News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/11

Started by Bruno3429, 03 de November de 2017, 08:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Fransérgio repõe justiça e níveis de confiança rumo aos 16-avos
Miguel Machado

Não foi a desforra desejada, mas foi um resultado positivo, que mantém a equipa bracarense com níveis de confiança elevados na Liga Europa. O SC Braga empatou (1-1) ontem no terreno do Ludogorets, na 4.ª jornada da fase de grupos. Guerreiros estiveram a perder na Bulgária, mas conseguiram restabelecer a igualdade, aos 83 minutos, num cabeceamento de Fransérgio.

Com este resultado, o SC Braga mantém o 2.º lugar no Grupo C, agora com sete pontos, menos um que o Lodogorets, e mais três que os alemães do Hoffenheim, que empataram na Turquia com Istambul BB (1-1).
Com vontade de surpreender os búlgaros e vingar a derrota sofrida em casa, a equipa bracarense mostrou personalidade em Razgrad, mas desde o apito inicial que sentiu dificuldades para travar o Ludogorets. Logo aos cinco minutos, valeu ao SC Braga uma boa defesa de Matheus a bloquear um remate de Misidjan. Ambiciosos, os Guerreiros tentaram sempre pressionar no meio campo adversário, mas faltou maior objectividade para 'esticar' o jogo, ao invés dos búlgaros que rapidamente colocavam a bola na área arsenalista, tendo dominado a primeira parte e criado as melhores oportunidades. Aos 40 minutos, destaque para nova defesa de Matheus, a evitar os festejos de Misidian, e logo a seguir foi Plastun a errar por pouco o alvo, após um livre.
Ao intervalo, o nulo era resultado positivo para o SC Braga.

Na segunda parte, a equipa de Abel Ferreira entrou com outra dinâmica ofensiva e "cresceu" para cima do Ludogorets. Logo no primeiro minuto, depois de uma falta sobre Paulinho, o médio Danilo podia ter inaugurado o marcador, num livre perigoso à entrada da área, com a bola a rasar o poste da baliza de Broun.
Com futebol mais veloz, a atormentar a equipa do Ludogorets como ainda não tinha sentido, seguiu-se uma jogada doe Xadas, a rematar para grande defesa para canto. Finalmente, os Guerreiros gelavam Razgrad.

E numa fase em que o SC Braga estava claramente por cima, o Ludogorets chegou ao golo, aos 68 minutos, contra a corrente do jogo. Na sequência de um canto, Matheus ainda defendeu um cabeceamento, mas na recarga, Marcelinho fez o 1-0, num lance que pareceu estar fora-de-jogo.

Apesar do golpe, assistiu-se a uma reacção muito forte dos Guerreiros. Abel fez algumas alterações na equipa, reforçou o ataque com a entrada de Hassan, e o SC Braga teve uma ponta final estonteante. Aos 82 minutos, R. Horta teve o empate nos pés, mas na jogada seguinte surgiu mesmo a igualdade, num cabeceamento fulgurante do médio brasileiro Fransérgio, após cruzamento de Paulinho.

Com o Ludogorets a tremer, até ao apito final, o SC Braga ainda foi em busca do triunfo, e podia perfeitamente ter acontecido, aos 88 minutos, num cabeceamento de Paulinho.
Empate na Bulgária mantém o SC Braga bem lançado para os 16 avos de final da Liga Europa.

Correio do Minho

Bruno3429

Gverreiros com cabeça no gelo búlgaro

O SC Braga arrancou, esta quinta-feira, um empate a uma bola na complicada visita ao terreno do Ludogorets. Depois de estar em desvantagem no marcador, um cabeceamento precioso de Fransérgio permitiu ao SC Braga igualar a partida e seguir n corrida pelo apuramento para a próxima fase da UEFA Europa League.
Os minutos iniciais apresentaram um SC Braga personalizado e empenhado em ter bola. Contudo, a pressão búlgara não tardou em chegar e pode dizer-se que a equipa de Abel Ferreira não realizou uma primeira parte – onde foram escassas reais oportunidades de golo – à sua imagem.

O intervalo chegou e o segundo tempo trouxe um SC Braga verdadeiramente diferente... para melhor. Com capacidade para ter bola e entrar no último terço do adversário, os Gverreiros logo criaram perigo num pontapé livre de Danilo. Sustendo de forma exímia o poderio ofensivo do Ludogorets, o SC Braga acabou por sofrer – pelo inevitável Marcelinho – quando tinha em mãos o controlo do jogo. Contudo, em mais uma demonstração de caráter, o SC Braga foi capaz de realizar uma reta final de grande qualidade, o que lhe permitiu chegar ao empate com um cabeceamento fulminante de Fransérgio.

Com este empate – e fruto da igualdade (1-1) entre İstanbul Başakşehir e Hoffenheim – o SC Braga mantém-se no segundo posto do Grupo C com 7 pontos, mais três que o conjunto alemão e a um do adversário desta noite. A equipa de Abel Ferreira recebe, na 5.ª jornada, o Hoffenheim, sendo que lhe basta apenas um empate neste encontro – caso o İstanbul Başakşehir não vença na visita ao Ludogorets – para seguir para a próxima fase da UEFA Europa League,

Ficha de Jogo
Onze inicial: Matheus, Goiano, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Jefferson, Vukcevic, Danilo (Hassan, 78′), Esgaio, Xadas (Ricardo Horta, 57′), Paulinho e Dyego Sousa (Fransérgio, 66′)
Suplentes: André Moreira, Bruno Viana, Fransérgio, Ricardo Horta, Fábio Martins, André Horta e Hassan
Golos: Marcelinho (68′) e Fransérgio (83′)

Fransérgio: "Feliz por ter ajudado a equipa"

Fransérgio, em declarações após o empate entre o SC Braga e o PFC Ludogorets, mostrou-se feliz pelo golo marcado e por ter conseguido ajudar o conjunto arsenalista no encontro. O médio do SC Braga disse, ainda, que o grupo está contente com o resultado frente à formação búlgara.
Análise do encontro: "O Ludogorets teve bastantes oportunidades na primeira parte. Na segunda parte, criámos mais oportunidades e até podíamos ter saído com a vitória. Estamos felizes com o resultado".
Contente por ter ajudado o SC Braga: "Fico feliz pelo golo e por ter ajudado a equipa. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, mas queríamos pontuar. Saímos daqui com um ponto, agora temos de descansar para o próximo jogo".

Castanheira: "Conseguimos um resultado importante"

Vítor Castanheira, em declarações após o empate do SC Braga frente ao PFC Ludogorets, afirmou que o resultado da partida acabou por ser positivo, tendo em conta que o confronto entre o Hoffenheim e o Istanbul Basaksehir terminou empatado a uma bola. O treinador-adjunto dos Gverreiros do Minho disse que o conjunto arsenalista se encontra numa posição favorável para passar a Fase de Grupos e que o maior desejo do grupo é confirmar em casa a qualificação.

Análise da partida: "Na primeira fase do jogo tivemos algumas dificuldades em ter bola e a principal arma desta equipa são as transições. Esta equipa luta sempre ate ao último segundo, foi o que fizemos e fomos recompensados com o golo do empate".

Resultado foi positivo: "Conseguimos um resultado importante. Vínhamos para este jogo com o intuito de ganhar, como sempre. Sair daqui com um ponto tendo em conta o resultado do outro jogo, acaba por ser um bom resultado".
Dois grandes desafios em vista: "Este é um grupo muito equilibrado, vamos ter dois jogos extremamente difíceis. Estamos numa boa posição e queremos, se possível, já no próximo jogo garantir a qualificação".
A força dos adeptos é fundamental: "O apoio dos adeptos é sempre importante, não tenho dúvidas que no próximo jogo com o Hoffennheim vão ser essenciais para conseguirmos fechar a passagem da fase de grupos".

SCBraga

Bruno3429

Sporting-Sp. Braga: O clássico que vale mais que três pontos
A luta pelo título, a perigosa distância para os minhotos e o amuleto da sorte do presidente

Há 141 jogos que a história de Sporting e Sp. Braga se cruza, entre confrontos disputados em casa dos lisboetas (69), dos minhotos (70) ou mesmo no Jamor (2). O clássico entre leões e guerreiros do Minho já é muito mais do que um jogo, espelhando uma rivalidade crescente ao longo das últimas temporadas, com ponto alto na pior fase da história dos verdes e brancos, negativa o suficiente para que os arsenalistas reclamassem o estatuto de... 'terceiro grande'.
O clássico de domingo valerá mais do que simples três pontos, sobretudo para o Sporting, pressionado pelo estatuto de candidato ao título, mas também pela eventual aproximação do rival Benfica e até do... Sp. Braga.

O que fazem águias e dragões

Domingo, às 20h15, os leões entram em campo conhecendo o resultado da receção do FC Porto ao Belenenses (sábado) e da visita do Benfica a Guimarães (domingo, às 18 horas). Caso os grandes rivais vençam os respetivos compromissos, a pressão multiplica e abate-se sobre os verdes e brancos, ainda mais obrigados a ganhar, sob pena, aliás, de verem o Sp. Braga aproximar-se.

Liderança ou queda

Para que o FC Porto não suba a vantagem para cinco pontos e/ou que o Benfica não o alcance na tabela, o Sporting tem de vencer o Sp. Braga. Isto partindo do princípio que águias e dragões vencem os seus jogos. Caso contrário, o Sporting pode sair vencedor da jornada, quiçá na liderança da Liga. No campo dos cenários, resta acrescentar que o Sp. Braga fica apenas a dois pontos do Sporting, caso vença em Alvalade.

Bruno de Carvalho e o talismã


Os confrontos com os bracarenses também fazem parte da história de... Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting estreou-se na condição com um triunfo em Braga (3-2 em abril de 2013), tendo sido também contra este adversário que celebrou a conquista do seu primeiro troféu no futebol profissional: a Taça de Portugal de 2014/15, ganha nas grandes penalidades, com Marco Silva no banco, semanas antes de 'roubar' Jorge Jesus ao Benfica.

O regresso de Abel... 'o terrível'

A 18 de dezembro do ano passado, o Sporting perde em pleno Alvalade com o Sp. Braga mas há um 'leão' que não esconde a felicidade. Abel, que coloca de lado os nove anos passados em Alvalade, veste o fato profissional, assume o comando dos minhotos, ajuda a derrotar os leões, afunda-os oito pontos (!) abaixo do líder Benfica, e... deixa a equipa principal do Sp. Braga. A comissão de serviço só contempla este jogo da 16ª jornada da Liga'2016/17, a ponte entre José Peseiro e Jorge Simão. Uma semana depois, volta a vergar os leões, mas no confronto entre equipas B para a 2ª Liga. Eis 'Abel, o terrível', sportinguista confesso pelos seus anos dourados enquanto lateral-direito, mas umbilicalmente ligado ao Sp. Braga, de onde, aliás, se transferira para Alvalade. Abel Ferreira haveria de assumir o comando dos guerreiros ainda antes do final da época passada e a tempo de perder em casa com o Sporting, irremediavelmente afastado da luta desde a derrota que o treinador lhe infligira.

Autor: António Adão Farias

Fransérgio: «Só dependemos de nós»
Médio saltou do banco de suplentes para marcar o golo que valeu o empate

O médio Fransérgio foi a arma secreta que saltou do banco de suplentes para selar o empate na Bulgária que deixa o Sp. Braga a um pequeno passo de selar a qualificação. Horizonte que o brasileiro projetou com ponderação após uma igualdade muito importante do ponto de vista estratégico.

"Fico muito feliz por ter ajudado a minha equipa, porque sabíamos que seria uma partida muito complicada e onde era obrigatório pontuar para não nos distanciarmos dos lugares que permitem a qualificação", revelou Fransérgio, justificando-se: "Só dependemos de nós e agora o importante é descansar e recuperar energias para o próximo jogo."

Sobre o desenrolar do encontro, o arsenalista reconheceu o ascendente dos búlgaros nos primeiros 45 minutos, mas salientou que a reação do Sp. Braga foi capaz de criar lances suficientes para a reviravolta.

"Apesar de o Ludogorets ter sido a melhor equipa na primeira parte, vi sempre um Sp. Braga equilibrado e com capacidade para criar situações suficientes para vencer. Não deu para inverter o resultado, mas estamos satisfeitos", comentou Fransérgio, garantindo que a rotatividade "é uma boa solução para o treinador lidar com o desgaste acumulado nesta fase do calendário".

Autor: Pedro Malacó

Record

JotaCC

Revolta de Xadas e tiro de Fransérgio
Braga Um ponto na Bulgária mantém a equipa minhota na zona de qualificação

Oitenta minutos em apneia, à beira de uma derrota inapelável e, finalmente, quando lhe faltou o ar, a reação desesperada para o golo e para o empate ( 1- 1) que o mantém em posição privilegiada na Liga Europa. O Braga não foi capaz de se desforrar da derrota que o Ludogorets lhe impôs há duas semanas, na "pedreira" (2-0), mas saiu da Bulgária dono do destino.
Um empate com o Hoffenheim, na penúltima jornada, em casa, dará à equipa minhota o visto para os 1/16 de final, desde que o Basaksehir, último do Grupo C, não vença em casa do mesmo Ludogorets. Um horizonte bem arejado, que o Braga também pode agradecer a Edin Visca, o bósnio que, em Istambul, já nos "descontos", neutralizou o Hoffenheim (1-1). A esquadra alemã terá de ganhar no Minho por mais de um golo para superar a derrota sofrida em casa (1-2) e vencer o duelo direto com a equipa de Abel Ferreira.
E tudo esteve tão mais complicado para o Braga na classificação viva dos jogos de ontem, decorridos em simultâneo. A ganhar na Turquia desde o minuto 47, o Hoffenheim igualava o Braga, que se viu a perder com o remate de Marcelinho (68 m), após recarga a uma primeira defesa de Matheus.
O guarda-redes do Braga já tinha feito um sem- número de intervenções e um par de defesas de muito aperto, sobretudo na primeira parte, que foi de ataque contínuo do Ludogorets. A defesa do Braga passou por apuros , mas sobreviveu e chegou ao intervalo com o marcador a zeros.
Na segunda parte, Xadas liderou a revolta minhota. Ganhou um livre direto à entrada da área (Danilo deu um chutão para fora) e disparou um remate cruzado que obrigou o guarda-redes do Ludogorets a desviar para canto. Outro mérito não tivesse, pôs em sentido o hexacampeão da Bulgária. Até que, de um canto, surgiu o golo de Marcelinho. Dessa vez, nem Matheus pôde valer ao Braga.
Do banco, ou fora dele, porque estava suspenso, o técnico Abel Ferreira virou o jogo: Hassan e Fransérgio renderam Danilo e Dyego Sousa, o Braga assaltou a baliza búlgara, empatou e até podia ter ganho. Paulinho e Ricardo Horta tiveram o 2-1 nos pés.


"Queremos festejar na próxima jornada"

O treinador adjunto do Braga ( Abel Ferreira estava suspenso e não pôde ir para o banco) considerou "um bom resultado" o verificado na Bulgária.
"Vínhamos para este jogo com o intuito de ganhar, como sempre. Mas, sair daqui com um ponto e tendo em conta o resultado do outro jogo, acaba por ser um bom resultado para o Braga. Foi um resultado muito importante", acrescentou Castanheira.
O adjunto de Abel olha já para a penúltima jornada, em casa, com o Hoffenheim, e perspetiva a possibilidade de apuramento imediato para os 1/16 de final da Liga Europa. "Faltam duas jornadas e dois jogos muito difíceis, mas, se possível, queremos festejar o apuramento já no jogo com o Hoffenheim", disse Castanheira, que muda imediatamente de foco, para o campeonato e para o jogo de depois de amanhã, com o Sporting, nem três dias depois do jogo de ontem. "Vamos a Alvalade para ser protagonistas", diz Castanheira.


Por dentro

Cabeçada de ouro
O golo de Fransérgio na Bulgária rendeu 120 mil euros. Pelas duas vitórias anteriores, o Braga já tinha ganho 720 mil euros. Prémios de qualificação: 600 mil (primeiro lugar) ou 300 mil (segundo lugar).
Treino vespertino
Apesar de ter chegado a casa de madrugada, a equipa minhota tem treino esta tarde. Coisa ligeira, para recuperação muscular. Depois de amanhã, há jogo em Alvalade.
Jefferson de fora
Emprestado pelo Sporting, o defesa esquerdo brasileiro está fora das opções de Abel Ferreira para a 11.ª jornada da Liga. Esgaio, à direita, e Goiano, à esquerda, são as opções para as laterais da defesa.
Cinco lesionados
O guarda-redes Marafona, os defesas Sequeira e Rosic, o médio Bakic e o avançado Wilson Eduardo continuam a recuperar de lesões e permanecem fora dos planos do treinador.

JN

JotaCC

Sp. Braga sobrevive à primeira vaga búlgara e garante um ponto decisivo
Golo de Fransérgio deixa minhotos mais próximos da qualificação, que poderá decidir-se frente ao Hoffenheim

O Sp. Braga não vingou a derrota averbada ante o Ludogorets, no duelo anterior, na Pedreira, mas assegurou um importante ponto na deslocação à Bulgária, em jogo da 4.ª jornada da Liga Europa, empatando (1-1) com os líderes do Grupo C. Desta forma, os minhotos mantêm a segunda posição e uma vantagem de três pontos sobre o Hoffenheim, que visita Braga na próxima ronda.
Apesar de uma entrada desenvolta, a criar a ilusão momentânea de um Sp. Braga de grande maturidade, capaz de rectificar o percalço na recepção ao Ludogorets (0-2), foram os búlgaros a mandar, não tardando a assumir o comando de forma autoritária, pecando apenas no capítulo da eficácia, único óbice na hora de consumar as inúmeras situações de apuro para a baliza de Matheus.
Com Abel Ferreira longe do relvado, suspenso pela UEFA, a mensagem tardava a chegar ao destino, evidenciando os traços de um Sp. Braga de emergência, a tentar manter-se vivo, o que conseguiu a muito custo. Num registo distante do Sp. Braga das duas primeiras jornadas da competição, a primeira parte acabou por esgotar-se sem um único remate ou simples sinal de perigo da equipa portuguesa, que só no recomeço esteve perto de surpreender os campeões búlgaros. Depois do descanso, os "guerreiros" beneficiaram de um erro tremendo do adversário, mas Paulinho foi travado em falta, com o árbitro a descortinar uma primeira infracção à entrada da área, apesar de o avançado ter sido apenas derrubado na zona de rigor. Depois de tanta parcimónia, o Sp. Braga despertava para desfrutar de um par de excelentes situações, com Xadas a testar os reflexos de Broun.
Porém, o Ludogorets não estava disposto a mais concessões, acabando por tirar partido de algum excesso de entusiasmo "arsenalista". Na tentativa de recuperar a hegemonia, numa altura em que Abel Ferreira jogava os primeiros trunfos, lançando Ricardo Horta e Fransérgio, o Ludogorets acabou por ter a sorte que procurou durante todo o primeiro tempo. Os búlgaros adiantavam-se com um golo de Marcelinho (68'), na sequência de um canto a que Matheus ainda respondeu com defesa de recurso, acabando batido na recarga.
Os búlgaros conseguiam, finalmente, quando até já nem o justificavam, o golo que parecia suficiente para decidir o jogo. Mas o Sp. Braga não se rendeu, ripostando com a intensidade e a intencionalidade que faltaram no primeiro período. Não foi, por isso, surpreendente o desfecho tirado da cabeça de Fransérgio (83'), a evitar a derrota e a garantir uma inestimável e confortável margem de manobra para escancarar as portas dos 16 avos-de-final frente aos alemães do Hoffenheim, no Minho.

PUBLICO

JotaCC

Abel Ferreira

O Sporting de Braga deu ontem um passo rumo à nova fase da Liga Europa com o empate obtido fora frente ao Ludogorets Razgrad. A situação dos bracarenses no grupo ficou mais complicada com o golo marcado pelos búlgaros e com a vantagem dos alemães do Hoffenheim no outro jogo, mas tudo se desanuviou com o golo minhoto, ao mesmo tempo que a outra partida também acabou empatada. O Braga mantém o segundo lugar e tem tudo a seu favor.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga, o clube que já deu todo o tipo de desgostos a Jorge Jesus
Técnico foi afastado pelos minhotos na Liga Europa, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. E no ano passado quase hipotecou o título

Se há um clube que já deu vários desgostos a Jorge Jesus e de todos os tipos foi o Sporting de Braga, próximo adversário do Sporting – domingo às 20.00. E a contar para todas as competições, com exceção da Liga dos Campeões.
No total Jorge Jesus já defrontou o Sp. Braga em 41 ocasiões, tendo vencido por 17 vezes, empatado dez e perdido 14.
Contudo, há derrotas traumáticas para Jorge Jesus, a pior de todas terá sido a 5 de maio de 2011 quando na segunda mão da meia- final da Liga Europa perdeu por 1- 0 em Braga depois de ter ganho na Luz por 2- 1. Esse desaire impediu o Benfica de chegar à primeira final da Liga Europa na era Jesus, em Dublin contra o FC Porto.
Na Taça de Portugal também f oi afastado pelos minhotos ao serviço do Benfica e na Luz. A 18 de dezembro de 2014, a equipa liderada por Sérgio Conceição venceu em Lisboa por 2- 1. Um ano mais tarde, já como treinador do Sporting, o Sporting de Braga de Paulo Fonseca bateu os leões na Pedreira por 4- 3, após prolongamento, e a verdade é que os bracarenses acabariam por erguer o troféu no Jamor.
A Taça da Liga não foge ao rol de desaires de Jesus com o Sporting de Braga. Na meia- final da época 2012- 2013, a formação comandada na altura por José Peseiro venceria nas grandes penalidades após um teimoso 0- 0. E também aí o Sporting de Braga acabaria por ser o vencedor final ao derrotar o FC Porto no encontro decisivo.
A primeira vez que Jesus defrontou a nível oficial o Sporting de Braga orientava o Felgueiras e empatou a uma bola em casa frente a um conjunto treinado por Manuel Cajuda. Estávamos na jornada 9 da época 1995- 96 e o agora técnico leonino colocou a titular um jovem de 21 anos chamado Sérgio Conceição. Este encontro foi a contar para o campeonato. E é para a mesma prova que Jesus reencontra a sua antiga equipa, depois de uma derrota dolorosa na passada temporada ( 0- 1) porque o Sporting lambia as feridas do adeus à Europa e da polémica derrota na Luz. Em duas jornadas o Sporting praticamente despediu- se do título ao passar de dois para oito pontos de desvantagem para o clube da Luz. E com a derrota de Alvalade, assinada pelo antigo leão Wilson Eduardo com a contribuição de Rui Patrício, o clube de Alvalade até foi ultrapassado pelo Sp. Braga que tinha no banco... o interino Abel Ferreira.

