News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/11

Started by Olho Vivo, 05 de November de 2007, 01:57

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Jogadores alertados para espionagem nocturna

Presidente sonhou com vitória, mas saiu goleado. Braga está a 'ferro e fogo'

O balneário do Braga está em polvorosa e apreensivo quanto ao futuro. Esta é a consequência da agitação que marcou os últimos dias do clube, que promete perpetuar-se, tal a turbulência que entretanto se instalou. A derrota em Matosinhos, frente ao Leixões (3--0), fez transbordar a crise para níveis impensáveis. No sábado, os jogadores foram esperados por dezenas de adeptos, alguns deles habitualmente presenteados com deslocações ao estrangeiro, escutaram ameaças, e só o recurso às forças de segurança lhes permitiu abandonar o parque de estacionamento nas suas viaturas. Mas a verdade é que o desaire só serviu para potenciar o mal-estar entre o grupo.

António Salvador ainda não encontrou sucessor para Jorge Costa, mas desde quinta-feira que vem implementando mudanças. E o clima neurótico parece estar para ficar. Ontem, em pleno balneário, e já depois de outras incidências, o interino António Caldas alertou os jogadores para a existência de "espiões" nocturnos com a missão de, fora de horas, controlarem se os atletas estão nas respectivas residências à hora imposta no regulamento interno do clube - 22.30. O espanto foi geral mas nem por isso surpreendente. Afinal, os últimos dias foram pródigos em situações invulgares.

Logo na segunda-feira, ainda na Figueira da Foz, Jorge Costa reuniu com o presidente da SAD, enquanto os jogadores aguardavam no autocarro. Aloísio orientou os trabalhos na terça--feira, antecipando uma quarta-feira atípica. António Caldas, com o apoio directo de Rui Casaca, foram então anunciados ao plantel pelo próprio António Salvador numa palestra de quase uma hora, marcada pela premonição, porventura com objectivo de estimular o grupo, do presidente. Salvador, entre outras considerações, disse ter sonhado com o jogo em Leixões e antecipou o triunfo minhoto. Enganou-se.

Inovou também ao iniciar estágio logo na quinta-feira. Os jogadores, ao almoço, foram confrontados com outras novidades: Salvador havia alterado desde os lugares nas mesas, aos quartos e, diga-se, mudou também as rotinas de trabalho. O resultado, pelos vistos, não foi o melhor. E logo cancelou a folga prevista para o dia de ontem. O plantel treinou de manhã e foi informado sobre a possibilidade dos jogadores receberem a visita de "espiões". Um novo treinador deve hoje ser anunciado.

in DN

Pé Ligeiro

António Salvador: «Caldas vai orientar jogo com o Sporting»
DECIDIR "COM CALMA E SEM PRESSÕES" PERFIL DO NOVO TÉCNICO


O presidente do Sp. Braga manteve ontem a disposição de definir "com calma e sem pressões" o perfil do treinador que terá a seu cargo a orientação da equipa principal.

Mau grado a derrota pesada (3-0) no jogo de estreia do técnico interino, António Salvador revelou a intenção de prolongar esta situação, pelo menos, até ao jogo do próximo domingo, com o Sporting. "O treinador vai ser António Caldas", assegurou o líder minhoto, sem confirmar (nem desmentir) os nomes lançados na imprensa após a rescisão com Jorge Costa: "Fala-se de muitos nomes, mas vamos com calma e, a seu tempo, vamos tratar do perfil do novo treinador."

Após o treino de ontem, Salvador denotou compreensão pelas manifestações de desagrado dos adeptos, na véspera, à chegada da equipa a Braga. "Compreendo perfeitamente a revolta e a frustração dos sócios, porque a frustração também é nossa e dos jogadores. Mas agora há que virar a página e pensar no futuro, unidos em volta da equipa para o próximo jogo. Em todos os clubes há momentos menos bons, mas há muita vida pela frente e o Sp. Braga vai levantar a cabeça e dar a volta por cima."

