News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/04

Started by Bruno3429, 23 de April de 2017, 08:53

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Simão: "o objectivo dos 65 pontos está vivo e vamos lutar por ele"
Paulo Machado

O SC Braga, quinto classificado, com 51 pontos, e Paços de Ferreira, 14.º, com 29, defrontam-se hoje às 16 horas, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, num jogo que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Simão, está "absolutamente convencido" de que a sua equipa vai reconquistar o quarto lugar da I Liga de futebol e que a meta dos 65 pontos "está viva".

Depois do empate caseiro com o FC Porto (1-1) na jornada anterior, os bracarenses caíram para a quinta posição, com 51 pontos, e precisam de vencer as últimas cinco partidas do campeonato para poderem atingir os 65 pontos propostos pelo técnico quando chegou ao clube.
"Preparamo-nos para ganhar o jogo e vamos disputá-lo com toda a nossa energia mental para isso. Não quero colocar outro cenário e, a cinco jornadas do fim, o objectivo dos 65 pontos está vivo e vamos lutar por ele", disse ontem na antevisão da partida com o Paços de Ferreira, no domingo, da 30.ª jornada.

O treinador disse acreditar que o Sporting de Braga vai voltar ao quarto lugar, agora ocupado pelo Vitória de Guimarães: "O nosso foco está única e exclusivamente com o que é o nosso desempenho e estou absolutamente convencido de que, se tudo correr como nós perspectivamos, isso assegurará a reconquista do quarto lugar".
São várias as baixas para este jogo já que, aos lesionados Marafona, Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan, juntam-se como indisponíveis os castigados Baiano, Vukcevic e Rui Fonte, jogadores habituais titulares dos bracarenses.

"Havia duas formas de encarar isto: ir para casa e arrancar o cabelo ou cortar os pulsos ou como uma oportunidade fantástica e estou muito animado com a possibilidade de dar espaço a novos jogadores. Não vou para casa: temos cinco jogadores da equipa B a treinar connosco, têm vindo a jogar dois e pode ser que amanhã [hoje] esse número aumente", disse.

Jorge Simão considerou ainda não haver razão para as queixas do FC Porto sobre um suposto insulto de Rui Fonte ao quarto árbitro.
"Não, não acho [que haja razão]. Há um dado relativo a esse jogo que foi o número de faltas que fizemos e associado a isso pode ser criada a ideia de que somos uma equipa de caceteiros, mas somos uma equipa com uma média de faltas marcadas contra nós inferior às que sofremos", frisou.

Correio do Minho

Bruno3429

SPORTING GOLEIA OURIENSE E SP. BRAGA 'ESMAGA' BELENENSES
Leoas triunfam (8-0) mas guerreiras batem recorde ao ganhar... 17-0

O Sporting está mais próximo de sagrar-se campeão nacional em futebol feminino, 21 anos depois de ter participado pela última vez na prova. Com o presidente Bruno de Carvalho na bancada, as leoas golearam (8-0) o Ouriense com uma exibição convincente.
Diana Silva esteve em destaque, ao apontar um hat trick, após quebrar a resistência do Ouriense logo aos 8 minutos. A aniversariante Solange Carvalhas assistiu a avançada nos dois golos seguintes e ainda marcou o seu 32º golo na Liga antes do intervalo, frente a uma equipa que está numa situação complicada na classificação.

A toada não se alterou na 2ª parte. Nadine Cordeiro (64'), Amélia Pereira (68') e Constança Silva (71' e 90'+2) fecharam a contagem. A guarda-redes do Ouriense, Andreia, saiu lesionada, suspeitando-se de fratura no braço direito.

Guerreiras batem recorde

Em Braga, o Sporting local venceu o Belenenses por 17-0 (Jéssica Silva e Ottilia fizeram hat tricks), o resultado mais dilatado na liga esta época. As azuis, que já desceram de divisão, viajaram até à Cidade dos Arcebispos só com 11 atletas. Quanto à turma arsenalista, mantém-se a três pontos do líder Sporting, quando faltam quatro jornadas para o fim do campeonato.