DN

JotaCC

PONTA FINAL DIABÓLICA SIMPLIFICA APURAMENTO
O Ludogorets, líder do Grupo C, suou para marcar e o Braga, já perto do fim, chegou à igualdade num golpe de cabeça de Fransérgio. Empate com o Hoffenheim poderá dar festa

Capacidade de sofrimento e olho cirúrgico de Abel Ferreira nas substituições deram um ponto precioso. Na próxima ronda, em casa, o Braga pode selar a passagem à fase seguinte

O domínio, por vezes asfixiante, do Ludogorets esfumou-se quase por magia nos últimos minutos do jogo com o Braga. Quando a equipa búlgara já esfregava as mãos por estar na iminência de somar mais uma vitória na Europa, os arsenalistas carregaram em força e, num piscar de olhos, garantiram o empate graças aum desvio de cabeça de Fransérgio, lançado na segunda parte, após cruzamento perfeito de Paulinho. Uma vitória na receção aos alemães do Hoffenheim, na próxima ronda, dará a passagem aos "16 avos", mas um empate poderá bastar se o Basaksehir não ganhar ao Ludogorets.
Com Misidjan, Marcelinho, Anicet e Wanderson muito próximos do avançado Lukoki, o líder do campeonato búlgaro voltou a fazer o Braga passar por um mau bocado, pelo que rapidamente Matheus foi chamado a intervir, no primeiro de um par de atos falhados de Ricardo Ferreira.O futebol rendilhado do Ludogorets era um labirinto permanente e nas raras ocasiões em que os bracarenses superavam a zona de pressão, faltava-lhes espaço para rematar.Ou nem sequer se chegava a esse ponto, como se verificou quando Esgaio, lançado por Xadas, invadiu a área e tentou servir alguém; Broun é que não esteve pelos ajustes e agarrou a bola. Ainda que ténue, era um sinal de que o Braga podia arranjar formas de se ver livre do colete de forças ofensivo do Ludogorets e nem um remate potente de Misidjan, superiormente defendido por Matheus, nem o golo de Marcelinho, numa recarga após nova defesa notável do guardião, abalaram a fé minhota. Aquele era um Braga disposto ao sacrifício, disposto a tudo e, pelo meio, Abel Ferreira tratava de reforçá-lo ainda mais, especialmente no meio-campo, fazendo saltar do banco Ricardo Horta, Fransérgio e Hassan.À primeira gritou-se penálti, sem êxito; à segunda Fransérgio atirou a valer.


FILME DO JOGO

5' Ricardo Ferreira facilita e a bola vai parar aos pés de Misidjan. O avançado finta o central e atira para defesa apertada de Matheus.
10' Nova má abordagem de Ricardo Ferreira. O central falha um alívio de cabeça e Wanderson quase marca.
28' Desmarcado por Xadas, Ricardo Esgaio escapa pela direita, livra-se de um defesa e, junto à linha de fundo, cruza atrasado. Broun chega a tempo de segurar a bola.
40' Livre de marcação pelaesquerda, Misidjan remata forte e cruzado. Matheus defende a custo.
47' Num livre à entrada da área, Danilo bate em arco e erra por pouco o alvo.
48' Solto pela esquerda, Xadas tenta surpreender Broun com um centro-remate. O guarda-redes alivia para canto.
68' 1-0. Após canto à direita, Anicet Abel desvia de cabeça e Matheus responde com uma defesa monumental, para a frente. Na recarga, Marcelinho chuta de pé esquerdo e abre o marcador.
82' RicardoHorta remata de fora da área, Broun defende e a bola bate no braço de Moti, com o Braga a reclamar penálti.
83' 1-1. Golo de Fransérgio (ver momento).


MOMENTO
83'

1-1 FRANSÉRGIO GARANTE O PONTO DE CABEÇA . A festa do Ludogorets é estragada por Fransérgio. Poderoso a investir pela esquerda, Paulinho arranca o cruzamento e o brasileiro aparece no sítio certo a desviar de cabeça, repondo a igualdade. O trunfo jogado por Abel Ferreira na segunda parte do encontro resultaria em cheio.


EX-BRAGA RADI MATOU SAUDADES

Antigo jogador do Chaves (1986/87) e do Braga (89/90), o búlgaro Radi esteve com os arsenalistas antes e no final da partida. Natural de Sófia, o atual treinador da equipa B do Ludogorets revelou "nada saber" deste Braga. "Do meu tempo, só me lembro de um lateral-esquerdo baixinho (Laureta) e de um ponta de lança sueco (Eskilsson)", declarou.


MATHEUS "UNIÃO VALEU UM PONTO"

"A humildade deste grupo foi fundamental para o resultado", na análise de Matheus, guarda-redes do Braga: "Foi um jogo difícil, mas, com a união de todos foi possível somar um ponto", declarou à SIC. As contas do apuramento são boas de fazer, admitiu o guarda-redes, que foi um dos melhores em campo: "Só dependemos de nós, isso é importante. Temos de manter os pés no chão."


CASTIGO ABEL FICOU A VER NO HOTEL

Castigado pela UEFA, o treinador do Braga não foi ao estádio. Abel Ferreira viu o jogo pela televisão, no hotel. A equipa – apoiada por cerca de uma centena de adeptos, no Ludogorets Arena – juntou-se-lhe depois, para uma última noite na Bulgária. O Braga treina, esta manhã, no centro de estágio do Ludogorets e viaja direto a Lisboa, onde ficará até ao jogo com o Sporting.


Castanheira "Bom resultado"
Treinador adjunto do Braga feliz por ver premiado o esforço da equipa

"É um bom resultado para o Braga", congratulou-se Castanheira, o adjunto que substituiu na sala de Imprensa o treinador Abel Ferreira, castigado. "Jogámos contra uma grande equipa. Na primeira metade do jogo houve dificul
dade em ter bola e precisávamos de a guardar, porque a principal arma do Ludogorets são as transições. Mas lutámos até ao último minuto e esse esforço foi compensado com o golo da igualdade", analisou o técnico, que guardou a "sensação de que foi penálti", no lance em que Moti jogou a bola com a mão. "Já no jogo anterior houve uma situação idêntica", lembrou.
Com este resultado, os bracarenses estão muito próximos de atingir os 16 avos de final da Liga Europa: "Não tenho dúvida de que a massa associativa vai apoiar muito, de modo a conseguirmos o apuramento."
Castanheira comentou ainda a ausência de Abel no banco: "O plano de jogo estava definido. Não tivemos a presença do nosso líder e eles sabiam perfeitamente o que deviam fazer dentro do campo."


Fransérgio "Estamos felizes"
Médio saltou do banco para deixar a equipa mais perto da qualificação

Depois de ter visto o Braga sofrer, na primeira parte, Fransérgio foi chamado para dar consistência à equipa e fê-lo de tal maneira que lhe coube o golo do empate. "Fico feliz pelo golo e por ter ajudado a equipa. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, mas queríamos pontuar. Saímos daqui com um ponto, agora temos de descansar para o próximo jogo", declarou o médio à SIC, imediatamente após o final da partida. Com um discurso marcado pelo mesmo pragmatismo com que resolveu a partida, Fransérgio elogiou a forma como o Braga, "equilibrado", soube contornar as dificuldades e assegurar um ponto. "O Ludogorets teve bastantes oportunidades na primeira parte", lembrou, para sublinhar a forma como a equipa portuguesa reagiu :"Na segunda parte, criámos mais oportunidades e até podíamos ter saído com a vitória." "Estamos todos felizes, rematou Fransérgio, numa alusão à situação do Braga no Grupo C: um empate, em casa, com o Hoffenheim, e os turcos não vencerem e passa aos 16 avos de final da Liga Europa.

O JOGO

JotaCC

Entrada decisiva de Fransérgio

Um golo de Fransérgio na recta final do jogo, aos 83 minutos, permitiu ao Sporting de Braga alcançar, ontem, um empate a uma bola em casa dos búlgaros do Ludogorets, resultado que mantém os `arsenalistas' com boas hipóteses de se apurarem para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol.
A equipa búlgara teve maior ascendente na primeira parte, dispondo de algumas ocasiões para se colocar em vantagem, mas Matheus e a inoperância dos avançados locais foi evitando que o golo surgisse.
O Braga melhorou após o intervalo, no entanto foi a formação búlgara, que na terceira jornada tinha vencido 2-0 em Braga, a adiantar-se no marcador aos 68 minutos, através de Marcelinho, que concluiu bem à boca da baliza um lance de ataque.
Contudo, Fransérgio, 15 minutos depois do golo dos búlgaros, empatou para os bracarenses, num oportuno golpe de cabeça após cruzamento de Jefferson, mantendo a sua equipa na luta pelo apuramento.

DN

JotaCC

VÍTOR CASTANHEIRA
"Empate importante para a qualificação"

Vítor Castanheira, adjunto arsenalista que teve a missão de colmatar a ausência de Abel Ferreira do banco de suplentes devido a castigo, reconheceu o desfecho favorável que o empate na Bulgária confere nas contas pelo apuramento.
"O intuito era ganhar, mas este empate, atendendo ao resultado do outro jogo do grupo, foi um resultado importante", comentou o braço-direito de Abel Ferreira, confiante em consumar o objetivo europeu dos minhotos já no próximo encontro: "Não direi que a nossa tarefa fica mais fácil, porque este é um grupo extremamente equilibrado, mas é verdade que ficamos numa boa posição e vamos tentar consumar a qualificação já no próximo jogo."


MATHEUS
"Manter os pés bem assentes"

O desempenho do guardião Matheus foi crucial para o ponto conquistado na Bulgária e, apesar de reconhecer a posição privilegiada do Sp. Braga no grupo, o brasileiro diz que é preciso "manter os pés bem assentes no chão". "Fomos humildes, porque foi a nossa união que se revelou fundamental para conseguirmos somar um ponto", asseverou Matheus, garantindo "determinação para alcançar a qualificação": "Estamos mais perto, mas temos de continuar a trabalhar com o mesmo rigor para selar o objetivo."


Sem perder fora há seis jogos

O Sp. Braga está há seis jogos sem conhecer o sabor da derrota na condição de visitante. Périplo impressionante que arrancou após o desaire frente ao Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, em setembro de 2016. De então para cá os minhotos empataram com Konyaspor e Gent, ainda na última edição da Liga Europa. Esta época empataram na Suécia, venceram na Islândia e na Alemanha e empataram ontem na Bulgária.


Alvalade arranca ainda na Bulgária

O primeiro treino do Sp. Braga para o jogo com o Sporting, a realizar no domingo em Alvalade, começa hoje, mas ainda na Bulgária. Sessão matutina à qual se seguirá um voo direto para Portugal, com a curiosidade de conduzir a comitiva para Lisboa, onde permanecerá em estágio até o jogo com os leões.

RECORD

JotaCC

XADAS MUITO BEM REFERENCIADO NA LUZ

Bruno Xadas, 19 anos, médio ofensivo do SC Braga, está a ser seguido com muita atenção pelo Benfica, que, pelos dados apurados por A BOLA, apenas deverá avançar com uma proposta para a compra do passe do jogador no final da presente temporada.
De momento, pelos dados apurados pelo nosso jornal, ainda não houve avanços concretos para uma plataforma negocial entre as partes envolvidas - SC Braga, Benfica, jogador e agente - mas um dado adquirido é que o internacional sub-21 pode muito bem entrar nas contas benfiquistas para 2018/19.
Xadas está na lista do Benfica, mas, previsivelmente, os encarnados vão enfrentar concorrência. Por exemplo a Lazio, em agosto, quis contratar o jogador, mas acabou por levar apenas Pedro Neto e Bruno Jordão.


RICARDO FERREIRA, EDGAR IÉ, KEVIN RODRIGUES E MANUEL FERNANDES CONVOCADOS, RONALDO DE FORA

As presenças de Ricardo Ferreira (SC Braga), Edgar Ié (Lille), Manuel Fernandes (Lokomotiv) e Kevin Rodrigues (Real Sociedad) são as principais novidades na lista de convocados de Portugal para os jogos frente à Arábia Saudita e EUA.

De salientar as múltiplas ausências, com especial destaque para o capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo.

Lista de convocados:

Guarda-redes:Anthony Lopes, Beto José Sá.

Defesas: Antunes, Kevin Rodrigues, Pepe, Luís Neto, Ricardo Ferreira, Edgar Ié, Nélson Semedo, Ricardo Pereia e Cancelo.

Médios: Danilo, Rúben Neves, João Mário, Manuel Fernandes, Bruno Fernandes e Bernardo Silva.

Avançados: Rony Lopes, Gelson, Bruma, Gonçalo Guedes, André Silva e Éder.

A BOLA