News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Captação e fidelização de sócios

Started by Legião, 30 de May de 2021, 14:02

Previous topic - Next topic

Legião

Já é um tema antigo aqui no fórum mas o Braga tem de melhorar substancialmente a estratégia de captação e fidelização de sócios. Fazer a renumeração de sócios durante a pandemia também me pareceu um erro, se possível, penso que teria sido de evitar.
Registado
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: cairense on 27 de October de 2021, 20:30
Quote from: (S)oon(C)hampion(B)raga on 27 de October de 2021, 20:12
SP. BRAGA PERDEU 11.390 SÓCIOS NO ESPAÇO DE UM ANO

@ https://tvi24.iol.pt/relatorio-e-contas/27-10-2021/sp-braga-perdeu-11-390-socios-no-espaco-de-um-ano

😱😱😱😱😱😱😱

não façam com caráter de urgência um estudo de marketing sobre o CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES não 🙄🙄🙄🙄
qual é o espanto ? os outros não perderam sócios ? curioso é referir esse facto num relatório e contas  , pelo menos louva-se a transparência ...

curioso é o facto de o AS dizer que o clube não tem adeptos... já o fez 1... 2 e 3 vezes e até mais...

mas afinal o facto é que os "adeptos que o SCB não tem" deram um prejuizo ao clube que dava para cobrir a divida que o clube fez na temporada passada...

bancadas+camarotes a perda foi por volta de 2 milhões... apesar de como o salvador referiu varias vezes o clube não tem adeptos/socios/simpatizantes...
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Carvalhux

#182
Quote from: Legião on 27 de October de 2021, 20:55
Já é um tema antigo aqui no fórum mas o Braga tem de melhorar substancialmente a estratégia de captação e fidelização de sócios. Fazer a renumeração de sócios durante a pandemia também me pareceu um erro, se possível, penso que teria sido de evitar.
Registado
A periodicidade está nos estatutos do clube e não sei até que ponto se pudesse ultrapassar isso sem fazer uma Assembleia Geral.

Quanto à questão da perda de sócios, olhando para os valores das 'quotas dos associados' houve um ligeiro decréscimo ( -2% em relação a 19/20 e -6,2 face a 18/19) o que me leva a querer que os verdadeiros de sempre, e apesar de todas esta conjuntura, se mantêm. Por outro lado também se pode concluir que a expressa maioria desses mais de 11mil já estavam estavam "desassociados" antes da pandemia.
Temos que captar e fidelizar novos sócios, mas sócios que se convertam em ativos para o clube não só através das quotas mas essencialmente no apoio ao mesmo.

LeonelP

Com a quantidade de gente por fora, foram aumentar as quotas de sócio correspondente, que estavam à espera? Tenho-o mais por gosto que pelo uso que dou, uma ou duas vezes por ano.

tiago1992

Quote from: Carvalhux on 27 de October de 2021, 21:24
Quote from: Legião on 27 de October de 2021, 20:55
Já é um tema antigo aqui no fórum mas o Braga tem de melhorar substancialmente a estratégia de captação e fidelização de sócios. Fazer a renumeração de sócios durante a pandemia também me pareceu um erro, se possível, penso que teria sido de evitar.
Registado
A periodicidade está nos estatutos do clube e não sei até que ponto se pudesse ultrapassar isso sem fazer uma Assembleia Geral.

Quanto à questão da perda de sócios, olhando para os valores das 'quotas dos associados' houve um ligeiro decréscimo ( -2% em relação a 19/20 e -6,2 face a 18/19) o que me leva a querer que os verdadeiros de sempre, e apesar de todas esta conjuntura, se mantêm. Por outro lado também se pode concluir que a expressa maioria desses mais de 11mil já estavam estavam "desassociados" antes da pandemia.
Temos que captar e fidelizar novos sócios, mas sócios que se convertam em ativos para o clube não só através das quotas mas essencialmente no apoio ao mesmo.

Mas havia formas de contornar a questão. P.e. aqui ao lado contabilizaram sócios com quotas até 2017. Se acho correcto? Claro que não mas eles é assim que alimentam o mito.

PAF

Quote from: Carvalhux on 27 de October de 2021, 21:24
Quote from: Legião on 27 de October de 2021, 20:55
Já é um tema antigo aqui no fórum mas o Braga tem de melhorar substancialmente a estratégia de captação e fidelização de sócios. Fazer a renumeração de sócios durante a pandemia também me pareceu um erro, se possível, penso que teria sido de evitar.
Registado
A periodicidade está nos estatutos do clube e não sei até que ponto se pudesse ultrapassar isso sem fazer uma Assembleia Geral.

