News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Futebol português em debate

Started by Legião, 23 de October de 2016, 20:12

Previous topic - Next topic

PAF

O grande mérito de Amorim é conseguir ter uma verdadeira equipa, faz-me lembrar as 2 épocas de Domingos em Braga, entravamos em campo e sabíamos que dificilmente perdíamos, havia uma confiança no conjunto que tornava a equipa quase imbatível e isso via-se nos grandes jogos.
Este ano joga mais que o ano passado, e ontem fez provavelmente o melhor jogo da era Amorim, pelo menos na 1ªparte. E nos 90 minutos saiu tudo perfeito à equipa.
Passado este tempo não se pode falar em estrelinha, embora ganhou muitos jogos pela margem mínima e ainda ontem teve alguma estrelinha nos pormenores que são a diferença entre uma grande vitória e um resultado banal (ou seja é diferente estar a ganhar 3-0 ou 2-1) . Mas tem mostrado muita coesão e até agora nunca tiveram um período mau em qualquer momento da época o que diria é até muito estranho e anormal. A continuar assim Amorim irá provavelmente acabar numa boa equipa da europa (provavelmente não numa grande equipa)
Ontem jogaram sem Palhinha e Coates e as coisas correram bem, diria até estranhamente face à preponderância que os 2 têm em campo.

Embora esteja nos oitavos da Champions tem apena um resultado que se pode considerar que possa ser surpresa, a vitória em casa sobre o Dortmund. Embora Porto e Slb não estejam apurados, têm se calhar até melhores resultados, o SLb ganhou ao Barcelona e empatou fora por exemplo e o Porto fez o mesmo com o Milan e Atlético de Madrid, não acho que esteja aqui alguma diferença.
Em todo o caso ainda estamos em dezembro o que conta é como acabas e não como começas ou como vais a meio. Já me habituei a ver de tudo no futebol.

Pedro Bala

#1901
Quote from: SEMPRESCB on 04 de December de 2021, 10:51
Quote from: NightHawk on 03 de December de 2021, 23:25
Quote from: GverreirodoMinho on 03 de December de 2021, 22:57
Levamos 6 desta amostra de equipa, nunca se esqueçam disso.

Que bailinho de bola estão a levar do Sporting... Muito bem organizado, clínico no ataque, enorme na pressão no início da construção do Benfica.

Do outro lado um Benfica que não consegue sair a jogar, horrível a trocar a bola, a desperdiçar as boas oportunidades todas, e muito fraco a defender quando pressionado.

Não me venham dizer que o Braga não se podia apresentar olhos nos olhos na Luz e não lutar para ganhar. O Sporting é uma equipa claramente acima da nossa (por alguma margem), mas ainda assim está uns bons furos abaixo individualmente da do Benfica, e se ganha hoje é por razões estratégicas (até porque o jogador mais diferenciado que tem - o Pote - está muito apagado hoje). Fazem pressão alta na mesma, têm o Feddal e o Neto no centro (os dois lentos), e mesmo assim ganham? Não são comidos na velocidade pelo Rafa e pelo Everton? Porque será?

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

O Carvalhal no ano passado ganhou 3 jogos em 4 ao Jesus exatamente desta forma. E provavelmente não ganhou 4 em 4 porque o Fransérgio foi expulso na 1ª parte.

Este ano tentou fazer o mesmo, resultou durante 30mn, até quando duraram as pernas dos jogadores. Errou ao pensar que ao jogar com os mesmos de 3 em 3 dias conseguia fazer o mesmo tipo de jogo, e depois foi casmurro para não fechar a equipa atrás e evitar o descalabro. Mas muita gente já se esqueceu que no ano passado ganhámos 3 jogos em 4 ao Benfica, e os treinadores são os mesmos dos 2 lados.

De resto o REG107 tem razão. O Amorim é um fora de série, é um treinador muito acima do nível da liga tuga e é muito provável que possa vir a ter uma carreira ao nível da do Mourinho. Foi uma aposta ganha do Salvador mas ninguém pode recusar 10M por um treinador em Portugal, muito menos o Braga (sendo que era inclusivamente o valor da clausula...). Varandas fez um all in no Amorim e saiu-lhe a sorte grande. É vinho de outra pipa e enquanto estiver no Sporting dificilmente o Sporting não será campeão.
É fácil falar à segunda feira e ele tinha aquela série excelente por cá mas se ele (Salvador) imaginasse o que se passou depois dúvido que o deixasse sequer sair por esse valor e basta ver que de um jovem ele "faz" aparecer milhões por isso o valor pago foi muito muito pouco para o valor do treinador.
No entanto volto a dizer que a força do sporting de hoje é também a sua principal fragilidade, o sporting é neste momento um projecto de um homem só que cairá à sua saída (há poucas dúvidas sobre isto) seja ela agora no final de época ou daqui a duas. E venha quem vier (provavelmente aquilo voltará a ser um "cemitério" de malta no banco) no histórico daquele clube e depois do fantasma Amorim os tempos vão ser difíceis para aquelas bandas. E até me arriscaria a dizer que conhecendo o históri€o do Amorim, o seu passado benfiquista e o fim do contrato milionário do JJ, não me surpreenderia de todo que tivéssemos novela daquelas que duram um verão inteiro no final de época lá para sul.

De novela penso que vai ter pouco. O Amorim fez do Sporting campeão e levou o clube aos 8ºs da Champions pela 2ª vez na história do clube. Tem crédito para fazer praticamente o que quiser quando sair. Toda a gente sabe o lampião doente que ali mora. Ele vai treinar o Benfica, a questão é saber se é em breve (depois do Sporting), ou daqui a algum/muito tempo (depois de anos passados no estrangeiro). Nem quero pensar o que um Amorim faria com este plantel do Benfica.

De qualquer forma, são coisas que a nós pouco interessam visto que o nosso tecto está firmemente fixado no 4º lugar. Perdemos o comboio. Era óbvio que o Sporting não ia ficar perpétuamente ao nosso alcance e ironicamente acabou por ser com a nossa ajuda que subiram o nível para junto dos outros dois. Custa aceitar mas é o que é. Mesmo estando mal sempre tiveram outras condições que tornava dificílimo competir, agora então, acabou.

Tenho um ódio de estimação pelo Amorim, assim como praticamente todos os bracarenses (devemos ser a única massa adepta que não suporta o gajo), mas há que admitir, chega a um ponto em que não se pode justificar tudo com estrelinha, sorte, ou azar dos adversários. Já é muito tempo seguido sempre a ganhar e a apresentar resultados. Sem tem ou não competência para ter sucesso lá fora ainda se está para ver, mas pelo menos para Portugal chega e sobra (é deprimente pensar o que poderia ter sido se este c*brão não força a saída do Braga).

Legião

O que mais me custa é termos sido nós um dos que mais contribuiu para aquilo que o Sporting é hoje, tivemos visão curta, pensamos só nos milhões e facilitamos a vida a um concorrente direto, alertei para isso na altura. Se tivéssemos deixado sair o Amorim só quando a cláusula fosse efetivamente batida e vender o Paulinho só no final da época talvez as coisas tivessem sido diferentes agora vai ser mais difícil, entre outras coisas, lutar pelos lugares da Champions.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

SEMPRESCB

Quote from: Legião on 04 de December de 2021, 13:13
O que mais me custa é termos sido nós um dos que mais contribuiu para aquilo que o Sporting é hoje, tivemos visão curta, pensamos só nos milhões e facilitamos a vida a um concorrente direto, alertei para isso na altura. Se tivéssemos deixado sair o Amorim só quando a cláusula fosse efetivamente batida e vender o Paulinho só no final da época talvez as coisas tivessem sido diferentes agora vai ser mais difícil, entre outras coisas, lutar pelos lugares da Champions.
Provavelmente se não saisse alí seria treinador do benfica na época seguinte, porque iria certamente nessa época conseguir no mínimo um tranquilo 3º lugar cá e dúvido que o benfas se virasse para o JJ depois da saida do Lage. De qualquer das formas os sapos com toda a certeza não teriam esta alavanca de um plantel completamente amorfo que tiveram nestas ultimas duas épocas no entanto também é como digo estão completamente reféns dele hoje em dia e a sua saída poderá causar miséria para aquelas bandas.

Para nós a lição é outra enquanto não formos capazes de estabilizar o mínimo de exito será muito complicado almejar algo mais que um lugar no pódio de longe a longe. Já nos é impossível contratar como eles se não formos capazes de manter aquilo que conseguimos produzir com mérito não há hipótese. E óbviamente que isto não significa não vender porque a isso somos obrigados, significa apenas não vender logo que eles apareçam e para isso tem de haver muito trabalho por um compromisso e por muito que o dinheiro fale isso tem de ser reflectido logo na contratação do activo (seja ele treinador, jogador, manager... o que for).

Arsenalista

Quote from: Legião on 04 de December de 2021, 13:13
O que mais me custa é termos sido nós um dos que mais contribuiu para aquilo que o Sporting é hoje, tivemos visão curta, pensamos só nos milhões e facilitamos a vida a um concorrente direto, alertei para isso na altura. Se tivéssemos deixado sair o Amorim só quando a cláusula fosse efetivamente batida e vender o Paulinho só no final da época talvez as coisas tivessem sido diferentes agora vai ser mais difícil, entre outras coisas, lutar pelos lugares da Champions.
Sempre achei as clausulas de rescisão dos treinadores bastante baixas, tendo por comparação com as clausulas dos atletas, sendo que a influencia e abrangência de um treinador pode ser muito maior que qualquer jogador. A clausula do Ruben, assim como de outros treinadores que por cá passaram, como o Abel Ferreira, ou o Paulo Fonseca são exemplo disso, saíram baratos, é preciso ajustar as clausulas dos treinadores para que não sejamos apanhados de surpresa.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Lipeste

A estrelinha do Amorim tem muito a ver com o seu discurso motivacional, é top nessa vertente, transforma alguns jogadores medianos em jogadores acima da média dentro do colectivo.

rpo.castro

Quote from: Arsenalista on 04 de December de 2021, 15:17
Quote from: Legião on 04 de December de 2021, 13:13
O que mais me custa é termos sido nós um dos que mais contribuiu para aquilo que o Sporting é hoje, tivemos visão curta, pensamos só nos milhões e facilitamos a vida a um concorrente direto, alertei para isso na altura. Se tivéssemos deixado sair o Amorim só quando a cláusula fosse efetivamente batida e vender o Paulinho só no final da época talvez as coisas tivessem sido diferentes agora vai ser mais difícil, entre outras coisas, lutar pelos lugares da Champions.
Sempre achei as clausulas de rescisão dos treinadores bastante baixas, tendo por comparação com as clausulas dos atletas, sendo que a influencia e abrangência de um treinador pode ser muito maior que qualquer jogador. A clausula do Ruben, assim como de outros treinadores que por cá passaram, como o Abel Ferreira, ou o Paulo Fonseca são exemplo disso, saíram baratos, é preciso ajustar as clausulas dos treinadores para que não sejamos apanhados de surpresa.
Hum, primeiro era preciso que os treinadores aceitem, e dado o curto prazo de validade de um treinador, não estou a ver a aceitar uma posição que só o clube beneficie. Paulo Fonseca é um caso que impôs ausência de cláusula. Rúben Amorim estava no outro extremo: muito jovem, sem experiência, aposta de risco. Por isso foi possível a cláusula altissima.
Aumentando as contrapartidas, para que aceitem, atendendo ao nosso histórico, em quanto não teria aumentado a nossa despesa com rescisões.

Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste


mata-espanhóis

Quote from: GverreirodoMinho on 03 de December de 2021, 22:57
Levamos 6 desta amostra de equipa, nunca se esqueçam disso.

Que bailinho de bola estão a levar do Sporting... Muito bem organizado, clínico no ataque, enorme na pressão no início da construção do Benfica.

Do outro lado um Benfica que não consegue sair a jogar, horrível a trocar a bola, a desperdiçar as boas oportunidades todas, e muito fraco a defender quando pressionado.

Não me venham dizer que o Braga não se podia apresentar olhos nos olhos na Luz e não lutar para ganhar. O Sporting é uma equipa claramente acima da nossa (por alguma margem), mas ainda assim está uns bons furos abaixo individualmente da do Benfica, e se ganha hoje é por razões estratégicas (até porque o jogador mais diferenciado que tem - o Pote - está muito apagado hoje). Fazem pressão alta na mesma, têm o Feddal e o Neto no centro (os dois lentos), e mesmo assim ganham? Não são comidos na velocidade pelo Rafa e pelo Everton? Porque será?

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Que disparate. Mas em que planeta é que os lampiões têm mais qualidade individual do que os lagartos? O palhinha, o coates, o porro e o pote entravam direitinhos no 11 do benfica. O adan, o matheus e até o puto inácio são no mínimo tão bons como o vlachodimos, o joão mário ou o vertonghen (entre estes, quem é que escolhias para o Braga?). Sabes que isto de pagar muito não faz um grande jogador.

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

#1916




Lipeste


Lipeste

#1918

 


Lipeste