News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Que fazer com as claques?

Started by José Coelho, 28 de May de 2017, 12:27

Previous topic - Next topic

JOAO CARLOS

Primeiro passo, legalizar as claques. Segundo passo, identificar todos os seus elementos. Terceiro passo, ter a certeza que todos os elementos das claques são sócios ( na minha perspectiva não faz sentido um elemento da claque não ser sócio do clube). Quarto passo, controlar, verdadeiramente, os índices de álcool e estupefacientes presentes no organismo de cada elemento à entrada dos recintos desportivos. Com isto os problemas, se não cessarem, diminuem drasticamente.

PAF

Quote from: abesbilico on 28 de May de 2017, 18:17
O que fazer com as claques? ajuda-las a apoiar o Braga.

O que fazer com as claques? deixar que alguns como o J. Coelho levem no focinho quando se vem apertados.

O que fazer com as claques? critica construtiva em vez do bota abaixo constante.

Tenho dito.
E vêm-se apertados porquê já agora? Não me digas que é por causa das claques dos outros clubes ou dos seus membros? Infelizmente o problema das claques não é só do Braga, mais ainda o Braga só por si não vai resolver nada. O Braga até pode pôr todos os membros da claque a santos que o problema não se vai resolver se nada for feito a nível geral.
O pessoal das claques ainda não percebeu que a teoria do "defendemos" os nossos que se lê todas as vezes que o tema vem à baila é uma aberração... o "defendemos" só existe porque existem claques (as nossas e as outras), nada mais. Sem as claques não havia grupos nem supostos "herois" que acham que podem bater em tudo e todos.
No fim acho que ninguém (nem mesmo os membros das claques) tem duvidas que é preciso fazer alguma coisa, para tornar as claques mais positivas e erradicar a imagem que têm pelos dias de hoje.

Gverreiro21

Quote from: JOAO CARLOS on 29 de May de 2017, 11:57
Primeiro passo, legalizar as claques. Segundo passo, identificar todos os seus elementos. Terceiro passo, ter a certeza que todos os elementos das claques são sócios ( na minha perspectiva não faz sentido um elemento da claque não ser sócio do clube). Quarto passo, controlar, verdadeiramente, os índices de álcool e estupefacientes presentes no organismo de cada elemento à entrada dos recintos desportivos. Com isto os problemas, se não cessarem, diminuem drasticamente.

Legalizar as claques vai instrumentaliza-las, deixam de ser uma voz activa dos adeptos para passarem a ser uma voz da Direcção do Clube, que pode hoje ser boa e amanhã má...
Infelizmente nem todos os claqueiros das claques são sócios porque costuma confundir-se claques com ultras, são coisas diferentes, os verdadeiros Ultras são sócios! Sinceramente acho que estamos muito longe de ter um movimento Ultra em Portugal, e a legalização contribui para existirem claques instrumentalizadas e não ultras, vejam os Ultras em Itália e percebem logo a diferença...
Controlar o indice de estupefaciente e alcool é capaz de diminuir algumas situações mas tenho a certeza que não erradica pois isso tem a ver com a personalidade e o mau genio de algumas pessoas, se eu fou um hooligan, não é por beber menos alcool que vou deixar de incentivar à violência, pois esse será o propósito!

rnmc

Quote from: JOAO CARLOS on 29 de May de 2017, 11:57
Primeiro passo, legalizar as claques. Segundo passo, identificar todos os seus elementos. Terceiro passo, ter a certeza que todos os elementos das claques são sócios ( na minha perspectiva não faz sentido um elemento da claque não ser sócio do clube). Quarto passo, controlar, verdadeiramente, os índices de álcool e estupefacientes presentes no organismo de cada elemento à entrada dos recintos desportivos. Com isto os problemas, se não cessarem, diminuem drasticamente.

E era, no Jamor eu já não entrava então...

Deixem-se de merdas, se não são homens para responder pelo o que fazem bêbados então não bebam, o mesmo para as ganzas e afins

abesbilico

Quote from: JOAO CARLOS on 29 de May de 2017, 11:57
Primeiro passo, legalizar as claques. Segundo passo, identificar todos os seus elementos. Terceiro passo, ter a certeza que todos os elementos das claques são sócios ( na minha perspectiva não faz sentido um elemento da claque não ser sócio do clube). Quarto passo, controlar, verdadeiramente, os índices de álcool e estupefacientes presentes no organismo de cada elemento à entrada dos recintos desportivos. Com isto os problemas, se não cessarem, diminuem drasticamente.

