News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 31/03

Started by Bruno3429, 31 de March de 2018, 08:39

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Abel Ferreira: "Encurtar distâncias para o nosso adversário"
Carlos Costinha Sousa

Abel Ferreira demonstra a ambição do SC Braga em chegar ao terceiro lugar do campeonato, apontando à vitória na recepção ao Sporting.

É uma oportunidade. Um desafio para nós porque a nossa caminhada até aqui tem sido exactamente isso: um desafio, uma oportunidade de crescer individual e colectivamente. Mais uma oportunidade de encurtar distâncias para o nosso adversário. Esta foi a antevisão de Abel Ferreira à partida de hoje, a recepção ao Sporting da 28.ª jornada da I Liga.

Os bracarenses apontam neste momento ao terceiro lugar como meta para a actual temporada e não querem deixar passar em claro esta oportunidade, como o próprio treinador assumiu, de encurtar distâncias para o adversário que ocupa, neste momento, esse lugar. Temos que olhar para cima. Temos traçado um caminho ambicioso e duro. Temos aqui uma oportunidade para encurtar distâncias para o nosso adversário, mas vamos continuar focados no que tem a ver com as nossas tarefas. Acredito que vão estar duas grandes equipas, com grandes intérpretes. Acredito que vamos ter os nossos adeptos a apoiar-nos para vencer, referiu o treinador arsenalista, acrescentando que a equipa quer mostrar a nossa valia colectiva perante um adversário com grande qualidade.

As semanas que antecederam este duelo foram de polémica, fora das quatro linhas, mas questionado sobre se as acções realizadas incomodaram o plantel, Abel é claro ao afastar do centro da polémica, o trabalho que a equipa faz a título desportivo: a minha competição é dentro das quatro linhas. Aqui não quero ganhar, nem competir com ninguém. A minha função é clara, a do presidente também. Tem obra feita, mais do que ninguém fez muito por este clube e ele, mais do que ninguém, é ambicioso, passa a exigência, o rigor e defende o clube. A minha missão é de âmbito desportivo. É valorizar os meus jogadores, o espectáculo e a grande instituição que represento.

E o técnico é claro ao apontar o objectivo que o SC Braga tem neste momento, o terceiro lugar: é melhor ficar em terceiro do que em quarto. Os nossos objectivo foram muito claros e traçados desde o início: lutar pelos primeiros quatro lugares. E estamos a lutar por eles. Queremos, com menos recursos, fazer mais. O que nos obriga a estarmos mais alerta, mais focados nas nossas tarefas. Querer fazer sempre o melhor. Estamos a trilhar esse caminho de consistência, rigor e exigência e que nos tem levado a bom porto. Temos feito uma boa campanha nesta competição, os jogadores sabem o que têm que fazer. Sentem que são parte deste projecto, sentem que têm apoio dentro e fora das quatro linhas.

Para este duelo, e uma vez que Jefferson, que está emprestado pelo Sporting, não poder jogar, Abel Ferreira assumiu que o lateral esquerdo vai ser Sequeira, que regressa assim à titularidade. E o treinador reforçou também a ideia de que a equipa está motivada para conseguir o seu objectivo. A nossa equipa tem mostrado motivação ao longo dos jogos. O objectivo é o mesmo do último jogo e seja contra que adversário for. É mais um jogo no qual queremos dar sequência aos bons desempenhos.

Correio do Minho

Bruno3429

Liderança e pódio entre Pedreira de emoções
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

O ditado costuma não ser muito simpático para aqueles que voltam aos lugares onde foram mais felizes. O futebol, contudo, vive numa realidade diferente e, por isso, o Sporting volta de bom agrado a um estádio que já foi palco de um título leonino esta época. Na Pedreira, o contexto é agora diferente, mas a importância é praticamente a mesma...

A cinco pontos da liderança, a equipa de Jorge Jesus não tem grande margem de erro, se quiser ainda conquistar o título nacional. Para além disso, uma derrota no Minho coloca a turma leonina com um ponto de vantagem diante do rival Braga, que vem de uma das melhores séries da sua história. Quem cede?

Duelo atacante, defesas de prevenção

Frente a frente, estarão duas equipas que, juntas, já fizeram o gosto ao pé por 115 ocasiões, sendo que o Braga, nesse capítulo, está à frente da equipa de Jorge Jesus, sempre habituado a figurar no topo dos melhores ataques da Liga NOS. Por isso, espera-se duelo bem atacante e criativo na Pedreira, com as duas equipas, cada uma ao seu estilo, à procura do golo.

Nesse sentido, as duas equipas têm, ao mesmo tempo, de ser consistentes no processo defensivo. O Sporting tem sido imperial na sua casa, criando uma autêntica fortaleza. Fora de Alvalade, há mais dificuldades, e o próximo rival tem sido quase sempre uma certeza de consistência defensiva...menos nos confrontos contra os grandes. A turma de Abel sofreu seis golos do Benfica, quatro do FC Porto e dois do Sporting, o que corresponde a mais de 1/3 nos números totais.

Em Braga, mora uma equipa a viver uma série de seis vitórias consecutivas. Numa época em que o sonho das Taças terminou cedo, os comandados de Abel procuram fazer história no campeonato, com o pódio e, se possível, a melhor pontuação da história do clube.

O Leão, que já pareceu irremediavelmente fora da corrida, sonha ainda com o regresso ao título, numa altura em que a taça e a Liga Europa estão bem vivas. A deslocação a Madrid é já na próxima semana, mas este campeonato não está para poupanças...

A diferença passa por...

BRAGA
Uma dupla à solta

Apesar do bom momento de Paulinho, que tem sido figura durante boa parte da época, o principal destaque desta boa série bracarense é o surgimento de Ricardo Horta e Wilson Eduardo...em força. O duo, com um futebol criativo e letal na finalização, tem criado muitas dores de cabeça nas defesas contrárias. Desta vez, a concorrência é bem mais dura, mas a inspiração não desaparece...

SPORTING
Laranja com fome de golo

Num reduto querido, onde já fez até um hat trick, Bas Dost regressa aos jogos pelo Sporting, depois de um duplo compromisso da seleção que acabou com zero golos para o holandês. Num contexto mais favorável, onde é figura fundamental, vai procurar voltar a ser decisivo, aproveitando, claro está, a inspiração dos criativos Bruno Fernandes e Gelson Martins.

"Vou ser sincero, temos de olhar para cima. Temos trilhado um caminho ambicioso e duro. Vamos continuar focados no que são as nossas tarefas e em acreditar. Vão estar em campo duas grandes equipas, acredito que os nossos adeptos vão estar a apoiar do início ao fim. São mais três pontos em disputa."
Abel Ferreira

"O SC Braga é o 4.º classificado e é uma equipa que vem de uma série de vitórias. Temos a certeza de que vamos encontrar um adversário forte, mas estamos preparados para o jogo dentro das quatro linhas. Temos feito isso durante o campeonato."
Jorge Jesus

Zerozero

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting: antevisão
Agora à flor da relva
Bruno José Ferreira

O MOMENTO

Sp. Braga: com as contas do quarto lugar há muito seladas, os bracarenses olham agora para cima na perseguição ao pódio. Numa série de seis triunfos consecutivos, nos quais encaixou apenas um golo e marcou duas dezenas, o conjunto de Abel Ferreira recebe os leões a quatro pontos de distância, podendo encurtar a margem para apenas um ponto. Na última jornada o Sp. Braga venceu (1-4) no terreno do Desp. Chaves.

Sporting: os leões deslocam-se ao Minho depois de na última jornada terem corrigido o desaire no terreno do Viktoria Plzen, em jogo a contar para a Liga Europa. O conjunto de Jorge Jesus está a cinco pontos do primeiro lugar, podendo aproximar-se, à condição, do FC Porto, que encerra a jornada na segunda-feira. Nas três últimas saídas de Alvalade o Sporting perdeu em duas delas, no Dragão e em Plzen. Na última jornada o Sporting venceu (2-0) na receção ao Rio Ave.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio (lesionados) e Jefferson (emprestado pelo Sporting).

Sporting: Bruno César, Doumbia, Podence e Rafael Leão (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Temos de olhar para cima. Temos traçado um caminho ambicioso, duro, temos aqui uma oportunidade e um desafio de poder encurtar distâncias para o nosso adversário. É muito melhor ficar em terceiro do que em quarto e nós temos de assumir a ambição. Agora, o nosso objetivo é lutar pelos quatro primeiros lugares e é o que estamos a fazer. O nosso desafio é com menos recursos fazer mais».

Jorge Jesus (Sporting): «O Sp. Braga é quarto classificado e vem de uma série de vitórias. Temos a certeza que vamos encontrar um adversário forte, mas estamos preparados para isso e para o jogo dentro das quatro linhas. Estamos preparados para isso [ambiente], sabendo que quem lançou o cenário tem uma estratégia que é ter o estádio lotado, ter os adeptos contra o Sporting e com calor dentro das bancadas».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Domínio para o Sporting no que ao histórico de deslocações a Braga diz respeito. Num total de setenta jogos na cidade dos arcebispos os leões somam 33 triunfos contra apenas 24 do Sp. Braga, registando-se ainda treze empates. A equipa de Alvalade venceu na Pedreira nas últimas cinco edições da Liga, sofrendo melo meio uma derrota a contar para a Taça de Portugal. Na época passada as duas equipas protagonizaram um dos melhores jogos do campeonato, com o triunfo a sorrir aos leões, e na primeira volta registou-se um empate a duas bolas.

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga perde na deslocação a Sangalhos

O SC Braga perdeu, esta sexta-feira, na visita ao terreno do Sangalhos por 80-66, num encontro correspondente à 3ª jornada da II Fase do V Campeonato Nacional 1ª Divisão. A formação liderada por João Chaves não conseguiu impor o seu jogo ao longo dos quatro períodos e acabou por sair derrotada por uma diferença de 14 pontos.

Afonso Coelho, Rafael Viana e Pedro Dias foram as principais figuras do conjunto arsenalista na partida, somando em conjunto 37 pontos.

Os Gverreiros do Minho voltam a jogar no dia 14 de abril frente ao Maia Basket Clube B, pelas 16h15, no Pavilhão de Lamaçães.

SCBraga

JotaCC

Alta tensão no reencontro entre Salvador e Bruno
Braga-Sporting Jogo de hoje à noite promete ser o epílogo de uma semana muito polémica
O jogo de hoje à noite tem tudo para ser escaldante. Dentro e fora das quatro linhas. Após uma semana de tensão entre António Salvador e Bruno de Carvalho, com trocas de insultos e acusações, a receção do Braga ao Sporting promete ser tudo menos pacífica. Além de o resultado poder ditar o que será o futuro das equipas na Liga, os ânimos já se encontram muito inflamados. O rastilho está acesso e poderá explodir a qualquer momento.
O "circo" em que o futebol português se transformou nos últimos tempos teve, ao longo da semana, um novo episódio, com António Salvador e Bruno de Carvalho como protagonistas. Os jogadores até podem passar ao lado do diálogo entre os presidentes, mas dificilmente se conseguirão desviar da tensão colocada no duelo de logo à noite. Muito menos os adeptos, sobretudo os mais fervorosos, pelo que a PSP montou um forte dispositivo para que nada de anormal aconteça.
Depois de chamar "labrego, trolha e aldrabão" a António Salvador, Bruno de Carvalho não irá marcar presença na tribuna do Municipal de Braga, optando por assistir ao jogo no banco de suplentes. O reencontro com António Salvador será à distância, mas nem assim deixará de ser escaldante. O perfil dos dois dirigentes e os últimos acontecimentos assim o obrigam. Eles e Battaglia, que sem fazer nada por isso viu-se envolvido na polémica. Polémica essa que, muito provavelmente, deverá voltar a subir de tom após o jogo.


"Ambição de ficar em terceiro"

Com o quarto lugar seguro, Abel Ferreira não esconde a ambição de se intrometer entre os três grandes do futebol nacional e aponta ao pódio. Para tal, promete uma equipa a jogar para somar os três pontos na receção ao Sporting, clube que representou como jogador e treinador.
"Temos objetivos muito definidos desde o início da época, que é ficar entre os primeiros quatro lugares, mas não fujo a essa motivação. É muito melhor ficar em terceiro do que em quarto e temos de assumir essa ambição", frisou o técnico arsenalista, na antevisão ao duelo com os leões, escusando-se a comentar toda a polémica que tem envolvido os dois emblemas.
"A minha competição é dentro das quatro linhas. O presidente defende o nosso clube e a minha missão é o lado desportivo, de valorizar os jogadores, o espetáculo e a grande instituição que represento", frisou Abel Ferreira, recordando que "devia ter ganho" o jogo da primeira volta, que terminou com um empate (2-2), graças ao golo de Bruno Fernandes, no período de compensação.
"Queremos jogar para vencer. Agora, sabemos os pontos fortes e menos fortes do nosso adversário e respeitamo-lo muito. Vão estar em campo duas grandes equipas, com grandes intérpretes", salientou Abel Ferreira, que não quis comentar as declarações proferidas por Jorge Jesus.


À margem
Boa casa em perspetiva
O Estádio Municipal de Braga deverá registar, hoje à noite, a maior enchente da temporada, superando os 21 382 espectadores que assistiram ao jogo com o F. C. Porto, em agosto.
Matheus indeciso
Em entrevista aos "UOL Esporte", Matheus revelou que se vai "naturalizar" português e expressou o sonho de "jogar pela seleção", sem, no entanto, explicar que país pretende representar. "Não sei exatamente por qual", disse.
Jefferson na bancada
Emprestado pelo Sporting, o lateral-esquerdo Jeffeson está impedido de ir a jogo, pelo que assistirá ao encontro na bancada. Sequeira será o eleito por Abel Ferreira para ocupar o lugar.
"Horta vai ser de topo"
Bob Bradley, treinador dos Los Angeles FC, considera que "André Hora vai tornar-se num jogador de topo" na MLS, para onde se irá transferir no final da temporada, a troco de 5,5 milhões de euros, pagos ao Benfica.
Rafael Leão de fora
O avançado Rafael Leão sofreu uma lesão muscular ao serviço da seleção de sub-21 e é baixa para o Minho. "Está fora do jogo", confirmou Jesus. Podence e Bruno César falham também o duelo devido a motivos físicos e Doumbia está em dúvida.
Ataque à Federação
Bruno de Carvalho criticou a Federação Portuguesa de Atletismo por "naturalizar à pressa um atleta para poder ser usado pelo benfica alegando motivos de interesse superior nacional".
Objetivo é bater recorde
Jesus cumpre hoje o 548.º jogo na Liga – o recordista é Fernando Vaz, com 650 – e tem a ambição de quebrar metas. "Tenho o projeto de bater tudo o que são conquistas desportivas", afirmou.
Farpa ao Benfica
Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, queixou-se de que o Braga só é agressivo contra os leões e fez mira ao Benfica. "O Rafa já está pago?".

JN

JotaCC

"SÓ JOGO DENTRO DO CAMPO"
Abel Ferreira diz que a sua missão é "dentro das quatro linhas" e não se quis alongar sobre a polémica entre presidentes de Sporting e Braga
"Respeito toda a gente, sobretudo Jorge Jesus, com quem me dou bem"
Abel Ferreira
Treinador do Braga
O treinador da equipa bracarense disse na antevisão que respeita a opinião de Jorge Jesus, que afirmara que o adversário desta noite "achou que tinha de começar o jogo fora do campo"

Abel Ferreira foi muito claro em relação à polémica entre os dirigentes máximos do Braga e do Sporting, frisando que esses assuntos nada têm a ver com a sua missão. "A minha competição é dentro das quatro linhas. Aqui [na sala de Imprensa] não quero competir nem ganhar a ninguém", afirmou o treinador do Braga na antevisão da receção de hoje ao Sporting. "A minha função dentro da instituição é muito clara, a do presidente também. Fez crescer este clube e, mais do que ninguém, defende o clube, é ambicioso e passa esse rigor a quem o rodeia", acrescentou, esclarecendo que o seu papel "é valorizar os jogadores, o espetáculo e a grande instituição" que representa.
Jorge Jesus dissera que "o adversário achou que tinha de começar o jogar fora do campo", mas Abel Ferreira preferiu não se alongar em comentários. "Os meus pais e os meus falecidos avós ensinaram-me o seguinte: 'Respeita toda a gente.' É o que faço, e sobretudo o míster Jorge Jesus, com quem me dou bem. Gosto muito dessa palavra: respeito. É um dos pilares da minha liderança. É a opinião dele", reagiu, reforçando que onde se sente "realmente preparado para competir com os adversários é dentro das quatro linhas".
Por isso mesmo, Abel Ferreira pretende que os jogadores "estejam focados naquilo que é controlável". "É aí que temos de gastar toda a nossa energia", sublinhou. "Temos mostrado motivação, não há menos nem mais responsabilidade neste jogo. É mais um em nossa casa, queremos dar sequência aos bons desempenhos, jogando para ganhar do primeiro ao último segundo."
A quatro pontos do Sporting, o Braga tem "uma oportunidade" para se aproximar do terceiro lugar, e esse é um "objetivo e desejo", assumiu Abel. "Não fujo à motivação, ao desafio e desejo de chegar ao terceiro lugar – temos de assumir essa ambição. É óbvio que é muito melhor ficar em terceiro do que em quarto", afirmou, lembrando o que está definido desde o início da época. "Os nossos objetivos são muito claros: lutar pelos quatro primeiros. O nosso desafio é fazer mais com menos recursos. Temos de estar constantemente alerta, ser permanentemente consistentes. É essa a diferença dos campeões: vencer consistentemente", salientou, transmitindo mais uma mensagem ambiciosa. "Temos de olhar para cima. O trajeto tem sido duro, ambicioso, mas temos aqui uma oportunidade de encurtar distâncias. Estarão em campo duas grandes equipas, com grandes intérpretes, e contamos com o apoio dos adeptos", perspetivou.
Orgulhoso por a sua equipa estar "a trilhar um caminho de rigor, exigência e consistência", o técnico finalizou com uma garantia: "Aconteça o que acontecer, sairemos de cabeça erguida. Os jogadores sentem-se valorizados pela nossa forma de estar dentro e fora do campo."


ABEL FERREIRA
"A minha competição é dentro das quatro linhas. A minha missão é valorizar os meus jogadores, o espetáculo, a grande instituição que represento"
"Temos de olhar para cima. O trajeto tem sido duro, ambicioso, e temos aqui uma oportunidade para encurtar distâncias"
"Aconteça o que acontecer, sairemos de cabeça erguida"


Taxativo
"Total confiança" em Sequeira para jogar no lugar de Jefferson

Abel Ferreira não teve problemas em revelar quem vai jogar no lugar de Jefferson. O treinador do Braga deu assim um voto de confiança a quem terá a missão de substituir o lateral, que está impedido regulamentarmente de jogar, por estar cedido pelo Sporting. "Posso dizer quem vai jogar", atirou: "É o Sequeira." O defesa esquerdo fará assim o sétimo jogo no campeonato e recebeu um incentivo de Abel Ferreira. "Todos são importantes e todos estão comprometidos com o coletivo e em querer fazer mais e melhor. Jogasse quem jogasse, teria a total confiança do treinador", avançou.


Danilo no lugar de André Horta
Abel Ferreira conta com o internacional sub-21, mas o brasileiro está apontado a um lugar no onze

Com 24 jogos no campeonato, o médio-defensivo brasileiro poderá ser aposta do treinador arsenalista para dar maior agressividade e experiência à zona mais recuada do sector intermédio

Além de Sequeira, que jogará no lugar de Jefferson, Danilo também poderá ser novidade no onze que vai defrontar o Sporting e tentar a aproximação ao terceiro lugar. Em relação à equipa que inicialmente jogou, há duas semanas, em Chaves e venceu por 4-1, com golos de Bruno Viana, Paulinho e dois de Ricardo Horta, Abel Ferreira poderá apostar em Danilo no meio-campo para jogar ao lado de Vukcevic. André Horta foi titular em Chaves, mas o episódio relativo ao anúncio, feito pelo próprio jogador, de que tinha assinado pelos norte-americanos do Los Angeles FC poderá influenciar a decisão do técnico de não contar com o jogador que, ao serviço da Seleção Nacional de sub-21, marcou um golo na Suíça. O facto de André Horta ter treinado poucos dias esta semana com o plantel e de o brasileiro ser mais experiente e agressivo a defender também poderá ser determinante na escolha deste para entrar de início na receção ao Sporting.
Na lista de 20 convocados ontem divulgada destaca-se o nome de João Carlos Teixeira. Com 14 jogos no campeonato, o médio-ofensivo, que também é utilizado nos flancos, está recuperado de uma lesão que o afasta da competição desde 15 de fevereiro – receção ao Marselha, para os 16 avos de final da Liga Europa – e foi por isso incluído no grupo de jogadores que ontem entraram em estágio após o treino da tarde. A outra novidade nos convocados de Abel Ferreira é a chamada de Lukic. O central sérvio de 23 anos ainda não teve oportunidade de jogar no campeonato pela equipa principal e, pela formação secundária, soma dois jogos na II Liga.


Casa com cerca de 20 mil

Apesar da esperada chuva, a adesão dos adeptos estará perto da dos jogos com FC Porto e Benfica
Embora a previsão das condições atmosféricas não seja favorável – chuva forte à hora do jogo –, os responsáveis do Braga esperam uma forte adesão de público no encontro desta noite. Para a receção ao Sporting, as estimativas apontam para que estejam cerca de 20 mil adeptos no Estádio Municipal de Braga. Se se confirmar esta previsão, o número de espectadores não será muito diferente do que se verificou nos compromissos com os outros dois clubes grandes. O jogo com o FC Porto, a 27 de agosto do ano passado, para a quarta jornada da I Liga, foi presenciado por 21 382 pessoas; e contra o Benfica, no dia 13 de janeiro, para a 18.ª jornada do campeonato, estiveram 20 407 adeptos no estádio do Braga.
O Sporting requisitou 1500 bilhetes para os seus adeptos, mas são esperados mais fãs do clube leonino. Os ingressos para o público em geral custam entre 20 e 60 euros, enquanto os sócios do Braga com cadeira anual têm entrada gratuita. Os associados do clube bracarense sem lugar anual terão de pagar sete euros e meio para assistir ao último encontro contra um grande na Pedreira esta temporada.

O JOGO

JotaCC

"A MINHA COMPETIÇÃO É NAS QUATRO LINHAS"

Abel Ferreira desvalorizou as polémicas entre as direções de ambos os clubes: "A minha competição é dentro das quatro linhas. O presidente defende o clube e é ambicioso em relação ao futuro, bem como o presente. A minha função é o lado desportivo. Valorizar os meus jogadores, o espetáculo e a grande instituição que represento. O presidente, mais do que ninguém, defende o nosso clube, mais do que ninguém fez crescer este clube, afirmou que a sua competição é dentro das quatro linhas e que todas as trocas de comentários e ofensas entre o Sp. Braga e o Sporting não entram na sua equipa." Na antevisão do jogo de hoje com os leões, o técnico minhoto reconheceu a importância do encontro. "O desafio e desejo de chegar ao terceiro lugar é real. Não fujo disso. Temos de assumir essa ambição porque é óbvio que é melhor ficar em terceiro do que quarto. É uma oportunidade de encurtar distâncias", salientou. Abel garante conhecer bem o Sporting, bem como os seus "pontos fortes e pontos fracos". "Estamos preparados para este desafio."


JOÃO CARLOS TEIXEIRA DE REGRESSO ÀS OPÇÕES DE ABEL FERREIRA
João Carlos Teixeira integra a lista de convocados de Abel Ferreira para o jogo com o Sporting. O médio de 25 anos foi obrigado a parar em meados de fevereiro, para ser operado ao apêndice. Esta época, o jogador cedido pelo FC Porto esteve em 23 jogos dos bracarenses.


DUELO DE JUNIORES ANTES DOS SENIORES
■ Antes do encontro na Pedreira, realiza-se, também em Braga, um duelo entre arsenalistas e leões mas em juniores. Sp. Braga e Sporting ocupam o 3.º e 4.º lugares, ambos com sete pontos.


QUARTETO À DISPOSIÇÃO
■ Vukcevic, Hassan, André Horta e Xadas já trabalharam ontem às ordens de Abel Ferreira e devem, salvo alguma contrariedade de última hora, integrar a lista de convocados. Vukcevic e Horta devem mesmo ser titulares.


ANDRÉ HORTA
"CONTO COM ELE. FOI BEM CLARO"

Abel Ferreira garantiu ontem que conta com o médio André Horta, que está a caminho do Los Angeles FC. "Ele foi muito claro no que disse no final da partida da Seleção. E fico muito triste quando vocês não acreditam nos jogadores", disse o técnico dos minhotos.

