News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/05

Started by JotaCC, 21 de May de 2018, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Médio croata nos planos de Abel

Filip Bradaric, de 26 anos, já esteve nos planos do Sporting, na última temporada, e volta a estar no radar da liga portuguesa, mas agora para a "pedreira". O médio do Rijeka é um dos jogadores avalizados pelos "scouters" do clube minhoto e pelo próprio treinador Abel Ferreira para compensar a eventual saída de centro-campistas como Danilo ou Vukcevic, que são muito cobiçados. A transferência poderá andar rente aos seis milhões de euros.
Bradaric está na lista de 32 jogadores pré-convocados pela Croácia para o Mundial da Rússia. Tudo indica, contudo, que, face ao peso da concorrência, de Rakitic, de Modric, de Kovacic e outros craques, Bradaric seja um dos jogadores a filtrar pelo selecionador Zlatko Dalic até ao dia 4 de junho, data limite para o anúncio dos 23 eleitos.
Aves trama férias...
Se se confirmar a transferência, o jogador formado nas escolas do Hajduk Split terá de comparecer na "pedreira", para o início de préépoca, na semana que antecede o S. João. Tudo porque a vitória do Aves na Taça de Portugal obrigará a equipa minhota a entrar mais cedo na Liga Europa, na segunda pré-eliminatória (26 de julho e 2 de agosto).

JN

JotaCC

Abel Ferreira conta com Alef
Médio internacional sub-20 brasileiro é o único emprestado que fará parte do plantel em 2018/19

Jogadores como Artur Jorge, D'Alberto, Bakic, Rafael Assis, Joca e Stojiljkovic não farão parte dos planos do técnico Abel Ferreira para integrar o plantel na próxima temporada

Abel Ferreira já decidiu o que vai fazer em relação aos jogadores que o Braga tem emprestados a outros clubes. Alef é o único dos futebolistas que estiveram cedidos na última época que vai fazer parte do plantel em 2018/19. As exibições do médio-defensivo – que também alinha como central – ao serviço dos cipriotas do Apollon Limassol foram anotadas pela equipa técnica liderada por Abel Ferreira e por isso está decidido que participará na pré-época e tem todas as possibilidades de ficar em definitivo.
Com 23 anos, Alef foi internacional sub-20 do Brasil – fez, por exemplo, cinco jogos no Mundial de 2015, na Nova Zelândia –, tendo chegado ao Braga no verão de 2015 depois de ter jogado na equipa B do Marselha por empréstimo dos brasileiros do Ponte Preta. Em 2015/16, fez sete jogos na equipa B do Braga e um na principal e em 2016/17 esteve emprestado ao Umm-Salal, do Catar, onde fez um golo em 17 partidas. Novamente cedido pelos bracarenses, o jogador brasileiro brilhou na época que agora terminou no Apollon Limassol onde fez 41 jogos e um golo.
Alef é o único dos jogadores que se encontra na condição de empréstimo que vai regressar ao Braga, uma vez que Abel Ferreira já decidiu e informou a SAD que não conta na próxima época com qualquer um dos outros que estavam nesse regime. Como são os casos, por exemplo, de Artur Jorge (esteve no Steaua de Bucareste, da Roménia), D'Alberto (Charleroi, da Bélgica), Rafael Assis (Paços de Ferreira), Bakic (Belenenses) e Stojiljkovic (Kayserispor, da Turquia).


JOGOS
41
Em 2017/18, Alef fez 41 jogos e um golo no Apollon Limassol, tendo contribuído para conseguir o segundo lugar no escalão principal de Chipre


Tiago Sá com "papel importante"

Na época agora finda, Tiago Sá não teve oportunidade de jogar no campeonato e foi utilizado apenas uma vez por Abel Ferreira, na Taça da Liga, diante do Portimonense. O guarda-redes de 23 anos, que em 2017/18 fez 12 jogos na II Liga pela formação secundária, considera, no entanto, que tem "um papel importante dentro do clube e dentro da equipa". Tiago Sá admite que não é fácil "competir com dois grandes guarda-redes" – Matheus e Marafona –, mas tem a certeza de que a sua oportunidade "vai chegar". E quando surgir diz estar "totalmente preparado para a agarrar".

O JOGO

JotaCC

Aves não vai à Liga Europa Sporting na fase de grupos

O Aves, apesar de ter ganho a Taça, não vai poder jogar na Liga Europa, sabe O JOGO. Luiz Andrade, presidente da SAD avense, afirmou ontem: "Temos a Liga Europa garantida e vamos disputar essa competição", mas a verdade é que não tratou do licenciamento na UEFA a tempo – tinha de o fazer até dezembro. Deste modo, o Sporting (3.º no campeonato) entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa, enquanto o Braga (4.º) vai à 3.ª pré-eliminatória e o Rio Ave (5.º) à 2.ª pré-eliminatória.


DOSSIÊ MURILO AINDA ESTÁ POR RESOLVER

Ainda não está resolvido o dossiê do extremo Murilo. A administração do Nacional está a tentar agendar uma reunião com os responsáveis do Barra, clube detentor do passe do futebolista. Sabe-se que o Braga está também interessado nos serviços do futebolista, mas há direito de preferência pelo Nacional que os insulares querem usar utilizar para garantir o jogador.

O JOGO

Bruno3429

CASA ARRUMADA A TEMPO E HORAS
Redação

O SC Braga parece não querer perder tempo a recompor o plantel após a confirmação das saídas de Jefferson e João Carlos Teixeira, cedidos por Sporting e FC Porto, respetivamente, e André Horta, que o Benfica, detentor do passe, vendeu aos norte-americanos do Los Angeles FC.

Para o lugar de Jefferson surge agora Ailton, proveniente do Estoril; para a meia esquerda, onde atuava João Carlos Teixeira, surgirá Eduardo Teixeira, que também viaja da Amoreira para a cidade dos arcebispos. Para colmatar a saída de André Horta aparece em plano João Novais, ao fim de três temporadas em representação do Rio Ave.

Além destes, o SC Braga contará ainda na próxima campanha com os serviços do médio brasileiro Alef, que estava cedido aos cipriotas do Apollon Limassol, onde realizou trabalho mais do que suficiente para merecer uma oportunidade entre os melhores de Abel Ferreira.

A Bola

Bruno3429

Marcelo Goiano: "Sonho do clube e dos jogadores é conquistar o titulo"
Joana Russo Belo

Marcelo Goiano faz balanço de uma época boa, que fechou com um sentimento amargo. Lateral aponta à conquista de títulos a curto prazo.

É o jogador com mais jogos do plantel do SC Braga e um dos capitães. Aos 30 anos, o lateral Marcelo Goiano é uma das peças-chave da equipa arsenalista e um verdadeiro Guerreiro do Minho em campo e de corpo e alma. Em jeito de balanço da temporada que agora terminou, o brasileiro não escondeu um sabor amargo por terem falhado o pódio e a conquista de uma das taças, olhando já para o futuro, que perspectiva risonho. No horizonte, há um sonho. Partilhado pelo presidente António Salvador, treinador Abel Ferreira e todos os atletas.

O sonho do clube e dos jogadores é conquistar o título nacional. Não posso garantir que será no próximo ano, ou daqui a dois anos, é sonho, portanto temos de trabalhar duro para conseguir concretizá-lo. Acredito que, aos poucos, as coisas vão acontecer naturalmente. Temos de colocar os pés no chão, trabalhar duro para que esse sonho se possa concretizar a breve prazo. Espero que não demore muito, revelou entre sorrisos, numa entrevista ao Correio do Minho de final de época.

Já quando foi oficializada a renovação - no passado mês de Abril, Marcelo Goiano renovou até final de 2020/21 - o lateral tinha deixado claro que foi a motivação de conquista que fez aceitar de imediato a proposta da SAD: todos os jogadores sonham em conquistar títulos e eu não sou diferente. Quando falei em conquista de títulos é um objectivo do clube, o clube tem de ganhar títulos e todos os jogadores sonham nisso.
Em termos de balanço de 2017/18, Goiano considera ter sido uma época positiva, sobretudo em termos de campeonato, muito bem conseguido. Estivemos até às últimas jornadas a lutar pelo segundo lugar, na última lutámos pelo terceiro e fica um pouco um gosto amargo pelas taças, porque sabíamos que podíamos chegar mais longe e, infelizmente, não conseguimos. Fica um sabor amargo, podíamos ter chegado a uma final e conquistado um título.

E o que terá falhado nesses momentos decisivos? Na Taça de Portugal, sabemos que são jogos de mata mata e com características em que não se pode errar. Contra o Rio Ave, não tivemos a felicidade da vitória, queríamos ter chegado à final. Na Taça da Liga, tínhamos o desejo de ganhar o título em nossa casa, para os nossos adeptos. No campeonato, era possível termos conquistado o terceiro lugar, mas as coisas acabaram por não dar certo, revelou o lateral brasileiro.

A boa época do SC Braga ficou patente nos vários recordes internos batidos pelos pupilos de Abel Ferreira, trabalho que Goiano destaca, tendo em conta as mudanças no plantel.

"Temos de perceber que foi uma equipa nova, saíram muitos jogadores de referência, como o Pedro Santos, Rui Fonte, Baiano, Alan e chegaram novos jogadores. Não é fácil montar uma equipa de um dia para o outro. Felizmente, as coisas foram acontecendo naturalmente e fizemos um belo ano. Todos os jogadores saíram valorizados, o clube, o futebol português saiu valorizado, porque a luta era entre os três grandes e com o SC Braga a lutar até ao fim pelo segundo e terceiro lugar acabou por beneficiar o futebol português e o SC Braga, sublinhou, lembrando que é com trabalho e o lema de sermos melhores a cada dia que as distâncias para os primeiros lugares se atenuam.

Apesar de ser um grupo jovem, o capitão considera que o mister soube levar os jogadores, que souberam também entender as escolhas do mister em determinado momento do ano. O grupo é fantástico e assim fica mais fácil trabalhar. Cada um que entra em campo dá o seu melhor, porque estão todos felizes, realçou, enaltecendo o trabalho de Abel Ferreira.
É um excelente treinador, tem um futuro enorme pela frente e como pessoa é um excelente ser humano. É muito bom trabalhar com ele, muito gratificante, aprendi bastante com ele espero ainda aprender mais.

"Momento-chave foi quando saímos da Liga Europa"

Olhando para a época que agora terminou, Marcelo Goiano recorda a goleada em Guimarães, em casa do eterno rival Vitória SC, como o ponto alto, enquanto o ponto negativo é a derrota em Setúbal, na primeira volta. Mas o momento que considera determinante foi em Fevereiro.
O momento-chave foi quando saímos da Liga Europa. Tivemos uma reunião interna e cobrámos uns dos outros. Foi aí que decidimos que tinha muito campeonato pela frente e que podíamos começar a conquistar algumas coisas que vinham pela frente. Sabíamos que havia algo bom para acontecer e foi aí que ficámos 12 jogos sem perder, a partir do jogo com o Marselha, depois seguiu-se o Vitória de Guimarães, umas goleadas, o que, para mim, foi marcante. Dizíamos entre nós que, a partir de cada vitória, a cobrança ia ser maior, mas soubemos lidar com isso. Ficámos sem perder 12 jogos e foi um marco, recordou.

Goiano é o jogador com mais jogos no plantel, motivo de satisfação extra: fico feliz, porque chegar a uma casa como o SC Braga e ter tantos jogos é uma alegria imensa, para mim e para a minha família. Não é fácil sair de onde sai e conseguir chegar onde cheguei. É muito gratificante, confessou.
Em Braga, Marcelo Goiano diz sentir-se em casa, por isso, o futuro passa pela cidade dos arcebispos. O meu filho nasceu cá em Braga, a minha esposa gosta muito da cidade, temos planos de viver aqui, sou muito feliz aqui e pretendo continuar a viver cá.

Destacando o grupo fantástico e jovem, Goiano gostava de ver o plantel manter-se, seria ideal, já nos conhecemos todos, o estilo de jogo e a forma de cada um se comportar dentro de campo.
Entre os companheiros de equipa, há um grande amigo: o Matheus, estamos juntos há quatro anos, no mesmo quarto no estágio, a mesma religião, é o meu melhor amigo aqui, estamos sempre juntos. Temos uma ligação forte.
De partida para o Brasil para férias, onde vai matar saudades da família e das pessoas que gostamos, Goiano diz ser uma pessoa mais sossegada, de família e que gosta de ficar em casa, passear e curtir o filho quando está fora dos relvados.

Correio do Minho