News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 21/09

Started by JotaCC, 21 de September de 2018, 08:30

Previous topic - Next topic

JotaCC

Fator Wilson contra o Sporting
Avançado tem historial positivo quando joga diante do Sporting, a quem já marcou 5 golos
Bem se pode dizer que Wilson Eduardo é um caso sério quando tem de defrontar o Sporting, o que já aconteceu múltiplas vezes ao longo da carreira do jogador, de 28 anos. E o saldo até é bastante positivo, o que poderá ser fator extra de motivação para o avançado que, em condições normais, será titular na frente ofensiva do Sp. Braga no encontro da próxima segunda-feira.
Wilson Eduardo já defrontou os leões em 11 ocasiões e só por três vezes saiu derrotado, contando ainda três vitórias e cinco empates ao longo do seu percurso, ao serviço do Beira-Mar, Olhanense, Académica e, claro, Sp. Braga. Um saldo que ganha outra dimensão, atendendo aos cinco golos que já festejou diante do emblema de Alvalade. Foram cinco e nessas ocasiões Wilson só perdeu o jogo por uma vez...
Curiosamente, o avançado está particularmente ligado ao Sporting ainda pelo seu passado como leão. Foi naquele clube que Wilson cumpriu quase toda a formação. Depois desse patamar, foi sucessivamente emprestado aos outros clubes e só jogou pela equipa principal na época 2013/14 – na altura em que Leonardo Jardim treinou os leões.
O último golo de Wilson Eduardo ao Sporting foi no dia 18 de dezembro de 2016, na vitória por 1-0 em Alvalade. "Wilson era visto aqui como um patinho feio. Costuma fazer golos ao Sporting e, ao intervalo, apelei para se focar nessa parte", afirmou Abel Ferreira após esse desafio. Voltará Wilson a fazer estragos? Veremos...

RECORD

JotaCC

Apelo e desafio à "movida" braguista
Clube espera mobilização de adeptos. Meia casa para o jogo com o Sporting
Se Abel Ferreira já tinha deixado "aviso aos que ficaram em casa" e lamentado a reduzida "movida" braguista no jogo da Taça da Liga, com o Tondela, a que assistiram só sete mil adeptos, o clube minhoto conta com maior mobilização em torno da equipa e espera verificá-lo já no jogo com o Sporting. Para esse desafio da quinta jornada da Liga, marcado para segunda-feira (20.15 horas), espera-se que a "pedreira" registe pelo menos meia casa, rente aos 15 mil adeptos.
Ao apelo do treinador junta-se um tarifário atrativo: os sócios do Braga com cotas em dia têm entradas a 7,50 euros. Os detentores de lugar anual, os sócios sub-18 e os atletas do clube têm entrada livre.
Para o público em geral, há ingressos a 20, a 30 e a 60 euros. Os bilhetes estão à venda no S. C. Braga Store (Braga Parque) e nas bilheteiras do estádio. Apesar de o jogo se realizar na segunda-feira, são aguardados cerca de cinco mil adeptos do Sporting. Cerca de 1500 são da claque leonina.
Até lá, a equipa minhota prepara-se para o jogo nos relvados anexos do Estádio Municipal. Recuperado de lesão, o atacante Paulinho poderá ser a novidade do Braga. Baixas certas: Matheus, Rosic, Raul Silva, Ricardo Ferreira e Xadas, todos lesionados.

JN

JotaCC

ABEL SEM ESPAÇO PARA FÁBIO E HORTA
Treinador continua sem conseguir juntar os dois jogadores no mesmo onze. Tendência já vem da época passada...

Ricardo Horta e Fábio Martins ainda não jogaram em simultâneo no decorrer desta época, isto apesar de continuarem a ser dois dos jogadores com melhor rendimento individual no plantel arsenalista
É indiscutível que Ricardo Horta e Fábio Martins estão entre os jogadores mais influentes do Braga, mas a verdade é que Abel Ferreira continua a não conseguir encontrar uma fórmula capaz de os juntar em campo. Esta época, a gestão (na perspetiva do treinador...) até tem sido fácil de fazer: ou joga um, ou joga outro. Ricardo Horta tem mais tempo de jogo (502 minutos), e também mais golos (quatro) e assistências (uma) do que o seu concorrente no lado esquerdo do ataque, mas a verdade é que a equipa continua a render mais com Fábio Martins, numa tendência que já vem da última temporada.
Esta época, por exemplo, com Fábio em campo o Braga virou os resultados frente a Aves e Tondela e ainda venceu em Chaves. No total, em 128 minutos de Fábio Martins os arsenalistas marcaram cinco golos e não sofreram nenhum – com Ricardo Horta, o Braga tem 11 golos e sofreu 10.
Apesar destes dados, é inegável a qualidade individual dos dois jogadores, que, no entanto, não têm sequer um minuto de partilha no relvado nos primeirossetejogosdestaépoca. Aliás, esta é uma tendência que já vem da temporada passada, durante a qual Abel Ferreira só utilizou a dupla de início em sete ocasiões (num total de 52 jogos), a última das quais na derrota (1-3) em casa frente ao Benfica, a 13 de janeiro – já lá vão oito meses. A dupla Fábio Martins (no lado esquerdo) e Ricardo Horta (mais por dentro) foi uma aposta residual e que aconteceu sobretudo no arranque da última época ou no decorrer de algumas partidas.
Curiosamente, as últimas três vezes que os dois jogadores estiveram ao mesmo tempo em campo, com Ricardo Horta a titular e Fábio Martins como suplente utilizado, o Braga goleou nas visitas a Chaves (4-1), Tondela (6-0) e Guimarães (6-0). Desde então, Horta e Fábio não voltaram a jogar juntos, mesmo que continuem a apresentar um excelente rendimento. Frente ao Sporting, é provável que a titularidade volte a ser de Ricardo Horta, por ser um jogador "mais intenso", estando reservado para Fábio Martins o papel de joker, a sair do banco, que resultou em vitória ainda no último jogo, frente ao Tondela.


JOGOS
3
Ricardo Horta e Fábio Martins partilharam pela última vez o relvado nas goleadas da época passada em Chaves (4-1), Estoril (6-0) e Guimarães (6-0). Nunca mais jogaram juntos


TREINO PAULINHO MOSTRA-SE PRONTO
O regresso de Paulinho aos treinos com o plantel fez-se sem problemas, pelo que é cada vez mais provável que o avançado esteja disponível para integrar a lista de convocados para a receção ao Sporting. O melhor marcador do Braga na última época reagiu bem ao trabalho no relvado e tem agora como objetivo mostrar a Abel Ferreira que está pronto para regressar à competição.


SPORTING TESTE À INVENCIBILIDADE
Apesar de já ter deixado cair um dos objetivos para esta época (a presença na fase de grupos da Liga Europa), o Braga vai receber o Sporting na liderança do campeonato e ainda sem derrotas. Nos sete jogos já realizados, os arsenalistas venceram quatro vezes (Nacional, Aves, Chaves e Tondela) e empataram em três ocasiões (duas na eliminatória com o Zorya e Santa Clara).

O JOGO

JotaCC

LEIXÕES ANDREZO PARA OS JUNIORES

O Leixões garantiu Diogo Andrezo para a equipa de sub19, que disputa o campeonato nacional. O médio-ofensivo de 18 anos, que chega do Braga, já havia jogado uma época no emblema de Matosinhos, nos sub-17. O jogador deu os primeiros pontapés na bola no Sporting e passou igualmente pelo FC Porto, entre outros clubes, e já treinou às ordens do treinador Rui Borges.

O JOGO

JotaCC

Expectativa por Paulinho
Nesta altura, é grande a expectativa de perceber se o avançado Paulinho irá ou não ser convocado por Abel Ferreira para a receção ao Sporting. Tal como escrevemos na edição de ontem, o jogador já trabalha integrado no grupo, ainda que de forma parcial, cenário que ainda se mantém. Todavia, até segunda-feira o dianteiro poderá atingir a plenitude da condição física, que lhe permita ser convocado pela primeira vez esta temporada.

RECORD

JotaCC

ABEL FERREIRA CRIOU A MÁQUINA MINHOTA MAIS GOLEADORA DOS ÚLTIMOS 60 ANOS
Abel Ferreira está a montar uma autêntica máquina de marcar golos na capital minhota. São já onze os golos marcados em apenas quatro jornadas - quatro ao Nacional, três ao Santa Clara, três ao Aves e um ao Chaves, perfazendo impressionante média de 2,75 remares certeiros por desafio -, tendo de se recuar até à longínqua temporada de 1958/1959 para de encontrar idêntico cenário.
Na altura, sob o comando do treinador argentino José Valle, os guerreiros também somavam os mesmos onze golos nas quatro primeiras rondas, contudo, há 60 anos, numa época em que a 1.ª Divisão era disputada apenas por 14 equipas, apesar do arranque demolidor, os bracarenses viriam a terminar o campeonato no sétimo lugar. Seria naturalmente frustrante para o universo braguista se tal classificação se repetisse e, por isso, Abel Ferreira espera manter a invencibilidade - três vitórias e um empate no campeonato - quando, na segunda-feira, receber o Sporting.
Com um ataque que deverá ser formado por Ricardo Horta e Ricardo Esgaio nas alas como principais municiadores da dupla de avançados constituída por Wilson Eduardo e Dyego Sousa, Abel Ferreira promete continuar a apostar numa filosofia de jogo ofensiva, independentemente do adversário. Recorde-se que na época transata o técnico dos arsenalistas fez história ao bater o recorde de golos apontados na Liga (74), num total de 101 (!) em todas as competições. Com os atuais 11, os guerreiros são já o segundo melhor ataque da presente edição da Liga, só atrás do FC Porto, que já assinou 13.

A BOLA