News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/03

Started by JotaCC, 29 de March de 2018, 09:01

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pedreira com reforço policial
Braga-Sporting Plano de segurança igual ao jogo com o Benfica

Da página 1 O Braga-Sporting (depois de amanhã, 20.30 horas, SportTV1), para a 28.ª jornada da Liga, vai ter reforço de policiamento por ser considerado um jogo de alto risco, à semelhança do que aconteceu, em janeiro, no duelo com o Benfica, marcado pela rivalidade entre os dois clubes. O encontro de sábado promete ser ainda mais tenso, tendo em conta o recente conflito entre os bracarenses e os leões por causa do pagamento do jogador Battaglia.
Segundo apurou o JN, o dispositivo policial integrará diferentes valências, como a Unidade Distrital de Informações Desportivas, equipas de Intervenção Rápida, Prevenção e Reação Imediata, Investigação Criminal, Divisão de Trânsito e da Unidade Especial do Porto, nomeadamente o grupo operacional cinotécnico e corpo de intervenção. A ação policial será liderada pela PSP de Braga, que irá emitir hoje um comunicado com vários pormenores sobre a operação de segurança.
António Marques, administrador da SAD do Braga, disse, à Rádio Renascença, acreditar que a tensão institucional "não vai influenciar" o jogo. "A região e o clube acolhem sempre bem as pessoas que vêm a Braga e vai acolher bem o Sporting. Este ambiente terá a sua pacificação natural e esperamos que se possa resolver rapidamente".

Quarteto das seleções já chegou mas só hoje é integrado

BRAGA André Horta, Bruno Xadas, Vukcevic e Hassan já regressaram à capital minhota após terem estado ao serviço das seleções nacionais, mas só hoje, a escassos dois dias da receção ao Sporting, é que retomarão os treinos na pedreira, sob o comando do técnico Abel Ferreira.
Do quarteto de futebolistas e a fazer fé nas últimas opções do treinador do Braga, admite-se que André Horta e Vukcevic sejam titulares frente à equipa leonina, encontro que pode ser decisivo, na luta por um lugar no pódio.
Em termos de opções, Abel Ferreira está limitado com quatro indisponíveis, ou seja, o trio de lesionados constituído por Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio, e ainda Jefferson, lateral-esquerdo que está em Braga cedido pelo Sporting, empréstimo que, se fosse agora, dificilmente seria uma realidade. De resto, Nuno Sequeira deverá ser o substituto natural do defesa brasileiro.

JN

JotaCC

"O BRAGA JÁ PODIA ESTAR EM TERCEIRO"
Ricardo Horta, em exclusivo a O JOGO, sobre o bom momento dos minhotos

"Ainda recentemente o Sporting ganhou duas vezes nos descontos..."
"Temos seis vitórias consecutivas, só sofremos um golo, e este é o nosso melhor momento. Pelo que temos feito, o quarto lugar é curto"
"Tensão no balneário? Não, nenhuma. Estamos muito tranquilos. Só temos de manter o mesmo registo com o Sporting"
"O jogo em Alvalade (2-2) ficou-me atravessado. Fui eu que cometi o penálti mesmo no final"
Ricardo Horta
Jogador do Braga

"Lutar pelo título? Depende de quem sair..." O grande momento do Braga também está associado às recentes exibições de Ricardo Horta, que marca há cinco jogos consecutivos. O extremo sente-se preparado para abater os leões

Ponto prévio: a entrevista a Ricardo Horta foi feita antes da intensa troca de palavras dos últimos dias entre António Salvador e Bruno de Carvalho. Mesmo assim, o extremo não se escondeu quando falou sobre o jogo grande da jornada, que pode colocar o Braga mais perto do pódio.
Esta é a melhor fase do Braga nos últimos dois anos?
—Estamos a jogar bem, temos seis vitórias consecutivas, e apenas um golo sofrido nesses jogos. Por isso, este é o nosso melhor momento. Aliás, pelo que temos feito,até posso dizer que o quarto lugar é curto. Podíamos já estar em terceiro, até mais próximos do segundo... A verdade é que estamos a fazer bastantes pontos, mas, no final, continuamos no quarto lugar. Têm 61 pontos, estão em condições de bater o recorde do clube (71 pontos).
O que falta para ultrapassar os grandes?
—Tem faltado que eles escorreguem. Ainda recentemente o Sporting ganhou duas vezes nos descontos. Já os podíamos ter ultrapassado ou, pelo menos,estar mais perto.Mas a realidade é esta, temos de continuar a ganhar os nossos jogos, até porque vamos receber o Sporting e ainda vai haver um Sporting-Benfica.
Este jogo com o Sporting vem no melhor momento?
—Para nós tinha sido melhor que o campeonato nem sequer tivesse parado. Esta paragem foi mais benéfica para o Sporting, uma vez que eles têm tido alguns jogos desgastantes na Liga Europa. Podíamos tê-los apanhado numa fase em que estivessem mais cansados, mas, na realidade, nós também temos aproveitado estes dias para recuperar energias.
Têm a oportunidade de se colar ao Sporting. Já se sente a tensão no balneário?
—Não, nenhuma, estamos muito tranquilos. Só temos de continuar no mesmo registo. As expectativas são as melhores. Vamos jogar em casa, perante os nossos adeptos, estamos numa boa fase, e sentimos que temos tudo para vencer mais este jogo. Com os grandes, têm quatro derrotas e um empate.
É aí que está a diferença na Liga?
—Neste campeonato, é capaz de ser,mas já houve vários campeonatos que se decidiram nos outros jogos. Estou a lembrar-me de uma época em que o Benfica foi campeão sem vencer nos confrontos com os grandes. Acredito que é circunstancial. Esta época, temos tido essa malapata com os grandes, mas estou convencido de que vai acabar já no jogo com o Sporting. Apesar de tudo, podiam ter vencido em Alvalade.
Esse jogo ficou-vos atravessado?
—Ficou mais atravessado em mim, porque fiz o penálti mesmo no final... Nesse jogo, o míster acabou por dar os parabéns à equipa. Estávamos a perder (0-1), conseguimos dar a volta (2-1), e só perdemos perto do fim com o tal penálti. Nesse jogo, como em tantos outros, mostrámos que sabemos reagir às adversidades. Podemos não ganhar sempre, mas as pessoas podem ter a certeza de que damos sempre o máximo para vencer.
Que balanço faz da época?
—Para esta época ser brilhante, tínhamos de ter chegado à final-four da Taça da Liga. Aquela derrota em Setúbal foi desapontante. E talvez irmos um pouco mais longe na Taça de Portugal, apesar de termos perdido frente a uma boa equipa, como é o caso do Rio Ave. Mesmo assim, estamos afazer um ótimo trabalho no campeonato. Na Liga Europa passamos a fase de grupos e só caímos perante o Marselha, depois determos feito um mau jogo em França.

Irmão
André, o espalha-brasas que agora vai emigrar

A conversa com Ricardo Horta aconteceu ainda antes de o irmão, André, ter anunciado a mudança para o Los Angeles FC no final da época. Mesmo assim, o extremo falou no "orgulho" de jogar ao lado do "mano mais novo", com quem também divide casa em Braga. "Apesar de ele já ser crescido, tento fazer o papel de irmão mais velho. Ele tem um feitio muito difícil [risos]. Eu sou o irmão mais tranquilo, ele sempre foi o espalha-brasas [risos]. Às vezes, ainda tenho de lhe dar na cabeça", contou, bem-disposto.

80
Ricardo Horta é o quinto jogador do atual plantel com mais jogos realizados pelo Braga (80), estando atrás de Goiano (125), Vukcevic (119), Matheus (105) e Hassan (100).

11
Esta época, o extremo já marcou 11 golos em todas as competições (10 no campeonato e um na Liga Europa), tendo já batido o seu melhor registo de carreira. É o melhor marcador português da Liga.

"Título? Depende de quem vai sair..."
CONVICÇÃO Extremo está convencido de que, para lutar pelo primeiro lugar, o Braga terá de segurar figuras

Ricardo Horta abordou a ambição de António Salvador em ganhar o campeonato
Como é que um clube como o Braga consegue chegar ao título?
—Quando o presidente disse isso... Bem, sabemos que é difícil, mas não é impossível. Ninguém acreditaria se há uns anos dissessem que o Leicester ia ganhar o campeonato inglês. E lá também há grandes diferenças nos orçamentos dos clubes. Temos de seguir esse exemplo. Eles lutaram até ao final, ganharam algumas vezes aos grandes e tiveram sempre uma grande consistência. É a isso que temos de nos agarrar para concretizar esta ambição das pessoas do clube. Isso e esperar que os grandes não estejam numa época muito boa...
Acredita que para estarem na luta já na próxima época será necessário manter parte substancial do atual plantel?
—Para mim, o fator fundamente paras e ganhar um campeonato é a consistência. Se começarmos bem a próxima época, com vitórias, e andarmos sempre nos primeiros lugares, talvez seja possível. Mas não vou dizer que somos candidatos, porque não somos. Quanto ao plantel, ainda ninguém sabe quem vai sair e quem vai ficar... E a verdade é que aquilo que podemos vir a fazer também depende muito disso.

"Abel respeita o momento de cada um"
Extremo sente que os anos de experiência de Abel Ferreira como jogador têm sido importantes

"Abel sabe como pensamos, o que sentimos, e o que o que tem de fazer com cada um"
Ricardo Horta
Jogador do Braga

De entre "muitas qualidades" de Abel Ferreira, Ricardo Horta destaca a relação que o treinador tem com os jogadores. "Como o nosso míster jogou até há relativamente pouco tempo, consegue entender-nos; sabe o que pensamos, o que sentimos, e sabe também o que tem de fazer com cada um... Ele consegue cativar-nos, tem o grupo com ele, e criou um excelente espírito de equipa. Essa é a sua maior qualidade", explicou, antes de destacar ainda a forma como Abel Ferreira tem gerido o plantel. "Quando um jogador joga bem, quer voltar a jogar logo a seguir. É normal. Nos primeiros meses, como tínhamos muitos jogos, havia sempre muitas trocas e, apesar disso, a qualidade manteve-se sempre elevada. Mesmo assim, o míster respeita o momento dos jogadores e isso é importante. É sempre mais difícil perder o lugar quando estamos a jogar bem ou quando sentimos que aquele que entrou é inferior a nós, algo que não acontece no Braga, porque o plantel tem muita qualidade", acrescentou.

"Eu e o Bernardo Silva nunca jogávamos..."
PASSADO Ricardo Horta recorda as dificuldades que os mais "pequenos e franzinos" sentiam na formação do Benfica

"Este é o melhor momento da minha carreira. Sem dúvida. Estou a marcar há cinco jogos consecutivos"

Por entre recordações do passado, extremo sente que vive o melhor momento da carreira. Mas nem sempre foi assim: nas camadas jovens, o físico afastou-o muitas vezes das opções

Fez parte significativa da formação no Benfica, onde jogou com vários jogadores que agora estão em alta.
—Fiz parte da geração de 1994, com Varela, Cancelo, Fábio Cardoso, que está agora no Rangers, o Miguel Cardoso do Tondela, o Bernardo Silva... Tínhamos muitos jogadores de qualidade. A verdade é que o Bernardo Silva jogava pouco na altura...
—Por acaso, temos um percurso muito idêntico na formação. Sempre fomos mais pequenos e franzinos e, muitas vezes, dizia-se que a nossa qualidade técnica não chegava. Nos iniciados e juvenis nunca jogávamos na equipa principal, que disputava o Campeonato Nacional, íamos sempre para a equipa B ou C. Naquelas idades, os mais altos e mais forte sé que e ramos melhores[ risos]. O Bernardo despontou no último ano de júnior, enquanto eu saí para o V. Setúbal, onde me estreei na I Liga.
Entretanto surgiu o Málaga. Não foi muito novo para Espanha?
—Depois de um ano e meio a jogar em Setúbal, surgiu a possibilidade de ir para o Málaga. Foi uma proposta irrecusável, ia jogar para uma das melhores ligas do mundo. O primeiro ano foi muito bom, joguei e aprendi muito... No segundo ano já não joguei tanto, cheguei a ficar 10 jogos seguidos de fora, e senti que era a altura de mudar. Sou novo e não podia estar tanto tempo sem jogar. Surgiu a proposta do Braga e foi a melhor coisa que me aconteceu. Agora, em menos de dois anos, já é o quinto jogador do atual plantel com mais jogos realizados pelo Braga.
Isso traz-lhe mais responsabilidades?
—Nem sabia disso, e a verdade é que não sinto que tenha mais responsabilidade. No plantel, todos sabemos o nosso papel e eu sou apenas mais um para ajudar.
Tem 11 golos marcados e cinco assistências. Está a fazer a sua melhor época?
—Sinto que estou bem. Este é, pelo menos, o melhor momento da minha carreira. Sem dúvida. Estou a marcar há cinco jogos consecutivos e a verdade é que as pessoas olham muito para os golos. O jogo até pode não estar a correr-nos muito bem, mas quando se marca, tudo muda. Nesta fase, os golos estão a calhar a mim. Houve um momento da época em que não era titular.
É difícil lidar com essas fases?
—Sim, é difícil, porque todos queremos jogar. O míster até tem uma frase engraçada, diz que "ninguém é contratado para não jogar". Apesar disso, todos temos consciência de que só podem entrar 11. Tento encarar esses momentos da melhor forma. Sou um jogador que liga muito ao treino, gosto de treinar bem, porque sinto que isso é fundamental. Quando não estava a jogar, e houve vários jogos em que fiquei de fora, mantive-me sempre motivado para voltar a ter oportunidade. E, agora que chegou, estou a mostrar ao treinador que pode contar comigo.

"É ridículo duvidar dos jogadores"
Balneário do Braga não compreende que se fale mais das polémicas do que das jogadas bonitas

Ricardo Horta criticou o clima que se vive no futebol português, contestando as dúvidas sobre o profissionalismo de alguns jogadores nas partidas com os grandes.
Na últimas semanas, colocou-se em causa o profissionalismo de alguns jogadores, como Fábio Pacheco, Vágner, Tiago Silva...
—Nem gosto de falar sobre esse assunto, simplesmente porque é ridículo. Toda a gente erra, e quem faz essas acusações também já errou de certeza. Não se pode crucificar um jogador porque teve uma falha num jogo. De vez em quando, no balneário do Braga, conversámos sobre o conteúdo da maior parte dos programas televisivos, até porque quase todos só estão preocupados com os casos de arbitragem. Hoje em dia, não há ninguém a falar de futebol, do jogo, das jogadas bonitas – e há tantas todos os fins de semana.
Porque é que não há programas sobre os melhores lances da jornada?
Com os melhores golos, as melhores defesas, as melhores fintas? Nada disto faz muito sentido. Felizmente, estas confusões ainda não aconteceram connosco. Por acaso aconteceu. Chegou a falar-se que o Braga facilitou a vida ao Benfica no último jogo...
—É verdade, pois foi, falou-se disso. Ou melhor, foi o presidente do Sporting que falou... O que posso dizer? Nem sei... Aqui em Braga damos sempre o máximo, tentamos ganhar sempre, e essa é a nossa responsabilidade. Nem faria sentido admitir outro cenário.

"A brincar, digo que ajudei no Europeu"

"Seleção? Está lá Gelson, Ronaldo, Guedes, Quaresma... O que podemos dizer? Compreendo..."

A 7 de setembro de 2014, então com 20 anos, Ricardo Horta somou a primeira e única internacionalização por Portugal. Muita gente não se lembrará, mas já foi internacional A.
—É verdade, mas não correu lá muito bem. Perdemos com a Albânia [primeiro jogo da fase de qualificação para o Euro'2016] e o míster Paulo Bento até foi despedido. Sinceramente, não estava à espera de ser chamado naquele momento... Tinha feito dois jogos no Málaga e fui convocado. Foi uma grande surpresa. Mas, depois de lá estar, tentei aproveitar ao máximo. Entrei na segunda parte, mas acabámos por perder. Mesmo assim, foi um jogo de qualificação para o Euro'2016, que Portugal acabou por vencer...
—Sim, sim. Na brincadeira até costumo dizer que também ajudei Portugal a ser campeão da Europa[ risos ]. Foram 20 e tal minutos, perdemos, mas estive lá. Apesar da boa época, atualmente o Braga não tem jogadores na Seleção.
É mais fácil ser-se chamado quando se joga no estrangeiro?
—Sinceramente, não sinto isso. É evidente que todos gostaríamos de ir à Seleção, não só eu, como o Paulinho, o Wilson Eduardo e tantos outros. Mas depois olhamos para a nossa posição e vemos que estão lá jogadores como o Gelson, Ronaldo, Guedes, Quaresma... O que podemos dizer? Absolutamente nada. Compreendo as opções do selecionador, até porque temos um lote de vários jogadores com grande qualidade. O que sei é que, nesta fase, quem for chamado irá sempre corresponder.

O JOGO

JotaCC

VUKCEVIC E HORTA PREOCUPAM ABEL
BRAGA A habitual dupla de médios titular só regressa hoje aos treinos. Danilo espreita regresso ao onze...

Vukcevic regressou a Braga depois de ter participado na totalidade dos dois jogos pela seleção de Montenegro. André Horta também foi titular nos sub-21 e volta após ter anunciado a saída para o Los Angeles FC

Os quatro jogadores que os arsenalistas tiveram ao serviço das respetivas seleções – Vukcevic, Hassan, Ricardo Horta e Xadas – já regressaram ontem a Braga, mas ainda não trabalharam com o plantel, algo que só acontecerá hoje, pela manhã, altura em que Abel Ferreira orientará o penúltimo treino antes da receção ao Sporting. Apesar de nenhum dos jogadores ter regressado lesionado, segundo informação disponibilizada pelo clube, o treinador arsenalista só hoje vai perceber exatamente em que condições físicas estão os internacionais, sobretudo os dois médios que têm sido titulares.
Vukcevic, que é, contando com os jogos das seleções, o jogador mais utilizado do plantel, voltou a cumprir a totalidade das duas partidas realizadas por Montenegro – empates com Chipre (0-0) e a Turquia (2-2) –, enquanto André Horta foi titular no triunfo (4-2) de anteontem com a Suíça, partida em que realizou 74 minutos.
O caso mais preocupante é, no entanto, o de Vukcevic, até pela importância que o internacional montenegrino tem no equilíbrio da equipa. Recuperar do esforço despendido nosjog os, aoqua lacres ce ainda as viagens,éa missão que sobra para os dois dias que restam até ao confronto com os leões. O caso de André Horta é diferente, sobretudo porque falta perceber como é que Abel reagirá ao anúncio feito pelo jogador da sua mudança para os Estados Unidos no final da época. O médio está emprestado pelo Benfica, mas tem contrato com o Braga até 30 de junho, pelo que esta confirmação pública da transferência para o Los Angeles FC não foi totalmente bem recebida em Braga, mesmo que o jogador tenha dito, no final da partida com a Suíça, que continua focado no seu atual clube.
A esta situação acresce ainda o facto de Danilo ter treinado com o plantel nos últimos dias e estar pronto para recuperar a titularidade, que perdeu, devido a gripe, na goleada (5-0) em Guimarães. Depois desse jogo, Abel optou por não voltar a mexer na dupla do meio-campo. Falta saber como será no sábado.

51
Entre o Braga e a seleção do Montenegro, Vukcevic já participou em 51 jogos ao longo desta temporada

O JOGO

JotaCC

SALVADOR TIRA COMIDA A LEÕES

TENSÃO ENTRE CLUBES LEVA A CANCELAMENTO DE JANTAR ANTES DO JOGO

Bracarenses esvaziam camarote como resposta a Bruno de Carvalho
■ O Sporting de Braga vai retirar a comida do camarote destinado aos dirigentes do Sporting, no jogo de sábado, disse fonte bracarense ao CM.
O protocolo da Liga de Clubes obriga o clube da casa, neste caso o Sporting de Braga, a ceder um camarote no estádio ao clube visitante (Sporting), mas a comida não está incluída. Este costuma ser um gesto de cortesia entre clubes. Mas o ambiente é de tensão, principalmente entre presidentes. António Salvador e Bruno de Carvalho trocaram acusações durante a semana, por causa de dívidas entre os clubes. Fora de questão está também o jantar entre as direções programado para antes do jogo da Liga. "É bom que não apareçam. Tínhamos feito o convite, mas não há ambiente possível para esse convívio, depois do que se passou durante a semana", disse ao CM fonte dos arsenalistas.
O Correio da Manhã sabe que a gota de água para a SAD minhota foram os insultos de Bruno de Carvalho a António Salvador, na sua página pessoal das redes sociais. "És um labrego, trolha e aldrabão. Adoras ser o presidente do Benfica B." Sporting de Braga e Sporting defrontam-se este sábado para a Liga, separados por 4 pontos. Os leões procuram não perder a corrida pelo primeiro lugar. ●

SAD MINHOTA
A região e o clube acolhem sempre bem as pessoas que vêm a Braga e vai acolher bem o Sporting. Este ambiente terá a sua pacificação natural e esperamos que se possa resolver rapidamente", disse ontem António Marques, administrador da SAD do Sp. Braga à Rádio Renascença.

BRACARENSE DA TRIBUNA AO ATAQUE

■ António Salvador esteve na tribuna de Alvalade, ao lado de Bruno de Carvalho, no jogo da primeira volta (2-2), com os leões a empatarem aos 90+5'. No final, o líder bracarense foi à sala de imprensa criticar a nomeação do árbitro Carlos Xistra e do VAR.

CM

JotaCC

Pagamento de Battaglia com acertos

Poucas horas depois de o presidente do Sp. Braga, António Salvador, ter reclamado o atraso no pagamento da tranche de Battaglia, a SAD leonina não demorou a efetuar a transferência bancária. No total entraram na conta clube minhoto 707.132,22 euros, um montante inferior ao esperado em Braga pois foi realizado um acerto de contas. Na verba, os leões descontaram 199 mil euros referentes à LACO (empresa que detinha 20% do passe do médio); 85.764 relativos à contribuição de solidariedade por Pedro Santos e Rui Fonte; e 7.640 devido a bilhetes não pagos em 2016/17 e 2017/18.

RECORD

JotaCC

POLÉMICA DE ALVALADE AZEDOU RELAÇÕES
DE COSTAS VOLTADAS COM O SP. BRAGA Da arbitragem de Xistra à guerra das contas, eis os capítulos de uma já longa troca de palavras

As relações institucionais entre Sporting e Sp. Braga têm vindo a degradar-se ao longo das últimas épocas mas só azedaram, em definitivo, após o jogo da primeira volta da Liga (2-2), a 5 de novembro. O conflito subiu de tom e continuou até culminar na recente polémica envolvendo a transferência de Battaglia. A arbitragem de Carlos Xistra em Alvalade foi o motivo inicial da discórdia. No final do jogo, António Salvador deslocou-se à sala de imprensa e dente dos arsenalistas de não ter reagido da mesma forma na... Luz, após a derrota com o Benfica. Mas rapidamente a arbitragem passou para segundo plano. O foco virou-se para a... forma dos jogadores do clube minhoto. "Parabéns aos preparadores físicos do Sp. Braga", escreveu Saraiva, no Facebook, dizendo que os minhotos "acabaram os 90 minutos como se estivessem a começar o jogo". O Sp. Braga respondeu sob a forma de queixa-crime contra o diretor de comunicação, acusando-o de "insinuações insuportáveis".
Testa de ferro do Benfica
A polémica entre os dois clubes não arrefeceu e mais tarde Bruno de Carvalho acusou António Salvador de ser "testa de ferro" do Benfica no G15. Salvador negou e considerou que o rival estava a ser "realizador de um filme que só ele estava a ver". Já antes a entrevista do líder bracarense a Record tinha aberto um novo foco de conflito. BdC voltou a conotar Salvador com o... Benfica. O presidente leonino falou de "construções de milhões a meias" com Vieira, levando Salvador a mencionar o desespero de Bruno de Carvalho para vender "um dos melhores e mais influentes jogadores do Sporting" no fecho do mercado. Por ocasião do Sp. Braga-Benfica, Nuno Saraiva visou de novo os minhotos. "Tem a oportunidade de demonstrar que é um candidato ao título e que a boa época que está a fazer é consentânea com os seus objetivos. Ao mesmo tempo, tem também o dever e obrigação de demonstrar que estávamos enganados, quando dissemos que o empenho e atitude do Sp. Braga é diferente, quando joga contra o Sporting ou, por exemplo, com o Benfica". Foi a última troca de galhardetes... até à polémica em torno de Battaglia.

Sp. Braga aplica chapa 10

Prosseguiu ontem a 6ª edição do 'Damaiense Páscoa Cup', dia marcado pelo descanso dos escalões de traquinas e petizes e por goleadas dignas de destaque. Especialmente na categoria de benjamins E1, na qual o Sp. Braga se impôs, por 10-1, ao Mem Martins, o 1º de Dezembro goleou o Olivais e Moscavide, por 6-0, e o Alta de Lisboa cilindrou o Futebol Benfica, por 8-2. A equipa da casa, o Damaiense, neste escalão, bateu o AD Amadora, por 2-1.
Eis os restantes resultados:
INFANTIS – Damaiense-Fut. Benfica, 2-2; Linda-a-Velha-Belas, 1-0; ADCEO-1º Dezembro, 1-6; Carcavelos-C. Piedade, 2-4;
BENJAMINS E1 – Fut. BenficaSp. Braga, 1-2; Damaiense-AD Amadora, 3-1; Damaiense B-Mem Martins, 1-2; Dínamo -C. Piedade, 1-2.

RECORD

JotaCC

ABEL PEDIU UM '10' PARA A NOVA ÉPOCA
Treinador pretende jogador distinto em relação aos que existem no atual plantel minhoto

HÁ MUITO QUE O 4X4X2 COM DOIS PONTAS-DE-LANÇA FOI ABANDONADO E A AUSÊNCIA DE UM CRIATIVO FOI NOTADA

Longe das polémicas e até mesmo das emoções das jornadas finais do campeonato onde tudo está ainda em aberto, António Salvador e Abel Ferreira têm-se reunido com frequência para planear a próxima temporada e o treinador já fez um pedido ao presidente: a contratação de um nº 10. A chegada de um médio criativo promete ser a grande novidade do novo plantel e pode até indicar que o Sp. Braga deixará, definitivamente, de atuar em 4x4x2 com dois pontas-de-lança puros. Foi assim que esta época arrancou, mas, aos poucos, Abel Ferreira foi mudando ligeiramente o sistema, ora com a inclusão de um terceiro médio, ora com a inclusão de um avançado mais móvel (Wilson Eduardo) ao lado da referência ofensiva (Paulinho, Dyego Sousa ou Hassan). Acreditando na velha máxima de que a dinâmica é o mais importante, o treinador pretende contar com um jogador que lhe permita mudar a forma de jogar da equipa. Mossoró foi o criativo que mais saudades deixou no Minho. A ele seguiu-se Rafa, que atuou a maior parte do tempo encostado ao corredor direito. Rúben Micael também passou pela Pedreira e depois a SAD falhou na contratação de nomes como Róman ou até mesmo de Tomás Martínez.
A meio desta temporada, como já se disse, Abel entendeu que o melhor seria dar outra dinâmica à equipa e começou por apostar, e com bons resultados, em Fransérgio na posição 10. O médio brasileiro lesionou-se com gravidade e o treinador não teve facilidade em encontrar um substituto à altura. Só conseguiu estabilizar o onze quando Wilson Eduardo regressou à competição após recuperar de uma lesão que contraíra em agosto.

ALTERNATIVAS TESTADAS A 10

FRANSÉRGIO. A facilidade com que chegava à área contrária, o forte remate de longe e a capacidade de pressão valeram-lhe um lugar no onze até se lesionar com gravidade.
ANDRÉ HORTA. Jogador com enorme capacidade técnica, fez alguns jogos a
'10', mas seria como médio-centro que se assumiria, definitivamente, como titular nos arsenalistas.
RICARDO HORTA. Atuou ligeiramente mais adiantado do que o irmão e, por isso, nunca foi o 10 que Abel queria. Mesmo assim, os golos deram-lhe crédito, mas, com Wilson Eduardo apto, voltou para o lado esquerdo do ataque.
XADAS. A grande esperança dos arsenalistas para a presente temporada nunca se conseguiu impor na direita e o treinador deu-lhe algumas oportunidades no centro. Apesar da liberdade, nem ali mostrou todo o seu talento.

Internacionais estão de volta

Vukcevic, André Horta, Xadas e Hassan já estão desde ontem em Braga, mas apenas hoje vão voltar a juntar-se aos restantes companheiros de equipa que, desde segundafeira, retomaram a preparação do jogo com o Sporting. Os médios foram poupados para ver se se apresentam nas melhores condições para continuarem no onze, estando Danilo de prevenção para substituir um dos dois. Na defesa, como se sabe, Jefferson é a grande baixa e será rendido por Sequeira. Entregues ao departamento clínico continuam Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio.

Plano da PSP divulgado hoje

A semana da receção ao Sporting ficou, inevitavelmente, marcada pela troca de acusações entre arsenalistas e leões, com Bruno de Carvalho a insultar António Salvador na noite de anteontem. Apesar dos apelos do líder minhoto, é possível que os adeptos se deixem influenciar por este clima crispado e a Polícia de Segurança Pública prometeu para o dia de hoje uma tomada de posição sobre o dispositivo policial que está a programar para o embate de depois de amanhã, à noite. Os adeptos arsenalistas prometem um apoio forte à sua equipa para um jogo que pode deixar o 3º lugar a apenas um ponto de distância. E todos querem ver Salvador festejar após o 'duelo' com Bruno de Carvalho.

RECORD

Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR DEIXA BRUNO DE CARVALHO SEM RESPOSTA
Redação

«És um labrego, trolha e aldrabão! Já não te consigo aturar! Vai mandar no G15 e aproveita e vai... Idiota aldrabão... Adoras ser o presidente do Benfica B... Agora faz mais um comunicado...», escreveu o presidente do Sporting, anteontem, nas redes sociais, insultando o líder bracarense.

Mais um episódio na sequência do duelo de palavras entre Bruno de Carvalho e António Salvador, espoletado pela diferença de posições em relação ao pagamento da segunda tranche da transferência de Rodrigo Battaglia da Pedreira para Alvalade.

Esperava-se resposta de Salvador às palavras de Bruno de Carvalho, mas o presidente dos Guerreiros optou pelo silêncio, esperando que a equipa responda em campo.

Recorde-se que em caso de triunfo os minhotos ficarão a apenas um ponto do Sporting e sublinhariam a candidatura ao terceiro lugar na Liga.

A Bola

Bruno3429

Arrancou o Projeto EuroFit

A Cidade Desportiva do SC Braga acolheu, esta quarta-feira, o pontapé de saída do Projeto EuroFit, um programa de promoção da atividade física destinado aos amantes do futebol e do desporto, tendo contado com cerca de meia centena de participantes na primeira de doze sessões.

A sessão iniciou com uma palestra integrativa, deslocando-se depois para o Campo N.º 3 da Cidade Desportiva. Aí, houve espaço para os mais diversos tipos de exercícios – com e sem bola -, numa sessão de treino onde imperou o empenho, companheirismo e boa disposição. Bem à moda dos Gverreiros do Minho.

O Projeto Eurofit é um programa destinado para pessoas com idades entre os 35 e 65 anos com excesso de peso, assumindo o compromisso de trabalhar com sócios e adeptos do SC Braga que tenham o objetivo de alcançar resultados imediatos que beneficiem a forma física e a saúde.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Matheus admite jogar pela seleção portuguesa
Guarda-redes vai avançar com processo de naturalização
Redação Maisfutebol

Matheus vai naturalizar-se português e não esconde o sonho de jogar por uma seleção. Quando obtiver a dupla nacionalidade, poderá ter oportunidade de jogar por Portugal ou Brasil e o próprio guarda-redes admite que, nesta altura, ainda não sabe qual seria a sua preferência.

«Vou poder naturalizar-me português e todos os jogadores sonham poder jogar por uma seleção. Espero ter uma oportunidade. Não sei exatamente por qual (se Brasil ou Portugal). Quero continuar a trabalhar, a dedicar-me, ainda estou no começo da carreira», afirmou o guardião de 25 anos, em entrevista ao UOL Esporte.

O brasileiro falou, ainda, da adaptação ao futebol português, onde chegou em 2014, oriundo do América Mineiro.

«É um futebol muito diferente do Brasil, mais dinâmico e com o guarda-redes debaixo de maior exigência. Não só para sair a jogar com os pés, mas como um líbero, mesmo. A linha da defesa é mais alta, é preciso ficar atento a bolas nas costas», explicou.

Maisfutebol

JotaCC

SALVADOR PROCESSA BRUNO DE CARVALHO

■ O líder do Sp. Braga, António Salvador, vai processar criminalmente Bruno de Carvalho por difamação. A SAD minhota avançou ainda com uma queixa para o Conselho de Disciplina da FPF .

RENOVAÇÕES

Vanessa Marques, Ana Rita Oliveira, Francisca Cardoso, Laura Luís, Babi e Regina Pereira renovaram ontem contrato com a equipa de futebol feminino do Sp. Braga, 2º. classificado do Campeonato Nacional.

CM

JotaCC

Salvador processa BdC

António Salvador não quer deixar cair em saco-roto os insultos de que foi alvo por parte de Bruno de Carvalho e, ontem, avançou com uma queixa-crime, a título pessoal, contra o presidente do Sporting. O líder dos minhotos pretende que o seu homólogo se sente em tribunal e que responda pela prática de, pelo menos, um ilícito criminal.
Labrego, trolha, aldrabão e idiota foram quatro dos termos usados por Bruno de Carvalho e, face a estas ofensas, António Salvador entende que estamos perante um crime de difamação. Também no dia de ontem, e ainda a propósito da mesma publicação no Facebook por BdC, a própria SAD arsenalista avançou com uma ação cível contra o líder leonino. Esta ação pretende que haja o reconhecimento de um direito e poderá acabar, caso o tribunal assim o entenda, numa indemnização .
Recorde-se que, anteontem, a SAD do Sp. Braga já tinha feito uma denúncia de Bruno de Carvalho à Federação Portuguesa de Futebol. Até ao momento, o organismo não tomou qualquer posição oficial.

RECORD

JotaCC

Braga-Sporting é jogo de "risco elevado"
A PSP de Braga planeou "um dispositivo policial" para estar presente no jogo entre Sporting de Braga e Sporting, no sábado, uma vez que é considerado jogo de risco elevado.

O jogo entre Sporting de Braga e Sporting, no sábado, da 28.ª jornada da I Liga de futebol, é "considerado de risco elevado" e mobilizará o número de efetivos habituais em jogos destas características.
"O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga planeou, para o acontecimento em questão, um dispositivo policial com o número de efetivos habitualmente utilizados em jogos com estas características em Braga", comunicou a PSP, em nota à imprensa.
Em conformidade com o que tem sido feito nos jogos, a PSP não avançou o número de agentes que farão o policiamento no jogo entre bracarenses e 'leões', agendado para sábado às 20h30, em Braga, deixando algumas recomendações.
As autoridades lembram aos adeptos a proibição de levarem alguns objetos para a 'Pedreira', tais como armas, engenhos explosivos ou pirotécnicos, metal, hastes ou bastões, bem como bebidas em garrafa ou lata, fruta e capacetes.
A PSP pede ainda aos adeptos a "deslocação para o Estádio Municipal de Braga com antecedência, de forma a evitar aglomerações de última hora".
No dispositivo policial estarão elementos da Unidade Distrital de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Investigação Criminal, Equipas de Trânsito, o Corpo de Intervenção e o Grupo Operacional Cinotécnico.
O jogo entre Sporting de Braga, quarto classificado com 61 pontos, e Sporting, terceiro com 65, acontece no final de uma semana de tensão entre dirigentes dos dois clubes, que têm vindo a trocar várias acusações.

OBSERVADOR

Bruno3429

PAULINHO NO ATAQUE AO LEÃO
Redação

Longe do trio de colossais goleadores do Campeonato, Jonas, Bas Dost e Marega - 31, 23 e 20 golos apontados, respetivamente -, Paulinho tem vindo a acalentar esperanças de se conseguir sagrar melhor marcador português da Liga.

Atualmente com dez tiros certeiros na conta pessoal (tantos como o colega de ataque, Ricardo Horta, e somente menos um do que o vila-condense Guedes), o ponta de lança dos guerreiros, que tem surpreendido tudo e todos nesta sua primeira temporada na capital minhota, tem como objetivo a bota de prata... dos portugueses.

Para o desafio, muito contribuíram as últimas exibições. Paulinho leva três golos e duas assistências nos últimos três jogos, tendo bisado na goleada (6-0) imposta ao Estoril, assistido para os golos de Ricardo Horta e Wilson Eduardo frente ao Moreirense, e contribuído com mais um golo no triunfo (4-1) em Chaves.

O avançado está a atravessar o melhor momento de forma da temporada e será, por isso, a principal arma ofensiva apontada à baliza do Sporting no sábado, tendo lugar cativo na frente do ataque.

A Bola

Bruno3429

Conhece aqui os vencedores

Já são conhecidos os vencedores da campanha de atualização de dados realizada no âmbito do jogo SC Braga vs SCP.

Os vencedores, escolhidos aleatoriamente na plataforma Random, são:

José Pedro Fraga de Moura
Miguel Ângelo Gomes Ferreira
Anthony Miguel Gonçalves da Silva
Apesar de finda a campanha de atualização de dados, poderás continuar a atualizar os teus dados no nosso site.

Gverreiras enfrentam CA Ouriense nas meias-finais da Taça

Já são conhecidos os jogos das meias-finais da Taça de Portugal Allianz 2017/2018. O sorteio realizado esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, colocou o CA Ouriense no caminho do SC Braga.

De lembrar que as Gverreiras do Minho derrotaram o Clube de Albergaria (6-1), a UR Cadima (0-5) e o Boavista FC (0-4) até chegar às meias-finais da Taça de Portugal Allianz. O CA Ouriense foi claramente o clube revelação desta competição. A formação natural de Ourém, que disputa o Campeonato de Promoção, eliminou o FC Barreirense (0-6), o Quintajense FC (5-1), o FC Castrense (4-0) e o Vilaverdense FC (4-0).

Eis o resultado do sorteio:

Jogos da 1.ª mão | 15 de abril de 2018 (domingo)

Sporting CP-GD Estoril-Praia

CA Ouriense-SC Braga

Jogos da 2.ª mão | 13 de maio de 2018 (domingo)

GD Estoril-Praia-Sporting CP

SC Braga-CA Ouriense

Sorteio da segunda fase do Campeonato de Promoção

Realizou-se, esta quinta-feira, o sorteio do calendário da segunda fase do Campeonato de Promoção. A equipa B feminina do SC Braga terá o seu primeiro embate, em casa, frente à AD Ovarense.

Eis o calendário completo:

1ª Jornada: SC Braga B vs AD Ovarense – 22 de abril

2ª Jornada: AJ Hernâni Gonçalves vs SC Braga B – 25 de abril

3ª Jornada: AD Grijó vs SC Braga B – 29 de abril

4ª Jornada: AD Ovarense vs SC Braga B – 6 de maio

5ª Jornada: SC Braga B vs AJ Hernâni Gonçalves – 20 de maio

6ª Jornada: SC Braga B vs AD Grijó – 27 de maio

SCBraga

Bruno3429

Liga: Sp. Braga-Sporting considerado de «risco elevado»
PSP deixou ainda algumas recomendações aos adeptos que irão assistir ao jogo na Pedreira

O jogo entre Sporting de Braga e Sporting, no sábado, da 28.º jornada da Liga, é «considerado de risco elevado» e mobilizará o número de efetivos habituais em jogos destas características.

«O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga planeou, para o acontecimento em questão, um dispositivo policial com o número de efetivos habitualmente utilizados em jogos com estas características em Braga», comunicou a PSP, em nota à imprensa.

Em conformidade com o que tem sido feito nos jogos, a PSP não avançou o número de agentes que farão o policiamento da partida em Braga, deixando algumas recomendações.

As autoridades lembram aos adeptos que estão proibidos de levaram alguns objetivos para o Estádio Municipal de Braga, tais como armas, engenhos explosivos ou pirotécnicos, metal, hastes ou bastões, bem como bebidas em garrafa ou lata, fruta e capacetes.

A PSP pede ainda aos adeptos a «deslocação para o Estádio Municipal de Braga com antecedência, de forma a evitar aglomerações de última hora».

No dispositivo policial estarão elementos da Unidade Distrital de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Investigação Criminal, Equipas de Trânsito, o Corpo de Intervenção e o Grupo Operacional Cinotécnico.

Maisfutebol