News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

zerozero.pt

Mario González fez o 2x1 perto do final

Depois de quatro empates em particulares, Sporting de Braga vence Paços de Ferreira


Ganhar é sempre melhor do que empatar, seja a sério ou a feijões. Depois de quatro empates consecutivos, o SC Braga voltou às vitórias em particulares. A equipa de Carlos Carvalhal foi mais forte do que o Paços de Ferreira, mas só conseguiu assegurar a vitória (2x1) perto do fim, num golo de Mario Gonzalez a premiar uma exibição bem mais convincente do Sporting de Braga do que propriamente da equipa de Jorge Simão.

Desperdício surgiu na melhor fase

Mais um teste de pré-época, este entre adversários do mesmo escalão e que ficaram separados apenas por um lugar no campeonato do ano passado. Por isso, este seria desde logo um teste interessante para SC Braga e Paços de Ferreira, equipas que deixaram evidentes alguns dos seus pontos fortes, mas também vários pontos fracos.

Desde logo, o Paços de Ferreira sentiu problemas para defender as incursões bracarenses pelos flancos. A equipa de Jorge Simão teve sérias dificuldades na primeira parte e só mesmo André Ferreira foi adiando o golo. O guarda-redes dos Castores, reforço contratado ao Santa Clara, foi o melhor em campo no primeiro tempo e perante a lesão de Jordi deu bons indicadores para manter a titularidade nos jogos a contar.

A primeira parte foi mesmo bracarense e isso também teve muito mérito da equipa de Carvalhal, sempre muito dinâmica no plano ofensivo, com Galeno e Fabiano, que parece ter agarrado o lugar no lado direito dos minhotos, em plano de destaque. Inquieto, Jorge Simão assistiu do banco a vários problemas, entre eles a lesão de Maracás, que deixou ainda mais expostas as fragilidades defensivas dos Castores.

Apesar da clara superioridade minhota, o nulo manteve-se até ao intervalo e isso fez com que a equipa de Carlos Carvalhal voltasse novamente mais forte dos balneários. Com um ataque bem conhecido da época passada, a formação bracarense manteve a toada, enquanto o Paços de Ferreira, que até teve algumas oportunidades para sair para o ataque, não estava a conseguir criar situações de perigo.

Os bracarenses acabaram mesmo por chegar ao golo, novamente numa jogada com Galeno como principal interviente e Abel Ruiz no papel de finalizador. O espanhol deu voz ao domínio minhoto, mas aí nasceu também um novo Paços de Ferreira. Sem encantar, a equipa de Jorge Simão conseguiu explorar mais vezes a profundidade e deixou evidentes as dificuldades defensivas da equipa bracarense.

Um erro de Raúl Silva na saída de bola permitiu a Lucas Silva, que já tinha estado perto de fazer o gosto ao pé na primeira parte, embora aí num lance irregular, igualar o marcador e depois disso o ritmo baixou bastante, muito por culpa das várias alterações - duas delas forçadas, ambas nos Castores -, mas perto do final a equipa bracarense acabou mesmo por chegar à vitória, num golo bem ao estilo do Mario Gonzalez, que respondeu ao passe de Sequeira com uma boa movimentação nas costas da defesa pacense, que voltou a mostrar descoordenação, e confirmou o triunfo do SC Braga, quatro particulares depois.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=330846

Lipeste

zerozero.pt

Todos ganharam pontos, mas só um foi decisivo

O Sporting de Braga voltou às vitórias em amigáveis e Carlos Carvalhal aproveitou para fazer mais alguns testes antes da Supertaça. O técnico bracarense apresentou um onze que parece próximo daquele que vai defrontar o Sporting, dando oportunidade a dois reforços de início e um desde o banco de suplentes.

Como nas últimas partidas, houve também espaço para dois jovens e quanto às caras novas o resultado global foi positivo. Todos ganharam pontos, um deles até marcou, mas por agora apenas Paulo Oliveira e Fabiano devem arrancar a época no onze inicial.

OS REFORÇOS:

Paulo Oliveira: CERTINHO


Mantém as características que fizeram com que se destacasse em Guimarães e mais tarde no Sporting, mas a experiência garantiu uma menor exposição perante os seus pontos fracos, o que, neste SC Braga, é um sinal muito positivo. Os bracarenses tiveram ainda recentemente em Bruno Viana e Raul Silva dois centrais propensos ao erro e ainda esta noite isso ficou evidente, com mais um golo oferecido por Raul Silva ao adversário. Menos exuberante do que todos os outros jogadores da defesa minhota, Paulo Oliveira é precisamente o que Carlos Carvalhal precisa, até porque o sangue frio de Paulo Oliveira pode dar jeito na hora em que o segredo pode mesmo ser não inventar.

Fabiano: AGARROU O LUGAR

Tem de acertar cruzamentos para se tornar mais eficaz nas suas ações, mas atendendo aos dois últimos particulares parece mesmo ter agarrado o lugar no lado direito bracarense, pelo menos por agora. O lateral, que na época passada esteve em Coimbra por empréstimo, dá mais ao jogo ofensivo do que Tiago Esgaio. Nesse aspeto, Fabiano é mais parecido a Ricardo Esgaio do que... o próprio irmão. O brasileiro faz sem dificuldade todo o flanco e apesar de ser muito diferente de Galeno ajuda a que o ataque bracarense passe muito mais pelos dois flancos do que apenas pelo lado esquerdo.

Mario Gonzalez: RESPONDEU AO COMPATRIOTA

Abel Ruiz marcou e Mario González saiu do banco com vontade de dar uma resposta imediata. O espanhol parece partir atrás na luta pelo lugar de avançado titular para a Supertaça, mas esta noite marcou um golo bem ao seu estilo, mostrando que pode ser muito importante para Carlos Carvalhal. Como fazia em Tondela, foi inteligente e rápido na movimentação e no momento de finalizar mostrou frieza e classe, num remate que deixou André Ferreira sem hipóteses de defesa.

OS MIÚDOS:

Hornicek: DUAS INTERVENÇÕES


Não é muito, mas são sinais positivos. Numa noite em que Matheus não teve nota particularmente positiva, o guarda-redes checo mostrou confiança entre os postes e quando foi chamado a intervir exibiu-se a bom nível. Defendeu um primeiro remate fora da área e logo a seguir a respetiva recarga. Claro que não será suficiente para ameaçar o guarda-redes brasileiro, mas os indicadores servirão pelo menos para manter o guardião checo sob o radar de Carvalhal.

Roger Fernandes: ENERGÉTICO

Tem 15 anos e quase todos os seguidores do futebol português já sabem quem é Roger Fernandes. O jovem voltou a ser lançado por Carlos Carvalhal e mostrou uma vez mais as suas melhores características. Energético e cheio de vontade na hora de atacar, pode ser um nome a ter em conta na hora de agitar partidas desde o banco de suplentes e aproveitar o cansaço do adversário, pelo menos enquanto não surgir, no mercado bracarense, alguém que o possa fazer desta forma.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=330847

Lipeste

zerozero.pt

ANÁLISE REFORÇOS E JOVENS PAÇOS DE FERREIRA

Bons apontamentos no meio de exibição cinzenta


O Paços de Ferreira perdeu, este sábado, no último teste antes do início oficial da temporada, frente ao SC Braga (2x1) e Jorge Simão aproveitou para fazer os últimos testes (apesar de algumas ausências de peso), onde se destacaram quatro reforços e dois jovens da formação. 

Como já vem sendo habitual, o zerozero aproveitou este encontro para analisar as caras novas do plantel dos castores, numa partida em que o principal destaque esteve na baliza.

Reforços:

André Ferreira: muro (quase) intransponível


Numa altura em que ausência de Jordi para o resto da temporada é um dado quase adquirido, o lugar de titular da baliza do Paços de Ferreira está em aberto e o guarda-redes português entregou a sua candidatura a uma semana do começo oficial da época. O antigo guardião do Santa Clara esteve muito bem e foi adiando o golo bracarense. Acaba por não ter culpa em nenhum dos golos, uma vez que surgem como falhas da defesa dos castores. Talvez a única coisa que se tenha a apontar é que faz demasiadas defesa incompletas, algo que pode correr mal no futuro.

João Vigário: o mais sereno na defesa

Vem do Nacional, tem 25 anos e traz muitos jogos nas pernas, o que é útil para uma equipa que quer uma boa campanha nas competições europeias. Do quarteto defensivo foi o mais cerebral, bem no posicionamento e cobriu por completo a lateral esquerda do Paços. João Vigário destacou-se a nível defensivo face às características do jogo e impediu maiores perigos da sempre presente ala direita bracarense. No ataque teve pouco espaço e tempo para se mostrar.

Nuno Santos: mexido, mas com trabalho a fazer

O médio emprestado pelo Benfica é conhecido pela sua polivalência no meio campo - tanto pode jogar no centro como na ala - e isso nota-se bem nos seus movimentos. Dos três médios apresentados por Jorge Simão a titulares, foi aquele que mais tentou ocupar espaços mais adiantados e criar desequilíbrios nas linhas, mas faltou-lhe apoio e intensidade do resto da equipa e acabou por se perder no meio da passividade (especialmente na 1ª parte) dos castores. 

Juan Delgado: apareceu a espaços

Dos reforços, é aquele que mais experiência tem e chega para uma posição de real importância na equipa. Neste jogo acabou por ser vítima do fraco pendor ofensivo da equipa na 1ª parte e apenas se conseguiu realmente mostrar num par de movimentos de rotura para o centro, após trocas posicionais com João Pedro, o ponta de lança. Contudo, tem que se mostrar mais ao jogo e pedir mais bola. Caso contrário será sempre "órfão" da criatividade de terceiros na equipa.

Jovens:

Nuno Lima: a lesão estragou uma sólida exibição


Este jogo foi uma autêntica montanha-russa de emoções para o jovem defesa central de 20 anos. Entrou ao minuto 26 para o lugar do lesionado Maracás e mostrou-se seguro no centro da defesa ao lado de Marco Baixinho. Esteve bem nos confrontos aéreos, mas acabou por se lesionar precisamente numa queda após um confronto no ar e saiu ao minuto 76. É uma boa opção para a rotação da equipa caso a lesão não seja grave.

Bruno Silva: pouco tempo para se mostrar

Produto da formação do clube e com apenas 19 anos, entrou para os últimos sete minutos e teve pouco tempo para se mostrar. Valeu pela estreia na equipa principal.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=330848

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-P. Ferreira, 2-1 (crónica)

Fúria espanhola antes do leão

Antes do leão na Supertaça, um rugido espanhol a dobrar. Abel Ruiz e Mario González trouxeram a fúria e a eficácia espanhola ao último teste do Sporting de Braga, que venceu o Paços de Ferreira por 2-1 na 'Pedreira'. A partir daqui, é sempre a valer.

Carlos Carvalhal e Jorge Simão fizeram as últimas afinações em contexto de jogo às equipas para 2021/2022, que traz já decisões dentro de uma semana: aos minhotos a discussão de um título com o Sporting, aos castores a segunda fase da Taça da Liga, com o Gil Vicente.

O SC Braga foi a equipa mais perigosa, mais rematadora e com mais bola na primeira parte, mas valeu André Ferreira na baliza, porventura o melhor elemento dos primeiros 45 minutos. E por isso os golos surgiram apenas depois do descanso.

Abel Ruiz foi quem abriu as contas, antes de Lucas Silva empatar. Por fim, Mario González, que saltou do banco, deu o triunfo aos bracarenses.

Carvalhal apenas fez uma mudança face ao exigente teste ante o Marselha, colocando Castro na vez de André Horta no meio-campo. E o onze para a Supertaça parece que não vai fugir muito deste: Matheus, Fabiano, Paulo Oliveira, Raúl Silva, Sequeira, Al Musrati, Castro, Fransérgio, Galeno, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

Foram estes 11 que evidenciaram alguma superioridade sobre o Paços, num duelo entre duas equipas com Europa no calendário desta época. Valeu, como se disse, André Ferreira na baliza dos castores: negou um golo certo a Abel Ruiz (18m), saiu bem aos pés de Galeno (30m), teve reflexos para o livre forte de Sequeira (35m) e a seguir ganhou novo duelo a Abel Ruiz (36m).

Do lado do Paços, a ala direita foi sempre a mais perigosa, mas o perigo foi pouco para Matheus. Pior foi mesmo a saída por lesão de Maracás, o primeiro de três a sair por problemas físicos. Nuno Lima, jovem de 20 anos que entrou aos 26 minutos, também sairia queixoso e, por fim, Matchoi Djaló deixou o Paços com dez nos instantes finais, já com o 2-1 no marcador.

Na segunda parte, o Paços foi uma equipa mais equilibrada a nível defensivo, mas sofreu os dois golos que ditaram o desaire. Após uma boa desmarcação, Galeno serviu Ricardo Horta, este Fransérgio e Abel Ruiz fez o 1-0 na recarga a um primeiro remate do médio.

Curiosamente, foi após sofrer que o Paços foi mais perigoso, mas Paulo Oliveira, após uma 'chapelada' de João Pedro, negou o 1-1 a Juan Delgado. Uma boa ação defensiva antecedeu uma saída menos conseguida e o empate: o Paços pressionou bem e recuperou após um passe de mais risco de Raúl Silva e João Pedro assistiu Lucas Silva, que bateu Matheus, pouco depois substituído por Hornicek.

Mario González, André Horta, Piazon e o menino de 15 anos Roger também foram depois a jogo, tal como Hélder Ferreira, Uilton, Parano e Bruno Silva do lado do Paços, que acabou com uma defesa remendada face às lesões: Uilton, Jorge Silva, Marco Baixinho e João Vigário.

Foi já com este quarteto que o Paços, numa desconcentração na marcação, permitiu que um passe na profundidade de Sequeira para Mario González entrasse, para o avançado espanhol assinar o 2-1 final.

em:
https://maisfutebol.iol.pt/pre-epoca/pacos-ferreira/sp-braga-p-ferreira-2-1-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-P. Ferreira, 2-1 (destaques)

Do guarda-redes em evidência às lesões que preocupam

Figura: Abel Ruiz


Teve sentido de baliza em vários momentos do jogo e inaugurou o marcador aos 53 minutos, abrindo o apetite dos minhotos e da dupla espanhola que resolveu o encontro. Não só pelo golo, mas pelo que trabalhou nos 62 minutos que jogou, Abel Ruiz foi um dos grandes protagonistas no último teste de pré-época. Móvel e eficaz a apoiar a equipa com linhas de passe em zonas mais recuadas e felino a surgir na área, como comprovaram dois lances que só perdeu para o guardião André Ferreira.

Positivo: André Ferreira

Face à lesão do brasileiro Jordi, é nesta altura o nome maior para a baliza do Paços. Em Braga, na noite deste sábado, foi a grande figura da primeira parte, com quatro intervenções de nível assinalável: uma a fechar a baliza aos pés de Abel Ruiz, a quem negou depois um remate colocado. Ainda uma boa defesa a livre de Sequeira e uma saída aos pés de Galeno mantiveram o 0-0 até ao descanso.

Negativo: lesões a triplicar no Paços

Pode ser uma dor de cabeça tripla para Jorge Simão, pelo menos durante as próximas horas, até ao diagnóstico a fazer aos dois defesas centrais e a um médio. O brasileiro Maracás saiu lesionado aos 26 minutos e foi substituído pelo jovem Nuno Lima, que por sua vez também saiu com algumas queixas físicas à entrada para o último quarto de hora de jogo. Já em cima do minuto 90, foi Matchoi Djaló a sair apoiado pelos dois elementos da equipa médica após uma falta de Al Musrati. Muito penoso (e preocupante).

Outros destaques:

Fabiano:
manteve a titularidade em relação ao teste exigente com o Marselha e parece, nesta altura, o grande candidato à lateral-direita do SC Braga para a Supertaça ante o Sporting. Decidirá Carvalhal, claro, mediante o trabalho na próxima semana e no que analisou e viu até agora. Não roçou a perfeição, mas o jogador de 21 anos cedido à Académica em 2020/2021 mostrou agressividade positiva a atacar e a defender e muita vontade de agarrar um lugar que também pode ser, sobretudo, do reforço Tiago Esgaio.

Galeno: aqui e ali talvez necessite de ser mais incisivo e eficaz, mas se lhe dão espaço... é uma dor de cabeça. Assim o mostrou a boa desmarcação que conseguiu no lance que dá origem ao golo do SC Braga.

Lucas Silva: nem sempre vistoso no ataque do Paços, tentou dar velocidade ao corredor esquerdo e apareceu em zonas mais centrais junto de João Pedro, tendo assinado o golo do Paços numa boa aparição na área.

Sequeira: esteve na origem dos dois golos do SC Braga, assistindo Mario González com um passe em profundidade para o triunfo. No lance do 1-0, também tinha visto bem a desmarcação de Galeno antes do cruzamento deste para a área.

Juan Delgado: o Paços tentou ser mais perigoso pelo lado direito na primeira parte e teve um chileno irrequieto e com vontade. O ex-Tondela ficou também perto do empate aos 55 minutos, não fosse Paulo Oliveira negar o 1-1 quase em cima da linha de baliza.

Al Musrati: um pêndulo no meio-campo dos minhotos. Sobressaiu, sobretudo, pela capacidade de pressionar alto e de tentar – e roubar – bola na saída dos castores.

em: https://maisfutebol.iol.pt/pre-epoca/pacos-ferreira/sp-braga-p-ferreira-2-1-destaques

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Mario González: «Sporting? Finais ganham-se, não se jogam»

Avançado espanhol do Sp. Braga marcou golo da vitória ante o Paços, no último jogo de pré-época


Declarações do futebolista do Sp. Braga, Mario González, à SportTV, após a vitória por 2-1 sobre o Paços de Ferreira, no último jogo de pré-época. O ex-Tondela assinou o golo que decidiu o encontro:

«É importante marcar golos, mas agora não é o mais importante. Importante é trabalhar a forma física. O trabalho de toda a equipa foi bom. Agora, a Supertaça.»

«Estou a tentar fazer o máximo possível para habituar-me aos conceitos da equipa.»

[Preparados para o Sporting?:] «Sim, é o mais importante agora. Temos uma semana para trabalhar e é uma final e as finais ganham-se, não se jogam.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/pacos-ferreira/mario-gonzalez-sporting-finais-ganham-se-nao-se-jogam

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Objetivo mínimo é o quarto lugar, daí para baixo péssima época»

Carlos Carvalhal quer gestão de expectativas após uma das «melhores» épocas da história do Sp. Braga, mas define já a colocação na Liga


Declarações do treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, à SportTV, após a vitória por 2-1 sobre o Paços de Ferreira, no último jogo dos minhotos na pré-época:

«Estou muito satisfeito com a pré-época, tivemos jogos extremamente competitivos. Eu já o disse: preparados para competir, temos mais uma semana, mas estamos preparadíssimos para competir e ansiosos para o primeiro jogo oficial. O mais importante é que os jogadores estão a fazer o que pretendemos.»

[Onze inicial:] «Não está nada entregue. Há jogadores que não treinaram hoje porque estamos a fazer uma gestão em paralelo com alguns jogadores que estão atrasados e que não estavam em condições de jogar, porque trabalharam muito ontem e hoje de manhã. Não está nada entregue, felizmente os jogadores todos acreditam que podem jogar e vamos tentar escolher os melhores.»

«Partimos para uma época nova e é importante gerir as expectativas e cumpre-me colocar as expectativas no sítio. O SC Braga veio de uma época das melhores da sua história, conseguiu uma das três taças que tem nos seus 100 anos de história, duas finais num ano, atingiu os mínimos no campeonato e fizemos uma boa Liga Europa. Este ano, estamos apostados em fazer as coisas da melhor forma, mas temos de ter as expectativas no lugar.»

«Os objetivos mínimos do clube é o quarto lugar, tudo o que for daí para baixo é uma péssima época, daí para cima é uma boa época.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/carlos-carvalhal/objetivo-minimo-e-o-quarto-lugar-dai-para-baixo-pessima-epoca

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Jorge Simão: «Lesão do Matchoi parece-me preocupante»

Treinador do Paços lamenta lesões em Braga. Além do médio, também Maracás e Nuno Lima saíram com queixas


Declarações do treinador do Paços de Ferreira, Jorge Simão, à SportTV, após a derrota por 2-1 ante o Sp. Braga, no último teste de pré-época. O técnico recusou alongar-se, para já, sobre a proposta dos castores para esta época, lamentando as lesões de Matchoi, Maracás e Nuno Lima:

«Acho que foi um jogo competitivo, ao nível do que procurávamos para ser o último teste antes do primeiro jogo oficial. Nessa linha, correspondeu às ambições para este jogo.»

«O segundo golo acaba por penalizar demasiado o nosso desempenho nos restantes minutos. Ainda assim, boa prestação. Ficam os níveis competitivos.»

[Lesões são o negativo do jogo?:] «Sem dúvida, principalmente a do Matchoi acaba por ser uma lesão, parece-me, algo preocupante. Ainda não tenho diagnóstico. Mas mais ainda numa situação se calhar evitável [ndr: saiu após uma falta de Al Musrati].»

«Em relação ao lançamento de todas as competições e ao que nos propomos, teremos tempo para falar».

em: https://maisfutebol.iol.pt/pacos-ferreira/matchoi-djalo/jorge-simao-lesao-do-matchoi-parece-me-preocupante

Lipeste

noticiasaominuto.com

Mario González 'avisa' Sporting: "As finais não se jogam, ganham-se"

Avançado espanhol confiante para a Supertaça


Mario González esteve, este sábado, em destaque no triunfo do Sp. Braga ante o Paços de Ferreira (2-1), ao marcar um golo, e mostrou-se confiante para o arranque da nova temporada que acontece daqui a uma semana com a disputa da Supertaça frente ao Sporting. 

"É sempre importante marcar golos, mas o mais importante é estarmos bem e atingir bons níveis físicos. Acabamos a pré-época sem perder e agora estamos focados na Supertaça", começou por dizer Mario González, em declarações à Sport TV, prosseguindo. 

"A Supertaça agora é o mais importante para nós. Temos uma semana para trabalhar bem e as finais não se jogam, ganham-se", avisou o goleador espanhol contratado pelo Sp. Braga neste mercado de transferências. 

Recorde-se que a Supertaça, disputada entre Sp. Braga e Sporting, está agendada para o próximo sábado. 

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1802202/mario-gonzalez-avisa-sporting-as-finais-nao-se-jogam-ganham-se

Lipeste

noticiasaominuto.com

"Supertaça? Estamos preparados para competir e ansiosos..."

Treinador do SC Braga faz balanço positivo da pré-época e aponta ao primeiro troféu da nova temporada


Carlos Carvalhal garante estar já a pensar na conquista da Supertaça, troféu que marca o arranque da nova temporada em Portugal. O treinador do SC Braga fez, este sábado, um balanço positivo da pré-temporada, logo após a vitória ante o Paços de Ferreira (2-1).

"Estou muito satisfeito com a pré-época. Tivemos jogos bastante competitivos, principalmente três: contra o Farense, Marselha e este, contra o Paços de Ferreira. Foi um jogo com uma intensidade e ritmo de jogo muito altos. Era isso que precisávamos", começou por dizer Carlos Carvalhal, em declarações à Sport TV, prosseguindo.

"Estamos preparados para competir e ansiosos para o primeiro jogo oficial. O foco agora está na Supertaça", rematou o treinador arsenalista.

Recorde-se que a Supertaça, disputada entre SC Braga e Sporting, está agendada para o próximo sábado.

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1802200/supertaca-estamos-preparados-para-competir-e-ansiosos

Lipeste

bancada.pt

SC Braga vence Paços no último ensaio para a Supertaça

Mario González decisivo, ao apontar o golo do triunfo muito perto do fim do jogo


O avançado Mario González marcou o golo que permitiu ao SC Braga derrotar o Paços de Ferreira por 2-1, no último jogo particular dos bracarenses antes de disputarem a Supertaça de futebol, diante do campeão nacional Sporting.

Depois de Abel Ruiz ter adiantado os arsenalistas, aos 53 minutos, e do pacense Lucas Silva ter igualado, aos 58, o dianteiro espanhol, ex-Tondela, selou o resultado que encerrou uma pré-época com quatro vitórias e quatro empates para o conjunto de Braga.

Detentores da Taça de Portugal, os minhotos vão defrontar os leões às 20h45 de 31 de julho, sábado, em Aveiro, enquanto a formação da capital do móvel, que soma dois triunfos e dois desaires na pré-época, arranca oficialmente a temporada 2021/22 às 20h15 de sexta-feira, com a receção ao Gil Vicente, a contar para a segunda fase da Taça da Liga.

Presença regular nas principais competições nacionais femininas, a árbitra Sandra Bastos dirigiu o jogo particular entre as duas equipas nortenhas, que teve cinco minutos iniciais com circulação de bola pacense no meio-campo contrário, antes dos arsenalistas assumirem o controlo das operações.

Tal como na receção de quarta-feira aos franceses do Marselha, o SC Braga apostou nas subidas da Fabiano pela ala direita e nas triangulações rápidas para isolar os elementos mais adiantados, tendo ameaçado o golo pela primeira vez aos 17 minutos, quando André Ferreira travou o remate de Abel Ruiz.

O guardião dos castores sobressaiu de novo quando se opôs, com sucesso, a tentativas de Galeno, aos 30 minutos, de Sequeira (34) e de Abel Ruiz (35), numa fase em que o Paços de Ferreira se limitava a escassos contra-ataques, sem incómodos de maior para a baliza contrária.

Depois de uma primeira parte em que Nuno Lima teve de render o lesionado Maracás no eixo da defesa pacense, aos 26 minutos, e de um intervalo sem substituições, o Braga continuou mais forte e desfez o nulo num lance em que Fransérgio atirou contra João Vigário, antes da bola sobrar para o remate de primeira, certeiro, de Abel Ruiz.

A reação da equipa treinada por Jorge Simão foi imediata e valeu o empate cinco minutos depois: Jorge Silva roubou a bola a Galeno no meio-campo 'arsenalista' e iniciou uma sequência de passes ao primeiro toque até Lucas Silva se isolar e rematar fora do alcance de Matheus.

Pouco depois de reposta a igualdade, os dois treinadores operaram alterações nos respetivos conjuntos e a fluidez de jogo ressentiu-se, com os lances de perigo a escassearem até ao apito final.

Os anfitriões tiveram ainda tempo para chegar à vitória, numa desmarcação em que Mario González aproveitou para se isolar, atirando rasteiro, ao ângulo inferior esquerdo, numa bola indefensável para André Ferreira.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga

SC Braga-Paços de Ferreira, 2-1
Ao intervalo: 0-0

Marcadores:
1-0, Abel Ruiz, 53 minutos
1-1, Lucas Silva, 58
2-1, Mario González, 86

Equipas:

- SC Braga:
Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Sequeira, Fabiano, Al Musrati, Castro, Fransérgio, Galeno, Ricardo Horta e Abel Ruiz
Jogaram ainda: Lucas Hornicek, André Horta, Lucas Piazón, Mario González e Roger
Treinador: Carlos Carvalhal

- Paços de Ferreira: André Ferreira, Jorge Silva, Marco Baixinho, Maracás, João Vigário, Matchoi, Nuno Santos, Abbas Ibrahim, Lucas Silva, Juan Delgado e João Pedro
Jogaram ainda: Nuno Lima, Hélder Ferreira, Uilton, Parano e Bruno Silva
Treinador: Jorge Simão

Árbitro: Sandra Bastos (Associação de Futebol de Aveiro)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marco Baixinho (33) e Al Musrati (88)
Assistência: jogo à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-vence-pacos-no-ultimo-ensaio-para-a-supertaca

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga vence Paços de Ferreira em jogo de preparação

O avançado Mario González marcou o golo que permitiu ao Sporting de Braga derrotar o Paços de Ferreira por 2-1, no último jogo particular dos bracarenses antes da Supertaça


O avançado Mario González marcou o golo que permitiu ao Sporting de Braga derrotar o Paços de Ferreira por 2-1, no último jogo particular dos bracarenses antes de disputarem a Supertaça de futebol, diante do campeão nacional Sporting.

Depois de Abel Ruiz ter adiantado os 'arsenalistas', aos 53 minutos, e do pacense Lucas Silva ter igualado, aos 58, o dianteiro espanhol, ex-Tondela, selou o resultado que encerrou uma pré-época com quatro vitórias e quatro empates para o conjunto de Braga.

Detentores da Taça de Portugal, os minhotos vão defrontar os 'leões' às 20:45 de 31 de julho, sábado, em Aveiro, enquanto a formação da 'capital do móvel', que soma dois triunfos e dois desaires na pré-época, arranca oficialmente a temporada 2021/22 às 20:15 de sexta-feira, com a receção ao Gil Vicente, a contar para a segunda fase da Taça da Liga.

Presença regular nas principais competições nacionais femininas, a árbitra Sandra Bastos dirigiu o jogo particular entre as duas equipas nortenhas, que teve cinco minutos iniciais com circulação de bola pacense no meio-campo contrário, antes dos 'arsenalistas' assumirem o controlo das operações.

Tal como na receção de quarta-feira aos franceses do Marselha, o Sporting de Braga apostou nas subidas da Fabiano pela ala direita e nas 'triangulações' rápidas para isolar os elementos mais adiantados, tendo ameaçado o golo pela primeira vez aos 17 minutos, quando André Ferreira travou o remate de Abel Ruiz.

O guardião dos 'castores' sobressaiu de novo quando se opôs, com sucesso, a tentativas de Galeno, aos 30 minutos, de Sequeira (34) e de Abel Ruiz (35), numa fase em que o Paços de Ferreira se limitava a escassos contra-ataques, sem incómodos de maior para a baliza contrária.

Depois de uma primeira parte em que Nuno Lima teve de render o lesionado Maracás no eixo da defesa pacense, aos 26 minutos, e de um intervalo sem substituições, o Braga continuou mais forte e desfez o 'nulo' num lance em que Fransérgio atirou contra João Vigário, antes da bola sobrar para o remate de primeira, certeiro, de Abel Ruiz.

A reação da equipa treinada por Jorge Simão foi imediata e valeu o empate cinco minutos depois: Jorge Silva roubou a bola no meio campo 'arsenalista' após um passe arriscado de Raúl Silva e iniciou uma sequência de passes ao primeiro toque até Lucas Silva se isolar e rematar fora do alcance de Matheus.

Pouco depois de reposta a igualdade, os dois treinadores operaram alterações nos respetivos conjuntos e a fluidez de jogo ressentiu-se, com os lances de perigo a escassearem até ao apito final.

Os anfitriões tiveram ainda tempo para chegar à vitória, numa desmarcação em que Mario González aproveitou para se isolar, atirando rasteiro, ao ângulo inferior esquerdo, numa bola indefensável para André Ferreira.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Paços de Ferreira, 2-1.

Ao intervalo: 0-0

Marcador:

1-0, Abel Ruiz, 53 minutos.

1-1, Lucas Silva, 58.

2-1, Mario González, 86.

Equipas:

- Sporting de Braga:
Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Sequeira, Fabiano, Al Musrati, Castro, Fransérgio, Galeno, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

Jogaram ainda: Lucas Hornicek, André Horta, Lucas Piazón, Mario González e Roger.

Treinador: Carlos Carvalhal.

- Paços de Ferreira: André Ferreira, Jorge Silva, Marco Baixinho, Maracás, João Vigário, Matchoi, Nuno Santos, Abbas Ibrahim, Lucas Silva, Juan Delgado e João Pedro.

Jogaram ainda: Nuno Lima, Hélder Ferreira, Uilton, Parano e Bruno Silva.

Treinador: Jorge Simão.

Árbitro: Sandra Bastos (Associação de Futebol de Aveiro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Marco Baixinho (33) e Al Musrati (88).

Assistência: jogo à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sporting-de-braga-vence-pacos-de-ferreira-em-jogo-de-preparacao

Lipeste

abola.pt

SC Braga fecha pré-época com vitória sobre o Paços de Ferreira

O SC Braga venceu o Paços de Ferreira, por 2-1, naquele que foi o último teste de pré-época para as duas equipas disputado no Estádio Municipal de Braga.

 

Abel Ruiz (53') e Mario Gonzalez (86') apontaram os golos dos minhotos, pelo meio Lucas Silva (56') empatou para os pacenses.

 

Para o Paços, segue-se o primeiro jogo oficial da temporada diante do Gil Vicente, no dia 30, para a Taça da Liga.

 

Já o SC Braga centra atenções na Supertaça com o Sporting, marcada para dia 31.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-07-24/jogo-de-preparacao-sc-braga-fecha-pre-epoca-com-vitoria-sobre-o-pacos-de-ferreira/898804/471

Lipeste

abola.pt

Carvalhal aponta ao quarto lugar: «Daí para baixo...»

O triunfo sobre o Paços de Ferreira colocou um ponto final na pré-época 100 por cento vitoriosa do SC Braga, que aponta agora ao primeiro jogo oficial da temporada 2020/21.

«Estamos preparados para competir e ansiosos para o primeiro jogo oficial. O foco agora está na Supertaça», disse o treinador Carlos Carvalhal no final do particular disputado no Estádio Municipal de Braga.

Questionado sobre as metas traçadas para a Liga, o técnico dos guerreiros foi taxativo: «Os objetivos mínimos do clube são terminar no quarto lugar. Tudo o que for daí para baixo é uma péssima época, para cima é uma boa época.»

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2021-07-24/sc-braga-carvalhal-aponta-ao-quarto-lugar-dai-para-baixo/898809/471

Lipeste

abola.pt

«As finais não se jogam, ganham-se»

Fechada a pré-época com vitória sobre o Paços de Ferreira, Mario Gonzalez apontou baterias para o primeiro jogo oficial da temporada 2020/21, a Supertaça diante do Sporting, marcada para o próximo dia 31 de julho.

«A Supertaça agora é o mais importante para nós, temos uma semana para trabalhar bem. As finais não se jogam, ganham-se», disse o avançado espanhol, que marcou um dos golos do triunfo (2-1) sobre o Paços.

«É sempre importante marcar golos, mas o mais importante é estarmos bem e atingir bons níveis físicos. Acabamos a pré-época sem perder e agora estamos focados na Supertaça.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-07-25/sc-braga-as-finais-nao-se-jogam-ganham-se/898810/471

Lipeste

ojogo.pt

″Do quarto lugar para baixo é uma péssima época, se for acima é boa″

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Braga, após a vitória por 2-1 sobre o Paços de Ferreira, num jogo particular.

Resumo da pré-época: "Estou muito satisfeito com a pré-época porque tivemos jogos muito competitivos, nomeadamente com o Farense, Marselha e Paços de Ferreira. Era isso que procurávamos. Estamos preparados para competir, temos mais uma semana para aprimorar mais algumas coisas, mas estamos preparadíssimos e ansiosos pelo primeiro jogo oficial."

Jogo de hoje: "Fiquei muito satisfeito com a equipa. Os jogadores estão a fazer o que pretendemos e para nós foi o melhor que nos podia ter acontecido, porque estes dois jogos foram de uma intensidade elevadíssima."

Onze a apresentar: Tiago Esgaio ou Fabiano? "Há jogadores que não treinaram porque não estavam em condições, mas que podem jogar no onze inicial, tal como alguns que estavam de fora. Isto não está nada entregue. Há competência.

Objetivos: "Deixe-me também dizer isto, há expectativas, mas cumpre-me colocar as expectativas no sítio. O Braga vem de uma época das melhores da sua história, conseguiu uma Taça, atingiu os mínimos no campeonato e fizemos uma boa Liga Europa. Este ano queremos fazer as coisas da melhor forma, mas temos que ter as expectativas no devido lugar. O nosso posicionamento é sempre com os serviços mínimos no quarto lugar e tentar que algum deles tenha um ano menos bom para os superar, um ou dois pois o Braga também já ficou em segundo, mas os grandes estão no seu máximo e as coisas ficam mais difíceis. É preciso pôr os pés no chão, é preciso muito trabalho, para conseguirmos a vitória tivemos que dar o máximo e sabemos que no campeonato vai ser assim. Os objetivos mínimos é o quarto lugar, daí para baixo é uma péssima época, se for acima do quarto é uma boa época."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/do-quarto-lugar-para-baixo-e-uma-pessima-epoca-se-for-acima-e-boa-13971751.html

Lipeste

O Jogo

Abel e Ma­rio, os "her­ma­nos" do go­lo

Es­pa­nhóis mar­cam e dão ao Bra­ga vi­tó­ria so­bre o Pa­ços [2-1]


BRA­GA PA­ÇOS DE FER­REI­RA Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal de Bra­ga

Árbitro: San­dra Bas­tos (AF Avei­ro)

Sporting Clube de Braga: Matheus; Pau­lo Oli­vei­ra, Raul Sil­va e Sequeira; Fa­bi­a­no, Al Mus­ra­ti, Cas­tro e Ga­le­no; Ri­car­do Hor­ta, Fran­sér­gio e Abel Ruiz Jo­ga­ram ain­da: Hor­ni­cek, An­dré Hor­ta, Pi­a­zon, Ma­rio González, Ro­ger Car­los Car­va­lhal

Paços de Ferreira: An­dré Fer­rei­ra; Jor­ge Sil­va, Mar­co Bai­xi­nho, Ma­ra­cás e João Vi­gá­rio; Mat­choi, Ab­bas Ibrahim e Nu­no San­tos; Ju­an Del­ga­do, Lu­cas Sil­va e João Pe­dro Jo­ga­ram ain­da: Li­ma, Hél­der Fer­rei­ra, Zé Uíl­ton, Pa­ra­no, Bru­no Sil­va
Jor­ge Si­mão

A uma se­ma­na da Supertaça, fren­te­ a­o S­por­ting, Abel Ruiz e Ma­rio González fi­ze­ram pro­va de vi­da com go­los di­an­te do Pa­ços de Fer­rei­ra, fa­zen­do com que o Bra­ga fe­chas­se com cha­ve de ou­ro o pe­río­do de jo­gos de pre­pa­ra­ção pa­ra a no­va épo­ca. De­pois de uma pri­mei­ra par­te mar­ca­da pe­la re­sis­tên­cia dos vi­si­tan­tes, Ruiz inau­gu­rou o mar­ca­dor nu­ma re­car­ga, após pri­mei­ro re­ma­te de Fran­sér­gio; já a ca­mi­nho do fim, se­ria González, aten­to a um pas­se do mei­o­cam­po, a ga­ran­tir a vi­tó­ria, des­fa­zen­do uma igual­da­de an­tes re­pos­ta por Lu­cas Sil­va. São as­sim os ho­mens de área de ex­ce­lên­cia: não fa­lham.

A su­pe­ri­o­ri­da­de do Bra­ga fez­se sen­tir lo­go no prin­cí­pio do jo­go, com Ga­le­no, Abel Ruiz e até Sequeira (de li­vre) a ame­a­ça­rem o go­lo em di­fe­ren­tes oca­siões. O Pa­ços de Fer­rei­ra bem ten­ta­va fe­rir de con­tra-ata­que, mas os lan­ces de pe­ri­go dos ar­se­na­lis­tas su­ce­di­am-se e só não re­sul­ta­ram em go­los por­que o guar­da-re­des An­dré Fer­rei­ra es­ta­va em noi­te ins­pi­ra­da e até ao fim do pri­mei­ro tem­po foi che­gan­do, e até so­bran­do, pa­ra as des­pe­sas, dis­far­çan­do de for­ma no­tó­ria al­guns des­li­zes de­fen­si­vos. Não é fá­cil tra­var Ga­le­no, Abel Ruiz e Ri­car­do Hor­ta e tal­vez por is­so o cen­tral Ma­ra­cás aca­ba­ria por que­brar aos 30 mi­nu­tos  de­vi­do a um pro­ble­ma mus­cular, sen­do de ime­di­a­to subs­ti­tuí­do por Li­ma. Um des­vio de ca­be­ça de João Pe­dro, na sequên­cia de um li­vre, pa­ra de­fe­sa fá­cil de Matheus, foi o úni­co si­nal do ata­que dos cas­to­res até a­o in­ter­va­lo,mas­ de­pois­ deu pa­ra per­ce­ber que es­se sec­tor é ca­paz de sur­pre­en­der qual­quer equi­pa, in­cluin­do um B­ra­ga­ que pa­re­ce jo­gar de olhos fe­cha­dos a par­tir da de­fe­sa.

Ora, foi pre­ci­sa­men­te num des­ses mo­vi­men­tos que a equi­pa co­man­da­da por Car­los Car­va­lhal me­teu água. Raul Sil­va ar­ris­cou­ um­ pas­se (mal­me­di­do) em zo­na proi­bi­da e a bo­la, di­ri­gi­da a Fran­sér­gio, de­pres­sa ter­mi­na­ria no fun­do da ba­li­za, a re­ma­te de Lu­cas Sil­va, após as­sis­tên­cia de João Pe­dro. Má­xi­ma efi­cá­cia num be­lo lan­ce a três to­ques. A fe­char, tam­bém Mat­choi (Pa­ços de Fer­rei­ra) sai­ria le­si­o­na­do na sequên­cia de uma en­tra­da du­ra de Al Mus­ra­ti e, já so­bre o api­to fi­nal (da ár­bi­tra avei­ren­se San­dra Bas­tos, a quem cou­be di­ri­gir o jo­go), Hor­ni­cek ain­da ne­gou um go­lo qua­se cer­to a Jor­ge Sil­va.

O 3x4x3 hí­bri­do de Car­los Car­va­lhal con­ti­nua a ga­nhar ro­da­gem. Des­ta vez, o trei­na­dor co­lo­cou Cas­tro de iní­cio em vez de An­dré Hor­ta no meio cam­po.

Nu­no San­tos é uma pe­ça­ cha­ve no 4x3x3 dos pa­cen­ses. Ora com­bi­na­va com os ex­tre­mos, ora evo­luía pe­lo meio, em bus­ca de João Pe­dro.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210725/281543703952325

Lipeste

O Jogo

6


To­tal de re­ma­tes do Bra­ga en­qua­dra­dos com a ba­li­za. An­tes de os es­pa­nhóis Abel Ruiz e González te­rem me­xi­do no mar­ca­dor, An­dré Fer­rei­ra che­gou a ser o ho­mem do jo­go, na ba­li­za.

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210725/281891596303301

Lipeste

O Jogo

"Era is­to que que­ría­mos"

Trei­na­dor do Bra­ga gos­tou da in­ten­si­da­de da equi­pa


Car­los Car­va­lhal mos­trou-se "mui­to sa­tis­fei­to" com o tes­te fren­te ao Pa­ços de Fer­rei­ra e re­ve­lou que a equi­pa es­tá "an­si­o­sa" pe­la Supertaça. "Era is­to que pro­curá­va­mos. Es­tes dois jo­gos[ Mar­se­lha e Pa-ços] fo­ram de uma in­ten­si­da­de ele­va­dís­si­ma", afir­mou. O trei- na­dor do Bra­ga fi­xou o quar­to lu­gar co­mo o "ob­je­ti­vo mí­ni- mo" pa­ra 2021/22: "Daí pa­ra bai­xo, se­rá uma pés­si­ma épo- ca. Aci­ma do quar­to é uma boa tem­po­ra­da". So­bre o onze a apre­sen­tar di­an­te do Spor­ting, ga­ran­tiu ain­da ter dú­vi­das ."Há jo­ga­do­res que não trei­na­ram por­que não es­ta­vam em con­di­ções".

"O quar­to lu­gar são os ser­vi­ços mí­ni­mos. Te­mos de ter as ex­pec­ta­ti­vas no lu­gar".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210725/281904481205189

Lipeste

O Jogo

"Equi­pa es­tá pron­ta"

Trei­na­dor do P. Fer­rei­ra per­deu três com quei­xas


Após o úl­ti­mo tes­te da pré-épo­ca, o trei­na­dor do Pa­ços de Fer­rei­ra ele­geu as le­sões de Ma­ra­cás, Nu­no Sil­va e Mat­choi co­mo o pi­or as­pe­to a la­men­tar da der­ro­ta na Pe­drei­ra. A com­pe­ti­ti­vi­da­de agra­dou­lhe. "As três le­sões, prin­ci­pal­men­te a do Mat­choi, que pa­re­ce pre­o­*****­pan­te, são o mais ne­ga­ti­vo (...) Foi um jo­go com­pe­ti­ti­vo, ao ní­vel do que pre­ten­día­mos an­tes do pri­mei­ro en­con­tro ofi­ci­al. A nos­sa com­pe­ti­ti­vi­da­de é o mais po­si­ti­vo que re­ti­ro da par­ti­da. Foi uma boa exi­bi­ção", ana­li­sou Jor­ge Si­mão, se­gu­ro de que a equi­pa "es­tá pron­ta" pa­ra a épo­ca que aí vem.

"As le­sões são o mais ne­ga­ti­vo. (...) Foi um jo­go com­pe­ti­ti­vo e uma boa exi­bi­ção"

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210725/281913071139781