News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 12/10

Started by JotaCC, 12 de October de 2007, 09:19

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador será reeleito na terça-feira


O impasse directivo em que mergulhou o Braga está quase a ser ultrapassado. É verdade que António Salvador anunciou atempadamente a intenção de passar o testemunho a outro, invocando motivos pessoais e profissionais, e também é indesmentível que ninguém se apresentou disponível para assumir a presidência do clube, facto que originou a desconvocação de uma assembleia geral eleitoral agendada para hoje, mas tudo aponta para que se conheça já na próxima terça-feira (16 de Outubro) o novo líder dos minhotos. Ou seja, verificou-se então um adiamento propositado do tal acto eleitoral e não uma pura desconvocação, sem alternativa e datas à vista. Afinal, tudo estava previsto pelo Conselho Geral, o órgão responsável pela escolha dos líderes do clube, incluindo a forte possibilidade de ninguém avançar com uma candidatura, daí que o cenário mais certo nesta altura e, ao mesmo tempo mais desejado pela maioria dos associados (acima dos 80 por cento) - tal como espelhou uma recente sondagem promovida por um diário local, seja a reeleição de António Salvador para mais um mandato válido por três anos. No fundo, é quase a repetição de um filme antigo em Braga e a verdade é que basta recuar três anos no tempo para se encontrar a sua última reposição, tendo já como principal protagonista o actual presidente do clube.

Desfeitas as poucas dúvidas que ainda restavam neste processo, apenas falta acontecer uma reunião formal entre monsenhor Eduardo Melo, o presidente do Conselho Geral, e António Salvador, acto que deverá acontecer entre hoje e amanhã, pois o dirigente bracarense regressou precisamente ontem a Portugal de uma viagem de negócios, motivo pelo qual não teve a oportunidade de assistir ao último encontro da equipa, frente ao Nacional, que se saldou numa segunda vitória, depois do brilharete contra o Hammarby (4-0), que ditou a passagem dos minhotos à fase de grupos da Taça UEFA. Contactado por O JOGO, monsenhor Eduardo Melo mostrou-se optimista. "Vamos conversar em breve. António Salvador é um grande bracarense, responsável e é muito dedicado ao clube. Esperamos que ele atenda ao nosso pedido", testemunhou.

É muito mais do que Salvador


Polémico quanto baste, António Salvador figura entre os predestinados no mundo da construção civil. Com apenas 36 anos, o actual presidente do Braga é dono de um verdadeiro império (Britalar) e a sua experiência no mundo empresarial tem valido ouro na qualidade de dirigente desportivo, onde se estreou ainda jovem, ao serviço do Bairro da Misericórdia (AF Braga). Foi num contexto de presidência bicéfala que Salvador chegou ao clube arsenalista, embora já com a missão de gerir o mais complicado de tudo: a SAD. A sua primeira medida foi contratar Jesualdo Ferreira e acertou em cheio, pois em pouco tempo o Braga posicionou-se entre as quatro melhores equipas nacionais. Tendo a Gestifute, de Jorge Mendes, como principal aliado, transformou ainda o Braga numa poderosa máquina de fazer negócios (transferências de jogadores) e há um ano, no fim de um Braga-Parma, disse que era "uma vergonha" uma assistência de seis mil espectadores. Chamaram-lhe megalómano. Sem nenhuma razão.

César Peixoto a todo o gás


Ausente no treino de quarta-feira, por ter acusado fadiga muscular, César Peixoto reapareceu na sessão matinal de ontem, trabalhando a cem por cento e encurtando novamente para sete o grupo de jogadores que se encontram sob a alçada do departamento médico. Expulso na última jornada, por acumulação de amarelos, o lateral-esquerdo não poderá alinhar no regresso do campeonato, frente à Naval, e Carlos Fernandes será o seu potencial substituto.

Lenny voltou ao relvado


Afastado da competição há quase um mês, em virtude de ter sofrido uma entorse traumática num pé, o extremo Lenny caminha lentamente para a recuperação possível, podendo mesmo ser uma das surpresas da equipa para o jogo com a Naval. O brasileiro tem reagido bem aos tratamentos e desde anteontem que já trabalha na relva, embora com cuidados, acompanhado do peruano Jair Baylón, que continua por inscrever na Liga e na UEFA.