Autores: Vasco Antão e Cláudia Marques

Record

JotaCC

Picar os pontos
Paços de Ferreira-Braga Uns pela permanência, outros ainda na luta pela quarta posição

O Paços de Ferreira em busca da vitória que lhe escapa há sete jogos (seis empates) e dos pontos que lhe permitam escapar de vez ao perigo de despromoção e o Braga empenhado na luta pelo quarto lugar, que não teria a importância que tem (o quinto, praticamente assegurado, também lhe dá acesso direto à Liga Europa) se a discussão não fosse travada com o vizinho e rival de Guimarães.
Assim se lança o desafio desta tarde, que também será mais um regresso de Jorge Simão ao palco do clube que orientou na época passada. Na verificação de tantas baixas, entre lesionados e suspensos, o médio senegalês Loum, da equipa B,é a novidade nos eleitos do Braga, mas deve ficar no banco, na perspetiva de uma estreia e da "oportunidade lançamento de jovens", como observa Simão.
"Havia duas formas de encarar essa situação: ou ia para casa arrancar os cabelos e cortar os pulsos ou considerar a oportunidade fantástica de lançar outros jogadores", disse o treinador do Braga, ainda escaldado do jogo com o F. C. Porto ("Não somos caceteiros...) e convencido de que tem à vista uma meta traçada pelo próprio. "Estou plenamente convencido de que vamos chegar ao quarto lugar e atingir a meta dos 65 pontos".
No Paços, duas baixas: o defesa Bruno Santos está suspenso e o atacante Welthon, melhor marcador da equipa na Liga (11 golos), está lesionado. Vasco Seabra, treinador dos castores, não se aflige: "Acreditamos em todos os jogadores do plantel. Vamos contar com 11 jogadores e mais sete no banco com vontade de poder ajuda a equipa".

JN

JotaCC

XADAS ESTREIA-SE NO ONZE
Jorge Simão elogiou ontem a forma como o clube trabalha na formação e hoje prepara-se para lançar o extremo de 19 anos na equipa titular. Críticas do FC Porto também foram rebatidas

Jorge Simão "Ausências? Não vou cortar os pulsos ou arrancar cabelos... É uma oportunidade fantástica para lançar jogadores"
Treinador do Braga


Jorge Simão vai juntar na equipa inicial Artur Jorge, Gamboa e Xadas, três jogadores que começaram a época na equipa B. Eficácia defensiva do Paços de Ferreira elogiada



Xadas, depois dos quatro minutos no empate frente ao Marítimo, vai estrear-se no onze, em Paços de Ferreira
A lista de ausentes para o jogo desta tarde é grande – Marafona, Assis, Mauro, Wilson Eduardo, Hassan( lesionados ), Baiano, Vukcevic e Rui Fonte (castigados) –, mas Jorge Simão encontra nestes contratempos uma "oportunidade para lançar novos jogadores" na equipa inicial. Ontem, durante a conferência de Imprensa, o treinador não deu nomes à ideia atirada no meio de uma resposta, mas O JOGO sabe que Xadas foi testado na equipa titular e que, se nada de anormal acontecer, vai ser lançado esta tarde no lado esquerdo do ataque. "Há duas formas de encarar este cenário de lesões e castigos: ou ia para casa cortar os pulsos e arrancar os cabelos ou considerava isto como uma oportunidade fantástica para lançar jogadores. E eu estou muito animado por ter a possibilidade de dar espaço a outros elementos do plantel. Temos cinco jogadores a trabalhar connosco que começaram a época na equipa B, dois têm sito titulares com regularidade e até pode ser que esse número cresça neste jogo...", afirmou.
Xadas, internacional sub-20 português, está a trabalhar com o plantel principal há mais de um mês, depois de ter sido a grande revelação da época na equipa B (11 golos em 30 jogos na II Liga), e até já jogou os últimos quatro minutos do empate (3-3) com o Marítimo – passou as partidas seguintes no banco. Agora, vai ser pela primeira vez titular na I Liga. Jorge Simão aproveitou o momento para deixar elogios antecipados à estrutura do Braga. "O trabalho que este clube tem feito na formação merece grandes elogios. Primeiro no recrutamento e depois no trabalho efetuado por todos os treinadores. Esse trabalho tem permitido que os jogadores transitem da equipa B para a principal, ou dos juniores para a equipa B, sem que se note grandes oscilações no seu rendimento individual", acrescentou. Xadas terá Pedro Santos e Cartabia a seu lado no meio-campo ofensivo, com Stojiljkovic a fazer o papel de Rui Fonte no centro do ataque. É desta forma que Jorge Simão pretende "vencer" uma equipa que "só sofreu três golos nos últimos sete jogos".
Para além do encontro de hoje, Jorge Simão também foi confrontado com o ruído feito à volta da equipa depois do último jogo. Afinal, havia razão para tanto "barulho" por parte do FC Porto? "Não, não havia... Há um dado relativo a esse jogo, muito detalhado por alguma Imprensa, que diz respeito ao número de faltas que cometemos; associado a isso pode criar-se a ideia de que somos uma equipa de caceteiros, o que é falso. Não somos caceteiros! Aliás, segundo as estatísticas da Liga, temos uma média de faltas marcadas inferior às que sofremos. É verdade que esse jogo acabou com um número elevado de faltas, mas foram as circunstâncias e a virilidade dos jogadores – que é uma coisa boa – que ditaram isso", rematou.



Loum em lista com dois regressos

Na ausência do castigado Vukcevic, Jorge Simão decidiu estrear Loum na lista de convocados, um médiodefensivo e internacional sub-20 do Senegal que está a cumprir a segunda época na equipa B (três golos em 37 jogos na II Liga). O jovem de 20 anos vai começar a partida no banco, ao contrário dos outros dois jogadores que estão de regresso às opções: Paulinho e Stojiljkovic. O português ocupará a posição de Baiano (castigado), enquanto o internacional sérvio jogará no lugar de Rui Fonte (castigado). Para além disso, há a registar a ausência de Marafona, que terminou a semana ainda a trabalhar de forma condicionada.



QUARTO LUGAR "COM 65 PONTOS"
Treinador garante que o objetivo pontual continua "bem vivo" e acredita que o V. Guimarães vai perder pontos até ao final da época

Para atingir 65 pontos no campeonato, o Braga terá de vencer os cinco jogos que ainda faltam disputar. Jorge Simão garante, no entanto, que mantém intacta a crença na concretização desse objetivo. "Não quero pensar nessa hipótese, nem vou colocar outro cenário... Vamos, isso sim, encarar estes jogos com toda a nossa energia mental. O objetivo dos 65 pontos está bem vivo e continuaremos a lutar por ele", assegurou Jorge Simão, que está convicto de que o V. Guimarães vai perder pontos no campeonato e que o Braga acabará por ficar à frente do grande rival. "Todos os jogos são fundamentais, se estivéssemos na primeira jornada diria o mesmo. O foco está no nosso desempenho, mas estamos plenamente convencidos de que, se tudo correr conforme perspetivamos, vamos assegurar a reconquista do quarto lugar", concluiu.



ELEIÇÕES NÃO SÃO ASSUNTO DE BALNEÁRIO

Jorge Simão optou por se colocar à margem do duelo eleitoral entre António Salvador e António Pedro Peixoto. "Sou funcionário do clube, com muita honra, e não devo envolver-me nesse tipo de questões. Devo estar o mais isento possível sobre este assunto. Eu e os meus jogadores...", afirmou o treinador, antes de ter sido confrontado com a presença dos capitães de equipa na cerimónia de lançamento de candidatura de Salvador. "Apoio ao atual presidente? Isso é uma interpretação sua. Se fiquei surpreendido? Não tenho que ficar surpreendido", respondeu.



Miguel Pedro
Braga não pagou comissões na saída de Rafa para a Luz

Está ao rubro a luta pelo título... mas também a luta pelo quarto lugar. SC Braga e VSC (Guimarães) estão numa luta ponto a ponto pelo lugar que poderá dar (dependendo de quem ganhar a Taça) um acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. É bem verdade que, nos últimos anos, o SC Braga tem tido algum monopólio no que respeita ao lugar de acesso europeu, em luta com os ditos "grandes", sendo necessário recuar nove anos para encontrarmos uma classificação em que o VSC ficou à frente do Braga (2007/08). Por isso, a ideia que tem passado para a opinião pública é a de que este crescimento do SC Braga está muito ligado a um incremento orçamental do Braga, e à sua capacidade de conseguir arregimentar muitas fontes de investimento e de receita e a uma agressividade no que respeita à compra de jogadores. E, nalguns círculos, acusa-se mesmo o Braga de algum despesismo para além da sua capacidade, quando comparado com o seu rival geográfico, o VSC, apontado como um clube que é "espartano" no que se refere a gastos com contratações de jogadores.. Será mesmo assim? Vejamos de seguida.

Foi recentemente publicado o mapa das comissões pagas pelos clubes aos agentes desportivos no âmbito das transferências dos jogadores dos clubes da 1.ª Liga compreendidas no período de 1/abril/2016 a 31/ março/2017. Ou seja, este documento abrange as duas janelas de transferência da época em curso, a do verão e a do inverno. Trata-se de um documento cuja análise é muito interessante, mas que não cabe no curto espaço desta crónica. Ficam, apenas, algumas notas. Desde logo, a grande discrepância dos valores pagos pelo SL Benfica em comissões a agentes desportivos (mais de 30 milhões de euros), quando comparados com o FC Porto (pouco mais de 6 milhões) e Sporting ( 4 897 500 €). Isto seria motivo de boa análise. Mas o que me interessa neste espaço de crónica é comparar os dois rivais que lutam pelo quarto lugar: o Vitória de Guimarães gastou 2 858 600 € em comissões a intermediários e o SC Braga 1 108 719 €. Isto demonstra, desde logo, que aquela ideia de que o Braga gasta muito mais em jogadores e tem uma política de contratações muito agressiva fica desmascarada com estes números. Na verdade, comparar um clube que, como o VSC, tem, ao que sei, um orçamento pouco superior a 6M, e gasta quase 3M em comissões a agentes por transferências, com o SC Braga, com um orçamento de 17 M, que gasta uns "espartanos" 1 108 719 € diz bem de quem foi mais ou menos agressivo no momento de decidir contratar jogadores. Não quero com isto dizer ou insinuar que a gestão do VSC foi pouco rigorosa ou algo de género (não é essa a imagem que tenho do seu Presidente, bem pelo contrário). Além disso, a época do VSC está a ser boa e isso é um facto. O que pretendo é desmascarar a ideia de que o SC Braga é gastador, agressivo nas contratações e que, no que respeita a contratar jogadores, vais além do que pode. Bem pelo contrário: estes números demonstram bem que, em matéria de contratações, foi comedido e proporcional, face ao orçamento de que dispõe para a época. Demonstram também que, como sempre afirmou, não pagou qualquer comissão pela transferência do Rafa para o SL Benfica, pois os tais 10% sobre os 16 milhões da transferência, só isso ultrapassaria o total do ano.

O JOGO

Bruno3429

Classe na maior goleada da época

A equipa feminina do SC Braga realizou, este sábado, mais que certamente ficará na memória dos adeptos do SC Braga.  As Gverreiras do Minho golearam o CF "Os Belenenses" por expressivos e esclarecedores 17-0. Estádio 1.º de Maio assistiu à maior goleada registada na Liga de Futebol Feminina Allianz em 2016/2017.

Com uma entrada na partida verdadeiramente avassaladora, aos 20 minutos as Gverreiras já venciam a formação de Belém por oito bolas a zero, com golos de Jéssica Silva (2' e 19'), Pauleta (8' e 16'), Sara Brasil (9' e 20'), Barrinha (14') e Sílvia Rebelo (12'). Encarando a partida de forma séria, a formação liderada por João Marques continuou a carregar, chegando ao intervalo a vencer por 12-0 com mais quatro golos de Andre Mirón (23'), Cristiana Garcia (31'), Melissa (41') e Jéssica Silva (45').

Na segunda parte, sem tirar o pé do acelerador, o SC Braga foi procurando avolumar o resultado e, com uma maior dose de eficácia, poderiam ter construído um score igual – ou ainda mais expressivo – ao que terminaram o primeiro tempo. Ainda assim, com mais cinco golos no segundo tempo, as Gverreiras construíram a maior goleada que a Liga Allianz conheceu esta temporada. Ottilia (59', 61' e 88') e Vanessa Marques (61' e 64') fecharam com chave de ouro mais uma exibição categórica.

Na próxima ronda, a 23.ª da Liga Allianz, o SC Braga desloca-se ao terreno do CAC Pontinha.

Ficha de Jogo

Onze inicial: Rute Costa, Gessica, Andrea Mirón, Sílvia Rebelo, Barrinha, Pauleta, Melissa, Cristiana Garcia (Vanessa Marques, 45'), Natália Sanchez (Claudia Garcia, 45'), Jéssica Silva e Sara Brasil (Ottilia, 45')

Suplentes: Ana Rita Oliveira, Susana Silva, Adriana Rodrigues, Ottilia, Claudia Garcia, Vanessa Marques e Edite Fernandes

Golos: Jéssica Silva (2', 19' e 45'), Pauleta (8' e 16'), Sara Brasil (9' e 20'), Barrinha (14'), Sílvia Rebelo (12'), Cristiana Garcia (31'), Melissa (41'), Ottilia (59', 61' e 88') e Vanessa Marques (61' e 64')

SCBraga

JotaCC

"Acredito no 4º lugar"
Jorge Simão diz que não está a pensar nos 65 pontos porque há um objetivo mais importante

SEM FALAR DO ALEGADO INSULTO DE RUI FONTE NO JOGO COM O FC PORTO, TÉCNICO DESVALORIZOU AS 33 FALTAS COMETIDAS

Está ao rubro o 'campeonato do Minho'. O Sp. Braga perdeu o 4º lugar, mas Jorge Simão promete não atirar a toalha ao chão e está confiante que a sua equipa fará mais pontos do que o rival de Guimarães até ao final do campeonato. O atraso pontual não parece preocupar muito. "O nosso foco está única e exclusivamente no nosso desempenho. Estou absolutamente convencido de que se tudo correr como nós perspetivamos isso assegurará a reconquista do 4º lugar. Eu acredito. Nós acreditamos", reforçou o treinador, relegando para segundo plano a meta traçada por si de chegar aos 65 pontos. "Nem quero pensar nela. Preparamo-nos para ganhar o jogo e vamos disputá-lo, com toda a nossa energia mental. Não quero colocar outro cenário. A cinco jornadas do fim, o objetivo dos 65 está vivo e vamos lutar por ele", acaba por assumir.
As lesões e os castigos não têm ajudado Jorge Simão, mas o treinador prefere olhar para o lado positivo da situação. "Sem dúvida. Havia duas formas de encarar: ia para casa e arrancava o cabelo, cortava os pulsos ou encarava isto como uma oportunidade fantástica. Estou muito animado com a possibilidade dar espaço a novos jogadores. Não vou para casa, temos cinco jogadores da equipa B a treinar-se connosco, têm vindo a jogar dois e pode ser que esse número aumente ", afirmou, dando a entender que não irá apresentar muitas novidades no onze diante do P. Ferreira.
Da última jornada, continuam os ecos das queixas do FC Porto que até apresentaram um vídeo com um suposto insulto de Rui Fonte ao 4º árbitro: "Há um dado relativo a esse jogo que foi o número de faltas que fizemos e associado a isso pode ser criada a ideia de que somos uma equipa de caceteiros. Por amor de Deus..."


Dois regressos e uma estreia

Com Marafona, Assis, Mauro, Wilson e Hassan lesionados e Baiano, Vukcevic e Rui Fonte castigados, Jorge Simão foi 'obrigado' a fazer voltar aos convocados Paulinho e Stojiljkovic, dupla que andou afastada das opções nas últimas jornadas. Para além do lateral-direito e do ponta-de-lança, destaque também para a estreia nos convocados de Loum, médio senegalês da equipa B. O central Artur Jorge está recuperado e Rosic voltará a ver mais um jogo da bancada.




Sporting e FC Porto entram a ganhar

O Sporting entrou a vencer na fase de campeão de juvenis ao bater o Sp. Braga, por 2-0, num duelo entre os primeiros classificados das séries norte e sul na 1ª fase. O campeão em título conquistou três pontos no Minho graças a dois golos antes do intervalo. Os arsenalistas entraram melhor, dominaram nos minutos iniciais e obrigaram os lisboetas a uma reorganização no meio-campo. Depois de acalmarem o ritmo do jogo, os leões cresceram e marcaram logo no primeiro ataque à baliza, num remate de Fati, já dentro da grande área (22'). Depois, o extremo do Sporting cabeceou ao poste, já com o guarda-redes do Sp. Braga batido, e antes do intervalo Tiago Rodrigues apareceu isolado para o 0-2, após assistência artística de Bernardo Sousa. O Sp. Braga reagiu bem na 2ª parte, mas não conseguiu reduzir.
O FC Porto também entrou com o pé direito. Os dragões receberam a Académica e ganharam graças a um golo de Leandro Campos, aos 15'.

RECORD