News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 20/10

Started by JotaCC, 20 de October de 2007, 09:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salvador aceitou ficar mais três anos



Mesquita Machado e António Salvador já fumaram o cachimbo da paz, e da chaminé da ansiedade arsenalista saiu fumo branco. Por outras palavras, o presidente da Câmara de Braga convenceu António Salvador a ser candidato ao próximo acto eleitoral e, assim, a abraçar um novo mandato, ficando à frente dos destino do clube e da SAD até 2010. Depois de ter feito vários convites a actuais colegas da Direcção para que se integrem na futura lista, faltava uma conversa com Mesquita Machado tendo como pano de fundo o centro de estágio que António Salvador quer erguer para o clube. Da conversa, pouco se sabe, além de que Mesquita Machado convenceu Salvador, mas é certo que houve promessas de apoio, ainda que o autarca não se mostre disposto a financiar a compra do terreno, na freguesia de Adaúfe, onde o líder da SAD pretende construir a futura estrutura do clube. O autarca terá prometido viabilizar alternativas, num processo que vai decorrer à velocidade possível, por forma a que, dentro do próximo mandato, a obra arranque. Salvador ficou convencido e já fez saber que avançará para o acto eleitoral. Cabe agora aos responsáveis da Assembleia Geral marcar as eleições - o que deverá suceder num prazo de 30 dias -, fazendo ainda coincidir as do clube com as da SAD. O anúncio da nova data deverá ser divulgado em breve.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quinta de Cedofeita é cara


O terreno apontado por António Salvador como pretendido para erigir o futuro centro de estágio do Braga situa-se a pouco mais de dois quilómetros do Estádio AXA, na freguesia de Adaúfe, junto aos terrenos onde vai ser construído o futuro hospital de Braga. Com uma área próxima dos 40 hectares, o terreno preenche as ambições da SAD quanto ao que tem projectado construir, tendo sido isso mesmo que Salvador tem explicado às entidades autárquicas da cidade, quer recorrendo a emissários quer por si próprio, como foi o caso do último encontro com Mesquita Machado. O problema reside no valor do terreno, considerado demasiado alto pelo autarca, numa transacção que, a efectuar-se, seria feita com a sociedade Rodrigues e Névoa, detentora da Quinta da Cedofeita, e que tem num dos sócios, Manuel Rodrigues, um dos administradores da SAD.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Wilhelmsson também está em dúvida


Não se pode dizer que seja uma boa notícia, porque ainda faltam cinco dias para o Braga jogar em Bolton. A Anelka que, como se sabe, está em dúvida, junta-se agora Wilhelmsson.

O extremo sueco tem um problema num dos tornozelos que o tem impedido de treinar normalmente. A lesão não deve ser, no entanto, muito grave, atendendo a que foi convocado para o jogo de hoje da Premier League no Estádio Emirates, contra o Arsenal.

Curiosamente, também Anelka foi convocado. O que aparentemente indicia que estará praticamente recuperado da lesão sofrida ao serviço da sua selecção, nas Ilhas Feroé.

Quanto ao treinador, para já mantém-se Archie Knox à frente do Bolton, onde substituiu interinamente Sammy Lee. As últimas notícias dão conta do interesse em contratar Gary Megson, treinador do Leicester, e Chris Coleman, técnico galês da Real Sociedad. Ambas as propostas foram rejeitadas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rodriguez chega hoje



O defesa central Rodriguez regressa hoje a Braga, depois de ter jogado no mau arranque do Peru na qualificação sul-americana para o Mundial'2010 - tem um ponto após dois jogos. Paralelamente ao seu regresso, fica a expectativa de saber a sua condição física, a poucos dias de a equipa se estrear na fase de grupos da Taça UEFA e numa altura em que o seu substituto - Frechaut - está lesionado e em dúvida.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nove ausências e Zé Manel a correr



O técnico do Braga agendou, para a manhã de ontem, uma sessão técnico-táctica, mas as novidades prenderam-se exclusivamente com a ausência de nove jogadores. No dia em que Zé Manel surgiu no relvado a correr, sinal de que a lesão que sofreu nos últimos dias caminha no sentido da recuperação plena, tal como a de Jorginho - restando saber, neste caso, se já será utilizado no treino de conjunto agendado para hoje de manhã no Estádio AXA, frente ao Trofense -, Castanheira, Paulo Santos, Jailson e João Pinto juntaram-se a Frechaut, Lenny, Baylón e Bruno Tiago, além de Rodriguez, entre os impossibilitados de treinar sem limitações. Castanheira ficou no departamento médico a fazer gelo, em consequência de um traumatismo sofrido no final do treino da véspera. Foi aconselhado que fosse poupado, mas hoje já se deverá integrar no apronto diante da formação da Trofa. As restantes duas ausências foram autorizadas, com Jailson e João Pinto a ficarem livres para tratar de assuntos particulares. Companhia de Zé Manel nos últimos dias no departamento médico, Frechaut manteve-se ontem de manhã em tratamento e no ginásio, onde teve a companhia de Paulo Santos, que fez trabalho específico. Lenny e Baylón começaram no ginásio e acabaram o dia no relvado.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hussain já ri


Vítima de assalto em Lisboa no passado fim-de-semana, facto que poderá vir a hipotecar a sua participação no jogo do Braga em Inglaterra, por falta de passaporte, Hussain não perdeu a boa disposição nem a vontade de brincar. Bruno Tiago que o diga... Resta saber se as autoridades portuguesas vão ter tempo de emitir o documento fundamental a tempo de o internacional catarense integrar a comitiva para Bolton na próxima quarta-feira. Essa sim, uma razão mais do que suficiente para retirar a vontade de rir ao médio que chegou esta época do Al-Rayyan.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 PERGUNTAS
3 RESPOSTAS

Que vantagens vê na provável recandidatura de António Salvador à presidência do Braga?


É uma inevitabilidade a recandidatura de António Salvador. Pela forma como, sustentada e responsavelmente, tem conduzido o Braga nos últimos anos.

Portanto, o trabalho que António Salvador e toda a sua equipa têm feito desde que começaram a gerir o clube merece a qualificação de excelente.

Já agora, acrescento que, adicionalmente, deu um grande contributo para a cidade e para toda a região onde está inserida a cidade.

O projecto da construção de um centro de estágio representa um desafio para a indústria na região?


Acho, acima de tudo, que é basilar uma equipa da qualidade do Braga e que atingiu o nível que atingiu nos últimos anos (é, actualmente, um dos melhores clubes nacionais) ter infra-estruturas adequadas e condizentes com o estatuto que meritoriamente adquiriu.

Com esse crescimento, contribuiu para trazer, à cidade, alguns acontecimentos e, naturalmente, pessoas. Será uma forma de projecção da região, e, ao mesmo tempo, arrasta pessoas que vão dinamizar algumas indústrias, como por exemplo serviços, lazer e turismo.

A projecção do clube em termos desportivos tem-se reflectido ao nível da indústria da terceira maior região do País?


Um dos problemas que qualquer região tem está relacionado com o seu marketing territorial.

Os sucessos do clube a nível desportivo são muito importantes para o comércio e para a indústria. É uma alavanca importante para colocar, nacional e internacionalmente, o nome da região no mapa. É essa a abordagem estratégica que me agrada saber que vai continuar.

Em suma, espero que esta equipa que tem liderado os destinos do Braga continue por mais tempo. Por tudo isto, acredito sinceramente que esta equipa vai continuar.

in O Jogo

JotaCC

João Marques: «António Salvador acabará por aceitar»
LÍDER DA ASSEMBLEIA GERAL SOSSEGA OS ASSOCIADOS

   
      
      
O presidente da assembleia geral do Sp. Braga, João Marques, partiu ontem em viagem particular para Macau, mas manifestou-se "francamente optimista" quanto à resolução da crise directiva. "Todos queremos que António Salvador continue. Penso até que nunca houve uma unanimidade tão grande da cidade e do clube em volta do seu presidente. Ele tem um sonho para o clube e é positivo que se tente encontrar uma solução que possibilite realizar esse sonho da criação de uma Academia que permita ao Sp. Braga ombrear com os grandes clubes", resume João Marques.

"Estou convencido de que vai acabar por aceitar, será uma questão de tempo. A minha ausência em nada condicionará a procura de uma solução e do desenlace que todos esperamos. As instituições funcionam e há mecanismos de substituição" – a AG passa a ser liderada pela vice-presidente Cândida Serapicos.

