News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

pressnet.pt

SC Braga vence dérbi e aproveita deslize do FC Porto para subir a 'vice'

Iuri Medeiros anotou o golo da vitória sobre o Gil Vicente.


Sporting de Braga aproveitou o empate do FC Porto no Açores diante do Santa Clara e subiu, este domingo, à vice-liderança do campeonato nacional, depois de ter derrotado o Gil Vicente, por 1-0.

Num duelo entre duas equipas em extremos opostos da classificação, a equipa que viajou desde Braga começou melhor neste dérbi minhoto. Aos 9 minutos, Iuri Medeiros isolou Vitinha e avançado rematou para grande defesa do guarda-redes Kritciuk. Na resposta, Henrique Gomes cabeceou com perigo por cima da baliza de Matheus.

A equipa de Artur Jorge pressionava mais e Iuri Medeiros atirou forte para uma defesa apertada de Kritciuk aos 26 minutos, depois de Ricardo Horta ter ficado a centímetros de marcar. Vitinha, aos 27′, obrigou o guardião gilista a nova intervenção complicada.

No final do primeiro tempo, o Sporting de Braga ficou a pedir duas grandes penalidades, uma por falta de Vítor Carvalho sobre Ricardo Horta e outra por alegada mão de Rúben Fernandes na bola, mas João Pinheiro nada assinalou.

Já na etapa complementar, e depois de Matheus ter defendido um remate de Vítor Carvalho aos 50 minutos, Vitinha isolou-se e rematou para uma grande defesa de Kritciuk. Depois, aos 53′, Iuri Medeiros rematou em arco e a bola passou perto da baliza gilista.

O internacional russo que estava a guardar as redes do Gil Vicente voltou a exibir-se a grande nível aos 64 minutos. Ricardo Horta disparou de fora da área e o guarda-redes afastou. Ainda assim, Kritciuk foi incapaz de evitar o golo da vitória do Sporting de Braga aos 67′. Iuri Medeiros recebeu a bola dentro da área, tirou um adversário do caminho e rematou com o pé direito para o fundo das redes.

Apesar de estar em desvantagem, o Gil Vicente não baixou os braços e pressionou o adversário à procura do golo do empate. Nesta altura, foi a vez de Matheus dizer presente e evitar o empate em duas ocasiões já no tempo de descontos. Primeiro, Carraça rematou cruzado e o brasileiro desviou a bola pela linha de fundo. Depois, e num dos últimos lances do jogo, Fran Navarro cabeceou para o coração da área e Rúben Fernandes rematou contra a defesa do Sporting de Braga.

Com este resultado, os arsenalistas sobem ao segundo lugar da classificação, com 25 pontos, ultrapassando o FC Porto (23). Os gilistas mantêm os nove pontos e estão no 16.º posto.

em: https://pressnet.pt/2022/10/30/sp-braga-vence-derbi-e-aproveita-deslize-do-fc-porto-para-subir-a-vice/

Lipeste

#12061
zerozero.pt

SC Braga isola-se no segundo posto

Não alinharam na jornada de tombos

Por
Miguel Amaral

Excelente operação pontual do SC Braga na jornada 11 da Liga Portugal bwin, marcada pelas escorregadelas de FC Porto e Sporting. Um tento de Iuri Medeiros permitiu aos Arsenalistas vencerem (0-1) o dérbi minhoto em Barcelos e fugirem no segundo lugar da prova.

Resposta competente dos Gverreiros a um desafio difícil, seja pela organização Gilista ou a pouca recuperação do desaire europeu em Berlim. Já para Ivo Vieira fica a preocupação da quarta derrota consecutiva, num duelo em que a sua equipa sofreu na fase mais forte no embate.

Intensidade, mas pouca eficácia

Apesar da sequência negativa de resultados, Ivo Vieira manteve a confiança na equipa que atuou em Chaves e apenas lançou Henrique Gomes devido ao castigo de Adrián Marín. No lado Arsenalista, a importância do duelo talvez tenha levado a menor rotação de Artur Jorge, com destaque para o regresso de Niakaté ao centro da defesa.


Adeptos do Braga apareceram em força no dérbi

Desde cedo, os visitantes assumiram as despesas do jogo e encostaram o adversário a zona recuada. Muito solicitados, os avançados Gverreiros estiveram ativos e Vitinha dispôs da melhor situação do primeiro tempo, ao perder o duelo frente ao guardião russo Kritciuk.

O passar dos minutos reduziu a intensidade -  de forma natural -  do SC Braga, com o Gil Vicente a conseguir respirar, mas precipitado na definição dos lances de contra-ataque. Aspeto a rever por Ivo Vieira ao descanso, pois a ambição Arsenalista em vencer permitia espaços para serem explorados.

Golpe na melhor fase

A ´cara` do Gil Vicente foi mesmo outra depois do intervalo, com mais chegada a zonas atacantes e outro tipo de problemas criados à defesa adversária, reformulada devido à saída de Sequeira devido a lesão. Murilo, após a bola ficar perdida na área do SC Braga, testou os reflexos de Matheus.

