News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/09

Started by Bruno3429, 26 de September de 2017, 08:19

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Pedreira com vista para a fase seguinte
Receções ao Basaksehir e Ludogorets podem ser decisivas no sonho de chegar aos '16 avos'

O Sp. Braga voltou a mudar o 'chip' e, ontem, na Pedreira já se começou a pensar na Liga Europa. Depois da vitória no terreno do Hoffenheim, que colocou a equipa de Abel Ferreira na liderança do Grupo C, seguem-se dois jogos em casa e novos triunfos abrem excelentes perspetivas de apuramento para os 16 avos-de-final. Depois de amanhã, os arsenalistas medem forças com o Istanbul Basaksehir de Manuel da Costa (antigo internacional jovem português), Júnior Caiçara (ex-Gil Vicente), do velho conhecido Márcio Mossoró e ainda de Adebayor (goleador que passou por Arsenal, Manchester City e Tottenham). Dentro de três semanas, segue-se uma visita do Ludogorets, crónico campeão búlgaro.

Aos minhotos cabe-lhes fazer valer o fator casa e manter o espírito conquistador que Abel Ferreira incutiu na equipa. Nesta nova temporada, foram cinco as partidas oficiais realizadas na Pedreira e só o FC Porto conseguiu vencer. AIK Estocolmo, Portimonense, FH Hafnarfjördur e o rival V. Guimarães perderam. Nos quatro triunfos, os adeptos festejaram nove golos.

O sucesso caseiro tem embalado os arsenalistas para um bom arranque de época e a já referida vitória em solo alemão só veio aumentar a esperança de voltar a ir longe numa competição europeia. Abel Ferreira deverá, mais uma vez, fazer algumas alterações, com Ricardo Ferreira, Ricardo Esgaio e até mesmo o jovem Xadas a espreitarem a titularidade.

A título de curiosidade, Konyaspor e Fenerbahçe foram os últimos turcos a visitar a Pedreira: ambos perderam!

Autor: Ricardo Vasconcelos

Esloveno Matej Jug nomeado para o Sp. Braga-Basaksehir
Konyaspor-V. Guimarães com macedónio Aleksandar Stavrev

O árbitro esloveno Matej Jug vai dirigir na quinta-feira o Sp. Braga-Basaksehir, enquanto o macedónio Aleksandar Stavrev vai estar no Konyaspor-V. Guimarães, ambos a contar para a Liga Europa, divulgou esta segunda-feira a UEFA.

Jug nunca apitou jogos do Sp. Braga nas competições europeias, mas já esteve em cinco encontros com participação portuguesa, a última vez em 2016, na fase de grupos da Liga dos Campeões, no empate entre FC Porto e Copenhaga (1-1).

O árbitro de 36 anos é de má memória para os clubes lusos, com o Belenenses a ser o único que saiu de campo vitorioso, em 2015, sobre o Altach (1-0), na Liga Europa.

Em 2012, igualmente na Liga Europa, o Sporting empatou (2-2) no terreno do Légia Varsovia e, um ano depois, na mesma competição, o V. Guimarães foi derrotado em casa pelo Lyon (2-1).

Em 2014, também na Liga Europa, o FC Porto empatou (2-2) na receção ao Eintracht Frankfurt.

Quanto a Aleksandar Stavrev, o árbitro de 40 anos vai arbitrar pela primeira vez um jogo com o V. Guimarães, mas já esteve em sete com participação de emblemas lusos.

A última vez aconteceu em 2015, na Liga Europa, na goleada caseira sofrida pelo Belenenses frente à Fiorentina (4-0).

Record

JotaCC

Metade dos jogos com reviravolta
Braga Cambalhotas valem sete das nove vitórias da equipa minhota

