News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 08/10

Started by JotaCC, 08 de October de 2018, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Critério enervou a equipa
Guerreiros atingiram o máximo de faltas da época (26) pela gestão de Tiago Martins
O Sp. Braga não vai mudar a atitude em relação às arbitragens e o facto de terem sido tecidas críticas a Tiago Martins não significa que esteja iminente uma subida do nível de beligerância. As questões levantadas por Abel Ferreira prendem-se com o critério errático aplicado pelo árbitro, que enervou a equipa.
Contra o Rio Ave, o Sp. Braga cometeu 26 faltas, quando nos outros três jogos realizados na Pedreira a média, até agora, era de 11,3 faltas. A postura agressiva dos guerreiros, no sentido de pressionarem o Rio Ave, levou à realização de 24 'tackles', que resultaram em 21 roubos de bola. A dada altura, Abel irritou-se com as oscilações de critério e foi expulso. Contra o Sporting, na época passada, a saída custou-lhe 765 euros. Agora pode ficar mais cara.
Liderança prolonga-se
A liderança agora é partilhada com o Benfica mas pode estender-se, pelo menos, quase até ao final do mês. Os bracarenses visitam o V. Guimarães no dia 26 e as águias defrontam o Belenenses no dia seguinte.

RECORD

JotaCC

Comando perdido e rasto disciplinar na "pedreira"
Esgaio "limpa" na Taça. Wilson foi expulso com vermelho direto e arrisca a suspensão para o dérbi com o Vitória
Se por um se ganha e por um se perde, também por um golo a equipa minhota foi destronada da liderança para o Benfica. E além dos dois pontos perdidos na sétima jornada – empate com o Rio Ave (2-2) –, o Braga até tem a lamentar o saldo disciplinar da partida de anteontem. O treinador Abel Ferreira foi expulso, o médio Esgaio (este por acumulação de cartões amarelos) também e o atacante Wilson Eduardo também recebeu ordem de expulsão, com vermelho direto, já depois do desafio, por abordagem considerada imprópria e abusiva pela equipa de arbitragem chefiada por Tiago Martins.
"Todos sabemos o passado recente deste árbitro connosco. Mas não queria entrar por aí. Por isso é que digo que a única coisa que nos compara aos três grandes é a ambição", disse o treinador do Braga, Abel Ferreira, após o empate que impossibilitou a equipa minhota de permanecer sem companhia na frente do campeonato e de poder chegar ao recorde do clube, estabelecido em 2009/10, na era de Domingos Paciência (sete vitórias seguidas e um empate à oitava jornada, na Luz, com o Benfica).
Da expulsão de Esgaio, por duas infrações técnicas, presume-se que seja punida com um jogo de suspensão, que não afastará o médio da próxima jornada do campeonato, já que o castigo poderá ser limpo na Taça, precisamente antes da deslocação a Guimarães, para o sempre palpitante clássico minhoto com o Vitória (dia 26). Já o castigo de Wilson dependerá do relatório do árbitro e da análise do Conselho de Disciplina.
Até ao jogo da Taça, no dia 21 – sorteio depois de amanhã –, Abel Ferreira tem duas semanas de treinos para digerir todos estes casos e preparar o regresso à competição.

Duas folgas
Após o jogo com o Rio Ave, o plantel do Braga goza duas folgas e volta aos treinos depois de amanhã, no início de duas semanas sem competições, por via da agenda internacional da FIFA e da UEFA, designadamente da Liga das Nações.
Quinteto de baixa
Rosic, Raul, Ricardo Ferreira e Xadas continuam lesionados e permanecem em tratamento. O guarda-redes Matheus (rotura dos ligamentos do joelho esquerdo) é baixa até final da época.

JN

JotaCC

Wilson e Esgaio livres para o dérbi de Guimarães
Os dois jogadores foram expulsos frente ao Rio Ave, mas vão cumprir castigo no jogo da Taça de Portugal. Dupla tem caminho livre para jogar frente ao rival do Minho no próximo dia 26

Os dois jogadores vão limpar o cadastro disciplinar na partida da Taça de Portugal, que se realizará depois da paragem para os compromissos das seleções e antes da visita ao terreno do grande rival
O jogo entre o Braga e o Rio Ave acabou quente, com cinco expulsões nos momentos finais da partida, entre elas as de Esgaio e Wilson Eduardo. O médio-ala já sabe que está automaticamente castigado para a próxima partida, enquanto o avançado continuará dependente do relatório do árbitro – e da consequente avaliação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol – para saber a extensão da pena. No entanto, e pelas indicações que os responsáveis arsenalistas receberam no final do encontro, o castigo de Wilson Eduardo não será muito penalizador para o jogador, o que permite supor que não deverá ultrapassar uma partida de suspensão. Recorde-se que o avançado foi expulso já depois do final da partida por palavras dirigidas ao árbitro Tiago Martins.
Sendo assim, e confirmando-se as expectativas do clube, Abel Ferreira poderá contar com os dois jogadores para o regresso ao campeonato, agendado para o dia 26 deGuimarães (21h 15). Isto porque antes do dérbi do Minho, o Braga ainda irá disputar a terceira eliminatória da Taça de Portugal, a 20 ou 21 de outubro, altura em que Esgaio e Wilson Eduardo cumprirão o tal castigo – o sorteio para esta eliminatória da Taça está agendado para a próxima quarta-feira ( 12h30).
Além dos dois jogadores, de José Gomes e André Vilas Boas (treinador e diretor desportivo do Rio Ave), também Abel Ferreira foi expulso do banco de suplentes, devendo escapar, no entanto, apenas com uma multa pecuniária. Apesar de ainda não ser conhecido o adversário na Taça de Portugal (não poderá ser uma equipa da I Liga) e de o Braga ter o objetivo de chegar à final do Jamor, Abel Ferreira vai aproveitar o próximo jogo para dar rodagem a alguns elementos do plantel, como, por exemplo, Paulinho, que precisa de minutos de competição para readquirir a forma perdida com a lesão sofrida no início de agosto. O avançado deverá ser o substituto de Wilson Eduardo, enquanto Murilo, com as lesões de Xadas e Trincão (ver peça ao lado), é o principal candidato a substituir Esgaio no lado direito do meio-campo.


Três goleadores no topo da Liga
Apesar de não ter marcado ao Rio Ave, Dyego Sousa continua a liderar de forma isolada a lista de melhores marcadores do campeonato, com cinco golos, ainda que a partida de sábado tenha trazido mais um jogador do Braga para o topo dos mais concretizadores. Ricardo Horta apontou o quarto golo na competição e juntou-se a Wilson Eduardo, Aboubakar (FC Porto) e Pizzi (Benfica) no segundo lugar da lista de goleadores.


TRINCÃO COM LESÃO GRAVE
O extremo lesionou-se ontem pela equipa B e vai precisar de algumas semanas para regressar à competição
Aos 20 minutos da partida de ontem entre o Braga Beo Académico de Viseu, da II Liga (ver pág. 29), Trincão teve de ser substituído devido a lesão aparentemente grave no pé direito, como consequência de uma entrada dura de João Mário. "Espero que não tenha fraturado o pé, ainda não sabemos. Vai fazer exames, mas dificilmente poderá treinar durante as próximas duas ou três semanas", revelou o treinador Wender no final do jogo. "É uma pena que esta lesão tenha surgido agora. O miúdo tinha Seleção esta semana e seguramente não vai poder defender as cores de Portugal. Já vi as imagens do lance eaq ui loéu ma agressão ... mas o importante é que ele volte mais forte", acrescentou. Trincão tinha sido convocado para representar a Seleção de sub-20 em dois jogos particulares, frente a Suíça (11 outubro) e Itália (16).


SELEÇÕES NÃO LEVAM NINGUÉM
Pela primeira vez em vários anos, e confirmando-se a dispensa de Trincão dos sub-20, desta vez o plantel principal do Braga não vai dar nenhum jogador às seleções. Abel Ferreira terá por isso todos os jogadores disponíveis para treinar (com exceção dos lesionados) durante esta paragem para os compromissos internacionais, que anulará a competição interna durante as próximas duas semanas. Entretanto, e depois da folga de ontem, os jogadores regressam já hoje de manhã ao trabalho, estando previstos mais dois dias de descanso no próximo fim de semana.

O JOGO

JotaCC

Braga B deixa zona de descida de divisão
O avançado Tiago Dias foi o homem do jogo, ao marcar dois golos
1.º MAIO Dois golos de Tiago Dias deram ao Braga B uma vitória sobre o Académico de Viseu, por 2-0, na sexta jornada LigaPro, resultado que permite aos minhotos sair da zona de despromoção. O Braga B vinha da primeira vitória da época e iguala, agora, os sete pontos do Ac. de Viseu, que somou a terceira derrota seguida. Os bracarenses foram melhores na segunda parte, mas, na primeira, o Ac. Viseu desperdiçou três oportunidades de golo. Em cima do intervalo, Tiago Dias rematou no coração da área e fez o primeiro golo da partida (44). No segundo tempo, esperava-se um Académico mais intenso em busca do empate, mas aos 76 minutos, o Braga B fez o segundo, novamente com golo de Tiago Dias.

