News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/08

Started by JotaCC, 09 de August de 2016, 09:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Transferência de Boly para o FC Porto abortada

Willy Boly vai continuar a ser jogador do Sporting Clube de Braga, pelo menos para já. Ao contrário do que se pensava, a transferência que já esteve praticamente definida, não vai ocorrer por falta de entendimento entre o FC Porto, que seria o novo destino do jogador, e o empresário do defesa central francês.

Segundo fonte ligada ao processo, o negócio entre os Guerreiros do Minho e o FC Porto já está definido há duas semanas e esperava-se apenas pela disputa da Supertaça para se dar andamento ao processo. No entanto, terá faltado o entendimento entre o empr esário do jogador e o FC Porto, uma vez que, ao que tudo indica, o empresário fez algumas exigências que o clube portista não aceitou, dando mesmo por encerradas as negociações entre todas as partes, pelo menos para já, o que significa que Boly se vai mantendo às ordens de José Peseiro.

Entretanto, depois de disputada a Supertaça, o plantel do SC Braga não parou, realizou ontem uma sessão de trabalho que se centrou basicamente na recuperação física dos jogadores utilizados na partida, sendo que hoje sim José Peseiro deu um dia de folga aos Guerreiros do Minho.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Boly sem fumo branco, Arghus de saída

O futuro imediato de Willy Boly, de quem se diz estar de saída para o F. C. Porto, continua a ser negociado pela SAD do clube minhoto. Outro defesa central deixa a "pedreira": Arghus muda-se para o Excelsior, da Holanda, pelo qual assinará contrato de quatro anos. O montante do negócio não foi revelado.
Se estava interessado em fechar a transferência de Boly até ontem, a tempo de inscrever o central francês para o play-off da Liga dos Campeões, o F. C. Porto esbarrou na irredutibilidade da SAD presidida por António Salvador, que não liberta o jogador sem a retribuição exigida (sete milhões de euros, verba abatível na eventual troca de jogadores) e muito menos sem ter alternativa imediata e capaz.
Entretanto, o Braga concluiu, ontem, a transferência de Arghus. O jogador de 28 anos, que chegou ao Minho na última época, proveniente do Maribor, da Eslovénia, raramente foi opção do treinador Paulo Fonseca e só foi a jogo para render colegas lesionados.
Já nesta temporada, também não entrou nos planos do treinador José Peseiro. No Excelsior, o defesa brasileiro trabalhará sob as ordens de Mitchell van der Gaag, ex- treinador do Belenenses e do Marítimo e destacado ex-defesa central do clube do Funchal na primeira metade da década de 2000.


Peseiro Técnico dá ao plantel um dia de folga

Digerida a derrota com o Benfica na Supertaça, a equipa do Braga retomou os treinos ontem de manhã, sempre sem Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e Oti, que continuam a recuperar de lesão. O plantel goza hoje um dia de folga, regressando aos treinos já amanhã, no que será o arranque da preparação do jogo da primeira jornada do campeonato (domingo, com o rival Vitória, em Guimarães).

JN

JotaCC

Boly: mais de 100 mil/mês deitam negócio por terra
Central pede salário de topo para assinar pelo FC Porto. Acordo total entre Braga e dragões, mas o francês complicou e surpreendeu a SAD portista, que deixou de ter interesse

Depois de Alex ter estado no Porto sem assinar, agora é Boly que passa à história. FC Porto voltará ao mercado para garantir mais opções para a defesa de Nuno até ao dia 16 de agosto
Volte face total e Boly muito longe do FC Porto, quase irremediavelmente perdido. O francês tinha aceitado um princípio de acordo na última semana, mas, na hora de agilizar o contrato, pediu um salário mensal superior a 100 mil euros líquidos. Ou seja, superior a 1,2 milhões de euros por cada uma das cinco épocas de duração do mesmo, o que implica que o FC Porto gastasse significativamente mais para que a verba pretendida lhe caia limpa na conta bancária. Os dragões têm falado sempre com Meissa N'Diaye, detentor de 30% do passe de Boly. Foi o empresário que comunicou esta surpreendente pretensão do francês. A SAD portista significativamente o valor, mas não houve qualquer cedência de Boly, pelo que o negócio deve ficar sem efeito. Na prática, é o jogador que deita o negócio por água abaixo.
Nesta altura, Nuno Espírito Santo e a SAD já estão a trabalhar em conjunto para encontrar novas soluções, depois da perda de dois centrais nos últimos dias: primeiro Alex, agora Boly. Claro que o jogador pode, entretanto, estar disponível para auferir um salário mais baixo, mas é muito difícil que os dragões aceitem retomar a conversa, agastados que ficaram com este volte face, que impediu até a inscrição na lista que ontem seguiu para a UEFA (ver mais nas páginas 2 e 3), de jogadores à disposição para o play-off com o Roma.
Em Braga, a renitência do jogador também não caiu bem, até porque o acordo entre arsenalistas e dragões era total.


