News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 11/05

Started by nandes, 11 de May de 2006, 08:42

Previous topic - Next topic

nandes





Treinador assina por uma época; Carlos Garcia é o seu adjunto


Carvalhal começa hoje


ESTÁ confirmado o que, oficiosamente, era um dado adquirido há alguns dias: Carlos Carvalhal é o novo treinador do Sp. Braga, sucedendo a Jesualdo Ferreira. O contrato entre as partes tem a duração de um ano. Carlos Garcia será o adjunto. Também neste caso não se pode falar em surpresa.
Carlos Carvalhal deverá ser hoje apresentado como treinador do Sp. Braga para a época de 2006/07. O principal responsável da nova estrutura técnica bracarense terá como adjunto Carlos Garcia, que, curiosamente, foi seu treinador quando ambos representavam o emblema a que agora regressam, em papéis e com responsabilidades diferentes. A SAD limitou-se ontem a anunciar o acordo com Carvalhal, mas a presença de Carlos Garcia está também confirmadíssima. A única diferença poderá ter a ver com a duração do vínculo, admitindo-se que no caso do ex-treinador do Vizela possa ser superior a uma época. Em relação a Carvalhal, quase apetece dizer que treinar o Sp. Braga era uma questão de tempo, como, aliás, o próprio antecipou há mais de três anos quando, no decurso da época de 2002/03, depois de ter chegado a acordo verbal para suceder a Fernando Castro Santos, foi preterido por Jesualdo Ferreira. "Não sei quando, mas um dia vou treinar o Sp. Braga", desabafou então, magoado com o volte-face. A profecia cumpriu-se e, colocada a questão nestes termos, a única coisa que mudou foi o grau de exigência do desafio que o presente sugere: fazer ainda melhor que tudo o que de bom (e não foi pouco) conseguiu o Sp. Braga sob a orientação técnica de Jesualdo Ferreira; há três anos o primeiro objectivo era resgatar a equipa bracarense da delicada posição classificativa em que se encontrava.

Por Rossato e Delibasic

Definida a questão da equipa técnica, a prioridade passa a estar virada para os reajustamentos no plantel, que não será substancialmente diferente daquele que vai terminar a época. Por estes dias, os bracarenses vão tentar nova cedência de Rossato junto da Real Sociedad . A continuidade de Delibasic também é desejada, mas no caso do jogador do Maiorca o objectivo minhoto parece comprometido.




Abel por três épocas NO SCP


AS linhas gerais do acordo para a continuidade de Abel em Alvalade nas próximas três temporadas ficaram ontem definidas. Entre Sporting e Sp. Braga está tudo praticamente certo, faltando, apenas, a conversa final com o jogador, mas também não deverão existir grandes obstáculos para que este aceite a proposta de três épocas de contrato que os leões lhe propõem.
Os verde-e-brancos garantiram ontem o primeiro reforço da temporada 2006/07: Abel. O lateral-direito, de 27 anos, cedido pelo Sp. Braga ao Sporting em Janeiro, depois da saída de Rogério, vai ficar em Alvalade, ao que tudo indica, nas próximas três temporadas, pois será esta a proposta que os dirigentes da SAD lhe farão muito em breve e que deverá aceitar. O prazo acordado entre os dois clubes para que tudo ficasse definido era o dia de ontem (10 de Maio), mas, na verdade, ainda faltam limar algumas arestas do negócio, nomeadamente no que diz respeito aos jogadores que os leões vão ceder a título definitivo ao Sp. Braga. Na cláusula de opção existente no contrato estabelecido pelos dois emblemas no princípio do ano, ficou escrito que os leões ficariam com o jogador a troco de 750 mil euros (150 mil contos na moeda antiga). No entanto, esta verba baixará um pouco devido à inclusão de jogadores no negócio, tal como ficou ontem determinado nas conversas entre Carlos Freitas e António Salvador. Wender é um nome consensual entre as duas partes, mas é um dado praticamente adquirido que irá mais um futebolista verde-e-branco para Braga, até porque quando João Alves passou, no princípio da temporada passada, do Minho para Lisboa, ficou decidido que o Sporting teria de ceder um futebolista aos bracarenses em 2006/07.

Lateral-direito cumpre sonho

O jogador, por seu turno, não pode estar mais satisfeito com a conclusão do negócio. "O meu sonho era representar um clube com a grandeza do Sporting ", sublinhou. Abel já perspectiva a próxima temporada e não deixa de revelar a maior das ambições: "Cheguei há apenas seis meses, mas qualquer jogador que representa o Sporting sabe que a mentalidade é ganhar sempre."



In A Bola



=================================================================




Carvalhal oficializado
COM CARLOS GARCIA NA EQUIPA TÉCNICA  


Carlos Carvalhal foi hoje(ontem), oficialmente, confirmado como sucessor de Jesualdo Ferreira no comando técnico do Sp. Braga, anunciou a SAD.

Num curto comunicado publicado no sítio oficial do clube, a administração bracarense informa que "chegou a acordo com o professor Carlos Carvalhal, para que (...) seja o responsável técnico pelo futebol do SC Braga na próxima época futebolística".

Consumada a saída de Jesualdo Ferreira, após três anos em Braga, os responsáveis arsenalistas apostam na "prata da casa", com Carlos Carvalhal a regressar a um clube onde jogou durante vários anos e do qual é associado.

Carlos Garcia também regressa

Apesar de nada mais estar oficialmente confirmado é praticamente certo que também Carlos Garcia, outro ex-futebolista e ex-treinador do Sp. Braga, esteja de regresso a casa, deixando assim o comando do FC Vizela, equipa que manteve na Liga de Honra.

Carlos Carvalhal, que iniciou a época 2005/2006 no comando técnico do Belenenses, onde foi substituído por José Couceiro, retoma assim a sua actividade de treinador, depois de passagens pelo Sp. Espinho, Freamunde, Vizela, Aves, Leixões e V. Setúbal.

Carvalhal trabalhará em Braga com a sua equipa equipa - Rifa e Miguel Cardoso - à qual se devem juntar Carlos Garcia - e Vital, o treinador de guarda-redes e, ao que tudo indica, o único elemento da equipa de Jesualdo Ferreira a continuar em funções.



In Record



=================================================================





Carvalhal oficializado



Um comunicado da SAD publicado ao final da manhã de ontem no sítio do clube confirmou a contratação de Carlos Carvalhal para suceder a Jesualdo Ferreira. Vital é o único técnico a transitar, continuando responsável pelo treino dos guarda-redes.

É oficial! Carlos Carvalhal vai mesmo suceder a Jesualdo Ferreira no comando técnico da equipa arsenalista, confirmando a notícia avançada por O JOGO na passada semana, assim que foi anunciada a saída do ex-treinador. Num comunicado sucinto, de apenas três linhas, publicado no endereço electrónico do clube, além da confirmação do vínculo dá-se ainda conta de que o acordo será válido por uma temporada.

Ao que O JOGO apurou, na base da pouca informação avançada, está o facto de o líder da SAD, António Salvador, estar ainda em negociações com a restante equipa técnica - Rifa e Miguel Cardoso -, para acerto dos derradeiros detalhes. Do sucesso desta empreitada depende, então, a apresentação durante a tarde de hoje da nova equipa técnica, cenário que da SAD dizem ser possível acontecer. Recorde-se que Carlos Garcia há muito que aceitou o convite que lhe foi formulado, tendo confirmando o seu ingresso no clube mesmo antes de Carlos Carvalhal colocar a sua assinatura no contrato. Neste cenário, o único técnico que transita da anterior equipa técnica é Vital, continuando, assim, a ser o responsável pela preparação dos guarda-redes. Em viagem para o Canadá, Vital será o único a não estar presente hoje na cerimónia de apresentação em que, entre outras coisas, será anunciado o plano de trabalho da próxima temporada.

A única incógnita prende-se, para já, com a situação do outro ex-adjunto de Jesualdo Ferreira, João Cardoso, que poderá ser convidado a trabalhar na equipa B ou acabar mesmo por sair do clube.




Madrid seguro até... ver


Andrés Madrid há muito que despertou interesse tal a qualidade das suas exibições no conjunto arsenalista motivando que, ainda que de forma espaçada no tempo, surjam rumores do interesse dos principais clubes portugueses. Hernan Berman, empresário do jogador, esteve na semana passada em Portugal e garantiu a O JOGO que, "para já, nada indica que vá sair do Braga". Com contrato actualizado esta temporada por mais três épocas, o médio argentino já foi avançado como estando nas cogitações do Benfica e do FC Porto, cenários que o empresário descarta. "Ainda é muito cedo para dizer se vai ficar ou sair. Ele está feliz no Braga, mas atento ao que se passa à sua volta". E continua: "Não está previsto que venha a sair do clube, pois tudo o que se ouve quanto ao interesse de outros clubes não tem passado de rumores". Questionado sobre a razão que o trouxe a Portugal na última semana, o agente não entrou em detalhes, limitando-se a confirmar que falou com o jogador. Recorde-se que Madrid esteve a um passo de abandonar o emblema minhoto na última pré-época, por interesse do Nantes, negócio que acabou por não se verificar, pese embora as condições financeiras que o clube francês oferecia.





Wender continua no Braga


O futuro de Wender, jogador que a meio da época regressou a Braga, por empréstimo do Sporting, depois de ter sido contratado ao clube minhoto no último defeso, vai permanecer na Cidade dos Arcebispos, não estando a nova cedência relacionada com o negócio da transferência de Abel para Alvalade.

O extremo-esquerdo continuará ao serviço dos arsenalistas, novamente emprestado, mas o seu nome não faz parte do processo que permite a Abel ficar em Alvalade, mas sim ao abrigo do acordo estabelecido por... João Alves. É que, para contratar o médio, o Sporting pagou 2,5 milhões de euros por 50 por cento do "passe" e cedeu ainda o direito de preferência pelo empréstimo de um atleta, cláusula que os minhotos fizeram valer para garantir o concurso de Wender na próxima temporada.



Pedro Silva não chegou a acordo

O lateral-direito Pedro Silva, que milita na Académica, não chegou a acordo com a SAD do Braga para se transferir para a Cidade dos Arcebispos. Na base do desencontro está a questão do salário. Entretanto, a sua continuidade na Académica não acontecerá dado que o clube não dispõe de 500 mil euros para pagar ao Palmeiras para poder accionar a cláusula de opção, que havia salvaguardado até 30 de Junho. Recorde-se que Pedro Silva é dono de metade do seu passe e está vinculado ao clube paulista até ao final deste ano.



Leitão temperou viagem e aumentou motivação


Os bracarenses chegaram ontem a Toronto, onde mora a filial nº 1 do clube. Depois de 13 horas de viagem, o cansaço era evidente mas também a motivação para uma jornada de divulgação do clube. Antes, a ligação de Braga a Lisboa incluiu um jantar na Mealhada que deixou todos bem dispostos.

Eram 15h35 locais (20h35, em Portugal) quando a comitiva bracarense aterrou no aeroporto internacional Lester B Pearson, em Toronto, no Canadá. Para trás ficaram cerca de 13 horas de desgaste entre Lisboa e a maior cidade canadiana – cerca de três milhões de habitantes, 300 mil dos quais portugueses -, com escala em Amesterdão (Holanda). Um cansaço evidente, mesmo naqueles que conseguiram dormir durante um e outro voos, mas a verdade é que ninguém, apesar de tudo, reflectiu qualquer sinal de enfado pela digressão. Que, curiosamente, teve o seu primeiro momento diferente na véspera do voo, em Oliveira do Bairro, no decorrer da viagem entre a cidade dos Arcebispos e Lisboa, mais concretamente ao jantar, de cuja ementa o afamado leitão, servido num restaurante de que o ponta-de-lança João Tomás é um dos sócios.

A viagem decorreu de forma tranquila e sem problemas e, pouco depois da chegada a Toronto, os futebolistas dirigiram-se para o hotel e de imediato subiram aos quartos, onde permaneceram durante algum tempo a descansar, descendo apenas para jantar e um posterior (para alguns) curto passeio pelo local, antes do regresso definitivo aos aposentos. É que para hoje de manhã (10h00) está projectado o primeiro ensaio da digressão, no relvado do Lamport Stadium, o recinto onde o Braga vai defrontar o Toronto Supra, amanhã à noite, e o Santa Clara, na noite de domingo.



Retardatários chegam hoje

A necessidade de proceder a algumas alterações entre o lote dos futebolistas anteriormente eleitos para a digressão ao Canadá, por força dos condicionalismos físicos com que alguns futebolistas se apresentaram após o embate de Alvalade – Paulo Jorge e Nem, por exemplo, foram sujeitos a cirurgias... -, provocou o desmembramento da comitiva arsenalista. A dificuldade em arranjar lugar nos voos para os substitutos não foi superada e por isso o Eduardo, Paulo Monteiro, Miguel Oliveira, João Pedro, André e João Cardoso apenas chegam hoje a Toronto – ficaram em Lisboa - para se juntar ao resto da comitiva, assim como o vice-presidente Manuel Costa (responsável pela formação).



Marinelli já está na Argentina

Marinelli regressou anteontem à Argentina. O centrocampista integrou o plantel de Jesualdo Ferreira na reabertura de mercado de Janeiro, com contrato até ao final da época e mais três de opção, mas apenas participou em alguns dos jogos seguintes, uma vez que foi vítima de um demorado processo inflamatório no pé direito, o qual o impediu de dar o seu contributo à equipa. Em virtude da indisponibilidade prolongada do médio sul-americano, os responsáveis arsenalistas optaram por não exercer o direito de opção e Marinelli, entretanto, regressou ao seu país de origem para aí prosseguir a carreira.



Artur Monteiro chefia a comitiva

A comitiva arsenalista é chefiada pelo director-executivo Artur Monteiro, que conta com a colaboração directa de Pedro Pereira, e integra ainda o responsável técnico Rui Águas, para além de João Cardoso e o treinador de guarda-redes Jorge Vital.

Os jogadores são os seguintes: Marco, John Piques, Pedro Costa, Luís Filipe, Wellington, Carlos Fernandes, Madrid, Frechaut, Filipe, Castanheira, Cândido Costa, Matheus, Kim, João Tomás, Pedro Pereira e Diego Costa (estes dois da equipa B).

Álvaro Couto, médico do clube, o fisioterapeuta Francisco Miranda e o massagista Luís Filipe Miranda são os elementos do departamento clínico presentes, enquanto os técnicos de lavandaria Joca e Zé Truques encerram a comitiva.




Barroso na festa minhota

Barroso será hoje um "embaixador" presente. O carismático ex-capitão dos arsenalistas não viajou ontem com o principal grupo da comitiva, mas fê-lo hoje com os outros retardatários. Apesar da penumbra que o absorveu nos dois últimos anos, Barroso não foi esquecido, em especial pelos emigrantes de Toronto oriundos da região minhota, e vai marcar presença no jantar-convívio agendado para hoje à noite, na sede do Arsenal do Minho de Toronto, a filial nº 1 do Braga.

De referir ainda que, na próxima segunda-feira, a comitiva bracarense vai fazer um passeio turístico às cataratas do Niagara.



Paulo Santos provoca frustração

A eventual ausência de Paulo Santos da lista dos eleitos por Scolari para a Alemanha, na sequência dos nomes avançados por um dos outros dois diários desportivos, provocou uma onda de desilusão entre os profissionais arsenalistas da comitiva, que não esconderam a frustração de não ver o companheiro (que ficou em terra por se encontrar entre os pré-convocados) entre os eleitos, na sequência das chamadas a que foi sujeito. A esperança, apesar de tudo, permanece... A este respeito, a ausência de João Tomás, o segundo melhor marcador da Liga portuguesa, com 15 golos, foi também lamentada por alguns dos companheiros de equipa.