João Pereira revê Gil Vicente


Prosseguem as afinações na máquina arsenalista. O Braga já leva duas vitórias consecutivas, mas Jorge Costa quer mais e melhor e, por isso, agendou para esta manhã um particular com o Gil Vicente, que, curiosamente, venceu os bracarenses por 1-0 ainda durante a pré-época. Quem estava ainda do outro lado era o lateral-direito João Pereira, contratado pouco depois para preencher o vazio provocado pela transferência de Luís Filipe para o Benfica. Quem diria...

Prazo alargado?


É uma hipótese puramente académica, mas merece ser levada em conta pelo menos até segunda-feira, véspera da tal Assembleia Geral Eleitoral em que António Salvador deverá ser reconduzido na presidência do Braga. Se tal não acontecer, por insistência do dirigente em abandonar o clube, o Conselho Geral e a Mesa da Assembleia Geral do clube terão de procurar alternativas e outras datas e, de acordo com os estatutos, é possível que o referido acto eleitoral aconteça em Novembro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um pequeno faraó na terra do petróleo



Costuma dizer-se que filho de peixe sabe nadar e Hussain Yasser é, disso, uma prova inequívoca, embora o futebol, melhor, a montra em que nasceu para o futebol tenha acontecido por arrastamento de um pai que trocou a libra egípcia pelos petrodólares que, de Doha, lhe acenavam. Jogador internacional do Egipto e uma das figuras do Zamalek, Yasser Mahmmadi, saiu do Cairo onde nascera o pequeno Hussain e levou a família rumo a Doha. O filho, com apenas dez anos, estava longe de imaginar que o futebol seria o seu futuro e, mais ainda, que se viria a tornar uma das estrelas do futebol catari. Pouco tempo depois, pela mão do pai, agora treinador no Catar, aprendeu o ABC do futebol e as suas qualidades vieram ao de cima chamando a atenção para as selecções jovens pela sua capacidade de drible, rapidez e visão de jogo. Com 18 anos viajou para a Europa onde descobriu o prazer de jogar futebol ao mais alto nível, ainda que único "troféu" conseguido tenha sido o de casar - conheceu a esposa quando jogava no Antuérpia, na Bélgica. Também no futebol europeu sofreu os efeitos do que é ser muçulmano em tempo de Ramadão, já que os horários dos jogos - ao contrário do que vivera antes e depois no Catar, onde os jogos são às 22h30 e com os jogadores alimentados desde que o sol se põe - e dos treinos coincidiam com o que deveria ser o seu período de repouso. Nessas aventuras aprendeu o inglês e o flamengo que juntou ao árabe e que, com a chegada a Portugal, se prepara para aumentar com a aprendizagem, por contacto com os companheiros, da língua de Camões . O seu aspecto franzino diz muito pouco - engana mesmo - da sua atitude em campo, revelando-se um lutador nato e, apesar do seu 1,65 m, possui um bom jogo de cabeça, o que prova não ser apenas um jogador... cerebral. Diz quem o conhece que o verdadeiro Hussain ainda não foi visto em Portugal, uma situação agravada pela maior qualidade do futebol, do seu ritmo e das marcações impiedosas. Mesmo assim, não são motivos de ordem financeira que o atraem no futebol do Velho Continente, antes o prazer de poder jogar ao mais alto nível e o privilégio de disputar uma das provas mais prestigiadas do calendário do da UEFA. Sem o pedir, a decisão de se reencontrar com João Tomás está a ter uma enorme repercussão no seu país de adopção, ao ponto de duas estações de televisão já terem vindo a Portugal fazer reportagens sobre ele. Essa nova fama não o faz perder a naturalidade e o sorriso está-lhe sempre na face, continuando a adorar os passeios a pé.

