News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

RICARDO SÁ PINTO EX-TREINADOR DO SC BRAGA

Started by Luís Duarte, 03 de July de 2019, 18:34

Previous topic - Next topic

Lipeste

Sá Pinto, o treinador «ambicioso» analisado por quem com ele já trabalhou
2019/07/12 19:04
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

Sá Pinto está em Braga para conquistar...ou não fosse o novo treinador dos Guerreiros do Minho um espelho fiel do avançado que capitaneou o Sporting Clube de Portugal. Muita alma e espírito vencedor, portanto, independentemente da concorrência forte dos três grandes.

Luís Rocha, antigo lateral do Vitória de Guimarães, que trabalhou com Sá Pinto em Varsóvia, traçou ao zerozero o perfil e algumas características do sucessor de Abel Ferreira na Pedreira.

A dúvida no sistema e a formação

É certo que o objetivo formal dos Guerreiros do Minho continua a ser o de ficar nos quatro primeiro lugares. É sabido que a diferença para os grandes, especialmente Benfica e FC Porto, ainda existe, mas Sá Pinto não vai usar isso como desculpa, garante Luís Rocha.

«Os adversários continuam sempre muito fortes, penso que talvez seja um pouco difícil combater com eles. Mas quem conhece o mister sabe que ele, independentemente do adversário, vai querer sempre vencer», afirmou o defesa português.

Sobre o sistema, persistem algumas dúvidas. No Sporting, Sá Pinto experimentou vários, estando o Braga mais habituado ao 4-4-2 (com variantes, ainda assim) de Abel. Luís Rocha abriu duas possibilidades.

«Talvez depende um pouco do plantel que tenha à disposição e das características de cada jogador. No Legia jogávamos em 4-2-3-1, mas trabalhávamos também o 4-4-2», explicou.

Quanto à possível aposta na formação, Luís Rocha garante que a juventude e inexperiência não serão problema para os mais jovens, que terão de trabalhar como os outros para atingir um lugar ao sol.

«Aposta nos jovens é para materializar? Acho que sim. Primeiro porque são jogadores com qualidade para o poder fazer e depois porque quem tem sempre o máximo empenho em cada treino, com o mister, terá sempre a oportunidade», concluiu.

em: http://www.zerozero.pt/news.php?id=256137

Lipeste

″Em termos de liderança, não sou um laissez faire, sou um democrata″

Na primeira entrevista desde que regressou a Portugal, o treinador Sá Pinto contou tudo sobre as primeiras semanas em Braga

O sucessor de Abel Ferreira no comando técnico do Braga já se sente adaptado à nova realidade, a um clube com uma organização forte.

Que balanço faz do estágio de pré-época?

Foram dias importantes para nos conhecermos, para falarmos sobre as regras, perceber as necessidades e expectativas de cada um dos jogadores, saber como são socialmente, criar dinâmicas de grupo e ainda para trabalharmos os grandes comportamentos e princípios de jogo.

Ficou surpreendido com o que encontrou?

Até agora tem sido um grupo dentro daquilo que eu esperava: ambicioso e profissional. Espero que isso não se altere, independentemente das opções que eu tome, muitas delas difíceis, que podem vir a provocar o descontentamento de alguém, o que será normal. Por mim estará sempre tudo bem se todos souberem viver em grupo e com esse tipo de situações. A época é longa, vamos estar envolvidos em três competições, que espero sejam quatro com a Liga Europa, e haverá espaço para todos jogarem e ajudarem. Espero que os jogadores se mantenham fiéis a esta mensagem. Encontrei um grupo persistente, que nunca desiste, mas também com margem para evoluir.

Chegou com a pré-época em andamento. Como foi a sua adaptação?

Sinto que me adaptei bem ao grupo, ao que o grupo gosta, à sua essência, dinâmica, alegria, convívio, comunicação e regras. Isso está totalmente definido e nem sequer houve grandes mudanças. A organização do Braga é muito forte e, por isso, fica tudo mais fácil. Neste clube não temos de nos desgastar com determinadas situações, porque elas já estão naturalmente instituídas. Sendo assim, quando há regras e organização, é muito fácil para um treinador adaptar-se. Para além disso, também sou uma pessoa muito fácil de perceber, até na ideia de jogo - os jogadores sabem sempre por que estão a fazer determinados exercícios. Em termos de liderança, não sou um laissez faire, sou um democrata, mas dentro daquilo que acho que é normal. Conhecemos o compromisso e a exigência deste clube e temos de estar todos alinhados. Gosto de conversar e de entender os jogadores e tenho sempre uma relação muito frontal com eles. Não sou capaz de divagar ou de utilizar terceiros para passar uma mensagem. Tenho uma relação aberta e franca com os jogadores. Já sei que, por vezes, eles não vão concordar com as minhas opções, o que é perfeitamente normal. Nessas alturas, quero que eles me digam nos treinos, através do trabalho, "estou aqui, quero mais oportunidades". Para além disso, quando não estiverem satisfeitos, os jogadores podem ligar-me ou irem ao meu gabinete para falarmos.

Tem-se visto os jogadores fazerem pressão alta e a quererem ser dominadores. António Salvador pediu-lhe uma equipa mais afirmativa?

Não, por acaso o presidente não me pediu nada de especial. Não me pediu nada com que eu não me identificasse. Este é um clube muito ambicioso e eu também sou uma pessoa ambiciosa. Estamos em sintonia perfeita. A partir daqui, é muito fácil entendermo-nos. Agora, provavelmente iremos discordar aqui ou acolá no futuro, mas isso para mim nunca será um problema. A verdade é que, se não for assim, também é tudo demasiado floreado, e nós os dois não somos assim. Sou uma pessoa com ideias muito próprias, sei o que quero para o jogo do Braga, e acredito muito nessas ideias. Os jogadores também estão a acreditar nessas ideias e agora temos é de ir melhorando. Há coisas que já são visíveis, mas com o tempo vão ser ainda mais notórias. Mas não posso mentir e dizer que daqui a três semanas, quando tivermos o primeiro jogo, já vamos ver o Braga que todos queremos. Isto é um processo contínuo e esta equipa ainda tem muito para crescer. Agora, nestas três semanas queremos chegar a um nível que nos permite ganhar na Liga Europa, e eu sei que vamos ganhar. O caminho é este e não voltaremos para trás. E depois de conquistarmos alguma coisa, vamos sempre partir para a conquista seguinte.
(...)
Entrevista completa na edição e-paper

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/interior/em-termos-de-lideranca-nao-sou-um-laissez-faire-sou-um-democrata-11136058.html

Sérgio Gonçalves

Vou ler a entrevista com calma mas só o cabeçalho já mostra ignorância.

Sent from my PRA-LX1 using Tapatalk

Sócio nº 2014

joelvm

Quote from: Sérgio Gonçalves on 22 de July de 2019, 13:57

Tenho um amigo que profere repetidamente estas palavras: "Tu tens noção? Não tens noção? Ele, tu tens noção?"

Sérgio Gonçalves

Quote from: joelvm on 22 de July de 2019, 15:07

Tenho um amigo que profere repetidamente estas palavras: "Tu tens noção? Não tens noção? Ele, tu tens noção?"
Não percebi...

Sócio nº 2014

joelvm

Quote from: Sérgio Gonçalves on 22 de July de 2019, 15:35

Não percebi...

Ignorância de quem?

Sérgio Gonçalves

Quote from: joelvm on 22 de July de 2019, 18:15
Quote from: Sérgio Gonçalves on 22 de July de 2019, 15:35

Não percebi...

Ignorância de quem?
Minha.

Sócio nº 2014

Lipeste

《Estou no quarto clube de Portugal》

O jornal espanhol Mundo Deportivo publicou, esta quinta-feira, uma entrevista com Ricardo Sá Pinto, na qual o treinador se mostrou entusiasmado com o novo desafio no SC Braga.

«Tem boas condições de trabalho, muito boa organização e uma equipa competitiva, ainda que possa faltar um ou outro jogador. Normalmente tem boas classificações em Portugal, pelo que queremos estar lá em cima, e a ambição que temos é entrar na fase de grupos da Liga Europa», afirmou.

Sá Pinto, na mesma entrevista, admitiu ainda o sonho de, no futuro, treinar a Real Sociedad, clube que representou enquanto jogador, entre 1997 e 2000: «A minha relação com a Real Sociedad é para toda a vida. É um clube de que gosto muito e digo sempre que, um dia, treinarei a Real Sociedad.»

O treinador deixou ainda a garantia: «Sei o que quero para a minha carreira, que é estar em equipas que lutem por títulos ou competições europeias, com grandes objetivos, como acontece onde estou agora. Estou no quarto clube de Portugal, é muito respeitado e tem margem para crescer, tanto dentro como fora de Portugal. Estou encantado!»

em: https://abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/798941/471

Magicobraga

100%SCB

FORÇA BRAGA

PauloLopes

Está em grande forma o nosso mister.

Viriato

Pelo menos um gajo nem iludido fica esta época

Luso

De surpreendente só tem ter sido tão cedo... Que vergonha esta pessoa à "frente" do nosso clube.

Braguista16

Este é um mal educado e mal formado desde criança. Pessoa agressiva e que precisa de apoio psiquiátrico há muito anos. Até a jogar tenis em adolescente já queria bater no juiz. Não aprendeu nem vai aprender. Se eu já me queria desligar do futebol, ....

A.COSTA

Peço pf que sejam contidos na linguagem.

Mensagens insultuosas serão apagadas. Não é aceitável que se insultem os "nossos".
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

ombaiz

Quote from: A.COSTA on 02 de August de 2019, 23:11

Mensagens insultuosas serão apagadas. Não é aceitável que se insultem os "nossos".

Já o "nosso" mister pode insultar quem quiser  ;D

José Soares

Quote from: A.COSTA on 02 de August de 2019, 23:11

Todos os insultos são pouco para essa pessoa que tem no nosso presidente alguém que ainda é pior do que ele.
Nunca será nosso. Uma vergonha.

Luso

Os "nossos" é que se deviam conter em vez de fazerem estas figuras.