News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Convocação Assembleia Geral Extraordinária, quem está disposto a ajudar?

Started by eumesmo, 15 de December de 2016, 14:35

Previous topic - Next topic

Lau

Quote from: A.COSTA on 15 de December de 2016, 21:36
Há pouco tempo houve uma assembleia do clube. Não teria sido boa ideia ter participado nessa assembleia em vez de quer uma extraordinária?


A. Costa, tem razão teria e é sempre boa ideia participar, mas infelizmente nem sempre a nossa agenda se adequa à data da assembleia, eu nessa não pode ir mesmo.

Têm razão quando dizem que tem que ser bem pensada, bem estruturada e de certeza que também não a vamos marcar para ontem nem para daqui a 15 dias.
Em primeiro temos que reunir votos/associados suficientes. Depois ver bem os temas que são pertinentes expor na assembleia e só depois marcar.

Isto acima de tudo vai mostrar ao Presidente que nós não estamos a dormir e não somos dos que "come e cala" e se quer continuar na cadeira que está vai ter que mudar e repensar as suas atitudes.

Eumesmo, conta comigo e o que for necessário para ajudar, estou disponível.

Saudações Braguistas

LS

Quote from: eumesmo on 15 de December de 2016, 16:45
Quote from: Layne Staley on 15 de December de 2016, 15:46
Quote from: eumesmo on 15 de December de 2016, 15:28
Quote from: eduardo_manulo on 15 de December de 2016, 15:10
Eu também dou os meus 10 votos! Mas o problema é que da SAD só os accionistas podem fazer alguma coisa...


A questão será saber porque é que o Clube não tentou adquirir as acções, logo que a camera tornou publica a intenção de as vender.


@braços
Eumesmo

Alias como o Presidente deixou claro que ia tentar fazer.
Comprar as acções? Quando deixou isso claro?
Eu acho que quando se jantarem as comadres se vão saber as verdades, a partir do momento que foi tornada publica a intenção da câmara em vender as acções o clube poderia e deveria ter negociado directamente a compra.
@braços
Eumesmo

http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/interior/salvador-quer-socios-a-comprar-acoes-da-camara-4473045.html

"O presidente do Sporting de Braga vai pedir uma assembleia-geral extraordinária para os sócios aprovarem a compra das ações que a Câmara Municipal de Braga (CMB) está disposta a alienar."

Eu lembro-me de uma altura ter ouvido isto, que o clube ia comprar as acções para ter a maioria, da boca do próprio Salvador. Já não lembro é quando foi.

Mas a noticia está aí para provar que eu não sonhei.

karoglan1921

Se este negocio obscuro das ações foi efetuado após a assembleia geral como queriam que fosse abordado o assunto lá?

kiko scb

Concordo plenamente com a existência desta assembleia extraordinária, temos finalmente que mostrar que somos o coração deste clube, e independentemente de quem por cá passe temos uma palavra a dizer. Já que pagamos, já que assistimos aos jogos, já que vivemos o clube diariamente de símbolo ao peito, não podemos cair no erro de ser sucumbidos para segundo plano como é o que nos últimos tempos tem acontecido.

O problema das quotas, se teve um preço fixo durante anos a fio, sem pensar no dinheiro propriamente dito, porquê mudar? A quotização tem assim tanto peso no orçamento final? Que eu me recorde numa assembleia AS disse que era um valor quase insignificante. Então porquê o aumento? Se isso resulta em desistências, será que acaba por compensar?

Siga, vamos à luta!

SCB Monsul

Esta assembleia pode ir muito além do debate do aumento das quotas e das acções da SAD. Todos nós sabemos que o afastamento do público tem tido diversas causas para além dessas, só temos de enumerá-las e apresentá-las na assembleia com o provedor e com a direcção lado a lado e olhos nos olhos.

Daqui são mais 3 associados com 30 votos.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Sérgio Gonçalves

eumesmo, quais são os temas que pretendes discutir na AG Extraordinária? Eu ainda não os percebi e parecem-me muito dispersos neste tópico. Podias criar um google doc para sistematizar essa informação?