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

Regresso

Laszlo Bölöni é desejado em Braga

Laszlo Bölöni pode regressar a Portugal para treinar o Sporting de Braga, depois da crise de resultados ter já levado ao despedimento de Jorge Costa. O técnico romeno dirige actualmente o Al-Jazeera, dos Emirados Árabes Unidos, mas já terá sido contactado e está a ponderar se aceita o convite.

O CM chegou ontem à fala com o antigo treinador do Sporting, que se escusou, contudo, a prestar declarações. Outro nome falado para suceder a Jorge Costa é o espanhol Javier Irureta, ex-treinador do Deportivo da Corunha. A contratação do próximo técnico dos arsenalistas está a ser tratada pelo empresário Jorge Mendes.

A derrota de anteontem em Matosinhos frente ao Leixões (3-0), com a equipa a ser dirigida pelo técnico interino António Caldas, provocaram uma forte onda de contestação e houve mesmo mosquitos por cordas no regresso a Braga. O autocarro que transportou a equipa foi apedrejado quando chegou ao estádio Axa e os jogadores alvo de insultos por parte de cerca de 300 adeptos, a maioria afectos às claques do clube.

A contestação não atingiu contudo o presidente António Salvador, que interveio para acalmar os ânimos.

in Correio da Manhã

Olho Vivo

António Salvador e os tumultos à chegada da equipa de matosinhos

«Compreendo a revolta»

MANHÃ bracarense inevitavelmente marcada pelos tumultos da véspera, após a derrota com o Leixões. Os ecos das críticas e palavras inflamadas escutadas pela equipa à chegada de Matosinhos não deixaram ninguém indiferente. E até António Salvador, presidente do clube, admitiu compreender a revolta e as queixas dos sócios.

Pouco mais de duas dezenas de adeptos marcaram presença no primeiro treino pós-Leixões.

Entre comentários pouco abonatórios à campanha bracarense e ao comportamento de alguns jogadores, ontem tudo soprado em surdina, contrariamente ao sucedido na noite anterior, quando uma multidão enfurecida recebeu com insultos e ameaças os jogadores que estiveram em Matosinhos, fica a garantia de que o presidente também está longe de se mostrar agradado com a carreira do Sp. Braga.

«Compreendo a revolta dos sócios. A equipa não esteve em bom nível, mas não foi só contra o Leixões. Os problemas vêm de trás», argumenta António Salvador, que se mostra, ainda assim, totalmente indisponível para crucificar o plantel.

Aliás, sustenta, os «sentimentos de frustração e angústia exibidos pelos adeptos são igualmente partilhados pelos jogadores».

O presidente bracarense anuncia igualmente a intenção do grupo em «virar a página» e «pôr termo» ao clima de instabilidade que grassa no Minho, prometendo «atitude digna para a recepção ao Sporting».

Caracterizando o momento actual como «uma fase menos boa, habitual em todos os clubes», deixa claro que é completamente avesso ao termo crise para definir o estado da nação arsenalista.

«Não há crise alguma. A equipa, é verdade, não está bem, mas falta jogar muito campeonato e acredito que será capaz de dar a volta à situação», declara António Salvador.



Irureta não fecha a porta

Javier Irureta é o mais recente candidato a treinar a equipa bracarense. O espanhol, que levou há uns anos o Corunha ao título de campeão, possui enorme cartel em Braga e consta da lista de possíveis sucessores de Jorge Costa. Mas tal como Manuel José, também o salário de Irureta parece ser obstáculo de peso à sua contratação. À conversa com A BOLA, o espanhol não fecha a porta ao Sp. Braga — «Quem sabe, quem sabe...» —, mas recusa-se a abordar um cenário que, justifica, «é meramente hipotético». «Quando houver convite, se houver, falo...»

Caldas até ao Sporting

António Salvador também não abre o jogo quanto à identidade do futuro treinador. O presidente do Sp. Braga assume apenas que o caso está a ser tratado, mas opõe-se à ideia de a equipa necessitar urgentemente de conhecer o substituto de Jorge Costa. «Não há pressa, nem pressão para contratarmos um treinador. A situação está a ser avaliada com calma e, no momento certo, iremos apresentá-lo», assume o presidente bracarense, que dá praticamente como certa a presença de António Caldas no banco frente ao Sporting.

in A BOLA

JotaCC

Salvador garante Caldas até domingo



António Salvador pronunciou-se sobre o ocorrido na noite anterior, depois da derrota em Matosinhos. Instado a comentar a recepção à equipa no Estádio AXA, disse "compreender a revolta e frustração que manifestaram, porque também é a nossa e dos jogadores". "Sabemos o que fazer para inverter a situação, unindo-se em volta da equipa para que esta regresse às vitórias." E continuou: "Há momentos maus em todos os grandes clubes", sintetizou o líder refutando, no entanto, a ideia de que o Braga esteja a viver tempos de crise. "Admito que não estamos a viver um momento bom, mas não pelo que sucedeu ontem, pois já vem do passado", argumentou Salvador para quem as razões que levaram Jorge Costa a falhar "tem vindo a manifestar-se até ao jogo com o Leixões". Repetindo a afirmação proferida no anúncio da sua recandidatura à presidência do Braga, Salvador diz-se "responsável máximo" do clube e garantiu que "vai continuar com os jogadores e equipa técnica para inverter a situação que a equipa está a viver". A derrota em Matosinhos não faz alterar os planos e Salvador assegura que António Caldas estará no banco frente ao Sporting, nada adiantando em relação ao nome do futuro treinador. "Fala-se em muitos nomes, mas é com calma e sem pressão que vou fazer a escolha", disse. Sobre eventuais mexidas no plantel, remeteu-o para a futura equipa técnica bracarense sem, no entanto, deixar de considerar que o actual plantel "é grande em qualidade" e que apenas atravessa uma fase menos boa. "Espero que passe depressa, pois nada está perdido e acredito que atingiremos os nossos objectivos", concluiu o dirigente.

Duas horas a falar no balneário


Depois das emoções fortes vividas na noite anterior, quando o autocarro chegou ao Estádio AXA proveniente de Matosinhos, com os jogadores a não conseguirem contornar os apupos e insultos da multidão em fúria em resultado da pesada derrota sofrida na visita ao terreno do Leixões, o plantel regressou ao recinto pelas 9h30 da manhã de ontem, para um treino meia hora depois. Pura ilusão! É que só passadas duas horas... é que os atletas subiram ao relvado de apoio para uma sessão de trabalho a dois tempos, com os titulares em Matosinhos a cumprirem uma sessão de recuperação que não excedeu os 25 minutos. Na longa reclusão discutiram as razões da derrota facto que adiou para as 11h30 o apronto. Com Rodriguez impedido de dar o contributo à equipa na véspera, por continuar com dores nos gémeos, aumentou para sete o número de ausências na sessão, juntando-se a João Tomás, Anilton, Baylón, Bruno Tiago, Ricardo e Vítor Hugo. No relvado, além de Bruno Tiago, que já avançou na preparação sendo possível ver que já trabalha a vertente física, estiveram a dupla de jogadores peruanos que, na companhia do júnior Abdu, fizeram corrida ligeira e alguns exercícios. Vítor Hugo quedou-se pelo ginásio em trabalho compensatório. O grupo de jogadores onde se incluíam João Pinto e Zé Manel, suplentes utilizados na véspera, treinaram durante uma hora, numa sessão que incidiu, na sua maior parte, nos aspectos da finalização, terminando com uma peladinha em campo curto. Finda a sessão, foi tempo de recolha aos balneários e, finalmente, autorização para gozar a folga agendada. Hoje continua o descanso e o regresso, já para preparar a recepção ao Sporting, no próximo Domingo, será amanhã de manhã.

João Pinto sem culpa


Na primeira vez que comentou a situação em torno de João Pinto, impedido durante um mês de dar o seu contributo à equipa por estar suspenso e resolvida na última semana, Salvador negou que o jogador tenha estado de castigo. "Não foi isso que aconteceu, apenas se abriu um processo de averiguação de factos que confirmaram não ter havido violação das regras do regulamento interno do clube", argumentou.

