News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/03

Started by Pé Ligeiro, 27 de March de 2007, 08:58

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

O bom rebelde de Caxias
Brincar é o segundo desporto favorito do avançado brasileiro, que desde pequenino viu na bola um meio de afirmação na vida e uma forma de fugir aos problemas sociais


Quem diariamente lida com Maciel e percebe a sua forma de ser não adivinha que aquele avançado veloz e que adora jogar futebol vem da zona mais fria do Brasil onde, por via dessa condicionante climática, as pessoas são mais introvertidas. Natural de Caxias, no Estado do Rio Grande do Sul, depressa Maciel se apercebeu do toque europeu do meio onde nasceu, ou não tenha sido aí que se fixaram a maioria dos italianos e alemães que, na década de 40, atravessaram o Atlântico para fugir aos horrores da II Guerra Mundial. Como qualquer menino brasileiro, depressa a sedução de jogar a bola na rua ganhou corpo e correu clubes em catadupa, onde, ao mesmo tempo que deixava correr a sua irreverência, com sucessivas partidas aos companheiros, mostrava ter um grande coração, não deixando de dar uma mão sempre que algum deles passava mal.
Muito dedicado à família - é casado e pai de duas crianças - é para ela que vive e nela vai buscar o apoio que necessita, mas é a Deus que agradece cada golo, quando eleva os braços para o céu. Quem diariamente conviveu com ele no balneário confirma ser um brincalhão, mas também muito distraído, tendo já sido visto a ler a Bíblia antes de entrar para o relvado. Maciel não é do género anedótico, mas de se intrometer nas conversas e dar-lhes um rumo... engraçado. O pior mesmo, diz quem sabe, são as lesões, porque a ansiedade de recuperar mistura-se com a vontade de voltar a jogar e, por vezes, é preciso ralhar-lhe para que volte à terra e continue com o que é preciso fazer, nos raros momentos em que perde a cabeça.
Apesar de profundamente católico, também cometeu pecados e foram-lhe apontadas algumas fugas nocturnas, o que apressou a sua saída para o... FC Porto. Do Brasil, onde representou o Atlético Paranaense, voltou mais calmo apenas se lhe notando a grande fidelidade nas amizades.
BI de Maciel
Maciel Lima Barbosa da Cunha
Naturalidade: Caxias (Brasil)
Data de nascimento: 29 de Novembro de 1972
Percurso
Clubes: Ituano, União Ararás, Volta Redonda, Bangu, Leiria, FC Porto, Atlético Paranaense, Leiria, Braga



Novamente pai em Leiria

O avançado brasileiro é casado e pai de um casal, sendo que quando chegou a Leiria já vinha acompanhado da Gabi, a filha, que nascera uns anos antes ainda no Brasil. Pouco tempo depois nasceu o filho, numa situação que acabou por imitar a vivida pelo seu grande amigo em Leiria, Derlei - com quem organizava muitos convívios de brasileiros - também ele pai pela primeira vez em Portugal.



Madrid para avaliar hoje

Madrid é a dúvida do momento no plantel minhoto, mas a evolução das queixas foi impossível de avaliar ontem, devido ao facto de os jogadores terem gozado folga. Saindo com queixas na coxa esquerda no jogo com o Varzim, o jogador vai ser submetido hoje a uma ressonância magnética, pelo que mais detalhes só existirão depois do regresso ao trabalho da equipa, tendo como pano de fundo o jogo com o Marítimo. Também a recuperação de Pedro Costa é assunto a não perder de vista.



Última vez foi em 2003

Foi preciso esperar três anos e mais de quatro meses para voltar a ver Maciel bisar num jogo de futebol. A última vez aconteceu na temporada 2003/04, no dia 13 de Dezembro, quando o avançado do Leiria contribuiu com metade dos golos com que o Estrela saiu derrotado da Cidade do Lis (4-1). Um mês depois seguiu para Norte, onde passou a representar o FC Porto. Mas não é tudo, já que o último golo de Maciel para a Liga aconteceu em Novembro passado, frente ao Benfica, no jogo de estreia de Rogério Gonçalves à frente dos minhotos. O jogador brasileiro apontou o segundo dos três golos da vitória arsenalista (3-1) diante do conjunto encarnado.



Regresso à porta fechada

O plantel minhoto começa hoje a preparar o jogo com o Marítimo, resolvida que foi a eliminatória de acesso às meias-finais da Taça de Portugal e gozada a folga de segunda-feira. Contudo, o evoluir matinal dos jogadores decorrerá longe de olhares curiosos, já que o técnico Jorge Costa agendou uma sessão de treino à porta fechada.


IN O JOGO
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Madrid a reavaliar
ADAPTAÇÕES NO EIXO DA DEFESA



Vítima de uma "picada" na coxa direita, que forçou a sua substituição com o Varzim, o médio Andrés Madrid será esta manhã alvo de reavaliação médica (e, provavelmente, de um exame ecográfico) no arranque da preparação do Sp. Braga para o jogo com o Marítimo.

Regressado há duas semanas à competição, após paragem prolongada, o jogador argentino volta a causar preocupação numa altura em que Jorge Costa se debate com problemas para constituição do eixo defensivo. Com Rodriguez ainda indisponível (recupera de uma microrrotura), Paulo Jorge cumprirá um jogo de castigo na Liga por 5.º amarelo e só com Nem como única opção de raiz, será forçosa uma adaptação ou a chamada do júnior Pinto.


IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Sp. Braga: Zé Carlos quer a Taça, porque «o clube e a cidade merecem»

Zé Carlos espelha a confiança do Sporting de Braga na conquista da Taça de Portugal. A formação arsenalista ultrapassou o sensacional Varzim (2-0) e segue viagem para Sul, esperando vencer dois jogos na capital para conquistar um título que «o clube e a cidade merecem.»
«O Varzim colocou-nos muitas dificuldades, mas estivemos muito organizados, conseguimos impor o nosso ritmo e na hora certa chegámos aos golos. Agora, temos de arrumar esse assunto da Taça de Portugal e concentrar as atenções no campeonato, porque temos agora um jogo muito difícil frente ao Marítimo, no Funchal», começa por avisar o ponta-de-lança.
Empolgante dentro das quatro linhas, a ambição de Zé Carlos encontra reflexos no seu discurso. O brasileiro revela que o grupo acreditou que poderia chegar mais longe na Taça UEFA, onde acabaria por ser afastado pelo poderoso Tottenham, e promete total entrega na perseguição de um objectivo comum. «A Taça é um objectivo de todos e só faltam dois jogos. Temos de dar tudo para conquistar um título. Temos todas as condições de o conseguir», considera.
«Não fomos felizes na Taça UEFA. Ultrapassámos uma barreira importante, mas queríamos ter chegado mais longe. Agora, queremos dar um título que o clube e a cidade merecem, para além dos jogadores», atira o experiente avançado. Eliminado o Varzim, o sorteio ditou uma difícil deslocação ao Estádio do Restelo, para defrontar o Belenenses de Jorge Jesus.
Com duas frentes em aberto, Zé Carlos espera que o Sp. Braga conserve uma posição cimeira na Liga portuguesa, enquanto conserva a imagem do Jamor no seu horizonte. Para tal, o jogador apela ao apoio do público arsenalista. «O apoio dos adeptos é muito importante. É como se fosse um jogador a mais. É muito gratificante. Os jogadores sentem esse apoio de fora de dentro e procuram retribuir no campo», conclui.
Bilhetes para o Sp. Braga-Sporting à venda nesta terça-feira
Com a Taça de Portugal adiada para outras núpcias, o Sp. Braga centra atenções no campeonato. A equipa de Jorge Costa desloca-se ao Funchal para defrontar o Marítimo e, no fim-de-semana seguinte, recebe o Sporting. Dois jogos fundamentais para os objectivos dos arsenalistas.
A recepção aos leões está a ser aguardada com expectativa e os responsáveis do clube minhoto vão colocar os bilhetes à venda já a partir desta terça-feira. Os sócios do Sp. Braga pagam 10 euros, enquanto os restantes ingressos têm valores entre os 20 e os 50 euros. O plantel folgou nesta segunda-feira, regressando ao trabalho amanhã, a partir das 10h30.



IN MAISFUTEBOL



BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro


Questão central...
Jorge Costa tem apenas um defesa-central disponível para o próximo jogo com o Marítimo. Paulo Jorge está castigado e Rodriguez lesionado... Quem fará dupla com Nem?


O treinador do Sporting de Braga começa hoje a preparar a deslocação ao "Caldeirão" dos Barreiros, com vários dilemas para resolver. Não bastava a preocupação de ter que 'magicar' o antídoto para anular a tradicional 'maldição' que paira sobre equipa braca-rense sempre que visita o Funchal (onde não vence desde a longíncua época de 1993/94), e ainda tem que adaptar um jogador para jogar ao lado de Nem (o único defesa-central de raiz disponível para este jogo), face aos impedimentos do capitão Paulo Jorge (castigado depois de completada uma série de cinco amarelos na Liga) e do internacional peruano Alberto Rodriguez, que está lesionado desde o jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, em Londres, frente ao Tottenham.

