News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/04

Started by Bruno3429, 07 de April de 2018, 10:47

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Abel Ferreira: "Estamos bem preparados para os cenários do Feirense"
Carlos Costinha Sousa

Abel Ferreira aponta à vitória num campo difícil, perante um adversário que tem criado dificuldades aos grandes. O SC Braga joga em Santa Maria da Feira a partir das 18.15 horas.

Abel Ferreira não desarma quanto aos objectivos do Sporting Clube de Braga para a presente temporada e volta a frisar que os Guerreiros do Minho estão a apontar, como fazem desde o início da temporada, a um dos quatro primeiros lugares da classificação da I Liga.
Mas o técnico não deixa de apontar também que a meta dos bracarenses é a garantir a vitória em todos os jogos que disputarem. E perante o Feirense, apesar de estarem à espera de muitas dificuldades, os Guerreiros do Minho voltam a apontar ao triunfo: acredito que vai ser um jogo em que o adversário vai querer ganhar mais do que nunca. Pudemos constatar as dificuldades que os grandes tiveram no seu reduto. Estamos preparados para todos os cenários, mas sobretudo esperamos um Feirense que quer vencer o jogo. Vai ser uma equipa humilde e agressiva, como tem sido até aqui, e teremos de ter a mesma vontade de ganhar, a mesma humildade, e respeitar muito o Feirense. Temos de jogar do primeiro ao último segundo para vencer, começou por referir Abel Ferreira, que neste jogo não vai poder contar com Raul Silva, o marcador do golo da vitória sobre o Sporting, que se encontra indisponível por lesão.

E face à ausência do defesa central brasileiro, o treinador confirmou mesmo a estreia de Lukic na titularidade, fazendo par com Bruno Viana no centro da defesa bracarense. Vai jogar o Lukic. Claro que o contexto de II Liga [Lukic foi titular nos últimos dois jogos do SC Braga B] é muito diferente. O Raul não vai jogar, o Rosic está impossibilitado por uma lesão no pé e quem vai jogar é o Lukic. Vai estar ao nível de todos os outros, seguramente, considerou o técnico arsenalista.

Questionado sobre se a luta entre os chamados três grandes, pelo título, é benéfica para o SC Braga poder olhar para o terceira lugar, ou mesmo para o título, Abel Ferreira é claro ao declarar que o maior interesse da equipa é continuar focada no que nos trouxe até aqui. Os objectivos são claros. O mais importante é o jogo de amanhã [hoje], essa é a nossa missão, entusiasmando os nossos adeptos, e tendo a certeza que eles vão lá estar em força para nos apoiarem. E técnico reforçou essa ideia: vamos pôr os pés bem assentes no chão. A realidade diz-nos que estamos em quarto lugar e a nossa maior realidade é, neste momento, o jogo com o Feirense. As batalhas vão ser duras, vai ser cada vez mais difícil ganhar estes jogos. Sabemos que o trabalho é duro e vamos querer assumir a responsabilidade de ganhar. Os objectivos foram muito claros no início, que iríamos lutar pelos quatro primeiros. Esta é a realidade. Clássicos? Não controlo. O que controlamos é o jogo de amanhã [hoje], onde têm de estar as nossas energias. Está criado um cenário de grande dificuldade. O que interessa mesmo é o jogo de amanhã, porque queremos continuar a ser consistentes, finalizou o treinador.

Correio do Minho

Bruno3429

Feirense-Sp. Braga: antevisão
Braga embalado, Feirense derrapante: quem aguenta o choque?
Sérgio Pires

MOMENTO:

FEIRENSE


Penúltimo lugar, 23 pontos, dois abaixo da linha de água, esbracejando para se manter à tona na Liga. Nas últimas nove jornadas o Feirense perdeu em oito e está manifestamente aflito. A única vitória foi na penúltima receção no Estádio Marcolino de Castro e por números expressivos: na jornada 25 os fogaceiros derrotaram o Boavista por 3-0. Desta vez, vencer, ou pelo menos, pontuar é fundamental para que a equipa de Nuno Manta ganhe algum fôlego na luta pela manutenção.

SP. BRAGA

A vitória sobre o Sporting deixou os minhotos a apenas um ponto do terceiro lugar dos leões e a «apenas» sete da liderança. A equipa de Abel Ferreira venceu os últimos sete jogos na Liga e nesse período tem uma média de três golos por jogo, como foi sublinhado pelo treinador adversário Nuno Manta. O Braga surge portanto embalado para um embate contra um adversário que tem derrapado. O bom momento bracarense na corrida por algo mais do que o 4.º lugar, já garantido na jornada anterior, pode esbarrar, contudo, na casa de um aflito na luta pela manutenção.

AUSENTES:

Feirense: Barge e Tiago Gomes, lesionados.

Sp. Braga: Rosic, Raúl Silva e Ricardo Ferreira e Fransérgio, lesionados.

DISCURSO DIRETO:

Nuno Manta (Feirense): «Será um jogo extremamente difícil para o Feirense. O Sp. Braga vem de uma série de sete vitórias consecutivas, com 21 golos marcados e apenas um sofrido. Isso mostra a força do nosso adversário. Mas o jogo também vai ser extremamente difícil para eles. Vamos jogar em nossa casa e sabemos das nossas responsabilidades. Fazer pontos é importante. O Sp. Braga tem os seus princípios de jogo com uma excelente equipa e um bom treinador. É uma equipa bastante agressiva. No entanto, o Feirense trabalha para mudar o seu rumo e está focado e equilibrado emocionalmente para conquistar pontos. Durante o jogo veremos se a nossa estratégia, que esteve a ser trabalhada durante toda a semana, será a indicada para contrariar o nosso adversário.»

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Vamos pôr os pés bem assentes na terra: a realidade diz-nos que o Braga está no quarto lugar e a maior realidade é o jogo de amanhã. Os objetivos foram sempre claros desde início e não os vou alterar agora. O que eu controlo é o jogo de amanhã, todas as nossas energias têm de ser no jogo de amanhã. Sabemos como é que o Benfica lá ganhou, se o Tiago Silva não fosse expulso íamos ver como iria acabar. Ganhou com dois golos em transição. Acredito que vai ser um jogo onde o nosso adversário vai querer ganhar mais do que nunca. Podemos constatar as dificuldades que os grandes tiveram, estamos preparados para dois cenários: para um Feirense que nos possa convidar para depois pressionar, ou para nos pressionar na primeira fase.»

REGISTO HISTÓRICO: A última vez que o Feirense venceu o Sp. Braga foi em abril de 1990, há precisamente 28 anos. No total de embates entre as duas equipas, os minhotos venceram 15 e perderam apenas três frente ao clube de Santa Maria da Feira, tendo empatado apenas uma vez. Em termos históricos, a balança pende, portanto, claramente para os minhotos, que na primeira volta venceram por 3-1 na Pedreira.

Maisfutebol

JotaCC

Sem Raúl Silva e com "pés bem assentes na terra..."

BRAGA Autor do remate que bateu o Sporting na última ronda da liga, o defesa-goleador Raúl Silva está lesionado e não jogará, hoje, na Feira, onde a equipa minhota procurará a oitava vitória seguida, na perseguição ao pódio – o Sporting, terceiro, está a um ponto – e até de uma façanha maior. O treinador Abel Ferreira põe água na fervura...
"Temos de pôr os pés bem assentes no chão", responde o técnico do Braga, quando lhe perguntam se o título (F. C. Porto e Benfica estão a seis e sete unidades, respetivamente) ainda é possível nas seis jornadas em falta, nas quais há dois clássicos e forçosamente pontos a perder pelos "grandes".
"O objetivo sempre foi ficar entre os quatro primeiros. O Braga está em quarto e tem de se manter focado. A realidade maior é o próximo jogo. O que controlamos é o jogo com o Feirense. Sabemos, por exemplo, o que o Benfica passou na Feira: marcou dois golos em transição e nunca havemos de saber o que se passaria se o Tiago Silva não tivesse sido expulso.
Esperamos um cenário de grande dificuldade", afirma Abel, que, à falta de Raul Silva, anuncia a estreia de Lukic para completar a dupla de centrais com Bruno Viana.

JN

JotaCC

"VAMOS PÔR OS PÉS BEM ASSENTES NA TERRA"
Por mais agradáveis que sejam os cenários, Abel Ferreira não se distrai do quebra-cabeças que o Feirense tem sido para os mais fortes do campeonato. Nem que lhe falem de lutar pelo título

"Nós sabemos como é que o Benfica lá ganhou. Se o Tiago Silva não tivesse sido expulso, íamos ver o que é que aquilo ia dar"
Abel Ferreira

Treinador do Braga

Do quarto ao penúltimo lugar, não há risco de vertigem, assegura o treinador de um plantel que nunca se deslumbrou e, garante, só tem olhos para o Feirense e vontade de continuar a ganhar

O único dos emblemas do topo da tabela que joga sem a pressão asfixiante de ser campeão – apesar da série de sete vitórias consecutivas, seis das quais na Liga – dispensa que o coloquem nessas contas. Com a Europa garantida pelo quarto lugar, a um ponto do terceiro e a sete do primeiro, Abel Ferreira corta a conversa, quando confrontado com conjeturas, por mais que a matemática do campeonato as torne agradáveis. A do título é uma delas. "Vamos pôr os pés bem assentes no chão e falar da realidade: o Braga está em quarto lugar. Essa é a nossa realidade." Em detalhe, tudo se resume ao jogo com o Feirense, precisou. "É o que conta", insistiu. "Os objetivos foram muito claros, no início, e não vou alterar agora o que disse então: o Braga vai lutar pelos quatro primeiros lugares. Neste momento está em quarto. Ponto." Se quiser colar-se o Braga aos ditos grandes, então que seja no contexto das "dificuldades" que o Feirense lhes colocou; o Sporting venceu (2-3) com um golo aos 98 minutos e o FC Porto por 1-2. Quanto ao líder, "nós sabemos como é que o Benfica lá ganhou", atirou Abel Ferreira: "Se o Tiago Silva não tivesse sido expulso, íamos ver o que aquilo ia dar. O Benfica fez dois golos em transição ao Feirense, o que dá indicadores seguros de que estará montado um cenário de grande dificuldade para nós", avisou, já depois de ter apelado ao "grande espírito de equipa, de entreajuda", à "agressividade competitiva", predicados que não são exclusivos da Pedreira. Embora penúltimo, o Feirense também os conhece e o Braga terá de "igualar esses valores" para "do primeiro ao último segundo, jogar para ganhar o jogo". A receita não é nova, lembrou quem quer apenas "continuar como até aqui". As circunstâncias mudaram, para melhor, mas não o Braga: "As mesmas pessoas que nos elogiam agora foram aquelas para quem o campeonato estava acabado, após o Marselha... Fui coerente e continuarei a ser, aconteça o que acontecer." "Um dos nossos segredos tem sido o equilíbrio. O próximo jogo vai começar do zero. A cada jogo, é preciso refocar nas nossas missões, estar alerta, concentrado, respeitar muito o adversário e continuar o que temos vindo a fazer." Quanto ao resto, "em maio, fazemos as contas", prometeu. Até lá, nem a certeza de que os rivais do topo perderão pontos a jogar entre eles retira Abel Ferreira da obstinada concentração no Feirense: "Isso eu não controlo. O que controlamos é o jogo, é aí que têm de estar todas as energias."


CONFIRMADA A ESTREIA DE LUKIC
Central croata, 24 anos, contratado em janeiro é a alternativa a Raúl Silva, que se lesionou com o Sporting e não recuperou
Lukic vai estrear-se? "Vai, vai." Abel não guardou segredo da alteração no eixo da defesa do Braga a que a lesão de Raúl Silva obrigará no jogo com o Feirense. Contratado no mercado de inverno, o central croata, que já esteve no banco frente ao Sporting – e na iminência de substituir Raúl Silva quando este se lesionou, a 20 minutos do fim –, tem lugar no onze, ao lado de Bruno Viana. Até agora, o reforço que trocou o Osijek pela Pedreira por quatro anos apenas jogou na equipa B, num "contexto competitivo de uma especificidade muito grande", reconheceu o treinador que, privado de Raúl Silva e de Rosic, ainda a recuperar de um problema num pé, ficou apenas com Lukic disponível, e sem receio: "Vai jogar e seguramente estar ao nível de todos os outros, porque tem sido essa a nossa filosofia: todos são importantes."


SACRIFÍCIO DE RAÚL NÃO FOI ESQUECIDO

Ainda antes de confirmar a presença de Lukic no onze para o Feirense, o treinador do Braga fez do anúncio da indisponibilidade de Raúl Silva um elogio ao defesa que marcou ao Sporting, a jogar os 20 minutos finais queixoso de um adutor. "O carácter, a personalidade, a postura deste jogador ficaram bem vincados no último jogo, indo aos seus limites, e foi recompensado pela felicidadede fazer o segundo golo; já tínhamos feito um, mas não tinha contado. Foi recompensado por essa superação, por esse espírito de sacrifício". "Infelizmente para nós, não vai estar presente", rematou.

O JOGO

JotaCC

BOMBA DE RYLLER DÁ JUSTIÇA

Míssil do médio derrota um Cova da Piedade que até desperdiçou um penálti na 1.ª parte

A defesa de Tiago Pereira ao penálti (mal) batido por Dieguinho, logo aos 25 minutos, catapultou o Sp. Braga B para uma exibição de intensa vocação ofensiva, com oportunidades para todos os gostos e feitios, mas que tardou em acertar na finalização. Tudo isto até surgir um pontapé fulminante de Ryller que, já nos descontos, fez o 1-0 com que soou o último apito e deu justiça a um resultado que ditou o regresso dos bracarenses aos triunfos após quatro jogos em branco.
A partir dessa primeira e única oportunidade clara do Cova da Piedade, o Sp. Braga B – que antes já tinha ameaçado num cabeceamento de Trincão – poderia ter descido aos balneários em vantagem depois de muito ter feito por isso. Daniel Almeida salvou, por duas vezes, o golo que parecia certo (36' e 41') e pelo meio foi Pedro Alves a defender por instinto um remate forte de Crespo. Perante um Cova da Piedade preso de movimentos a meiocampo, o Sp. Braga B partiu para uma segunda parte não muito diferente do que exibira nos 45 minutos iniciais. Jonata começou por cabecear uma bola ao poste logo no recomeço, Sílvio por pouco marcava após boa iniciativa individual (63') e Dinis (81') também esteve a centímetros de dar vantagem aos arsenalistas. O Sp. Braga B fez tudo o que lhe podia ser exigido nesta 'final' pela permanência, mas a ineficácia quase atraiçoava os homens de Wender.
A 'bomba' de Ryller chegou tarde, mas teve força suficiente para derrubar a muralha defensiva do Cova da Piedade, que reclamou uma falta dos bracarenses antes do golo. "O Sp. Braga B teve as suas oportunidades, mas o golo é precedido de falta. Mais uma vez, fomos empurrados pelas equipas de arbitragem desta forma. Já chega, para nós e para os outros", queixou-se Ricardo Guerra, adjunto de Bruno Ribeiro .

RECORD

JotaCC

Ryller fora de horas faz Braga B respirar
Assédio bracarense surtiu efeito no derradeiro minuto dos descontos com um remate forte do reforço de inverno que valeu três pontos

"Acreditámos até ao último segundo, fomos guerreiros"
Wender Said
Treinador do Braga B

"Golo é precedido de falta, tornou-se habitual sermos empurrados"
Ricardo Guerra
Treinador adjunto do C. Piedade


À bomba, quando decorria o último dos três minutos de compensação. Foi desta forma que o Braga B regressou aos triunfos, com um grito de revolta fora de horas do reforço de inverno Ryller a fazer o que mais ninguém tinha conseguido até então: abrir o ativo num jogo em que o hino ao desperdício foi a imagem de marca. No final, o triunfo arsenalista mereceu críticas do adjunto dos piedenses, que reclama uma falta no lance do golo.
Mais tranquilo na tabela, mas ainda sem estar a salvo, até pertenceu ao Cova da Piedade o primeiro lance de perigo. Dieguinho foi displicente na marca dos onze metros e permitiu a defesa a Tiago Pereira numa grande penalidade muito amorfa. Seguiu-se a resposta do Braga B, com os pupilos de Wender Said a ameaçar várias vezes a baliza de Pedro Alves. O guarda-redes do conjunto de Almada susteve por instinto um remate à queima-roupa de Crespo e quando não foi Pedro Alves a resolver esteve lá o central Daniel Almeida, que no espaço de cinco minutos fez dois cortes fulcrais a evitar que Trincão e Pedro Amador abrissem o ativo.
Na segunda metade assistiu-se a mais do mesmo, o Braga foi sempre mais perspicaz perante um Cova da Piedade pouco acutilante e, quando estavam cumpridos 57', o atacante Jonata cabeceou ao poste na sequência de um canto cobrado por Ryller.
Domínio absoluto dos bracarenses perante um Cova da Piedade praticamente inexistente, mas tamanho assédio parecia condenado ao segundo empate consecutivo. Até que já fora de horas a tal bomba de Ryller fez os arsenalistas respirar. À condição, o Braga B salta para fora da linha de água.

O JOGO

JotaCC

"Segredo é o equilíbrio"
Abel Ferreira rejeita deslumbramento pelo momento da equipa e mantém foco na Feira

"SABEMOS COMO O BENFICA LÁ GANHOU, COM DOIS GOLOS EM TRANSIÇÕES, E SE O TIAGO SILVA NÃO TIVESSE SIDO EXPULSO..."

Abel Ferreira não teme um eventual deslumbramento dos seus jogadores pelo atual momento do Sp. Braga, que vai em sete vitórias consecutivas.
"As mesmas pessoas que nos elogiam agora foram as que nos puseram fora no jogo com o Marselha, que o nosso campeonato já tinha acabado", começou por lembrar o treinador, deixando bem clara a sua ideia: "Um dos nossos segredos tem sido o equilíbrio. O jogo começa do zero, é preciso focar nas nossas missões, respeitar muito o adversário, que é uma característica nossa. Temos de ter um grande espírito de equipa e continuar a demonstrar a nossa qualidade. Em maio fazemos as contas com aquilo que conseguimos até ao fim."
Mas será que Abel Ferreira acredita no título? "Vamos pôr os pés bem assentes no chão", ditou de pronto o técnico, esclarecendo: "A realidade diz-nos que estamos em 4º lugar e temos jogo com o Feirense. As batalhas vão ser duras, vai ser cada vez mais difícil ganhar estes jogos. Sabemos que o trabalho é duro e vamos querer assumir a responsabilidade de ganhar, mas os objetivos são muito claros desde o início da época." O técnico voltou a falar, enfim, da luta pelos "primeiros quatro lugares", deixando tudo pelo que a sua equipa "consegue controlar" e aí entra o jogo de hoje. "Sabemos como é que o Benfica lá ganhou, com dois golos em transições, e se o Tiago Silva não tivesse sido expulso... Está criado um cenário de grande dificuldade. O que interessa mesmo é este jogo, porque queremos continuar a ser consistentes", avisou o treinador, concluindo: "Vamos continuar focados no que nos trouxe até aqui. Acredito que vai ser um jogo em que o adversário vai querer ganhar mais do que nunca. Pudemos constatar as dificuldades que os grandes tiveram no seu reduto e isso serve de aviso."


Sem Raúl Silva, Lukic estreia-se

Lukic vai jogar no lugar do lesionado Raúl Silva. Foi o próprio Abel Ferreira quem deu a notícia, confirmando a estreia do central croata. "Vai estar ao nível de todos os outros, seguramente", disse o treinador, que fez questão de deixar um grande elogio a Raúl Silva: "Não vai poder estar presente, mas quero dizer-vos que o seu caráter, a sua personalidade e postura ficaram bem vincadas no último jogo e foi recompensado por marcar o segundo golo do Sp. Braga, pois já tínhamos feito um que não valeu..."

RECORD

JotaCC

#7
QUEM PÁRA OS ARSENALISTAS?

O Sp. Braga está numa série impressionante de sete vitórias consecutivas na Liga e procura chegar ao pódio. Já o Feirense procura desesperadamente por pontos para fugir ao lugar de despromoção que ocupa. Pontos são necessários para ambas as equipas.


"PÉS BEM ASSENTES NO CHÃO"

■ "Título? Vamos pôr os pés bem assentes no chão", disse ontem Abel Ferreira quando questionado sobre a intromissão do Sp. Braga na luta pelo campeonato. Para o jogo de hoje (18h15, Sport TV 1) com o Feirense, o treinador dos arsenalistas reconhece que vão enfrentar um adversário complicado. "Os grandes tiveram muitas dificuldades no estádio do Feirense", admitiu o técnico.


SP. BRAGA B VENCE

O Sp. Braga B venceu ontem por 1-0 o Cova da Piedade em jogo antecipado da 32.ª jornada da II Liga. Os arsenalistas ocupam o 16.º lugar, enquanto o Cova da Piedade está no 15.º posto.

CM

Bruno3429

10 curiosidades sobre o Feirense x SC Braga
FEIRENSE EM BAIXA, SC BRAGA EM ALTA
Análise estatística por Vasco Sousa

Depois da vitória frente ao Sporting, o SC Braga desloca-se a Santa Maria da Feira para defrontar o aflito Feirense. Fique a par das principais curiosidades do encontro.

Feirense e SC Braga defrontam-se pela 20.ª vez, com clara vantagem dos bracarenses, que somam 15 vitórias, contra apenas três triunfos da equipa de Santa Maria da Feira.

A jogar em casa, o Feirense equilibra mais os confrontos frente ao SC Braga, mas ainda assim continua a apresentar um histórico negativo: três vitórias para o Feirense, cinco para o SC Braga.

Na principal Liga do futebol português, o SC Braga venceu oito dos nove jogos disputados frente ao Feirense. A única vitória do Feirense sobre a equipa minhota na Liga Portuguesa foi em 1990 (3x1).

O SC Braga ganhou os seis últimos jogos frente ao Feirense. O último triunfo dos fogaceiros frente aos bracarenses foi precisamente o já referido jogo de 1990.

O Feirense soma três derrotas consecutivas, somando oito derrotas nos nove últimos jogos.

O Feirense perdeu três dos quatro últimos jogos em casa.

O SC Braga atravessa um excelente momento de forma: sete vitórias consecutivas.

Nos sete últimos jogos, o SC Braga só sofreu um golo.

O SC Braga venceu os três últimos jogos fora de portas, tendo apontado um total de 15 golos nesses encontros.

A equipa bracarense já marcou 29 golos fora de casa neste campeonato: é, a par do Benfica, o melhor registo atacante da prova como visitante.

Zerozero