ÈS DA PJ? o tempo da outra senhora já acabou... onde vives? na lua?
COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

abesbilico

Quote from: PAF on 29 de May de 2017, 13:23
Quote from: abesbilico on 28 de May de 2017, 18:17
O que fazer com as claques? ajuda-las a apoiar o Braga.

O que fazer com as claques? deixar que alguns como o J. Coelho levem no focinho quando se vem apertados.

O que fazer com as claques? critica construtiva em vez do bota abaixo constante.

Tenho dito.
E vêm-se apertados porquê já agora? Não me digas que é por causa das claques dos outros clubes ou dos seus membros? Infelizmente o problema das claques não é só do Braga, mais ainda o Braga só por si não vai resolver nada. O Braga até pode pôr todos os membros da claque a santos que o problema não se vai resolver se nada for feito a nível geral.
O pessoal das claques ainda não percebeu que a teoria do "defendemos" os nossos que se lê todas as vezes que o tema vem à baila é uma aberração... o "defendemos" só existe porque existem claques (as nossas e as outras), nada mais. Sem as claques não havia grupos nem supostos "herois" que acham que podem bater em tudo e todos.
No fim acho que ninguém (nem mesmo os membros das claques) tem duvidas que é preciso fazer alguma coisa, para tornar as claques mais positivas e erradicar a imagem que têm pelos dias de hoje.


isto...
COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

Mais Norte

#26
Estou completamente à vontade para falar sobre este assunto. Várias vezes durante esta época saudei a atitude dos membros das claques que foram em crescendo, seja em termos numéricos, seja na intensidade do apoio. Gosto do apoio das claques e do colorido que dão aos jogos. Não o posso negar.

Gosto das claques que no Domingo estiveram a apoiar o Futsal, ajudando a galvanizar a equipa, gosto das claques que, em jogos fora, durante a época, me fazem sentir como mais um no apoio intenso ao Sporting Clube de Braga. Gostei das claques na final da Taça de Portugal.

Não gosto, e repudio por inteiro, os elementos que fizeram as cenas lamentáveis em Paços de Ferreira, refiro-me a todas as cenas, ou quem esteve nos acontecimentos das tochas e outras distracções, ainda por cima selectivas, e de mau gosto, para não dizer pior, do jogo com o Nacional. Quanto a Chaves não falo porque não vi o jogo mas também deve ter sido interessante de ver. Esses elementos não são adeptos do nosso Clube.

Também já estive para "levar no focinho" no final da Taça da Liga em Leiria e desenvencilhei-me dos casuals dos SDragões que andavam atrás de "troféus" para se afirmarem. Não levaram nada. Depois fui assistir ao jogo e vi as nossas duas claques a darem e a levarem no focinho uma da outra. Foi um espectáculo dentro do espectáculo. 

As atitudes negativas que referi, e várias outras, são mesmo fracturantes e acabam por manchar o que a maioria, quero admitir, está a fazer pelo apoio ao nosso Clube. Se vissem e sentissem a reacção dos outros adeptos pensariam duas vezes. E não são sempre "os outros"  que não têm razão. Até admito que mantenham a vossa identidade, mas expurguem-na dos actos de violência gratuita e daqueles elementos que desrespeitem, sob qualquer forma, o Sporting Clube de Braga.

Corroboro, aliás, algumas das opiniões atrás expressas por vários foristas. Se se sentem como uma vanguarda percebam como podem estimular os outros a apoiar mais a equipa. É que muitas das vezes nem se percebe as mensagens que querem transmitir. 

Não percebo nada de claques e do seu funcionamento. Têm que ser os seus líderes a descobrir e a implementar, juntamente com os outros elementos mais responsáveis, as medidas que previnam acontecimentos que todos depois lamentamos.



VERMELHO MAGICO

Concordo com a ideia do "sócio ultra" com um sector bem definido. Eu próprio me mudaria para esse sector pois sou dos que vai ao futebol para fazer barulho e puxar pela equipa de inicio ao fim, coisa que,  só consigo realizar nos jogos fora pois ficamos todos juntos.