Ainda assim, os pupilos de Artur Jorge continuaram perigos e aproveitaram uma desatenção gilista para faturarem. Vários jogadores da casa perderam o foco ao protestar uma falta assinalada por João Pinheiro e, na sequência, a bola chegou a Vitinha. O avançado serviu Iuri Medeiros, que driblou e marcou um raro tento de pé direito.

Os homens da casa sentiram o golpe e a reação só apareceu na reta final, com o SC Braga totalmente focado em segurar os três pontos. Um remate cruzado de Carraça ainda deu a sensação de golo, contudo, o triunfo caiu mesmo para o lado forasteiro. Prova de resistência aprovada com sucesso!














Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=414223

Lipeste

zerozero.pt

Arsenalistas somam 25 pontos

Pontuação tão boa à jornada 11? Aconteceu duas vezes, uma delas acabou em campanha histórica

Por
Vasco Sousa

O século XXI tem habituado os adeptos do futebol português a classificações de impor respeito por parte do SC Braga. Com o quarto lugar quase «cativo», como nos obrigam a interpretar as tabelas classificativas do novo milénio, o pódio é uma aliciante poucas vezes atingida e que certamente está na mente de dirigentes e adeptos arsenalistas para a época em curso.

Se as aspirações e legitimidade já existiam antes do arranque da campanha, a atual classificação dos Guerreiros do Minho não podia ser mais animadora para quem tem na estatística uma superstição. Isto porque a suada vitória conquistada este domingo em Barcelos (0-1), faz dos 25 pontos amealhados, a terceira melhor investida a nível pontual do emblema minhoto à jornada 11.

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1586848384794562560?t=0cbB6NhvP0oXjI41-8UAyQ&s=01

Os dois registos que prevalecem acima do conquistado pelos homens de Artur Jorge também coincidem com épocas marcantes do crescimento do clube. Em 2005/06, os 26 pontos dos Guerreiros à mesma jornada, chegavam para liderar o campeonato com dois pontos de avanço sobre o futuro campeão, FC Porto, conferindo aos então pupilos de Jesualdo Ferreira uma bagagem importante para o quarto lugar com que terminaram a prova da regularidade.

Quatro temporadas volvidas - em 2009/10 - surge o recorde ainda em vigor. 28 pontos e nova liderança isolada, sobre o Benfica de Jorge Jesus, que viria a levar a melhor na corrida ao título que encabeçou com a surpreendente equipa de Domingos Paciência. Contas feitas, tal arranque embalou o SC Braga para a melhor classificação da sua história, no histórico e ímpar segundo lugar, que deixou os minhotos a seis pontos do título.

Casos encorajadores para quem acabou de subir ao segundo lugar...
 
em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=414563

Lipeste

comumonline.com
                                                   
Gil Vicente FC perde na receção ao SC Braga

Há cinco jornadas que o clube gilista não ganha um jogo para o campeonato.


O Gil Vicente FC recebeu, este domingo, o SC Braga, num jogo onde acabaria por perder 0-1. O encontro contou para a décima primeira jornada do campeonato da Liga Bwin e decorreu no Estádio Cidade de Barcelos.

A partida iniciou-se com o SC Braga bastante pressionante e a provocar diversos lances de perigo na baliza adversária. Em poucos minutos a formação da casa aumentou o seu nível ofensivo e, por sua vez, começou a ameaçar as redes de Matheus. Um cabeceamento de Henrique Gomes aos 12 minutos foi o lance mais perigoso dos primeiros 45 minutos por parte da equipa gilista.

A primeira parte foi marcada por um jogo bem disputado por parte de ambas as equipas que levaram, até ao intervalo, o ritmo com que se iniciaram. Apesar das diversas oportunidades criadas e dos remates promissores, nenhuma bola atingiu as redes e as equipas foram para o balneário com um empate 0 a 0.

A segunda metade do jogo iniciou-se do mesmo modo com que a primeira terminou. Ambas as equipas pressionaram ofensivamente e tentaram abrir o marcador. Quando a turma de Barcelos parecia estar superior no jogo, Iuri Medeiros aos 67 minutos, com uma assistência de Vitinha, marcou o que viria a ser o primeiro e único golo da partida.

Após o golo, a equipa visitante tomou o controlo do jogo, não dando espaço para os gilistas reagirem e tentarem manter os três pontos na cidade do galo. Nos últimos minutos, a formação da casa procurou aumentar a sua performance ofensiva, sem resultado, acabando os Gverreiros por levar a melhor com uma vitória por 1-0.

Com esta derrota, o Gil Vicente FC desce para a 16ª posição na tabela classificativa, sendo este o quinto jogo consecutivo, a contar para o campeonato, que a equipa não vence. O emblema minhoto vai agora receber o Portimonense, num jogo a contar para a 12ª jornada do campeonato, sexta-feira, dia 4 de novembro, pelas 20h15. Já o SC Braga, vai focar-se agora no apuramento europeu, na receção ao Malmö, na quinta-feira, pelas 20h.

em: https://www.comumonline.com/2022/10/gil-vicente-fc-perde-na-rececao-ao-sc-braga/

Lipeste

comumonline.com

Gil Vicente FC vs SC Braga (Destaques)                  

Homem do Jogo:

Ricardo Horta


Apesar de nunca ter chegado a marcar, efetivamente, um golo durante a partida, o capitão foi decisivo para o resultado final. Para além dos diversos remates atentados à baliza da equipa da casa, o jogador mostrou ainda o seu lado criativo em vários lances e ainda criou oportunidades de perigo para os colegas. Os seus passes pareciam estudados e a forma como controlou o lado esquerdo do campo com a ajuda de Nuno Sequeira foi exatamente o que o SC Braga necessitava para assegurar uma boa performance.

Em cima:

Henrique Gomes


O lateral esquerdo, durante os minutos que esteve em campo, teve uma performance defensiva digna do dérbi minhoto que presenciamos. Com a presença do português, poucas foram as vezes que os Gverreiros conseguiram ultrapassar a linha defensiva dos gilistas. Os duelos que disputou, na sua maioria, venceu e, mesmo com diversos cortes ao longo da partida, não fez uma única falta, mantendo um registo limpo.

Iuri Medeiros

O português, não só marcou o único golo da partida como participou na maior parte dos lances de perigo dos vermelhos e brancos. Concretizou diversos remates e, mesmo não sendo tão efetivo nos duelos um para um, os seus passes foram friamente feitos com precisão.

Stanislav Kritsyuk

Entre todos os jogadores da formação da casa, Stanislav foi o que desempenhou a função mais importante. O guardião protegeu as suas redes com uma grande eficiência, não dando espaço para falhas. Graças ao mesmo, a derrota da sua equipa foi de uma bola a zero e não de uma diferença superior já que foi este que impediu que os remates do SC Braga tivessem uma maior eficiência do que a que tiveram.

Em baixo:

Fran Navarro


O ponta de lança esteve bastante desaparecido durante os 90 minutos que esteve em campo e, quando mais se destacava, não era pelas melhores razões. Para além de ter rematado muito pouco ao longo do jogo, por diversas vezes perdeu a posse de bola, cometeu diversas faltas e, na maioria dos duelos que disputou, perdeu.

Vitinha

Apesar da assistência que deu para o golo da vitória, os restantes 69 minutos de jogo por parte do português deixaram muito a desejar. Não só perdeu três grandes chances de golo como perdeu várias vezes a posse de bola. O ponta de lança ainda rematou à baliza, mas para além de ser pouco eficiente e não rematar tanto como seria de esperar, por três vezes foi encontrado em fora de jogo.

Murilo Souza

Durante os 78 minutos que constituíram o tempo em campo do jogador, este teve uma performance que não correspondeu às expectativas do público. O extremo esquerdo não mostrou eficiência nos passes realizados e, em geral, não teve uma presença ativa ao longo do jogo. Entre os diversos erros por parte do jogador o pior foi, provavelmente, o número de vezes que este perdeu a posse de bola, prejudicando a sua equipa.

em: https://www.comumonline.com/2022/10/gil-vicente-fc-vs-sc-braga-destaques-2/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Gil Vicente-SC Braga, 0-1 (crónica)

Golo solitário de Iuri Medeiros vale aos bracarenses regresso ao 2.º lugar

Por
Nuno Dantas

Um golo solitário de Iuri Medeiros valeu ao SC Braga a vitória no dérbi do Minho e o regresso ao 2.º lugar do campeonato, aproveitando da melhor forma a escorregadela do FC Porto nos Açores. Triunfo suado, mas inteiramente merecido frente a um Gil Vicente que continua em queda. Os festejos efusivos de Artur Jorge no final do encontro são a demonstração clara da importância da conquista destes três pontos.

Apesar do resultado fazer transparecer equilíbrio, os guerreiros foram melhores em todos os parâmetros e só não conseguiram um resultado mais avolumado porque Kritciuk fechou a baliza barcelense. Ivo Vieira, ao fim de 16 jogos, ainda não conseguiu que o Gil Vicente tenha uma ideia de jogo, deixando na inspiração dos jogadores a sorte do resultado. Os galos levam cinco jogos sem vencer.

Muito mais SC Braga

Artur Jorge fez apenas duas alterações em relação ao jogo de Berlim. Na defesa, o técnico bracarense trocou Paulo Oliveira por Niakaté e no meio-campo André Horta entrou para o lugar de Castro. Já Ivo Vieira protagonizou apenas uma mudança depois do desaire em Chaves, trocando o castigado Adrián Marín por Henrique Gomes.

Os de Braga tiveram uma entrada guerreira e tentaram chegar cedo ao golo para poder descansar – na próxima quinta-feira há novamente jogo para a Liga Europa. Já o Gil Vicente sentiu muita dificuldade em suster a pressão visitante e não conseguia ter bola. Os galos quase não existiram ofensivamente durante toda a primeira parte e só conseguiam chegar na frente com bolas bombeadas ou em bolas paradas.

Os bracarenses ameaçaram muitas vezes, mas Kritciuk garantiu que o resultado fosse a zero para o intervalo. Vitinha foi o primeiro a testar a atenção do guardião russo, que fez bem a mancha ao avançado visitante. Depois, foi Iuri Medeiros, de livre, e Ricardo Hora, de longe, sempre com o destino traçado: as luvas de Kritciuk. Por isso, o descanso chegou com o marcador igual ao início.

Medeiros decidiu

No reatamento, Artur Jorge deixou Sequeira no banco e lançou Paulo Oliveira - substituição que se compreende se o lateral estiver lesionado. Mas quem apareceu a jogo no segundo tempo foi o Gil Vicente. Os galos surgiram mais afoitos e começaram a ameaçar a baliza guerreira.

Após iniciativa de Rúben Fernandes pela esquerda – parecia um lateral –, Murilo apareceu no coração da área a rematar para as mãos de Matheus. Na resposta, Vitinha surge isolado, mas não evita a mancha de Kritciuk. À boa reentrada gilista, a formação arsenalista respondeu com golo.

Ainda antes, Ricardo Hora e Iuri Medeiros testaram a atenção, mais uma vez, do guarda-redes do Gil Vicente. Depois, os guerreiros marcaram mesmo. Livre marcado de forma rápida, Vitinha entrou na área e deu atrasado em Iuri Medeiros, que rematou para golo. Festa dos muitos adeptos bracarenses que marcaram presença em Barcelos: o golo podia valer o regresso ao 2.º lugar.

E valeu mesmo. Os guerreiros souberam segurar o resultado até ao final, mesmo com o 'chuveirinho' dos galos, que terminaram a partida com Rúben Fernandes no ataque. Vitória merecida do SC Braga contra um Gil Vicente que continua em queda: vai terminar a jornada em zona de play-off de descida

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/gil-vicente-sp-braga-0-1-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Gil Vicente-SC Braga, 0-1 (destaques)


Kritciuk parou (quase) tudo o que havia para parar

Por
Nuno Dantas

FIGURA: Kritciuk (Gil Vicente)

Foi o guardião russo que permitiu que o resultado se mantivesse incerto até ao final da partida. Kritciuk parou (quase) tudo o que havia para parar, travando um duelo interessante com Vitinha. Contudo, nada pôde fazer para contrariar o remate de Iuri Medeiros.

MOMENTO DO JOGO: Distração fatal do galo

Foi o lance que decidiu a partida. Quando, aparentemente, Fran Navarro tinha sofrido falta, João Pinheiro assinalou livre a favor dos guerreiros. Enquanto os barcelenses reclamavam com o árbitro, os bracarenses marcaram rápido e chegaram ao golo que valeu três pontos.

OUTROS DESTAQUES

Rúben Fernandes (Gil Vicente):
Grande jogo do capitão gilista a fazer esquecer o erro que valeu a expulsão de Adrián Marín em Chaves. Rúben Fernandes esteve irrepreensível a defender e ainda esteve na origem do lance de maior perigo do galo. Acabou o jogo no ataque.

Iuri Medeiros (SC Braga): Tentou de livre, tentou de fora da área, mas acabou por marcar dentro da área e com o pior pé. Iuri Medeiros decidiu o dérbi do Minho simulando o remate com a esquerda, tirando Henrique Gomes da frente, e rematando direito para o fundo das redes.

em:
https://maisfutebol.iol.pt/gil-vicente/sp-braga/gil-vicente-sp-braga-0-1-destaques

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Adiar este jogo? Acho descabido e demonstra mau planeamento da Liga»

Por
Nuno Dantas

Artur Jorge, treinador do SCBraga, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Gil Vicente:

«Entramos muito fortes na primeira parte, essa era a estratégia, e à procura de fazer golo cedo. Conseguimos dominar toda a primeira parte e criámos muitas oportunidades de golo, mas não fomos tão eficazes como desejaríamos. Acabamos por ter uma fase final sofrida porque só conseguimos a vantagem de um golo. Agradecer aos adeptos que hoje nos ajudaram e ganharam connosco.

[significado do 2.º lugar] O impacto do 2.º lugar é zero. É mais um jogo que ganhámos, justamente, somamos mais três pontos. Felizes pelo 2.º lugar, mas ainda estamos à 11.ª jornada e há muito campeonato pela frente. Ainda com muita margem de progressão e muito trabalho.

[festejos no final do jogo] Dei os parabéns ao Matheus por, mais uma vez, manter a baliza a zero e às vezes parece que não temos esse reconhecimento. Os meus festejos são naturais de quem sofreu para ganhar, não só eu, como toda a equipa. A vitória foi justa, mas com sofrimento na parte final porque não fomos eficazes na primeira parte.

[em tão pouco tempo como prepara o jogo?] Temos refletido isto nos 18 dias em que tivemos seis jogos. Causa desgaste, a equipa acaba por se ressentir. A equipa no final estava um pouco cansada, mas bravamente deu tudo para segurar esta vantagem e conseguir o principal objetivo, que era a vitória.

[comentário à proposta da Liga de adiar este jogo] Vou repetir o Rúben porque acho descabido e demonstra o mau planeamento da Liga para poder, a 48 horas deste jogo, estar a falar de adiamento. Nós temos um planeamento com antecedência e seria descabido. Eu próprio não queria adiar o jogo porque sabia que a equipa ia estar pronta para lutar pela vitória e os jogadores preparados para fazer esquecer o jogo de Berlim.».

em: https://maisfutebol.iol.pt/gil-vicente/sp-braga/artur-jorge-adiar-este-jogo-acho-descabido-e-demonstra-mau-planeamento-da-liga

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Ivo Vieira: «Lenços brancos? É normal, quando não se ganha o treinador está em causa»

Por
Nuno Dantas

Ivo Vieira, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao SC Braga:

«Não entrámos bem. O SC Braga entrou forte, é uma equipa forte por natureza e recheada de bons jogadores. Nos últimos 20 minutos equilibramos mais o jogo, mas nunca conseguimos pegar no mesmo. Na segunda parte entrámos melhor e na altura em que estávamos a ter algum ascendente, levámos com o golo. Os jogadores continuaram a lutar, a esforçar para ter outro resultado, mas não conseguiram.

[lance do golo do SC Braga houve protestos dos jogadores] Não faço comentários ao que o árbitro decide. Tenho muito que me preocupar para que possamos ser melhores. Não estamos a ser suficientes para conseguir melhores resultados. A mim preocupa-me isso, em relação à arbitragem vou continuar a não fazer comentários sobre isso.

[o que está a faltar ao Gil Vicente?] Está a faltar fazer mais golos do que o adversário. A equipa não está à medida daquilo que queríamos. Aspirávamos ter mais pontos, estamos num momento menos bom, e temos de melhorar em quase todos os aspetos. Temos de fazer mais e melhor em todos os momentos de jogo. Os jogadores esforçaram-se, tentaram e lutaram, mas está a faltar golos.

[lenços brancos] Quando não se ganha o treinador está sempre em causa. Temos que aceitar e a mim resta-me trabalhar para tentar ser melhor. Se as coisas estivessem a correr bem estavam à volta dos jogadores e a alavancar a equipa e nós temos de respeitar esse comportamento».

em: https://maisfutebol.iol.pt/gil-vicente/sp-braga/ivo-vieira-lencos-brancos-e-normal-quando-nao-se-ganha-o-treinador-esta-em-causa

Lipeste

futebol365.pt

CRÓNICA: Golo de Iuri Medeiros carrega Sporting de Braga para o segundo lugar da Liga

Por[/b] Manuel Resende c/Lusa

O Sporting de Braga venceu hoje o Gil Vicente, por 1-0, em partida da 11.ª jornada da I Liga, decidida com um golo de Iuri Medeiros, que permite aos bracarenses ascenderem ao segundo lugar da classificação.

O médio natural dos Açores quebrou a resistência gilista apenas aos 67 minutos, numa partida em que equipa bracarense até criou mais chances, apesar da boa réplica dos locais, mas teve pela frente o inspirado guarda-redes contrário Kritciuk.

Com este triunfo, o Sporting de Braga ultrapassa o FC Porto na tabela classificativa e ascende ao segundo lugar do campeonato, agora com 25 pontos, com mais dois do que os 'dragões', e menos seis que o líder Benfica.

Já o Gil Vicente, que não consegue soltar-se da segunda metade da tabela, somou a quarta derrota consecutiva, e já leva cinco jogo sem vencer, seguindo no 15.º lugar, com apenas nove pontos.

Apesar dessa necessidade de pontuar, os galos permitiram que os vizinhos minhotos, com o central Niakité como grande novidade no 'onze', rendendo Paulo Oliveira, entrassem a 'todo o gás' no desafio, assumindo o controlo das operações e remetendo o adversário à sua área.

Nesta toada, não surpreendeu que logo aos 10 minutos, os forasteiros criassem a sua primeira evidente oportunidade de golo, com Vitinha a surgir em boa posição frente ao guardião gilista Kritciuk, que conseguiu afastar o lance, mas ainda permitiu que Abel Ruiz, na recarga, atirasse por cima.

O lance serviu de alerta para o Gil Vicente, que tentou, então, sacudir a pressão e aventurar-se em terrenos mais adiantados, deixando, ainda antes do quarto de hora, um aviso, num cabeceamento de Henrique Gomes, após livre lateral, que saiu um pouco por cima.

Essa iniciativa do defesa canhoto dos 'galos', que rendeu no 'onze' o castigado Adrían Marín, deu mais alguma confiança os locais para se retirarem do sufoco inicial, passando a pisar terrenos mais adiantados, mas também concedendo mais espaço para o Sporting de Braga explorar.

Ainda assim, o conjunto orientado por Artur Jorge sentia algumas dificuldades em encontrar brechas no último terço gilista, e até ao intervalo a melhor chance que teve foi num livre de Iuri Medeiros, a que Kritciuk respondeu com boa defesa, mantendo o nulo até ao intervalo.

No regresso do descanso, e com o defesa esquerdo do Sporting de Braga Sequeira a ser rendido por Paulo Oliveira, devido a problemas físicos, as duas equipas regressaram 'endiabradas' e em menos de cinco minutos a criarem soberanas chances de golo.

Primeiro para os locais, com Murilo Souza, na área, a rematar para grande defesa de Matheus, e logo depois, no contra-ataque, com Vitinha a isolar-se, mas, mais uma vez, a permitir a intervenção providencial de Kritciuk.

O guarda-redes russo do Gil Vicente frisou o estatuto de uma das figuras da noite, já depois da hora de jogo, com mais uma defesa de grande nível a remate de Ricardo Horta.

No entanto, a resistência dos barcelenses sucumbiu aos 67 minutos, na sequência de uma falta marcada rapidamente pelos forasteiros, com Vitinha a trabalhar jogada e a deixar para Iuri Medeiros, que depois de tirar um adversário do caminho, atirou para o golo inaugural.

Os gilistas, que protestaram muito com o lance, alegando que a falta que deu origem ao golo não devia ter sido assinalada, quebraram, então, animicamente, tentando responder à contrariedade de forma atabalhoada, perante um Sporting de Braga que foi controlando a vantagem.

Ainda assim, os bracarenses ainda sofreram um susto, quando já nos descontos Carraça protagonizou um forte remate cruzado, que Matheus afastou com grande defesa, mantendo o 1-0 até ao final.

em: https://www.futebol365.pt/artigo/288440-cronica-golo-de-iuri-medeiros-carrega-sporting-de-braga-para-o-segundo-lugar-da-liga/

Lipeste

futebol365.pt

Ivo Vieira: «A eficácia do Sporting de Braga foi decisiva»

Por
Manuel Resende c/Lusa

Declarações de Ivo Vieira, treinador do Gil Vicente, após a derrota frente ao Sporting de Braga (0-1), em partida da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

"Embora não tivéssemos entrado bem, permitindo ao Sporting de Braga começar mais forte e ter o controlo do jogo nos primeiros 20 minutos, ainda conseguimos equilibrar até ao intervalo, mas sem nunca sermos assertivos.

Na segunda parte entrámos melhor, ratificámos algumas situações, conseguimos ter mais bola e jogar mais à frente, mas, na altura em que estávamos a ter algum ascendente, sofremos o golo contra a corrente do jogo.

O golo sofrido deitou-nos um pouco abaixo, mas continuámos a lutar para conseguir outro resultado, mas já não foi possível. A eficácia do Sporting de Braga foi decisiva.

[Sobre protestos no lance do golo do Sporting de Braga] Não faço comentários sobre a arbitragem. Já tenho muito com que me preocupar com a minha equipa para podermos ser melhor. Não estamos a ser bons em termos de resultados, embora os jogadores tenham feito uma segunda parte melhor.

Está a faltar-nos fazer mais golos do que os adversários e não consentir tantos. A equipa ainda não está à medida do que eram as nossas expectativas e temos de ser realistas sobre as coisas. Queríamos ter mais pontos, estamos num momento menos bom e precisamos de melhorar quase todos os aspetos.

[Sobre lenços brancos no final do jogo] Quando não se ganha o treinador está sempre em causa, temos de aceitar as manifestações dos adeptos. Resta-me trabalhar para sermos melhores".

em: https://www.futebol365.pt/artigo/288442-ivo-vieira-a-eficacia-do-sporting-de-braga-foi-decisiva/

Lipeste

futebol365.pt

Artur Jorge: «É mais um jogo que ganhámos justamente»

Por
Manuel Resende c/Lusa

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sporting de Braga, após a vitória frente ao Gil Vicente (1-0), em partida da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

"Entrámos muito fortes na primeira parte, com a estratégia de fazer um golo cedo. Conseguimos dominar toda a etapa inicial e criámos muitas oportunidades de golo, mas não fomos tão eficazes. Acabámos por ter uma fase final do jogo sofrida, porque só conseguimos a vantagem de um golo.

O impacto [da subida ao segundo lugar] é zero. É mais um jogo que ganhámos, justamente, somámos mais três pontos. Felizes pelo segundo lugar, mas ainda estamos à 11.ª jornada e há muito campeonato pela frente. Ainda temos muita margem de progressão e muito trabalho para fazer.

[Sobre o pouco tempo para preparar este jogo] Em 18 dias tivemos seis jogos. Causa desgaste, a equipa acaba por se ressentir. No final notei algum cansaço nos jogadores, mas foram bravos e deram tudo para segurar esta vantagem e conseguir o principal objetivo, que era a vitória.

[Se este jogo devia ter sido adiado] Vou repetir o que disse o Rúben Amorim [treinador do Sporting]. Acho descabido e demonstra o mau planeamento da Liga, a 48 horas deste jogo, estar a falar de adiamento. Temos um planeamento com antecedência e seria descabido. Eu próprio não queria adiar o jogo porque sabia que a equipa ia estar pronta para lutar pela vitória e os jogadores preparados para fazer esquecer o jogo de Berlim [para a Liga Europa]".

em: https://www.futebol365.pt/artigo/288443-artur-jorge-e-mais-um-jogo-que-ganhamos-justamente/

Lipeste

scbraga.pt

Artur Jorge: "Estamos satisfeitos pela vitória" - Sporting Clube de Braga

Após a vitória frente ao Gil Vicente FC, Artur Jorge afirmou que a equipa se mostrou preparada para este desafio. O técnico do conjunto arsenalista referiu ainda que está muito satisfeito por partilhar o triunfo com os adeptos que uma vez mais se deslocaram em grande número.

Análise ao jogo: "Isso fazia parte da nossa estratégia. Entrarmos fortes. Pensámos que esse seria o caminho a seguir para sairmos daqui vencedores. Quisemos dominar e encostar o adversário na grande área, mas não fomos eficazes. Se tivéssemos sido, poderíamos ter um maior controlo sobre o jogo e não teríamos a necessidade de sofrer como sofremos na parte final. Na segunda parte o jogo foi mais equilibrado. Na primeira nós dominámos claramente. Também sentimos o esforço de quinta-feira, mas demos uma resposta positiva e conseguimos o objetivo. Estamos satisfeitos".

Jogos de três em três dias e a exigência dos duelos europeus: "Vamos sentindo o desgaste. Jogámos na quinta-feira em Berlim e nos 18 dias seguintes a esse temos de fazer seis jogos. Isso causa um desgaste natural na equipa. Temos pouco tempo para treinar, mas não há desculpas. Preparamos a equipa para podermos competir ao mais alto nível. Temos toda a gente preparada para fazer face às exigências da competição".

Segundo lugar do campeonato: "Estou muito satisfeito pelo segundo lugar e por partilhar esta vitória com estes adeptos que, mais uma vez, estiveram presentes em grande número. É para eles que jogamos e lutamos. Temos de manter esta atitude sempre".

em: https://scbraga.pt/artur-jorge-estamos-satisfeitos-pela-vitoria/

Lipeste

scbraga.pt

Arsenalistas vencem e sobem ao segundo lugar do campeonato - Sporting Clube de Braga

O SC Braga venceu, este domingo, o Gil Vicente FC por 1-0, em jogo da 11ª jornada da Liga Portugal. Os Gverreiros, com o apoio de mais de 1500 adeptos presentes nas bancadas, garantiram o triunfo e subiram ao segundo lugar do campeonato, com 23 pontos somados. 

A formação arsenalista mostrou desde cedo que queria somar os três pontos. Aos 9', Vitinha apareceu na cara de Kritciuk e obrigou o guardião a uma excelente defesa. Na recarga, Abel Ruiz rematou por cima da baliza adversária. A pressão alta intensificou-se com o decorrer da partida e, a meio da primeira parte, o SC Braga beneficiou de um livre frontal, executado por Iuri Medeiros, que levou muito perigo para a baliza do Gil Vicente FC. 

Com mais posse de bola e tentativas de golo, a superioridade do SC Braga nos primeiros 45' foi evidente. Primeira parte de grande nível dos Gverreiros, mas que acabou por não se traduzir em golos e na vantagem no marcador.

Na entrada para a segunda parte, Artur Jorge promoveu a entrada de Paulo Oliveira para o lugar de Sequeira. O Gil Vicente FC criou perigo em cima dos 50' e Murilo Souza rematou cruzado para uma excelente defesa de Matheus. Na jogada seguinte Vitinha procurou responder e, novamente na cara de Kritciuk, não conseguiu finalizar da melhor forma.

A caminhar a passos largos para o final da partida, o SC Braga inaugurou o marcador aos 68'. O passe de Ricardo Horta descobriu Vitinha na entrada da pequena área e o avançado português assistiu Iuri Medeiros, que carimbou a vantagem no marcador. O médio açoriano, de pé direito, simulou e finalizou para dentro da baliza gilista. Até ao final da partida, o SC Braga manteve o controlo do jogo e, com a ajuda de Matheus, que brilhou na baliza da formação orientada por Artur Jorge, venceu o Gil Vicente por 1-0. O SC Braga soma mais um triunfo na Liga Portugal e está agora no segundo lugar do campeonato, com 25 pontos em 11 jornadas.

O próximo desafio está marcado para esta quinta-feira, frente ao Malmo FF, a contar para a 6ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, no estádio Municipal de Braga.

em: https://scbraga.pt/arsenalistas-vencem-e-sobem-ao-segundo-lugar-do-campeonato/

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

UEFA: árbitro francês em Braga

Ruddy Buquet vai dirigir a receção do SC Braga ao Malmö


Ruddy Buquet é o árbitro nomeado pela UEFA para o SC Braga-Malmö da última jornada da fase de grupos da Liga.

Agora com 45 anos, o árbitro francês já dirigiu vários encontros de equipas portuguesas, e em outubro de 2020 esteve mesmo no triunfo do SC Braga sobre o AEK (3-0), também para a Liga Europa.

De recordar que o SC Braga parte para esta última jornada na terceira posição do grupo, com 7 pontos, a dois do Union Berlim. A equipa de Artur Jorge tem de ganhar, portanto, e esperar que a formação alemã não faça o mesmo no reduto do Saint-Gilloise.

em: https://maisfutebol.iol.pt/arbitragem/nomeacoes/uefa-arbitro-frances-em-braga-e-godinho-na-lituania

Lipeste

ominho.pt

Braga obrigado a vencer Malmö e esperar deslize do Union Berlim

O SC Braga recebe na quinta-feira o Malmö, na expectativa de se manter na Liga Europa de futebol, ainda que esteja dependente da ajuda do Union Saint-Gilloise, virtual vencedor do grupo D, frente ao Union Berlim.

A equipa minhota ocupa o terceiro lugar da 'poule' à partida para a sexta e última jornada, a dois pontos de distância do Union Berlim e precisa de desalojar os alemães do segundo lugar para se apurar para o 'play-off' de acesso aos oitavos de final.

A missão de vencer o Malmö parece perfeitamente acessível aos bracarenses, uma vez que o bicampeão sueco conta por derrotas os cinco jogos disputados e já não poderá escapar ao último lugar e ao consequente afastamento das competições europeias de 2022/23.

A equipa treinada por Artur Jorge iniciou a campanha precisamente com um triunfo por 2-0 em Malmö, ao qual se sucedeu novo êxito, por 1-0, na receção ao Union Berlim, o que não deixaria adivinhar as dificuldades atuais para se manter na segunda prova continental mais importante.

O Braga conquistou apenas um ponto no duplo confronto com Union Saint-Gilloise (derrota por 2-1 em casa e empate 3-3 fora), mas foi o desaire por 1-0 no estádio do surpreendente líder do campeonato alemão, na ronda anterior, que poderá ter representado a machadada final nas suas aspirações.

Mesmo que se imponha ao Malmö, a formação 'arsenalista' precisa do contributo dos belgas para alcançar a segunda posição e, dessa forma, evitar a despromoção para a Liga Conferência Europa, a terceira divisão continental, cujo 'play-off' de acesso está reservado ao terceiro colocado.

O Saint-Gilloise vai receber a equipa de Berlim – que está empatada no confronto direto com o segundo classificado do campeonato português -, com a serenidade proporcionada pela vitória antecipada no grupo e a qualificação direta para os 'oitavos', num embate entre dois estreantes nesta fase da Liga Europa.

O jogo entre o SC Braga, derrotado por 1-0 pelo FC Porto na final da Liga Europa de 2010/11, e o Malmö, tem início marcado para as 20:00, à mesma hora em que começarão a defrontar-se Saint-Gilloise e Union Berlim, em Heverlee, na Bélgica.

O Fenerbahçe, treinado pelo português Jorge Jesus, procura segurar o primeiro lugar do grupo B, frente ao Dínamo Kiev, enquanto a AS Roma, orientada por José Mourinho, recebe o Ludogorets, na expectativa de ultrapassar os búlgaros no segundo posto da 'poule' C.

A final da Liga Europa da época 2022/23 está marcada 31 de maio de 2023, na Puskas Arena, em Budapeste.

em: https://ominho.pt/braga-obrigado-a-vencer-malmo-e-esperar-deslize-do-union-berlim/

Lipeste

zerozero.pt

Ruddy Buquet foi o escolhido

Árbitro francês para o jogo decisivo em Braga


O francês Ruddy Buquet foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar a última partida do SC Braga na fase de grupos da Liga Europa, frente ao Malmö.

Esta não é a primeira vez que Buquet visita a cidade de Braga. O árbitro gaulês apitou a partida com o AEK, da época 2020/21, também a contar para a fase de grupos da Liga Europa, que contou com vitória minhota por 3-0.

Além dos bracarenses, Buquet já apitou jogos europeus de Paços de Ferreira, Benfica, Bayer Leverkusen, Sporting e FC Porto. Curiosamente, apenas o SC Braga conseguiu vencer com Ruddy Buquet como árbitro. 

Cyril Gringore, Gillaume Debart e Bastien Dechepy serão os outros árbitros do encontro, que vai ter Benoit Millot no VAR.

Para conseguir o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, o SC Braga tem de vencer o Malmö e esperar por uma vitória do Saint-Gilloise frente ao Union Berlim.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=414932