JN

Bruno3429

RAUL SILVA E MAIS CASOS PARA AVALIAR
Redação

O plantel do SC Braga volta esta manhã ao trabalho, depois de ontem ter gozado folga. Com muito tempo para preparar o próximo compromisso para a Taça de Portugal [eliminatória marcada para dia 21, mas passível de mudança de data, Abel vai tomar o pulso ao grupo de lesionados, sendo que há jogadores em fase final de recuperação, como Raul Silva.

O central sofreu lesão muscular na coxa direita na 2.ª mão da pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Zorya, a 16 de agosto, e esperava-se que regressasse a tempo de defrontar o Sporting, na 5.ª ronda.  Tal não verificou e o patrão da defesa arsenalista assistiu aos últimos sete jogos na bancada. Pablo Santos tem dado conta do recado, mas Raul confere outra solidez à equipa, além de ser um jogador importante no aproveitamento dos lances de bola parada nas áreas adversárias. Tê-lo do dérbi minhoto seria uma mais-valia para Abel, mas só hoje este e os outros casos serão avaliados em rigor.

Além do central, também Ricardo Ferreira, Rosic e Bruno Xadas recuperaram de lesões. Matheus é caso de longa duração.

WILSON ESPERA PENA MÍNIMA
Redação

Expulso já depois de concluído o jogo com o Rio Ave, Wilson Eduardo está agora à mercê do relatório de Tiago Martins sobre as causas que levaram o juiz a expulsar o avançado do SC Braga. De acordo com o que A BOLA apurou, no diálogo com o árbitro, Wilson terá evocado um jogo da época passada, relativo à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, disputado fora, a 18 de novembro de 2017, em que os bracarenses foram eliminados pelo Rio Ave, desafio igualmente polémico dirigido pelo lisboeta.

O processo será agora avaliado pela secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que anunciará o mapa de castigos depois de concluída a 7.ª jornada. Se Wilson for punido por um jogo, cumprirá o castigo na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, marcada para dia 21, e cujo sorteio se realiza na quarta-feira, podendo, se for o caso, entrar nas opções de Abel Ferreira para o dérbi minhoto, frente ao Vitória de Guimarães, da 8.ª jornada.

A Bola

Bruno3429

SC Braga B vence com 'bis' de Tiago Dias
Redacção

Tiago Dias saiu do banco para substituir Trincão, que se lesionou, e apontou os dois golos com que o SC? Braga B venceu ontem, o Académico de Viseu de Manuel Cajuda, no Estádio 1.º de Maio. Guerreiros sobem ao décimo lugar na tabela da II Liga.

Dois golos do jovem Tiago Dias deram hoje ao Sporting de Braga B uma vitória sobre o Académico de Viseu por 2-0, na sexta jornada da II Liga de futebol, que permite aos minhotos sair da zona de despromoção.
O SC Braga B vinha da primeira vitória da época (2-0 em Arouca), iguala os sete pontos do Académico de Viseu, que somou a terceira derrota seguida, e sai da zona de despromoção.
Tiago Dias, avançado emprestado pelos italianos do AC Milan e com passagens pela formação do Sporting e do Benfica, foi a figura do jogo, ao marcar os dois golos da partida (44 e 76).

Os minhotos foram melhores na segunda parte, mas, na primeira, o Académico de Viseu apenasdeve queixar-se de si próprio porque, antes do golo inaugural, desperdiçou três oportunidades claras para marcar.
A primeira por Rui Miguel, que rematou à barra (27), depois Luisinho viu Danilo cortar em cima da linha de golo (32) e, finalmente, Nsor atirou contra o guarda-redes Tiago Pereira perante uma defesa bracarense a 'dormir'.
Em cima do intervalo, a equipa da casa chegou ao golo: Luther Singh recuperou a bola pela direita, cruzou de pronto e Tiago Dias, no 'coração' da área, rematou fraco, mas a bola ainda embateu em Fábio Santos e enganou o guarda-redes Jonas (44).

No segundo tempo, esperava-se um Académico de Viseu mais intenso e perigoso em busca do empate, mas assistiu-se o contrário e, aos 76 minutos, o Sporting de Braga B fez o segundo pelos mesmos intervenientes: assistência de Luther Singh e Tiago Dias a 'bisar'.
Nota para a lesão do campeão europeu sub-19 Trincão após uma entrada violenta de João Mário (18), tendo entrado para o seu lugar Tiago Dias, que viria a ser decisivo.

Correio do Minho