E o "sócio ultra" seria todo aquele que quisesse se-lo desde que se mudasse para aquele sector. Seria fantástico ter aquele sector das claques com pelo menos 1500/2000 em todos os jogos a cantar e a dar cor aquela bancada.

COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

SCB.GUERREIRO

Parece-me que o grande problema das claques do SCBRAGA e a legalização, pois são contra isso desde os primórdios da legalização das mesmas. No entanto, bem ou mal, grande parte já se legalizaram e apenas as do SCBRAGA e penso que mais uma ou duas ( de relevo nacional ) não o fizeram. E quer se queira quer não isso tira alguma margem de manobra as próprias claques, pois a polícia anda em cima deles tal " pit bull furioso " e não lhes permitam margem de manobra, quer em espetáculos ( tarjas, bandeiras, mensagens, etc ), quer em comportamento, a mais pequena situação e logo carga policial. Na minha opinião se está situação fosse resolvida traria mais gente e espetáculo aos nossos jogos, mas quem tem de decidir são os responsáveis e mais ninguém.

Eskol

#29
Quote from: SCB.GUERREIRO on 29 de May de 2017, 17:03
Parece-me que o grande problema das claques do SCBRAGA e a legalização, pois são contra isso desde os primórdios da legalização das mesmas. No entanto, bem ou mal, grande parte já se legalizaram e apenas as do SCBRAGA e penso que mais uma ou duas ( de relevo nacional ) não o fizeram. E quer se queira quer não isso tira alguma margem de manobra as próprias claques, pois a polícia anda em cima deles tal " pit bull furioso " e não lhes permitam margem de manobra, quer em espetáculos ( tarjas, bandeiras, mensagens, etc ), quer em comportamento, a mais pequena situação e logo carga policial. Na minha opinião se está situação fosse resolvida traria mais gente e espetáculo aos nossos jogos, mas quem tem de decidir são os responsáveis e mais ninguém.

A história da legalização continua a ser algo que me faz confusão. A mentalidade Ultra, que se orgulha de tudo sacrificar em prol do clube, são inúmeros fins-de-semana "desperdiçados" para seguir a equipa, milhares de quilómetros por esse país fora, fazer das tripas coração para sempre apoiar e cantar incansavelmente e depois deixam-se ser "abafados" por uma questão destas?
Vou ser sincero, não consigo entender. Na verdade consigo, e sei que vai haver gente que me vai cair em cima por estar a dizer isto, mas é como diz o ditado, quem não deve não teme. Não tenho dúvidas que isto tem história por trás.
Quando há problemas, são alguns energúmenos lá pró meio que fazem a m*rda e a maioria do povo das claques não se revê nessas atitudes, disso não tenho dúvidas. Da mesma maneira, esta questão da legalização deixará alguns membros (desconfio que serão os mesmos que estão sempre à arranjar problemas) com o "cú a arder". O que ainda não consegui perceber no meio disto tudo é porque é que o resto dos membros e os lideres (que são os responsáveis pelas ações da claque) continuam a proteger estas pessoas. Estes "adeptos" em nada ajudam o clube e apenas servem para arrastar o nome das claques pela lama e piorar a sua reputação junto do resto dos adeptos.

Toda a gente tem aspetos onde pode e deve melhorar, desde a Direção ao adepto "comum". Eu sei, por exemplo, que os adeptos da aldeia do outro lado do Sameiro conseguem ser autênticos animais e arruaceiros. E muito me custa ver a gente do meu clube - clube este que para mim é um grande motivo de orgulho -
comportar-se da mesma maneira. Fico envergonhado e acredito que é por isso que muitos dos sócios comuns se insurgem contra as claques. Ainda por cima visto que estes comportamentos começaram-se a tornar mais frequentes com o crescimento desportivo do clube (chamem-lhes tiques de novo-riquismo, o que quiserem).

Porque no final de contas quem acaba por sair prejudicado é o Sporting Clube de Braga. Aos outros podem-lhes chamar vendidos e outros nomes, mas a verdade é que eles já olharam para a situação e chegaram à conclusão que não vale a pena andar nesta história da carochinha.

Como adepto que ama verdadeiramente este clube e que às vezes faço o que posso e o que não posso só para poder estar presente nos jogos em casa gostaria que a situação mudasse para melhor, pois todos os que verdadeiramente querem lá estar em prol da equipa fazem falta.

