News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 28/09

Started by fjmp_scb, 28 de September de 2007, 09:02

Previous topic - Next topic

fjmp_scb

Ganhar no Berço ritmo para a Europa

Há poucas razões, por estes dias, para sorrir no Braga. Do balneário à SAD, todos sentem a necessidade de serrar fileiras e inverter um ciclo que se tem revelado desastroso. Sobretudo a derrota na Taça da Liga, em Setúbal, porque significou o encurtar de opções para atingir um dos objectivos assumidos para a temporada: a conquista de uma competição oficial. Percebendo-se que vencer o campeonato é missão quase impossível, resta a Taça de Portugal, embora se entendesse que o verdadeiro piscar de olhos era para a da Liga. Entende-se, por isso, que esta tenha sido a mais dolorosa das derrotas desta época.

Ainda assim, os objectivos da temporada continuam alcançáveis (o principal é chegar ao final do ano com a garantia de qualificação para uma prova europeia) e António Salvador, o presidente que gosta de abanar com a situação (e com as consciências) quando sente que as coisas não estão bem, garante estar ao lado de Jorge Costa, mais ainda quando se aproxima o embate com o vizinho e eterno rival Guimarães, seguindo-se, dias depois, o jogo-chave para entrar na fase de grupos da Taça UEFA, com o Hammarby.

É, contudo, fundamental inverter a tendência de derrota, sob pena da situação se tornar, então, sim, verdadeiramente incontrolável. E, aí, queira ao não queira, António Salvador terá mesmo que tomar medidas, que até podem atingir fortemente o balneário.

O Jogo
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

fjmp_scb

Muitas ausências e uma novidade

Um treino que estava para ser aberto passou para privado e, finalmente, acabou por ser público - ainda que apenas os jornalistas tenham comparecido - mostrou uma novidade... a prazo, já que João Tomás iniciou o dia de trabalho integrado no plantel, trabalhando na primeira meia hora com os não utilizados na noite anterior. Assim que o treino avançou para a uma peladinha, o jogador foi afastado e fez exercícios de mobilidade.

No capítulo das ausências, além de Castanheira, que saiu tocado do Bonfim, o guardião Ricardo apenas correu, depois de ter sofrido uma contractura no fim de semana, pelo juniores, enquanto Lenny se ficou pelo departamento médico e Paulo Santos e Bruno Tiago trabalharam à parte, tal como o defesa Rodriguez.
 

Baylón forçado a abandonar treino

O treino decorreu sob grande tranquilidade. O plantel foi partido ao meio por força do esforço protagonizado na véspera pelos jogadores utilizados em Setúbal e que se exercitaram durante pouco mais de 20 minutos. Só assim foi possível perceber a "aposta particular" de Bruno Tiago, na baliza, a tentar defender os remates de Paulo Santos - o primeiro não pode rematar e o segundo está proibido de defender - e a forma aplicada como Kieszec trabalhou sem cessar durante uma hora. Mas foi um lance fortuito a capitalizar as atenções na peladinha: Baylón chocou com um companheiro e surgiu no solo agarrado ao joelho direito, encerrando logo aí o seu dia de trabalho, passando o resto do tempo com a articulação envolvida em gelo.
 

Lenny submetido a exame

Última vítima da onda de lesões que continua a assolar o plantel arsenalista, o brasileiro Lenny foi ontem submetido a um exame de controlo ao pé esquerdo no sentido de avaliar a extensão da lesão - uma entorse - sofrida no treino de terça-feira e que o afastou da viagem a Setúbal.

Depois de, na quarta-feira, ter tido o pé bastante inchado, ontem já se apresentava menos dorido e com outro aspecto. Ainda assim, existem dúvidas sobre se o extremo brasileiro vai conseguir recuperar a tempo do jogo com o Hammarby, afastada que está a possibilidade de jogar em Guimarães, no domingo à noite.

Trata-se de uma baixa importante para a equipa arsenalista depois de na última jornada, frente ao Benfica, ter provado o seu bom momento de forma. E foi o grande ausente no Bonfim.

O Jogo
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

fjmp_scb

Manter Dani ou apostar no risco

É costume dizer-se que para grandes males, grandes remédios! E se parte do problema de produtividade que envolve a actual falta de vitórias dos minhotos deriva da falta de capacidade concretizadora - nos quatro jogos que leva sem vencer marcou apenas dois golos -, na baliza também não reina a tranquilidade, um cenário ainda assim previsto a partir do momento em que Paulo Santos se lesionou em Billerbeck. De dispensado, o espanhol Dani Mallo - que passou a última temporada tapado pelo guarda-redes português - tornou-se numa escolha natural para a baliza minhota, beneficiando ainda do facto de o polaco Pawel Kieszec atravessar em Agosto o período de recuperação da intervenção cirúrgica a um pulso a que foi submetido.

Sem jogar com regularidade desde a temporada 2003/04, quando representou o Elche, cedido pelo Desportivo da Corunha, Dani Mallo está a pagar a factura de, desde então, ter participado apenas em... dois jogos oficiais, um pelo "Depor", em 2004/05, e outro na época passada frente ao Setúbal. Um registo que em nada contribui para o êxito de um guarda-redes que, pese embora as qualidade que demonstra, não tem como fugir da factura de muitos jogos de fora da competição.

Dez golos sofridos em sete jogos - sendo guarda-redes do Braga - abrem a porta à insatisfação, ainda por cima numa fase em que Kieszec já trabalha em pleno, tendo estando no banco nos dois últimos jogos. Imbatível no Restelo e frente ao Benfica, Dani não agradou a ninguém em Estocolmo, embora tenha passado incólume nos golos sofridos na quarta-feira - foram os outros defesas a dar as baldas que os sadinos aproveitaram -, mas o coro de insatisfação já se faz sentir ao mesmo tempo que se questiona a não chamada do jovem polaco.

O Guimarães é o adversário que se segue numa jornada que se prevê quente e muito disputada e o silêncio, como é apanágio na equipa técnica do Braga, é de ouro quanto às escolhas para o jogo que se segue...

Manter Dani na baliza ou apostar no risco de fazer estrear Kieszec é uma dúvida pertinente mas não, de todo, descartável para o jogo com o Guimarães, numa passagem de testemunho aparentemente difícil de acontecer, depois de ter sido impensável na pré-temporada. Um caso a acompanhar nos próximos dias. E Paulo Santos continua indisponível.

O Jogo
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

fjmp_scb

Já há bilhetes para a UEFA

Os interessados em assistir a mais uma noite europeia frente aos suecos do Hammarby, partida agendada para a próxima quinta-feira, pelas 21 horas, já poderão adquirir os respectivos ingressos, cujos preços variam entre os 5 e os 25 euros.

O valor mais baixo destina-se aos sócios com lugares anuais, enquanto os restantes terão de desembolsar 10 euros. Os cativos pagam 25 e o público 15 euros. Esta é uma partida decisiva para as aspirações dos arsenalistas, que após a derrota, na Suécia, por 2-1, terão, agora, de lutar pelo triunfo na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.
 

Interesse diminuto
Os últimos resultados da equipa para isso têm contribuído e a tradição de se deslocarem poucos adeptos para assistir, no próximo domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, ao confronto entre minhotos vai continuar a cumprir-se. Ou seja, apesar do preço convidativo dos ingressos - dez euros - a procura ainda não se fez sentir o que acentua a ideia de que, tirando as duas claques mais representativas do clube, poucos mais adeptos arsenalistas presenciarão o reeditar de um duelo interrompido na época passada por força da despromoção dos vimaranenses à Liga de Honra, na temporada anterior.
 

Coisas entre vizinhos

O Braga irá reviver em Guimarães a luta acesa de outras épocas, tentando ultrapassar a vantagem do Vitória nos jogos em casa-venceu 32 das 49 partidas -, e para a história ficam alguns episódios caricatos nos dois mais recentes confrontos. A 4 de Fevereiro de 2005, um "frango" de Paulo Santos, ao remate de Cléber, fez com que os bracarenses perdessem o jogo e a liderança do campeoanto mais importante, conquistada na ronda anterior, com a vitória no Dragão. Sete meses depois, o triunfo do Braga, na Cidade-Berço, foi obtido perto do final, mas Delibasic, autor do primeiro golo, lesionou-se e ficou meio ano a recuperar.
 

Autarquia pressionada

A habitual reunião do executivo camarário, realizada todas as quintas-feiras, voltou à trazer à baila o assunto relativo à construção da Academia de Futebol do Braga, destinada às camadas jovens, mas que ainda não saiu do papel. Ricardo Rio, o principal rosto da oposição PSD ao presidente Mesquita Machado, mostrou, uma vez mais, a sua indignação face à relutância da autarquia em dar luz verde ao projecto. "A Câmara Municipal devia ajudar através da cedência de terrenos", frisou. Refira-se que, para além desta infra-estrutura, os responsáveis bracarenses também anseiam pela construção de um Centro de Alto Rendimento.

O Jogo
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

fjmp_scb

Serviço de urgência
CENÁRIO NEGRO NAS LESÕES   

Castanheira na enfermaria e Jair Baylón por terra! A juntar a tantos casos em reavaliações quase diárias, o dia de ontem anunciou mais dois problemas. Castanheira pode ser o mais problemático. O médio saiu lesionado do jogo com o V. Setúbal e esta manhã será observado com cuidados devido a uma entorse. Ontem, era cedo para o diagnóstico, mas hoje saber-se-á se defronta o V. Guimarães.

Baylón continua numa onda de azar. Além de aguardar por um certificado provisório – a emitir por ordem da FIFA – para poder ser utilizado, sofreu ontem uma entrada dura e por momentos alarmou o grupo devido à forma como se contorceu de dores. Em princípio, trata-se de uma lesão traumática. Hoje, o caso será esclarecido.

Record
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

Pedro-SCB

Derrota em Setúbaldeixou sinais de crise


O Braga continua sem vencer no ciclo de jogos iniciado há duas semanas, e as coisas estão a complicar-se para Jorge Costa. A derrota de anteontem em Setúbal, que ditou a eliminação dos bracarenses da Taça da Liga, não agradou aos responsáveis minhotos, e no final da partida o presidente António Salvador não escondeu a insatisfação, apesar de não ter utilizado um tom duro para criticar os jogadores, ou a equipa técnica, na habitual visita ao balneário.

O líder da SAD arsenalista falou com o treinador no final do encontro do Bonfim, deixando claro que os resultados neste início de época estão longe do esperado, mas não se esperam medidas drásticas, qualquer que seja o resultado do jogo de depois de amanhã em Guimarães (20.15 horas, SportTV1). O certo é que a equipa minhota não ganhou nenhum dos quatro jogos realizados nas duas últimas semanas (duas derrotas em Setúbal, na campeonato e na Taça da Liga, desaire na primeira mão da eliminatória da Taça UEFA com o Hammarby, na Suécia, e empate com o Benfica na quinta jornada da Liga), prevendo-se mais dificuldades na deslocação a Guimarães, uma partida muito importante para a equipa e para os adeptos, tendo em conta a rivalidade existente entre os dois clubes minhotos. Antes do treino de ontem, que foi de recuperação para os jogadores titulares no Bonfim, Jorge Costa falou com o plantel durante 45 minutos, numa longa conversa em que se procuraram respostas para os últimos desaires. O técnico tem dado oportunidades a quase todos os atletas, rodando a equipa e gerindo o desgaste provocado pelos jogos sucessivos num espaço de tempo curto, prevendo-se que possam voltar a acontecer mudanças no onze em Guimarães, como os regressos ao onze de César Peixoto e Andrés Madrid.

As lesões de unidades nucleares em todos os sectores do onze, como Paulo Santos, Rodriguez ou João Tomás, também estão a atrapalhar a equipa minhota, que esta semana perdeu Lenny e Baylón devido a problemas físicos. O plantel bracarense volta a treinar hoje (10 horas), à porta fechada.


in jn

Pedro-SCB

Equipas portuguesas já conhecem árbitros para a segunda mão.O escocês Ian Brines é o arbitro do Sporting de Braga /Hammarby no próximo dia 4 de Outubro     


A Uefa já divulgou os árbitros para os jogos da segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, na qual as quatro equipas portuguesas em prova procuraram recuperar das derrotas sofridas nos confrontos inaugurais.

O Sporting de Braga joga em casa com o Hammarby, sob a arbitragem do escocês Ian Brines, na expectativa de recuperar da derrota por 2-1 sofrida na Suécia, enquanto o cipriota Costas Kapitanis dirige a recepção da União de Leiria ao Bayer de Leverkusen, que ganhou na Alemanha por 3-1.


Sob a arbitragem do polaco Jacek Granat, o Belenenses terá na próxima quinta-feira que virar em Lisboa o desaire (1-0) imposto pelos alemães do Bayern de Munique, tal como o Paços de Ferreira, na Holanda, depois de ter perdido pela mesma margem na recepção ao AZ Alkmaar, em jogo dirigido pelo romeno Dan Tudor.


in antenaminho

Pedro-SCB

O derby como salvação


Foi-se um dos objectivos da época para o Sporting de Braga (Taça da Liga). O derby de domingo, frente ao Guimarães, surge como uma tábua de salvação para relançar a moral no seio do grupo que está às ordens de Jorge Costa. 
   
A continuidade de Jorge Costa no comando-técnico do Sporting de Braga não está em causa, apesar da eliminação da Taça da Liga e desoladora derrota com o Hammarby na primeira-mão da 1.ª eliminatória da Taça UEFA. O apuramento para a fase de grupos continua em pé, mas a meta prioritária dos arsenalistas passa por dar a volta aos últimos resultados com um triunfo no "derby" com o Vitória de Guimarães.
Daí que o jogo de domingo surge como a "salvação" de um mês de Setembro terrível para os bracarenses, acrescido do enorme desgaste que a equipa bracarense tem sido sujeita, com a realização de dois jogos por semana, agravado pela viagem à Suécia para o jogo da Taça UEFA e mais duas deslocações a Setúbal.
Dentro dos possíveis, Jorge Costa tem feito uma gestão cuidada do plantel, mas continua ainda sem contar com alguns jogadores, como os casos de João Tomás, Rodiguez, Paulo Santos e Bruno Tiago. A estes juntam-se Lenny e Jair Baylón, este último lesionou-se no treino de ontem. E o leque de opções está mais reduzido.

Jair Baylón lesiona-se com gravidade

O avançado Jair Baylón — que ainda não se estreou esta época em jogos oficiais — lesionou-se ontem, aparentemente, com alguma gravidade, durante a disputa de um lance no treino matinal. O jogador do Sp. de Braga embateu com o joelho direito no chão, contorcendo-se de dores. Baylón foi imediatamente assistido pela equipa médica e acabou por não voltar ao treino. Durante o dia de hoje, o avançado peruano será reavaliado, mas deverá ser uma opção a menos para o duelo com o Vitória de Guimarães.


in correiodominho