News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Melhor equipa possível

Started by fjmp_scb, 17 de March de 2007, 10:40

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

A minha equipa é esta (vê-se logo que ainda sou "novita"):

Paulo Santos

Abel                        Paulo Jorge                                   Nunes                           Jorge Luíz

Luís Filipe                        Madrid                        Barroso                        Vandinho

Fehér                       Zé Carlos

Suplentes:

Quim
Pedro Costa
Nem
Pedro Lavoura
Rossato
Castanheira
João Alves
João Pinto
Wender (antes de ter ido para o Sporting)
Césinha
Delibasic
.
.
.

ombaiz

Pa n querendo destabilizar...

;D ;D ;D ;D

Jogadores como o Bordi, o dibô, o lima, o miran e grandes craques desses???

digam mais nomes gostava de me recordar de mais alguns!!!

;D ;D ;D ;D

Carvalhinha

imperador

Quote from: andres_madrid on 18 de March de 2007, 21:21

;D ;D ;D ;D

;D ;D ;D ;D

Porque não lembrar do Traoré, do Eskilson, do Rui Maside, do Laureta, do Barradas, do Santos (grande golo ao Mlynarczyk do Porto no empate em 1988) entre outras perolas que passaram pelo velhinho 1.º de Maio?

::) ::) ::) ;D ;D
Braguista a 100%.

JR1287

Quote from: imperador on 18 de March de 2007, 23:04
Quote from: andres_madrid on 18 de March de 2007, 21:21

;D ;D ;D ;D

;D ;D ;D ;D

Porque não lembrar do Traoré, do Eskilson, do Rui Maside, do Laureta, do Barradas, do Santos (grande golo ao Mlynarczyk do Porto no empate em 1988) entre outras perolas que passaram pelo velhinho 1.º de Maio?

::) ::) ::) ;D ;D

O Laureta era bem jeitoso...

Relembro, com "saudade", o Jorge Gomes, o Petróleo, o Toni (o avançado fura-redes), o Mawete Junior, o Valtinho (era um "grande" jogador, e com um remate fortíssimo, ainda mais que o Barroso; mas, se bem me lembro, só marcou um golo - e marcava livres em todos os jogos...), o Gamboa.

Mas também é justo lembrarmo-nos de outros jogadores, não referidos ainda, mas que marcaram a sua época:

- até concordo com a escolha do Quim, mas é tremendamente injusto esquecer o Hélder, o Rui Correia e o Paulo Santos, todos internacionais portugueses, e titulares durante várias épocas. Também relembro um brasileiro, chamado Régis, que tina uns pés fabulosos (lançava contra-ataques desde a área) e ninguém lhe marcava golo isolado - e era famoso no Brasil porque, num jogo, estava muito adiantado e fizeram-lhe um chapéu, mas ele correu sempres até à baliza, e cortou a bola com um pontapé de bicilcleta...

- o Nélito, o Zé Nuno e o Vítor Santos foram defesas laterais titulares durante anos!

- Já referiram vários centrais, mas há três que estão esquecidos: um loiro, de bigode, que veio do Farense, acho que se chamava Jorge Duarte, que nos aguentou durante várias épocas; o Moroni, de barba rala, que parecia um doutor na figura mas tinha uma suplesse fantástica; e o (NÃO ME BATAM!!!) Ric. Rocha

- há também que recordar o Artur Jorge, o Fernando Pires, três ou quatro irmãos Serra, o Forbes, o Spencer, que jogaram cá uma carrada de anos (além do Castanheira, que irá sempre ter lugar nesta galeria)

- no ataque já disseram tudo. Acrescentaria apenas, embora com dúvidas porque só cá estiveram uma época, o Edmilson e o Riva, que o Guimarães dispensou e ainda fizeram uma época fabulosa, que nos levou ao 4º lugar.

Isto foi o que me veio agora à memória, daqueles que ainda não foram referidos; se me lembrar de mais, acrescento.

Pé Ligeiro

Quote from: tos on 17 de March de 2007, 23:04

QUIM

TONI                        DITO                                   NUNES                              JORGE LUIZ

BARROSO

ZINHO                               TIAGO

MONDINHO

CHICO GORDO        KAROGLAN

O jogador que mencionaste como MONDINHO, penso que seria o MUNDINHO, que em 1981 se transferiu do Guimarães para o Braga.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Kilo

Ninguem fala no Dé? ;D ;D ;D Ai que riso... Há cada projecto de jogador, ai meu deus...

cardoso

A minha colecção de cromos:
Paris
Pingo
King
Kiki
Tiano
Joy
Cavungi
Mirinho
Tony Sealy
Marcão

Agora jogadores a sério:
Eugénio
João Mário
Chico Silva
António Borges
Vítor Duarte
Aparício
Augusto Gama
Vinucius
Luís Manuel (GR)
Forbs
Eusébio
Caccioli
Chiquinho Conde
Chiquinho Carlos
Jorge Ferreira
Sérgio

e tantos outros que temos obrigação de lembrar...

cardoso

Uma pergunta prós mais antiguinhos: o Jaime Pacheco não chegou a jogar cá?

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 19 de March de 2007, 00:50

Jogou. Já em fim de carreira. Tinha jogado no Sporting, no Porto e quando já não tinha muita pedalada, saiu do Porto e foi para o Paços de Ferreira (onde penso que foi jogador-treinador). Em 1993 assinou contrato com o Braga (numa altura em que os nerónios já escasseavam  ;) ), quando o treinador era o António Oliveira ( que saiu antes do final da época, tendo sido substituído pelo prof. Neca).

BRAGA SEMPRE MAIS!

JR1287

Quote from: Ferreira-Braga on 19 de March de 2007, 01:01
Quote from: cardoso on 19 de March de 2007, 00:50

Jogou. Já em fim de carreira. Tinha jogado no Sporting, no Porto e quando já não tinha muita pedalada, saiu do Porto e foi para o Paços de Ferreira (onde penso que foi jogador-treinador). Em 1993 assinou contrato com o Braga (numa altura em que os nerónios já escasseavam  ;) ), quando o treinador era o António Oliveira (saiu antes do final da época, tendo sido substituído pelo prof. Neca).

Ao ler assim parece que saiu, como treinador, para ser substituído pelo Prof. Neca. Mas ele nunca foi treinador do Braga. De facto era jogador-treinador do Paços de Ferreira, e na época seguinte veio jogar para Braga. Entretanto o Paços depediu o treinador, e o Jaime Pacheco voltou para lá, como treinador principal, aproveitando para pendurar as botas. Portanto, o último clube do Jaime Pacheco como jogador foi o Braga. (acho que foi assim...)

JR1287

Quote from: cardoso on 19 de March de 2007, 00:48
A minha colecção de cromos:
Paris
Pingo
King
Kiki
Tiano
Joy
Cavungi
Mirinho
Tony Sealy
Marcão

Nem eu me lembro de todos. Mas note-se que o Pingo e o Kiki jogaram no Porto (pelo menos o Kiki acho que foi daqui para o Porto), e o King foi daqui para o Benfica. Dos outros só me lembro do Paris, do Sealy e do Marcão, mas eram bem piores que o King, o Kiki e o Pingo.

JR1287

Quote from: cardoso on 19 de March de 2007, 00:48

Agora jogadores a sério:
Eugénio
João Mário
Chico Silva
António Borges
Vítor Duarte
Aparício
Augusto Gama
Vinucius
Luís Manuel (GR)
Forbs
Eusébio
Caccioli
Chiquinho Conde
Chiquinho Carlos
Jorge Ferreira
Sérgio

e tantos outros que temos obrigação de lembrar...

Bem lembrados. Esqueci-me desses quase todos, mas penitencio-me principalmente pelo esquecimento do central Sérgio, dos Chiquinhos (um jogou no scp outro no slb - e foi titular na final da Taça dos Campeões Europeus contra o PSV, se não me engano), do cabeludo Borges e do Vinicius (acho que é assim, e não Vinucius).

Pé Ligeiro

Há um jogador que foi um ponta-de lança de categoria, que marcou muitos golos pelo Braga (menos que o Chico Gordo), que não tenho visto referido: Jaques
Jacques iniciou-se no Lusitano VRSA de onde se transferiu para o Farense. Em 75/76 foi então para o Famalicão.
Em 79/80 ingressou no SC Braga (nessa época marcou 10 golos e na seguinte marcou mais de dez, não sei quantos ao certo) de onde se transferiria então para o FC Porto em 81/82. Esteve 4 épocas de dragão ao peito, regressando a Braga em 85/86 para mais 2 épocas. Ainda na 1ª divisão e em 87/88 esteve no SC Covilhã. Foi bola de Prata pelo Porto na época 81/82 com 27 golos.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Havia também um médio de grande qualidade que jogou várias épocas no Braga (pelo menos entre 76/77 e 80/81): Paulo Rocha
BRAGA SEMPRE MAIS!

JR1287

Quote from: Ferreira-Braga on 19 de March de 2007, 01:25
Há um jogador que foi um ponta-de lança de categoria, que marcou muitos golos pelo Braga (menos que o Chico Gordo), que não tenho visto referido: Jaques

Eu não falei nele precisamente porque já tinha sido referido por si, e eu só acrescentei nomes à lista, sem querer fazer repetições. Mas não me esqueci dele, claro que não.
Já quanto ao Paulo Rocha, sinceramente, não faço ideia quem seja. Não me lembro dele.

Vlad

Em resposta ao tópico inicial, o meu onze ( um 4x1x4x1 que com estes jogadores, e para os amantes das estratégias, se pode transformar num 4x3x3, 4x2x3x1, 4x4x2)

P. Santos

L. Filipe     P. Jorge     Rodriguez     J. Luiz

Madrid

Maciel     Andrade/Castanheira     Vandinho/Castanheira     Cesinha

Zé Carlos/Chmiest

Acho que o Braga vai fazer um bom final de época. Com os regressos de Madrid, Vandinho, o aproveitamento do Diego, J. Pinto ainda pode ser útil, e acredito no polaco!

PS - quanto a nomes do passado que me ficaram na memória por bons motivos, aí vai:

Guarda redes:
Hélder, Rui Correia, Quim
Outros - Luís Manuel (o Astromar)

Defesas:
João Cardoso - defesa esquerdo que levava a equipa para a frente. Livres à entrada da área descaídos para a direita, eram meio golo.
Nunes - do melhor que já passou por Braga!!!
Moroni - excelente central!!!!!!
Dito - muito bom
Zé Nuno Azevedo - com altos e baixos, foi dono do lugar durante anos e anos, e isso diz tudo.
Vitor Santos - muitos anos ao serviços do Braga, a defesa, a médio ou a extremo esquerdo.
Outros - Idalécio, Toni, Sérgio, Nelito, Laureta, Vitor Duarte, Artur Correia, Chico Silva, Lino, Jorge Ferreira, Carvalhal.

Médios:
Barroso - não necessita apresentações
Zinho - tecnicamente, foi dos melhores que já vim em Braga. Muita muita classe. Marcava cantos directos!
Bruno - jogava simples, mas sempre com clarividência.
Wando - médio ofensivo acima da média. Quando marcava, dava sempre um sambinha.
Tiago - apesar de muito jovem, pegou de estaca na equipa titular. O seu futuro percurso diz tudo em relação à sua qualidade.
Serra (o irmão do meio) - muito bom.
António Borges - muita garra no lado direito do meio campo!!! fazia lembrar o "Rocha" do "Duarte & Companhia".
Outros - Fernando Pires, Baltazar, Mozer, Spencer, Kiki, João Mário, Secretário

Avançados/Extremos:
Karoglan - o ídolo da minha juventude
Chico Gordo - o maior goleador de sempre do SCB ( e também Jaques e Chico Faria marcaram o ataque do Braga desses anos)
J. Gomes - podia ser tudo e mais alguma coisa, mas foi o nosso goleador durante anos.
Vinícius - parecia lento e morcão, mas era muito bom!!! Muitos golos ao serviço do Braga, alguns deles de antologia.
Fehér - grandes momentos!!! Aquele 3-4 em Vidal Pinheiro... nunca me esquecerei.
Edmilson - muita qualidade...
Santos - extremo baixinho e gordinho, mas muito rápido e desequiibrador. Marcava e assistia.
Chiquinho Carlos - muito bom tecnicamente!!
Forbs - Em 2 ou 3 épocas muito más do Braga, ele foi o melhor.
Toni - digam o que disserem dele (sim, a mim também proporcionou muitas gargalhadas no 1.º maio), mas dava muito que fazer às defesas adversárias e de cabeça era um perigo!!!
Riva - Extremo diretito à antiga. Foi curta a sua passagem por Braga, mas deixou boas recordações.
Outros - Fontes, Rifa, Serrinha, Folha, Lito
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Quando falei do King devia tê-lo colocado nos craques e não nos cromos. Era um excelente central, de facto.
Queria dizer "Vinicius", é claro; era um ponta de lança pequeno mas com muita genica.
Sobre o Joy (gand'a cromo) vou-vos contar uma história: era eu um chavalito, o Braga fez uma exibição desastrosa. Os sócios assobiavam. Um sócio, à saída dos jogadores, atirou com uma laranja que caiu aos pés do Joy, por pouco não lhe acertando. Ele, calmamente, apanhou a laranja, abriu-a a meio, comeu-a e atirou com a casca pró chão enquanto sorria para a bancada e fazia um gesto de polegar para cima. Curiosamente, passados uns anos apareceu no mercado um refrigerante de laranja chamado... Joy. Coisas do arco da velha...
Já agora acrescento 2 cromos, bem recentes: Severini e Cinalli, dois "craques" argentinos polidores de bancos ;D

nandes

En na minha equipa quero todos os já mencionados e o CAIO "CAMBALHOTA" ;D ;D ;D nunca me esquecerei do 1º. golo que marcou pelo Enorme, ele no colo do polícia, a festejar ;D ;D ;D

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

cardoso

Quote from: nandes on 19 de March de 2007, 14:59

En na minha equipa quero todos os já mencionados e o CAIO "CAMBALHOTA" ;D ;D ;D nunca me esquecerei do 1º. golo que marcou pelo Enorme, ele no colo do polícia, a festejar ;D ;D ;D

É verdade! O Caio, gand'a maluco !