A.Costa e restantes, as AG Extraordinárias são convocadas sempre que um grupo de associados considera relevante o fazer, por isso é que estão consagradas nos estatutos. Mesmo que sejam assuntos recorrentes pode e deve ser convocada uma nova AG para debater esses assuntos. A isto chama-se democracia. Quem é contra uma AG Extraordinaria tem bom remédio, não assine a petição e não participe nela, agora vir com comentários que apoucam quem quer ajudar o clube é que não entendo. O clube precisa de pessoas que queiram participar na sua vida e se há pessoas dispostas a isso eu só fico agradado. Eu quero um clube plural e forte e não é com unicidade que isso se atinge.
Sócio nº 2014

ric

atenção

parece fácil marcar uma AG extraordinária ... Mas alerto para o que está consegrado nos estatutos e que pode ser um impecilho a que a AG se possa realizar:

As reuniões convocadas nos termos da alínea e)- a da marcação por iniciativa dos sócios -  do artigo anterior, não se realizarão sem a
presença dos sócios requerentes titulares de pelo menos dois terços dos respectivos votos,
sendo feita uma única chamada no inicio da sessão, pela ordem em que os nomes estão
dispostos no requerimento.
6 - A falta de "quórum" prevista no número antecedente inibirá os sócios requerentes
faltosos, que não justifiquem a falta ao Presidente da Assembleia Geral no prazo de cinco
dias, de usar da faculdade que lhes é conferida pela alínea e) do artigo quinquagésimo
quarto, até ao fim do mandato dos Órgãos Sociais.

Ou seja, num universo de 250 sócios ou mil votos ( 100 sócios com 10 votos e/ou 50 com 10 e 100 com 5) TÊM  de estar na AG 2/3 dos requerentes.
Sei de muitos caos em que a boa vontade se ficou por esta questão do quórum dos requerentes...

portanto, não é de animo leve eu se chega a estes números e com o compromisso de estarem presentes...

A.COSTA

Quote from: Sérgio Gonçalves on 16 de December de 2016, 14:38
eumesmo, quais são os temas que pretendes discutir na AG Extraordinária? Eu ainda não os percebi e parecem-me muito dispersos neste tópico. Podias criar um google doc para sistematizar essa informação?

A.Costa e restantes, as AG Extraordinárias são convocadas sempre que um grupo de associados considera relevante o fazer, por isso é que estão consagradas nos estatutos. Mesmo que sejam assuntos recorrentes pode e deve ser convocada uma nova AG para debater esses assuntos. A isto chama-se democracia. Quem é contra uma AG Extraordinaria tem bom remédio, não assine a petição e não participe nela, agora vir com comentários que apoucam quem quer ajudar o clube é que não entendo. O clube precisa de pessoas que queiram participar na sua vida e se há pessoas dispostas a isso eu só fico agradado. Eu quero um clube plural e forte e não é com unicidade que isso se atinge.

Pode ficar descansado que não assino mesmo a petição, por discordar dela.

Em relação à AG extra é um direito obviamente, tal como é um direito participar nas Assembleias Gerais ordinárias, convocadas para a livre participação dos sócios. Confesso que tenho participação reduzida nas Assembleias Gerais, especialmente devido ao incómodo da deslocação. Ambos os atos são inerentes à democracia.

Fica sempre a dúvida, de forte caráter subjetivo, do que é "relevante".

Em relação a este tópico tinha prometido não escrever mais e apenas o fiz nesta mensagem por que o meu nome foi referido.

Estamos em desacordo sobre o assunto, mas isto sim contribui para a pluralidade de opiniões e evita o perigoso unanimismo.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Sérgio Gonçalves

A. Costa, para mim relevante é tudo o que um pessoa quer quer seja. Se 200 sócios acham que determinado tema é relevante convoque-se uma AG extraordinária para discutir a relevância desse tema.
Sócio nº 2014

Duarte

Até parece que há AG extraordinária todos os anos... Desde que comecei a acompanhar o clube não me lembro de nenhuma para além da Academia. Se esta conseguir ir para a frente e mobilizar as pessoas é porque há motivo e é mais que suficiente.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Bracarense

Quote from: Duarte on 16 de December de 2016, 17:21
Até parece que há AG extraordinária todos os anos... Desde que comecei a acompanhar o clube não me lembro de nenhuma para além da Academia. Se esta conseguir ir para a frente e mobilizar as pessoas é porque há motivo e é mais que suficiente.
Exactamente.

eumesmo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 16 de December de 2016, 14:38
eumesmo, quais são os temas que pretendes discutir na AG Extraordinária? Eu ainda não os percebi e parecem-me muito dispersos neste tópico. Podias criar um google doc para sistematizar essa informação?

A.Costa e restantes, as AG Extraordinárias são convocadas sempre que um grupo de associados considera relevante o fazer, por isso é que estão consagradas nos estatutos. Mesmo que sejam assuntos recorrentes pode e deve ser convocada uma nova AG para debater esses assuntos. A isto chama-se democracia. Quem é contra uma AG Extraordinaria tem bom remédio, não assine a petição e não participe nela, agora vir com comentários que apoucam quem quer ajudar o clube é que não entendo. O clube precisa de pessoas que queiram participar na sua vida e se há pessoas dispostas a isso eu só fico agradado. Eu quero um clube plural e forte e não é com unicidade que isso se atinge.
Para mim ha dois que merecem principal atenção, o aumento das quotas feito na ultima AG sem que estivesse na ordem de trabalhos, outra a questão das acções da câmara, e o porque de o clube não se ter mostrado disponível para as comprar, uma coisa é falar pra comunicação social, outra são as acções tomadas, ou neste caso a falta dela.


Ha ainda uma terceira que me preocupa, a academia, cujo projecto nada tem a ver com o aprovado pelos sócios.
vou ver se trato do documento no fim‑de‑semana.


@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

guerreiro1921

Nao sei até que ponto a diminuição da assistência no estádio (causas e consequencias) poderia ser debatida, mas que era uma assunto pertinente, era.

karoglan1921

Parece que até pelo fórum temos gente nervosa em relação a esta assembleia , será que existem promessas de algum poleiro ?

Legião

Era importante que esta AG extraordinária se conseguisse realizar para que além de dar oportunidade dos sócios debaterem os assuntos que lhes interessem ficar também demonstrado que é possível levar este tipo de iniciativas para a frente. Há sempre os que dizem que é muito difícil, que depois ninguém aparece, que se fala mas nunca acontece, etc. É preciso desmistificar estas coisas, mostrar que é possível, o Braga somos nós e se tivermos iniciativa podemos fazer as coisas acontecer.

Relativamente à AG em si, gostava de ver debatido o assunto das quotas, nomeadamente para as crianças e sócios correspondentes. Temos de fazer com que as crianças voltem à Pedreira Mágica, elas são o futuro do clube. Esta AG já vai com uns tempos de atraso deveria ter sido feita logo que a medida do aumento das quotas, feito daquela forma, entrou. Na altura, aqui no fórum, foi solicitada por alguns foristas mas nem o tópico fixo se colocou mas pode ser que desta vez se consiga levar a iniciativa avante. No que poder ajudar, estou in.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Conseguir realizar uma AG é sinal que a massa associativa está viva. Infelizmente as expectativas são baixas, por nesse momento quente não se ter conseguido avançar.

Como alguém referiu, é preciso existir um ponto fixo para recolha de assinaturas, tipo café.  Alguém em posição de se voluntariar?
Quem não sente não é filho de boa gente.

braga1981

1 ponto porreiro para recolher assinaturas e no estádio no próximo jogo com o moreirense, se desse era nas entradas para as bancadas.
Penso eu que seja um ótimo sítio

Duarte

Havendo a obrigatoriedade de estar presente 2/3 dos requerentes (assinaturas) para a AG se realizar não me parece boa ideia estar a recolher assinaturas no estádio, muita gente iria assinar só porque sim. Tem de se marcar um ponto fixo que até pode ser no estádio em dia de jogo, mas nunca estar a recolher a desbarato.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Bracarense

Quote from: Duarte on 17 de December de 2016, 18:24
Havendo a obrigatoriedade de estar presente 2/3 dos requerentes (assinaturas) para a AG se realizar não me parece boa ideia estar a recolher assinaturas no estádio, muita gente iria assinar só porque sim. Tem de se marcar um ponto fixo que até pode ser no estádio em dia de jogo, mas nunca estar a recolher a desbarato.

Concordo plenamente.
O compromisso das pessoas se deslocarem a um ponto para assinar a convocatório é, parcialmente, um ponto a favor do compromisso de comparecer à assembleia.

eumesmo

Quote from: Duarte on 17 de December de 2016, 18:24
Havendo a obrigatoriedade de estar presente 2/3 dos requerentes (assinaturas) para a AG se realizar não me parece boa ideia estar a recolher assinaturas no estádio, muita gente iria assinar só porque sim. Tem de se marcar um ponto fixo que até pode ser no estádio em dia de jogo, mas nunca estar a recolher a desbarato.
Eu pedi as pessoas para indicarem se estavam de acordo, eu vou fazer a lista de quem está disponível e depois eu vou porta a porta recolher as assinaturas, depois de ter a lista avanço com pedidos de contacto, para combinar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa