News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/11

Started by Bruno3429, 30 de November de 2017, 08:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Fábio Veríssimo fez a denúncia de racismo
Situação foi reportada no relatório

As atitudes racistas que 'tramaram' o Sp. Braga foram descritas no relatório do árbitro, o leiriense Fábio Veríssimo, que registou o comportamento incorreto dos adeptos arsenalistas. Foi com base nele, assim como possivelmente nos relatórios dos delegados Miguel Oliveira e Rui Pinheiro, que o Conselho de Disciplina decidiu castigar os minhotos.

No relatório do árbitro divulgado ontem pela FPF, no item "Ocorrências", ficou escrito que "durante a 1ª parte, e até aos 41 minutos, os adeptos do Sp. Braga que se encontravam na bancada por trás do banco, sempre que o jogador nº 23 do Aves jogava a bola entoavam cânticos da seguinte forma: 'UHUHUHUH'."

Na mira dos apoiantes dos guerreiros esteve Amilton, extremo dos avenses que se envolveu em várias picardias até ser expulso, por ter agredido Goiano ainda antes do intervalo.

Autor: Sérgio Krithinas

Record

JotaCC

#1
"Este castigo é uma afronta"
Braga Entrada livre para jogo com o Paços. E Salvador atira-se ao Conselho de Disciplina

"Não só não será à porta fechada como terá entrada livre para todos os sócios, adeptos e amantes do futebol", afirma António Salvador, presidente do Braga, quase em desafio ao Conselho de Disciplina da FPF, que puniu o clube minhoto com um jogo à porta fechada. O castigo só não será cumprido no domingo (18 horas), com o Paços de Ferreira, na 13.ª jornada da Liga, porque o recurso para o Tribunal Arbitral de Desporto tem efeitos suspensivos.

António Salvador responde à punição anunciada com a abertura das portas no jogo com os pacenses
"Vão ter de contar connosco". A frase sobra de outro discurso recente de Salvador, contra os desatinos da arbitragem e da suposta tricefalia do futebol português, e é recuperada pelo Braga para a campanha mais fresca, a que desde ontem apela à mobilização do universo braguista para o jogo com o Paços e para o que se pretende que seja a contestação da "pedreira" a uma punição que o CD diz ter sido baseada no relatório do árbitro Fábio Veríssimo sobre insultos racistas alegadamente perpetrados por adeptos bracarenses, na terceira jornada da Liga, a 20 de agosto, no Estádio do Desportivo das Aves.
"O castigo é uma afronta. Os nossos adeptos nada fizeram, como ficou provado na comissão de inquérito. Querem fazer do Braga um exemplo para outros, mas não estamos para isso. E onde está o CD quando repetidamente se ofende a memória de um dos maiores jogadores do futebol português ou a de um adepto que foi morto dentro de um estádio?", diz e questiona o presidente do Braga.


"... a graça de Pinto da Costa"

Se propôs ao G15 o fim dos empréstimos de jogadores e se, ato contínuo, Pinto da Costa lhe sugeriu que devolvesse o atacante João Carlos Teixeira, António Salvador dá nega ao homólogo portista. "Percebo a graça de Jorge Nuno Pinto da Costa, mas não vou devolver o jogador, por duas razões: porque estamos muito satisfeitos com ele e porque o próprio João Teixeira não gostará muito de regressar em janeiro ao F. C. Porto", disse o presidente do clube minhoto. Segundo Salvador, JCT foi oferecido pelo agente. "Nunca falei com o presidente do F. C. Porto para essa negociação. O jogador até estava para chegar em definitivo, mas, no último dia, das inscrições, o F. C. Porto deu o dito por não dito e o jogador teve de vir emprestado, porque o queríamos muito", disse Salvador.

JN

JotaCC

"PERCEBO A GRAÇA DE PINTO DA COSTA..."
BRAGA António Salvador desmentiu o presidente do FC Porto e explicou por que razão não vai devolver João Carlos Teixeira em janeiro

"Queríamos o João Carlos Teixeira a título definitivo e era isso que estava combinado. Mas, no último dia das inscrições, o FC Porto deu o dito por não dito"
"Se já existisse a lei que queremos aprovar [proibição dos empréstimos], certamente ele estaria em Braga a título definitivo" António Salvador Presidente do Braga
"Achei engraçado o António Salvador ser contra os empréstimos e ter lá um jogador que nos pediu muito, que é o João Carlos Teixeira. Espero que em janeiro o devolva para ser coerente" Pinto da Costa Presidente do FC Porto 24 de novembro


António Salvador voltou a disparar em todas as direções, em especial sobre o Conselho de Disciplina (CD)da FPF e o presidente do FC Porto. Líder do Braga ainda convocou os adeptos para o jogo com o Paços

António Salvador respondeu ontem a Pinto da Costa, que, na semana passada, tinha feito uma "graça" sobre a recente proposta do presidente do Braga de terminar com os empréstimos entre clubes portugueses. Na altura, e confrontado com essa intenção, o presidente do FC Porto recordou o empréstimo de João Carlos Teixeira, um jogador que, disse, Salvador "pediu muito", numa versão agora negada pelo líder arsenalista. "O João Teixeira praticamente nunca foi utilizado no FC Porto e, como tal, foi-nos oferecido pelo seu representante [Jorge Mendes]. Disse ao seu empresário que ele só vinha para o Braga se fosse a título definitivo, e no decorrer das negociações sempre ficou combinado com o FC Porto que ele viria em definitivo. Só não está cá dessa forma porque o FC Porto, no último dia das inscrições, deu o dito por não dito e disse que o jogador só viria emprestado. Ele só veio porque o queríamos, mas também porque o jogador mostrou uma enorme vontade de representar o Braga. Sendo assim, e se já existisse a lei que queremos aprovar [proibição dos empréstimos], certamente ele estaria cá em definitivo e não emprestado", contou Salvador, que não se mostrou disponível para devolver o jogador em janeiro. "Percebo a graça do Jorge Nuno Pinto da Costa, mas não o vou devolver, uma vez que estamos satisfeitos com o seu rendimento e também porque acho que o João Teixeira não gostaria muito de regressar ao FC Porto em janeiro", revelou.
CD "afronta" Braga
Por entre o anúncio de que reunirá "brevemente" com Fernando Gomes, presidente da FPF, António Salvador lançou duras críticas ao CD pelo castigo de um jogo à porta fechada por alegados atos racistas dos adeptos durante o jogo de agosto com o Aves. "Este castigo é uma afronta ao Braga. Os nossos adeptos não fizeram nada. Somos contra todo o tipo de racismo ou discriminação, e os adeptos não contribuíram para tal, como ficou provado na Comissão de Inquérito. O Conselho de Disciplina quer servir-se do Braga para ser um exemplo para os outros clubes, mas nós não estamos cá para isso", referiu António Salvador, que colocou várias questões ao órgão liderado por José Manuel Meirim. "Onde está o CD quando repetidamente se ofende a memória de um dos maiores jogadores do futebol português [numa alusão a Eusébio] ou repetidamente se ofende a memória de um adepto que foi morto num estádio de futebol? O Braga não pode servir de exemplo para esses castigos e o que quero dizer claramente ao CD é que o jogo de domingo vai ser à porta aberta, a sócios, adeptos e a todos os que gostam de futebol. Que a revolta de lesse canalize no apoio à equipa, porque eu e a Direção estaremos no sítio certo para defender a honra dos sócios e a honra do clube."
A concluir, António Salvador, que voltou ontem a estar presente na reunião do G15 [ver mais na página 26], deixou mais uma mensagem a Benfica, FC Porto e Sporting, quando confrontado com a possibilidade de o mais recente castigo estar associado a uma possível represália pelas últimas posições publicadas do clube. "Este campeonato só conta para três clubes. Mas, repito, não vão continuar a contar apenas esses três. Vão ter de contar connosco e também com os outros", rematou.


ADEPTOS
7845
O último jogo do Braga em casa, com o Feirense, teve a pior assistência da época: 7845 adeptos. Frente ao Paços de Ferreira, são esperados bem mais adeptos nas bancadas



JOGO PAÇOS COM ENTRADA GRATUITA

O recurso apresentado pelo Braga suspendeu preventivamente o castigo aplicado pelo CD da FPF e, nesse sentido, o jogo com o Paços de Ferreira vai realizar-se à porta aberta, tendo o clube anunciado ainda a "entrada livre" [ou seja, sem custos] para todos os sócios e adeptos. No comunicado em que revela esta medida, o Braga pediu ainda aos adeptos que "compareçam em peso" para este jogo "importante", que se iniciará às 18h00 de domingo.

O JOGO

JotaCC

CM e CMTV apoiam projeto Braga Solidário
AÇÃO Objetivo deste ano é a reflorestação da área envolvente ao Projecto Homem