Convicto da "capacidade de persuasão do cónego Melo", líder do Conselho Geral e que tem conduzido os contactos para demover Salvador, João Marques crê que o desfecho desejado possa chegar antes do final do mês: "O sr. cónego Melo é uma voz respeitada e acabará por fazer vingar os seus argumentos e levar a nau a bom porto, ou seja, vai encontrar eco na sensibilidade de António Salvador."

in Record

JotaCC

Certificado de Baylón já chegou


O treinador do Braga, Jorge Costa, conta com mais uma arma para enfrentar os desafios que se avizinham. O certificado internacional de Jair Baylón chegou ao Minho e o avançado peruano pode, finalmente, fazer a estreia oficial pela equipa arsenalista.

O Alianza Lima reclama direitos relativos à formação do atleta - cerca de 250 mil euros -, afirmando que tinha contratos assinados desde que o atleta tinha 12 anos, mas ao longo de todo este tempo (mais de dois meses) nunca enviou documentos a comprovar essa alegação. O Braga nunca se recusou a pagar a verba exigida pelo clube peruano, desde que tenha acesso às provas da ligação entre as partes, o que ainda não aconteceu. O Alianza nem sequer enviou esses mesmos documentos à FIFA, que, assim, deu ordem para que os peruanos libertassem o certificado internacional, podendo, ainda, reclamar os eventuais direitos desportivos.

Entretanto, e perante este imbróglio, o clube minhoto não pôde inscrever Baylón na Taça UEFA, ponderando, neste momento, activar os trâmites legais para pedir uma indemnização ao Alianza por esse facto. O departamento jurídico arsenalistas já está a estudar o assunto e a decisão será tomada em breve. A utilização de Baylón na Liga e na Taça de Portugal não está em causa, já que o atleta foi inscrito em tempo útil e está às ordens de Jorge Costa.

Esperança por Hussaine

Em dúvida para a deslocação da Taça UEFA ao terreno do Bolton, na próxima quinta-feira, está Hussain. O jogador foi assaltado em Lisboa, tendo ficado sem o passaporte, mas o clube já solicitou um novo documento - que deve chegar amanhã -, procedendo, no dia seguinte, a uma exposição ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para tentar obter o visto de entrada em território inglês. Entretanto, João Pinto falhou o treino de ontem, devidamente autorizado para tratar de assuntos pessoais, com o Braga a fazer hoje (pelas 10 horas) um jogo treino com o Trofense, da Liga de Honra. Miguel Pataco e Vítor Santos

in JN

JotaCC

Sp. Braga: Klose regressa à competição no Bayern

O avançado goleador do Bayern Munique, Miroslav Klose, deve voltar este fim-de-semana aos relvados no jogo frente ao Bochum, da 10ª jornada da Bundesliga. O jogador alemão esteve três semanas de fora com uma lesão no joelho direito.

A equipa adversária do Sp. Braga no grupo F da fase de grupos da Taça UEFA, tem agora um importante reforço para os importantes confrontos que se avizinham, querendo cimentar a liderança da Bundesliga e entrar a vencer na Taça UEFA.

in mais futebol

JotaCC

Braga quer afastar fantasmas ingleses

O Braga nunca ganhou frente a adversários inglesesO Braga nunca ganhou frente a adversários ingleses

O Sp. Braga pretende na deslocação ao terreno do Bolton Wanderers FC, em jogo da primeira jornada do Grupo F da Taça UEFA, terminar com uma série de resultados negativos frente a adversários ingleses.

• As duas equipas nunca se defrontaram nas competições europeias.

• O Bolton já defrontou uma equipa portuguesa, quando, na época de 2005/06, empatou a um golo em Guimarães frente ao Vitória local, em partida da fase de grupos da Taça UEFA. No entanto, o conjunto inglês nunca defrontou formações portuguesas no seu reduto nas provas da UEFA.

• O Braga efectuou seis jogos frente a equipas inglesas no decurso de três eliminatórias da Taça UEFA, tendo perdido todas elas. Na mais recente, os bracarenses defrontaram o Tottenham Hotspur FC, nos oitavos-de-final da edição da época passada e perderam ambas as mãos por 3-2.

• Antes desses encontros, o Braga jamais havia marcado a equipas inglesas.

• Aloísio, treinador-adjunto do Braga, defrontou duas equipas inglesas no tempo em que representou o FC Porto como jogador. Disputou a primeira mão dos quartos-de-final da Taça UEFA de 2000/01, frente ao Liverpool FC - que terminou com um empate a zero - e na derrota frente ao Manchester United FC, em Old Trafford, por 4-0, na primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League de 1996/97.

• A cumprir somente a segunda campanha nas competições de clubes da UEFA, o Bolton, onde actua o português Ricardo Vaz Té, nunca perdeu nos cinco embates realizados em casa. No entanto, ainda não marcou mais do que dois golos num jogo europeu e também nunca ganhou nas competições europeias por margem superior a um tento.

• No outro encontro do Grupo F, agendado para o mesmo dia, o FK Crvena Zvezda recebe o FC Bayern München.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Embate de gigantes a abrir


Miroslav Klose comentou as hipóteses do BayernMiroslav Klose comentou as hipóteses do Bayern (©AFP)

O encontro entre o FK Crvena Zvezda e o FC Bayern München, dois antigos campeões europeus, é um dos jogos aliciantes da próxima quinta-feira, dia que marca o início da fase de grupos da Taça UEFA.

Bayern em Belgrado
A equipa orientada por Ottmar Hitzfeld ocupa a liderança da Bundesliga e, na deslocação a Belgrado, vai querer prolongar a excelente série de resultados deste início de época. "Se entrarmos em campo concentrados, não há nenhuma equipa que nos possa travar", explicou o avançado Miroslav Klose, a passar nesta altura por um bom momento de forma. No outro jogo do Grupo F, o Sp. Braga desloca-se a Inglaterra para defrontar o Bolton Wanderers FC, onde actua o avançado lusitano Ricardo Vaz Té. No Grupo A, o Larissa FC procura voltar a bater um clube inglês e, depois de ter eliminado o Blackburn Rovers FC na primeira eliminatória, os gregos medem agora forças com o Everton FC, onde joga o lateral-esquerdo Nuno Valente. No outro encontro deste agrupamento, o treinador holandês Dick Advocaat, que dirige os russos do FC Zenit St. Petersburg, recebe os compatriotas do AZ Alkmaar.

Veteranos da fase de grupos
"Basta olhar para a lista de participantes para ver que a qualidade da Taça UEFA subiu significativamente. Para nós, o sorteio foi pior do que em anos anteriores", explicou Louis van Gaal, treinador do AZ, equipa que marcou presença na fase de grupos desde a época de 2004/05, quando foi criado o novo formato. No Grupo B, o Club Atlético de Madrid, de Maniche, Zé Castro e Simão Sabrosa, joga em casa dos russos do FC Lokomotiv Moskva, enquanto o Panathinaikos FC, orientado por José Peseiro, serve de anfitrião aos escoceses do Aberdeen FC, presentes pela primeira vez na fase de grupos.

Velhos conhecidos
Nos restantes desafios, destaque para o embate entre o Villarreal CF e a ACF Fiorentina, no Grupo C, enquanto o Grupo H vai assistir ao reencontro entre duas equipas que na época passada estiveram colocadas no mesmo grupo da fase de grupos da UEFA Champions League, FC Girondins de Bordeaux e Galatasaray SK. No ano passado, o Bordéus conquistou quatro pontos em dois jogos, pelo que os turcos irão a França em busca da desforra. O Tottenham Hotspur FC, onde actua o central Ricardo Rocha e vencedor da Taça UEFA em 1984, defronta o Getafe CF, ao passo que o RSC Anderlecht, que conquistou o troféu no ano anterior, frente ao Benfica, recebe o Hapoel Tel-Aviv FC, em encontro do Grupo G.

in UEFA

João-Braga

Missão de espionagem
Jorge Costa viaja hoje para Inglaterra em "missão de espionagem". O técnico do Sporting de Braga assiste pessoalmente ao jogo entre o Bolton e Arsenal a contar para a Premier League.

O jogo entre o Sporting de Braga e Bolton realiza-se já na próxima quinta-feira. E a equipa-técnica dos arsenalista até já possui dados suficientes sobre o adversário, perante as observações efectudas no último mês. Mesmo assim, Jorge Costa está de malas aviadas para Inglaterra, numa viagem relâmpago, a fim de assistir ao vivo ao jogo desta tarde entre o Bolton e o Arsenal de Londres, a contar para Premier League.
Este será o primeiro jogo com Archie Knox no comando-técnico do clube inglês, depois da saída de Sammy Lee. O adjunto do Bolton vai orientar a equipa no duelos com os "gunners" e deve ser, igualmente, o responsável no embate com o Braga, daí Jorge Costa mostrar interesse em verificar se há alterações na estratégia do Bolton.

No entanto, os responsáveis do clube londrino continuam em busca de um técnico para assumir os destinos da equipa. Certo é que o adversário do Sp. Braga na Taça UEFA está a sentir problemas para encontrar um novo treinador e as suas três última propostas foram recusadas pelas direcções dos respectivos clubes. Depois de terem falhado a contratação de Steve Bruce e Chris Coleman, agora foi a vez do presidente do Leicester recusar a possibilidade do Bolton iniciar negociações com Gary Megson.

in CM

João-Braga

Ataque na máxima força com chegada do certificado provisório
Jair Baylón de corpo inteiro


JAIR BAYLÓN está a partir de ontem devidamente autorizado a discutir a titularidade com os avançados João Tomás e Linz, assumindo-se assim como mais um reforço de corpo inteiro, um trunfo importante finalmente à disposição de Jorge Costa.

A FIFA já emitiu o certificado internacional provisório que permite a utilização de Jair Baylón pelo Sp. Braga, ficando resolvido o impasse que ameaçava eternizar-se em torno do jovem internacional peruano.

Assim, independentemente do diferendo existente entre o Alianza de Lima e o emblema minhoto, Jair Baylón pode desenvolver a sua carreira.

A partir deste momento desfazem-se todas as incertezas e angústias e Baylón poderia mesmo, em teoria, estrear-se na Liga frente à Naval. Um cenário que não se coloca na deslocação a Bolton porque o jogador não consta da relação de inscritos na Taça UEFA.

Concorrência ao rubro

Já no que diz respeito à Liga a situação de Baylón está há muito regularizada, apenas dependente do certificado entretanto remetido à Federação Portuguesa de Futebol. Assim, a estreia de Baylón está apenas dependente de factores de ordem técnica e física: em primeiro lugar o avançado terá de recuperar totalmente dos problemas musculares que o impedem de trabalhar sem condicionalismos. Superada essa questão, Baylón terá de ultrapassar a concorrência dos titulares do ataque, nesta altura entregue ao austríaco Linz, já que João Tomás ainda procura a forma ideal (roubada por uma lesão) para tentar recuperar o estatuto de titular com que iniciou o campeonato.

A ganhar sai claramente a equipa e o treinador, que assim pode atacar os futuros compromissos domésticos com uma frente de ataque na máxima força numa altura em que se aproxima um jogo grande (Sporting, da 10.ª ronda), cujos bilhetes estarão à venda depois de amanhã.

in abola

Somos Braga!

#7
Marcelo Rebelo de Sousa
ANTÓNIO TAVARES-TELES

 


É desportista, praticou natação, ténis, não sei se outras coisas...
Body-board...

E futebol? Alguma vez, sobretudo em miúdo, jogou futebol?
Joguei, claro. Joguei futebol na primária, joguei futebol no liceu, continuei a jogar futebol em grupos de amigos enquanto estudante universitário, e ainda joguei em equipas de fim-de-semana. Depois, deixei de jogar por começar a sentir problemas num menisco, já pelos anos 80 e muitos. Aliás, até acabei por ser operado a esse menisco, em 1990, salvo erro.

Essa história de dizer-se adepto do Braga, é mesmo coisa do coração ou é uma forma - inteligente para um político, é claro - de relacionar-se com o futebol, o que é sempre bom...
É uma história curiosa. A ideia partiu do meu pai. Ele era secretário de Estado da Educação e numa das ofensivas para transformá-lo em sócio honorário do Braga, ao que sempre resistiu, ele acabou por sugerir: mas porque é que não fazem o meu filho sócio do clube? Eu acompanhava-o em várias das suas viagens pelo Norte, nomeadamente a Braga, e aceitei. Portanto, com oito anos, fiquei sócio de um clube que em Lisboa era um clube exótico. Mas a verdade é que me agarrei àquilo como uma coisa única. Pelo que levei sempre isso muito a sério. Tão sério que fui a todas as finais da Taça de Portugal em que esteve o Braga, estive na célebre final em que o Perrichon, pegando na bola a meio-campo, avançou, fintou e meteu um golão - contra o Setúbal - e um dos meus gestos anti-fascistas até foi tentar invadir o campo e levar com uma carga policial em cima - em 1966 - porque a polícia avançou contra os sócios do Braga que tinham saltado o fosso e invadido o campo...

