News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Uma frase diz tudo...

Started by D_PAC, 13 de May de 2007, 02:23

Previous topic - Next topic

Manuel Pereira

Os clube são regionais (representantes de uma região) e serão cada vez mais entendidos pelos adeptos como tal.
O S C Braga representa a cidade de Braga, mas representa também toda esta região.
O que será a tendência em meu entender é que um habitante de Barcelos goste do Gil Vicente mas prefira que o S C Braga ganhe o campeonato em vez dos clubes de Lisboa ou até do Porto. Está é que será a diferença no futuro.
Não me parece que no futuro o Braga tenha  grande número de adeptos em outros lugares que não esta vasta região do Norte, para além de naturais desta região, ou seus descendentes, que vivam nessas outras regiões... Ou até outros países, oo continentes.
Mas a questão actual central (em meu entender) é distinguir definitivamente entre bracarenses e adeptos do S C BRaga.
Definitivamente bracarense - significa natural da Cidade de Braga ou habitante da Cidade de Braga.
A imprensa há muito que criou o termo arsenalistas para designar os adeptos do S C Braga.
Só que muito poucos adeptos do S C Braga se identificam com o termo arsenalista (eu pessoalmente não conheço nem um).
Parece que o termo braguista, que começa definitivamente a entrar em uso e sobre o qual começa a vislumbrar-se algum consenso é aquele que melhor se enquadra.
Também parece que as resistências à sua adopção começam a diminuir significativamente.
Além de que a imprensa o começa a utilizar cada vez mais em alternância com "arsenalistas".
...
Pessoalmente acho que a aposta está ganha.
... Somos braguistas!
Esta é a página dos braguistas.
Uns bracarenses... e outros não bracarenses.

Saudações braguistas.

Manuel Pereira

#21
Quote from: Ferreira-Braga on 15 de May de 2007, 10:54
Quote from: Manuel Pereira on 15 de May de 2007, 09:23
... É uma frase.
... É uma acha para a confusão.
Quem nascer em Braga é e será sempre bracarense mesmo que não seja adepto do SC Braga.
Quem não nascer em Braga nunca poderá ser bracarense mesmo que seja adepto do SC Braga.

Saudações braguistas

Para evitar confusões e ser mais objectiva, eu proporia substituir BRACARENSE por BRAGUISTA.

NB: Não deixa de ter a sua piada - eu que não gostava do adjectivo BRAGUISTA, qundo ele surgiu, já o interiorizei  e aceito-o como bom, melhor que Bracarense, por se rerefir exclusivamente ao clube e não criar ambiguidades.


Na verdade "também me soava de uma forma muito estranha" o termo braguista, mesmo quando o comecei a adoptar... e a defender.

Saudações braguistas