SP. BRAGA NÃO QUIS FICAR INDIFERENTE À TRAGÉDIA DOS FOGOS FLORESTAIS

O Sporting de Braga vai reflorestar um dos 1200 hectares ardidos em Braga no incêndio de outubro. Uma ação no âmbito do projeto Braga Solidário, que conta com o apoio do Correio da Manhã e da CMTV. Depois do apoio aos refugiados, em 2016, com 90 toneladas de alimentos enviadas para Salónica, na Grécia, o Braga Solidário direciona as energias para a tragédia dos incêndios, ajudando a "reconstruir e a reflorestar" a área envolvente ao Projecto Homem, instituição de solidariedade pertencente à arquidiocese.
Uma forma, diz António Salvador, presidente do Sp. Braga, de mostrar que o clube não ficou indiferente ao drama dos fogos florestais. "O Sporting de Braga quer ajudar a reconstruir o pulmão da cidade e conta com todos os sócios e adeptos e com a divulgação do CM e da CMTV", afirmou, numa conferência de imprensa em que estiveram também presentes o diretor do CM e da CMTV, Octávio Ribeiro, e o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. "Fiquei muito feliz quando o presidente do Sporting de Braga me comunicou esta intenção", disse D. Jorge Ortiga, apelando a que outras instituições sigam o exemplo. Já Octávio Ribeiro enalteceu a iniciativa e prometeu todo o apoio do CM e da CMTV, lembrando que "neste caso dá-se a feliz coincidência de estarmos a contribuir para dar vida nova a uma instituição que ajuda tanta gente a renascer".

CM

JotaCC

Bracarenses escorregam

O Quinta dos Lombos venceu o Sp. Braga, por 4-2, num duelo em atraso da 12ª jornada, adiado devido à participação do conjunto arsenalista na UEFA Futsal Cup. Na 1ª parte o jogo decorreu com as equipas muito encaixadas e com poucos ocasiões de perigo junto das balizas. Aos 8 minutos os locais arriscaram no 5x4, mas sem êxito e, só por volta do minuto 15', os minhotos ganharam algum ascendente, graças à rotação do plantel. Após o intervalo chegaram as emoções. O Sp. Braga entrou forte, ganhando uma vantagem de dois golos, no entanto o Quinta dos Lombos voltou a apostar no guarda-redes avançado, determinante para a reviravolta no marcador.

RECORD

JotaCC

PORTAS ABERTAS COMO PROTESTO
Salvador dá borlas para domingo como resposta ao castigo do Conselho de Disciplina da FPF

O Sp. Braga continua ao ataque e promete não calar a sua revolta sobre o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF que impõe um jogo à porta fechada devido a comportamentos racistas dos seus adeptos na deslocação ao terreno do Aves. A SAD interpôs uma providência cautelar, adiou o cumprimento da sanção e António Salvador até vai abrir as portas do estádio no domingo, como forma de protesto. "Este castigo é uma afronta. António Salvador, apelando à presença em massa de sócios e adeptos na receção ao P. Ferreira. Este episódio surge, curiosamente, poucos dias depois de a UEFA ter punido os minhotos por outro alegado ato de racismo e parte de uma das bancadas do estádio municipal foi mesmo fechada no recente jogo com o Hoffenheim. "Foi um alerta que a UEFA fez e pediu-nos para divulgar aos adeptos que é importante não haver racismo ou discriminação", explicou o presidente, voltando a 'ameaçar' os grandes portugueses de que este campeonato não será uma luta a três.


Pinto da Costa já teve resposta

Salvador defende o final dos empréstimos e Pinto da Costa ironizou sobre uma devolução de João Carlos Teixeira em janeiro. Ontem levou a resposta: "Acho que ele nem gostaria muito de regressar ao FC Porto em janeiro. O jogador foi-nos oferecido e o combinado era ele vir a título definitivo. No último dia, o FC Porto deu o dito por não dito e ele veio emprestado."

RECORD

JotaCC

SALVADOR ATACA PINTO DA COSTA
SP. BRAGA António Salvador esteve ontem na reunião do 'G15' em Vila do Conde

JOÃO TEIXEIRA Presidente do FC Porto solicitou regresso do médio em janeiro

POSIÇÃO Líder bracarense diz que não vai devolver o jogador

JOÃO CARLOS TEIXEIRA ESTÁ EMPRESTADO PELO FC PORTO AO SP. BRAGA


António Salvador, presidente do Sp. Braga, criticou a decisão de Pinto da Costa, líder do FC Porto, em solicitar o regresso (em janeiro) de João Carlos Teixeira, que está emprestado aos minhotos pelos dragões. "Percebo a graça de Jorge Nuno Pinto da Costa, mas não o vou devolver, por duas razões: estamos muito satisfeitos com o jogador e além disso o João Teixeira não gostará de regressar em janeiro ao FC Porto", disse ontem o dirigente bracarense.
A troca de palavras entre os dois presidentes surge depois da proposta de Salvador em terminar os empréstimos de jogadores na reunião da semana passada apelidada de 'G15' (clubes da Liga sem os três grandes). Pinto da Costa respondeu com ironia, pedindo que Teixeira fosse devolvido, para que Salvador se mantenha "coerente". "Nunca falei com o presidente do FC Porto para essa negociação [cedência]. O jogador praticamente foi-nos oferecido. Sempre disse ao seu representante que só podia vir em definitivo e isso foi combinado, mas no último dia das inscrições, o FC Porto dá o dito por não dito e diz que o jogador tem de vir emprestado", revelou António Salvador.