Numa visão bastante optimista, o treinador-adjunto Aloísio referiu no final do jogo com o Varzim, que Rodriguez poderá recuperar a tempo do encontro com o Maritimo. Uma dúvida a desfazer durante esta semana, sendo que, dificilmente o peruano estará apto para a deslocação à Madeira, a não ser que integre já hoje os trabalhos sem limitações.
Pela importância do sector na equipa — eixo da defesa e zona nevrálgica no resguardo à baliza de Paulo Santos— Jorge Costa deverá, por certo, ter já em mente algumas alternativas, e começar já hoje a ensaiar uma nova dupla.

Aparentemente, as opções mais naturais do técnico bracarense deverão recair no médio defensivo Ricardo Chaves — pela sua experiência — ou no jovem defesa central Pinto, capitão da equipa de juniores — pela rotina na posição — ele que tem sido uma presença já habitual nos treinos com a equipa principal.
Pela sua experiência enquanto futebolista, Jorge Costa, que é um conhecedor nato da importância de um defesa central numa equipa, deverá fazer desta questão, uma questão central, nos próximos dias.

Madrid outra vez KO... avança Vandinho

Uma lesão (aparentemente) muscular, contraída no decorrer do jogo com os poveiros, voltou a tramar Andrés Madrid, bastante fustigado esta época com lesões. O argentino saiu com queixas na coxa esquerda, e será sujeito a exames clínicos durante o dia de hoje, permanecendo em dúvida para o próximo jogo, na Madeira.  A confirmar-se nova contrariedade do jogador sul-americano, perspectiva-se o regresso à equipa do médio brasileiro Vandinho, já totalmente recuperado da lesão que o afastou nos últimos jogos.

Vandinho foi convocado para o último jogo, mas, talvez, por precaução nem saiu do banco de suplentes. Foi João Pinto quem substituiu o azarado Madrid.
Comparando com a questão de quem fará dupla com Nem no eixo da defesa no próximo jogo com o Maritimo, a substituição de Madrid na equipa é bem mais fácil de resolver, face ao leque vasto de opções válidas no plantel, onde para além de Vandinho, há ainda Castanheira, Frechaut e até João Pinto.

in Correio do Minho





Antes de voltar ao caldeirão, zé carlos avança em linha recta para o desejo supremo
«Queremos erguer a Taça»

OSp. Braga na via dupla da ilusão: assegurar vaga na frente europeia pelo quarto ano consecutivo será uma conquista recente ímpar, mas a galopante reaproximação ao Jamor cria expectativas superiores. Zé Carlos assume: «Temos tudo para ganhar a Taça.»

A consciência das dificuldades não fere o optimismo do goleador brasileiro. Zé Carlos, habituado a conviver com os apertos do golo, olha com profunda convicção para a possibilidade de vencer um troféu em Braga. Com o afastamento do Varzim ainda fresco, essa ilusão ganha maior alcance. O ponta-de-lança diz que não pensa noutra coisa:

«Temos uma ideia fixa desde o início da época: ganhar algo. E não é só por exclusão de partes que nos concentramos agora na Taça. Essa sempre foi a perspectiva mais realista, dentro das dificuldades a contornar para chegarmos ao Jamor. Ganhar o Campeonato ou a Taça UEFA seria bem mais complicado, levantar a Taça de Portugal parecia ser o caminho mais acessível. E estamos a fazer uma grande prova.»



Madrid em exames

Ontem foi dia livre em Braga, mas nem todos gozaram folga: Madrid é a preocupação do momento. Aguardam-se hoje respostas mais concretas quanto à possibilidade de jogar na Madeira. A dor que sentiu e que o fez abandonar frente ao Varzim pode significar paragem... ou não. Hoje se saberá o resultado dos exames.

Rodriguez ou Frechaut?

Para o Caldeirão só há, à partida da semana de trabalho, um defesa-central de carreira: Nem. Mas há dados cruzados e não definitivos sobre a condição de Rodriguez. O peruano já esteve na relva sexta-feira e tem mais alguns dias para apurar a condição. Se não atingir níveis recomendáveis, Frechaut faz uma comissão no eixo.

in Abola