Então, é mesmo verdadeira, essa ligação!...
É mesmo verdadeira! Pago o meu lugar cativo, pago as quotas extraordinárias, inscrevi os meus netos como sócios quando eles nasceram - menos o terceiro, aí sou relapso - e vibro, telefono antes dos jogos ao presidente - o António Salvador - a dar sorte, no fim dos jogos ligo também a fazer comentários, ele quando vem a Lisboa fala muitas vezes comigo sobre as questões mais variadas, se fica se não fica, como é a gestão do clube e como não é...

Já agora, ele fica ou não fica?

Eu acho que vai ter de ficar. É evidente que ele quer obter do Município uma estrutura desportiva que permita fazer uma sede a sério e a formação de jovens. E daí alguns problemas. Mas eu acharia muito surrealista que o Mesquita Machado, que tanto deu ao clube, e onde inclusive teve e tem funções importantes, neste particular estivesse contra, sobretudo quando a sua própria oposição está a favor. O PSD de Braga, como sabe, está sempre contra Mesquita Machado, especialmente em matéria de gestão urbanística, mas neste caso até está a favor! Pelo que...

Outra coisa: tem-se criticado muito, e o professor até já por mais de uma vez o fez, o facto de se terem concluído dez estádios para o Euro'2004. Ponhamos a questão assim: se a UEFA lhe dissesse a si enquanto responsável político que a opção era entre ou dez estádios ou nada, o que teria feito?
Ora bem, eu não sei se não teria sido possível negociar. Isto é, tal como aconteceu no caso do estádio do Boavista, se não poderíamos ter pegado em estádios já existentes e dar-lhes uma volta. Sem sermos obrigados a fazer tantos estádios novos. Em alternativa, vamos imaginar que não era possível fazer isso. Então, planear ao menos a utilização futura dos estádios. Ora, tudo isso ficou no vago.

Há quem diga que a televisão mata o futebol e a verdade é que os jogos na TV têm grandes audiências. Mas também é verdade que os jogos ao vivo, sobretudo os dos grandes, fazem quase sempre casa cheia. Por outro lado, os pequenos e médios clubes não enchem estádios e vivem em grande parte das receitas televisivas. Como é que se sai disto?
A televisão era inevitável, portanto não vale a pena discuti-la: é como a globalização. Temos de ser contra a globalização? Não, temos é de tentar tirar proveito dela. Assim sendo, discutir a televisão no futebol é como bater com a cabeça numa parede. Agora, primeira questão: os clubes endividaram-se muito! Só que o problema não é a televisão, é eles terem começado a receber por conta! Mas esse - repito - não é um problema da televisão, é um problema dos clubes. Clubes que são mal geridos, como todos sabemos. Que estão a transformar-se em empresas, mas que ainda não se converteram definitivamente e solidamente. Porque a SAD não é apenas um nome: têm de ser empresas com regras, com profissionalização, com sofisticação de gestão, tais como aquelas que existem noutros sectores de actividade. Outro problema completamente diferente, mas que também não tem a ver com a televisão, é que há efectivamente um fosso enorme entre os grandes e os pequenos. Que estão por acaso na mesma competição. Porque os meios que têm uns não tem nada a ver com os meios que têm os outros. É certo que começa a haver uma classe média, num ou noutro caso classe média alta, mas apenas porque há alguns presidentes - como no caso do Braga - que conseguiram elevar o patamar até aí. Faltando no entanto saber se isso é duradouro ou se, de repente, tudo volta ao mesmo. Por isso os nossos clubes têm problemas económicos e financeiros que não se verificam em Ligas mais homogéneas. Mas há mais, e estou a referir-me a um outro problema que é o das assistências nos estádios. Porque é que lá fora, com transmissão televisiva ou não, os estádios estão cheios e em Portugal não? As razões são várias: nuns casos, os estádios estão desajustados em relação aos clubes. O estádio do Braga, que é um dos mais bonitos estádios do mundo e certamente o mais bonito de Portugal, é enorme para um clube assim. Depois, há muitos clubes que ainda não conseguiram dar o salto para clubes nacionais, mesmo os que se aproximam disso. E também não são verdadeiramente clubes locais, porque isso imporia uma ligação às comunidades a que pertencem que também não existe. Logo, é preciso dar o salto. E esse salto implica grande visão, grandes estratégias, grandes lideranças. Que faltam, é claro. Ora - para regressar ao ponto de partida - isso não tem nada a ver com a cobertura televisiva dos jogos. Muito pelo contrário.

Quer dizer, desde o tempo em que, nos idos de 73-74, o professor chegou a ser membro da direcção da Federação Portuguesa de Futebol, o futebol evoluiu mas não o suficiente. E eu pergunto-lhe: e o país?
Bom, para sermos justos - e os estrangeiros fazem essa justiça, e nós não a fazemos, muitas vezes porque só vemos a árvore, não vemos a floresta - em 30 anos fizemos quatro mudanças fundamentais no país: a descolonização, que é um trauma enorme em qualquer sociedade, e aqui não o foi; a democratização, isto é, vivermos em democracia - nunca tínhamos vivido - e ao mesmo tempo, em muitos casos, descobrir a liberdade; a nossa integração na Europa, e essa integração foi muito exigente e muito rápida - de 1986 a 1998, doze anos - quando a França, a Itália, a Alemanha e os países do Benelux a fizeram em 40 anos; e finalmente uma economia de mercado, mesmo se com preocupações sociais, o que não era a mentalidade dominante neste país, que teve sempre o Estado a controlar a economia. Portanto, criar uma economia de mercado numa sociedade que não fez a Revolução liberal no século XIX, que teve 50 anos de salazarismo no século XX e que tinha pois um atraso enorme, e fazer, como se fez, tudo o que atrás referi ao mesmo tempo, significa um esforço brutal em termos colectivos, e obriga-nos a reconhecer que apresentamos um saldo amplamente positivo.


In "O Jogo"
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Somos Braga!

Quando há sensibilidade
CARLOS FLÓRIDO

No mesmo dia em que João Loureiro anunciava a saída do Boavista após uma década de presidência - algo a confirmar de vez nos próximos dias -, ficou a saber-se, embora ainda sem confirmação oficial, que António Salvador aceitou cumprir mais um mandato de três anos. Não resisto a juntar as duas notícias, porque nelas há mais do que a simples coincidência.

Ambos chegaram muito jovens à presidêndia dos respectivos clubes e ambos os levaram a patamares que poucos acreditariam ser possível. Mas há mais. O maior êxito de Loureiro foi a conquista do título nacional, objectivo que Salvador persegue com mais força a cada ano que passa, construindo uma equipa capaz de lutar com os três grandes. Em comum, embora aqui com a diferença de a base de apoio do Braga ser à partida bastante maior, também se regista a luta pelo aumento do número de sócios.

A última coincidência está no que leva um a sair e outro a continuar, mas aqui em sentido inverso. João Loureiro despede-se lamentando a falta de apoio camarário que levou os axadrezados a cair; nunca recuperaram do esforço de construir o estádio. Já António Salvador aceita recandidatar-se depois de um encontro com Mesquita Machado ter terminado com o impasse que ameaçava eternizar-se. A Câmara Municipal de Braga vai avançar para a Academia que o clube pretende, um sinal que faz toda a diferença. Em Braga há um autarca que sabe ser impossível a qualquer clube aproximar-se dos três grandes sem o apoio da cidade onde está inserido. Uma sensibilidade que não está ao alcance de todos.
 

Diz quem sabe

"Os sucessos do clube são muito importantes para o comércio e para a indústria"
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

JotaCC

#9
Mau ensaio do Braga antes do Bolton

O Trofense, da Liga de Honra, venceu hoje o Braga, por 3-1, num particular disputado no Estádio Municipal de Braga. As portas do complexo abriram-se aos adeptos, que não devem ter ficado muito satisfeitos com a exibição da equipa de Jorge Costa, ausente em Inglaterra, para observar o Bolton, da primeira divisão britânica, e próximo adversário do Braga na Taça UEFA. O ponta-de-lança João Tomás, que recentemente recuperou de uma lesão, foi um dos jogadores utilizados por Aloísio, adjunto de Jorge Costa, e marcou o tento de honra dos bracarenses. O golo de João Tomás, afastado da competição desde o jogo com o Belenenses, na segunda jornada do campeonato da Liga, foi apontando aos 80 minutos. Ao intervalo a formação de Braga perdia por 1-0. Pinheiro, aos 27 minutos, inaugurou o marcador e, aos 57, o veterano defesa-central Idalécio - ex-arsenalista - fez o 2-0, tendo Cascavel, aos 70, elevado para 3-0. Este foi o último teste do Braga antes da partida para Inglaterra onde, quinta-feira, defronta o Bolton, em encontro da primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Os bracarenses voltam a treinar amanhã de manhã, à porta fechada.