O Ramadão já acabou e, no fim de semana, é tempo de descoberta com o Porto e Lisboa, onde ficou a saber existir uma das maiores mesquitas da Europa, a serem os destinos escolhidos do pequeno faraó.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pediu para passar a ser Hussaine


Nascido em 19 de Janeiro de 1984, no Egipto, Hussain Yasser é muçulmano no credo e, como todos os árabes, muito zeloso do que é seu e dos mandamentos de Alá, o profeta. Contudo, nada que uma quantas viagens pelo mundo não limem e que o levassem a querer inovar na forma como passou a ver-se inscrito o seu nome nas camisolas dos clubes onde jogou na Europa. A chegada ao Braga fez nascer a dúvida. Afinal é Hussain ou Hussaine, como passou a estar escrito sobre o 8 da camisola vermelha e branca? A razão é pessoal e intransmissível. "Porque sim!", responde o jogador quando questionado a esclarecer. "Gosto do 'e' a terminar o nome Hussain, fica bonito", acrescenta por entre sorrisos. Resta dizer que para o sítio da UEFA é Hussain e no da Liga, Yaser, também aqui, mal escrito.


in O Jogo

JotaCC

Roland Linz: «Fase muito boa»
AVANÇADO GARANTE QUE O MAU MOMENTO ARSENALISTA PASSOU E APONTA BATERIAS AO BOLTON
   
      
      
Com o sol a brilhar novamente em Braga, após um par de vitórias que garantiram a entrada na fase de grupos da Taça UEFA e o relançamento no campeonato, o ponta-de-lança Roland Linz tem reforçados motivos para voltar a sorrir. O autor do golo que ditou a vitória da última segunda-feira sobre o Nacional não duvida que o mau tempo já passou. Ultrapassado o apertado calendário de Setembro, a produção só poderá melhorar.

"Estamos a atravessar uma fase muito boa e queremos dar continuidade a esta subida de forma. Temos tempo suficiente para preparar da melhor forma o próximo jogo (dia 25, com o Bolton, para a UEFA), que será muito importante para o clube e para todo o grupo de trabalho", destaca o avançado austríaco, perfeitamente adaptado ao novo emblema: "Sinto-me muito bem em Braga. Estou numa equipa muito amiga, que possui um staff excelente e oferece tudo o que os atletas precisam para render ao mais alto nível."

Ainda a digerir o resultado do sorteio de Nyon, Linz não deixa de apresentar uma visão optimista quanto ao futuro dos arsenalistas na prova: "Ficámos colocados num grupo forte, com quatro boas equipas. Mas é muito bom para nós estarmos envolvidos nesta luta e vamos dar tudo para ter sucesso."

Uma luta que Linz adivinha "árdua mas motivadora, porque todos os jogadores gostam de lutar pelo Sp. Braga e esperam passar à fase seguinte". Tanto mais que "jogar na UEFA é sempre especial, pela experiência que se ganha e por ser uma janela de oportunidades".


in Record

JotaCC

Dulce Félix assina pelo Sp. Braga

A atleta Dulce Félix, que nos últimos anos esteve ao serviço do FC Vizela, é reforço garantido para a equipa de atletismo do Sporting de Braga.

in Diario do Minho

JotaCC

 Sporting de Braga
À espera do presidente


António Salvador ainda não deu o "sim" às solicitações para uma recandidatura e, por isso, a reunião magna agendada para sexta-feira foi adiada.

João Marques, presidente da Assembleia-Geral, diz a Bola Branca, que "falta pouco para convencer Salvador e expõe as razões do adiamento".

João Marques acrescenta que "tem a forte convicção de que Salvador vai ficar". Exigências patenteadas nos diversos argumentos para persuadir o actual presidente a permanecer no clube e consubstanciadas na plataforma "Não larguem o Salvador".

O dirigente arsenalista comenta ainda a colocação do Braga no grupo F da UEFA com a confiança de que "o clube vai
ultrapassar as dificuldades".

in RR

João-Braga

"Gostamos de lutar pelo Sp. Braga"
Linz classificou o grupo em que o Sp. Braga está inserido na Taça UEFA "difícil, mas muito bom" face à qualidade dos adversários. O avançado austríaco está confiante na passagem à fase seguinte.