MILHÕES
1,2
Boly quer um salário limpo superior a 1,2 milhões de euros no FC Porto. O negócio cai por isso. O jogador pode ainda mudar de ideias, mas é difícil que a SAD portista mude

O JOGO

JotaCC

LI RUI ASSINOU POR UMA ÉPOCA
A Briosa contratou ontem o primeiro chinês da sua história. O avançado, ex-AD Oliveirense, é o 13.º reforço para 2016/17

"Prometo, acima de tudo, trabalhar bastante em prol do clube"
Li Rui Jogador da Académica


Depois de 1.º de Dezembro, Aves, AD Oliveirense e Braga, Li Rui conhece o quinto clube em Portugal. No plantel de Costinha vai ter a concorrência de Rui Miguel, Tozé Marreco e Dany Marques
A Académica anunciou ontem o 13.º reforço para a nova temporada. Trata-se do avançado Li Rui, de 22 anos, que assinou contrato por um ano com o emblema conimbricense e que hoje mesmo já deverá estar às ordens de Costinha no treino matinal (9h30), que marca o arranque da preparação para a receção ao Santa Clara. O jovem chinês vai conhecer o quinto clube em Portugal, ele que já esteve ligado ao 1.º Dezembro, Aves, AD Oliveirense e Braga, mas neste último, que o contratou em janeiro, nunca chegou a ser utilizado, uma vez que o ponta de lança asiático já tinha representado duas equipa sem 2015/16. Ao sítio oficial dos estudantes, Li Rui, que será o primeiro chinês da história do emblema da cidade do Mondego, revelou vontade em "mostrar o que vale num clube histórico". "Estou muito feliz por assinar pela Académica. Prometo, acima de tudo, trabalhar bastante em prol do clube. Sei que os adeptos são apaixonados e tudo farei para lhes dar alegrias", assumiu o avançado, que irá ter a concorrência de Dany Marques e da dupla que marcou na vitória em Olhão: Rui Miguel e Tozé Marreco. Entretanto, outra das novidades da sessão de hoje deverá ser Gustavo. O central brasileiro, que há um ano ingressou na Académica, vinha a treinar à parte há algumas semanas, mas depois de chegar a um entendimento com os responsáveis do clube vai ser integrado no plantel.

O JOGO

JotaCC

Arghus cedido ao Excelsior com opção de compra
Riscado dos planos de José Peseiro, central brasileiro vai tentar a sorte na liga holandesa.

A lista de excedentários a aguardar colocação continua a diminuir. Sem espaço no plantel às ordens de José Peseiro, o central Arghus é o mais recente caso resolvido: vai rodar, por empréstimo, no Excelsior, com opção de compra do passe para o clube holandês. O central brasileiro foi contratado pelo Braga há um ano, proveniente dos eslovenos do Maribor, mas raramente figurou entre as primeiras escolhas de Paulo Fonseca e a recente chegada do sérvio Lazar Rosic acabou por atirá-lo para o grupo dos dispensáveis, ao invés do francês Vincent Sasso, incorporado no plantel da equipa principal após uma época de empréstimo aos ingleses do Sheffield Wednesday, do técnico português Carlos Carvalhal.
Às ordens de José Peseiro mantêm-se Boly e André Pinto e, caso não se verifique qualquer negócio nos próximos dias, tudo aponta para que a dupla de centrais utilizada na Supertaça seja replicada no arranque do campeonato, frente ao V. Guimarães. Sem registo de novos casos clínicos, para além de Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e Oti, os minhotos treinaram ontem de manhã e folgam hoje. Só falta chegar o avançado Rui Fonte, cedido, em definitivo, pelo Benfica.

