News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mudança de nome e atualizar símbolo

Started by kokas, 18 de January de 2021, 12:26

Previous topic - Next topic

kokas

Hoje li a seguinte noticia : https://www.abola.pt/nnh/2021-01-18/inter-de-milao-inter-vai-mudar-nome-e-simbolo/875456.
Agora que fazemos 100 anos, seria pertinente lançar o debate para a mudança de nome e atualização de símbolo. o  Inter de Milão é um dos muitos que já o fizeram.  Na minha opinião, devíamos retirar o Sporting Clube do nosso nome. Já uma nova imagem para o símbolo (emblema), tenho mais dúvidas. Qual a vossa opinião ?

Somos Braga!

Não sou fundamentalista. Uma mudança não me choca, pelo contrário.

Ter o nome sporting não me causa urticária, mas, gostava que um dia desapareça. O símbolo, sendo mais sensível, também acho que pode ser alterado. Retirar símbolos religiosos e acrescentar algo que ligue aos guerreiros do Minho e aos bracaros.

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Kwanza99

Com conta, peso e medida também acho que seria uma ação interessante de se tomar. Será sempre alvo de acérrima discórdia. Nunca será um passo fácil de se dar e respeito quem tenha uma visão mais conservadora. Por mim seria sempre um passo a ser dado.
Zauuu ⚔️🔴⚪️

andromeda123

Eu sou completamente a favor retirar Sporting do nosso nome, contudo não sei qual o processo a nível estatutário, pois isso não deve ser assim tão simples. Se podesse ser optava por um nome tipo Braga Warriors   já que usamos Sporting,e outros usam Sport, também elas palavras inglesas porque não Warriors... acho que até funcionaria bem internacionalmente.

Pedro Bala

Discordo completamente de tudo o que foi dito até agora. Mudar para "Warriors" então ... Estamos a falar do Sporting Clube de Braga, clube com várias décadas de história, não de uma marca ou de um clube de râguebi/futebol americano fundado há duas semanas.

O nosso símbolo é o mesmo símbolo que o da cidade só que com cores diferentes. Não há nada a mudar, nem os símbolos religiosos. Braga já existe há mais de dois mil anos e foi uma cidade profundamente religiosa por muito desse tempo. Compreendo que esses símbolos como a Santa Maria ou as quinas com as chagas de Cristo façam confusão a algumas pessoas mas fazem parte da nossa identidade, que se está prestes a tornar centenária. Bem antes de sermos os "Guerreiros do Minho" já éramos os Arcebispos. Retirar isso do símbolo, para mim, iria descaracterizar completamente a nossa "cara". Nunca hei de aceitar que se faça "à Juventus" neste clube.

Quanto a retirar "Sporting" do nome, o que é que sugeriam para substituir ? Não faz muito sentido na minha cabeça. "Sporting" nem sequer é um nome exclusivo do Sporting Clube de Portugal, havendo vários clubes mais antigos com esse nome como o Sporting de Gijón ou o Sporting Bastia.

Pedro Bala

Num apontamento à parte, penso que teria sido bonito nesta época de centenário decorar o símbolo com uma coroa de louros como os Red Boys tinham nesta bandeira:

Zusco

Símbolo para mim está no ponto. Serve muito bem também quando se faz apenas em 2 cores (como essa bandeira acima, no merch e assim). Teve uma evolução já não sei quando ao certo mas colocaram uma espécie de efeito de luz a dar um reflexo. Ficou bem.

Eventualmente eu aceitaria a inclusão do ano 1921 no símbolo (se calhar não tão extensivo como o VFC) visto já termos atingido o centenário (está quase).
Quanto ao nome, para mim está também OK. O caso do milano até pode fazer mais sentido reduzir visto que é assim que a maior parte das pessoas chamam ao inter e não é uma renomeação drástica. Se calhar seria maior no caso do VSC mudar para Vitória de Guimarães visto que é assim que toda a CS lhes chama. No nosso caso somos chamados pelo nome certo sendo que maior parte das vezes só por Sporting de Braga.
Resumindo, para mim está bom e não seria para mexer. A não ser claro que apareça alguma proposta bem interessante e que conseguisse ser melhor do que o atual símbolo.

PS: Já tivemos um tópico onde se debateu isto em conjunto com o hino.
PS2: Gostava era saber se oficalmente a semi circunferencia que temos debaixo das torres deve ser branca ou é "transparente".

Quim

Quote from: SCB_1921 on 18 de January de 2021, 14:35
Discordo completamente de tudo o que foi dito até agora. Mudar para "Warriors" então ... Estamos a falar do Sporting Clube de Braga, clube com várias décadas de história, não de uma marca ou de um clube de râguebi/futebol americano fundado há duas semanas.

O nosso símbolo é o mesmo símbolo que o da cidade só que com cores diferentes. Não há nada a mudar, nem os símbolos religiosos. Braga já existe há mais de dois mil anos e foi uma cidade profundamente religiosa por muito desse tempo. Compreendo que esses símbolos como a Santa Maria ou as quinas com as chagas de Cristo façam confusão a algumas pessoas mas fazem parte da nossa identidade, que se está prestes a tornar centenária. Bem antes de sermos os "Guerreiros do Minho" já éramos os Arcebispos. Retirar isso do símbolo, para mim, iria descaracterizar completamente a nossa "cara". Nunca hei de aceitar que se faça "à Juventus" neste clube.

Quanto a retirar "Sporting" do nome, o que é que sugeriam para substituir ? Não faz muito sentido na minha cabeça. "Sporting" nem sequer é um nome exclusivo do Sporting Clube de Portugal, havendo vários clubes mais antigos com esse nome como o Sporting de Gijón ou o Sporting Bastia.

Concordo totalmente.

bragaaocomando

Quote from: SCB_1921 on 18 de January de 2021, 14:38
Num apontamento à parte, penso que teria sido bonito nesta época de centenário decorar o símbolo com uma coroa de louros como os Red Boys tinham nesta bandeira:

Concordo,acho que tem tudo haver com a história romana da nossa cidade e que está identificada com o clube.

Pedro Bala

Em ano de centenário até podíamos ter aproveitado para fazer algo diferente deste género:

Este esquema de cores (com as quinas a dourado ou azul) mas com o símbolo actualizado como está agora.

Lipeste

O que mais me incomoda é não ver o Braga vestir o seu equipamento tradicional...camisola vermelha com manga branca (os ombros não fazem parte da manga), calção branco e meia vermelha com rebordo branco...todas as "punhetices" incorporadas nas camisolas como listas ou riscas nos ombros deveriam ser banidas (já publicidade é inevitável pela necessidade de receita).

Quanto ao símbolo gosto deste para todo sempre:

Quanto ao nome admito que não me desagradaria nada transformar o Sporting Clube de Braga em "apenas" Braga1921, mas se até na data da fundação há controvérsia imagino como seria este processo de renomeação...as sugestões seriam tantas e tão diversas que fosse qual fosse a escolha estou convencido que ela iria sempre desagradar à  maioria do universo Bragvista.

PS: julgo que anda por aí um tópico "enterrado" sobre este tema.

rpo.castro

Mudar o nome não faz sentido nenhum. Então por conter sporting? Mas que é isto? Complexo de inferioridade? Porventura algum clube que use sporting (desportivo) no nome é detentor de algum direito sobre o mesmo e restantes "sporting"?

Temos um nome bem bonito, com um significado: clube desportivo de Braga. Warriors? Que sejam guerreiros no campo e não no nome.

Quanto ao símbolo, este tem evoluído e bem a meu ver. Uns gostam, outros não.
Minha opinião pessoal, não sou contra pequenas alterações (estilo, efeito sombre, 3D, ligeiras alterações de cor, inclusão ano fundação, louros etc) mas no essencial deve permanecer conforme está pois feito com um propósito muito claro: identificação clara do clube com a cidade. É o clube de Braga. É o nosso clube.

Há muitas coisas boas a copiar. esta não é o caso.
Quem não sente não é filho de boa gente.

GverreirodoMinho

Haha vocês são maluquinhos [emoji1] imaginem tirar Sporting (que tem um significado muito amplo dentro do que é o desporto) do nome por causa dos outros idiotas do sul.

Que culpa temos nós se aquele clube tem tão pouca identidade que tem que se lhes chamar "Sporting"? Eu gostava de mudar de nome mas era se eu fosse adepto deles, imaginem ser adepto de um clube que é chamado de "Sporting", "Sport" ou "Futebol", que vergonha.

Somos, em bom português, o clube desportivo de Braga, o Sporting Clube de Braga, inspirados no Arsenal de Inglaterra e representante de uma cidade com 2000 anos e com muita história romana e religiosa.

Por tudo isso, é obrigatório a nossa senhora (religião) e as torres (significado histórico) no símbolo, e o título "em inglês" de Sporting, em homenagem ao que inspirou a fundação deste clube que amanhã faz 100 (!!) anos.

Não é Braga Warriors nem Braga1921, nem tampouco o CD Braga, somos o Sporting Clube de Braga, clube centenário e sem necessidade nenhuma de se internacionalizar (deixem isso para os clubes sem contexto histórico e herança - nós temos os dois aos cartões)

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

D_PAC

Do nome nem tanto, mas do símbolo sou a favor de uma modernização.
#VãoTerDeContarConnosco

Eskol

Por mim não se muda nada. Se há coisa que gosto é o simbolo. Sabemos bem quem somos e temos uma identidade própria ligada a esta cidade. Parece-me correto que o símbolo seja uma adaptação do símbolo da cidade. Ainda a semana passada pensei nisso quando vi que o Torreense fez exatamente a mesma coisa com o seu.
Dito isto, não vejo problema nenhum em ter versões diferentes em alguns equipamentos. Aquela novela que tivemos há uns anos atrás com o alternativo amarelo era completamente escusada. O importante é que o principal tenha o símbolo original, o resto são escolhas de design.

Também sou um grande apoiante da identidade história romana adotada pelo clube. Ainda não consegui perceber porque é que o Braga deixou de usar o símbolo secundário dos Gverreiros do Minho, era o balanço ideal entre uma nova identidade e a manutenção da tradicional.

Pedro Bala

Quote from: D_PAC on 18 de January de 2021, 17:49
Do nome nem tanto, mas do símbolo sou a favor de uma modernização.

A única mudança no símbolo que aceitava seria retirar de lá o nome por completo ou então substitui-lo só pelas iniciais S.C.B.

Alguém com perícia de Photoshop pode fazer isso rapidamente.  ;D

Pedro Bala

BrunoSCB21

Quote from: GverreirodoMinho on 18 de January de 2021, 17:32

Não é Braga Warriors nem Braga1921, nem tampouco o CD Braga, somos o Sporting Clube de Braga, clube centenário e sem necessidade nenhuma de se internacionalizar (deixem isso para os clubes sem contexto histórico e herança - nós temos os dois aos cartões)

Isto.

Muito orgulho em ser Sporting Clube de Braga.

rpo.castro

Quote from: SCB_1921 on 18 de January de 2021, 19:12
Algo deste género (feito à pressa):

No mínimo colocaria SC Braga. Gosto muito do nome do nosso clube e da nossa cidade.
Quem não sente não é filho de boa gente.

D_PAC

#VãoTerDeContarConnosco