News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by Bruno3429, 19 de January de 2018, 08:07

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Abel Ferreira: Para ser um grande treinador não preciso andar à procura da polémica
Joana Russo Belo

SC Braga joga, amanhã, em casa do Portimonense, às 20.30 horas, encontro que Abel Ferreira espera ser um grande desafio. Antevisão marcada pela reacção do técnico às críticas após duelo com o Benfica e polémica com Sérgio Conceição.

Frontal, directo e sem papas na língua, Abel Ferreira fez questão de responder objectivamente às críticas que surgiram à equipa do SC Braga após o jogo com o Benfica, da última jornada. A conferência era para analisar o jogo de amanhã, com o Portimonense, relativo à 19.ª jornada da I Liga, mas as atenções acabaram centradas nas críticas sobre o desempenho dos guerreiros diante das águias e na polémica com Sérgio Conceição.
Não sabia que o SC Braga tinha tantos adeptos assim, fiquei espantado com os adeptos que o SC Braga tem. Nós também jogámos contra o Setúbal duas vezes e a equipa não esteve no seu melhor. Quando estamos mal intencionados podemos criar problemas onde quisermos, começou por dizer.

E prosseguiu. Com o Benfica está 1-0 e temos no pé do Ricardo Horta o 1-1 para uma grande defesa do guarda-redes do Benfica. Está 2-1 e temos mais uma grande defesa do guarda-redes do Benfica a salvar o 2-2. Em termos de oportunidades claras, criámos mais oportunidades ao Benfica do que outros grandes que jogaram contra eles e não conseguiram ganhar. Os jogos ganham-se dentro dos campos, os campeonatos ganham-se dentro do campo e é dentro do campo que eu quero competir, não é aqui. Aqui ao microfone não quero competir com ninguém, frisou o técnico, acusando alguns jornalistas de procurarem a polémica, na sequência da última conferência.

Não adianta num discurso de um minuto tirar só 30 segundos do que eu disse. Só me faltou elogiar o Jorge Jesus, elogiei o Rui Vitória e elogiei o Sérgio Conceição. Para ser um grande treinador não preciso andar à procura de polémica, quero competir só com os meus colegas dentro das quatro linhas, referiu. Exaltado com a situação, Abel foi peremptório: ando no futebol há 21 anos, enquanto jogador não tive um único problema com nenhum treinador. Não tive, enquanto treinador, nenhum problema com ninguém. Ando no futebol de cara limpa e cara levantada. Para os ignorantes, mal intencionados e recalcados fica a oração dos sábios. Não vou admitir que ninguém ponha em causa a instituição do SC Braga, os profissionais que têm sido campeões, porque estamos a fazer uma época que já há muito tempo não se via fazer, nem a mim. Entre ser um bom treinador ou um bom homem, prefiro ser um bom homem.

Considerando que com estes cenários o que andamos a fazer com a informação é a plantar o ódio e a violência, Abel lembra que o futebol não é isso, é paixão, prazer que une os povos. A minha função é ser treinador, não quero entrar em novelas ou em circos, porque não sou actor nem palhaço, sou treinador de futebol, ressalvou.
Quanto a Sérgio Conceição, diz ter ficado tudo esclarecido: como é que dois homens resolvem os problemas? Falando! O Sérgio falou às 11 horas e às 13 horas de domingo o que acham que eu fiz? Peguei no telefone e liguei-lhe. Não preciso de dar recados a ninguém, rematou.


ABC/UMinho assina protocolo com escola profissional Profitecla

Miguel Machado

A direcção do ABC/UMinho assinou ontem uma parceria de colaboração com a Escola Profissional da Profitecla - pólo de Braga.

A direcção do ABC/UMinho assinou ontem uma parceria de colaboração com a Escola Profissional da Profitecla - pólo de Braga. Protocolo estabelecido entre as duas instituições vai permitir que os alunos da Profitecla possam participar activamente na organização dos eventos desportivos realizados pelo ABC jogos do campeonato nacional, provas europeias e torneios nomeadamente ao nível do acolhimento das equipas adversárias no Pavilhão Flávio Sá Leite, pelos alunos do curso de Turismo, e também num serviço de catering pelos alunos da Restauração, entre outras iniciativas de intercâmbio.

Rui Silva, presidente do ABC, que prometeu abrir as portas do clube às instituições da cidade quando tomou posse em Setembro, afirma que esta parceria é a primeira de muitas que tem em carteira no sentido de criar maior dinamismo no clube e promover uma ligação mais próxima com as empresas e com os jovens bracarenses.

O ABC é uma instituição de âmbito nacional, mas que privilegia as parcerias com as instituições da sua cidade, nomeadamente as que trabalham com os jovens, porque também somos um de formação. Esta é uma primeira parceria de várias que o ABC vai concretizar no futuro. Não somos só andebol, somos muito mais do que isso e queremos realizar parcerias com outras instituições. Relativamente ao protocolo com a Profitecla visa um intercâmbio com os seus alunos, com colaboração nos jogos e torneios, entre outras iniciativas, e que possam praticar também desporto no pavilhão Flávio Sá Leite, referiu o presidente na cerimónia de assinatura do protocolo supracitado.

Em representação da Profitecla, Hugo Sá, do conselho executivo da escola profissional, acompanhado de Ana Ribeiro, responsável pelo pólo de Braga, referiu que esta parceria é um desafio ambicioso, que vai exigir uma dinâmica interessante, destacando que é um orgulho estar associado a um clube com a dimensão do ABC.
Temos vindo a trabalhar há alguns anos na cidade de Braga e encaramos este protocolo como mais um desafio diferente para os nossos alunos, que já estão entusiasmados pela oportunidade de colaborar com um grande clube da história do andebol português como é o ABC.

Correio do Minho

Bruno3429

Assis aceitou ser cedido ao P. Ferreira
Sem espaço em Braga

Tal como Record antecipou em primeira mão, três jogadores iam deixar Braga nesta reabertura de mercado. André Moreira e Bakic mudaram-se para o Belenenses e faltava resolver a situação de Assis. Nas últimas horas, o médio brasileiro aceitou ser emprestado ao P. Ferreira, para ver se volta a jogar com regularidade.

Disputado com o FC Porto, Assis custou, há precisamente um ano, 1,4 milhões de euros aos arsenalistas. Pedido de Jorge Simão, o médio somou sete jogos na segunda metade dessa temporada, mas com a chegada de Abel Ferreira perdeu espaço. Já no verão, o jogador procurou colocação porque já sabia que não iria ter vida fácil perante a concorrência de Danilo, Vukcevic e Fransérgio. As propostas não agradaram e somou apenas 25 minutos na Taça de Portugal.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Reforços Ryller e Lukic só daqui a duas semanas

Abel Ferreira elogiou ontem Ryller e Lukic, jogadores que integraram esta semana o plantel do Sporting de Braga, como reforços de inverno, mas esclareceu que ambos necessitam de um período de adaptação. "Acredito que dentro de 15 dias estarão preparados para nos ajudar", precisou o técnico bracarense. "São dois jogadores com grande qualidade técnica. Os pré-requisitos para um jogador que entra no Braga são qualidade técnica, física e mental. É preciso ser um bom homem e foi dentro desse perfil que contratamos esses jogadores", acrescentou.

JN

JotaCC

ABEL IRRITA-SE E VOLTA A CONCEIÇÃO
Treinador respondeu às insinuações de facilitismo frente ao Benfica e ainda revelou um telefonema para o treinador do FC Porto

Treinador saiu em defesa do plantel e foi duro com aqueles que puseram em causa o profissionalismo dos jogadores do Braga no jogo com o Benfica. Sérgio Conceição também foi tema de conversa