Entradas gratuitas para o Sp. Braga-P. Ferreira

O Sp. Braga-P. Ferreira de domingo vai ser à porta aberta. A decisão dos minhotos surge na sequência do castigo de um jogo à porta fechada (por cânticos racistas) imposto pelo CD da FPF. O recurso minhoto suspende a pena.

CM

JotaCC

Sp. Braga-P. Ferreira, de porta fechada a entrada livre

O jogo com o Paços de Ferreira, no domingo, da 13.ª jornada da I Liga, vai ser de entrada livre para os sócios e adeptos do Sporting de Braga, informou ontem o clube. As portas do estádio vão ser abertas às 16h — o jogo começa às 18h. A decisão surge na sequência do castigo de um jogo à porta fechada imposto pelo conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga-P. Ferreira será de entrada livre

O jogo com o Paços de Ferreira, no domingo, vai ser de entrada livre para os sócios e adeptos do Sp. Braga. As portas do estádio vão ser abertas às 16 horas - o jogo começa às 18 - "para que as entradas se processem de forma cómoda", explica o clube. Esta decisão surge na sequência do castigo de realização de um jogo à porta fechada imposto, na terça-feira, pelo Conselho de Disciplina.


Fransérgio enfrenta longa paragem

O médio Fransérgio, do Sp. Braga, vai ser operado nos próximos dias para debelar uma rotura nos ligamentos cruzados anteriores do joelho direito, lesão contraída na recepção ao Feirense, da 12ª jornada. O médio, de 27 anos, lesionou-se na segunda-feira, na vitória caseira por 3-1 frente à formação de Santa Maria da Feira, tendo sido substituído logo aos 17 minutos.

DN MADEIRA

Bruno3429

Gverreiros surpreendidos em Carcavelos

O SC Braga/AAUM perdeu, esta quarta-feira, frente à Quinta dos Lombos por 4-2, em jogo correspondente à 12ª jornada da Liga SportZone.
Na primeira parte a partida foi muito equilibrada com o resultado a ir a zeros para o intervalo. No segundo tempo a formação liderada por Paulo Tavares entrou melhor, chegando a estar a vencer por duas bolas a zero. Contudo, a formação da casa reagiu e surpreendeu o SC Braga, conseguindo uma reviravolta no marcador.
Bruno Martins, Chinobi, Ivo e Gonçalo Sobral fizeram os golos que deram a vitória à Quinta dos Lombos. Cássio e Bruno Cintra apontaram os golos dos Gverreiros do Minho.
No próximo sábado, o SC Braga/AAUM defronta o CCRD Burinhosa, pelas 16 horas, no Pavilhão da Universidade do Minho.

Nuno Borges: "Queremos continuar invictos"

A equipa B feminina do SC Braga enfrenta, esta sexta-feira, o Ribeirão 1968 FC, pelas 14h00, em jogo referente à 8ª jornada do Campeonato de Promoção. Nuno Borges afirmou que espera um jogo difícil frente a uma das equipas mais fortes em casa no campeonato. O técnico das Gverreiras do Minho mostrou-se orgulhoso com o facto de várias atletas do SC Braga B integrarem, atualmente, os trabalhos do plantel A.

Expectativas para o próximo jogo: "Vencer e praticar um bom futebol. Tendo em conta as últimas exibições e o trabalho diário, sinto que a minha equipa está forte e muito motivada. Queremos continuar invictos e manter o primeiro lugar".

Ribeirão é uma equipa forte em casa: "É uma deslocação complicada. O Ribeirão começou relativamente bem e que tem jogadoras com muita qualidade, mas vamos contrariar o coletivo forte que tem o Ribeirão. Conheço bem o seu treinador e as suas ideias. Sei que vamos ter muitas dificuldades, mas sinto que estamos preparados para vencer".
Várias atletas têm sido chamadas ao plantel principal: "É sinal que há uma sinergia muito grande no departamento de futebol feminino. Temos o objetivo de meter muitas jogadoras na equipa principal. Queremos que as jogadoras sejam chamadas com alguma regularidade ao plantel A e estamos a trabalhar para isso. Queremos ser uma nascente para a Equipa A".

Manter o foco é essencial para continuar a vencer: "Temos trabalhado bem, tendo sempre os pés bem assentes na terra. Ainda não ganhamos nada, só ganhamos 6 jogos e isso neste campeonato não quer dizer nada. Temos de continuar a trabalhar".

SCBraga