SCB.GUERREIRO

Quote from: Duffman on 29 de May de 2017, 19:26
Quote from: SCB.GUERREIRO on 29 de May de 2017, 17:03
Parece-me que o grande problema das claques do SCBRAGA e a legalização, pois são contra isso desde os primórdios da legalização das mesmas. No entanto, bem ou mal, grande parte já se legalizaram e apenas as do SCBRAGA e penso que mais uma ou duas ( de relevo nacional ) não o fizeram. E quer se queira quer não isso tira alguma margem de manobra as próprias claques, pois a polícia anda em cima deles tal " pit bull furioso " e não lhes permitam margem de manobra, quer em espetáculos ( tarjas, bandeiras, mensagens, etc ), quer em comportamento, a mais pequena situação e logo carga policial. Na minha opinião se está situação fosse resolvida traria mais gente e espetáculo aos nossos jogos, mas quem tem de decidir são os responsáveis e mais ninguém.

A história da legalização continua a ser algo que me faz confusão. A mentalidade Ultra, que se orgulha de tudo sacrificar em prol do clube, são inúmeros fins-de-semana "desperdiçados" para seguir a equipa, milhares de quilómetros por esse país fora, fazer das tripas coração para sempre apoiar e cantar incansavelmente e depois deixam-se ser "abafados" por uma questão destas?
Vou ser sincero, não consigo entender. Na verdade consigo, e sei que vai haver gente que me vai cair em cima por estar a dizer isto, mas é como diz o ditado, quem não deve não teme. Não tenho dúvidas que isto tem história por trás.
Quando há problemas, são alguns energúmenos lá pró meio que fazem a m*rda e a maioria do povo das claques não se revê nessas atitudes, disso não tenho dúvidas. Da mesma maneira, esta questão da legalização deixará alguns membros (desconfio que serão os mesmos que estão sempre à arranjar problemas) com o "cú a arder". O que ainda não consegui perceber no meio disto tudo é porque é que o resto dos membros e os lideres (que são os responsáveis pelas ações da claque) continuam a proteger estas pessoas. Estes "adeptos" em nada ajudam o clube e apenas servem para arrastar o nome das claques pela lama e piorar a sua reputação junto do resto dos adeptos.

Toda a gente tem aspetos onde pode e deve melhorar, desde a Direção ao adepto "comum". Eu sei, por exemplo, que os adeptos da aldeia do outro lado do Sameiro conseguem ser autênticos animais e arruaceiros. E muito me custa ver a gente do meu clube - clube este que para mim é um grande motivo de orgulho -
comportar-se da mesma maneira. Fico envergonhado e acredito que é por isso que muitos dos sócios comuns se insurgem contra as claques. Ainda por cima visto que estes comportamentos começaram-se a tornar mais frequentes com o crescimento desportivo do clube (chamem-lhes tiques de novo-riquismo, o que quiserem).

Porque no final de contas quem acaba por sair prejudicado é o Sporting Clube de Braga. Aos outros podem-lhes chamar vendidos e outros nomes, mas a verdade é que eles já olharam para a situação e chegaram à conclusão que não vale a pena andar nesta história da carochinha.

Como adepto que ama verdadeiramente este clube e que às vezes faço o que posso e o que não posso só para poder estar presente nos jogos em casa gostaria que a situação mudasse para melhor, pois todos os que verdadeiramente querem lá estar em prol da equipa fazem falta.
Tal e qual, mas não adianta chover no molhado, enquanto eles não decidirem aderir ao " protocolo " vamos ser sempre os maus da fita.

Gverreiro21

Quote from: Duffman on 29 de May de 2017, 19:26
Quote from: SCB.GUERREIRO on 29 de May de 2017, 17:03
Parece-me que o grande problema das claques do SCBRAGA e a legalização, pois são contra isso desde os primórdios da legalização das mesmas. No entanto, bem ou mal, grande parte já se legalizaram e apenas as do SCBRAGA e penso que mais uma ou duas ( de relevo nacional ) não o fizeram. E quer se queira quer não isso tira alguma margem de manobra as próprias claques, pois a polícia anda em cima deles tal " pit bull furioso " e não lhes permitam margem de manobra, quer em espetáculos ( tarjas, bandeiras, mensagens, etc ), quer em comportamento, a mais pequena situação e logo carga policial. Na minha opinião se está situação fosse resolvida traria mais gente e espetáculo aos nossos jogos, mas quem tem de decidir são os responsáveis e mais ninguém.