Com o pensamento já no jogo de arranque da fa-se de grupos da Taça UEFA, Roland Linz acredita que o Sporting de Braga tem potencial para dar cartas na competição e passar aos dezasseis-avos-de-final.
O avançado austríaco - um dos reforços de peso da equipa esta época - ficou satisfeito com o sorteio que colocou o Sp. Braga no Grupo F (a par do Bayern Munique, Estrela Vermelha, Bolton e Aris Salónica), sobretudo pela qualidade dos adversários, factor que elevará o nome do clube.
"É um grupo muito bom, de agradáveis equipas. Vai ser bom para os jogadores e muito bom para o clube", frisou, acrescentando que "todos os jogos da UEFA são especiais e permitem ganhar novas experiências", uma vez que "podemos jogar contra bons jogadores e grandes equipas".
Linz sublinha que "vai ser uma grande luta, porque é um grupo difícil", no entanto, o jogador é claro: "gostamos de lutar pelo Sp. Braga e esperamos passar à fase seguinte". Confiança que o internacional diz estar redobrada, tanto em termos do campeonato nacional, como na caminhada europeia, até porque, "o Sp. Braga está num bom momento".

Vencer os dois primeiros jogos da fase de grupos "é possível"

Apesar de o Sp. Braga ter pelo caminho na fase de grupos da Taça UEFA o colosso alemão do Bayern Munique, Linz diz que a equipa não está intimidada e acredita mesmo ser possível concretizar o desejo do técnico Jorge Costa de vencer os dois primeiros jogos e ter, praticamente, garantida a passagem à fase seguinte no final da 2ª. jornada. "Claro que é possível ganhar. É difícil, mas no futebol tudo é possível, em 90 minutos tudo pode acontecer".
O avançado - que já defrontou o Bayern Munique num jogo amigável enquanto jogador do Áustria de Viena, "e parece que perdemos o jogo" - espera um grande desafio no Estádio AXA, no dia 29 de Novembro: "vai ser um grande jogo, mas todos os jogos da UEFA são especiais para todos os jogadores".
No que diz respeito à adaptação a Braga e ao clube, o ex-jogador do Boavista confessa estar já a cem por cento: "agora sinto-me muito bem aqui, a equipa é muito boa e o staff também. Espero poder dar bons resultados", rematou.

in CM

João-Braga

Grupo difícil na UEFA não assusta Linz

O sorteio da fase de grupos da Taça UEFA, realizado esta semana, não foi meigo para o Braga, que terá adversários complicados pela frente (Bayern de Munique, Bolton, Estrela Vermelha e Aris de Salónica) na tentativa de chegar à eliminatória seguinte, mas Roland Linz acredita que a equipa minhota será capaz de garantir um dos três primeiros lugares do Grupo F, que são sinónimo de qualificação.

"Estamos num grupo muito bom, com equipas de grande nível, e isso é bom para o clube e para nós jogadores, que ganhamos mais experiência. Vai ser uma grande luta, mas claro que acredito no apuramento. No futebol, tudo é possível", afirmou o avançado austríaco, autor do golo que valeu a vitória aos bracarenses no jogo da passada segunda-feira com o Nacional (1-0).

Linz está convencido de que a série de maus resultados que o Braga atravessou antes do triunfo europeu da semana passada sobre o Hammarby já está ultrapassada. "Agora estamos num bom momento e a crise já lá vai. A nível pessoal, também estou numa boa fase e quero continuar a marcar golos", referiu o dianteiro, que na época passada representou o Boavista. Sobre a turbulência por que passa o clube axadrezado, provocada pelos maus resultados e consequente demissão do presidente João Loureiro, Roland Linz preferiu não fazer grandes comentários. "É uma situação um pouco estranha, mas não é nada que eu não estivesse à espera...", disse.

Na primeira de duas semanas sem competição, devido à paragem do campeonato, o plantel do Braga realizou ontem mais um treino, estando marcado para hoje de manhã (10 horas) um jogo -treino com o Gil Vicente, no Estádio AXA. Jorge Costa não irá utilizar os jogadores que estão com problemas físicos, como Andrés Madrid e Jorginho, não podendo também contar com Rodriguez, que está ao serviço da selecção do Peru.

in JN