O JOGO

JotaCC

Rafa segue na mira
SAD continua atenta ao mercado

O Benfica está na luta por Rafa e não tira o bracarense da mira, apesar de saber da concorrência de emblemas como FC Porto ou Zenit. Os pretendentes já sabem que António Salvador só aponta a libertar o jogador a troco dos 20 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão, valor considerado elevado na Luz.
A exibição em Aveiro agradou e a SAD não vê apenas no preço um entrave, pois neste momento até a arrumação do plantel – há excesso de soluções para as alas – é tida em consideração. Na prática, só depois da saída de um (ou mais) elementos – Carcela e Salvio seguem no mercado –, Luís Filipe Vieira admite uma investida formal.
No final da Supertaça, diga-se, Salvador valorizou o jovem. "Já apareceram clubes a oferecer 20 milhões de euros. Tanto ele como o seu representante conhecem as condições para que ele possa sair. Vamos esperar e ver o que sucede até final de agosto", vincou.



Imbróglio tático
Peseiro queria cortar com o 4x4x2 mas foi assim que melhorou contra o Benfica. E agora?

Foi um dos assuntos mais badalados das cinco semanas de pré-temporada do Sp. Braga e, pelos vistos, vai fazer correr ainda mais tinta. José Peseiro herdou uma equipa rotinada em 4x4x2, o futebol agradava aos adeptos e a António Salvador e os resultados desse sistema estiveram à vista de todos. Mesmo assim, o treinador entendeu que o seu plantel se adequava mais para jogar em 4x2x3x1 e, aos poucos, foi introduzindo os seus princípios de jogo num novo desenho tático.
Com a inscrição de Tomás Martínez atrasada, o 4x3x3 foi a solução de recurso adotada para atacar a Supertaça. Apesar do reforço da zona intermediária com Mauro, Vukcevic e Pedro Tiba, o Benfica dominou por completo os primeiros minutos da partida e Peseiro, ainda no decorrer da 1ª parte, teve de intervir do banco, dando indicações para a equipa passar a atuar em 4x4x2. Rafa, que já tinha sido utilizado na zona central no jogo-treino com o Vizela, apareceu mais no apoio a Stojiljkovic e, finalmente, o Sp. Braga deu ares da sua graça.
No final do jogo, o treinador reconheceu isso mesmo e agora paira uma legítima dúvida no ar: irão os guerreiros entrar no dérbi da 1ª jornada do campeonato contra o V. Guimarães em 4x4x2, 4x2x3x1 ou 4x3x3?


Rui Fonte para desfazer a dúvida

Os arsenalistas perderam Luiz Carlos, Josué, mas foi principalmente o regresso de Rui Fonte à Luz que fez com que Peseiro abdicasse do 4x4x2. O treinador entende que Stojiljkovic e Hassan não são compatíveis e não terá visto em Wilson Eduardo características para fazerem dele um titular numa das duas posições do ataque. Um desfecho favorável nas negociações com o Benfica para voltar a trazer Rui Fonte ou uma ida cirúrgica ao mercado podem ajudar o treinador a mudar de ideias e a seguir as pisadas de Paulo Fonseca. Caso contrário, o sistema poderá continuar a ser apenas alternativo.

RECORD

JotaCC

Pedro Santos pode ficar
Avanços e recuos marcam o processo

Tal como a situação de Rafa, também a de Pedro Santos tem tido avanços e recuos quase diários. Ainda antes da época passada terminar, e tal como Record antecipou, António Salvador prolongou o contrato do extremo, de 28 anos, garantindo-lhe um lugar na nova temporada. Nessa altura, o jogador já estava a ser assediado e o interesse de clubes franceses, com o Caen à cabeça, não arrefeceu face ao novo contrato assinado por Pedro Santos. Na semana passada, à SAD chegou uma proposta tentadora que também agradava ao extremo. Perante este cenário, António Salvador repensou e deu luz verde para a transferência avançar. O último recuo pode ter acontecido na Supertaça. Pedro Santos foi dos melhores e, afinal, o presidente não está assim tão disposto em vendê-lo...
Apesar de a SAD ainda não ter oficializado o empréstimo de Arghus, o central já se treina no Excelsior há quatro dias.

RECORD

JotaCC

Incidentes na Supertaça: Braga questiona trabalho da polícia

Clube minhoto reagiu em comunicado aos confrontos que mancharam o jogo com o Benfica, em Aveiro.

Os incidentes registados no jogo da Supertaça entre Benfica e Braga foram na manhã desta terça-feira abordados pelo clube minhoto, num comunicado onde são feitos reparos ao trabalho da polícia e que passamos agora a transcrever na íntegra:

"Perante os incidentes ocorridos no passado domingo, antes, durante e depois da disputa da Supertaça Cândido por SL Benfica e SC Braga, vem por este meio a Administração da SAD do SC Braga registar os seguintes factos:

A SC Braga, SAD solicitou à Polícia de Segurança Pública (PSP), no encontro preparatório que teve lugar em Aveiro, no dia 15 de julho, uma reunião para discutir o plano traçado para todo o dia, a fim de se inteirar das condições em que se processaria a chegada, o encaminhamento para o estádio e, no final, para as viaturas, bem como a saída do recinto e o regresso a Braga. A PSP entendeu não ser pertinente essa reunião, alegando estar definido todo o plano, bem como contempladas as questões levantadas pela nossa SAD;

Verificou-se, à chegada dos autocarros que transportavam adeptos do SC Braga, a sua interceção por parte de grupos de adeptos afetos ao clube adversário, perante a passividade dos poucos agentes policiais presentes. Perante o arremesso de objetos contra as viaturas, gerou-se entre adeptos uma batalha campal que as forças policiais não estavam preparadas para conter;
Já depois dos incidentes registados durante o jogo, permitiram as forças policiais que, findo o mesmo, adeptos do SL Benfica entrassem na bancada destinada aos adeptos do SC Braga com armas brancas, ferros e outras armas de arremesso, gerando o pânico entre uma multidão onde também se encontravam crianças e idosos;

Perante este cenário, registou-se ainda ausência de coordenação na saída dos adeptos e no seu encaminhamento para as zonas de estacionamento, novamente se potenciando focos de conflito.
Entre domingo e segunda-feira, o SC Braga recebeu relatos dos seus adeptos, que analisou e verificou, conferindo a gravidade dos factos ocorridos, alguns dos quais motivaram mesmo tratamento hospitalar.

O SC Braga manifesta o seu apoio e a sua solidariedade para com estes adeptos, vincando que reclamou as diligências necessárias para evitar os incidentes verificados e que tudo fará para apurar responsabilidades.

O SC Braga pugna para que o futebol e o desporto sejam vividos em clima de celebração, permitindo que todos os adeptos possam fazer parte do jogo sem receios de qualquer espécie.

O SC Braga lamenta estas ocorrências e vem desta forma reclamar a instauração de um inquérito, pelas entidades competentes, à atuação das forças policiais, a fim de se esclarecer cabalmente se houve falhas no plano delineado a contribuir para os incidentes registados.

O SC Braga requer, ainda, que sejam solicitadas, por essas entidades, as imagens de videovigilância, permitindo desse modo que se esclareça sobre eventuais crimes cometidos antes, durante e depois do jogo.

A Administração da SAD do SC Braga", escreveu o Braga.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga quer instauração de inquérito à atuação policial na Supertaça
Minhotos denunciam «incidentes graves» em comunicado

O Sp. Braga emitiu esta terça-feira um comunicado insurgindo-se contra a atuação das forças de segurança na Supertaça, disputada diante do Benfica no último domingo. O clube bracarense denuncia vários incidentes, exigindo «a instauração de um inquérito, pelas entidades competentes, à atuação das forças policiais».

Alegando que foi negada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) uma reunião preliminar para discutir o plano de segurança para o jogo, o Sp. Braga enumera depois a ocorrência de vários incidentes, relatados por adeptos afetos ao clube minhoto.

«Verificou-se, à chegada dos autocarros que transportavam adeptos do SC Braga, a sua interceção por parte de grupos de adeptos afetos ao clube adversário, perante a passividade dos poucos agentes policiais presentes. Perante o arremesso de objetos contra as viaturas, gerou-se entre adeptos uma batalha campal que as forças policiais não estavam preparadas para conter», pode ler-se no referido comunicado.

O Sp. Braga dá ainda conta da ocorrência de tumultos depois do apito final: «Permitiram as forças policiais que, findo o mesmo, adeptos do SL Benfica entrassem na bancada destinada aos adeptos do SC Braga com armas brancas, ferros e outras armas de arremesso, gerando o pânico entre uma multidão onde também se encontravam crianças e idosos.»

Para além de transmitir a sua solidariedade aos seus adeptos, alguns dos quais, relata o comunicado, tiveram mesmo de receber assistência hospitalar,  o clube bracarense lamenta os incidentes e «requer, ainda, que sejam solicitadas as imagens de videovigilância, permitindo desse modo que se esclareça sobre eventuais crimes cometidos antes, durante e depois do jogo».

MAIS FUTEBOL