News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 24/09

Started by JotaCC, 24 de September de 2018, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel: "Seja onde for ou contra quem for, jogamos sempre para ganhar..."
O treinador do Braga aborda a quinta jornada cheio de confiança, ainda que o rival seja o Sporting, "um candidato ao título", numa corrida de que o próprio Abel Ferreira parece não ousar intrometer-se. "Vocês são pessoas inteligentes, conhecedoras da história, com conhecimento", disse Abel Ferreira, sem decifrar o enigma. "Não vou dar essa resposta", afirmou. Certo mesmo é que o técnico do Braga vai a jogo "para ganhar" aos leões no Municipal de Braga . "Seja onde for ou contra quem for, jogamos sempre para ganhar. O jogo é mediático, mas o importante são os três pontos", adianta Abel Ferreira, que não vê lucro nem prejuízo no facto de o Sporting chegar de um jogo a meio da semana, para a Liga Europa. "Tivemos mais tempo de trabalho do que o nosso adversário, mas foi uma semana intensa, de qualidade, competência e foco. Estamos preparados", disse o técnico, que se congratula com o regresso de Paulinho. O avançado recuperou da lesão contraída a 1 de agosto, num jogo de pré-época, e consta da lista de 19 jogadores escalados para o jogo com o Sporting.

JN

JotaCC

ABEL FERREIRA FOGE DAS COMPARAÇÕES
DESAFIO Treinador considera que o Sporting é "candidato ao título", mas recusou-se a responder se o Braga também o era...

"Vou repetir: o Braga joga contra quem for, e onde for, para ganhar..."
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Apesar do "mediatismo" do jogo, Abel Ferreira encara o Sporting como apenas mais um adversário, tendo desvalorizado as repercussões que o resultado de hoje podem ter no futuro da equipa
Cauteloso e "coerente". Foi assim que Abel Ferreira se apresentou na conferência de Imprensa que serviu de antevisão ao jogo com o Sporting. A verdade é que, em caso de vitória na partida desta noite, o Braga regressa à liderança do campeonato( juntamente com o Benfica) e deixará, desde já, um dos rivais para trás na classificação, ainda que Abel Ferreira tenha preferido não enfatizar esse facto. "O nosso foco não é nos ses", começou por dizer. "Mais do que olhar para o lado, temos de olhar par adentro. O nosso desafio passa por bater os nossos próprios recordes, fazer melhor do que o quarto lugar da última época, e isso só se consegue com superação individual. Temos de estar constantemente alerta e a minha função é preparar uma equipa para ganhar. Temos de acreditar no que se está a construir", prosseguiu.
Abel Ferreira elogiou o adversário de hoje e não se mostrou surpreendido com o bom arranque de temporada da equipa de Alvalade, até porque "o Sporting tem jogadores que lhe permitem lutar pelo título", além de um treinador com história. "José Peseiro é competente, experiente, e tem muitos jogos em vários países, especialmente em Portugal. Também tem um leque de jogadores experientes, internacionais, e que lhe permite ser candidato ao título", disse.
Mas será que Abel Ferreira não tem jogadores para lutar pelo primeiro lugar? A pergunta ficou sem resposta ou... quase. "Vocês são inteligentes, conhecem a história, têm conhecimento, e, por isso, não vou responder...", limitou-se a dizer, antes de regressar ao discurso "coerente". "Somos uma equipa que quer construir a unidade, que procura pensar num só corpo e que tenta todos os dias superar os seus limites. Este é mais um desafio para sermos melhores, desafiar os nossos adversários, com o objetivo de jogar com qualidade, velocidade e, de forma inteligente, vencer. É isso que vamos fazer, independentemente do media tis mo deste jogo ", esclareceu.
Insistiu-se: mas, afinal, este é ou não um jogo que pode marcar o resto da época? "Podem não ter entendido, mas vou repetir: o Braga joga contra quem for, e onde for, para ganhar. Este jogo é mediático, como se vê por esta sala de Imprensa [cheia de jornalistas], mas o que conta para mim são os três pontos. O Sporting é só o nosso próximo adversário", rematou. E mais não disse.