in O Jogo

JotaCC

#10
Bayern Munique vence no terreno do Bochum
ADVERSÁRIO DO SP. BRAGA NA TAÇA UEFA

   
      
      
O Bayern Munique, líder isolado da Bundesliga, venceu no terreno do Bochum por 2-1, em jogo a contar para a 10.ª jornada do campeonato alemão.

O adversário do Sp. Braga na fase de grupos da Taça UEFA começou mal a partida e sofreu o primeiro golo da partida aos 11 minutos por intermédio de Denis Grote.

No entanto, a equipa de Ottmar Hitzfeld reagiu e restabeleceu a igualdade ainda na primeira parte através do francês Frank Ribéry. O golo da vitória chegou na segunda parte, aos 78 minutos, por Bastian Schweinsteiger, que tinha entrado seis minutos antes.

Com os três pontos, o Bayern Munique mantém a liderança do campeonato com 26 pontos em dez jogos, mais seis que Werder Bremen e Hamburgo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minhotos perdem em casa com Trofense
ÚLTIMO TESTE ANTES DO ENCONTRO COM O BOLTON

   
      
      
Os minhotos receberam e perderam em casa com o Trofense por 1-3, no último jogo de preparação para a deslocação a Ingletarra onde na quinta-feira defronta o Bolton para a Taça UEFA.

Pinheiro, do Trofense, inaugurou o marcador aos 27 minutos e aos 57' o ex-arsenalista Idalécio fez o 2-0. Cascavel aumentou a contagem aos 70' e João Tomás, que regressou aos golos, apontou o tento de honra a dez minutos do final da partida.

O treinador-adjunto Aloísio substituiu o treinador bracarense Jorge Costa, que se deslocou a Inglaterra para assistir ao Arsenal-Bolton.

in Record

JotaCC

FC Porto e Sp. Braga lideram no Norte; Benfica isolado no Sul

FC Porto e Sp. Braga venceram respectivamente Vianense (7-0) e Vizela (1-0), pelo que se mantém igualados no comando da Zona Norte do nacional de juniores. No Sul, o líder Benfica foi ao Algarve bater o Louletano por 3-2.
ASF
Os encarnados comandam com 27 pontos, seguidos por Estrela da Amadora e Sporting que hoje venceram Odivelas (3-0) e Estoril (3-1), respectivamente. Na próxima jornada, águias e leões medem forças no Seixal.

No Norte, o FC Porto partilha a liderança com o Sp. Braga com 26 pontos, mas com menos um jogo disputado.

Resultados zona Norte:

FC Porto - Vianense, 7-0
Gil Vicente - Freamunde, 2-0
Sp. Espinho - Boavista, 1-0
Merelinense - Rio Ave, 0-2
Varzim – V. Guimarães, 1-1
Leixões - Candal, 3-0
Naval - Académica, 0-1
Sp. Braga - Vizela, 1-0
Folga: Penafiel

Resultados zona Sul:

Sporting - Estoril, 3-1
Louletano - Benfica, 2-3
União de Leiria - Lusitano VRSA, 1-1
Belenenses - Marítimo, 1-0
Nacional - Barreirense, 1-1
E. Amadora - Odivelas, 3-0
Atlético - Casa Pia, 0-1
Oeiras - Real, 2-2

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga surpreendido pelo Trofense


Em jogo particular disputado esta manhã no Municipal de Braga, a equipa da «casa» foi derrotada pelo Trofense, da II Liga, por 1-3.
Pinheiro (27 m), Idalécio (57 m) e Casacavel (70 m) apontaram os golos da equipa da Trofa, enquanto o regressado João Tomás fez o tento de honra dos arsenalistas, hoje orientados por Aloísio devido à «missão de espionagem» do técnico Jorge Costa em Inglaterra, a fim de assistir ao encontro do Bolton frente ao Arsenal.

in A Bola