Salvador foi ao balneário


António Salvador abandonou sábado as instalações do Estádio do Mar, saindo do balneário onde esteve a equipa minhota. Em silêncio e na companhia de alguns jogadores. Questionado sobre essa situação e o que disse aos jogadores no final, o dirigente respondeu: "É verdade, fui falar-lhe e dar-lhes ânimo dizendo-lhes que ainda há mais vida pela frente". Uma prática que, através da sua presença ontem de manhã, no treino, foi reafirmada, pese embora o ambiente pesado que se fazia sentir e os rostos fechados dos intervenientes durante a sessão de trabalho.

O Jogo

JotaCC

ABC venceu ontem o São Bernardo por 26-22     




O ABC venceu ontem o São Bernardo, por 26-22.

Depois da derrota em Belém, os bracarenses entraram no jogo a vencer por cinco-zero...fazendo uma partida segura.

Jorge Rito, treinador do ABC, diz que a vitória na partida de ontem foi justa.

ABC venceu ontem o São Bernardo, conseguindo manter-se na luta pelo primeiro lugar da Liga Halcon.


Antena Minho

João-Braga

Mister vem do estrangeiro
A questão do momento no clube arsenalistas prende-se com o sucessor de Jorge Costa. A demora do anúncio da escolha do novo técnico prende-se com o facto do novo treinador ser recrutado no mercado estrangeiro.

A pesada derrota do Sporting de Braga, em Matosinhos, diante do Leixões (3-0) deixou os adeptos em brasa. E agora exigem uma rápida intervenção pela parte da SAD. A questão do momento tem a ver com a escolha do sucessor de Jorge Costa. Tudo indica que no próximo jogo, diante do Sporting, o clube bracarense já contará com um novo timoneiro. A demora da resolução deste processo tem a ver com o facto da SAD arsenalista estar inclinada para recrutar um treinador no mercado estrangeiro.

António Salvador garante estar "atento" e promete "fazer tudo para encontrar a melhor solução" para o clube, mas recusa precipitar-se na decisão deste pro cesso. O desafio que se segue é frente ao Sporting e muito provavelmente nesse jogo o Sporting de Braga já deverá contar com um novo timoneiro.

O espanhol Javier Irureta e o francês Lazlo Boloni têm sido duas alternativas muito focadas nos últimos dias. Mas a nível oficial, não existem confirmações destes dados, apenas "muitas referências" sobre "vários treinadores".  Actualmente fora do activo, após uma passagem mais marcante pelo Desportivo da Corunha (título de Espanha e semi-finalista da Champions eliminado pelo FC Porto) e uma passagem fugaz pelo Bétis, Javier Irureta é um nome apetecido pelos bracarenses, que estão dispostos a fazer tudo para garantir o seu concurso.

O grande entrave na escolha do conceituado treinador tem a ver com questões financeiras.
Boloni, por sua vez, apresenta a vantagem de conhecer bem o campeonato poruguês, tendo já passado pelo Sporting onde conquistou um título nacional.
O antigo treinador do Sporting está igualmente sem clube, depois de ter orientado a formação do Mónaco e Rennes.

Paulo Jorge apela à "calma" dos adeptos bracarenses
O capitão do Sp. Braga, Paulo Jorge, apelou aos adeptos para "terem calma" no final do jogo com o Leixões, revelando-se incrédulo com o actual momento do clube. "Nem nós sabemos o que se está a passar", constatou o central da equipa arsenalista. "É óbvio que não estamos num momento bom, queríamos ganhar para ultrapassar esta fase, mas infelizmente não conseguimos. Queríamos pedir calma aos adeptos, porque a equipa vai dar a volta a isto. Sei que não é fácil para eles verem a equipa assim, mas temos de dar mais e melhor para conseguir a vitória já no próximo domingo. O Leixões foi eficaz, em algumas situações temos tido azar, até porque entrámos bem no jogo. Sofremos contra a corrente, e depois outro antes do intervalo, isso não pode acontecer", constatou o jogador do clube minhoto. Sobre a saída de Jorge Costa, Paulo Jorge focou que "os jogadores têm de estar habituados a estas situações. Temos de agradecer ao Jorge Costa, pelo que ele fez por nós, e não o conseguimos ajudar, foi por isso que ele foi embora", referiu.

in CM