Exibição: Abel recordou que Varela evitou o empate do Braga  por duas vezes

Bastou uma pergunta sobre as críticas à exibição frente ao Benfica, que valeram insinuações sobre um eventual facilitismo do Braga, para Abel Ferreira se irritar durante a conferência de Imprensa e gastar seis minuto se 36 segundos a responder aos críticos. "Para começar, não sabia que o Braga tinha tantos adeptos... fiquei espantado! Jogámos contra o Setúbal, duas vezes, e a equipa também não esteve no seu melhor. Para ser curto e grosso: quando estamos mal-intencionados, podemos criar problema sonde nós quisermos. No jogo como Benfica, estava 1-0 e temos uma bola do Ricardo Horta para empate que o guarda-redes do Benfica salva; depois está 2-1 e o guarda-redes do Benfica volta a evitar outro golo. Em termos de oportunidades claras, criámos mais ao Benfica do que que outros grandes que também não lhes conseguiram ganhar. Os jogos e os campeonatos ganham-se dentro do campo, não aqui [sala de Imprensa]. Ao microfone, não quero competir com ninguém", começou por dizer, antes de continuar a responder com um tom de voz mais elevado. "Já elogiei o Rui Vitória, o Sérgio Conceição e, se me perguntarem, também elogio o Jorge Jesus, que foi meu treinador. Para ser grande treinador, não tenho de andar à procura da polémica. Não parece, mas ando no futebol há 21 anos e, quando era jogador, nunca tive problemas com os treinadores – e quando os tinha, fazia como os homens fazem: falava pessoalmente e não precisava de mandar recados. Ando no futebol de cara limpa e levantada. Para as pessoas que fazem mal ao futebol, para os ignorantes, os mal-intencionados e recalcados, fica a oração dos sábios. Não admito que ninguém, mas mesmo ninguém, ponha em causa o Braga e os seus profissionais, que têm sido uns campeões. Entre ser bom treinador e bom homem, eu prefiro ser um bom homem. Andamos a plantar o ódio e a violência e o futebol não é isso; o futebol é paixão, prazer e competição. Não entro em novelas nem circos, porque não sou ator nem palhaço", afirmou, dizendo também que não queria falar mais sobre o assunto.
No entanto, havia outra questão polémica, a recente resposta de Sérgio Conceição, que disse ter estranhado ouvir Abel Ferreira dizer que não o conhecia pessoalmente. Desta vez, o treinador arsenalista começou por responder com uma questão. "Vou fazer-vos uma pergunta: o Sérgio Conceição falou ao final da manhã e o que acham que eu fiz por volta da uma da tarde de domingo? Como é que dois homens resolvem os problemas? Digam-me, digam-me...", insistiu. A pergunta valeu uma resposta, um "imagino que falando", que o treinador prontamente aceitou como válida. "Ponto final, ponto final no assunto! Não preciso de dar recados a ninguém." Seguiu-se nova pergunta: tendo em conta as circunstâncias, e partindo do princípio de que Sérgio Conceição teve dúvidas sobre o sentido das palavras de Abel Ferreira, não deveria ter sido o treinador do FC Porto a tomar a iniciativa de telefonar antes de falar em conferência de Imprensa? "Não quero falar mais sobre isso", começou por responder. "Tenho liberdade intelectual e financeira, ando aqui por prazer e não me sirvo do futebol. Estou aqui para ajudar uma modalidade pela qual sou apaixonado. E respeito todos os meus colegas. Ponto final." E assim acabou o assunto.


Figueiras, Lukic, Ryller e o perfil de jogador a contratar

"[Diogo Figueiras] faz parte do perfil de jogador que o Braga tem de contratar"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Abel Ferreira analisou a contratação de Ricardo Ryller e Andrey Lukic, tendo revelado que são dois jogadores de "grande qualidade técnica". "Esse é o primeiro requisito para um jogador entrar no Braga. Eles têm essa virtude", prosseguiu. "Depois é preciso ter um bom perfil técnico, físico e mental. Para se conquistar algo mais, não chega ser bom jogador, também é preciso ser bom homem. Foi dentro dessa perspetiva que contratámos estes dois jogadores, que vão colmatar as ausências do Ricardo Ferreira e do Fransérgio. Acredito que estarão preparados no máximo dentro de 15 dias." Abel Ferreira foi ainda convidado a falar sobre Diogo Figueiras, que se encontra em negociações adiantadas com a SAD. "Só falo dos que estão no clube, mas ele faz parte do perfil de jogador que o Braga tem de contratar", rematou.


CONVOCADOS
20
O plantel viaja esta manhã para Portimão, treinando de tarde já no Algarve. Abel não deverá fazer grandes mexidas na lista de 20 jogadores que tinha convocado para o Benfica


OBJETIVO REGRESSO À NORMALIDADE

Por entre elogios ao próximo adversário, o Portimonense, – "Têm grandes jogadores e um grande treinador" –, Abel Ferreira recordou que, apesar da recente derrota com o Benfica, o Braga mantém os objetivos no campeonato intactos. "Sempre dissemos que queremos ficar entre os primeiros quatro, mas também queremos valorizar o espetáculo, os jogadores e o clube. Temos de aproveitar este jogo para regressar à normalidade, ou seja, às vitórias", contou.

O JOGO

Bruno3429

Portimonense SC x SC Braga: convocados

O SC Braga seguiu esta sexta-feira para o Algarve, onde sábado defronta o Portimonense SC, a partir das 20h30, em jogo a contar para a 19ª jornada da Liga NOS.

A comitiva integra 19 jogadores: Matheus, Rosic, Jefferson, Sequeira, Wilson, Xadas, Danilo, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, Fábio M., Raul Silva, Vucekvic, Bruno Viana, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

R. Assis cedido ao P. Ferreira

O SC Braga informa da cedência do jogador R. Assis ao FC Paços de Ferreira. O médio brasileiro jogara no emblema da Capital do Móvel até final da corrente temporada.
O SC Braga deseja a R. Assis as maiores felicidades para esta etapa da sua carreira.

José Carvalho Araújo: "Ter coragem de assumir o jogo"

Os sub-19 do SC Braga recebem, este sábado, o FC Porto no campo número 1 da Cidade Desportiva (15h) em partida referente à 20ªjornada do Campeonato Nacional. José Carvalho Araújo quer ver o conjunto minhoto a dominar o encontro contra o atual líder do campeonato e recordou o embate da primeira volta para sublinhar que, a jogar em casa, a equipa estará agora mais próxima de conseguir obter os três pontos.

Bom espetáculo em perspetiva: "Vai ser seguramente um jogo agradável de se seguir. Não tenho dúvidas que estas são duas das melhores equipas do campeonato e que ambas vão querer vencer e assumir o jogo nos seus momentos. A expectativa é a de um grande espetáculo de futebol".

Atitude e intensidade para anular o FC Porto: "Acreditamos que a melhor forma de defender é tendo bola. E aquilo que peço aos meus atletas é que não tenham medo de ter bola e que tenham coragem de assumir o jogo, pondo em prática aquilo que são as nossas ideias porque só dessa forma é que conseguiremos ter sucesso perante este adversário. Naturalmente, quando não a tivermos, teremos de ser muito agressivos, muito intensos e saber o que cada um tem a fazer de forma a anular as mais-valias do FC Porto".

Superar o resultado da primeira volta: "O jogo da primeira volta foi equilibrado. Acreditamos que é possível vencer esta partida e vamos com toda a vontade em querer fazer um bom jogo para depois, aí sim, o resultado aparecer de forma natural. Em casa, acredito que a vitória esteja mais perto, até porque os resultados vêm demonstrando isso mesmo".

David Veiga: "Vamos manter-nos fiéis à nossa identidade"

Um SC Braga personalizado é a garantia deixada por David Veiga para a receção deste sábado dos sub-19 do SC Braga ao FC Porto. Depois de apontar um forte rigor em todos os setores como o fator a transportar para o duelo com o líder e melhor ataque da prova, o médio bracarense considerou, ainda, o papel dos adeptos "fundamental" para o cumprir de um objetivo de vitória.

Equipa unida em busca dos três pontos: "Vai ser um jogo muito complicado, mas vamos manter-nos fiéis à nossa identidade e aos nossos princípios pois só assim conseguiremos sair com a vitória. Sabemos que o FC Porto tem um ataque fortíssimo e, por isso, o rigor defensivo será fundamental, bem como um bom desempenho em termos ofensivos. A equipa está confiante e unida para conseguir vencer este adversário".

Cidade Desportiva espera-se vestida de vermelho e branco: "É sempre importante jogar em casa. É aqui que temos os nossos adeptos e o apoio deles será fundamental para conseguirmos os três pontos. Esperamos poder continuar com contar com eles nesta caminhada e, se possível, em massa já este sábado".

Jorge Silva e José Lopes na Flanders Speedo Cup

Jorge Silva e José Lopes, nadadores internacionais do SC Braga, partem esta quinta-feira para Antuérpia (Bélgica) onde irão participar na Flanders Speedo Cup – nos dias 20 e 21 de janeiro – ao serviço da Seleção Nacional Júnior.
José Lopes vai competir nas provas de 400 e 1500 metros livres, bem como nos 200 e 400 metros estilos.
Por sua vez, Jorge Silva nadará os 200 metros bruços, 200 metros mariposa e 200 e 400 metros estilos.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Salvador reforçou desejo do título em dia de aniversário
Hastear da bandeira na Cidade Desportiva do emblema minhoto
Bruno José Ferreira
   
O Sp. Braga completa esta sexta-feira 97 anos de história, sendo a data celebrada com várias iniciativas. A primeira delas foi o tradicional hastear da bandeira, que este ano decorreu pela primeira vez na Cidade Desportiva do emblema minhoto.

No seu discurso António Salvador, presidente do Sp. Braga, ressalvou esse mesmo facto, dizendo tratar-se de um marco histórico poder assinalar o aniversário nas instalações do clube. «É histórico estar aqui naquilo que nos pertence, ao nosso clube, no nosso património: a nossa Cidade Desportiva. Será histórico celebrar o centenário com a Cidade Desportiva terminada», disse.

Aproveitando a data, em declarações aos jornalistas, o líder máximo do clube bracarense reforçou o desejo de ver o Sp. Braga ser campeão nacional. «É com este património que vamos trabalhar para fazer algo mais do que alcançámos até hoje. Toda a gente sabe que sonhamos um dia ser campeões», afirmou.

Maisfutebol

JotaCC

"NÃO SOU PALHAÇO, SOU TREINADOR DE FUTEBOL"

"Já elogiei o Rui Vitória, o Sérgio Conceição e só me faltou o Jorge Jesus, que foi meu treinador. Quando estamos mal–intencionados, podemos criar problemas onde quisermos. Não entro em novelas ou circos, porque não sou ator ou palhaço, sou treinador de futebol", disse Abel Ferreira, treinador do Sporting de Braga, em conferência de imprensa, depois de questionado sobre as críticas ao jogo Sp. Braga-benfica (1-3).
Em relação ao encontro de amanhã (20h30), frente ao Portimonense, o técnico garantiu: "Jogaremos para vencer.

CM

JotaCC

P. Ferreira Assis garantido para o meio-campo

O médio Assis, de 27 anos, vai ser o segundo reforço na reabertura do mercado, juntando-se a Rúben Micael. O brasileiro chega à formação pacense por empréstimo do Braga, depois de na época passada ter sido contratado ao Chaves. No Minho, Assis foi pouco feliz, tendo sofrido uma lesão e somado apenas oito jogos.

JN

JotaCC

"Prefiro ser um bom homem a um bom treinador"

ABEL RESPONDE A QUEM O CRITICOU

O Sp. Braga perdeu com o Benfica e a prestação da equipa minhota foi alvo de várias críticas. No final do jogo, uma frase de Abel Ferreira sobre Sérgio Conceição criou igualmente grande celeuma. Ontem, o treinador endureceu a voz e deu por encerradas as duas polémicas. Comecemos pela derrota contra o Benfica e que impediu os minhotos de tomarem de assalto o 3º lugar...
"Não sabia que o Sp. Braga tinha assim tantos adeptos. Fiquei espantado! Para ser curto e grosso, quando estamos mal-intencionados, podemos criar problemas onde nós quisermos. Com o Benfica está 1-0 e temos no pé do Ricardo Horta uma bola que pode dar o empate e o guarda-redes do Benfica salva. Está 1-2 e mais uma vez o guarda-redes do Benfica evita o golo. Criámos mais oportunidades que os outros grandes criaram e também não venceram. Os jogos e os campeonatos ganham-se dentro do campo, não aqui. Ao microfone não vou competir com ninguém", afirmou Abel Ferreira, visivelmente satisfeito com a resposta dada pela sua equipa num dos jogos mais importantes da temporada.
O assunto estava longe de ficar encerrado para o treinador, que voltou a endurecer o discurso e a não ter medo das palavras. "Futebol é prazer, é competição. Não sou palhaço, sou treinador de futebol. Não entro em novelas ou circos, porque não sou ator nem palhaço. Para ser grande treinador, não tenho que andar à procura da polémica. Ando no futebol há 21 anos e enquanto jogador não tive um problema com um treinador. Ando no futebol de cara limpa e levantada. Para os ignorantes, para os mal-intencionados e para os recalcados fica a oração dos sábios...", atirou, sem entrar em muitos mais pormenores e nunca querendo especificar os alvos das suas críticas.
Defesa do clube
Abel Ferreira não admite que se duvide do profissionalismo dos seus jogadores. No meio de tudo isto, soltou um desabafo triste sobre a realidade atual do nosso futebol. "Não admito que ninguém ponha em causa o Sp. Braga. Entre ser bom treinador e bom homem, prefiro ser bom homem. Andamos a plantar o ódio e a violência", finalizou.


Reforços prontos em duas semanas

Lakic e Ricardo Ryller já se treinam no Minho e Abel Ferreira elogiou os dois primeiros reforços de inverno. "São dois jogadores de grande qualidade técnica. Para alguém entrar no Sp. Braga, tem de ter um bom perfil e ser bom homem. Vão colmatar duas lacunas, a do Ricardo Ferreira e do Fransérgio. No máximo, em duas semanas estarão preparados", comentou o treinador, sem querer confirmar a chegada do lateral Diogo Figueiras. A verdade é que o português, que atua no Olympiacos, já tem mesmo tudo acertado e deve chegar no início da próxima semana.


Sempre dentro dos objetivos

A derrota caseira contra o Benfica deixou os minhotos mais longe do 3º lugar, mas a verdade é que têm uma margem confortável para o 5º. Abel Ferreira não acredita que possa haver qualquer tipo de relaxamento por parte dos seus jogadores. "Quando comecei, tracei objetivos bem claros. Antes desse jogo com o Benfica, acontecesse o que acontecesse, o objetivo era estarmos nos quatro primeiros. O que vamos procurar fazer é dar o melhor de nós para ganhar cada jogo lá dentro. Além disso, queremos valorizar o espetáculo, os jogadores e o clube", apontou. Na agenda arsenalista segue-se uma deslocação ao terreno do Portimonense: "Conhecemos muito bem este adversário. Tem grandes jogadores e um grande treinador. Já o defrontei esta época e somos conhecedores um do outro e das próprias equipas. Esperamos um grande desafio. Seja contra quem for, vamos jogar para vencer."

RECORD

JotaCC

Assis fica hoje decidido
O médio chega à Mata Real cedido pelo Braga. Entretanto, Rúben Micael é opção válida

Os responsáveis do Paços de Ferreira acertaram com a SAD do Braga a cedência de Assis, até ao final da temporada. É mais um reforço de peso para o meio-campo da equipa agora orientada por João Henriques, que conta já com Rúben Micael, outro médio, cujo certificado internacional já deu entrada nos serviços federativos, pelo que é mais uma opção para a estreia do treinador, na casa do Aves, esta jornada. Rafael Assis destacou-se na época passada ao serviço do Chaves, de onde saiu, precisamente, há um ano para acompanhar a transferência do treinador Jorge Simão para a Pedreira. O médio brasileiro, de 27 anos, apresenta um nível técnico interessante, por isso, constitui uma mais-valia para o plantel dos pacenses. Pouco utilizado por Abel Ferreira, que o chamou para cumprir apenas 25 minutos no compromisso frente ao São Martinho, na Taça de Portugal, Assis vê, assim, ampliadas as possibilidades de jogar regularmente. O empréstimo do médio será formalizado hoje, após o treino.

O JOGO

JotaCC

Nilson quer ir direto ao apuramento
O fixo da Seleção Nacional assume as responsabilidades da equipa para o Europeu

No segundo dia de estágio de preparação para o Europeu de futsal, que decorrerá na Eslovénia, de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, Nilson foi o porta-voz da seleção portuguesa. O fixo, que alinha no Braga/AAUM, assumiu as responsabilidades de Portugal na competição. "Queremos chegar ao último jogo do grupo já apurados", salientou Nilson, que analisou os adversários no Grupo C: "Conhecemos a Roménia, fizemos a qualificação com eles, é uma equipa bastante competente, já jogam juntos há bastante tempo. Tem dois novos jogadores que não conhecemos muito bem, mas o scouting está cá para isso. A Ucrânia é muito forte fisicamente, tem evoluído bastante." Recorde-se que se qualificam os dois primeiros classificados de cada grupo. Nilson recusou colocar em Portugal o peso de ser favorito à vitória final, identificando "Espanha e Rússia" nesse patamar. "Temos o melhor do mundo e temos de esperar coisas boas de nós, não vamos lá passear, temos de voltar com um amedalha. Favoritos? Não, mas depois de termos conseguido o quarto lugar no Mundial temos uma palavra a dizer", analisou o fixo.

Nilson quer resolver cedo o apuramento
O jogador, 25 anos, salientou que, no grupo português, "os jogadores já se conhecem há bastante tempo", mas nem por isso o estágio perde relevância. "Quando estamos juntos é durante uns dias ou umas semanas, por isso é importante para afinar a máquina", explicou Nilson.

O JOGO

JotaCC

Nilson aponta às medalhas

Sem medo de sonhar, Nilson garante que Portugal parte para o Europeu de futsal com o pensamento nas medalhas. "Podem esperar coisas boas de nós. Não vamos lá passear e queremos voltar com uma medalha. Depois do Mundial que fizemos, em que ficámos em 4º lugar, temos uma palavra a dizer", disse o fixo, de 25 anos, que representa o Sp. Braga, ao site da FPF.
A fase final, em Liubliana, na Eslovénia, será a primeira da carreira para Nilson, que está radiante. "Cheguei aqui há um ano e sabia que tinha de agarrar esta oportunidade, porque o comboio não passa duas vezes", destacou o fixo.
A Seleção Nacional cumpriu o segundo dia de estágio de preparação para o Europeu, que se disputa entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Portugal defronta Roménia e Ucrânia na fase de grupos.

RECORD

Bruno3429

António Salvador insiste no sonho do título e aponta ao futuro
O título de campeão nacional continua na mira de António Salvador.

O presidente do Braga, António Salvador, voltou a afirmar o seu sonho de ver o clube sagrar-se campeão nacional de futebol, à margem das comemorações dos 97 anos do clube bracarense.

"Vamos trabalhar para alcançar algo que não alcançámos até hoje. Toda a gente sabe que sonhamos, um dia, sermos campeões. Isso está na mente dos nossos sócios, na minha mente, na de toda a gente. Espero que um dia isso possa ser possível, sabendo que é muito difícil acontecer", afirmou.

O Braga comemorou pela primeira vez o seu aniversário na sua nova cidade desportiva e, na cerimónia do hastear da bandeira, o presidente 'arsenalista' lembrou os fundadores do clube e mostrou esperança num "futuro risonho" do Sporting de Braga.

"Ao fim de 97 anos, é histórico estarmos aqui, naquilo que nos pertence, na nossa cidade desportiva, o nosso património, o património do clube e dos sócios. Hoje é o início de uma data histórica que culminará com o centenário e com a segunda fase que vai ser acabada até lá", disse.

Na cerimónia, marcaram presença figuras como o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, ou a vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga e antiga treinadora de atletismo do clube, Sameiro Araújo, assim como as equipas da formação do Braga e algumas dezenas de associados.

Abel com baixa no ataque para a visita a Portimão
Braga, quarto classificado, com 37 pontos, e Portimonense, 12.º, com 18, defrontam-se no sábado, às 20:30, no Estádio Municipal de Portimão.

O treinador do Braga, Abel Ferreira, convocou André Horta para a deslocação ao terreno do Portimonense, no sábado, na 19ª jornada da I Liga, mas não pode contar com Hassan.

O médio falhou o último jogo, diante do Benfica (derrota por 3-1), por estar emprestado pelos encarnados, e regressa agora aos eleitos do técnico.

Em sentido contrário, o avançado egípcio Hassan não foi chamado por Abel Ferreira para o jogo no Algarve devido a lesão (mialgia na coxa esquerda).

Lista dos 19 convocados:
Guarda-redes: Tiago Sá e Matheus.
Defesas: Marcelo Goiano, Bruno Viana, Rosic, Jefferson, Sequeira e Raúl Silva.
Médios: Danilo, Xadas, Fábio Martins, André Horta, Vukcevic, João Carlos Teixeira e Esgaio.
Avançados: Wilson Eduardo, Paulinho, Ricardo Horta e Dyego Sousa.

O Jogo

Bruno3429

Municipal abriu portas à Legião

Em dia de aniversário, o SC Braga abriu as portas do Estádio Municipal a toda a Legião de Gverreiros. Tal como está contemplado no programa do 97.º aniversário, os sócios, adeptos e simpatizantes do clube tiveram a oportunidade de visitar de forma gratuita o estádio e a Cidade Desportiva SC Braga.
A 'open hour' revelou-se um sucesso, contando com cerca de uma centena de gverreiros.

Dolores Silva: números que não enganam

Dolores Silva fez, esta quinta-feira, o 11º golo com a camisola da Equipa das Quinas no encontro frente à República da Irlanda. Com mais de 80 internacionalizações somadas, a Gverreira do Minho é uma referência da seleção lusa e alguém que ficará, certamente, na história do futebol feminino português. Na sua carreira foi a única atleta portuguesa considerada a melhor jogadora de uma partida do Campeonato da Europa e atualmente é uma das capitãs da Seleção Nacional.

Ao serviço do SC Braga, Dolores tem correspondido às expectativas e feito uma temporada simplesmente brilhante. A Gverreira do Minho tem controlado de forma exímia o meio campo do conjunto arsenalista, sendo uma das responsáveis pela organização ofensiva da formação liderada por Miguel Santos. A atleta de 26 anos cumpriu todos os jogos ao serviço do clube minhoto e soma já 4 golos com a camisola vermelha e branca na atual temporada, dados e factos que impressionam.

Dolores é, sem dúvida, uma figura incontornável do futebol feminino e do desporto português, algo que orgulha toda a legião bracarense.

Queiroga na vitória de Portugal diante da Suíça

Inês Queiroga, atleta da equipa feminina do SC Braga, foi totalista na vitória alcançada pela Seleção Nacional Sub-19, esta sexta-feira, frente à Suíça (3-1), num encontro de caráter particular realizado no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

Catarina Amado (41' e 54') e Beatriz Conduto (55') fizeram os golos que deram a vitória à seleção lusa. Malin Gut fez o único golo da congénere Suíça.

Neste estágio Inês Queiroga soma já 180 minutos por Portugal, o que confirma ser uma das peças fundamentais na formação orientada por José Paisana
A Equipa das Quinas volta a jogar no próximo domingo, pelas 15 horas, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

SCBraga