News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal: «Roger é um jogador impressionante»

Treinador volta a recordar história do rapaz de 16 anos que viu vídeos de Galeno para saber como devia jogar no seu sistema


Carlos Carvalhal voltou a recordar a história de Roger Fernandes, lembrando a forma como o jovem, agora com 16 anos, mas na altura ainda com 15, o impressionou na pré-época do SC Braga, quando fez questão de estudar a forma como jogava Galeno no 3x4x3 de Carvalhal antes de um jogo em que ia alinhar na posição do extremo brasileiro.

O treinador do SC Braga fez questão de divulgar a história na sua página pessoal do Facebook, algo que Record também deu o devido destaque na altura, mas ontem voltou atrás no tempo na conversa que teve com Alex de Llano, no programa 'La Pizarra de Quintana' da Rádio Marca.

"O Roger é um rapaz que quando o vês a treinar e a jogar tiras o que é mais puro do futebol. O futebol de rua que nos faz lembrar quando jogamos com os amigos, porque é um jogador que tem um sorriso constante e, ao mesmo tempo, uma capacidade de concentração muito grande. Além disso, é um jogador impressionante que, apesar dos seus 16 anos, tem uma grande capacidade de finalização e com os dois pés e entende muito bem o jogo, o que não é normal em alguém com a sua idade. E quando digo entender o jogo respondo e todas as pessoas que nos podem estar a ouvir a pensar que todos os jogadores deveriam entender o jogo, mas a verdade é que nem todos o conseguem entender. Muitos jogadores jogam futebol e entendem bem a sua posição específica, mas não em geral o que é o jogo, mas este entende muito bem", começou por destacar Carlos Carvalhal quando convidado a registar a sua opinião geral sobre Roger, na sequência dos dois golos que o jovem marcou na goleada em Arouca, na última jornada da Liga.

De seguida, o treinador do SC Braga voltou então a contar a tal história que o impressionou: "Há uma história que já a tornei pública quando tínhamos o Galeno lesionado e ele quis perceber como ele jogava. O nosso sistema em posse de bola tem três elementos atrás e dois nas alas e como não estava a ver nenhum jogador, assim de repente, para substituir o Galeno mas equipas mais jovens pedi recomendações à nossa estrutura da formação e recomendaram-me o Roger. Fiquei logo impressionado com ele quando o metemos a jogar num particular no início de época, numa altura em que ainda não tínhamos o Galeno e atenção que essa não é a posição do Roger, que joga muito melhor em posições mais interiores, seja à direita ou na esquerda. Na altura, depois do jogo, como faço sempre, fui ver o vídeo para ver coisas a corrigir, mas até chamei os meus colaboradores e disse que 'isto não é normal', pois ele não tinha cometido nenhum erro em todos os posicionamentos. Quando conversei com ele sobre isso, disse-me que tinha andado ele próprio a vídeos do Galeno a jogar para ver como devia fazer quando fosse chamado e isso diz tudo da sua forma de ser e de estar no futebol."

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-roger-e-um-jogador-impressionante?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record pt

Chiquinho, Raul Silva e Piazon de saída do SC Braga

Os três jogadores já foram informados que não contam para Carlos Carvalhal e procuram solução dentro desta janela de transferências


Chiquinho, Raul Silva e Lucas Piazon estão de saída do SC Braga e já foram informados que não fazem parte das contas de Carlos Carvalhal para o que resta desta época e para o futuro.

São três casos obviamente distintos, começando pelo médio ofensivo português que está em Braga cedido pelo Benfica, com quem os arsenalistas vão naturalmente procurar encontrar uma solução rápida e que até pode surgir já na próxima semana.

Chiquinho cumpriu 15 jogos na primeira fase da época, mas apenas cinco como titular, um sinal de que não se conseguiu impor junto das principais opções de Carlos Carvalhal. O médio ofensivo de 26 anos que despontou no Leixões, na época 2014/15, tem vínculo com o Benfica até 2024.

Já Raul Silva está em final de contrato com o SC Braga e esteve quase a sair do clube na última janela de transferências, em agosto, rumo à Turquia, mais propriamente para o Gaziantep, algo que só não aconteceu por dificuldades logísticas de última hora que impediram a viagem do defesa-central de 32 anos em tempo útil. Esta solução, de resto, poderá reabrir-se durante este mês de janeiro.