Sequeira explica ausência de Ailton
Além dos lesionados e dos jogadores que foram promovidos da equipa B (Trincão, Lucas Cunha e Luther Singh), só há um jogador ainda por estrear esta época: Ailton. Afinal, o que se passa com o lateral-esquerdo? Abel Ferreira explica. "O futebol é simples. Só podem jogar onze, mais três suplentes. Há competição interna, há uma luta boa entre o Sequeira e o Ailton, mas sempre disse que quem chegasse teria de conquistar o lugar. O Ailton está a fazer pela vida, estou contente com ele, mas tem um concorrente à altura, que está a jogar bem. Terá de esperar por uma oportunidade", afirmou.


Paulinho prepara estreia no... banco
Avançado recuperou de lesão e foi chamado por Abel, que vai manter a aposta em Dyego Sousa
Paulinho vai ser utilizado na partida desta noite? Abel Ferreira preferiu não responder. "Não quero abrir o jogo", limitou-se a dizer, ainda antes da lista de convocados ter confirmado a recuperação total do avançado, que se lesionou logo no primeiro dia de agosto, num particular frente ao Newcastle. Apesar de estar entre os eleitos para a receção ao Sporting, Paulinho, que ainda não se estreou nesta época, vai começar o jogo de hoje no banco de suplentes, uma vez que Dyego Sousa, o atual melhor marcador do campeonato com quatro golos[ tantos como Pizzi e Aboubakar ], continuará a funcionar como a principal referência do ataque arsenalista.
Além de Paulinho, que ocupa a vaga deixada em aberto pelo médio Palhinha (emprestado pelo Sporting), Abel Ferreira também chamou para este jogo o jovem Francisco Trincão, numa troca direta com Luther Singh,utiliz ado na vitória (2-0) de sábado da equipa Bem Arouca. Diogo Figueiras, Ailton e Ricardo Ryllerf oramos únicos jogadores do plantel a ficar de fora por opção técnica.


AUSÊNCIAS
6
Palhinha (emprestado pelo Sporting), Matheus, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Rosic e Xadas (lesionados) são as baixas do Braga para o jogo desta noite


Wender elogia qualidade de Assis
Rafael Assis estreou-se nesta época ao serviço da... equipa B. O médio foi "importante" na vitória (2-0) de sábado frente ao Arouca, a primeira dos arsenalistas na presente edição da II Liga, tendo a sua exibição merecido elogios de Wender. "Assis é um jogador com qualidade de I Liga, que pertence ao clube e que vai ajudar estes jogadores a crescer. Ele vai ajudar-nos a fazer uma época tranquila", afirmou o treinador da equipa B.
Contratado em 2017 ao Chaves, numa corrida ganha ao FC Porto, o médio brasileiro, de 27 anos, deixou de ser aposta assim que Abel Ferreira assumiu o comando técnico do Braga, tendo sido, na segunda metade da última temporada, cedido ao Paços de Ferreira.
No início da época, Assis voltou a ser dispensado por Abel, mas acabou por não ser encontrada colocação para um dos profissionais mais bem pagos do Braga. Por isso, o médio começou a trabalhar na equipa B, tendo-se estreado este sábado de forma "muito positiva".


SAD defende-se do caso do Saco Azul
ACUSAÇÃO O Ministério Público abriu inquérito-crime por alegadas faturas falsas. SAD liga caso a João Gomes, antigo diretor-geral da SAD

"O Ministério Público tem em sua posse, desde o início de julho e por iniciativa do Braga, essa documentação"
SAD do Braga
Comunicado


SAD acusa antigo diretorgeral de "intoxicação da opinião pública" e explicou, em comunicado, que os documentos que deram origem à investigação do Saco Azul foram entregues pelo Braga...
O "Jornal de Notícias" avançou, na sua edição de ontem, que o Ministério Público abriu um inquérito-crime para investigar a suposta existência de um saco azul na SAD do Braga, denunciada num documento em que são indicados cerca de 2,5 milhões de euros em transações sem fatura ou com faturas falsas. O caso, segundo o mesmo jornal, está a ser investigado no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga, constando dele 19 itens, através de seis rubricas: faturas de "serviços nunca prestados", movimentos de comissões, pagamento para compensar silêncio do guarda-redes Cássio [chegou a ser noticiada a mudança do guarda-redes, então no Paços de Ferreira, para Braga, que nunca chegou a concretizar-se], "falsificação de documentos para eleições ", faturas pagas pela SAD que envolvem dois jantares da última campanha eleitoral de António Salvador e ainda viagens e outras formas de compensação de pessoas externas ao clube, inseridas na designação "políticos e outros".
Ora, a SAD do Braga explicou que todos estes dados, que estão agora a ser alvo de uma investigação por parte do DIAP de Braga, foram fornecidos ao Ministério Público pela própria administração arsenalista na queixa-crime apresentada, no início de julho, contra João Gomes. Recorde-se que o anterior diretor-geral da SAD foi despedido em março, depois de, segundo o Braga, ter exigido 250 mil euros de indemnização, numa versão contrariada por João Gomes, que diz ter sido despedido apenas por discordar deAntónio Salvador. "É claro, para a Direção do Braga e para o Conselho de Administração da SAD, que a estratégia do antigo diretor-geral passará por disputar no campo mediático aquilo que não tem sustentação na esfera jurídica, tendo como único propósito a intoxicação da opinião pública, independentemente de com ela se arrastarem danos reputacionais para o clube e para a sociedade desportiva", defende-se a SAD, em comunicado, garantindo que João Gomes tentou "extorquir dinheiro à sociedade com base na imputação de factos falsos" que acabaram na apresentação de uma queixa-crime contra o antigo diretor-geral. Mas são também esses factos considerados "falsos" pela SAD que levaram à abertura do tal inquérito-crime no DIAP de Braga. Isto é, existem dois inquéritos em curso: um por causa de supostas faturas falsas e outro devido ao despedimento de João Gomes.
No comunicado de ontem, o Braga revela que "nenhum responsável do clube ou da SAD foi, desde então, inquirido sobre o processo ou os elementos que dele constam", tendo ainda anunciado a "apresentação dos resultados da auditoria externa aos últimos três exercícios da SAD do Braga, a cargo da Deloitte & Associados", na próxima "assembleia geral ordinária da SAD e em assembleia geral de associados, ambas a realizar durante o mês de outubro". Esta auditoria, sublinham, "foi sugerida pelo Conselho de Administração em função" precisamente devido às "suspeições levantadas" por João Gomes.

O JOGO

JotaCC

Negócio fictício de bonés terá financiado saco azul do Braga
Denúncia ao MP refere que 400 mil euros pagos a empresa de prospeção de talentos foram devolvidos à SAD. Clube garante falsidade das suspeitas e fala em tentativa de extorsão
A denúncia sobre a suposta existência de um saco azul de 2,5 milhões na SAD do Sporting de Braga, sob investigação no Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Braga, inclui referência a faturas alegadamente fictícias na compra de artigos de "merchandising" (como 78 mil bonés em dois anos) e outras referentes a prospeção de jogadores ("scouting"). Neste caso, as faturas prendem-se com um contrato de 200 mil euros, por dois anos (400 mil), dinheiro que – é dito – seria devolvido por um empresário à Administração.
Confrontada pelo JN com a lista das faturas e as suspeitas da existência de um saco azul, a SAD do Braga refere tratar-se de "factos falsos", numa estratégia de tentativa de extorsão por parte do ex-diretor-geral, João Gomes, o que mereceu uma queixa-crime, apresentada em julho.
DINHEIRO À PROCEDÊNCIA
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o documento transcreve uma conversa entre dois membros do clube e o empresário da suposta sociedade de prospeção de jogadores, num jantar, na qual foi dito que o contrato era falso e que o dinheiro seria todo devolvido à procedência, pois apenas retinha os impostos.
No texto enviado às autoridades – uma das origens terá sido o blogue "Et pluribus corruptum" –, salienta-se que o Braga tem um gabinete de prospeção de talentos com vários membros, tecnicamente competentes, e que exerce bem o seu trabalho. É assim sublinhado que não havia necessidade de um contrato com uma empresa, para mais com negócios com o clube, como foi o caso da venda do jogador brasileiro Lima, que – é afirmado – terá gerado 600 mil euros de comissão.
O empresário em causa foi arrolado como testemunha da SAD do Braga no processo que vai ser julgado no dia 1, no Tribunal de Trabalho de Matosinhos, no qual o ex-diretor-geral – a quem o clube atribui a denúncia, o que este nega – impugna o despedimento de que foi alvo em março.
Na queixa, aponta-se ainda que a venda, por outra empresa, do jogador Mossoró para os Emirados Árabes Unidos terá rendido 250 mil euros em comissões.
78 MIL BONÉS
Já no que se refere aos artigos de "merchadising" é referido que, entre 2012 e 2014, uma empresa de Braga faturou à SAD 78 mil bonés e 22 mil guarda-chuvas. Uma quantidade de artigos qualificada como "exorbitante" e que não terá entrado no clube: "se fosse verdade, toda a gente em Braga andava de boné", é ironizado na denúncia. As faturas atingem 249 316 euros.
O Ministério Público vai também averiguar se uma consultora imobiliária de Lisboa, ligada a um elemento do clube, emitiu um recibo de 202 950 euros, por serviços não prestados.
O mesmo poderá ser feito com um outro recibo no montante de 109703 euros emitido por uma pedreira de Guimarães, também com relações com outro elemento do clube, com material que não entrou nas obras da Cidade Desportiva. Dinheiro que, neste caso, terá sido destinado à claque que apoia o clube presidido por Salvador.


Ex-homem de confiança de Salvador exige 367 mil euros de indemnização
O ex-diretor-geral da SAD do Braga exige num processo pendente no Tribunal do Trabalho de Matosinhos uma indemnização de 367 629,45 euros, incluindo danos patrimoniais, danos morais e um Mercedes avaliado em 50 mil euros, em consequência de um despedimento que qualifica como ilícito. O outrora homem de confiança de António Salvador nega ter chantageado o presidente com a lista de faturas do "saco azul" e que só lhe entregou uma carta anónima que recebera sobre irregularidades no centro de estágio. Ainda assim, admite que manifestava divergências com Salvador e que lhe pediu esclarecimentos sobre o que se estava a passar, comunicando-lhe não estar disponível para ver o seu nome na praça pública.

JN

JotaCC

Câmara de Braga condenada a pagar mais quatro milhões por obras do estádio
Construído nos mandatos de Mesquita Machado, o estádio estava orçado em 65 milhões e custou mais de 150 milhões de euros
O Tribunal Administrativo e Fiscal condenou a Câmara de Braga a pagar mais de quatro milhões de euros, no prazo de 20 dias, por "trabalhos a mais" na construção do estádio municipal. A informação foi ontem avançada pela autarquia e diz respeito ao estádio concebido pelo arquitecto Eduardo Souto Moura.
Em comunicado, o executivo municipal explica que foi notificada da decisão daquele tribunal, sendo que aquela sentença se junta a uma outra que condenou igualmente o município a pagar seis milhões de euros, ambas interpostas pela ASSOC — Obras Públicas ACE e por igual motivo.
No texto, a autarquia, que à data da construção do estádio, entre 2002 e 2003, era gerida por Mesquita Machado (PS), diz que o Estádio Municipal de Braga, inaugurado em 2003, tinha um custo inicial previsto de 65 milhões de euros, mas que "ao longo da construção, as obras de execução derraparam para um total superior a 150 milhões de euros". A autarquia lembra ainda que decorre uma terceira acção contra o município na qual aquele consórcio reclama mais dez milhões de euros, sendo que o caso se encontra em apreciação no Supremo Tribunal de Justiça.
O comunicado refere também uma dívida bancária contraída pelo então executivo socialista de 80,1 milhões de euros, dos quais ainda se encontram por pagar 25 milhões de euros, sendo que o município tem um encargo bancário anual de 7,5 milhões de euros. Além disso, tem um gasto anual entre 100 e 150 mil euros com despesas de manutenção do estádio, relacionadas com a monitorização das infra-estruturas, com reparações ou com manutenção do placard e materiais de apoio electrónico. "A única fonte de receita do município é a renda cobrada ao Sporting Clube de Braga, de 550 euros mensais", termina o texto.
Segundo refere o actual presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, do PSD, "este tipo de dificuldades obriga a um extremo rigor e controlo" na gestão pública. "Esta é uma herança demasiado pesada, que teima em não terminar e que prejudica todos os bracarenses", afirma o autarca.
Ricardo Rio salienta que o executivo que lidera "se confronta permanentemente com este tipo de situações" que "demonstram que ainda há demasiadas amarras que vêm do passado e que inibem a concretização de projectos para o futuro".

PUBLICO

Bruno3429

Abel Ferreira: "Estamos preparados para este desafio"
Telmo Martins

Abel Ferreira garante um SC Braga preparado e na máxima força para a recepção ao Sporting. O técnico bracarense encara o jogo de hoje como encara todos os outros. O objectivo é jogar bem e conquistar mais três pontos no campeonato.

Com apito inicial marcado para as 20.15 horas, no Estádio Municipal, o jogo entre o SC Braga e o Sporting encerra a quinta jornada da I Liga. Com um jogo a meio da semana para a Liga Europa, a equipa leonina teve menos tempo de preparação para este encontro, enquanto que os minhotos tiveram mais de uma semana de intervalo entre o jogo frente ao Tondela para a Taça da Liga e o jogo de hoje. Ainda assim, Abel Ferreira desvaloriza essa questão e promete uma equipa na máxima força.

"Logicamente que tivemos mais tempo para preparar o jogo do que o adversário. E o que posso dizer é que estamos preparados para o desafio. Hoje foi o último treino e fizemos uma semana como temos feito até aqui. Uma semana intensa, uma semana de qualidade, de competência, de foco intenso naquilo que são as nossas tarefas e o plano que temos para o jogo. Portanto, estamos preparados", afirmou.
O técnico arsenalista destaca a unidade e a coesão que existe no seio da equipa e afirma que só com inteligência podem vencer o Sporting.

"Somos uma equipa que procura construir a cada dia a unidade, uma equipa que procura jogar num só corpo, que procura que todos pensem a mesma coisa ao mesmo tempo e uma equipa que procura todos os dias superar os seus limites. Queremos ser sempre melhores. Seja contra quem for e onde for, temos sempre o um único objectivo: jogar com qualidade, com intensidade, com mobilidade e com velocidade para, de forma inteligente, vencer o adversário. É isso que amanha vamos tentar fazer, independentemente do mediatismo deste jogo", avançou Abel Ferreira, não abrindo mão das opções que irá tomar em relação ao onze inicial, nomeadamente com a inclusão ou não de Paulinho.
"Amanhã (hoje) vão saber quem é que vai jogar. Não vou abrir o jogo em relação a isso", atirou.

O técnico dos Guerreiros do Minho não atribui a este jogo nenhuma importância especial e está focado a melhorar a equipa internamente e não em comparação com os outros.
"Queremos ser consistentes mas, mais que isso, temos que desafiar os nossos recordes. No ano passado batemos todos os recordes que o Braga tinha no campeonato e ficamos em quarto lugar. O desafio, este ano, mais do que olhar para o lado é olhar para nós. Acreditamos que é possível fazer aquilo que ainda não foi feito mas para isso é preciso sonhar de olhos bem abertos, é preciso acreditar naquilo que se está a construir e seguir fiéis àquilo que é o nosso processo e continuar a amealhar pontos porque só no fim é que se fazem as contas", apontou.

Abel Ferreira abordou ainda a questão de Ailton, o único jogador da equipa principal que ainda não somou qualquer minuto nesta temporada.
"O?futebol é simples e às vezes queremos complicar. Só podem jogar onze e só podem entrar três. O futebol, antes de ser um jogo colectivo, é um jogo individual e há competição interna. Seremos tanto mais competitivos com os nossos adversários quanto mais competitivos formos connosco. Eu sempre disse que quem chega tem que conquistar o lugar. Eu não dou lugares. Quem faz a equipa são os jogadores, eles é que mostram ao treinador o quanto querem jogar. Estou contente com o Ailton, vai ter esperar por uma oportunidade", rematou.


Município de Braga condenado a pagar 4 milhões de euros por obras no Estádio
Redacção

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, diz que Estádio Municipal "é uma herança demasiado pesada", que adia projectos importantes para o concelho e que exige "rigor orçamental".

O Município de Braga foi notificado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga para, no prazo de 20 dias, proceder ao pagamento de uma indemnização de mais 4 milhões de euros à ASSOC - Obras Públicas ACE por trabalhos a mais executados por esta empresa no Estádio Municipal de Braga, aquando da sua construção, nos anos de 2002 e 2003 e nunca pagos pelo anterior executivo socialista. O actual presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, diz que herança é "demasiado pesada".
O autarca bracarense indica, a propósito, que este tipo de dificuldades, com que o actual executivo municipal se confronta diariamente na gestão da autarquia, obriga a um "extremo rigor e controlo na gestão pública".
"Esta é uma herança demasiado pesada, que teima em não terminar e que prejudica todos os bracarenses", afirma o edil Ricardo Rio.

Refira-se que das duas acções interpostas pelo consórcio das construtoras ASSOC, que alegam terem sido executados trabalhos que não terão sido pagos pela Câmara Municipal de Braga, numa das acções, com data de 2003, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga condenou, no ano passado, a autarquia a pagar ao consórcio mais 6 milhões de euros.
Para Ricardo Rio, este tipo de situações, com as quais o Município de Braga tem que lidar permanentemente, demonstram que ainda há "demasiadas amarras" que vêm do passado e que inibem a concretização de projectos para o futuro. "Tal facto obriga-nos a um rigor absoluto diário e permanente na gestão municipal, terminado que está o tempo de projectos megalómanos", defende o presidente de câmara.
Em curso decorre ainda uma outra acção contra o Município: o consórcio reclama ainda mais dez milhões de euros, sendo que o caso se encontra em apreciação no Supremo Tribunal de Justiça.

Correio do Minho

Bruno3429

O melhor fica para o fim
Texto por Luís Rocha Rodrigues

É a acabar a jornada 5 que o prato principal é servido. Em Braga, é sonhos em crescendo e ambição repartida, num duelo que tem sido muito atrativo na última década e que tem, nos bancos, dois treinadores bem conhecedores do emblema que vão enfrentar.

José Peseiro já passou por Braga duas vezes e conhece bem a ambição de António Salvador. Agora como adversário, o técnico ribatejano fez questão de lançar elogios à vontade minhota de estar próximo dos três habituais candidatos, e falou também do bom momento da sua equipa, não querendo que se extravasem as expectativas por uma equipa que começou a época a juntar cacos e que está, nesta altura, com um excelente embalo proporcionado pelos resultados.

Abel Ferreira teve passagem em Alvalade como jogador e foi aí que deu os primeiros passos como treinador. Já mais cimentado em Braga, Abel teve um início de época negativo com o falhanço na tentativa de entrar na fase de grupos da Liga Europa e, como tal, olha em exclusivo para as provas internas para aí poder encontrar novas conquistas que consolidem os arsenalistas no seu propósito.

Com os mesmos pontos na classificação, as duas equipas apresentam-se com várias baixas por lesão, mas também com índices de confiança elevados.

Há o aspeto físico que também pode ter influência, já que os leões jogaram na passada quinta-feira e os bracarenses tiveram um intervalo de descanso maior, se bem que o aspeto emocional vai ser muito mais importante para um duelo intenso, imprevisível e com muitos condimentos.

15 curiosidades sobre o SC Braga x Sporting
INVICTOS EM CONFRONTO
Texto por Redação   Análise estatística por Vasco Sousa

O grande jogo da jornada está no fecho da mesma, com um escaldante duelo entre SC Braga e Sporting. Conheça as principais curiosidades do encontro.

SC Braga e Sporting protagonizam um duelo que já se pode considerar de clássico no futebol português, que já aconteceu por 143 vezes. Os leões apresentam clara vantagem: 89 vitórias, contra 32 triunfos.

Nos jogos entre as duas equipas em Braga, o Sporting continua a apresentar vantagem, mas aqui o equilíbrio é bem maior: 25 vitórias da equipa minhota, 33 triunfos dos lisboetas.

Nas seis últimas épocas, o Sporting venceu em Braga por cinco vezes.

A única vitória do SC Braga sobre o Sporting em casa na Liga nas seis últimas épocas foi precisamente na última temporada, quando um golo de Raúl Silva permitiu o triunfo à equipa bracarense.

Na última época, o SC Braga não perdeu frente ao Sporting (vitoria em casa, empate em Alvalade).

O SC Braga está invicto esta época: sete jogos, quatro vitórias e três empates.

A equipa bracarense soma três vitórias consecutivas.

O SC Braga marcou em todos os jogos realizados esta época.

Em casa, o SC Braga não perde há 12 jogos (todas as competições).

O SC Braga marca há 20 jogos quando joga em casa (todas as competições).

Tal como o SC Braga, também o Sporting está invicto esta época: seis jogos, cinco vitórias e um empate.

O Sporting sofre golos fora de casa há 21 jogos.

Abel Ferreira apresenta um histórico positivo nos jogos frente ao Sporting: duas vitórias, um empate e uma derrota.

José Peseiro volta a Braga, ele que orientou os bracarenses por duas vezes. Como adversário, só venceu a equipa minhota por uma vez, precisamente ao serviço do Sporting: 0x3 em 2004/05, com um hat-trick de Pinilla.

Com 23 golos em 26 jogos, Manuel Fernandes é o goleador dos encontros entre as duas equipas.

Zerozero

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting: antevisão
Pedreira com vista para a liderança
Bruno José Ferreira

O MOMENTO

Sp. Braga: ainda imbatível esta época, os pupilos de Abel Ferreira reagiram a dois empates penalizadores (frente ao Zorya que valeu o afastamento europeu e nos Açores depois de estar a vencer por três bolas a zero) com três triunfos. Nas duas últimas jornadas os arsenalistas venceram o Desp. Aves e o Desp. Chaves, sendo que a última vítima dos bracarenses foi o Tondela em jogo da Taça da Liga.

Sporting: tal como o Sp. Braga, também o Sporting ainda não sabe o que é perder em jogos oficiais esta época. Em seis jogos os leões apenas cederam um empate na Luz no dérbi com o Benfica. Nas provas internas o conjunto de José Peseiro vem de dois triunfos frente ao Feirense e ao Marítimo, tendo na última quinta-feira vencido o Karabakh a contar para a Liga Europa.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Matheus, Ricardo Ferreira, Rosic, Raúl Silva e Xadas (lesionados) e Palhinha (emprestado pelo Sporting).

Sporting: Bas Dost, Wendel, Sturaro e Mathieu (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Somos uma equipa que procura jogar num só corpo e superar os seus limites diariamente. Este jogo é um desafio extraordinário. Temos um único objetivo: jogar com qualidade, intensidade, velocidade, mobilidade e inteligência para vencer. Amanhã vamos tentar fazer isso, independentemente do mediatismo deste jogo».

José Peseiro (Sporting): «Estamos motivados e confiantes, cientes do que valemos e do que podemos valer ainda, do caminho em que estamos e que temos de trilhar. Nos últimos quatro jogos com o Sp. Braga o Sporting perdeu dois, empatou um e ganhou outro. O Sp. Braga tem o mérito de ter melhores resultados com o Sporting, mas claro que esses números também contam pouco. Temos equipa com qualidade e competência».

REGISTO HISTÓRICO

Vantagem para os leões nos jogos frente ao Sp. Braga jogados na cidade dos arcebispos. Num total de 71 embates a equipa de Alvalade saiu vencedora de 33, enquanto que o Sp. Braga venceu em 25 ocasiões, registando-se ainda 13 empates. Na época passada os bracarenses venceram por uma bola a zero com um golo de Raúl Silva nos instantes finais do encontro, sendo que o Sporting vinha de dois triunfos no Estádio Municipal de Braga.

Maisfutebol

Bruno3429

ARTUR SOARES DIAS NO SC BRAGA-SPORTING
Redação

Artur Soares Dias foi nomeado pela Liga para arbitrar esta noite o SC Braga-Sporting, que fecha a quinta jornada.

O árbitro da AF Porto será auxiliado por Rui Licínio e Bruno Rodrigues; o quarto árbitro é Cláudio Pereira. No VAR estarão Fábio Veríssimo e Pedro Martins.

CONVOCADAS PARA TORNEIO DAS QUATRO NAÇÕES
Redação

Francisco Neto divulgou, esta segunda-feira, a convocatória da Seleção Nacional feminina para o Torneio das Quatro Nações, que vai decorrer em Yongchua, China, entre 2 e 8 de outubro.

Portugal começa por defrontar a seleção anfitriã, no dia 4, seguindo-se os jogos com Tailândia (dia 6) e Finlândia (dia 8).

Lista de convocadas:

AC Milan: Mónica Mendes
Atlético Madrid: Dolores Silva
Benfica: Sílvia Rebelo
Levante UD: Jéssica Silva
SC Sand: Andreia Norton
SC Braga: Diana Gomes, Laura Luís, Matilde Fidalgo, Rute Costa e Vanessa Marques
Sporting: Ana Borges, Carole Costa, Carolina Mendes, Diana Silva, Fátima Pinto, Inês Pereira, Patrícia Morais e Tatiana Pinto
TSV Bayer Leverkusen: Ana Leite
Valadares Gaia FC: Cláudia Lima e Sara Monteiro
VFL Wolfsburgo: Cláudia Neto

A Bola