Quanto à questão da perda de sócios, olhando para os valores das 'quotas dos associados' houve um ligeiro decréscimo ( -2% em relação a 19/20 e -6,2 face a 18/19) o que me leva a querer que os verdadeiros de sempre, e apesar de todas esta conjuntura, se mantêm. Por outro lado também se pode concluir que a expressa maioria desses mais de 11mil já estavam estavam "desassociados" antes da pandemia.
Temos que captar e fidelizar novos sócios, mas sócios que se convertam em ativos para o clube não só através das quotas mas essencialmente no apoio ao mesmo.
Esse ligeiro decréscimo em apenas 2 anos ainda é significativo, embora com a pandemia os de 2021 surpreendem-me e muito uma vez que são até junho, e apanham quase uma época sem jogos.
Em todo o caso atendendo que temos 15 mil sócios, o valor recebido / nº de sócios, dá uma média de 50€ mais ou menos por sócio.
Se os 775mil euros fossem todos de adultos pagantes (ou seja 120€ ano), daria apenas 6500 sócios.
Se os nº estão corretos, provavelmente perto de 10mil são crianças, mulheres e idosos.

Lipeste

#186
Comparando os valores da quotização do RC 19/20 com os do RC 20/21 (Quotas de Associados - valor) a diferença é de facto residual... parece-me óbvio concluir-se que o papel da pandemia na perda do número de sócios terá sido insignificante (a não ser que a diminuição do número de sócios  tenha sido à custa de sócios não pagantes o que me parece de todo improvável).

A remuneração, só por si, não é causa alguma para se justificar a perda de sócios, é sim o resultado de uma série de causas que levam a tal desfecho.

Não tenho qualquer dúvida que algumas das principais causas que tem vindo a afastar os adeptos do estádio e a contribuir para a diminuição do número de sócios são os horários dos jogos e a localização do estádio... não deixa de ser interessante, curioso, a pouca influência dos factores económicos na diminuição do número de sócios  (a crise económica provocada pela pandemia ou por qualquer outro motivo, ou a perda do poder de compra que tudo indica se agravara nos próximos tempos devido ao aumento da inflação parecem ter muito pouca influência).

É triste assistir a esta diminuição/estagnação do número de associados e por mais políticas de fidelização que inventem dificilmente este o cenário será invertido enquanto a Pedreira for a nossa casa e os horários dos jogos continuarem a ser o que são...em minha opinião estes números demonstram o quão importante para o crescimento do Braga (número de sócios e adeptos no estádio) poderá ser a construção de um novo Estádio moderno, comodo e numa zona bastante mais central que a periférica, deserta e  desconfortável Pedreira (o 28 de Maio/1° de Maio é a localização natural e ideal).


Legião

Ontem, pelo que li, mais um dia triste no tratamento do Braga aos sócios, basta ler os comentários nas publicações ao que se passou para ver outros episódios de sócios que ao longo do tempo deixaram de o ser por causa de situações que não gostaram... têm sido recorrentes os problemas, ainda há poucos dias o clube divulgou que perdemos cerca de 11 000 sócios (!), segundo percebi, o clube justificou como um dos motivos foi a pandemia mas como ouvi e parece-me fazer algum sentido, a recontagem foi durante a pandemia mas a última quota valida para entrar na recontagem era de 2019, ou seja, muitos destes sócios que deixaram de ser creio que não foi pela pandemia. Seja porque motivo for, o importante é que temos perdido muitos sócios e isso deveria ser motivo de preocupação.

De uma forma geral, uma empresa que perdesse cerca de 40% dos seus clientes ia certamente fazer alguma coisa, e nós Braga? O que vamos fazer para tentar recuperar, nem que seja uma parte, destes 11 000 sócios que saíram? Que estratégia está a ser implementada ou desenhada para recuperar e captar novos sócios? Acho que deveria ser feito algo.

Os sócios são o maior património do clube, este não é um assunto menor.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Pé Ligeiro

#188
Quando o Braga aumentou as quotas dos sócios correspondentes para mais do dobro (140%), em protesto, deixei de pagar durante cerca de um ano e meio. Esse período apanhou e recontagem (2015) e nessa altura, em vez de me contactarem para saber se queria pagar as quotas em atraso, para não deixar de ser sócio, não o fizeram e nesse momento deixei de contar como sócio. Na sequência disto contactei o então provedor do sócio, que muito diligentemente tratou do assunto nos serviços do Braga, dizendo-me que pagando as quotas em atraso readquiria a condição de sócio, com a antiguidade que tinha, pois teria todas as quotas pagas, e que apenas o número de sócio não podia ser atualizado nesse momento, mas que na próxima recontagem, a antiguidade de sócio iria refletir-se também no número de sócio. Isto passou-se antes das penúltimas eleições. Nessas eleições, quando fui votar, pensava eu que iria ter direito a 10 votos, por nessa altura ter entre 10 e 20 anos de sócio. No local da votação foi-me dito que teria apenas 1 voto e que a atualização quer do número de sócio, quer da antiguidade apenas iria ser feita na recontagem seguinte (2020). A recontagem seguinte ocorreu o ano passado e para meu espanto, a minha antiguidade e o meu número de sócio não foram atualizados, pelo que continuo com direito apenas a 1 voto. Quando recebi novo cartão contactei os serviços e foi-me dito que o erro estava identificado e que se este ano houvesse apenas um candidato à eleição, tanto o meu número de sócio como a minha antiguidade seriam repostos ainda antes das eleições deste ano. As eleições ocorreram, houve apenas um candidato e nada foi feito quanto à minha situação. Novos contactos e recebo como resposta, que apenas na próxima recontagem é que este erro dos serviços do Braga poderá ser corrigido. Consequências: No próximo ato eleitoral(2025) continuarei a ter direito apenas a 1 voto (a próxima atualização produzirá efeitos apenas após esse ato eleitoral). Acham que é assim que se tratam os sócios, ainda para mais, depois de lhes terem aumentado as quotas para mais do dobro? Ou estão a "pedir" que os sócios o deixem de ser?
BRAGA SEMPRE MAIS!

AMartins

Quote from: Pé Ligeiro on 02 de November de 2021, 11:49
Quando o Braga aumentou as quotas dos sócios correspondentes para mais do dobro (140%), em protesto, deixei de pagar durante cerca de um ano e meio. Esse período apanhou e recontagem (2015) e nessa altura, em vez de me contactarem para saber se queria pagar as quotas em atraso, para não deixar de ser sócio, não o fizeram e nesse momento deixei de contar como sócio. Na sequência disto contactei o então provedor do sócio, que muito diligentemente tratou do assunto nos serviços do Braga, dizendo-me que pagando as quotas em atraso readquiria a condição de sócio, com a antiguidade que tinha, pois teria todas as quotas pagas, e que apenas o número de sócio não podia ser atualizado nesse momento, mas que na próxima recontagem, a antiguidade de sócio iria refletir-se também no número de sócio. Isto passou-se antes das penúltimas eleições. Nessas eleições, quando fui votar, pensava eu que iria ter direito a 10 votos, por nessa altura ter entre 10 e 20 anos de sócio. No local da votação foi-me dito que teria apenas 1 voto e que a atualização quer do número de sócio, quer da antiguidade apenas iria ser feita na recontagem seguinte (2020). A recontagem seguinte ocorreu o ano passado e para meu espanto, a minha antiguidade e o meu número de sócio não foram atualizados, pelo que continuo com direito apenas a 1 voto. Quando recebi novo cartão contactei os serviços e foi-me dito que o erro estava identificado e que se este ano houvesse apenas um candidato à eleição, tanto o meu número de sócio como a minha antiguidade seriam repostos ainda antes das eleições deste ano. As eleições ocorreram, houve apenas um candidato e nada foi feito quanto à minha situação. Novos contactos e recebo como resposta, que apenas na próxima recontagem é que este erro dos serviços do Braga poderá ser corrigido. Consequências: No próximo ato eleitoral(2025) continuarei a ter direito apenas a 1 voto (a próxima atualização produzirá efeitos apenas após esse ato eleitoral). Acham que é assim que se tratam os sócios, ainda para mais, depois de lhes terem aumentado as quotas para mais do dobro? Ou estão a "pedir" que os sócios o deixem de ser?
Já se falou nesses termos em AGs anteriores e nesta última o António Lopes (anterior provedor) voltou a lançar a farpa ao Midas da construção "até parece que a direção fica satisfeita com este declínio no número de associados e nas assistências no estádio"

Eu não tenho dúvidas nenhumas que a infra-estrutural e condição de inquilino são meras desculpas para aquela gente fazer o que bem entende em relação aos sócios.

GALEGO

Outra vez a falta de seriedade : os prazos e tempos anunciados, ao final nunca servem para nada...
DE ESTA MANHÁ, NOTA DO BRAGA<  :
O SC Braga informa os seus associados que, face à crescente procura de renovação dos lugares anuais, o Clube decidiu prolongar o período de renovação até domingo, dia 7 de novembro.
O início das trocas será efetuado no dia 8 de novembro. Já o período de vendas tem data de início a 17 de novembro.

------
ORA BEM, TRADUCCIÓN :
El Braga informa que ante el desastre de escasa renovación de los lugares anuales, hemos decidido seguir con la puerta abierta hasta el domingo 7 de noviembre, a ver si algunos se arrepienten y por fin renuevan sus asientos...
Por otra parte, como los que desean cambiar sus recientemente renovadas cadeiras por otras en otros sitios del estadio YA PAGARON, no tenemos prisa para facilitarles el cambio de sitio en la bancada... así es que en vez de arreglarles las cosas a partir del día 3, ya solamente se lo haremos a partir del 8 de noviembre; y eso si no nos da la gana de hacerlo más tarde...

--------------
O SEA, UNA PETICIÓN A LOS DIRIGENTES DEL CLUB : DEJEN YA DE UNA VEZ DE TOMARNOS POR IMBÉCILES A LOS SOCIOS QUE PAGAMOS A TIEMPO Y RELIGIOSAMENTE...

sam

Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.

Kwanza99

Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.

Mais te vale pedires aos gajos do vinho que te comprem o casaco  ;D
Zauuu ⚔️🔴⚪️

sam

Quote from: Kwanza99 on 02 de November de 2021, 15:50
Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.

;D ;D ;D
Mais te vale pedires aos gajos do vinho que te comprem o casaco  ;D

PAF

Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.
Podes sempre responder indicando o site do CTT ou mRw, com indicação dos preços e a ensinar como se faz um envio de Portugal para o estrangeiro, porque eles com certeza não sabem!

RcRb2

Quote from: PAF on 02 de November de 2021, 18:07
Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.
Podes sempre responder indicando o site do CTT ou mRw, com indicação dos preços e a ensinar como se faz um envio de Portugal para o estrangeiro, porque eles com certeza não sabem!
Pelos CTT em registado não deve passar os 11€

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


sam

Quote from: RcRb2 on 02 de November de 2021, 18:29
Quote from: PAF on 02 de November de 2021, 18:07
Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.
Podes sempre responder indicando o site do CTT ou mRw, com indicação dos preços e a ensinar como se faz um envio de Portugal para o estrangeiro, porque eles com certeza não sabem!
Pelos CTT em registado não deve passar os 11€

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Pois é. Mas além de pagar quotas, cadeiras e merchandising ainda tenho de dar conselhos de logística ao Braga?

JR1287

Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.
Amigo, fiz anos e tenho desconto esta semana; se quiseres tenho muito gosto em comprar-to, com 20% desconto, e envio-to da forma mais económica (e segura) possível, e pagas-me por transferência.
Obviamente que não devia ser preciso, mas se têm de ser os sócios a apoiarem-se uns aos outros, assim seja!

sam

Quote from: JR1477 on 02 de November de 2021, 22:40
Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.
Amigo, fiz anos e tenho desconto esta semana; se quiseres tenho muito gosto em comprar-to, com 20% desconto, e envio-to da forma mais económica (e segura) possível, e pagas-me por transferência.
Obviamente que não devia ser preciso, mas se têm de ser os sócios a apoiarem-se uns aos outros, assim seja!

Muito obrigado pela generosidade! A minha mãe ofereceu-se também para comprar e enviar, já que ela mora em Braga, mas fico muito agradecido pela disponibilidade e solidariedade. Abraço!

JR1287

Quote from: sam on 03 de November de 2021, 13:05
Quote from: JR1477 on 02 de November de 2021, 22:40
Quote from: sam on 02 de November de 2021, 15:22
Estive quase a comprar um casaco na loja do Braga, mas desisti depois de ver que nem tenho direito ao meu desconto de sócio como me cobram quase tanto em portes para os Países Baixos como pelo casaco! Quase trinta euros por um produto pequeno e que pesa de 500g? Compro regularmente vinho numa empresa portuguesa e nem aí me cobram esse absurdo em portes.
Amigo, fiz anos e tenho desconto esta semana; se quiseres tenho muito gosto em comprar-to, com 20% desconto, e envio-to da forma mais económica (e segura) possível, e pagas-me por transferência.
Obviamente que não devia ser preciso, mas se têm de ser os sócios a apoiarem-se uns aos outros, assim seja!

Muito obrigado pela generosidade! A minha mãe ofereceu-se também para comprar e enviar, já que ela mora em Braga, mas fico muito agradecido pela disponibilidade e solidariedade. Abraço!
Sempre às ordens!