John Tiques em casa só volta após as férias

O guarda-redes da equipa B do Braga, John Tiques, é filho de pai açoriano e mãe canadiana, e nasceu em Toronto. Há 19 anos. A sua presença na comitiva significa um regresso antecipado a casa, de onde só voltará a Portugal em Julho, para participar na pré-temporada da próxima época. Jon Tiques, recorde-se, foi contratado no início da época finda ao Beja. À sua espera no aeroporto tinha, claro, a sua mãe.






Abel até 2009 NO SCP

A contratação em definitivo do lateral-direito que tão bem se adaptou ao ambiente de Alvalade está garantida por um vínculo com a duração de três temporadas. Falta apenas assinar o contrato e confirmar a identidade do leão que vai rumar a Braga.

Está concluído o processo de negociação com vista à contratação de Abel. O lateral-direito que, na segunda metade da temporada agora finda, actuou, por empréstimo, de leão ao peito, vai continuar a vestir a camisola verde e branca até 2009 - faltando apenas rubricar o acordo com a Sporting, SAD por três épocas. O acordo com o Braga, emblema que detém os seus direitos desportivos, já existe e falta apenas assinar o contrato para que Abel pertença, em definitivo, ao lote de activos desportivos dos leões. Ao que O JOGO apurou, todos os documentos necessários para o formalizar da transferência já trocaram de mãos, restando apenas a subscrição dos mesmos. Por saber fica ainda a identidade do jogador do Sporting que vai rumar, em definitivo, a Braga, de acordo com os termos do negócio estabelecido em Janeiro, tendo os leões apresentado uma lista de jogadores que caberá agora a Carlos Carvalhal e António Salvador dissecar.

Assim, os leões disponibilizam-se a despender os 750 mil euros constantes do acordo, para manter o concurso de um lateral-direito que "pegou de estaca" no onze de Paulo Bento, sendo presença constante entre os titulares, excepção feita a uma ausência resultante de um castigo federativo.



In O JOGO



==============================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes





Sp. Braga: Carvalhal por uma época


Carlos Carvalhal já é treinador do Sporting Clube de Braga. A administração do emblema minhoto chegou a acordo com o técnico bracarense, que cumpre desta forma o desejo de orientar o emblema do seu coração. Como o Correio do Minho adiantou o vínculo é por uma temporada. A equipa técnica está igualmente constituída e vai englobar Carlos Garcia, Rifa, Miguel Cardoso e Jorge Vital.


Carlos Carvalhal é o novo técnico do Sporting Clube de Braga. O técnico bracarense cumpre assim o desejo antigo de orientar o seu clube do coração. Com a entrada de Carvalhal no emblema minhoto escreve-se uma nova página, com a aposta num técnico nado e criado na cidade dos arcebispos, no clube da capital minhota. O anúncio oficial foi feito pela SAD arsenalista no seu sítio da internet e tal como o Correio do Minho tinha avançado desde a primeira hora o vínculo laboral extende-se até ao final da temporada.
Carlos Carvalhal tem desta forma o seu maior desafio na sua carreira do técnico, sendo mesmo o clube de maior dimensão. Aliciantes não faltam ao técnico bracarense, cujo ponto alto da carreira como técnico principal foi atingido ao serviço do Leixões, com a presença na final da Taça de Portugal, deixando curiosamente pelo caminho o Sporting Clube de Braga, em pleno Estádio 1.º Maio.

Com Carlos Carvalhal seguem para o Estádio Municipal o técnico-adjunto Rifa e o preparador físico Miguel Cardoso, sendo que Carlos Garcia, que deixa o Vizela na II Liga, regressa igualmente a Braga, mas como técnico-adjunto escolhido pela administração bracarense.
A encerrar a equipa técnica 2006/07 está o treinador de guarda-redes Jorge Vital, o único elemento que transita da  corpo técnico anterior.
A apresentação de Carlos Carvalhal, bem como o restante corpo técnico deve-se realizar nas próximas horas e a sua principal missão para por colocar o Sporting Clube de Braga nos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões. Uma fasquia alta e apetecível. Para além disso, o novo timoneiro vai disputar a primeira eliminatória da Taça UEFA, à procura de entrar na fase de grupos da competição.



In Correio do Minho



=================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL