News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/04

Started by Bruno3429, 15 de April de 2018, 08:38

Previous topic - Next topic

Bruno3429

A UMA VITÓRIA DA MELHOR PONTUAÇÃO DE SEMPRE
Este Sp. Braga 2017/18 vai batendo todos os recordes possíveis

De facto em facto, este Sp. Braga 2017/18 vai batendo todos os recordes possíveis e imaginários, correndo até o risco paradoxal de terminar a época como a melhor equipa de sempre da história do clube em números, superando uma série de dados estatísticos, mas sem conseguir um único título. Apesar da questão do campeonato ainda estar em aberto, os arsenalistas já foram eliminados das restantes provas em que participaram.

Certo é que com a vitória de anteontem em Paços de Ferreira, a equipa de Abel Ferreira atingiu os 68 pontos e está a uma simples vitória de igualar a melhor pontuação da história do clube na 1ª Liga que, para todos os efeitos, ainda são os 71 pontos de 2009/10, com Domingos Paciência ao leme e a garantir aí um inédito 2º lugar no campeonato.

Restam quatro jogos para mais este desafio, sendo que os minhotos recebem em casa o Marítimo (já na próxima sexta-feira) e Boavista, e deslocam-se a Belém e a Vila do Conde. Uma vitória e um empate nestes quatro confrontos garantem mais um recorde, depois de esta equipa já deter o feito de melhor ataque de sempre na Liga, agora com 70 golos, 22 deles nas últimas cinco deslocações, o que confere uma média de 4,4 golos por jogo

Registe-se que, na preparação do próximo encontro, Abel Ferreira tem mais duas armas à disposição, em função dos regressos de Bruno Viana e Vukcevic, ambos depois de cumprir castigo.

Autor: António Mendes

Record

JotaCC

O ataque mais eficaz a jogar fora
Equipa de Abel Ferreira chega aos 36 golos em 15 encontros

Poder de fogo ajuda a bater recordes do clube

A goleada (5-1) obtida anteontem, em Paços de Ferreira, no jogo que abriu a 30.ª jornada da Liga possibilitou ao Braga passar a ser o ataque mais concretizador do campeonato, nos encontros disputados fora.
Wilson Eduardo e Paulinho: uma dupla de ataque que tem encantado sobretudo nos desafios fora
A equipa de Abel Ferreira chegou aos 36 golos extramuros, à média de 2,4 golos por jogo, sem paralelo na história do clube e que fica bem acima do que averbou na época passada, em que marcou 14 golos fora, com média inferior a um golo por desafio (0,8).
O Benfica, com 31 golos, é o segundo ataque mais eficaz, seguido pelo F. C. Porto, com 31.
Para além da eficácia na concretização, outro dado relevante é o Braga ter alcançado a quarta goleada fora nos últimos cinco jogos (5-0 em Guimarães, 6-0 no Estoril, 4-1 em Chaves e 5-1 em Paços de Ferreira).
Wilson Eduardo, que anteontem marcou os dois primeiros golos, é um dos mais produtivos da equipa nos jogos fora (cinco tentos), registo igual ao de Ricardo Horta e só superado por Paulinho, que contabiliza seis remates certeiros, nas viagens braguistas.
Envolvido na luta pelo pódio, o Braga tem surpreendido pela sucessão de recordes, como as nove vitórias fora (máximo do clube) e os 70 golos já marcados na Liga, superando os 60 de 2012/13.
Para sexta-feira (20.30 horas), quando receber o Marítimo, no início da 23.ª jornada, o Braga tentará novo recorde, o de vitórias totais na Liga. Para já leva 22, o que iguala 2009/10.
Entretanto, Abel Ferreira concedeu dois dias de folga e agendou para amanhã o regresso aos treinos.

JN

JotaCC

LÍDER A MARCAR FORA
Com os cinco apontados em Paços de Ferreira, os arsenalistas tornaram-se na equipa visitante mais concretizadora do campeonato

Longe do conforto da Pedreira, a artilharia do Braga revela-se ainda mais certeira: em 15 jogos fora de casa, já leva 36 golos marcados. Com os cinco golos ao Paços, a equipa de Abel ultrapassou o Benfica

O Braga é a equipa visitante mais desinibida do campeonato: é o que espelham os 36 golos marcados em 15 partidas disputadas nos recintos dos adversários. Os últimos cinco remates certeiros foram apontados na deslocação a Paços de Ferreira e permitiram aos arsenalistas isolar-se no primeiro lugar das equipas mais concretizadoras fora de casa, passando o Benfica para o segundo lugar. A liderança neste capítulo era partilhada com a equipa encarnada na jornada anterior e acabou por se desfazer nesta ronda. FC Porto e Sporting, com 27 e 24 golos somados fora de casa e que só hoje atuam, como visitantes, seguem logo atrás dos encarnados.
A eficácia do Braga longe da Pedreira, em jogos do campeonato, é tão impressionante como histórica.Não há memória de um registo igual, sendo ainda notável o facto de a equipa ter apontado mais dois golos fora de casa do que na condição de visitada, em igual número de jornadas. À força de surpreendentes goleadas e também de empates ricos em golos, como se verificou contra o Feirense, na jornada anterior, o Braga é a referência entre os visitantes mais letais da prova, depois de uma primeira volta em que esteve longe de disparar a contar em quantidades industriais – o triunfo mais dilatado foi por 3-1 no Bessa, diante do Boavista.
A nova faceta dos bracarenses manifestou-se somente à 23.ª jornada e logo num emocionante dérbi minhoto, com o rival V. Guimarães a ser esmagado em sua casa com um inédito 5-0. Um novo mundo abriu-se para a equipa comandada por Abel Ferreira, de tal forma que, na deslocação seguinte, o Estoril seria fulminado por seis golos sem resposta. Servida a mesma receita ao Chaves, o Braga abrandou em Santa Maria da Feira, com o adversário a empatar a partida já no período dos descontos, mas fez questão de provar, na deslocação ao Estádio Capital do Móvel, que tudo não passou de um percalço. Em casa e fora, o Braga alcançou a fasquia dos 70 golos à 30.ª jornada, o que não se verificava, segundo o "Playmaker", desde 1956/57, tirando Benfica, FC Porto e Sporting.


SERIE
9
Sem perder há nove jogos, o Braga está na melhor série da época. O andamento vitorioso dos minhotos apenas foi interrompido pelo Feirense, com um empate (2-2)


OPÇÕES BRUNO VIANA E VUKCEVIC DE VOLTA

Ausentes na última partida devido a castigos, Bruno Viana e Vukcevic serão opções para Abel Ferreira na receção ao Marítimo, da próxima jornada. O central brasileiro renderá o croata Lukic, que nas últimas duas rondas compensou as ausências alternadas de Raúl Silva e Bruno Viana; já o médio montenegrino corre o risco de ir para o banco em função do bom momento de André Horta e da boa exibição de Danilo em Paços de Ferreira.


Melhor pontuação de sempre à vista
Recorde estabelecido por Domingos em 2009/10 poderá ser igualado no jogo com o Marítimo
Os 71 pontos conquistados pelo Braga em 2009/10, sob o comando de Domingos Paciência, estão à distância de apenas uma vitória nesta temporada e a fasquia poderá ser alcançada já na próxima jornada. Superar a marca do vicecampeão nacional de há oito anos foi um dos desafios lançados por Abel Ferreira ao grupo e o objetivo foi ganhando contornos bem definidos, sendo difícil imaginar que a equipa não consiga pontuar nas quatro rondas que restam do campeonato, diante de Marítimo (casa), Belenenses (fora), Boavista (casa) e Rio Ave (fora).Consumado o triunfo em Paços de Ferreira, de forma categórica, o Braga soma agora 68 pontos, tendo superado, à 28.ª jornada, a segunda melhor pontuação da história do clube (62), fixada em 2011/12, com Leonardo Jardim no comando técnico.Semelhante marca foi pulverizada com uma vitória sobre o Sporting (1-0), numa altura em que está escaldante a luta pelo terceiro lugar e as relações entre os dois clubes estão mais do que extremadas. O Braga chegou a denunciar atrasos no pagamento do argentino Battaglia e, mais recentemente, queixou-se de que os árbitros têm dois pesos e duas medidas em jogos dos minhotos e do Sporting.

O JOGO

JotaCC

"É possível acabar no segundo lugar"
MOTIVAÇÃO Alan lembrou que há jogos complicados entre os três primeiros e que o Braga, "correndo por fora, caladinho", pode surpreender os grandes

"Se o Braga terminar em terceiro lugar será fantástico, se ficar na quarta posição será normal"
Alan Diretor de relações externas do Braga


Na apresentação do prato oficial da Cidade Europeia do Desporto, o diretor de relações externas do Braga mostrou-se confiante numa reta final de sonho da equipa liderada por Abel Ferreira

Coma supervisão dochef Vinagre, cozinheiro do Braga, Alan ajudou ontem, no jardim da Livraria Centenária, a confecionar o prato oficial da Cidade Europeia do Desporto. No evento que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da autarquia local, e de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas e autora do livro "Comer bem éomelhorre médio ", o ex-jogador eagorad ire tor de relações externas do Braga, participou na preparação da sopa de legumes (com batata-doce), do arroz caldoso de frango e da salada de fruta com mel e erva-doce. Consciente de que"aalimentaçãoémuito import antepara qualquer pessoa e, claro, também para um desportista, porqueé aba sedas energia seda boa disposição", Alan não escondeu a honra de cozinhar ao lado do amigo chef Vinagre e, com um sorriso de boa disposição, concordou que o Braga de Abel Ferreira está "muito bem alimentado". "Está a fazer um campeonato muito bom, está a disputar o terceiro lugar com o Sporting e espero que haja luta até ao final. Se terminar em terceiro lugar será fantástico, se ficar em quarto será normal. Somos o quarto grande e vamos lutar até ao final", prometeu. O dirigente arsenalista, que fez 347 jogos e 55 golos ao serviço do clube enquanto jogador, entende que "é possível terminar em segundo" e é normal toda a gente sonhar com posições de topo. "Eu até sonhava com um Braga já campeão. Estivemos muito perto, mas essa oportunidade escapou na última jornada. Não é fácil chegar ao segundo lugar, mas temos acima de tudo de ganhar os jogos que faltam", ou seja vencer Marítimo, Belenenses, Boavista e Rio Ave. "Há jogos complicados entre os três primeiros, e nós temos de ir correndo por fora, caladinhos. A receita é deixar as outras equipas lutarem entre elas e fazermos o nosso papel, que é ganhar sempre", aconselhou o ex-jogador que "comia muito peito de frango e peixinho" e faz muitos grelhados para "manter a forma e ajudar a ter saúde".


Ricardo Rio louva boa saúde do Braga

Ricardo Rio presidiu ao evento que "assinala as várias dimensões da Cidade Europeia do Desporto", porque, explicou o autarca, "o desporto não se faz só dentro das quatro linhas, é também discutido, pensado e, neste caso, cozinhado". O presidente da Câmara de Braga lembrou que "a boa prática desportiva requer uma alimentação rigorosa e saudável" e, aproveitando o contexto, concordou que a equipa orientada por Abel Ferreira também está de "boa saúde". O autarca constatou que "ao primeiro lugar não chegará", mas considera "possível" terminar o campeonato na segunda posição ."É preciso ganhar cada um dos jogos que faltam e esperar que os adversários diretos não sejam bem sucedidos", sublinhou, concluindo com mais um elogio à equipa ar sena lista :"Pese o percalço em Santa Maria da Feira, está a fazer muito bem a sua missão e a marcar muitos golos, o que é muito agradável para quem apoia a equipa."


Miguel Pedro
Passe de Letra


As decisões do VAR contra uma equipa de homens sérios

A verdade é que a introdução do VAR serviu (e serve) para diminuir o âmbito da subjetividade

1 Na conferência de Imprensa da passada quinta-feira, Abel Ferreira, ao ser confrontado com a posição oficial do seu clube sobre as recentes decisões do VAR (golos anulados contra o Sporting e o Feirense), disse que não se trata de opiniões, mas sim de FACTOS. Esta afirmação é muito interessante, pois utiliza como argumento para a crítica da arbitragem os dados empíricos, ou seja, mantêm a questão no âmbito da racionalidade objetiva (dos factos) e não da mera opinião, na subjetividade. Trata-se, quase, de um regresso ao conceito kantiano de "crítica": para Kant, o conceito de crítica surge como uma análise profundamente racional, detalhada, objetiva e científica da realidade sobre a qual se debruça. Ora, nós hoje utilizamos, na linguagem comum, a noção de crítica quase como equiparada à de "opinião", e afastamo-nos da noção que Kant tinha quando, para analisar a forma como conhecemos a realidade, escreveu a "Crítica da Razão Pura". Recaindo para o futebol, a verdade é que a introdução do VAR serviu (e serve) para diminuir o âmbito da subjetividade na análise dos lances do jogo pelo árbitro. Ao socorrer-se da tecnologia vídeo, o árbitro pode analisar melhor o lance e cingir-se aos dados empíricos, aos factos, pois pode ver e rever o lance até ter todos os dados que lhe permitam julgar. A ideia do VAR é substituir a dúvida pela certeza. Por isso é que Abel Ferreira, que viu (como nós vimos) os lances dos golos anulados, afirmou que o prejuízo da equipa bracarense não advém de uma opinião pessoal dele: são FACTOS, todos os podemos ver e rever. E se no lance do jogo contra o Sporting os dados empíricos transmitidos pelo vídeo pudessem ser, para alguns, confusos, já no golo anulado em Santa Maria da Feira a certeza imperou: ninguém (jornais, televisões, comentadores...) questionou sequer que o golo foi mal anulado, questionando, isso sim, o que terá passado pela cabeça do VAR para, face aos dados empíricos que todos vimos, ter transmitido ao árbitro Capela a sua certeza de que o golo tinha sido precedido de fora de jogo, ao ponto de este nem sequer ter ido confirmar, com os seus próprios olhos, se tinha ou não existido algum fora de jogo. Muito, mas muito estranho mesmo....

2 Em Paços de Ferreira, o Braga deu mais uma vez a imagem do seu valor, que faz com que seja considerada a equipa que melhor futebol pratica neste final de temporada. A entrada fortíssima no jogo (aos 20 minutos, contavam-se 16 ataques e cinco oportunidades de golo) revela a maturidade emocional da equipa, a sua certeza tática, a perfeita articulação dos diversos componentes, enfim, uma orquestra totalmente afinada e com grande empenho performativo. Dá gosto ver futebol assim. E Abel revelou, no final, o segredo: uma sincera solidariedade entre todos os elementos (jogadores, técnicos, e outros), própria dos homens sérios. Venha o próximo.

O JOGO

JotaCC

O fator Wilson Eduardo que o Braga teve pouco

Mais uma grande exibição do Sp. Braga, mais uma grande exibição de Wilson Eduardo, ontem em Paços de Ferreira. Tivesse Abel Ferreira o avançado disponível durante toda a temporada, e o percurso dos guerreiros na Liga teria sido ainda melhor. Em vez de lutarem pelo último lugar do pódio, os bracarenses estariam, talvez, a discutir o primeiro. Mas não foi possível... nem para o Sp. Braga nem para Wilson, que vai ver o Mundial por um canudo.

RECORD

JotaCC

JUNIORES
VITÓRIA MUITO SUADA
O Braga arrancou uma vitória, por 3-2, perante o Leixões, numa partida em que os minhotos estiveram sempre na frente do marcador, mas com o adversário a estar perto do empate na segunda parte.

O JOGO

Bruno3429

ATAQUE MAIS PRODUTIVO DE SEMPRE
Redação

Abel Ferreira montou uma autêntica máquina demolidora. Os guerreiros não se cansam de marcar e frente ao P. Ferreira aplicaram a sexta goleada da época, refere A BOLA.

Com mais uma mão cheia de golos, os arsenalistas chegaram à impressionante marca de 70 (!) tiros certeiros, só na Liga, sendo o terceiro melhor ataque do Campeonato, com mais 15 golos do que o Sporting e somente a dois e cinco do FC Porto e Benfica, respetivamente.

Há ainda mais quatro jogos para aumentar distâncias e poder assim alcançar um registo que deverá ser difícil de ultrapassar nos próximos tempos. Note-se que no total os guerreiros já apontaram 97 (!) golos: 70 na Liga, 18 na Liga Europa, 6 na Taça da Liga e 3 na Taça de Portugal. A centena será certamente alcançada.