News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/05

Started by Bruno3429, 15 de May de 2016, 01:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting (antevisão): fé no «Bom Jesus» ou o título por um canudo
Leões têm de vencer na Pedreira e esperar por um deslize do rival na Luz para conquistarem o campeonato
Por Sérgio Pires       

MOMENTO

SP. BRAGA


Na Pedreira, joga-se o título de campeão nacional num jogo que é decisivo para o Sporting. Por outro lado, com o quarto lugar assegurado e o foco apontado para a final da Taça de Portugal, o Sp. Braga deverá poupar alguns jogadores nesta derradeira partida da Liga, conforme assumiu o técnico Paulo Fonseca na antevisão. Jogadores nucleares como Rafa, Hassan e Stojiljkovic deverão descansar, até porque o jogo conta pouco para os bracarenses, que estão a atravessar uma má fase: venceram apenas por duas vezes nos últimos nove jogos oficiais.

SPORTING

Em caso de vitória, os leões podem bater o seu recorde de pontos (e chegar aos 86), mas dependem de um empate do Benfica em casa, diante do Nacional, para em Braga não ficarem a ver a festa do título do rival por um canudo. Caso contrário, servirá de fraco consolo o extraordinário campeonato realizado pela equipa de Jorge Jesus. O «Bom Jesus» de Alvalade que mantém até final a fé na conquista do título. Ao contrário dos arsenalistas, o Sporting está a atravessar uma das melhores fases da época e vem de oito jornadas consecutivas a vencer.


AUSENTES

SP. BRAGA: Baiano, Boly, Filipe Augusto e Vukcevic (lesionados).

SPORTING: Adrien (castigado).


DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Há uma coisa de que não devem ter duvidas: o Sp. Braga vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para vencer. Mas, não podemos ser hipócritas, a verdade é que a Taça de Portugal é realmente um jogo mais importante do que este com o Sporting. Basta perguntar aos adeptos e ver que este clube persegue isto há 50 anos. Mas não tenham duvidas que vamos fazer tudo para vencer o jogo com o Sporting. Não admito que se levantem dúvidas em relação a isso. Vamos apresentar uma equipa forte. Foi neste estádio com estas duas equipas que acho que se realizou o melhor espetáculo desportivo deste ano. Espero que seja parecido e com o resultado a pender para o Sp. Braga.»

Jorge Jesus (Sporting): «Espero um Sp. Braga forte, pois coletivamente é uma boa equipa, e individualmente tem três jogadores - não vou dizer nomes - que em Portugal jogam em qualquer equipa. Já jogámos em Braga para a Taça. Vai ser o segundo jogo lá, e de certeza que vai ser um excelente jogo. O Sporting está a acabar muito bem a Liga, a equipa está muito forte, está no seu melhor período. Estamos extremamente confiantes que temos mais do que capacidade para sair de Braga vencedores, sempre com respeito máximo pelo adversário (...) Não quero estar a levantar cenários, mas em caso de vitória o Sporting faz 86 pontos. Eu nunca fiz 86 pontos, nem quando fui campeão. Isto demonstra que fizemos um campeonato espetacular, no nosso primeiro ano.»

REGISTO HISTÓRICO

O Sporting leva clara vantagem nos 138 jogos oficiais com os arsenalistas, tendo vencido 87 jogos contra 30 (e 21 empates). Esta é a 60.ª receção em Braga ao Sporting para a Liga e neste capítulo o equilíbrio é maior: os leões venceram 28 jogos contra 19 dos bracarenses em casa (além de 12 empates). Nos dois confrontos nesta temporada Sp. Braga e Sporting protagonizaram dois duelos emocionantes, com o Sp. Braga na Pedreira a eliminar os leões da Taça (4-3, após prolongamento), que «deram o troco» na Liga com uma reviravolta em Alvalade (3-2)

Maisfutebol

Bruno3429

Paulo Fonseca: "A final da taça é muito mais importante que este jogo"
Miguel Machado

O SC Braga recebe hoje o Sporting, na última jornada do campeonato, num duelo que pode ter influência nas contas finais do título de campeão. Tranquilo e já com o objectivo do quarto lugar matematicamente garantido, Paulo Fonseca promete uma equipa minhota "a fazer tudo para vencer", mas assume que a final da Taça de Portugal, no próximo domingo, no Jamor, frente ao FC Porto, é mais importante para o SC Braga que esta recepção aos leões no fecho da I Liga.
"Basta perguntar aos nossos adeptos e perceber que este clube persegue esse sonho há 50 anos. Não podemos ser hipócritas. A final da Taça de Portugal é muito mais importante para nós do que este jogo com o Sporting", afirmou, ontem, o treinador do SC Braga na antevisão da partida da 34.ª e última jornada do campeonato português.