A história da legalização continua a ser algo que me faz confusão. A mentalidade Ultra, que se orgulha de tudo sacrificar em prol do clube, são inúmeros fins-de-semana "desperdiçados" para seguir a equipa, milhares de quilómetros por esse país fora, fazer das tripas coração para sempre apoiar e cantar incansavelmente e depois deixam-se ser "abafados" por uma questão destas?
Vou ser sincero, não consigo entender. Na verdade consigo, e sei que vai haver gente que me vai cair em cima por estar a dizer isto, mas é como diz o ditado, quem não deve não teme. Não tenho dúvidas que isto tem história por trás.
Quando há problemas, são alguns energúmenos lá pró meio que fazem a m*rda e a maioria do povo das claques não se revê nessas atitudes, disso não tenho dúvidas. Da mesma maneira, esta questão da legalização deixará alguns membros (desconfio que serão os mesmos que estão sempre à arranjar problemas) com o "cú a arder". O que ainda não consegui perceber no meio disto tudo é porque é que o resto dos membros e os lideres (que são os responsáveis pelas ações da claque) continuam a proteger estas pessoas. Estes "adeptos" em nada ajudam o clube e apenas servem para arrastar o nome das claques pela lama e piorar a sua reputação junto do resto dos adeptos.

Toda a gente tem aspetos onde pode e deve melhorar, desde a Direção ao adepto "comum". Eu sei, por exemplo, que os adeptos da aldeia do outro lado do Sameiro conseguem ser autênticos animais e arruaceiros. E muito me custa ver a gente do meu clube - clube este que para mim é um grande motivo de orgulho -
comportar-se da mesma maneira. Fico envergonhado e acredito que é por isso que muitos dos sócios comuns se insurgem contra as claques. Ainda por cima visto que estes comportamentos começaram-se a tornar mais frequentes com o crescimento desportivo do clube (chamem-lhes tiques de novo-riquismo, o que quiserem).

Porque no final de contas quem acaba por sair prejudicado é o Sporting Clube de Braga. Aos outros podem-lhes chamar vendidos e outros nomes, mas a verdade é que eles já olharam para a situação e chegaram à conclusão que não vale a pena andar nesta história da carochinha.

Como adepto que ama verdadeiramente este clube e que às vezes faço o que posso e o que não posso só para poder estar presente nos jogos em casa gostaria que a situação mudasse para melhor, pois todos os que verdadeiramente querem lá estar em prol da equipa fazem falta.

Legalizar as claques é instrumentalizá-las.....haveria uma relação promiscua entre a Direcção e a Claque com interesses de influência por parte da Direcção e interesse financeiro por parte da Claque, nesse caso seria preferivel contratar um coro de apoio como se faz na china por exemplo do que legalizar claques, pois estas serviriam de braço armado e influente de uma Direcção e sem qualquer valor critico para com a mesma, vejam os exemplos do SD e JL, o Macaco que a mando de Pinto da Costa ameaça de porrada o Colectivo por umas tarjas insignificantes e o Mustafa ameaça de porrada quem dos seus membros se insurgir contra a equipa, 1 gajo que nunca fez nada e anda de Porche e o outro que passado poucos anos de sair da prisão e sem fazer nada vive numa moradia na Aroeira (zona In da Margem Sul)...
Independência e Liberdade são 2 dos valores absolutos dos Ultras (ou quem se considera ser...)!

Gverreiro21

Eu sou contra a legalização, não quero a Direcção a controlar a bancada nem quero a Claque a chular o Clube!
Querem combater atitudes de acéfalos não é preciso aderir a Protocolos promiscuos, basta o Governo aplicar Leis mais severas, como por exemplo um adepto invada o campo para agredir um fiscal de linha (como aconteceu no galinheiro da luz, e nem era da claque) seja impedido de voltar a entrar ou a aproximar-se de um estádio de futebol.

JOAO CARLOS

Quote from: abesbilico on 29 de May de 2017, 13:32
Quote from: JOAO CARLOS on 29 de May de 2017, 11:57
Primeiro passo, legalizar as claques. Segundo passo, identificar todos os seus elementos. Terceiro passo, ter a certeza que todos os elementos das claques são sócios ( na minha perspectiva não faz sentido um elemento da claque não ser sócio do clube). Quarto passo, controlar, verdadeiramente, os índices de álcool e estupefacientes presentes no organismo de cada elemento à entrada dos recintos desportivos. Com isto os problemas, se não cessarem, diminuem drasticamente.

ÈS DA PJ? o tempo da outra senhora já acabou... onde vives? na lua?

Não sou da PJ, nem vivo na lua. Só não quero ter de conviver com alguns, repito, alguns elementos das claques que apenas usam o futebol, desporto do qual não gostam a avaliar pelo seu comportamento( passam os 90m a fazer tudo menos ver o jogo...) para outros fins. Comportam-se ora como delinquentes, ora como atrasados mentais. O que digo é mentira? A Inglaterra já passou por isto, a uma escala bem maior, e resolveu os problemas. Está tudo inventado, é só ter coragem.

Profect_SCBraga



Quote from: JOAO CARLOS on 31 de May de 2017, 09:48
Quote from: abesbilico on 29 de May de 2017, 13:32
Quote from: JOAO CARLOS on 29 de May de 2017, 11:57
Primeiro passo, legalizar as claques. Segundo passo, identificar todos os seus elementos. Terceiro passo, ter a certeza que todos os elementos das claques são sócios ( na minha perspectiva não faz sentido um elemento da claque não ser sócio do clube). Quarto passo, controlar, verdadeiramente, os índices de álcool e estupefacientes presentes no organismo de cada elemento à entrada dos recintos desportivos. Com isto os problemas, se não cessarem, diminuem drasticamente.

ÈS DA PJ? o tempo da outra senhora já acabou... onde vives? na lua?

Não sou da PJ, nem vivo na lua. Só não quero ter de conviver com alguns, repito, alguns elementos das claques que apenas usam o futebol, desporto do qual não gostam a avaliar pelo seu comportamento( passam os 90m a fazer tudo menos ver o jogo...) para outros fins. Comportam-se ora como delinquentes, ora como atrasados mentais. O que digo é mentira? A Inglaterra já passou por isto, a uma escala bem maior, e resolveu os problemas. Está tudo inventado, é só ter coragem.

Eu também gostaria de não ter que conviver com alguns sócios, que não apoiam o clube e só sabem insultar os jogadores e treinador, só usam o futebol, desporto para muitas vezes fugir dos problemas pessoais e com isso criar um ambiente como muitas vezes vemos.. Mas para resolver isso teríamos que "legalizar" tudo o que mexe..
O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

SCB.GUERREIRO

Atenção que algo vai mudar, o Bimbo da Costa e o Bruno do Ca*****, parece que apresentaram propostas na liga para punir severamente os clubes que apoiam as claques ilegais, com Campos interditos. Estou convencido que essa vai passar, pois são os dois contra o Orelhas. Se assim for...... algo vai ter de mudar e eu gostava de continuar a ver as claques no Nosso estadio. Só para que conste vi muitos jogos com a mítica JUVENTUDE BRACARENSE ( até extintores levávamos para os jogos ) e com os RED também.

100%SCB

O Braga pouco apoia as claques.
FORÇA BRAGA

Vasco Soares

Quote from: 100%SCB on 31 de May de 2017, 23:31
O Braga pouco apoia as claques.
O Braga pouco apoia?
Que apoie bastante, quando se legalizarem... em abstrato e fazendo-me de burro

100%SCB

A legalização para mim é uma palhaçada... mas enquanto as nossas não forem, nunca irão crescer e dar o salto, pelo contrário.
FORÇA BRAGA

Vasco Soares

Quote from: 100%SCB on 01 de June de 2017, 00:02
A legalização para mim é uma palhaçada... mas enquanto as nossas não forem, nunca irão crescer e dar o salto, pelo contrário.
100% SCB, Eu até entendo o que dizes, mas é a lei, e ninguém está , ou deve estar acima dela... tens carta de condução podes conduzir  estás legal mesmo sendo um nabo ao volante, não tens não podes mesmo até sendo um Ayrton Senna