News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Novo Treinador da equipa principal para 2020/2021

Started by NightHawk, 02 de July de 2020, 12:13

Previous topic - Next topic

darno

A escolha num treinador, é difiçil para Salvador. A equipa tem vindo a praticar bom futebol com Artur Jorge e com umas dinámicas engraçadas, não querendo isto dizer que Artur Jorge seja bom ou mau treinador, com 3 jogos não dá para ver nada. Mas se por acaso ficarmos em 3º, vai ser complicado caso Salvador contrate outro e este não dê resultado.
A minha escolha ia para Carvalhal, bom treinador, bem formado e percebe do que faz. De resto, tanto B.Lage como o do Famalicão não me agradam nada, não parece que venham ter sucesso cá.
Espero que Salvador esteja a planear bem a próxima época, é importantissima, nós que tanto sonhámos com o campeonato e "até 2021" como proferiu Salvador, com o dinheiro das vendas de Amorim, Trincão e mais algumas que se venham a fazer, é época para dar a machadada final nos Lagartos, indo à Champions e quem sabe sonhar com algo mais, o Porto foi campeão por isso a fraude Conceição vai continuar, ainda bem para nós, o RA vai ter uma pressão tremenda para ficar em 3º e os Lagartos não têm plantel melhor que o nosso, nem dinheiro, o único dos 3 que me parece que venha a melhorar é o Benfas se sempre se confirmar a vinda do Messias e os milhões para serem investidos.

Lipeste

#121
O que aconteceu connosco esta temporada, ter cinco treinadores, com ideias e sistemas de jogo diferentes e ainda estarmos na luta pelo terceiro lugar a duas jornadas do fim (e só não temos essa posição já confirmada porque esbanjamos, em casa, bem mais que uma dezena de pontos só contra equipas fraquissimas e/ou a atravessarem mais momentos), comprova que temos de facto, apesar de toda e qualquer lacuna, um plantel muito, mas mesmo muito, acima da média e muito acima de qualquer plantel fora do top 3 (classificação).

A questão não pode ser feita a mais ninguém senão a AS pois a responsabilidade é "toda" dele...que época(s) teríamos feito se existisse um projecto com um treinador para ele escolhido e condições para o concretizar?

Não tenho dúvidas que a nossa estagnação na tabela classificativa está fortemente relacionada com a má gestão que AS tem feito de várias equipas técnicas, não só na sua escolha mas também pela muito provável má relação que com algumas foi criando, pela falta de estabilidade, de apoio "incondicional" e até recusa de reforços pretendidos, levando-os a bater com a porta mal surja uma oportunidade (quando se deparam com exigências descabidas face aos planteis que dispõe...).

Para exigir determinados objectivos é necessário que AS meta de vez na cabeça que é necessária estabilidade no banco e recursos condizentes com a exigência, sob pena de ninguém aguentar treinar por cá mais que uma temporada.

Somos um grande clube que merece um bom treinador, com trabalho feito, provas de competência e a quem sejam dadas todas as condições para atingir os objectivos exigidos...treinar o Braga não pode ser para qualquer um...haja critério e investimento porque o treinador é a principal peça de uma equipa/plantel de futebol.

bragaaocomando

O treinador já está contratado, será João Pedro Sousa.

enormeBRAGA

Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 12:43
O treinador já está contratado, será João Pedro Sousa.
Tenho muitas dúvidas, acerca disso.

Sent from my Mi A2 using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

Satmar

Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 12:43
O treinador já está contratado, será João Pedro Sousa.

Afirmação fora do contexto e inverosímil.
Mas que as coisas já deviam estar mais do que claras já, mas sobretudo na cabeça de AS, pois o que aconteceu este ano não é de projeto é simplesmente de loucura e de andar "ao sabor do vento". Percebi que com Amorim havia alguma coisa distinta, notava-se o dedo do técnico e acredito que seria um futuro risonho e com duração.
Mas a vida é isto e agora resta defender bem o que se quer para o clube e tentar-se sair desta estagnação classificativa.
Força Guerreiros!!!

bragaaocomando

Sei que será ele,fonte segura.
Pensei que como adeptos gostaria de saber 🤨

bruce

Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 12:43
O treinador já está contratado, será João Pedro Sousa.

Só vale a pena ele vir para aqui se trouxer 2 a 3 jogadores do famalicão

100%SCB

Não acho que tenhamos jogadores adequados para jogar no modelo do João Pedro Sousa principalmente no meio campo, mas acredito que seja mesmo ele o treinador escolhido.
FORÇA BRAGA

Pedreira

Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 13:03
Sei que será ele,fonte segura.
Pensei que como adeptos gostaria de saber 🤨
Podes desvendar um pouco do véu quanto à fonte? Há por aí tanto diz que disse que só acredito vendo.

NightHawk

Já tinha saudades dos posts "sei de fonte segura". Dantes no tópico do Mercado do Verão eram aos montes :D

Mas como disse acima, acho provável que ele esteja na pole position. Pelo trabalho que fez no Famalicão, por ter sido um homem da casa (como jogador e elemento da equipa técnica), por ter muita gente no clube que pode atestar as suas qualidades e personalidade (a começar pelo Artur Jorge).

Já disse o que achei do trabalho dele no Famalicão acima também. Não faço ideia se será boa aposta ou não, mas isso é como quase todos que chegam...


Lipeste

Como eu gostava de ver AS mudar o seu modus operandi e investir num treinador com capacidade para impor a contração de alguns reforços, assente na qualidade, em função dos objectivos exigidos, um treinador com estatuto que não permita ao presidente ter ascendente sobre ele na qualidade das suas escolhas e muito menos em aspectos da gestão do balneário (para não dizer mais)... não sou defensor de atribuir ao treinador carta branca para contratar quem bem entender mas sou também completamente contra que perante a sugestão de três ou quatro jogadores que o treinador pretenda para determinada posição a mesma não seja levada em consideração... terá que haver conjugação de vontades, ouvir o treinador e fazer todos os esforços para, mediante determinado universo de escolha, satisfazer os seus pedidos e não impor-lhe jogadores relativamente aos quais não foi sequer ouvido.

Estará AS disponível para dar esse passo?

Estará AS disponível para começar a delegar?

Temo que não e como tal, a confirmar-se o meu temor, temo cada vez mais que a estagnação desportiva se mantenha porque apesar de não servir os superiores interesses do SCB, com um "yes man", sem força, aos comandos da equipa, estarão garantidos os superiores interesses de outras partes.

A falta de massa crítica no nosso clube, por culpa de todos nós, é também responsável por esta estagnação... é fundamental AS começar a sentir a insatisfação dos sócios e adeptos e a sua  responsabilização pela falta de um projecto e/ou política desportiva que nos tem impedido de continuar a crescer, muito devido à falta de investimento em equipas técnicas fortes em favor de escolhas erráticas, incompreensíveis e assentes em critérios talvez de natureza paranormal.

NightHawk

Lipeste, quem sugeres com esse perfil?

Nota: o treinador "mais caro" que alguma vez tivemos foi o Jesualdo a ganhar 1,5M por época. Quem sugeres que vamos buscar por valores similares ou até um pouco acima?

Viriato

Quanto ganhava o Leonardo Jardim? Deve ser muito alto para nós infelizmente.

bragaaocomando

Quote from: Pedreira on 16 de July de 2020, 13:15
Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 13:03
Sei que será ele,fonte segura.
Pensei que como adeptos gostaria de saber 🤨
Podes desvendar um pouco do véu quanto à fonte? Há por aí tanto diz que disse que só acredito vendo.

Logo após o fim do campeonato será apresentado.

Lipeste

#134
NightHawk, honestamente não sei...apenas sei que, por exemplo, nomes de treinadores portugueses já sugeridos como Marco Silva e Jardim são impossíveis, para além de não quererem regressar à Liga são treinadores que deverão exigir salários acima dos 2,5M líquidos (superiores a 5M ilíquidos, como é possível alguém sugerir tais nomes?)...Paulo Bento e Vítor Pereira mesmo que fossem possíveis, apesar dos currículos, no presente já não me agradariam...Paulo Sousa? Talvez.

Olhando apenas para o mercado interno João Pedro Sousa é mesmo aquele que mais me agrada, aliás é o único (Lage que já havia ponderado, agora com mais informação, está completamente fora das minhas opções) mas a grande questão é se JPS terá condições, força, estatuto/arcabouço para impor as suas ideias em conjugação com a estratégia da SAD no que às contratações, construção do plantel diz respeito e restantes itens que referi noutro post?

Quanto a treinadores estrangeiros não faltam com currículo e com o perfil que tracei mas a grande questão é mesmo a que referiste, massa salarial, nenhum estará disponível para vir ganhar 1,5M ilíquidos que correspondem a cerca de 750k líquidos, nem para não ter papel activo na construção do plantel..dito isto, sem avançar qualquer nome estrangeiro, seriam certamente necessários entre 2,5M a 3M ilíquidos anuais para tentarmos convencer algum, não é nada fácil mas a nossa SAD está lá para resolver problemas difíceis, encontrar boas soluções, implementar uma estratégia e desenvolver um projecto desportivo e em função dele traçar o perfil de treinador para o desenvolver incutindo na equipa/plantel a identidade que o projecto pretende (desde o sistema táctico ao modelo de jogo e perfil dos jogadores) e não para jogar na roleta, saltando de perfil em perfil, de sistema táctico em sistema táctico e de modelo de jogo em modelo de jogo.

Chegamos a um ponto que se torna insuportável, relativamente a este tema, estarmos a dizer sempre as mesmas coisas, ano após ano e pior ainda várias vezes ao ano.
Sem a construção de um projecto desportivo de médio prazo, assente em ciclos de três anos, bem delineado relativamente ao perfil de treinador a escolher, ao perfil de jogador para a construção dos planteis, à previsão das transferências e dos transferíveis por  temporada (mantendo sempre e por mais tempo uma importante base da equipa, alguns dos melhores), ao investimento previsto para cada uma dessas épocas (dependente das vendas bem programadas) e com objetivos crescentes a alcançar em cada um dos anos desse(s) ciclo(s),  continuaremos a navegar à vista,  tornando-se senão impossível muito pouco provável esperar resultados diferentes cometendo sempre o(s) mesmo(s) erro(s)...quem insiste em cometer sempre os mesmos erros na esperança de alcançar resultados diferentes ou é b.u.r.r.o, ou é b.u.r.r.o, ou é "Tone",ou tem uma agenda própria incompatível com os superiores interesses desportivos do SCB clube/SAD.

Arsenalista

Quote from: Lipeste on 16 de July de 2020, 15:44
Lage que já havia ponderado, agora com mais informação, está completamente fora das minhas opções
Mais informação? Que informação? Para mim Lage sempre esteve entre os potênciais candidatos, a par de JPS, Carvalhal, ou Abel Ferreira...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Gverreiro99

Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 12:43
O treinador já está contratado, será João Pedro Sousa.
Acho que disseste o João errado.. ouvi falar de um João mas não esse, mas la está só vendo.

NightHawk

Eu por acaso acho que o Salvador até dá uma boa margem aos treinadores na composição do plantel. Talvez não diretamente na questão dos nomes mas na questão do tipo de jogador. Por exemplo, o Simão veio e o Salvador foi buscar os jogadores do Chaves que ele pediu, o plantel deste ano foi composto por jogadores à imagem do Abel (jamais Sá Pinto contrataria Diogo Viana para lateral por exemplo), o LJ foi buscar o Djamal, etc, etc. Já as vendas é o Salvador que decide e ponto mas mesmo aí há input do treinador quando o treinador não conta com ele (tipo Dyego). Claro que há contratações "do clube" tipo o Matheus, o Danilo etc em que é o clube que vê potencial nos jogadores para contratar.

Eu acho que é uma falsa questão dizer que o treinador tem pouca margem com o Salvador. O plantel é na sua maioria composto por jogadores do estilo que o treinador quer e muitas vezes diretamente jogadores que o treinador pediu (o Abel então praticamente teve carta branca na 2ª época, toda a gente que veio foi porque ele pediu).

Sif

Quote from: Gverreiro99 on 16 de July de 2020, 16:25
Quote from: bragaaocomando on 16 de July de 2020, 12:43
O treinador já está contratado, será João Pedro Sousa.
Acho que disseste o João errado.. ouvi falar de um João mas não esse, mas la está só vendo.
O João Henriques do Santa Clara?
Não me agrada muito.. mas vamos ver. Para já será tudo especulação

HenDua

Eu acho que não se pode interpretar os treinadores apenas e somente pela forma como as suas equipas actuais jogam.
É certo que muitos treinadores são quadrados e não abdicam das suas ideias e seja qual for o plantel, eles é que tem que se adaptar ao treinador, mas há exemplos de treinadores aqui mencionados que sabem ajustar as suas ideias ao plantel que tem e vice-versa.
José Gomes pôs o Rio Ave a jogar um futebol de posse e ataque. No Marítimo vemos o com um bloco de 5 na defesa, sendo que os laterais sobem muito no corredor nas transições e quando tem a bola segura, sendo uma equipa que joga essencialmente em contra-ataque.
O Carvalhal tem um sistema que troca muito a bola (5ª equipa da europa com mais posse de bola progressiva) mas tenho ideia que as últimas equipas dele favoreciam mais a organização defensiva e o contra ataque.
João Pedro Sousa nesse sentido seria uma icognita.

Alguém que adapta as suas estratégias às armas que tem e consegue resultados, tem mérito e tem de ser valorizado por isso.

Há anos que o Braga precisa de um bom Director Desportivo, primeiro para assegurar uma linha ideológica no que toca a contratações, e segundo e mais evidente, no que toca a treinadores.
São demasiadas as evidências que não há uma ideia clara de tipo de treinador que queremos à frente da equipa, muito menos o estilo de jogo principalmente a nível táctico.
A única linha que se segue é a da nacionalidade, e mais recentemente, jovens treinadores.
Acho que o Salvador devia deixar de colher conselhos e opiniões nesse campo - muitas vezes de agentes que tem outros interesses por trás - e voltar a delegar essas tarefas. Ele que se foque noutros assuntos importantes.

Reparem como nesta época começamos a preparar um plantel para um 442 do Abel, passamos para 433 com o Sá Pinto, de seguida veio o Amorim com uma variável do 343 e reforçou-se a equipa em Janeiro nesse sentido, para depois aparecer o Custodio que ainda tentou pegar no sistema do Amorim mas passou para o 4231. Agora temos o Artur Jorge, que vai oscilando entre o 442 com o Aves, e o 433.
Os 4 treinadores que entraram, nenhum foi escolhido com base nas características do plantel.
Neste momento temos 7 centrais, apenas um trinco, apenas um box-to-box, dois 10's (A. Horta e Novais) e homens da frente tempos 3 extemos (Trincão, R. Horta e Galeno) e Paulinho, Rui Fonte e o Ruiz. Um plantel que até Janeiro foi desajustado para as necessidades de Amorim; e que depois ficou desajustado para as necessidades de Custódio e Artur Jorge.

Para mim é problemático construirmos uma equipa com jogadores com determinadas características técnicas e táticas e depois andarmos a fazer adaptações (maiores ou menores).

Ando há anos a ouvir falar de estabelecer uma identidade desde a base até aos seniores, e a verdade é que eu ainda não percebi que identidade é essa.