Só triunfos com Aves e Guimarães não surgiram após desvantagens

Com o triunfo de anteontem em Tondela (2-1), para a 7.ª jornada da Liga, são já sete os jogos que o Braga vence após estar a perder. Isto com 14 encontros disputados, ou seja, 50% não começaram bem, mas acabaram da melhor forma.
As cambalhotas têm sido especialmente proveitosas na Liga Europa. As quatro vitórias já alcançadas, em cinco jogos naquela prova europeia, surgiram após o Braga estar a perder. Um dado relevante, a dois dias de receção aos turcos do Istambul Basaksehir (20.05 horas, SIC), da segunda jornada da fase de grupos.
De resto, na única vez que o Braga esteve em vantagem nos jogos europeus (Suécia, com o AIK, na terceira pré-eliminatória), acabou por empatar, a um golo. Depois, venceu a mesma equipa sueca, em casa, por 2-1, após prolongamento, na primeira de quatro reviravoltas internacionais. No play-off, tal sucedeu tanto na Islândia como em casa, frente ao Hafnarfjordur, com a particularidade de no jogo na "pedreira" ter estado duas vezes em desvantagem e ter ganho por 3-2.
A entrada na fase de grupos, há duas semanas, na Alemanha, não alterou a tendência, com o Hoffenheim a marcar primeiro e o Braga a vencer por 2-1. A esta contabilidade juntam-se os triunfos para a Liga, com Portimonense e Tondela, e com o Boavista, na Taça da Liga, todos por 2-1.
Esta época, só dois triunfos não foram reviravoltas, com o Aves (2-0, o único jogo em que o Braga não sofreu golos) e com o Vitória de Guimarães (2-1).
Entretanto, o Braga retomou ontem a preparação, já a pensar no jogo com o Istambul Basaksehir. Esta semana a equipa volta a não folgar. A UEFA nomeou o esloveno Matej Jug para apitar o jogo com os turcos.

JN

JotaCC

"Vai ser mais difícil do que o Hoffenheim" Stojiljkovic
Braga Avançado sérvio, que está na Turquia, acredita no triunfo arsenalista frente ao Basaksehir, mas avisa para a "grande qualidade" do próximo adversário europeu

"Depois da vitória na Alemanha, o Braga tem de ser considerado favorito frente ao Basaksehir, mas isso não faz com que o jogo fique mais fácil. Se calhar, até pode acontecer o contrário..."

Por entre elogios ao Basaksehir, o avançado sérvio acredita que a maior experiência do Braga pode fazer a diferença no jogo de quinta-feira. Stojiljkovic também falou sobre a sua saída do Minho...
Stojiljkovic está há menos de um mês na Turquia, mas já teve a curiosidade de assistir a duas partidas do próximo adversário do Braga na Liga Europa. "Vi os jogos do Basaksehir frente a Fenerbahçe e Ludogorets e percebi que vai ser um adversário muito duro. Têm grandes individualidades, como Inler, Adebayor, Clichy ou Mossoró, mas também funcionam muito bem como coletivo. Na atualidade são a quarta equipa mais forte da Turquia, depois de Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas", contou o avançado, que está emprestado até ao final da época ao Kayserispor, atual quinto classificado da liga turca. Curiosamente, o Basaksehir está logo a seguir na classificação, no sexto lugar, com menos um ponto do que a atual equipa de Stojiljkovic. "Do que vi, procuram muito o Adebayor, sobretudo através de cruzamentos e de bolas lançadas para as costas da defesa; ele é a principal referência do ataque. Não ganham há três jogos, mas são um adversário muito complicado e agressivo", acrescentou.
Por sorte, o avançado togolês ainda está em dúvida para o duelo de quinta-feira, depois de se ter lesionado há cerca de uma semana, durante o empate (2-2) com o Trabzonspor. "Seria bom que ele não jogasse. Provavelmente não ganharam os últimos dois jogos devido à sua ausência...", prosseguiu, antes de pegar no exemplo do Besiktas, que "venceu facilmente o FC Porto", para mostrar a "qualidade do futebol turco". "Não vai ser nada fácil para o Braga. Penso que este jogo até será mais difícil do que aquele com o Hoffenheim... Porquê? O Braga fez uma grande exibição na Alemanha, mas a jogar em contraataque. Agora tenho a certeza de que o Basaksehir vai dar a iniciativa de jogo, vai fecharse na defesa e partir, sempre que possível, para o contraataque. Para além disso, e depois daquela grande vitória na Alemanha, todos os adversários vão estar mais atentos ao Braga."
Apesar dos elogios ao adversário, Stojiljkovic não tem dúvidas de que os arsenalistas "são favoritos", até porque jogam em casa. "Os meus antigos colegas estão habituados a jogar nas competições europeias e, para além disso, o Braga tem uma grande tradição na Liga Europa. Depois daquele triunfo na Alemanha, o Braga tem de ser considerado favorito, mas isso não faz com que o jogo fique mais fácil. Se calhar, até pode acontecer o contrário... ", afirmou o avançado, que se exprimiu, durante toda a entrevista, num português fluente. "Na quinta-feira vão ter-me na Turquia a torcer pelo Braga", prometeu.

Ricardo Ferreira fê-lo festejar

Após o empate na Luz, frente ao Benfica, Stojiljkovic partilhou, nas redes sociais, uma mensagem a felicitar Ricardo Ferreira pela "grande exibição". "Fiquei muito feliz por ele. Marcou no regresso e logo num jogo grande. Ele, mais do que ninguém, merece ter sorte", afirmou. "Que me desculpem os outros defesas do Braga, mas o Ricardo é o melhor. É um grande jogador, fez uma primeira época de grandíssimo nível, mas nos últimos tempos tem tido muito azar com as lesões. É um grande homem, merece tudo de bom", elogiou o avançado.

"Tive razões para sair... mas espero regressar"
Avançado preferiu não especificar os motivos que o levaram a mudar-se para o Kayserispor

"Saída? Não queria falar muito sobre o que aconteceu, mas tive as minhas razões para partir. Tive uma primeira época fantástica e espero voltar já na próxima"
"Que me desculpem os outros defesas do Braga, mas o Ricardo Ferreira é o melhor. É um grande homem e merece ter mais sorte com as lesões"

"Entrei frente ao Sivasspor e fiz golo na primeira vez que toquei na bola – melhor

Stojiljkovic partiu para a Turquia nos primeiros dias de setembro, depois de ter participado em cinco jogos do Braga já esta época (dois a titular, com um golo marcado). No entanto, desde cedo se percebeu que o internacional sérvio não fazia parte das primeiras opções de Abel Ferreira para o ataque, tendo até sido o avançado com menos minutos contabilizados durante os jogos da pré-época. O treinador revelou depois que foi o próprio Stojiljkovic que pediu para sair. "Sinceramente não queria falar muito sobre o que aconteceu – isso já faz parte do passado. O que posso dizer é que tive as minhas razões para partir...", limitou-se a afirmar, antes de dar força à mensagem de despedida que deixou nas redes sociais pouco depois de ter assinado pelo Kayserispor. "Estou muito grato ao Braga, por tudo o que fez por mim, e sobretudo aos adeptos, que sempremetrataramcommuito carinho. Nos momentos mais difíceis foram eles que me deram força para continuar a lutar. Tive uma primeira época fantástica e espero voltar já na próxima", acrescentou Stojiljkovic, que continua a acompanhar os jogos do Braga pela televisão.
Na Turquia, encontrou um clube em "crescimento" e onde se "fala português no balneário". "É para não perder o hábito", brincou. "Há Varela, Sapunaru, Ryan Mendes, Tiago Lopes... continuo a praticar o português no dia a dia", contou o sérvio, que marcou logo na estreia.
Abel ainda utilizou Stojiljkovic em cinco jogos era impossível. Já fui titular no jogo da Taça, mas tenho saído quase sempre do banco. Temos um bom avançado [Umut Bulut], muito experiente, e estou à espera da minha oportunidade para agarrar a titularidade", disse.

O JOGO

JotaCC

"Pequenos" recebem 4,207 milhões da UEFA

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 4,207 milhões de euros, provenientes do fundo de solidariedade da UEFA, pelos clubes profissionais portugueses que não participaram nas fases de grupos das competições europeias da época passada – Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga não recebem nada. Entretanto, ontem o Vitória de Setúbal e Boavista empataram (1-1) no fecho da 6ª jornada e dividem o 10º lugar com o Chaves, com 7 pontos.

DESTAK

JotaCC

Clubes recebem 4,2 milhões

A federação vai repartir 4.207 milhões de euros pelos clubes profissionais portugueses que não participaram nas fases de grupos das competições europeias da última época. A verba proveniente do fundo de solidariedade da UEFA não contempla, assim, Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga. O valor aumentou em cerca de 88 mil euros relativamente a 2015/16, temporada na qual a UEFA destinou 4.119,950 euros para os emblemas nacionais, tendo cada um recebido, então, 128 mil euros. A verba disponibilizada para este fundo é respeitante a 5% do total de receitas da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Vukcevic e Hassan regressam às seleções

As competições de clubes voltam a parar depois do próximo fim de semana e, como é normal, já começaram a chegar ao Minho as convocatórias de algumas seleções. Vukcevic e Hassan foram os primeiros a saber que vão voltar a viajar... O médio irá representar Montenegro em mais uma dupla jornada de apuramento para o Mundial de 2018 diante da Dinamarca e Polónia. Já o avançado egípcio foi selecionado para a receção ao Congo de dia 8 de outubro, embate que também visa apurar o país africano para o Campeonato do Mundo da Rússia.

RECORD