News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

JN

___

Braga faz de "tuba­rão" em grupo aces­sí­vel

Minho­tos evi­ta­ram rivais inde­se­já­veis e via­gens lon­gas na pri­meira fase. Reen­con­tro com Diogo Leite em Ber­lim

LIGA EUROPA
Os per­ga­mi­nhos do Braga na segunda com­pe­ti­ção da UEFA serão pos­tos à prova numa fase de gru­pos em que o clube minhoto parte como indis­*****­tí­vel can­di­dato a seguir em frente. O sor­teio colo­cou os arse­na­lis­tas no Grupo D, a par de três equi­pas que, no papel, são infe­ri­o­res. Na prá­tica, logo se verá do que serão capa­zes o Malmö (Sué­cia), o Union Ber­lim (Ale­ma­nha) e o Saint-Gil­loise (Bél­gica), para com­ba­ter o favo­ri­tismo da equipa de Artur Jorge.

"São adver­sá­rios aos quais reco­nhe­ce­mos poten­cial e tere­mos de muito com­pe­ti­ti­vos e ambi­ci­o­sos para poder superá-los", afir­mou o téc­nico bra­ca­re­rense, na rea­ção a um sor­teio em que o Braga par­tiu como o quinto clube com melhor coe­fi­ci­ente no ran­king da UEFA, ape­nas atrás de Roma, Man­ches­ter Uni­ted, Arse­nal e Lazio, depois de ter che­gado aos quar­tos de final desta prova na edi­ção ante­rior.

"Vamos dis­pu­tar este grupo para ficar no pri­meiro lugar, até por­que isso nos dará ime­di­a­ta­mente o apu­ra­mento para os oita­vos de final, onde que­re­mos estar mais uma vez", refor­çou Artur Jorge, que fará a estreia euro­peia como trei­na­dor nesta com­pe­ti­ção, a 8 de setem­bro, embora ainda sem adver­sá­rio defi­nido (o calen­dá­rio de jogos deverá ser divul­gado pela UEFA durante este fim de semana).

Quanto aos adver­sá­rios, o Malmö é o atual cam­peão sueco, mas na pre­sente tem­po­rada não parece em con­di­ções de reva­li­dar o título. O Saint-Gil­loise foi o sur­pren­dente segundo clas­si­fi­cado da liga belga na época pas­sada, enquanto o Union Ber­lim bri­lhou com um exce­lente quinto lugar na Bun­des­liga. A equipa alemã conta no plan­tel com o cen­tral Diogo Leite, empres­tado pelo F. C. Porto, depois de uma época sem grande sucesso em Braga.

Os res­tan­tes gru­pos têm emba­tes inte­res­san­tes. Caso fique no Uni­ted, Cris­ti­ano Ronaldo vol­tará, 20 anos depois, à segunda prova da UEFA, para defron­tar Real Socie­dad, She­riff e Omo­nia Nicó­sia no Grupo E. A Roma, de José Mou­ri­nho, ficou no Grupo C, com o Bétis, o Ludo­go­rets e o HJK, enquanto o Fener­bahçe, de Jorge Jesus, vai com­pe­tir no Grupo B, jun­ta­mente com Dínamo Kiev, Ren­nes e AEK Lar­naca.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220827/282617446556364

Lipeste

JN
___

Fama­li­cão Braga

Arse­na­lis­tas garan­tem a ter­ceira posi­ção

Bea­triz Meio-Metro e Joline Amani fize­ram os golos do tri­unfo

MINHO
O Braga ter­mi­nou em ter­ceiro lugar a final four da Super­taça femi­nina, ao ven­cer o Fama­li­cão, por 2-0, em Fão, num encon­tro muito equi­li­brado entre os dois der­ro­ta­dos das meias-finais. As fama­li­cen­ses entra­ram melhor na par­tida, mas foram arse­na­lis­tas a abrir o mar­ca­dor (15 minu­tos), com Bea­triz Meio-Metro a ser lan­çada por Vanessa Mar­ques e a estrear-se a mar­car pela nova equipa.

No segundo tempo, as guer­rei­ras aumen­ta­ram pela holan­desa e reforço Joline Amani (69 m), após recu­pe­ra­ção de bola à entrada da área con­trá­ria e com­bi­na­ção com a cana­di­ana Caro­line Keh­rer.

FAMALICÃO Dani Neuhaus; Raquel Infante, Regina Pereira (Mari­ana Cam­pino, 66), Inês Maia e Babi (Mari­ana Couto, 46); Laís Ara­újo (Tipa, 78), Marie-Yas­mine Ali­dou e Pati Lia­nos; Carol (Letí­cia, 66), Mafalda Ara­újo (Vio­lari, 46) e Telma Pereira Trei­na­dor Hél­der Batista

BRAGA Patrí­cia Morais; Leah Lewis, Anouk Dek­ker, Marie Awona e Cata­rina Pereira; Nicole Nunes, Ana Rute (Caro­lina Men­des, 66), Vanessa Mar­ques (Caro­line Keh­rer, 66) e Vital Kats (Dolo­res Silva, 46); Bea­triz Meio-Metro (Laura Luís, 85) e Vitó­ria Almeida (Joline Amani, 66) Trei­na­dor Gon­çalo Nunes

LOCAL Com­plexo Des­por­tivo de Fão
ÁRBITRA Sara Moreira Alves (Porto)
AO INTERVALO 0-1
GOLOS Bea­triz Meio-Metro (15) e Joline Amani (69)
AMARELOS Babi (38) e Vital Kats (42)

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220827/282677576098508

Lipeste

scbraga.pt

Artur Jorge: "Temos de ser muito competitivos e ambiciosos" - Sporting Clube de Braga

O SC Braga vai defrontar o Malmo, o Saint-Gilloise e o Union Berlin na Fase de Grupos da UEFA Europa League. Artur Jorge, técnico da formação arsenalista, reconheceu o potencial dos seus adversários mas prometeu que os Gverreiros do Minho vão lutar para alcançar o primeiro lugar do grupo D da competição.

Sorteio da Liga Europa: "Este é um sorteio que nos traz equipas que reconhecemos potencial, todas elas com histórias diferentes. Temos um Malmo que é dominador no seu país sendo atualmente o campeão nacional. Depois, temos o Union Berlin que é uma equipa que se classificou na época anterior em quinto lugar. O Saint-Gilloise é uma equipa que subiu recentemente à primeira liga e onde consegue em um curto espaço de tempo chegar não só a essa fase de grupos da Liga Europa, mas também já ter disputado o play-off da Liga dos Campeões, tal e qual como o Malmo, o que denota bem aquilo que é a qualidade de todas as equipas e onde vamos ter naturalmente que ser muito competitivos e muito ambiciosos para poder superar estes adversários".

Objetivo: "Vamos disputar este grupo para o vencer até porque vencermos este grupo nos levará imediatamente para aquilo que é o apuramento dos oitavos-de-final, onde queremos estar mais uma vez. Partimos de uma posição inicial confortável, sendo nós a quinta equipa com melhor ranking das 32 em sorteio e o que nos permite partir para este sorteio desde o pote 1. Com isso conseguimos ter aspirações para podermos ultrapassar todos os adversários reconhecendo o valor e aquilo que são as capacidades de cada um deles, respeitando aquilo que é a sua história recente, mas pensando sempre em ganhar. Isto fará parte daquilo que é a nossa ambição neste momento".

Foco em ser uma equipa regular: "Para se poder terminar o grupo em primeiro temos que ser muito regulares e equilibrados, não só nos jogos fora mas também naqueles que vamos fazer em casa. O que espero ter como dificuldade olhando para estes adversários será na mesma escala que os adversários terão connosco. Queremos ser uma equipa competitiva, competente, que possa criar dificuldades ao adversário, que possa ser superior, regular e terminar este grupo em primeiro lugar para fazer parte do cumprimento de mais um objetivo que temos internamente".

Consistência na competição: "Face àquilo que é uma regularidade de performance do SC Braga e consecutivamente no nosso campeonato com apuramentos para esta Liga Europa, que nos permite estar consecutivamente a disputar esta mesma competição, não acresce nenhum outro tipo de pressão que não seja a nossa própria ambição e expetativa de poder terminar este grupo em primeiro para podermos dar continuidade ao nosso trajeto dentro desta competição. Não olhando para os dados estatísticos, se somos a primeira ou a quinta equipa com mais coeficiente é apenas um dado que registamos e é sinal também de vitalidade do SC Braga. Acima de tudo, olhamos para o presente, para o contexto em que estamos neste momento e o que temos de fazer para conseguir superar estes três adversários".

Jogadores com experiência europeia: "É uma grande vantagem porque olhamos para esta competição que terá duração de cerca de dois meses, portanto inicia-se desde já para terminar no início de novembro. Teremos de ter a capacidade de poder alternar entre aquilo que será o contexto competitivo da Liga Europa e do Campeonato Nacional. Esta capacidade que os atletas têm de poder ter a sua própria gestão face ao contexto competitivo que vai ser mais aglomerado ajuda imenso para nos trazer dentro do próprio jogo a tranquilidade, serenidade e a capacidade que estes jogadores virão a acrescentar em cada um dos jogos e estarmos mais capazes, mais preparados não só com a competência atual e a experiência que estes jogadores atingiram em jogos anteriores".

Estreia de Artur Jorge em provas da UEFA como técnico: "Como treinador é (a estreia), já fiz esta competição como atleta e curiosamente não muda nada daquilo que é a minha ambição: ganhar os jogos que tenho pela frente."

em: https://scbraga.pt/artur-jorge-temos-de-ser-muito-competitivos-e-ambiciosos/

Lipeste

ojogo.pt

Artur Jorge: a reação ao sorteio da Liga Europa e uma ″grande vantagem″ para o Braga

Em declarações divulgadas pelo site oficial do Braga, o treinador do emblema minhoto comentou o sorteio da fase de grupos da Liga Europa, que esta sexta-feira ditou duelos com Malmo, Union Berlim e Saint-Gilloise.

Análise ao sorteio da fase de grupos da Liga Europa: "Este é um sorteio que nos traz equipas que reconhecemos potencial, todas elas com histórias diferentes. Temos um Malmo que é dominador no seu país, sendo atualmente o campeão nacional. Depois, temos o Union Berlim que é uma equipa que se classificou na época anterior em quinto lugar. O Saint-Gilloise é uma equipa que subiu recentemente à primeira liga e onde consegue em um curto espaço de tempo chegar não só a essa fase de grupos da Liga Europa, mas também já ter disputado o play-off da Liga dos Campeões, tal e qual como o Malmo, o que denota bem aquilo que é a qualidade de todas as equipas e onde vamos ter naturalmente que ser muito competitivos e muito ambiciosos para poder superar estes adversários."

Objetivo: "Vamos disputar este grupo para o vencer até porque vencermos este grupo nos levará imediatamente para aquilo que é o apuramento dos oitavos-de-final, onde queremos estar mais uma vez. Partimos de uma posição inicial confortável, sendo nós a quinta equipa com melhor ranking das 32 em sorteio e o que nos permite partir para este sorteio desde o pote 1. Com isso conseguimos ter aspirações para podermos ultrapassar todos os adversários reconhecendo o valor e aquilo que são as capacidades de cada um deles, respeitando aquilo que é a sua história recente, mas pensando sempre em ganhar. Isto fará parte daquilo que é a nossa ambição neste momento."

Regularidade: "Para podermos terminar o grupo em primeiro temos que ser muito regulares e equilibrados, não só nos jogos fora mas também naqueles que vamos fazer em casa. O que espero ter como dificuldade olhando para estes adversários será na mesma escala que os adversários terão connosco. Queremos ser uma equipa competitiva, competente, que possa criar dificuldades ao adversário, que possa ser superior, regular e terminar este grupo em primeiro lugar para fazer parte do cumprimento de mais um objetivo que temos internamente."

Consistência: "Face àquilo que é uma regularidade de performance do Braga e consecutivamente no nosso campeonato com apuramentos para esta Liga Europa, que nos permite estar consecutivamente a disputar esta mesma competição, não acresce nenhum outro tipo de pressão que não seja a nossa própria ambição e expectativa de poder terminar este grupo em primeiro para podermos dar continuidade ao nosso trajeto dentro desta competição. Não olhando para os dados estatísticos, se somos a primeira ou a quinta equipa com mais coeficiente é apenas um dado que registamos e é sinal também de vitalidade do Braga. Acima de tudo, olhamos para o presente, para o contexto em que estamos neste momento e o que temos de fazer para conseguir superar estes três adversários."

Braga tem jogadores com experiência europeia: "É uma grande vantagem porque olhamos para esta competição que terá duração de cerca de dois meses, portanto inicia-se desde já para terminar no início de novembro. Teremos de ter a capacidade de poder alternar entre aquilo que será o contexto competitivo da Liga Europa e do Campeonato Nacional. Esta capacidade que os atletas têm de poder ter a sua própria gestão face ao contexto competitivo que vai ser mais aglomerado ajuda imenso para nos trazer dentro do próprio jogo a tranquilidade, serenidade e a capacidade que estes jogadores virão a acrescentar em cada um dos jogos e estarmos mais capazes, mais preparados não só com a competência atual e a experiência que estes jogadores atingiram em jogos anteriores."

Estreia em provas da UEFA como treinador: "Como treinador é [a estreia]. Já fiz esta competição como atleta e curiosamente não muda nada daquilo que é a minha ambição: ganhar os jogos que tenho pela frente."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/artur-jorge-a-reacao-ao-sorteio-da-liga-europa-e-uma-grande-vantagem-para-o-braga-15118043.html

Lipeste

abola.pt

Artur Jorge reage ao sorteio da Liga Europa e traça objetivo

O treinador do SC Braga, Artur Jorge, reagiu através das plataformas do clube ao sorteio da Liga Europa, que colocou no caminho dos arsenalistas o Malmo (Suécia), o Union Berlim (Alemanha) e o St. Gilloise (Bélgica).

«São equipas com potencial. O Malmo é campeão nacional e dominador no seu país. O Union Berlim tem tido um percurso em crescendo na Bundesliga e o Union St. Gilloise subiu recentemente à liga belga e já está nesta fase da Liga Europa depois de ter estado no play-off da Liga dos Campeões, tal como o Malmo, o que demonstra a qualidade destas equipas, que nos obrigarão a ser muito competitivos e ambiciosos», vincou.

E deixou uma certeza: «Vamos disputar este grupo para vencer e garantir logo os oitavos de final, que é o nosso objetivo.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-08-26/sc-braga-artur-jorge-reage-ao-sorteio-da-liga-europa-e-traca-objetivo/954438/471

Lipeste

record.pt

Artur Jorge sem rodeios na análise ao sorteio da Liga Europa: «Queremos ficar no 1.º lugar»

Treinador do SC Braga vinca importância da experiência do seu plantel para fase de maior densidade


Artur Jorge foi claro na análise ao sorteio da Liga Europa, assumindo o objetivo de terminar o Grupo D (inclui ainda Malmö, Union Berlin e Saint-Gilloise) no 1.º lugar. Só assim terá acesso direto aos oitavos-de-final, já que o 2.º classificado terá de disputar o playoff com um dos clubes que cairão da Liga dos Campeões.

"Queremos ser uma equipa competitiva, competente, que possa criar dificuldades ao adversário, que possa ser superior, regular e terminar este grupo em primeiro lugar para fazer parte do cumprimento de mais um objetivo que temos internamente", disse o treinador, em declarações ao site do clube, focando a experiência dos jogadores nestas andanças, o que será relevante na hora de gerir uma fase que se avizinha com grande densidade competitiva.

"É uma grande vantagem porque olhamos para esta competição que terá duração de cerca de dois meses, portanto inicia-se desde já para terminar no início de novembro. Esta capacidade que os atletas têm de poder ter a sua própria gestão face ao contexto competitivo que vai ser mais aglomerado ajuda imenso para nos trazer dentro do próprio jogo a tranquilidade", disse.

Análise ao sorteio: "Este é um sorteio que nos traz equipas a quem reconhecemos potencial, todas elas com histórias diferentes. Temos um Malmö que é dominador no seu país sendo atualmente o campeão nacional. Depois, temos o Union Berlin que é uma equipa que se classificou na época anterior em 5.º lugar. O Saint-Gilloise é uma equipa que subiu recentemente à primeira liga e onde consegue em um curto espaço de tempo chegar não só a essa fase de grupos da Liga Europa, mas também já ter disputado o play-off da Liga dos Campeões, tal e qual como o Malmö, o que denota bem aquilo que é a qualidade de todas as equipas e onde vamos ter naturalmente que ser muito competitivos e muito ambiciosos para poder superar estes adversários".

Objetivo definido: "Vamos disputar este grupo para o vencer até porque vencermos este grupo nos levará imediatamente para aquilo que é o apuramento dos oitavos-de-final, onde queremos estar mais uma vez. Partimos de uma posição inicial confortável, sendo nós a quinta equipa com melhor ranking das 32 em sorteio e o que nos permite partir para este sorteio desde o pote 1. Com isso conseguimos ter aspirações para podermos ultrapassar todos os adversários reconhecendo o valor e aquilo que são as capacidades de cada um deles, respeitando aquilo que é a sua história recente, mas pensando sempre em ganhar. Isto fará parte daquilo que é a nossa ambição neste momento".

Regularidade e equilíbrio: "Para se poder terminar o grupo em primeiro temos que ser muito regulares e equilibrados, não só nos jogos fora mas também naqueles que vamos fazer em casa. O que espero ter como dificuldade olhando para estes adversários será na mesma escala que os adversários terão connosco. Queremos ser uma equipa competitiva, competente, que possa criar dificuldades ao adversário, que possa ser superior, regular e terminar este grupo em primeiro lugar para fazer parte do cumprimento de mais um objetivo que temos internamente".

Consistência do SC Braga na prova: "Face àquilo que é uma regularidade de performance do SC Braga e consecutivamente no nosso campeonato com apuramentos para esta Liga Europa, que nos permite estar consecutivamente a disputar esta mesma competição, não acresce nenhum outro tipo de pressão que não seja a nossa própria ambição e expetativa de poder terminar este grupo em primeiro para podermos dar continuidade ao nosso trajeto dentro desta competição. Não olhando para os dados estatísticos, se somos a primeira ou a quinta equipa com mais coeficiente é apenas um dado que registamos e é sinal também de vitalidade do SC Braga. Acima de tudo, olhamos para o presente, para o contexto em que estamos neste momento e o que temos de fazer para conseguir superar estes três adversários".

Experiência dos jogadores: "É uma grande vantagem porque olhamos para esta competição que terá duração de cerca de dois meses, portanto inicia-se desde já para terminar no início de novembro. Teremos de ter a capacidade de poder alternar entre aquilo que será o contexto competitivo da Liga Europa e do Campeonato Nacional. Esta capacidade que os atletas têm de poder ter a sua própria gestão face ao contexto competitivo que vai ser mais aglomerado ajuda imenso para nos trazer dentro do próprio jogo a tranquilidade, serenidade e a capacidade que estes jogadores virão a acrescentar em cada um dos jogos e estarmos mais capazes, mais preparados não só com a competência atual e a experiência que estes jogadores atingiram em jogos anteriores".

Estreia como treinador na UEFA: "Como treinador é, já fiz esta competição como atleta e curiosamente não muda nada daquilo que é a minha ambição: ganhar os jogos que tenho pela frente."

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/artur-jorge-sem-rodeios-na-analise-ao-sorteio-da-liga-europa-queremos-ficar-no-1-lugar?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

«Nós levamos chocolate e cerveja!»: A reação dos rivais do SC Braga ao sorteio da Liga Europa

Troca de saudações e respostas entre os clubes nas redes sociais não tardaram


O SC Braga foi colocado no Grupo D da Liga Europa 2022/23, onde terá como adversários os suecos do Malmö, os alemães do Union Berlin e os belgas do Union St. Gilloise. Logo após o sorteio, realizado em Istambul, houve um encontro entre os representantes dos clubes na cerimónia, com o SC Braga a ter sido representado por Acácio Valentim, o Team Operations Director.

Mas nas redes sociais também não foi preciso muito tempo até os clubes começarem a trocar saudações e comentários a propósito dos confrontos que se avizinham na segunda competição de clubes da UEFA. O SC Braga, no Twitter, identificou os três clubes adversários, avisando para se prepararem para os confrontos. "Mal podemos esperar para vos encontrar", escreveram os minhotos.

As respostas não tardaram. "Olá! Nós levamos chocolate e cerveja", escreveu o Union St. Gilloise, da Bélgica. "Olá malta! Cerveja e muito bom futebol da nossa parte", prometeu o Union Berlin, ao passo que os suecos do Malmö disseram: "Vemo-nos em breve no Eleda Stadion".

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/nos-levamos-chocolate-e-cerveja-a-reacao-dos-rivais-do-sp-braga-ao-sorteio-da-liga-europa?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

zerozero.pt

Raio-x aos adversários do Braga na Europa League

De Berlim a Forest: o que vai encontrar o Braga na fase de grupos da Liga Europa?


O sorteio da fase de grupos da Liga Europa 2022/23 realizou-se esta sexta-feira e o SC Braga ficou a saber os adversários que vai ter pela frente no grupo D: são eles Malmö, Union Berlin e Union St. Gilloise. Os bracarenses vão defrontar, pela primeira vez na história, estas três equipas.

Nesse sentido, e para que fique a saber mais sobre cada uma delas, o zerozero efetuou um raio-x sobre o momento atual e as mudanças para esta época. Fique por aí.

Malmö: crónico campeão a viver tempos conturbados

É um dos clubes mais bem sucedidos da Escandinávia e, por sinal, da Suécia. Campeão em 2021 e vencedor da Taça no presente ano, o Malmö atravessa, por esta altura, uma fase mais delicada.

22 Isto porque John Dahl Tomasson fechou o ciclo com o bicampeonato e rumou a Inglaterra (é treinador do Blackburn Rovers) e a direção apostou no jovem sérvio Milos Milojevic, cujo trabalho no Hammarby - entrou com a época a decorrer - o levou a dar um salto enorme na carreira... Que não correu da melhor forma.

A filosofia e as ideias de Milojevic tornaram-no num dos nomes a seguir com atenção no futebol escandinavo. Adepto do 4-3-3 e de um futebol criterioso (e intenso), o técnico prometia manter o Malmö como a grande força a nível interno e atrair atenções na esfera internacional.

O arranque não foi muito positivo - mesmo com a conquista da Taça - e a gota de água deu-se com a eliminação na 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões aos pés do modesto Zalgiris, da Lituânia (agregado de 3-0). Pese a confiança depositada pelos próprios jogadores, a administração optou pelo despedimento e por colocar Andreas Georgson no cargo, ele que desempenhava funções de coordenador geral.

Homem da casa - muitos anos de Malmö e passagens por Brentford e Arsenal -, Georgson assume, atualmente, o maior desafio da carreira: primeira vez que treina uma equipa principal. Houve, assim, uma mudança de paradigma. Alternando entre os sistemas 3-5-2 e 5-3-2, o jogo do campeão sueco deixou de ser tão atrevido.

No plantel, são vários os jogadores experientes e outros com vários anos de casa: exemplos de Moisander, Anders Christiansen, Martin Olsson, Thelin, Ola Toivonen ou Rakip, que chegou a pertencer ao Benfica. No entanto, é o jovem extremo Birmančević que vai atraindo atenções.

A estrela: Veljko Birmančević

Os reforços: Matej Chalus, Amel Mujanic, Kotto Samuel, Dennis Hadžikadunić, Kiese Thelin, Mahamé Siby, Moustafa Zeidan, Joseph Ceesay, Buya Turay e Manu Lomotey.


Union Berlin: a força emergente da capital

A história aponta para o Hertha como clube mais emblemático da capital alemã, mas o passado recente coloca o eterno rival, Union, num patamar mais elevado. Desde que subiu à Bundesliga em 2019/20, a equipa orientada por Urs Fischer continua a escalar posições e a contornar a crítica: 11º lugar em 2019/20, 7º lugar em 2020/21 - jogou a Conference League - e um espetacular 5º lugar na época passada, que assegurou o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Atualmente, no campeonato, ocupa... O terceiro posto.

09 É a quinta época do suíço Urs Fischer no Union. O trabalho no seu país natal traduziu-se em títulos e na Alemanha é, nos dias que correm, um dos treinadores mais apreciados. É adepto do sistema de três defesas - agora com o português Diogo Leite - e a sua equipa varia constantemente entre o 3-1-4-2 e o 3-5-2, contando com dinâmicas enraizadas e muito interessantes.

A primeira fase de construção é realizada com uma versatilidade assinalável: o Union sai a jogar desde trás e os centrais optam, muitas vezes, pelo passe longo (com sucesso). Gera transições ofensivas com facilidade e sabe bem os timings de pressão. Como se não bastasse, a nível defensivo tem-se mostrado um osso duríssimo de roer.

As boas campanhas, o sentido coletivo e o excelente rendimento individual levam, consequentemente, a mexidas no plantel. A saída recente do goleador Tayo Awoniyi para o Nottingham Forest (por valor recorde) é um perfeito exemplo. Para colmatar a vaga do nigeriano, Jordan Siebatcheu veio com um registo impressionante do Young Boys. E até agora não está a desiludir.

A estrela: Jordan Siebatcheu

Os reforços: Paul Seguin, Danilho Doekhi, Jamie Leweling, Tim Skarke, Janik Haberer, Miloš Pantović, Jordan Siebatcheu, Diogo Leite, Morten Thorsby e Lennart Grill.


Union St. Gilloise: os belgas da moda

A 29 de outubro de 2021, o zerozero chamou à atenção de um pequeno fenómeno na Jupiler Pro League (leia aqui o artigo). O líder, então, era o Union St.Gilloise, recém-promovido e terceiro clube belga mais titulado da história, facto esse desconhecido para a maioria. Outra particularidade é o facto de ser um clube com uma base portuguesa forte, já que a cidade de Saint-Gilles (Bruxelas) alberga a maior comunidade de lusos no país. Em 1920, a sede e o estádio mudaram-se para Forest, um município vizinho.

21 Durante largos anos afundado nas profundezas do futebol belga, o St. Gilloise, com o investimento de Tony Bloom, presidente do Brighton & Hove Albion, foi subindo degrau a degrau até surpreender o mundo no principal escalão. Foi vice-campeão em 2021/22 - só sucumbiu nas últimas jornadas do play-off de campeão - e esteve na luta pela ida à fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo perdido frente ao Rangers. De lá para cá, a vida do St.Gilloise mudou muito, ainda que sem abalar a filosofia que trouxe o sucesso.

Felix Mazzu, obreiro dos êxitos recentes, foi treinar o Anderlecht e o plantel saiu desfalcado (entre outras) pelas saídas de Undav (Brighton & Hove Albion) e Casper Nielsen (Club Brugge), duas peças fundamentais nas últimas épocas.

Karel Geraerts, antigo adjunto, ascendeu a principal e manteve o sistema. O sistema (3-5-2) é o mesmo, com a exceção de uma maior tração atrás. O St. Gilloise tem mostrado uma faceta mais defensiva e cautelosa, contrastando com a abordagem mais corajosa de anos passados.

Mesmo com muitas caras novas, o USG permanece perigoso. Não com o poder de fogo dos anos anteriores, mas os princípios estão lá. Compacto, forte nas transições e no aproveitamento da velocidade de alguns dos seus elementos.

A estrela: Dante Vanzeir

Os reforços: Dennis Eckert, Ross Sykes, Simon Adingra, Viktor Boone, Arnaud Dony, Koki Machida (contratado em definitivo), Lazare Amani (contratado em definitivo), Joachim Imbrechts, Håkan Gustaf Nilsson, Oussama El Azzouzi, Victor Boniface e José Rodríguez.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=383154





Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Vamos disputar este grupo para o vencer»

Treinador dos minhotos avaliou os adversários que o sorteio ditou e definiu um objetivo[/b]

Artur Jorge, treinador do SC Braga, anunciou que a ambição do clube é vencer o Grupo D da Liga Europa, no qual vai defrontar o Malmo, o Union Berlim e o Saint-Guilloise.

«Vamos disputar este grupo para o vencer até porque isso apura-nos imediatamente para os oitavos de final, fase na qual queremos estar mais uma vez. Partimos de uma posição inicial confortável, somos a quinta equipa com melhor ranking das 32 em sorteio, o que nos permitiu sair do pote 1 e, com isso, conseguimos ter aspirações para podermos ultrapassar todos os adversários», afirmou o treinado em declarações às plataformas do clube minhoto.

Artur Jorge frisou reconhecer «o valor e aquilo que são as capacidades de cada um» dos adversários e «respeitar a sua história recente, mas pensando sempre em ganhar».

Numa análise aos adversários, notou que o Malmo «é dominador no seu país, sendo atualmente o campeão nacional», e destacou o quinto lugar na Bundesliga na época passada do Union Berlim.

Em relação ao Saint-Gilloise, frisou ser «uma equipa que subiu recentemente à primeira liga [belga]», conseguindo num «curto espaço de tempo chegar à fase de grupos da Liga Europa, mas também já ter disputado o play-off da Liga dos Campeões, tal e qual como o Malmo, o que denota bem aquilo que é a qualidade de todas as equipas».

O treinador dos bracarenses considera que, «para se poder terminar o grupo em primeiro», a equipa terá de ser «muito regular e equilibrada», fora e em casa.

«Queremos ser uma equipa competitiva, competente, que possa criar dificuldades ao adversário, que possa ser superior, regular e terminar este grupo em primeiro lugar para cumprir mais um objetivo que temos internamente», reforçou.

Destacando o facto de esta primeira fase da prova ter a duração de cerca de dois meses, o treinador reconheceu que ter vários jogadores com experiência europeia «é uma grande vantagem» porque traz mais «capacidade» aos atletas para gerirem esse «contexto competitivo mais aglomerado».

Os jogos da fase de grupos realizam-se a 8 de setembro (primeira jornada), 15 de setembro (segunda), 6 de outubro (terceira), 13 de outubro (quarta), 27 de outubro (quinta) e 3 de novembro (sexta e última).

A final da edição de 2022/23 da Liga Europa está agendada para 31 de maio de 2023, na Puskas Arena, em Budapeste.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/artur-jorge-e-a-liga-europa-vamos-disputar-este-grupo-para-o-vencer

Lipeste

tribuna.expresso.pt

SC Braga vai defrontar Mälmo, Union Berlim e Union Saint-Gilloise na Liga Europa

Os portugueses integram o Grupo D da Liga Europa e o sorteio, realizado esta manhã em Istambul, na Turquia, permite aumentar as expectativas de apuramento. O Fenerbahçe de Jorge Jesus vai voltar a defrontar o Dynamo Kiev. A Roma de José Mourinho terá pela frente o Real Bétis


O SC Braga vai jogar contra Mälmo, Union Berlim e Union Saint-Gilloise na fase de grupos da Liga Europa, ditou o sorteio desta manhã, realizado em Istambul, na Turquia, o palco da final da Liga dos Campeões.

A presença no Pote 1 ofereceu aos minhotos a regalia de evitar Roma, Manchester United, Arsenal, Lazio, Estrela Vermelha, Dynamo Kiev e Olympiacos. Ainda assim, mesmo estando no primeiro pote, o clube português escapou a clubes como Feyenoord, PSV, Mónaco, Real Sociedad, Bétis e Fenerbahçe.

Quanto aos adversários do SC Braga, haverá um português no caminho: Diogo Leite, emprestado pelo FC Porto, está no Union Berlim, que soma duas vitórias e um empate na Bundesliga. O defesa português atuou os 90 minutos nos três encontros. Quanto ao Mälmo, esta equipa segue na quinta posição da Liga Sueca, a sete pontos do líder, BK Hacken, à 19.ª jornada. Finalmente, o Union Saint-Gilloise, que esteve afastado quase 50 anos do principal escalão do futebol belga e que em dezembro de 2021 liderava a liga belga, é um gigante adormecido que, em títulos nacionais, só fica atrás de Anderlecht (34) e Club Brugge (18).

Ao todo, 32 equipas espalhadas por oito grupos vão procurar alcançar a final de 31 de maio, que será jogada em Budapeste, na Puskás Aréna. O vencedor desta competição voa para o Pote 1 da próxima edição da Liga dos Campeões, o que aconteceu ao Eintracht Frankfurt, o adversário que tocou ao Sporting no sorteio realizado na quinta-feira.

O SC Braga, na altura treinado por Carlos Carvalhal, alcançou os quartos de final da última edição da Liga Europa, caindo apenas contra o Rangers. Antes, os bracarenses eliminaram Mónaco, Sheriff e, na fase de grupos, Estrela Vermelha, Midtjylland e Ludogorets.

Esta temporada, graças ao quarto lugar na época passada (a nove pontos do Benfica, o terceiro classificado), há mais uma voltinha no carrossel europeu. Agora com Artur Jorge a treinar a equipa, um ex-futebolista que defendeu aquele escudo durante largos anos, o Sp. Braga começou a liga de forma promissora: 3-3 vs. Sporting, 3-0 vs. Famalicão e 5-0 vs. Marítimo.

Quanto a outras latitudes onde se fala português, a Roma de José Mourinho, vencedora da Liga Conferência, vai defrontar o sedutor Betis de Manuel Pellegrini, o treinador que o português substituiu no banco do Real Madrid, em 2010. Mourinho volta assim a participar na competição que conquistou em 2003 e 2017, com FC Porto e Manchester United.

Já Jorge Jesus voltará a ter pela frente o Dynamo Kiev, que eliminou os turcos na pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Manchester United, de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, terá pela frente Real Sociedad, Sheriff e Omonoia.

Os grupos completos da Liga Europa

Grupo A: Arsenal, PSV, Bodo/Glimt, Zurich

Grupo B: Dynamo Kiev, Rennes, Fenerbahçe, AEK Larnaca

Grupo C: Roma, Ludogorets, Betis, HJK

GRUPO D: SC Braga, Mälmo, Union Berlim, Union Saint-Gilloise

Grupo E: Manchester United, Real Sociedad, Sheriff, Omonoia

Grupo F: Lazio, Feyenoord, Midtjylland, Sturm Graz

Grupo G: Olympiacos, Qarabag, Friburgo, Nantes

Grupo H: Estrela Vermelha, Mónaco, Ferencvaros, Trabzonspor

em: https://tribuna.expresso.pt/liga-europa/2022-08-26-Sp.-Braga-vai-defrontar-Malmo-Union-Berlim-e-Union-Saint-Gilloise-na-Liga-Europa-cb134d85

Lipeste

Arouca: nações unidas e uma ponte

Do Uruguai à Dinamarca, da Ucrânia ao Uganda, de Alcochete a Braga. Chegaram das mais diferentes latitudes e são muitos os reforços do Arouca. Também houve saídas de peso, a começar por André Silva, o goleador da época passada. Mas no banco o sinal é de estabilidade. Armando Evangelista, o treinador que há dois anos conduziu a equipa no regresso à Liga e na época passada conseguiu a manutenção, faz a ponte e tem uma vez mais a responsabilidade de gerir esse plantel em jeito de nações unidas, com nada menos que 16 nacionalidades diferentes.

Esta é apenas a segunda passagem do Arouca pela Liga, depois de se ter mantido entre os grandes ao longo de quatro temporadas, entre 2013 e 2017. Na época seguinte ao histórico quinto lugar que valeu a presença nas competições europeias, o Arouca desceu e chegou a cair no Campeonato de Portugal. Depois, voltou a escalar a montanha, duas subidas de divisão em épocas consecutivas e uma temporada de regresso à Liga que terminou com a manutenção garantida na penúltima jornada.

O Arouca preparou a temporada com mais tranquilidade do que há um ano, quando precisou de passar o play-off para chegar à Liga. Mas tem muita gente para enquadrar. As mudanças tornaram-se imperiosas logo atrás, com as saídas do guarda-redes Victor Braga ou do central Abdoulaye e a rescisão com o capitão Thales Oleques. No meio-campo já não estão Leandro Silva, Eboué ou Pité e o ataque perdeu André Silva, o avançado que foi figura em Arouca ao longo das últimas temporadas e saiu para  Guimarães.

O clube procurou reforçar-se em todos os setores e foi criativo na abordagem ao mercado, com algumas apostas interessantes. São até agora nada menos que 12 reforços. Para a baliza chegou o uruguaio Ignacio Arruabarrena, mais o jovem português João Valido. Na defesa, além da continuidade de Tiago Esgaio, cedido pelo Sp. Braga, e da chegada de Rafael Fernandes, ex-Sporting B, o clube apostou num central formado no Fulham e que chega da Dinamarca, Jerome Opoku, e no lateral ucraniano Bogdan Milovanov, que vem do Sp. Gijón, além do ugandês Mustafa Kizza. Para o meio-campo há duas apostas que alimentam expectativas: o espanhol Oriol Busquets, produto da escola do Barcelona, e o marfinense Ismaila Soro, que foi campeão na Escócia com o Celtic. Na frente, para já, as caras novas são o brasileiro Vitinho, que chega do Corinthians, e o espanhol Rafa Mújica, vindo do Las Palmas e também formado no Barcelona.

A nova viagem do Arouca pela Liga começa com a visita ao Benfica e segue com a receção ao europeu Gil Vicente, fechando o mês de agosto frente ao Sp. Braga. Um arranque em alta rotação que poderá começar a definir boa parte da época.

lassificação da época passada: 15º

Melhor classificação: 5º (2015/16)

Presenças na I Divisão: 5

Objetivo: Garantir a permanência

Treinador: Armando Evangelista

Começa a terceira época consecutiva no clube, coisa rara no futebol português. Evangelista, antigo médio natural de Guimarães, chegou a Arouca no início da temporada 2020/21. Como treinador, o seu percurso começou na formação do V. Guimarães, onde se manteve ao longo de várias temporadas, com uma passagem pelo Vizela pelo meio. Em 2015/16 começou a época ao comando da equipa principal do Vitória, mas saiu ainda em setembro, para dar lugar a Sérgio Conceição.

Treinou depois Varzim, Penafiel e Vilafranquense, até chegar a Arouca. Com Evangelista no banco, o clube conseguiu o regresso à Liga na primeira época, vencendo o Rio Ave no play-off de subida. E conseguiu manter-se à tona, naquela que foi apenas a segunda experiência do treinador no principal escalão. A fazer em Arouca o trabalho mais consistente da carreira até agora, o treinador de 48 anos vai procurar continuar a escrever história no clube.

Clique para ver o plantel completo

Entradas: Ignacio Arruabarrena (Wanderers), Rafa Mújica (Las Palmas), Morlaye Sylla (Horaya), Jerome Opoku (Vejle/Fulham), Tiago Esgaio (Sp. Braga, empréstimo), João Valido (V. Setúbal), Bogdan Milovanov (Sporting Gijón), Ismaila Soro (Celtic, empréstimo), Rafael Fernandes (Sporting B), Mustafa Kizza.

Saídas: Victor Braga, Fernando Castro, Brunão, Abdoulaye, Pité (Mafra), Eboué (fim de empréstimo); Leandro Silva (Hapoel Haifa), Marco Soares, Tiago Araújo (fim de empréstimo), Adílio Santos (Penafiel), Heliardo

Atenção a: Oriol Busquets

Não é apenas o apelido. Em La Masía, a fábrica de talentos do Barcelona, Oriol era frequentemente comparado a Sergio Busquets, visto com potencial para suceder à eterna referência do meio-campo dos catalães. Não são parentes, já agora. Oriol também passou a adolescência a ter que responder a essa pergunta. Mas, nova coincidência, o pai de Oriol, Jordi, também foi guarda-redes na «cantera» do Barcelona.

Oriol passou por todos os escalões de formação do Barcelona, fez parte da equipa que venceu a Youth League em 2017/18 e cumpriu um longo percurso nas seleções jovens espanholas: em 2016 jogou frente a Portugal a final do Europeu sub-17, que a seleção nacional venceu nas grandes penalidades.

Chegou a ser opção na equipa principal do Barcelona, em dois jogos na Taça do Rei. Em 2018 sofreu uma lesão grave no menisco, que o deixou mais de seis meses longe dos relvados. Nesse ano renovou contrato e ficou com uma daquelas cláusulas de rescisão estratosféricas que na prática se limitam a alimentar títulos na imprensa, 200 milhões de euros.

Em 2019 assumiu a opção de rodar longe da casa-mãe e rumou à Holanda para jogar no Twente, onde foi utilizado sobretudo a central. Na altura, o Maisfutebol escreveu sobre o seu potencial.

Voltou à Catalunha em 2021, mas não encontrou espaço no Barcelona. Terminava contrato, não renovou. Foi então contactado pelo Arouca, segundo revelou agora, mas decidiu rumar a França para representar o Clermont Foot, recém-promovido à Ligue 1. Teve pouco tempo de jogo e ao fim de uma época aceitou por fim o convite do Arouca. Aos 23 anos, o desafio de Oriol é fazer justiça à enorme expectativa que alimentou ao longo de 14 anos de ligação ao Barcelona. Não é pouco.

Equipa-tipo

Arruabarrena;

Esgaio, Basso, Opoku, Mateus Quaresma

Oriol, David Simão, Alan Ruiz

Bukia; Oday; Arsénio

em:
https://maisfutebol.iol.pt/dossier/dossier/arouca-nacoes-unidas-e-uma-ponte/62e31d0c0cf2f9a86eaf421f

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

scbraga.pt

Artur Jorge: "Dar continuidade às vitórias"

O SC Braga defronta, este domingo (18h00), o FC Arouca em jogo da 4.ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Na antevisão da partida, Artur Jorge afirmou que o SC Braga vai encarar este jogo com a máxima seriedade e com intuito de dar continuidade às boas exibições no campeonato. O técnico do conjunto arsenalista referiu ainda que espera contar com o apoio dos adeptos em Arouca.

Bom arranque: "Ambas as equipas começaram muito bem. Estão separadas por um ponto e diz-me a prudência que devemos olhar para este jogo com a máxima seriedade, com o mesmo respeito que tivemos pelos adversários anteriores. Sabemos que vai ser um jogo extremamente difícil, complicado a nível emocional, mas estamos preparados. Fizemos uma semana de trabalho centrada em nós para atacar o jogo e poder vencer, dando continuidade ao nosso trajeto".

Apoio forte em Arouca: "Quem me dera ter o estádio cheio de bracarenses. É motivador e animador saber que temos agradado aos nossos adeptos. Espero que possam estar em grande número para podermos ganhar juntos. Nunca será um trabalho de uma pessoa só e queremos ganhar junto dos nossos adeptos. Espero contar com o apoio dos adeptos sempre".

SC Braga muito elogiado: "Gosto do elogio, do reconhecimento, mas não me desvia o foco. Estamos perfeitamente preparados e mentalizados para saber que o elogio é em função do que temos feito. Temos feito coisas interessantes, mas há aspetos para crescer, para ter maior rendimento e tirar todo o potencial da equipa".

Aproximação da Liga Europa: "Temos ainda dois jogos de campeonato antes da Liga Europa. O meu foco está centrado nestes jogos imediatos. Temos um ótimo plantel, no qual acredito muito que podem dar uma resposta dentro do que pretendemos, mas é importante solidificar uma ideia de jogo, uma estrutura que alterámos e que vinha de há dois anos neste SC Braga. Esta consistência faz com que tenhamos apostas mais recorrentes, o que não quer dizer que os outros jogadores não estão preparados, bem pelo contrário, pois quando entram têm dado uma excelente resposta".

Mercado: "Tem-nos passado ao lado, não nos desestabiliza porque somos imunes a isso. Sabemos que a especulação vai até ao último dia, vai aparecer gente para sair e entrar. Estou muito satisfeito com os jogadores que tenho e estamos preparados para continuar a ganhar".

em: https://scbraga.pt/artur-jorge-dar-continuidade-as-vitorias/

Lipeste

ojogo.pt

″O mercado é uma questão que tem passado ao lado, estamos imunes″

Declarações de Artur Jorge, treinador do Braga, em conferência de Imprensa de antevisão à deslocação a Arouca, agendada para as 18h00 de domingo, em jogo da quarta ronda da Liga Bwin.

Expectativas para Arouca: "Ambas as equipas começaram bem o campeonato, estão separadas por um ponto só, diz-me a prudência que devemos olhar para este desafio com o máximo de seriedade, com o mesmo respeito que tivemos com os anteriores adversários. Vamos ter pela frente um jogo extremamente difícil, complicado do ponto de vista emocional para manter a nossa performance. Estamos preparados, tivemos uma semana de trabalho muito centrada em nós, procurando ver como é o Arouca para podermos atacar o jogo para vencer."

Apoio forte em Arouca motiva ou pressiona? "Nunca é pressão, gostava de ter o estádio cheio. Para mim é motivador e animador saber que temos agradado aos nossos adeptos e espero que estejam em grande número em Arouca para ganhar. Isto nunca será o trabalho de uma pessoa só, será sempre ganhar juntamente com os adeptos e para continuarmos a ter esta energia positiva. Conto com esse apoio como forma de motivação e ânimo."

Elogios: "Gosto do elogio, é o reconhecimento do que fizemos até agora, mas isso não nos tira o foco, estamos preparados e mentalizados para saber que o elogio surge do que temos feito, sabendo que eu que esta equipa ainda tem margem de crescimento. Temos feito, de facto, coisas interessantes, mas temos ainda muito a crescer para consolidar e tirar todo o potencial desta equipa."

Exigência da Liga Europa: "Ainda temos dois jogos do campeonato e, depois com o V. Guimarães, aqui ao lado, estamos focados nos jogos imediatos. Tenho um plantel em que acredito muito, com ótimos jogadores, todos com potencial para dar uma boa resposta que pretendemos. O importante agora é consolidar uma estrutura e uma ideia de jogo que alteramos nos últimos dois anos do Braga. A consistência demonstrada com estes jogadores faz com que continuemos com apostas mais recorrentes, não quer dizer que os outros não estejam preparados, porque estão e a prova disso é a resposta que têm dado quando saem do banco."

Notícias do mercado desestabilizam? "O mercado é uma questão que nos tem passado ao lado, não nos desestabiliza, estamos imunes, sabendo que a especulação até ao último irá aparecer, com gente a entrar e gente a sair. O que posso dizer é que estou muito satisfeito com os jogadores que tenho, confio em todos e estão preparados para continuar a ganhar."

Há alguém para o lugar de Mario González? "Não temos, neste momento, intenção de o fazer, acredito nos que fazem parte do plantel, como disse no domingo, o Mario fazia parte do plantel. O que procuramos é um grupo consistente, equilibrado com jogadores que vão dar resposta. Naturalmente, face ao que possa ser decisões até dos próprios jogadores ou oportunidades de negócio. Neste momento, conto com estes."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/o-mercado-e-uma-questao-que-tem-passado-ao-lado-estamos-imunes-15119693.html

___

ojogo.pt

Artur Jorge não espera substituto de Mario González: ″Temos um grupo equilibrado″

Questionado sobre se os últimos dias de mercado podem desestabilizar a equipa, o treinador bracarense disse que o plantel é "imune" à "especulação".

A Liga Europa começa a 8 de setembro, com o Braga a disputar seis jogos em cerca de dois meses. Artur Jorge, em conferência de imprensa, anteviu um ciclo competitivo intenso, mas a prioridade passa ainda por "solidificar" a nova ideia de jogo que implementou (4x4x2), pelo que não é expectável haver mudanças de fundo no onze.

"O nosso foco está nos dois jogos imediatos, Arouca e Vitória de Guimarães. Temos um ótimo plantel, mas é importante para mim consolidar e solidificar uma ideia de jogo e uma estrutura que alterámos em relação aos dois últimos anos. As apostas serão ainda as mais recorrentes, o que não quer dizer que os outros não estão preparados, como prova a resposta que têm dado quando entram", disse.

Questionado sobre se os últimos dias de mercado, que fecha em 1 de setembro, podem desestabilizar a equipa, disse que o plantel é "imune" à "especulação".

"Estou muito satisfeito com os jogadores que tenho, confio em todos eles e estamos preparados para continuar a ganhar", disse.

Mario González foi emprestado aos belgas do Leuven até ao final da temporada, depois de o treinador ter dito contar com o avançado espanhol no domingo, no final da goleada por 5-0 ao Marítimo. Este sábado, Artur Jorge frisou "não ter a intenção" de colmatar essa saída "neste momento".

"O Mario González fazia parte do plantel a essa data. Temos um grupo consistente, equilibrado e com jogadores com capacidade para dar resposta. Podem surgir oportunidades de negócio, ou mesmo decisões dos jogadores, mas o que pretendemos é contar com estes para fazer face ao que aí vem, com dois meses já com grande densidade competitiva e em que todos serão importantes", disse.

O lateral direito espanhol Victor González continua de fora por lesão.

O Braga, segundo classificado da Liga Bwin, com sete pontos, e Arouca, sétimo, com seis, defrontam-se a partir das 18h00 de domingo, no Estádio Municipal de Arouca, jogo que será arbitrado por Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/artur-jorge-nao-espera-substituto-de-mario-gonzalez-temos-um-grupo-equilibrado-15119765.html

Lipeste

abola.pt

Artur Jorge espera jogo «emocional» frente ao Arouca

O técnico do SC Braga, Artur Jorge, não tem dúvidas que a partida frente ao Arouca será bastante complicada e pediu a «máxima seriedade» para superar o adversário.

«Diz-me a prudência que devemos olhar para este desafio com a máxima seriedade e o mesmo respeito que tivemos com os outros adversários. Vai ser um jogo difícil, complicado do ponto de vista emocional para manter a performance que temos tido», disse o técnico dos guerreiros, em conferência de imprensa.

Artur Jorge espera contar com forte apoio dos adeptos: «Nunca funciona como pressão, quero ter o estádio cheio de bracarenses. Para mim, é motivador e animador saber que temos agradado aos nossos adeptos. Espero que possam estar em grande número em Arouca, porque isto nunca será um trabalho de um homem só e queremos os nossos adeptos para passarem energia positiva.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-08-27/sc-braga-artur-jorge-espera-jogo-emocional-frente-ao-arouca/954511/471

Lipeste

record.pt

Datas de jogos do SC Braga na Liga Europa reveladas pela UEFA

Bracarenses inseridos no grupo D


A UEFA deu este sábado a conhecer as horas dos jogos do Sp. Braga na Liga Europa, assim como as horas dos encontros em que os minhotos irão participar no grupo D da prova.

A estreia acontecerá diante do Malmö, na Suécia, a 7 de setembro, a partir das 17h45

A última partida do grupo sucederá com os suecos, a 3 de novembro, no Municipal de Braga, às 20 horas.

Confira todos os jogos do grupo D:

1ª jornada

Malmö-SC Braga, 7 de setembro às 17h45

2ª jornada

SC Braga-Union Berlim, 15 de setembro às 20 horas

3ª jornada

SC Braga-Saint-Gilloise, 6 de outubro às 20 horas

4ª jornada

Saint-Gilloise-SC Braga, 13 de outubro às 17h45

5ª jornada

Union Berlim-SC Braga, 27 de outubro às 17h45

6ª jornada

SC Braga-Malmö, 3 de novembro às 20 horas

em::https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/datas-de-jogos-do-sp-braga-na-liga-europa-reveladas-pela-uefa?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Artur Jorge: «Jogo complicado a nível emocional»

Técnico dos arsenalistas acredita que a equipa tem margem para crescer


Entre elogios ao Arouca, Artur Jorge pede um SC Braga sério para o duelo da 4.ª jornada. O técnico dos arsenalistas acredita que a equipa tem margem para crescer e referiu ainda estar preparado para que a "especulação" em torno de Ricardo Horta dure até final de mercado.

Bom arranque do SC Braga e do Arouca

É um facto, ambas começaram muito bem, estão separadas por um ponto e diz-me a prudência que devemos olhar para este jogo com a máxima seriedade, com o mesmo respeito que tivemos pelos adversários anteriores, sabendo que vai ser um jogo extremamente difícil, complicado a nível emocional, mas estamos preparados. Fizemos uma semana de trabalho centrada em nós para atacar o jogo e poder vencer, dando continuidade ao nosso trajeto.

Apoio massivo bracarense em Arouca: pressão ou motivação?

"Pressão, nunca! Quem me dera ter o estádio cheio de bracarenses. É motivador, animador saber que temos agradado aos nossos adeptos e espero que possam estar em grande número para podermos ganhar juntos. Nunca será um trabalho de uma pessoa só e queremos ganhar junto dos nossos adeptos. Espero contar com o apoio dos adeptos. Sempre!"

SC Braga tem sido muito elogiado. Nível surpreende-o?

Gosto do elogio, do reconhecimento, mas não me desvia do foco. Estamos perfeitamente preparados e mentalizados para saber que o elogio é em função do que temos feito, sabendo - eu e os jogadores - que temos margem de crescimento. Temos feito coisas interessantes, mas há aspetos para crescer, para ter maior rendimento e tirar todo o potencial da equipa.

Perspetiva-se mais alterações no onze pela aproximação da Liga Europa?

Percebo a pergunta, mas temos ainda dois jogos de campeonato antes da Liga Europa. E o meu foco está centrado nestes jogos imediatos. Temos um ótimo plantel, no qual acredito muito, que podem dar uma resposta dentro do que pretendemos, mas é importante solidificar uma ideia de jogo, uma estrutura que alterámos e que vinha de há dois anos neste SC Braga. Esta consistência faz com que tenhamos apostas mais recorrentes, o que não quer dizer que os outros jogadores não estão preparados, bem pelo contrário, pois quando entram têm dado uma excelente resposta.

Mercado e possível saída de Ricardo Horta

O mercado tem-nos passado ao lado, não nos desestabiliza porque somos imunes a isso e sabemos que a especulação vai até ao último dia, vai aparecer gente para sair e entrar. Estou muito satisfeito com os jogadores que tenho e estamos preparados para continuar a ganhar.

Saída de Mario González implica a entrada de alguém?

Não temos a intenção de o fazer. Acredito em todos os jogadores do plantel. O que temos é um grupo consistente e equilibrado e, face aquilo que possa ser oportunidades de negócio ou vontade de jogadores, pode acontecer alguma coisa. Mas todos os jogadores do plantel são importantes e queremos contar com estes para o que aí vem.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/artur-jorge-jogo-complicado-a-nivel-emocional?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais