteça:
a) Preço do ingresso.
b) MOMENTO desportivo.
c) Suspeição no futebol.
d) Horários.
e) Funcionalidade e conforto do estádio.
f) Oferta de lazer.
g) Sociedade Moderna.
h) Ausência de uma política estratégica.

a) Preço

Na minha opinião, o factor económico é o principal inibidor do crescimento do SCB. É importante analisar a prioridade que o SCB tem na vida das pessoas. Quanto as pessoas estão dispostas a gastar pelo SCB.. A nossa qualidade de vida aumentou, é um realidade. Com a pressão tremenda que hoje vivemos- nos impostos, trabalho, no dia-a-dia - o salário esgota-se facilmente num abrir e piscar de olhos.  Decidir prioridades é uma tarefa geral... Mesmo aqueles que estão dispostos a gastar muito dinheiro com o SCB, tem limitações... Por favor expliquem-me porque a Nascente, que é caracterizada pelo fervor clubista dos sócios, tem mais sócios que a Poente? O preço explica tudo. Um jogo para um sócio da Poente custa aprox/ 15 euros, para um sócio da Nascente custa aprox/ 9 euros.
O SCB deveria alterar o pricing do EMB. Este aspecto é fundamental. Oferecer mais serviços e conforto a quem pode pagar e massificar, ou seja, diminuir o preço de ingresso a outro estrato de espectadores, não esquecendo que as crianças sócias  deveriam ter ingresso grátis.

b) Momento desportivo.

As pessoas avaliam a gestão do clube conforme os resultados desportivos. Os resultados dos últimos anos são bons e isso reflete-se na média de assistências e no número de associados que entraram nos últimos anos.

c) Suspeição no futebol.

A suspeição em torno do futebol é mais que muita, nomeadamente na arbitragem. Apesar de termos conhecimento de muitas fraudes e suspeições em volta do futebol, com promiscuidades e negócios intrigantes - para não dizer outra coisa - todos aqueles que gostam do futebol querem acreditar na verdade desportiva... Cada vez está mais difícil! Muitas vezes dou comigo a pensar qual o nosso papel nisto tudo...

d) Horários.

A televisão nos dias de hoje regula o horário dos jogos  no futebol... os clubes, porque precisam das verbas das transmissões, acedem e colocam os jogos da sua responsabilidade a horas impróprias. O jogo pode ser no horário dito nobre, mas para um sócio que vai a um estádio, um jogo às 21,30h no Inverno, é sinónimo de bater o dente e uma gripezinha... As transmissões tem outro efeito. com o fim do sistema analógico ;D ;D ;D muita gente foi obrigada ;D ;D a dispender mais dinheiro.Entenderam-me, certo?

e) Funcionalidade e conforto do estádio.

Devido à minha idade, ir a um jogo no EMB não implica desconforto. Todavia, para muitos associados, ir a um jogo significa muito tempo de deslocação de carrro, a pé, pela ausência de parques de estacionamento e depois, no estádio, implica muitos degraus, espera nos controlos e na entrada... para não falar no frio que se acentua no EMB.

f) Oferta de lazer.

Actualmente, há as mais diversas formas de ocupar os tempos livres. Desde a televisão até à maior mobilidade dos dias de hoje, há uma diversidade de ofertas para passar o tempo livre.

g) Sociedade Moderna.

Nos dias de hoje, é comum um membro da família trabalhar até horas tardias e mesmo trabalhar ao fim-de-semana. É cada vez mais comum trabalhar fora da área de residência.

h) Ausência de uma política estratégica.

Desde já dou os parabéns à SAD por uma série de inciativas como as vantagens associadas ao novo cartão de associado. Desde já dou os parabéns à SAD pela receita inerente ao naming do EMB(Estádio AXA)... Mas não chega! O SCB não tem uma política defenida para o clube. As iniciativas são isoladas e não estão obrigadas a um objectivo previamente delineado.  Se é importante aumentar o número de associados, porque não conjugar os itens que acima enunciei e nunca os tratar separadamente? eg:Que importa fazer accções nas escolas se as crianças pagam! Não podemos dizer que com o Bayern as crianças não pagam, mas com o SCP essas mesmas crianças pagaram 10 euros...

[i----------------------///--------------------------[/i]

Todos aspectos que supra mencionei, tem que ser considerados no pressuposto que a generalidade das pessoas da nossa regiãonão tem enraízado o amor ao clube que caracteriza um braguista. E tão pouco são "virgens" em relação a preferências clubistas. Muitas vezes caimos na falsa tentação de dizer que temos potencial de crescimento porque a np Minho não há clubes de dimensão primodivisionária... Errado! A generalidade das pessoas que gostam do futebol tem preferência por um dos 3"G". Com as armas que dispomos será muito difícil ombrearmos com eles.  Acho que o amor ao clube pode ser "educado", "plantado", "ensinado"... tem a SAD o papel fundamental para inverter esta situação. Não só a SAD... mas nós todos podemos ajudar!
Força Gverreiros

ric

concordo com estas observações.
mas no entanto,sempre pensei que é necessário inverter o rumo das coisas.

Se a cidade não se vira para o clube , de nada vale ao presidente atirar as culpas para a sociedade e dizer que vai mudar o clube para guimaraes.è o produto em si - O SCB E NIUM CASO MAIS LATO, O FUTEBOL -  que não está a ser vendido...

para um qq dir comercial de uma qq empresa, este não pode atirar a culpa para os consumidores. Vai mas é ver o que pode fazer e quais as voltas para tornar o produto mais interessante.

ora é isto, que vendo bem a SAD não faz. assume apenas que temm um bom produto, que até dá unma prendas tipo bolorei e jukga que fez tudo o exigivel..

Como o tal dir comercial , comportar-se desta forma significaria a porta da rua. para a nossa SAD, é a continua e esgotada acusação de inmcompreensão e de falata de apoio. Não se interessa por alterar o produto, revitalizá-lo, mudar-lhe a embalagem e quiça até algum ingrediente. Na SAD assume-se que tudo se está a fazer bem e se o produto não vende, a culpa é dos consumidores que não compram...são burros , coitados...