Apesar de assumir claramente as prioridades da equipa bracarense para as últimas duas batalhas da época, Paulo Fonseca não admite, porém, que se ponha em causa a seriedade dos seus jogadores neste duelo.
"Não tenham dívidas que o SC Braga vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer este jogo, que vamos apresentar uma equipa forte, a ser igual a si própria, e com uma grande ambição de conquistar os três pontos. Vou, com toda a certeza, apresentar uma equipa forte para tentar ganhar o jogo e nem admito que se levante dúvidas em relação a isso", frisou o treinador dos Guerreiros em resposta aos jornalistas pelo facto de ter dito antes que o jogo seguinte da Taça era mais importante.
Em relação ao jogo, Fonseca espera um Sporting "forte e decidido a somar só os três pontos lhe interessam", e acredita que vai ser uma partida muito intensa, a exemplo da que aconteceu nos quartos-de-final da Taça.
"Foi neste estádio com estas duas equipas que acho que se realizou o melhor espectáculo desportivo deste ano. Espero que seja parecido e com o resultado a pender para o SC Braga".
Quanto ao seu futuro, face às última notícias, Paulo Fonseca remeteu para o final da época, após o jogo da Taça de Portugal, todos os esclarecimentos.
A bola começa a rolar, às 17 horas, com arbitragem de Hugo Miguel, da AF Lisboa.

Correio do Minho

Bruno3429

Final portuguesa na Challenge: ABC ganha vantagem na Luz

O ABC de Braga  venceu o Benfica, no pavilhão nº2 da Luz, e está em vantagem para vencer a Taça Challenge. Em mais um jogo que opôs as duas equipas (o terceiro em apenas uma semana), levou a melhor o ABC, pela segunda vez, mas desta vez a contar para a primeira-mão da prova europeia.

No próximo sábado, joga-se a segunda-mão mas o ABC terá, em casa, o conforto dos seus adeptos, e também de uma vantagem de seis golos, após vitória por 22-28.

E à quinta final europeia, o ABC está mais perto do que nunca de a conquistar. Esta é a única brecha no fantástico palmarés academista mas parece estar à distância de uma semana para que a história seja alterada. No próximo sábado, o ABC vai entrara em campo, no pavilhão Flávio Sá Leite com uma preciosa vantagem e com a confiança de uma excelente época. Como o fez nesta noite. Desfalcado de Ricardo Pesqueira, Tomás Albuquerque e, contrariamente às previsões, também de Nuno Grilo, o ABC conseguiu uma grande vitória, num jogo que controlou desde o início.

Depois de uma derrota a meio da semana, o ABC conseguiu reverter o rumo num regresso ao mesmo pavilhão, mas para ser feliz desta vez. Miguel Sarmento e Fábio Vidrago iniciaram a contagem, nuns minutos iniciais em que Humberto Gomes se mostrava preparado para mais uma grande noite.

Aos 10 minutos, Elledy Semedo ainda empatou a contenda a três golos mas o empate foi o melhor resultado que o benfica conseguiria durante toda a partida. Aos 17 minutos, Pedro Spínola disparava para o 6-10 e o ABC mostrava-se muito mais tranquilo. A cinco minutos para o final, a vantagem ainda chegou aos cinco golos, por Pedro Seabra (8-13), mas nos minutos finais, o Benfica ainda conseguiu reduzir, fechando o primeiro tempo, a perder por três golos, após golo do pivô brasileiro Ales Silva. 10-13 ao intervalo.

No segundo, a tendência manteve-se. O Benfica ainda reduziu até aos dois golos (11-13 e 13-15), mas  nunca pôs em perigo a vitória do ABC, que foi quase sempre mantendo uma vantagem de três, quatro golos. Já nos dez minutos finais, Diogo Branquinho levou a vantagem para os cinco golos (18-23) e o jovem André Gomes fez o 19-25, a seis minutos do final A vitória já não iria fugir ao ABC e no último minuto, Pedro Seabra marcou o 22-28, selando um excelente triunfo para a equipa de Braga.

Ao longo de toda a partida, o ABC mostrou-se muito forte na defesa, onde Humberto Gomes se revelava, muitas vezes, intransponível. Depois, o jogo fluía e os contra-ataques, quase sempre muito bem aproveitados, sobretudo pelas 'setas' das pontas, Miguel Sarmento e Diogo Branquinho. Quando o Benfica apertava na defesa, Pedro Spínola e Seabra resolviam de fora ou no serviço a Hugo Rocha, nos seis metros. Jogo muito conseguido do ABC, e o Benfica com muito mais dificuldades, apenas colmatados nos rasgos de Elledy Semedo, Tiago Pereira ou Hugo Lima. Ainda assim, esteve longe o Benfica de realizar uma boa exibição, como vinha sendo habitual.

Miguel Sarmento e Pedro Spínola, com seis golos cada, foram os melhores marcadores da partida. No Benfica, o destaque foi para Elledy Semedo e Javier Borrágan, com quatro golos cada. As equipas voltam a enfrentar-se no próximo sábado, em Braga, para a segunda mão da Taça Challenge, numa fase em que a final do campeonato está parada.

Modalidades.com.pt

Bruno3429

ABC vence Benfica na primeira mão na final da Taça Challenge (28-22)

O ABC venceu, esta noite, o Benfica no Pavilhão da Luz, por 28-22, em partida da primeira mão da final da Taça Challenge em andebol.

Numa reedição da final do campeonato nacional (empatada nesta altura, após dois jogos), os bracarenses estiveram sempre na frente do marcador e acabaram por garantir vantagem importante para o encontro da segunda mão, a realizar no próximo sábado, em Braga.

A Bola

Bruno3429

Fé com os Arcebispos
Texto por Luís Rocha Rodrigues

É em terra de crença que o Sporting lança a sua última pedra. Jorge Jesus e os seus homens sabem que só ganhando ainda podem lutar pelo título, esperando, depois, por um deslize do rival Benfica na Luz.

Pela frente estará um Braga com as prioridades bem definidas: nesta altura, em que o quarto lugar está definido, importante é o jogo do Jamor. Paulo Fonseca disse-o, mas também fez questão de vincar que não será o Braga a fazer figura de corpo presente.

Mesmo com algumas possíveis poupanças, os arsenalistas não deverão fugir dos seus princípios de futebol atrativo e aberto, com dos jogos na memória: o fantástico 4x3 na Taça de Portugal, para muitos o melhor jogo da época, e o 3x1 frente ao FC Porto, mesmo com algumas poupanças a pensar no compromisso seguinte, na altura contra o Fenerbahçe.

Aí, tal como agora, a responsabilidade era do adversário e o Braga deu-se bem. A pressão está do lado leonino, com um Sporting a precisar de fazer pela vida para deixar a pressão do lado da águia.

Sem Adrien Silva, será interessante perceber de que forma o técnico arrumará a equipa num estádio onde tem tido vários dissabores e no qual, no tal jogo para a Taça de Portugal, jogou com apenas um avançado - algo que, ainda assim, não deve acontecer desta vez.


A diferença passa por...

BRAGA
Transição rápida

Foi assim que, do nada, a equipa de Paulo Fonseca começou a virar o jogo da Taça de Portugal entre estas duas equipas. A defesa do Sporting é agora outra (todo o quarteto), mas a ideia de uma posição subida no terreno mantém-se, o que poderá abrir espaços nas costas que Rafa e companhia poderão explorar.

SPORTING
William Carvalho

Sem o capitão Adrien Silva, o médio defensivo ganha dupla responsabilidade: tem que carregar a braçadeira e o peso de ser a voz da equipa e tem também que garantir que o miolo não perde qualidade. Seja João Mário ou Aquilani o homem mais central, é da ação cerebral de William que Jorge Jesus mais espera.


"Há uma coisa de que não devem ter dúvidas, que é que o Braga vai fazer tudo o que está ao seu alcance para vencer este jogo. Agora, há que ser coerentes e temos que assumir que o jogo da Taça de Portugal é o mais importante para nós"
Paulo Fonseca

"Enquanto há vida, há esperança. Temos de fazer o nosso trabalho com a mesma paixão. Tanto nós como os nossos adeptos. Sei que nos vão acompanhar numa demonstração de fé e envolvimento da equipa"
Jorge Jesus


Sabia que...

8
VITóRIAS
SPORTING

O Sporting soma 8 vitórias consecutivas na Liga, e fora só perdeu um jogo, frente ao União, em dezembro.

12
GOLOS
CONFRONTOS

Nos encontros entre as duas equipas esta temporada registaram-se 12 golos, uma média de 6 golos por jogo.

59
JOGOS
HISTóRIA

Jogar em casa costuma ser sinónimo de dificuldades para o Sporting, já que são mais os jogos em que não venceu (31, 19 derrotas e 12 empates) do que os que ganhou (28).

Zerozero

Pé Ligeiro

Alan pode despedir-se do Minho esta tarde

O jogo deste domingo com o Sporting, no Estádio Municipal de Braga, pode marcar a despedida de Alan do clube do Minho.

Segundo A BOLA, o capitão bracarense está em final de contrato e ainda não conversou com António Salvador sobre uma eventual renovação, sendo que o brasileiro de 37 anos não deverá continuar a jogar pelos minhotos na próxima época.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!