News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/03

Started by Pé Ligeiro, 24 de March de 2007, 09:06

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Bruno Gama
"Queremos chegar à final da Taça"


Uma coisa é a intermitente qualidade de jogo do Braga; outra bem diferente são os objectivos dos minhotos, que continuam intocáveis. Encerrado o capítulo Taça UEFA com classe, a equipa regressou às provas nacionais denotando fadiga e alguma falta de ideias, mas não deixou de levar a melhor frente à Naval, afastando automaticamente um eventual cenário de crise e seguindo isolada, por mérito próprio, no quarto lugar do campeonato. Em tempo de acertar o calendário, enquanto a maioria das equipas descansa, aproxima-se agora o Varzim, em jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, e o pensamento do grupo não se altera. "Somos favoritos, pois jogamos em nossa casa. Devemos respeitar o Varzim, que eliminou o Benfica, mas só pensamos na vitória, pois pretendemos atingir a final da Taça", anunciou Bruno Gama, envolvendo ao mesmo tempo nestas contas o Belenenses, a equipa entretanto já sorteada para os arsenalistas... ou varzinistas, para o jogo referente às meias-finais.
Sem tempo para recuperar o fôlego, o Braga tentará ainda oferecer algum espectáculo ao técnico Jorge Costa, que já teve a oportunidade de se manifestar insatisfeito com o rendimento (só isso) dos minhotos. "As nossas exibições não têm sido realmente convincentes, mas temos feito os possíveis. Temos disputado muitos jogos a meio da semana e isso influencia sempre o nosso rendimento. Julgo que nos próximos jogos já poderemos mostrar bom futebol", perspectivou o médio-ofensivo, assegurando ainda que a equipa jamais colocou em causa o seu valor. "Temos a perfeita noção de que podemos melhorar. Aliás, todas as grandes equipas querem sempre fazer grandes exibições", reforçou. Desde que assumiu o comando da equipa, Jorge Costa cedo incutiu na equipa tais ideias e Bruno Gama não esconde que muita coisa mudou, sempre num sentido positivo. "Tem ideias muito precisas sobre aquilo que pretende. Não vou fazer comparações com os anteriores técnicos (Carlos Carvalhal e Rogério Gonçalves), porque cada um tem os seus métodos, mas ele tem-me ajudado muito", contou.
No plano individual, tudo corre sobre rodas e sem grandes atropelos - leia-se lesões. Presença habitual nos Sub-20 e nas convocatórias dos arsenalistas, diz ter boas razões para se sentir "satisfeito" e nada arrependido por ter saído do FC Porto para um empréstimo de dois anos. Gama contava com "algo mais", com uma presença mais regular entre os titulares, mas acredita que este regresso a casa o ajudará a voltar ao Dragão mais "experiente" e a merecer outra atenção. "Julgo que foi uma opção correcta, pois precisava de jogar, o que tem acontecido com alguma regularidade. Na próxima época, conto afirmar-me em Braga", assinalou.
 
Disponível para enfrentar o Varzim

Titular no primeiro jogo dos Sub-20, frente a Cabo Verde, a contar para o Torneio Internacional Campos Verdes, Bruno Gama reapareceu ontem em Braga a treinar sem restrições, contrariando um pouco a informação prestada pelo departamento médico da Selecção Nacional, de que teria sido dispensado pelo seleccionador José Couceiro devido a mialgias, entrando para o seu lugar Fábio Paim (Olivais e Moscavide). O médio de ataque confirmou ter sentido apenas uma "dor normal", mas nada de especial, pelo que deverá apresentar-se apto para alinhar amanhã, frente ao Varzim. "Clinicamente estou bem. Cumpri somente um treino de recuperação e julgo que estou em condições de jogar", testemunhou.



Vandinho a todo-o-vapor

Parado há um mês devido a uma rotura muscular, Vandinho foi a grande novidade do penúltimo treino semanal do Braga, realizado nos relvados de apoio do Estádio Municipal. Cumpridas com sucesso todas as etapas da sua recuperação, o médio brasileiro reintegrou o grupo sem queixas e poderá até entrar nas escolhas do técnico Jorge Costa para o jogo com o Varzim, sendo, no entanto, pouco provável que recupere já a titularidade, pois ainda não readquiriu o ritmo competitivo ideal. De volta ao convívio com a equipa, depois de ter estado ao serviço dos Sub-20, também o médio-ofensivo Bruno Gama se apresentou sem problemas, podendo por isso ser utilizado, sem reservas, no embate referente aos quartos-de-final.
Já com Jorge Luiz no Brasil, desvinculado e pronto para assinar pelo Internacional de Porto Alegre, foram ainda registadas as ausências de Paíto, na Selecção de Moçambique, e de Diego, que ficou no ginásio para fazer reforço muscular, ao passo que Stélvio, Rodriguez e Cesinha continuam em processo de reintegração progressiva. Deste grupo, nenhum deverá recuperar a tempo de entrar na convocatória para o embate com o Varzim, sendo certo que também Paulo Jorge, expulso na última jornada, frente à Naval, não será opção devido a castigo. Tudo somado, Jorge Costa terá de montar, pela primeira vez, uma equipa com único central de raiz: Nem. Frechaut ou Carlos Fernandes são os candidatos ao lugar de Paulo Jorge.



Rodrigo Alvim será reforço?

Sempre atentos às entradas e saídas no plantel profissional, os adeptos frequentadores do superbraga.com já imaginam substitutos para Jorge Luiz, que, como é sabido, se encontra no Brasil para assinar pelo Internacional de Porto Alegre. No fórum deste sítio não oficial do clube, há mesmo quem garanta que o Braga estará de olho no lateral-esquerdo Rodrigo Alvim (Belenenses) e até no extremo o boavisteiro Zé Manel, tendo em vista a composição do plantel da próxima época. Num e noutro caso, não deixam de ser boas sugestões...
 
João Ferreira nomeado

João Ferreira foi o árbitro escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Braga-Varzim de amanhã à tarde, relativo aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Além do juiz da Associação de Futebol de Setúbal, foram nomeados Bruno Simões e Fernando Lima para os cargos de quarto-árbitro e observador, respectivamente. Chamado para o curso de aperfeiçoamento de árbitros que decorre neste fim-de-semana em Viseu, João Ferreira não deverá participar nas provas físicas, marcadas para amanhã de manhã.



Coxas de frango adornadas com público

A revelação foi feita na abertura das jornadas "Aprender através do Desporto", que decorrem na Escola EB 2,3 de Gualtar, para a qual foram convidados quatro profissionais do Braga: o fisioterapeuta Francisco Miranda e os jogadores Zé Carlos, Vandinho e Davide. O tema em discussão era a nutrição e os hábitos alimentares e, aos poucos, lá se chegou à conclusão que o prato mais popular entre os arsenalistas é o frango assado, porque quando alguém arrisca bife ou peixe é difícil agradar... a portugueses e a brasileiros. Como tempero ideal, só mesmo "o apoio do público", revelou o extremo Davide, deixando para segundo plano as dietas e os pratos especiais destinados a atletas.
Ter apetite é sinónimo de saúde e, nesse aspecto, Zé Carlos revelou que está sempre em grande forma. "Quando estou em casa, sou um rato de geladeira, mas tento sempre ter em casa coisas saudáveis, como fruta, por exemplo", indicou o avançado, antes de ouvir que uma alimentação correcta passa também por comer pouco e bem várias vezes ao dia. Já pedir muitos autógrafos, como se viu, não engorda.

IN O JOGO
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Opção sobre Jaime negociada em breve
BRASILEIRO ESTÁ EMPRESTADO AO E. AMADORA



O Sp. Braga vai avançar para um processo negocial tendente a renovar o contrato de Jaime, brasileiro que se encontra emprestado ao E. Amadora até ao final da temporada.

António Salvador está atento ao rendimento do atacante contratado no final da época de 2003/04 ao Grémio Inhumense, clube que o colocou no Rio Ave e onde realizou 28 jogos e marcou 6 golos, admitindo-se que em breve possa discutir com o seu agente, António Teixeira, os termos da renovação.

O acordo em vigor contém uma opção para mais duas temporadas, mas que ainda não foi formalmente exercida. Seja como for, e apesar da cláusula existir, a questão da continuidade terá sempre de passar pela anuência do jogador.


IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

#1
Renovação de Paulo Santos em marcha


A SAD do Braga já iniciou contactos com vista à renovação de contrato com o guarda-redes Paulo Santos. O vínculo entre os arsenalistas e o internacional português termina no final desta época e, neste momento, ainda não há acordo, muito embora se registe um aproximar de posições que pode indicar que o futuro do guardião passe pelo Minho.

Segundo fonte do clube bracarense, Paulo Santos já foi informado do desejo da administração da SAD em renovar, bem como dos valores envolvidos, mas "ainda há muito a conversar", uma vez que o processo ainda se encontra no seu início. Situação diferente vive João Vieira Pinto. O avançado também termina contrato no final da presente época, mas a sua permanência em Braga depende de uma série de factores, sobretudo da vontade do atleta. João Pinto ainda não decidiu se prolonga a carreira como futebolista e, aos 35 anos, essa opção vai ser determinada pela condição física em que o internacional terminar o presente campeonato.

Vandinho está de volta

O Braga continua a preparar o jogo em atraso dos quartos-de-final da Taça de Portugal, amanhã às 18 horas com o Varzim, que terá a arbitragem do setubalense João Ferreira. Vandinho voltou ontem a treinar sem limitações e está clinicamente apto para defrontar a equipa da Liga de Honra, restando saber se está na condição física ideal. Fora de opção para o duelo que vai determinar o adversário do Belenenses nas meias-finais da prova, está Rodriguez. O central peruano iniciou ontem o trabalho no relvado, muito embora se mantenha em tratamento para debelar a lesão, enquanto Stélvio e Cesinha continuam a trabalhar integrados. Diego esteve apenas no ginásio, ficando de fora das opções do técnico Jorge Costa, que hoje à tarde (16 horas) faz a antevisão do duelo com o Varzim, antes de orientar a última sessão de trabalho, finda a qual serão conhecidos os convocados.







"Também temos os nossos argumentos"

Tranquilidade e confiança na Póvoa de Varzim. A equipa alvi-negra, sob o reinado de Diamantino Miranda, recuperou consideravelmente na Liga de Honra - ocupa o oitavo lugar - e nem a última derrota em Penafiel, a primeira do actual treinador, retirou entusiasmo à formação poveira para o embate com o Braga, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Após a proeza sobre o Benfica - vitória por 2-1 -, o Varzim quer prolongar a aventura na grande festa do futebol português. "Sabemos das diferenças entre as duas equipas. O Braga é o quarto classificado da Liga portuguesa e luta pelo apuramento para a UEFA. Agora, também temos os nossos argumentos e para nos derrubarem vão ter de correr muito", orienta Diamantino Miranda, que durante a semana tem testado várias soluções para preencher o vazio provocado pelas ausências de Telmo e Mendonça.

O lateral esquerdo cumpre castigo, enquanto o avançado foi chamado para representar Angola, que defronta amanhã a selecção da Eritreia, em partida de apuramento para o Campeonato das Nações Africanas.

Pedrinho deverá, assim, ser a aposta para o lado esquerdo, ficando por saber quem faz dupla com Denilson no ataque o promissor Luca ou o experiente Roberto. "Vai jogar quem oferecer mais garantias. Estou tranquilo, pois acredito que os meus jogadores não vão perder a oportunidade de mostrarem o seu valor num palco como o Estádio de Braga. Além disso, não é todos os anos que se consegue chegar às meias-finais", faz notar, esperançado em conseguir o apuramento para a etapa seguinte e, assim, marcar presença no Restelo para discutir com o Belenenses a presença na final do Jamor.

Antes, há que surpreender o Braga e o treinador salienta a importância do 12º jogador "Espero que os varzinistas apoiem a equipa em qualquer circunstância e não apenas se as coisas estiverem a correr bem. Precisamos deles".

Os bilhetes para o público visitante custam entre 5 (sócios) e 10 euros (simpatizantes) e as vendas têm vindo a decorrer a bom ritmo. Para a partida com os arsenalistas, Diamantino Miranda irá contar com o contributo de um jogador particularmente motivado. Tito, um dos indiscutíveis da equipa, renovou contrato por mais três épocas e o seu futuro próximo irá continuar a passar pela Póvoa de Varzim.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

BRAGA SEMPRE MAIS!