News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/04

Started by Kintaro, 22 de April de 2007, 10:54

Previous topic - Next topic

Kintaro

Dani Mallo prepara a estreia na Liga
Face à indisponibilidade de Paulo Santos, o guarda-redes galego vai ter amanhã, frente ao Setúbal, a oportunidade que tanto ambicionava para se estrear no campeonato.

Com Paulo Santos KO, obrigado a ver um jogo na bancada por ter acumulado uma série de cinco amarelos, a baliza do Sporting de Braga vai ser guardada, amanhã, frente ao Setúbal, pelo guarda-redes espanhol Dani Mallo. Uma estreia absoluta em jogos da I Liga portuguesa para o ex-guarda-redes do Corunha, com a camisola arsenalista.

Eterno suplente de Paulo Santos, Dani vai ter, finalmente, a oportunidade porque tanto suspirava para se estrear no campeonato português, depois de o já ter feito na Taça de Portugal, frente ao Portimonense na segunda eliminatória, partida que o Sp. Braga venceu em casa por 5-2.
Será a segundo jogo oficial de Dani Mallo com a camisola do Sp. Braga, curiosamente ambos em casa e  mais uma boa ocasião para se mostrar aos adeptos bra-carenses.

Resolvido o problema na baliza — espera-se que não haja azares, porque o Sp. Braga não tem mais nenhum guarda-redes disponí-vel, face à 'nega' da Liga em utilizar o júnior Alex — Jorge Costa enfrenta outros problemas para resolver, desde a defesa ao ataque. Com Nem lesionado, deve avançar o central peruano Rodriguez para o eixo da defesa, ao lado do capitão Paulo Jorge. No ataque, face à ausência de Wender, Cesinha ou Davide são as opções naturais. E porque, o Sp. Braga teve apenas dois dias de descanso, é crível que Jorge Costa faça mais alterações, a exemplo do realizado na Luz.
Jorge Costa orienta esta tarde (16h00), à porta fechada, o último apronto para o jogo com o Setúbal.

in CM





Ala direita limitada
PEDRO COSTA E LUÍS FILIPE DE FORA


O pior cenário concretizou-se: as suspeitas de rotura muscular de Pedro Costa e Luís Filipe foram confirmadas com a realização de uma ecografia. Assim sendo, Jorge Costa vê as opções para a ala direita da defesa ficarem drasticamente limitadas para as próximas jornadas do campeonato.

Recorde-se que os dois jogadores acusaram queixas na coxa esquerda no decorrer do encontro com o Benfica, jogo onde Luís Filipe começou no banco e saiu pouco depois de entrar a render o lesionado Pedro Costa.

À semelhança do que já sucedeu em Belém, na meia-final da Taça de Portugal, Frechaut é a opção mais credível para ocupar aquela posição na recepção ao V. Setúbal, amanhã.

Mas nem tudo são más notícias. Substituído ao intervalo do encontro da passada quarta-feira com o Belenenses, devido a um traumatismo no joelho, o central Nem deve reintegrar, esta tarde, o treino realizado à porta fechada.

O brasileiro que ontem parou por precaução, irá assim recuperar a tempo de fazer parte da convocatória que será dada a conhecer ao final da tarde.

in Record





A primeira vez de Dani

A partida com o Setúbal vai assinalar a última estreia a titular da época no plantel minhoto, com a utilização do guarda-redes espanhol Dani Mallo na baliza arsenalista, preenchendo a vaga criada pela exclusão por um jogo de Paulo Santos. À 26ª jornada, o guarda-redes nascido na Corunha tem, finalmente, a oportunidade que busca desde que na última pré-época trocou o Desportivo da Corunha pelo Braga. Nessa altura, para justificar a opção de sair para o clube português, disse que "era para se sentir futebolista". O passado dava-lhe razão, pois a última vez que foi utilizado aconteceu na última jornada da temporada 2004/05, no Riazor, diante do Numância, num jogo que foi considerado um prémio para o que trabalhou nessa época. Sofreu um golo de penálti.

Prata da casa, Dani Mallo fez-se jogador no "Depor", e atingiu a maioridade no momento em que o clube galego dava cartas na Europa do futebol, sendo sucessivamente "tapado" por guarda-redes emblemáticos como o internacional camaronês Songo'o, Kouba, mais tarde Molina e até o português Nuno Espírito Santo, actualmente na baliza do Aves. Foram cinco anos a ver jogar – com a excepção a acontecer na Taça do Rei, onde foi quase sempre utilizado por Javier Irureta – até que em 2003/04, a opção de cedê-lo ao Elche – então na II Divisão – abriu-lhe as portas da titularidade e completou 38 jogos, sofrendo 55 golos. Desde que chegou a Braga, só alinhou para a Taça, diante do Portimonense e Pontassolense.



O grande amigo de Casillas

Dani Mallo nasceu para o futebol nas camadas jovens do Desportivo da Corunha, onde cedo deu mostras de ser um valor a ter em conta num clube que queria estar entre os grandes da liga espanhola. As suas qualidades técnicas e físicas despertaram a atenção dos responsáveis técnicos pelas camadas jovens da federação espanhola e a oportunidade surgiu, acabando como titular da selecção Sub-18 do país vizinho. Mais, como seu suplente tinha... Iker Casillas, com quem ainda hoje mantém uma forte amizade. Considerado na Corunha como um "bom guarda-redes, mas sem sorte", uma fase final de um Europeu de Sub-18 provou este estigma, ao lesionar-se e entregando a titularidade ao guardião do Real Madrid. Este é mais um detalhe de um percurso como futebolista feito de muitas ilusões e uma grande desilusão, quando se viu obrigado a sair do seu "Depor" para poder continuar a sua carreira de futebolista. Quem o conhece diz que deveria tê-lo feito... quatro anos antes e que hoje seria um guarda-redes de topo no futebol espanhol. Amanhã terá mais uma hipótese para se afirmar.

Sem direito a... falhar

A chegada de Dani Mallo à titularidade do Braga sucede num momento muito particular na vida da equipa, já que por força dos regulamentos da FPF, o clube minhoto apenas poderá contar com o guarda-redes espanhol para o embate com o Setúbal. Assim, além das qualidades técnicas que terá de colocar ao serviço da equipa – que tem de somar os três pontos em disputa –, Dani terá também que velar pela sua condição física aos longo dos 90 minutos, pois no banco não haverá alternativa de qualidade, mas apenas sete suplentes de campo.

Um passo em frente

Quando trocou a Galiza pelo Minho, Dani Mallo considerou estar a dar um passo em frente na sua carreira. O recurso à estatística prova-o até no domínio das motivações ou, neste caso, na falta delas. É que o último jogo na liga espanhola de Dani Mallo aconteceu vai fazer dois anos, demasiado tempo para quem tem tanta ilusão de ser grande. O Braga surgiu então como hipótese para seguir carreira e a ligação assinada até 2009 diz bem das expectativas do jogador de triunfar no futebol português.



Lesões pouco graves

Está afastado o estigma de lesões graves que assaltou a equipa médica do Braga assim que Pedro Costa e Luís Filipe abandonaram o relvado da Luz, com queixas musculares. Depois de na sexta-feira toda a comitiva ter ficado a descansar, a manhã de ontem serviu para reavaliar as lesões com os dois laterais a serem submetidos a ecografias de controlo. Pedro Costa acaba por ser o caso a requerer cuidados mais prolongados, dado ter sofrido uma microrrotura, enquanto Luís Filipe está a contas com um pequeno estiramento. Afastados ambos do jogo com o Setúbal, Luís Filipe poderá vir a constituir-se como opção para o jogo em Coimbra. Quanto a Nem, que, muito perto do intervalo do jogo no Restelo, sentiu uma picada na perna direita no momento em que fez a extensão da perna, esteve também ontem em descanso sendo reavaliado antes do treino vespertino de hoje. As dúvidas quanto à sua utilização na partida com o conjunto sadino continuam acesas, ainda que Rodriguez possa vir a tornar-se opção no jogo de amanhã à noite ao lado de Paulo Jorge. O técnico Jorge Costa, cumprido o treino da tarde, fará a antevisão de um jogo em que o Braga está proibido de perder pontos.

in OJOGO