CM

JotaCC

"A minha competição é dentro das quatro linhas"
Treinador respeita opinião do homólogo, mas só quer "valorizar os jogadores e o espetáculo"

ABEL FERREIRA RESPONDE À JESUS "SABE DEFENDER O CLUBE COMO NINGUÉM. É AMBICIOSO E PASSA ESSE RIGOR A QUEM O RODEIA", DISSE SOBRE O PRESIDENTE

Duas horas depois de Jorge Jesus ter registado que foi o Sp. Braga que começou o jogo fora das quatro linhas, Abel Ferreira respondeu à letra ao seu homólogo do Sporting. O técnico dos arsenalistas não deixou nada por dizer, aproveitando para elogiar António Salvador.
"A minha competição é dentro das quatro linhas. Aqui não quero competir nem ganhar a ninguém. A minha função é clara, a do presidente também, alguém que sabe defender o clube como ninguém, que fez crescer este clube. Ele mais do que ninguém é ambicioso e passa esse rigor a quem o rodeia. A minha missão é no plano desportivo, valorizar os meus jogadores, o espetáculo, a grande instituição que eu represento. Foi aí que eu me formei", disse.
"Os meus pais e falecidos avós ensinaram-me a respeitar toda a gente. E sobretudo o míster Jorge Jesus, com quem me dou bem. Gosto muito dessa palavra: respeito. É um dos pilares da minha liderança. Agora, é uma opinião dele", prosseguiu ainda Abel Ferreira, respondendo diretamente à questão levantada e que versava sobre toda a polémica instalada durante esta semana e alimentada pelos dois lados da barricada.
O tema, acredita o treinador do Sp. Braga, não irá afetar os jogadores quando a bola começar a rolar esta noite. "Quero que os meus jogadores, tal como eu, estejam focados naquilo que controlamos. É aí que temos de gastar toda a nossa energia", reforçou, com insistência, o treinador, levantando um pouco o pano sobre o que espera deste reencontro com o Sporting e deixando uma promessa: "Temos mostrado motivação ao longo dos jogos, não há menos nem mais responsabilidade neste jogo. É mais um em nossa casa, queremos dar sequência e estes bons desempenhos, jogando para ganhar do primeiro ao último segundo." O facto de a equipa poder aproximar-se mais do 3º lugar da tabela não é algo que tire muito o sono a Abel Ferreira, apesar de o treinador reconhecer uma boa oportunidade nesse sentido, mas mais do que "um desafio". "A nossa própria caminhada tem sido um desafio, uma oportunidade de crescermos", lembrou, concluindo com uma ideia muito repetida ao longo da época: "Queremos, e esse é o nosso grande desafio, fazer mais com menos recursos. Temos de estar focados, temos de ser permanentemente consistentes, é essa a diferença dos campeões. É um caminho de rigor, exigência, consistência e temos trilhado esse caminho."


EM SÍNTESE
André Horta 'in' FICO TRISTE QUANDO NÃO SE ACREDITA NO QUE OS JOGADORES DIZEM. OUÇAM O QUE OS JOGADORES DIZEM. SE HÁ ALGUÉM EM QUEM ACREDITO SÃO OS JOGADORES
Jefferson 'out' QUEM VAI JOGAR NO LUGAR DELE É O SEQUEIRA. FOSSE QUEM FOSSE TERIA SEMPRE A MINHA TOTAL CONFIANÇA
A última É MAIS UMA OPORTUNIDADE DE ENCURTAR DISTÂNCIAS PARA UM ADVERSÁRIO QUE ESTÁ ACIMA DE NÓS NA TABELA
Nos quatro primeiros É ÓBVIO QUE É MELHOR FICAR EM 3º LUGAR DO QUE EM 4º, MAS O NOSSO OBJETIVO FOI SEMPRE CLARO DESDE O INÍCIO


Com sinceridade a olhar para cima

Pela primeira vez, Abel Ferreira assumiu declaradamente que o objetivo até ao final da Liga é tentar chegar ao 3.º lugar, ultrapassando o Sporting. "Tenho de ser sincero, tenho de olhar para cima. O trajeto tem sido duro, ambicioso, mas temos aqui uma oportunidade de encurtar distâncias", registou o técnico, completando a ideia: "Vamos continuar focados nas nossas tarefas e missões táticas. Amanhã (hoje) estarão em campo duas grandes equipas com grandes intérpretes. Os adeptos estarão a apoiar-nos bastante para nos ajudar a vencer, porque é esse o objetivo. Estão três pontos em disputa e nós, como até aqui, temos dado boa resposta. Queremos aproveitar esta oportunidade de superação, frente a um Sporting com grandes jogadores e um grande treinador."


O jogo de Alvalade que devia ter ganho

"O Sp. Braga devia ter ganho esse jogo", interrompeu de pronto Abel Ferreira, quando percebeu que uma pergunta versava sobre o jogo de Alvalade, da 1.ª volta, que terminou com um empate a duas bolas. O treinador quer ver esta noite uma história diferente. "Fomos uma equipa que sofreu com uma restruturação profunda, com muitos jogadores que têm de competir forte para estar no onze e estamos bem preparados para mais este desafio. Essa é a nossa mentalidade. Respeitamos muito o Sporting, mas só estarão em disputa três pontos", destacou, lembrando que todos os jogadores "sentem-se parte deste processo, sentem-se valorizados e isso vê-se na forma solidária que demonstram durante o jogo".

RECORD

JotaCC

"Vou ser sincero: temos de olhar para cima", diz Abel
Técnico dos minhotos aponta ao 3.º lugar e rejeita comentar polémicas: "Fora das quatro linhas não quero ganhar a ninguém"
SP. BRAGA Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, vê no jogo desta noite com o Sporting uma oportunidade para os minhotos se aproximarem do terceiro lugar – em caso de vitória, os arsenalistas ficam a apenas um ponto dos leões. "Vou ser sincero, temos de olhar para cima. Temos trilhado um caminho ambicioso e duro. Vamos continuar focados no que são as nossas tarefas e a acreditar. Vão estar em campo duas grandes equipas e os nossos adeptos vão estar a apoiar do início ao fim. São mais três pontos em disputa. Logicamente, é muito melhor ficar em terceiro do que em quarto", referiu na conferência de imprensa.
A semana marcada pelas acusações entre os presidentes António Salvador e Bruno de Carvalho também foi tema de conversa. Mas o técnico não quis entrar em mais polémicas. "A minha competição é dentro das quatro linhas. Fora, não quero competir nem ganhar a ninguém. O nosso presidente tem obra feita, fez crescer este clube e eu testemunhei isso. Ele, mais do que ninguém, passa a exigência e o rigor. A minha missão é valorizar os meus jogadores, o espetáculo e a grande instituição que represento", atirou, lembrando o que sempre tem dito aos seus jogadores: "Temos de fazer mais com menos. Eu disse aos meus jogadores que tínhamos de estar sempre em alerta. Acredito que amanhã [hoje] sairemos do campo de cabeça erguida. Os jogadores sentem-se parte integrante deste projeto. Sentem-se valorizados."
Relativamente ao adversário de hoje, o Sporting, Abel Ferreira disse que conhece bem "os pontos fortes e os fracos". Mas preferiu falar da sua equipa. "Sofremos uma reestruturação profunda. Trocámos muitos jogadores. Mas estamos preparados para este desafio. Queremos jogar para vencer respeitando o nosso adversário", considerou, acrescentando que respeita Jorge Jesus, que o orientou como jogador no V. Guimarães: "Os meus pais e os meus falecidos avós ensinaram-me a respeitar toda a gente. E respeito o mister Jorge Jesus, mas não estou preparado para competir com ele fora das quatro linhas. Eu posso competir com ele é dentro das quatro linhas."

DN

Bruno3429

Luís Godinho apita SC Braga-Sporting. João Pinheiro será o VAR
REDAÇÃO BANCADA

Já é conhecida a equipa de arbitragem que irá apitar o encontro entre SC Braga e Sporting.
Já é conhecido o árbitro que irá apitar o encontro entre SC Braga-Sporting de hoje. Luís Godinho, árbitro filiado à AF Évora, será o árbitro do encontro, enquanto João Pinheiro será o VAR. José Braga e Válter Rufo serão os árbitros auxiliares de Luís Godinho.

SC Braga e Sporting defrontam-se esta noite pelas 20h30.

Bancada.pt

Bruno3429

Sub-15 entram a vencer na Fase Final

Os Sub-15 do SC Braga venceram, este sábado, a Associação Académica de Coimbra por 0-2, em jogo correspondente à jornada inaugural da Fase Final do Campeonato Nacional Juniores C. A formação liderada por Artur Jorge efetuou uma excelente exibição e entrou a vencer na derradeira fase da competição.

O primeiro tempo foi de extremo equilíbrio com várias oportunidades para ambas as formações. Na segunda parte a turma bracarense não quis deixar dúvidas de quem seria o vencedor da partida e dominou por completo o encontro. Pereira (55') e Mateus (63') foram os autores dos golos da enorme vitória do SC Braga.

Os Sub-15 do SC Braga voltam a jogar no dia 8 de abril frente ao SL Benfica, pelas 11 horas, na Cidade Desportiva.

SCBraga

rpo.castro

 E a Pedreira curvou-se de vez perante o central goleador

Muitos previram ao longo do jogo um nulo no desfecho, até porque tanto como outra equipa teimavam em não aproveitar as ocasiões concedidas pelo adversário. Mas houve mesmo um Sporting a levar três pontos para casa: não esse, mas o de Braga, o da casa, que deu ao leão uma fresca memória triste de um recinto que ainda num passado recente valeu um troféu para Alvalade.

Poder de fogo em falta

Desde logo, vimos um primeiro tempo de erros mal aproveitados; com intensidade e (algum) bom futebol, mas com fraca definição no último terço. Numa fase inicial era o Braga que mais facilitava na transição e deixava os leões ganharem bolas com demasiada facilidade, mas a ineficácia predominava nos momentos decisivos no ataque.

Sem William Carvalho, lesionado, Jorge Jesus tinha desde logo sido obrigado a fazer ajustes, juntando Bryan Ruiz a Battaglia e Bruno Fernandes na zona central. Na prática, significava isto que o argentino era o elemento fixo no meio-campo defensivo, com o costarriquenho e o português a alternarem entre si no apoio. Quando era Bruno Fernandes a subir, em particular, o perigo pairava às portas da grande área do Braga.

E era assim, com o catalisador Bruno, que o primeiro lance de algum perigo aparecia em Braga, mas Bas Dost, tal como alguns minutos depois servido por Acuña, não conseguiu desviar na direção certa, num lance em que pediu grande penalidade mas Luís Godinho, com recurso ao VAR, discordou. Foi apenas a primeira pequena amostra da influência da nova tecnologia no desenrolar da partida, ali pelo meio de uma fase de ligeira supremacia leonina (sim, ineficaz).

O Sporting de Braga precisava de crescer e foi quando passou a ser o Sporting a errar mais nos passes que a equipa de Abel Ferreira se começou a impor, pela meia hora de jogo. Wilson Eduardo ficou a centésimos de segundo de finalizar bem - em alta velocidade, só conseguiu atirar à malha lateral da baliza que naquele momento não era ocupada por Patrício - mas o grande momento do primeiro tempo foi já perto do recolher aos balneários, e logo depois de um veemente pedido de penálti sobre Ricardo Horta por parte dos adeptos bracarenses.


Cruzamento na esquerda e Mathieu a desviar na direção da própria baliza, com ligeira interferência de Esgaio lá pelo meio: o lance foi confuso, mas levou à erupção das bancadas; uma erupção que pouco durou. O árbitro Luís Godinho foi ao tal pequeno ecrã ali pela zona do meio-campo que tanta discussão tem dado, vislumbrou uma falta de Paulinho sobre Gelson antes do golo e anulou todo o lance. E assim os momentos após o apito para intervalo foram, como seria de prever, quentinhos.

Crescimento recompensado

O crescimento em campo do Braga, que se vislumbrava desde o primeiro tempo, prosseguia no segundo, e o Sporting via-se em apuros. O Braga não se vergava, jogava com ambição, consciente de que nem sempre era possível construir as jogadas conforme desejado do início ao fim mas em constante busca de brechas para ferir o leão.

Ricardo Horta ameaçou de longe - como ia procurando fazer ao longo do jogo -, Paulinho cabeceou para as mãos de Patrício. Os pecados de uns iam ser perdoados por outros e o nulo até se afigurava como desfecho provável, mas um central com veia de goleador quis um desfecho diferente.

Já corria o minuto 87, e já o Sporting jogava reduzido a dez devido à expulsão de Piccini, quando Raúl Silva apareceu no momento certo na sequência de um livre lateral a cabecear para o fundo das redes. Houve consulta ao VAR, como nas ocasiões anteriores, mas desta vez a decisão foi favorável aos da casa, que festejaram um muito saboroso triunfo diante de um dos três grandes.

E é assim, com esta derrota numa altura em que há seis jornadas por jogar, que o Sporting fica ainda mais próximo do adeus ao título. Mais do que isso, vê o Braga ainda mais à espreita do seu lugar no pódio.

LANCES CAPITAIS

87´

GOLO Braga!
Raúl Silva marca Raúl Silva marca o seu 6º golo na prova (20 jogos)

A CHAVE

Minuto 87: Raúl Silva faz explodir o estádio com um cabeceamento certeiro a recompensar o trabalho da sua equipa desde o fim do primeiro tempo.

O ÁRBITRO

Luís Godinho não teve vida fácil em Braga, face às muitas críticas vindas das bancadas. No lance em que estas mais se fizeram ouvir, no lance do golo anulado, parece no mínimo muito forçado o assinalar de falta sobre Gelson Martins.

O MELHOR

Crença minhota

Na primeira parte, com as coisas mais equilibradas, as duas equipas trataram de ter o seu melhor momento de forma organizada: começou melhor o Sporting, reagiu bem o Sporting de Braga. No segundo tempo, com uma entrada particularmente forte, o Braga mostrou quase sempre mais acutilância e objetividade no seu jogo, deixando a equipa de Jorge Jesus bem longe da baliza de Matheus. 

O PIOR

Mexidas erráticas

Vendo a sua equipa com dificuldades no encontro, Jorge Jesus avançou com três mexidas no segundo tempo. Não se pode dizer que as saídas tenham sido mal escolhidas, mas a incapacidade dos jogadores que entraram foi gritante. Rúben e Montero não trouxeram qualidade ao jogo leonino, e a entrada de Wendel, que substituiu...Rúben Ribeiro, foi um tiro ao lado, especialmente tendo em conta a falta de competição do brasileiro. 

FORMA

BRAGA

2017/2018

46J

30V

5E

11D

90-49G

3.ª vez na história que o SC Braga conquista 7 vitórias consecutivas:
2009/10
2011/12
2017/18

Sporting nos primeiros 7 jogos fora na Liga: 6V 1E
Sporting nos últimos 7 jogos fora na Liga: 2V 2E 3D

7.ª vitória consecutiva do SC Braga na Liga

Sporting voltou a sofrer fora de casa: é a 15.ª deslocação consecutiva que os leões sofrem sempre, pelo menos, um golo

Abel Ferreira vs Sporting: 4 jogos, 2 vitórias, um empate e uma derrota

Depois de 5 vitórias consecutivas em Braga, o Sporting volta a perder no Municipal bracarense
Quem não sente não é filho de boa gente.