Quanto a Lucas Piazon é o caso que pode ser mais complicado, uma vez que o médio ofensivo de 27 anos tem vínculo de longa duração com o SC Braga até 2025!
Os responsáveis minhotos, todavia, acreditam numa solução rápida também dentro desta janela de transferências de janeiro, uma vez que Piazon tem vários clubes interessados nos seus serviços. O brasileiro pode sair a título definitivo, mas também há a hipótese de ser emprestado até ao final da época com cláusula de opção de compra a poder ser acionada no fim da cedência.

Refira-se que Chiquinho e Raul Silva estão a cumprir ainda o isolamento obrigatório, depois de ambos terem acusado positivo à Covid-19 na semana passada. Os dois serão reintegrados nos trabalhos normais do plantel assim que seja possível e caso não seja encontrada no imediato uma solução para o seu futuro. O mesmo acontece com Lucas Piazon, que continua a trabalhar com o grupo às ordens de Carlos Carvalhal, mas já nem sequer foi convocado para o jogo em Arouca num primeiro sinal de que está de saída do clube.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/chiquinho-raul-silva-e-piazon-de-saida-do-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Mais três jovens promovidos ao plantel principal do SC Braga

Guilherme Soares, Rodrigo Gomes e Miguel Falé passam a fazer parte do grupo às ordens de Carlos Carvalhal


Guilherme Soares, defesa-central de 20 anos, Rodrigo Gomes (18 anos) e Miguel Falé (17 anos), ambos extremos, são as mais recentes promoções ao plantel principal do SC Braga.

A decisão foi tomada no início desta semana, na sequência de uma reformulação do plantel a cargo de Carlos Carvalhal e tem sentido prático imediato e até ao final da temporada, confirmando ao mesmo tempo uma declarada aposta nos produtos da formação bracarense, algo já visível em vários jogos esta época e em particular no último, na goleada em Arouca, onde marcaram presença 11 elementos com ligação às camadas jovens dos arsenalistas.

A promoção deste trio, de resto, engrossa o número de jovens que estão neste momento junto do grupo principal, sendo que isso já acontece deste o início da temporada nos casos de Bruno Rodrigues, Buta, Gorby, Roger e Vitinha.

Dinis Pinto (21 anos) e Eduardo Schürrle (20 anos) estão também a trabalhar com o plantel principal, mas numa ótica de crescimento sustentado e vão continuar a descer ao grupo da equipa B que compete na Liga 3. Os dois, aliás, fizeram a sua estreia como seniores na goleada em Arouca, tal como sucedeu com Miguel Falé, este último como titular e agora promovido em definitivo à equipa principal.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/mais-tres-jovens-promovidos-ao-plantel-principal-do-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

.proscout.pt

Scouting: 10 jovens jogadores a seguir em Portugal em 2022
Jaime Silva

A época 2021/2022 começou com vários jovens talentos a emergir. Escolhi os dez principais que acho que podem explodir em 2022 nas suas respetivas equipas:

Kerwin Vargas – CD Feirense

O extremo esquerdo de 19 anos chegou a Portugal na época passada para os juniores do CD Feirense. Subiu para a equipa A no início desta época e desde então tem encantado. Além de ter sete golos em dezoito jogos, Vargas tem-se revelado um jogador com grande aceleração, forte sentido posicional (sabe onde dar linha de passe e movimenta-se na altura certa) e com uma elevada capacidade de finalização. Não ficará muito tempo em Santa Maria da Feira. 

Vitinha – FC Porto

O médio centro de 21 anos é formado no FC Porto, e é nos dragões que está a mostrar todo o seu potencial, depois de um empréstimo ao Wolverhampton. A maturidade que mostra em campo apesar da tenra idade é surreal, aliada a uma forte visão de jogo, qualidade de passe e agressividade com e sem bola. Uma pérola. 

Paulo Bernardo – SL Benfica

O médio centro de 19 anos tem chamado a atenção na Segunda Liga, o que lhe fez merecer vários minutos na equipa A, onde deu uma boa resposta. É visto como a próxima grande promessa do Seixal, muito pela qualidade de passe e condução, pela maturidade, visão de jogo e agressividade sem bola. Muita inteligência na forma como pauta o jogo. Poderá ter muitos minutos com Nelson Veríssimo. 

Ugarte – Sporting CP

O médio defensivo de 20 anos chegou a Portugal em janeiro de 2020 para representar o Famalicão. Em apenas seis meses, chamou a atenção do Sporting CP, que pagou pelo jovem uruguaio 6,5 milhões de euros. Apesar de ter demorado a entrar na equipa, beneficiou da lesão de Palhinha para encantar os sportinguistas e quem gosta de futebol. Grande antecipação dos lances, sublime no desarme e forte em condução com bola. Muito potencial. 

Leonardo Lelo – Casa Pia AC

O lateral esquerdo de 21 anos chegou esta época ao Casa Pia oriundo dos sub-23 do Portimonense e tem sido uma grande revelação na Liga Sabseg, simultaneamente com a sua equipa. Revela uma grande capacidade associativa, com destaque para os sublimes cruzamentos que efetua, tem capacidade física para fazer o corredor todo e possui bastante agressividade sem bola, que lhe dá uma vantagem no 1vs1 defensivo. Tem tudo para dar o salto em breve.

Nathan – Boavista FC 

O defesa de 20 anos chegou na época passada para os sub-23 do Boavista e conseguiu subir à equipa principal a meio da temporada, revelando muito potencial. Esta época tem sido titular indiscutível e uma das revelações da Liga. Podendo jogar como central ou lateral, alia uma forte aceleração com e sem bola, bom posicionamento defensivo e efetua incursões ofensivas com muito critério e qualidade. A sua estampa física permite-lhe ganhar muitos duelos defensivos. Um dos bons jovens a jogar na primeira divisão. 

Iván Jaime – FC Famalicão

O médio ofensivo de 21 anos chegou a época passada ao Famalicão, oriundo do Málaga. Desde cedo mostrou ser um jovem com qualidade, sendo quase sempre titular no conjunto minhoto. Esta época não fugiu à regra e Iván Jaime continua a ser peça chave. A grande capacidade a jogar entrelinhas (receções orientadas e visão de jogo), o forte último passe e a capacidade de jogar fora e dentro são as suas maiores qualidades. Jogador pronto para dar o salto. 

Alexandre Penetra – FC Famalicão 

O defesa central de 20 anos é formado no SL Benfica, mas é no Famalicão que se tem vindo a destacar, tendo surpreendido inicialmente nos sub-23. Nesta época subiu à equipa A pela mão do já demitido Ivo Vieira e tem sido uma revelação. O perfil de liderança, o rigor tático e a imposição física nos duelos revelam aqui um bom projeto de central. 

Vitinha – SC Braga

O ponta de lança de 21 anos jogou campeonato distrital até aos juvenis, onde foi pescado pelo SC Braga para a sua formação. A partir daí, tem sido uma máquina de fazer golos. É um jovem avançado com muita capacidade de trabalho, associa-se bem com os colegas de costas para a baliza e efetua diagonais muito inteligentes nas costas dos defesas que lhe permitem estar sempre em conluio com o golo. Muito mérito de Carvalhal na aposta do jovem. 

Tomás Handel – Vitória SC

O médio defensivo de 21 anos é formado no Vitória SC e desde que chegou à equipa principal tem chamado bastante a atenção. A sublime qualidade de passe, a forma como lê o jogo antes dos outros e a inteligência posicional fez com que merecesse a titularidade muitas vezes e a chamada à seleção sub-21. Um dos bons produtos do Vitória de Guimarães. 

em: https://www.proscout.pt/scouting-10-jovens-jogadores-a-seguir-em-portugal-em-2022/








Lipeste

scbraga.pt

Vicente Durand assina contrato profissional - Sporting Clube de Braga

Vicente Durand rubricou um contrato profissional com o SC Braga. O jovem atleta tem estado em destaque ao serviço dos Sub-19 esta época e deu mais um passo importante na sua carreira desportiva.

O defesa, de 18 anos, assinou um contrato válido para as próximas três temporadas e meia, ficando vinculado aos arsenalistas até 2025.

O atleta natural de Setúbal vê premiada a sua boa temporada e vai poder continuar a evoluir no clube arsenalista.

Contrato Profissional

"Sinto-me muito orgulhoso. Era um objetivo que tinha em mente há muito tempo. Consegui assinar um contrato num grande clube de Portugal e estou muito feliz".

Caraterísticas

"Sou um jogador que não tem medo de assumir o jogo. Sou forte no um para um defensivo. A minha melhor caraterística é a qualidade com a bola no pé, consigo progredir bem com a bola. Tenho muita garra e dou sempre o meu máximo em todos os jogos".

Objetivos

"Tenho o objetivo de continuar a evoluir neste clube e chegar à Equipa A. Esta época queremos conquistar o Campeonato Nacional. O meu sonho é estrear-me na equipa A no futuro".

em: https://scbraga.pt/vicente-durand-assina-contrato-profissional/

Lipeste

scbraga.pt

Comunicado | Gala Legião de Ouro - Sporting Clube de Braga

Em virtude do crescente agravamento da situação pandémica em Portugal, a direção do SC Braga tomou a difícil, mas inevitável decisão de cancelar a edição deste ano da Gala Legião de Ouro.

A responsabilidade social e o exemplo cívico que o SC Braga sempre demonstrou ao longo de quase 101 anos de história, obriga-nos a tomar esta decisão, ficando as comemorações do aniversário cingidas ao Hastear da Bandeira, no dia 19 de janeiro, e à entrega dos emblemas de 25, 50 e 75 anos de associado, no dia 22 de janeiro.

Voltaremos em força em 2023, ano em que o Clube festejará 102 anos de história e no qual realizará a habitual Gala Legião de Ouro.

em: https://scbraga.pt/comunicado-gala-legiao-de-ouro/

Lipeste

abola.pt

Ricardo Horta e Chiquinho reintegrados
Por Pedro Barros

O avançado Ricardo Horta e médio defensivo Chiquinho já testaram negativo, após terem estado infetados com Covid-19, e foram reintegrados, esta quarta-feira, nos treinos às ordens de Carlos Carvalhal. 

De salientar que após nova ronda de testes de diagnóstico ao vírus, efectuados ao plantel principal e equipa técnica, não foram detetados mais casos positivos, sendo que Fabiano, Raul Silva e Abel Ruiz continuam em isolamento

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-01-05/sc-braga-ricardo-horta-e-chiquinho-reintegrados/920976/471

Lipeste

abola.pt

Carvalhal risca Raul, Piazon e Chiquinho

Carlos Carvalhal decidiu cortar o central Raul Silva, o médio Chiquinho (que está cedido pelo Benfica) e o extremo Piazon dos planos para a segunda metade da época, optando por promover três jovens da formação a apostas permanentes, casos do central Guilherme Soares (20 anos) e dos avançados Miguel Falé (17) e Rodrigo Gomes (18), somando-os a Bruno Rodrigues, Buta, Roger, Gorby e Vitinha.

Chiquinho, com apenas cinco jogos como titular em 28 encontros oficiais da equipa, irá voltar ao Seixal, solução já discutida com as águias. Raul Silva, em final de contrato, deixa de contar no imediato, ele que já havia estado perto de sair para a Turquia. A fazer campanha dececionante, Lucas Piazon, sem qualquer golo, tal como Chiquinho, foi descartado por Carvalhal e pode ser vendido ou emprestado neste mercado de inverno.                

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-01-05/sc-braga-carvalhal-risca-raul-piazon-e-chiquinho/920920/471

Lipeste

abola.pt

«Roger tem tudo para chegar lá acima»

O que Roger fez em Arouca está gravado para a eternidade, é um sumo que não se esgota enchendo o palato de sabores. O menino guineense, 16 anos feitos em 21 de novembro, continua a agrafar imagens e recordes inolvidáveis num livro encantado, de deixar qualquer um de queixo caído.

Os dois golos marcados na Serra da Freita foram carimbo expressivo do que Roger está destinado a fazer... das glórias que pretende somar e escrever, e, naturalmente, emoldurar numa vitrina internacional. O talento é desarmante e a vertigem avassaladora. A urgência de triunfar absoluta. É uma flecha que trespassa barreiras, é fogo na alma e magia humilde no olhar. As conquistas de Roger Fernandes são conquistas do SC Braga, patrocinadas por Carlos Carvalhal, que se entregou de amores à irreverência do atleta.

Entre muitas felicitações, há outras estrelas na família petrificadas com este livro de recordes. É o caso de Joelson Fernandes, primo de Roger, cedido pelo Sporting ao Basileia. Estreado por Rúben Amorim na Liga com 17 anos, o atacante, agora já maior de idade, está definitivamente arrebatado.

«É uma satisfação única ver o meu primo quebrar esses recordes e atingir os objetivos. Conhecia a sua qualidade, mas não imaginava que fosse fazer o que fez tão novo. Não estava à espera! Com trabalho e dedicação é possível», avalia, emprestando outras certezas.

«Está sempre disposto a aprender e não gosta nada de perder. Mesmo a brincar é para ganhar. Falamos muito, ele sempre diz na brincadeira que eu sou o seu ídolo. Fico satisfeito por ele rever em mim essa dedicação e foco. Prevejo-lhe um grandíssimo futuro. Tem tudo para chegar lá acima!», assegura Joelson, ciente do grau de compromisso de Roger.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-01-05/sc-braga-roger-tem-tudo-para-chegar-la-acima/920909/471

Lipeste

abola.pt

Gala Legião de Ouro cancelada

O SC Braga anunciou, através de comunicado, que, «em virtude do crescente agravamento da situação pandémica em Portugal, a Direção tomou a difícil, mas inevitável decisão de cancelar a edição deste ano da Gala Legião de Ouro».
 

Desta forma, as comemorações do 101.º aniversário cingem-se ao hastear da bandeira, no dia 19 de janeiro, e à entrega dos emblemas de 25, 50 e 75 anos de associado, no dia 22 de janeiro.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-01-05/sc-braga-gala-legiao-de-ouro-cancelada/920999/471

Lipeste

ojogo.pt

Rolando é um caso perdido no Braga: vai cumprir contrato sem competir

Nem a baixa de David Carmo fez Carvalhal recuperar o internacional português.

Riscado dos planos de Carlos Carvalhal desde o verão, Rolando vai cumprir os seis meses de contrato com o Braga sem competir. Depois de ter declinado algumas propostas ainda na pré-época, revelando-se sempre inflexível em relação aos vencimentos, o central passou a ser encarado pela sociedade desportiva como um caso perdido, estando o adeus marcado somente para junho, altura em que expira a ligação aos minhotos.

Nem a baixa de longa duração de David Carmo fez com que o internacional português fosse recuperado por Carvalhal, que, nesta altura, também não pode contar com o defesa Sequeira, igualmente lesionado.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/rolando-e-um-caso-perdido-no-braga-vai-cumprir-contrato-sem-competir-14462552.html

Lipeste

ojogo.pt

Covid-19 limita o Braga, mas também há boas notícias para Carvalhal

Ricardo Horta já treina, assim como Chiquinho, após o isolamento.

Carlos Carvalhal, treinador do Braga, teve esta quarta-feira boas notícias na sessão de trabalho. Chiquinho e Ricardo Horta estão de regresso aos treinos, depois do isolamento a que foram sujeitos na sequência de um teste positivo à covid-19.

O técnico minhoto volta assim a contar com o máximo goleador da equipa esta época: Ricardo Horta leva 12 golos marcados em 25 jogos.

Já Chiquinho é um caso oposto. O médio chegou ao clube no início da temporada, cedido pelo Benfica, mas tem abertas as portas de saída, assim como Raul Silva e Piazon.

O Braga recebe o Famalicão no próximo domingo (18h00), jogo a contar para a ronda 17 do campeonato. Fabiano, Raul Silva e Abel Ruiz ainda estão em isolamento. Os mais recentes testes não detetaram mais casos positivos no plantel.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/covid-19-limita-o-braga-mas-tambem-ha-boas-noticias-para-carvalhal-14463195.html

Lipeste

ojogo.pt

Carlos Carvalhal, a ″fase de renovação″ e um ″miúdo fantástico″ no Braga

Carlos Carvalhal, treinador do Braga, concedeu uma entrevista à Rádio Marca, de Espanha. Confira alguns dos pontos abordados pelo técnico.

Última época: "O ano passado foi muito bom para o clube. Em cem anos de história, a equipa esteve muito bem em todas as frentes. Marcámos presença na final da Taça da Liga, vencemos a Taça de Portugal e disputámos a Supertaça. Conseguimos o quarto lugar no campeonato e chegámos aos 16 avos de final da Liga Europa. Valorizámos muito os nossos jogadores. O Braga tem três Taças de Portugal no seu palmarés e nós ganhámos uma. Depois de um ano tão bom o que aconteceu? Os jogadores estavam muito valorizados, alguns que estavam há vários anos no clube tinham o objetivo de se mudar para outros clubes. E isso compreende-se quando um clube atinge um pico elevado. O nosso presidente é muito experiente e sabe que não pode fechar portas a saídas de jogadores. Este tem sido um ano de completa renovação. Temos um plantel renovado, com muitos mais jovens."

Juventude: "Desde que cheguei, há um ano e meio, estreei na primeira equipa 12 jogadores da formação e o objetivo continua a ser o mesmo: tentar o máximo em todas as competições. Ainda estamos em prova na Liga Europa e o próximo jogo será contra o Sheriff e seguimos em quarto lugar no campeonato, que, normalmente, é o objetivo mínimo do clube. Sabemos bem a diferença que há entre o Braga e o Sporting, Benfica e FC Porto. Estamos sempre à espera que uma dessas equipas fique para trás. Há um objetivo importante e o presidente do clube falou-me dele logo no primeiro dia: disse-me para estar atento à formação, aos jovens jogadores. O clube investiu muito na construção de uma academia e quer tirar partido da formação. Ainda na última jornada atuaram sete jogadores da formação: um com 16 anos (Roger) e outro com 17 (Falé). Com esses jogadores, ganhámos 6-0 ao Arouca".

Renovação do plantel: "Este ano têm surgido mais oportunidades para os mais jovens. O plantel está numa fase de renovação e apostámos nos jovens. Temos vários na primeira equipa e até incluo nesse grupo três que não passaram pela formação do clube: Yan Couto, Diogo Leite e Abel Ruiz. No jogo que disputámos em Arouca, foram utilizados nove jogadores com menos de 20 anos".

Abel Ruiz: "Começou muito bem em Braga, conquistando facilmente um lugar na equipa. Depois de ter sido chamado à seleção de Espanha, passou por uma fase em que não esteve tão bem e o Vitinha, que é um dos jovens da equipa vindos da formação, aproveitou muito bem a oportunidade, mas o Abel continua a ser um jogador titular para nós. É um valor inquestionável, acreditamos muito nele. No nosso esquema tanto pode jogar como ponta de lança como interior esquerdo. Joga muito bem como segundo avançado, entre linhas, e estamos muito satisfeitos com ele. É titularíssimo".

Roger Fernandes: "É um miúdo fantástico. Simboliza o futebol de rua. Joga com um sorriso nos lábios e, ao mesmo tempo, com muita concentração. Tem uma capacidade impressionante. É muito forte na finalização com os dois pés e entende muito bem o jogo, o que não é normal num miúdo com 16 anos."

Ainda Roger: "Quando perdi o Galeno, não vi na equipa B outro jogador com as mesmas características e o responsável pela formação recomendou-me o Roger. Quando o vi treinar fiquei impressionado. Meti-o depois a jogar num particular e ele jogou muito bem. Quando visionei o vídeo do jogo, até comentei com os meus adjuntos que aquilo não era normal. No dia seguinte, chamei-o ao meu gabinete e perguntei-lhe como é que ele jogou tão bem como ala. E respondeu-me que via muitos vídeos da equipa principal e que já estava identificado com a forma de jogar da equipa. Disse-me também que teve o cuidado de rever as movimentações do Galeno quando lhe disseram que eu iria substituí-lo. Achei isso absolutamente fantástico. Como é que um miúdo de apenas 16 anos tem tanta maturidade? Para além disso, é um jogador muito rápido, potente e que finaliza muito bem com os dois pés. Tem uma energia contagiante. É um jovem valor. Lembro-me que quando se estreou a marcar na Taça de Portugal veio abraçar-me na comemoração. Teve um significado especial esse abraço porque o pai dele tinha falecido uma semana antes. Puxei muito por ele no sentido de compensar a perda dele, pelo que esse momento foi muito emocionante."

Três centrais: "Nesta altura, o Braga está a jogar de facto com três centrais, mas eu não gosto muito de jogar assim. O meu sistema é completamente diferente dos outros. Temos sido inovadores a esse nível, desde a minha passagem pelo Rio Ave. Costumamos jogar com três defesas, sendo o terceiro um lateral-esquerdo. Isso dá-nos muita flexibilidade na movimentação. Quando o lateral sobe, o guarda-redes ou um dos médios podem fazer de terceiro central. Só que perdemos o único lateral-esquerdo que tínhamos no plantel para o resto da época: o Sequeira. Entrou para essa posição o Diogo Leite, um esquerdino, e estamos a tentar que também consiga causar desequilíbrios. Só que trata-se de um central, não tem a flexibilidade de um lateral. Em Inglaterra eu e os meus adjuntos já nos inquietávamos com a movimentação das equipas que treinávamos. O Rio Ave foi um desafio nesse sentido e resolvemos fazer um corte completo com tudo aquilo que havíamos feito antes. Fizemos isso por uma questão de motivação e também por entendermos que o jogo está sempre a evoluir. Queríamos criar algo de novo no futebol. Foi fantástica essa experiência no Rio Ave e prosseguimos em Braga. Fomos muito criativos. Temos plasticidade defensiva e ainda em termos ofensivos, em função também do adversário."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-a-fase-de-renovacao-e-um-miudo-fantastico-no-braga-14463961.html